5 de setembro de 2015

Resenha - Uma Curva no Tempo

Livro: Uma Curva no Tempo
Autora: Dani Atkins
Páginas: 256
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414134
Uma Curva no Tempo - A noite do acidente mudou tudo... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel está desmoronando. Ela mora sozinha em Londres, num apartamento minúsculo, tem um emprego sem nenhuma perspectiva e vive culpada pela morte de seu melhor amigo. Ela daria tudo para voltar no tempo. Mas a vida não funciona assim... Ou funciona? A noite do acidente foi uma grande sorte... Agora, cinco anos depois, a vida de Rachel é perfeita. Ela tem um noivo maravilhoso, pai e amigos adoráveis e a carreira com que sempre sonhou. Mas por que será que ela não consegue afastar as lembranças de uma vida muito diferente?

 A primeira coisa que chamou minha atenção nesse livro foi a capa, sem falar que qualquer coisa que envolve voltar no tempo sempre me atrai, é muito raro eu não me interessar por um livro que possua essa temática.

 Primeiro o livro parecia só mais uma história dessas de viagem no tempo que, por mais que sejam atrativas, não deixam de cair no clichê. A verdade é que logo no começo eu não gostei da forma que a autora estruturou o livro e a leitura se provou um pouco desinteressante no começo. Ainda agora confesso que não sei direito meus sentimentos em relação a essa obra, apenas que já li milhares de resenhas animadas sobre o livro e eu não me sinto da mesma forma.

 Não que a leitura tenha sido ruim, de forma alguma, mas eu não me senti próxima aos personagens e em dado momento comecei a pensar que a toda a história poderia ter sido maior e ter se desenvolvido de forma mais lenta, para que o leitor pudesse criar uma empatia maior com os personagens e desenvolver um envolvimento emocional mais aprofundado. Porque, sinceramente, eu não me envolvi com a história, primeiro achei as coisas um pouco malucas e depois comecei a acreditar que tudo aconteceu de forma rápida, sem nos dar chance de criar laços verdadeiros com a história ou torcer por qualquer final possível. Ainda agora não sei se gostei da forma que a autora estruturou as coisas. 


 A protagonista para mim soou indiferente, odeio me sentir assim com personagens que possuem tanto destaque em uma trama, mas a verdade é que Rachel não me pareceu notável o suficiente ou simplesmente marcante. Sua personalidade se confundiu com a de tantas outras protagonistas e, infelizmente, ela não despertou minha empatia ou antipatia. Acho a indiferença o pior sentimento que se pode ter por um personagem. Confesso que também não entendi direito a Rachel, ela vai parar em uma realidade em que tudo é melhor e luta com todas as suas forças para sair de lá e voltar para sua vida anterior, que era um verdadeiro tormento. Seria natural esperar que a personagem quisesse investigar tudo isso e exigir explicações para tal, mas não entendi essa falta de alegria com sua nova (e melhorada) realidade. Apesar de expor esse aspecto que não gostei, não vou questionar seu posicionamento, porque uma coisa que realmente não faço é duvidar das motivações de personagens, uma vez que eles são como pessoas e cada um possui uma forma de reagir em determinada situação. Só achei essa reação toda um pouco... incompreensível.

 Os personagens secundários têm um certo destaque, mas nada muito aprofundado. Confesso que, novamente, o romance me foi indiferente. Não expressei emoções contra e, muito menos, a favor do casal. O que é uma pena, uma vez que gosto de me envolver com as histórias que leio. Culpo essa falta de sentimentos de minha parte, mais uma vez, pelo fato de, pelo menos para mim, as coisas terem acontecido rápido demais.


 O final do livro é lindo e genial, o que só me faz crer que, possivelmente, ele não é como qualquer outro livro sobre viagem no tempo que você já tenha lido. Me encantei pelas respostas e pelo rumo que a autora deu, mostrando que ela criou simbolismos e explicações tão bem feitas e que me surpreenderam de tal forma que, ao constatar a verdade, fiquei boquiaberta. O que é uma pena, uma vez que acho que o espaço entre o início e o final não foi bem aproveitado e aconteceu de maneira abrupta, sem deixar o leitor se envolver mais com a trama e criar laços maiores com a história. Assim, considero uma pena que uma ideia tão genial e brilhante tenha resultado em um livro que, para mim, foi indiferente em muitos aspectos. Mas saliento que o final é tão incrível que não existem palavras para que eu o descreva com total êxito, eu o aplaudo de pé, só é uma pena que eu não tenha tido a motivação necessária para aplaudir todo o resto da mesma forma.

 A edição da Arqueiro está impecável visualmente, essa capa é linda e me lembra as capas dos livros da Jojo Moyes (especialmente Como eu era antes de você). O meu único problema foi com a revisão, o que me deixou realmente surpresa, uma vez que nunca tinha tido queixas a respeito desse aspecto sobre os livros da editora. Enfim, acabei encontrando uns errinhos bem bobos de revisão ao longo da obra.

Em suma, Uma Curva no Tempo é um livro com um final excepcional e um desenvolvimento que poderia ter sido melhor. Me senti emocionalmente distante da história e gostaria que ela tivesse sido desenvolvida de maneira mais profunda, mas, como já disse, aplaudo o final de pé. 

QUOTES:
"Acho que o que você precisa se perguntar é quanto tempo e energia quer gastar olhando pra trás. A mim, pessoalmente, o seu passado interessa menos que seu futuro." 
"Não existe garantia de nada na vida. Acidentes e doenças acontecem, não podemos fazer nada em relação a isso. Meu trabalho pode ser perigoso às vezes, e Deus sabe que você pode se meter em encrenca só ao se levantar da cama! Mas não podemos deixar isso reger nossa vida."

Classificação:

36 comentários:

  1. Oi, Inês! Tudo bem?
    Concordo com você, a indiferença é um dos piores sentimentos que pode ficar de um livro, pois qualquer envolvimento, seja positivo ou negativo, é uma forma de gerar discussões sobre a história. Eu li muitas resenhas super positivas de "Uma curva no tempo" e isso me deixou receosa, já que a última experiência assim acabou me deixando com muitas expectativas e o resultado final foi desastroso. Curto muito livroscom viagens no tempo e isso por si só já vale a pena, espero que o final seja realmente surpreendente, mas também espero me envolver mais com a trama e seus personagens. Ah! E essa capa é tão <3 Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Infelizmente a indiferença é mesmo algo terrível, se já é ruim com personagens, imagine quando ocorre com pessoas. Eu também só li resenhas positivas sobre a obra, por isso me surpreendi com minha opinião, rsrs. Recomendo a leitura sem muitas expectativas, talvez esse tenha sido o meu problema.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Inês!!
    Vi muita gente elogiando demais esse livro.
    Ganhei ontem de presente,ainda meio desconfiado com a história,mas a ideia é bastante interessante.Estranhei realmente o livro ser tão fino pra um tema que acho que merece ser mais explorado,mas enfim....vamos ver o que vou achar.
    Indiferença é o pior sentimento que podemos ter em um livro,tô preocupado agora kkkkkkk
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudio.
      Eu não costumo julgar um livro pelo seu número de páginas, mas nesse caso a coisa foi realmente pouco desenvolvida, o que chega a ser uma pena, já que a história tinha potencial.
      Beijos.

      Excluir
  3. oi flor,
    esse foi um livro que não sai da minha cabeça! que por mais que eu leia outros sempre me volto nele por algum motivo, a história é muuuuuuuuuuuuuito intensa!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Inês tudo bem?

    Gostei muito de sua resenha, realmente muito interessante e convidativa.
    Como você, me interesso pela capa e esta é realmente linda!
    Estou com uma vontade enorme de ler este livro que deve ser lindo! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  5. Oii Inês

    Já vi muitas resenhas sobre esse livro, ele é bem comentado. Eu amo livros sobre viagens no tempo e esse é um que me chamou a atenção pelo tema e por ser um livro autoconclusivo também, já que hoje em dia tudo é série. Que bom que o final surpreende e emociona e que pena que o desenlace da história não desperte a mesma emoção. Livro que é livro nos envolve desde o princípio e realmente a indiferença é tão ruim quanto o não gostar. Ainda assim continuo com vontade de ler esse livro e espero gostar.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice.
      Infelizmente hoje em dia quase todos os livros fazem parte de uma série mesmo, o que é bem chato na maioria das vezes. Acho que vai muito da pessoa, talvez você leia o livro e acabe tendo uma opinião contrária a minha. Não custa tentar, já te o enredo te deixou curiosa.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi, Inês.
    Já vi resenhas muito positivas e outras negativas sobre esse livro, mas nada tira meu desejo de ler. Fiquei animado com alguns pontos que você ressaltou e eu gosto muito dessa "coisa" de viagem no tempo. Espero ler esse livro em breve. Ele tá sempre entre os que eu mais quero ler.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Primeiramente parabéns pela resenha! Ficou ótima! Vejo muitas pessoas falando sobre esse livro e até que me interessei por ele falar de viagens no tempo e essas coisas. Quem sabe não dou uma chance? haha
    Beijos, Nathália
    www.livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha! Estou super curiosa para ler esse livro agora... mais um na minha lista, hahaha.
    Gostei muito dos quotes e de saber que ele se passa em Londres! Adoro Londres <3

    xoxo
    foradocontexto.tk

    ResponderExcluir
  9. O livro é bem fininho. Por ser 3 estrelas não sei se lerei, mas quem sabe né...

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  10. Oláá!
    Eu ainda não conhecia esse livro, mas não sei se eu iria apreciar a leitura.
    A história parece ser 'apagada', sabe? Não é um livro que me deixa super curiosa, mas tbm não é um que eu descartaria a leitura.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu conheço esse livro.. Tipo, já vi algumas resenhas sobre o mesmo.. algumas negativas outras positiva.. Mas, cada pessoa tem uma opinião diferente, enquanto algumas ama algo, outros já odeia.. Eu já estava com vontade de ler-lo a algum tempo, e afora minha vontade só aumento depois dessa resenha.. Parece ser bem interessante a história. Sem contar a capa que é perfeita!

    http://destinoincertoo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danny.
      É como você disse, opinião varia muito, talvez você leia o livro e goste horrores, entende? Se você ficou curiosa, não custa tentar tirar as próprias conclusões.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Inês, tudo bem?
    Acho a capa deste livro muito bonita, e mesmo tendo lido várias resenhas positivas sobre ele, ainda não fui fisgada.
    Uma pena que não tenha se conectada muito com a história.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oiiii, eu me apaixonei demais por este livro. A narrativa para mim foi perfeita e fiquei impressionada porque achei o livro diferente. No início achei que fosse um outro tipo de história, porque parecia um mistério e depois no fim como você disse, foi lindo. A capa parece emborrachada né?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Greice.
      O livro é meio imprevisível mesmo, mas ele me pareceu até confuso, confesso. Só me encantei pelo final, todo o resto me pareceu incompleto. Mas a capa é mesmo linda <3.
      Beijos.

      Excluir
  14. Esse livro parece ser TOP DAS GALÁXIAS! Amo o fato de se passar em Londres, amo aquela cidade (embora nunca tenha ido, hahaha). <3

    Beijos e Pausa pra TPM
    www.pausapratpm.com

    ResponderExcluir
  15. Heey!
    O livro tem uma premissa legal, mas essa falha no desenvolvimento que você disse me deixou um pouco receoso de lê-lo, acho que vou deixar para a próxima rsrs.
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  16. Oi Inês!
    Nossa, é a primeira resenha negativa que leio sobre esse livro! E realmente, sentir indiferença em relação aos personagens de um livro n é nada animador...
    Eu gosto muito da capa dele e ainda pretendo ler, pois tbm gosto muito de histórias com viagens no tempo ;)
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Inês, quero muito ler esse livro.
    Me desanima saber que até chegar ao final, você não se envolveu emocionalmente.
    Mas aí você falou sobre 'aplaudir de pé'... então, vou dar uma chance.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ale.
      É mesmo uma pena que as coisas só tenho ficado excepcionais no final, se você acha que vale o risco...
      Beijos.

      Excluir
  18. Também tive essa sensação em relação à capa. Realmente parece bastante com o estilo das capas da Jojo. Eu fiquei interessada nesse livro pela primeira vez quando a Pam Gonçalves mostrou ele em um video de wishlist. A premissa me interessou bastante, pois assim como você, adoro livros que misturam momentos diferentes no tempo. Também concordo que é muito ruim sentir indiferença por um personagem, pois parece que isso nos afasta da obra toda em si. Parece que em momento nenhum conseguimos nos conectar realmente com o livro. Adorei sua resenha, e acho que agora vou ler esse livro com as expectativas um pouco mais controladas.

    Beijos,
    Bia.

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia.
      Depois que fui perceber que elas são mesmo muito parecidas, mas de um jeito até mesmo sutil. Não se importar com o personagem é a pior coisa que pode acontecer, é reflexo de uma falta de envolvimento com o livro, acho terrível. Talvez controlando mais as expectativas você goste da obra.
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi Gabi, tudo bem?
    Estou bem curiosa sobre esse livro, gosto do tema de viagem no tempo.
    Fiquei surpresa que, no início/metade da resenha você mostrou seu descontentamento e, no final, você elogiou muito o desfecho. Isso me deixou morrendo de curiosidade! Que final é esse? Quero saber! Hahaha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priih.
      Infelizmente as coisas só me agradaram mesmo foi no final, que é incrível de diversas formas, mas todo o resto me foi indiferente, o que é uma pena.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi Gabi!
    A capa desse livro é muito fofa, né!
    Que pena que você não curtiu a leitura. Eu também não consigo gostar de um livro se não me sinto conectada de algum jeito aos personagens. A leitura não flui mesmo.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi Inês, adorei sua resenha! É realmente uma pena quando não nos envolvemos como queremos em algumas história, principalmente aquelas que tem casais e relação com tempo. Fiquei até triste por você, porque como você descreveu, parece que o livro tinha tudo para ser bom, envolvente. Só que infelizmente, ele não foi =/
    xoxo'

    Adolescência Nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabella.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, é mesmo uma pena quando falta envolvimento com uma história =/.
      Beijos.

      Excluir
  22. Sua resenha foi completamente diferente das que eu li anteriormente. O pessoal não gosta do livro e muito menos do final, mas você gosta dessa coisa de voltar no tempo e pensou que o desfecho foi genial. Não sei muito o que pensar do livro, então talvez eu devesse ler e ver no que vou achar.
    Ah, eu amei MUITO o seu layout. Sério, estou apaixonada.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      Nunca li uma resenha negativa sobre esse livro, então fiquei surpresa com seu comentário, rsrsrs. Fico feliz que tenha gostado do layout, eu que fiz <3.
      Beijos.

      Excluir
  23. Oi Inês! Sempre que vejo o livro nas livrarias fico atentada a comprá-lo por causa dessa capa linda. No entanto, jamais me dei a oportunidade de investigar a história, logo não sabia sobre o que a obra realmente se tratava. Sua resenha serviu para esclarecer vários pontos que estavam soltos na minha cabeça, então, desde já, obrigada! Continuo firme e forte desejando o livro, mas agora já ciente do que pode acontecer. Quando tiver a oportunidade de lê-lo, não mergulharei cheia de expectativas (coisa que quase sempre faço!). Beijos, Light As The Breeze

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natália.
      Fico feliz que tenha esclarecido certos pontos e dúvidas na sua cabeça, a questão das expectativas é mesmo sempre muito frustrante =/.
      Beijos.

      Excluir
  24. Oi Inês!

    Acho esse livro uma fofura, acho a premissa interessante. Só tinha lido resenhas positivas, fiquei ainda mais curiosa! Mas agora tô com muita coisa parada aqui e espero em breve lê-lo.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Inês!
    Você é a primeira pessoa que vejo não ter gostado tanto do livro. Acabei de comprá-lo e estou com as expectativas muito altas. Espero que eu consiga me envolver com os personagens e saber que o final é tão bom me deixou animada. :)
    Beijos!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric