30 de agosto de 2016

Thanks for making me shake, it keeps me on point

(você provavelmente está se perguntando o que tem a ver essa imagem das unhas do meu pé pintadas de preto, inclusive descascando, com o resto do post. Na verdade não tem nada a ver, mas eu precisava de uma imagem e você mesma pode descobrir a ligação, hahaha. Os pés encostados no chão representando zona de conforto, o arco-íris aparecendo mostrando a felicidade de uma nova perspectiva de vida, ou sei lá o que. Solta a sua imaginação, fera.)*

 Eu estava pensando sobre a vida, sobre o real significado dela e o que ela está significando pra mim. Percebi que entre o que ela deveria significar e o que ela realmente está significando existe uma distância gigantesca.

 Tudo começou com um vídeo que achei por acaso, o vocalista de Beirut (banda que amo, depois faço um post), fazendo um cover da música Leãozinho de Caetano Veloso. Eu adorei o cover, achei sensacional a forma que ele cantou, mesmo tendo errado algumas partes, mas sensacional não foi o cover em si (apesar de ter sido também), sensacional foi o que ele significou pra mim. Antes de mais nada vejam o vídeo, para entender:


 O que mais me fez pensar foram as poucas palavras que ele disse antes de começar a cantar, palavras essas que, inclusive, me fizeram dar título a esse post: "thanks for making me shake, it keeps me on point." Traduzindo ao pé da letra seria algo como: "obrigada por me fazer tremer, me mantém no ponto (ou onde eu deveria estar)". Pode parecer uma frase simples, ela poderia ter passado despercebida para muitas pessoas, mas não para mim que estava refletindo sobre o real significado da vida e que tinha justamente entendido que o significado dela e o significado que ela estava tendo para mim estavam há milhas de distância.

 Eu vou explicar o que o Beirut fez; ele cantou uma música que é um clássico nacional, não sei ao certo, mas tenho a impressão de que português não é uma língua que ele fala fluentemente, então ele assumiu um risco ao pegar uma música tão conhecida, que é um símbolo nacional, e cantar. Ele teve a audácia de fazer isso, mudou um pouco aqui e um pouco ali o arranjo, tentou pronunciar as palavras do melhor jeito possível, errou em alguns momentos, acertou em outros e o resultado foi esse vídeo que me fez pensar sobre a vida. O cover ficou perfeito, na minha singela opinião, não porque foi impecável no sentido musical, mas sim porque ele é real, porque ele é uma metáfora para a vida, porque Beirut chegou na nossa cara e teve a coragem de dizer: isso é viver, você está fazendo do jeito certo? 


 Ele poderia ter cantado milhares de outras músicas nesse dia, poderia ter utilizado seu vasto repertório, ter feito algum outro cover de uma música em inglês, mas ele escolheu se arriscar, ele escolheu tomar riscos, sair da zona de conforto, mostrar que quando está tudo muito confortável e cômodo tem alguma coisa de errada, mostrar que a vida acontece naqueles momentos em que estamos tremendo, com medo, na expectativa, nos arriscando.

 Então volto com a frase: "thanks for making me shake, it keeps me on point", onde ele claramente nos diz: ei, você que está aí com a bunda no sofá, confortável, com o suficiente ao seu redor, assistindo a vida caminhar de maneira linear, já parou pra pensar no que é a vida? Já parou para pensar que estar confortável é bom, mas estar confortável o tempo TODO está errado? Já parou para pensar que a vida é feita dos momentos de alegria, dos pequenos momentos do cotidiano, mas principalmente pelas vezes que você sente suas mãos tremendo? Porque você está se arriscando, porque você teve a audácia de tirar a bunda da cadeira e tentar fazer algo novo, que te dá medo, mas que te faz sentir. Sentir, acima de tudo, viva de novo. 

 Você já parou para pensar quantos sonhos enterrou? Quantas vezes teve uma ideia e guardou na gaveta porque era muito irreal, porque tinha que te fazer se mexer para dar certo, porque era fora da realidade? Quantas vezes você desistiu e preferiu ficar confortavelmente enrolada na sua cama do que enfrentar a vida com as mãos tremendo, mas absolutamente viva? Eu já fiz isso muitas vezes, tudo isso, e, olhando pra trás, vejo que o que me fez evoluir, seguir em frente e ter momentos bons (acompanhado de ruins também, claro, mas o que seria a vida sem isso?) foi justamente quando eu me vi tremendo, às vezes sozinha, às vezes acompanhada, às vezes na claridade, às vezes na escuridão, mas sempre tremendo. O que veio depois nem sempre foi bom, o que veio depois nem sempre foi um final hollywoodiano, mas foi a vida em sua mais pura essência. 

 Então hoje eu te convido, e me convido, a se permitir tremer, porque só assim a vida é verdadeiramente vivida. 

Thanks for making me shake, it keeps me on point.
Obrigada Beirut, por me ensinar a viver novamente quando eu achei que estava tudo certo, mas na verdade não estava. 
E obrigada vida, por ter colocado esse vídeo diretamente de 2011 na minha vida em 2016 para me dar uma chacoalhada, o que seria de mim sem elas.

*Essa foi a maior legenda que eu já fiz para uma foto, perdoem o excesso e não desistam de mim

18 comentários:

  1. Eu amo demais vídeos assim, com covers que cantam com a alma.
    Dá para ver na melodia a voz e palavras que tocam a gente de uma maneira esplêndida! *--*
    E adorei a sua legenda grande. hehe
    Beijos. ♥

    Diário da Lady

    ResponderExcluir
  2. Que post, hein? Vai fazer muita gente refletir, inclusive eu aqui. Adoro essa música e esse cover é lindo. Acho lindo sempre que vejo gente de fora cantando e descobrindo os sons e a cultura do Brasil. É lindo demais esse desafio, essa descoberta.

    Um beijo!
    www.heeeymaria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Inês!
    Menina, você arrasou no texto hein...
    Confesso que sou uma pessoa meio acomodada em alguns sentidos. Mas quando me disponho a lutar por algo, sai de baixo.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  4. Olá, Inês.
    Que texto bacana, e adorei a descrição singela da foto. A reflexão faz bem para todos!

    Um abraço, www.escritoraentre4paredes.com.br

    ResponderExcluir
  5. Eita esse post é um belo tapa na cara heim!?
    Deixar de sonhar é algo que não devemos fazer, se acomodar é algo que não podemos fazer... mas acabamos fazendo. É mais fácil do que correr atrás do que queremos né?
    Isso vale muito pra mim :(

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. A vida é assim né? Se a gente não arriscar, vamos continuar sem nada. Do que adianta ter mil sonhos e não conquistar nenhum por medo de arriscar? Mesmo que saia errado, tem que testar arriscar pra ver no que vai dar. Tem alguns riscos que vale a pena correr né? Adorei o post!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Inês, tudo bem?
    Adorei o post, muito bom!
    Eu já guardei vários sonhos na gaveta, por medo, por insegurança, e às vezes, até mesmo por não acreditar que iam dar certo, mas, parei com isto. Ou melhor, estou parando aos poucos! =)

    Amore, tem post novo lá no blog, te convido a vir conferir!

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  8. Olá, Inês. A vida realmente é assim. Depois de tempos ficamos acomodados com as mesmas coisas, e assim vamos vivendo cada dia da mesma maneira achando que está tudo bem. Temos que nos "acordar" e arriscar pra poder fazer valer a pena.
    Eleutheromania

    ResponderExcluir
  9. Uma vez, num seriado que eu assistia, uma personagem disse algo tipo: Quanto mais uma experiência é mortal, pode te fazer morrer, mais ela te faz crescer e ser mais forte.
    E achei parecido com a mensagem que você quis passar. Tremer, ficar nervoso, arriscar e mesmo assim seguir em frente nos faz sentir vivos. Pra mim foi um grande alerta, porque tenho estado muito passiva e isso me mata aos poucos.
    Obrigada ao Beirut e você por trazer isso pra gente hoje <3

    beijo
    beinghellz.com

    ResponderExcluir
  10. Menina, tu arrasa! Vem cá, me abraço, pq tu merece! hahahah
    Texto simplesmente maravilhoso. Vez ou outra nós precisamos mesmo ser chacoalhados.
    Eu tenho que me permitir mais, arriscar mais, sem ter medo de errar. As vezes fico cansada de pensar se devo ou não fazer algo. Penso uma, duas, três...cem vezes, sabe? E às vezes acabo nem fazendo...é uma coisa que tenho que trabalhar.
    Mais uma vez: PARABÉNS.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  11. Que reflexão pós ficar ontem deitada no feriado sem fazer nada dia todo :X
    Parabéns pelo texto você soube colocar no papel : a vida.
    Beijos

    http://www.cherryacessorioseafins.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Gabi,
    Que reflexão linda. Pois é, perco as contas de quantas coisas desisto. Mas, já tentei várias também. Pelo menos fica a história, né?
    Não conhecia esse cover, ameiiii
    Adoro essa música, uma das minhas favs ♥

    tenha um ótimo final de semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  13. Eita postagem feita para ser um belo tapa na cara, hum? Adorei suas palavras, Gabi. Juro.
    Fico triste por pessoas que deixam os sonhos morrerem e depois se arrepende e, enquanto lia isso, fiquei feliz de não conseguir pensar em nenhum que me deixasse triste assim.
    Adorei também que esse questionamento todo veio a partir de um cover. Gostei muito do cover, aliás; não conhecia.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto, tão lindo, me fez refletir sobre várias coisas... Ultimamente ando pensando bastante nessa questão de sonhos...
    Obrigada por esse texto!
    Beijos
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=Kn9CZKwawfA

    ResponderExcluir
  15. Sim, por favor, por menos comodismos e mais vontade de fazer acontecer - coisas boas, sonhos e um mundo melhor <3


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  16. Ah meu Deus do céu, que reflexão maravilhosa! Realmente, a maioria das vezes em que a nossa vida muda e em que sentimos orgulho de nós mesmos é depois de passarmos por situações em que não estamos acostumados. Temos que nos mexer e experimentar coisas novas sempre que possível <3
    Um beijão,
    Gabi do likegabs.blogspot.com ♡

    ResponderExcluir
  17. Nossa, que profundo! Sua reflexão é breve, porém intensa, o que nos faz pensar de maneira rápida:"será que está certo mesmo?". Eu amo essa música do Caetano com a Maria Gadú, mas nessa versão ficou linda demais <3
    xoxo'

    Adolescência Nerd

    ResponderExcluir
  18. Oi florzinha, tudo bem contigo ???
    Não sei se já disse isso, mas provavelmente já pensei diversas vezes, sempre me surpreendo quando você aparece e compartilha um texto reflexivo como esse !!!
    Primeiro porque você escreve muito bem, mas mais do que escrever muito bem, você faz com que os leitores de seus textos não percebam as linhas, as palavras que vão seguindo até que se chegue ao final.
    Mas o que me encanta mais é a forma como você é capaz de trazer vida a seus pensamentos e reflexões. Confesso que nunca tinha ouvido uma música do Beirut, então chegar aqui e ouvir um cover, de uma música nacional já foi um enorme presente. Mas o interior do presente foi sua reflexão !!! Gostei principalmente da parte em que você comentou sobre todas as vezes que enterramos nossos sonhos. E nesse sentido pensei em todos os sonhos que tive de abrir mão, para que outros pudessem surgir. Nos sonhos que o mundo, a vida, pessoas que me cercavam fizeram a questão de enterrar por mim, e no quanto ainda visito seus túmulos. Mas a vida é assim mesmo, o que não podemos é deixar de sonhar, e deixar que a comodidade nos torne tão preguiçosos a ponto de deixar para lá aquilo que sonhamos !!!

    Beijinhos
    Dá uma Passadinha no Canal

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric