8 de setembro de 2015

A sentimentalidade e poesia de "Pílulas Azuis"

 Olá, pessoal. Hoje eu vim falar de uma HQ da Editora Nemo que me deixou completamente apaixonada e encantada. Como retribuição para as maravilhosas sensações que o livro me deu, eu resolvi fazer um post especial indicando essa história comovente para o máximo de pessoas que eu puder. Então clique em LEIA MAIS para ler as maravilhas que escrevi sobre o livro.

SINOPSE: Nesta narrativa gráfica pessoal e de rara pureza, por meio de um roteiro simples e de temas universais (o amor, a morte), Frederik Peeters conta sobre seu encontro e sua história com Cati, envolvendo o vírus ignóbil que entra em cena e muda tudo, e todas as emoções contraditórias que ele tem de aprender a gerenciar: amor, raiva, compaixão. Pílulas azuis nos permite acompanhar, sem nenhum vestígio de sentimentalismo, através de um prisma raramente (senão nunca) abordado, o cotidiano de uma relação cingida pelo HIV, sem deixar de lançar algumas verdades duras e surpreendentes sobre o assunto. Apesar da seriedade do tema, Pílulas azuis é uma obra cheia de leveza e humor. Não é à toa que é considerada por muitos a obra-prima de Frederik Peeters. Uma das mais belas histórias de amor já publicadas.

 Basicamente eu recebi a oportunidade de solicitar um livro do catálogo da Editora Nemo e, por Pílulas Azuis tratar de AIDS (que é um assunto que sempre desperta meu interesse, além de ser muito pouco explorado nas ficções em geral, apesar desse não ser bem uma ficção) e por já ter visto uma resenha animada sobre a história anteriormente, eu acabei escolhendo a obra. Fiz a escolha que alegrou meu domingo pré-feriado e me fez favoritar um livro. 

 Primeiro que a forma que o Frederik utiliza para contar uma história é genial, ele é tudo, menos previsível e convencional. Ele não segue uma linha cronológica de acontecimentos, ele vai e volta no tempo de uma forma que facilmente poderia ser confusa, mas que em suas mãos se torna perfeitamente compreensível. 

"As cidades engedram constantemente desconhecidos numa respiração lenta e vital. E, de tempos em tempos, entre os desconhecidos, algumas pessoas específicas. Essa pequena categoria de pessoas que a gente já acha familiares na primeira vez que encontra... Com quem a gente não se espanta de cruzar por acaso em uma esquina e que a gente se surpreende pensando enquanto está ouvindo música." - pág 14

 Segundo que ele possui uma sentimentalidade e poesia profundas ao extremo. Já vi muitos autores tentarem, de maneira pouco natural, fazer algo assim ou simular tamanho sentimento. Alguns conseguem, mas no caso do Frederik tudo isso é muito espontâneo, ele possui um dom fora do comum de nos despertar emoções e atribuir poesia até nas coisas mais mínimas do dia-a-dia. Ele faz comparações, apologias e, às vezes, absolutamente nada e, dessa forma, consegue  criar uma complexidade de sentimentos e significados. Senti que ao ler o livro estava compartilhando e fazendo parte de algo lindo e imensurável. O que não deixa de ser verdade.

 Juntamente com seu traço que é, por vezes, até abstrato, o autor consegue contar sua história e dar foco para os pequenos acasos, a peculiaridade das coisas cotidianas e a poesia presente nos pequenos momentos. No fim das contas eu fiquei maravilhada pela profundidade do livro e pela forma que o autor possui de enxergar a vida.

 A AIDS está presente, obviamente, mas eu senti que o grande protagonista de todo o livro foi o amor e como ele venceu todas as barreiras e encontrou refúgio em um casal improvável de diversas maneiras, mas que deu mais certo do que algumas pessoas que parecem estar destinadas para ficarem juntas. 

 O romance é simplesmente incrível, nu, realista, verdadeiro e muito pouco convencional. Algo que estava fadado a dar errado, mas que deu tão certo que me arrancou um sorriso, talvez dois, até mesmo agora, enquanto escrevo essa resenha. 

"Apesar de tudo, penso muito nisso... Que todo mundo deveria ter direito a uma segunda chance." - pág 206

 Desde o início eu já havia desconfiado, mas depois acabei descobrindo que a HQ é uma junção de fatos verídicos da vida do autor e isso me encantou mais ainda, ver que a sentimentalidade e beleza presentes na obra não eram somente ficção, mas realidade. Uma realidade tão tangível quando as páginas do livro. Isso me emocionou, me fez relembrar porque eu acredito no amor, mesmo em um mundo tão caótico e desordenado. E sim, o livro me relembrou o que é um amor sensível, real, que foge dos clichês e das banalidades, um amor que, para ser tão convincente e pungente precisava mesmo ser real, literalmente. 

 E, agora falando da AIDS, eu preciso dizer que ela tinha tudo para ser a vilã do livro, mas acaba se tornando a mocinha, a responsável por existir um romance tão verdadeiro e poético, que mistura toques de dura realidade com aspectos leves da fantasia amorosa mais idealizada possível. Eu aprendi mais sobre a doença do que em quatro aulas de biologia, mais do que a parte científica, eu aprendi a parte humana, real e cotidiana da doença que, por mais que seja cruel, também é cercada de preconceitos e ideias mistificadas transmitidas pela grande massa.

"Talvez ela seja seu pior azar e sua melhor sorte..." - pág 174

 A edição da Nemo está incrível, no fim das contas eu fiquei com vontade de ler todo o catálogo deles porque estou me apaixonando por HQ's aos poucos e esse livro foi o responsável por firmar meu compromisso com todo o resto, uma vez que se tornou um de meus livros favoritos (a primeira HQ a entrar na lista).  Visualmente está tudo lindo, atrativo e essa capa é tão linda e inusitada que me dá pequenas nuances de felicidade toda vez que a observo. 

 O traço do Frederik é, por vezes abstrato e, por vezes, realista ao extremo. Ele sabe dosar bem todos os componentes necessários para tornar um livro único, sem falar que a obra nos aproxima intimamente do autor, que se expõe de tal forma ao contar sua própria história e ter pulso o suficiente para assumir tal ato. Eu vou repetir isso pela milésima vez nessa resenha, mas é necessário salientar que estou encantada. E é assim que vou terminar essa resenha, completamente encantada e quase implorando de joelhos para que vocês comprem esse livro, porque ele é incrível a ponto de me fazer perder a dignidade. 

Livro: Pílulas Azuis
Autor: Frederik Peeters
Páginas: 208
Editora: Nemo
ISBN: 9788582861592
*ganhador do Polish Jury Prize

()

26 comentários:

  1. Olá ...
    Fiquei bem interessada no livro ! Ainda não tinha lido nada dele e posso dizer que fiquei encantada .
    Com certeza deve ser uma ótima leitura .
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiee,
    Eu não conhecia essa HQ, ela parece mesmo muito legal, fiquei interessada!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Essa HQ parece ser bem fofa. Adorei os traços dela...
    Eu tambem acho AIDS um assunto interessante e pouco explorado nos livros. Foram bem poucos que vi.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza.
      O traça é super inusitado e a HQ fala sobre AIDS de um jeito incrível <3.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá, Inês! Eu já estava com vontade de ler essa HQ, mas agora estou com muuito mais vontade de ler! Sério, não vejo a hora de ler. Beijos!
    http://apenasumaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Preciso dizer que seu post me prendeu de uma maneira impressionante. Parabéns pela escolha de palavras, estão incríveis!
    Nunca li nenhum livro relacionado a AIDS, esse, despertou muito o meu interesse pela forma com que falou dele. Fiquei encantada com essas imagens e morrendo de vontade de ter esse livro na minha estante ♥
    Beijos, Tão doce e tão amarga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamiris.
      Muito obrigada, fico feliz em saber que meu post e minha escrita te prenderam e te agradaram <3. Esse livro é simplesmente incrível, acho que seria uma forma incrível de iniciar seu contato com uma obra que trata desse tema.
      Beijos.

      Excluir
  6. Louca para conhecer o livroooooooooo! Fiquei fisgada, completamente. Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morais.
      E espero que você leia de fato, porque a obra é sensacional.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oiee
    Tudo bem?
    Cara, essa HQ parece bem legal mesmoo. Não conhecia, mas amei a resenhaaa ;p
    Beijinhos Screepeer
    Screepeer

    ResponderExcluir
  8. Oie,
    não conhecia o livro, mas achei a capa muito legal.
    Não costumo ler muito HQ, mas acho que este deve ser divertido

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Inês! Que resenha linda! E que livro lindo! Eu só tenho uma HQ aqui em casa, a de A Metamorfose, e tudo é sempre muito rico de detalhes e acho uma forma de leitura super válida, esse tema é mais que fundamental ser abordado, vou procurar aqui sim ^^ e colocar no meio das minhas finanàas haha
    Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      O livro é mesmo lindo e eu fico feliz em saber que a resenha conseguiu transmitir um pouco da beleza dele <3. Estou adorando ler HQ's e essa em especial me cativou <3.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi, Inês! Ah, que legal! Você solicitou Pílulas Azuis! *--* Eu quase que solicitava essa, só que de última hora resolvi solicitar "O Muro" e que me encantou completamente! Estou doido para ler essa Graphic Novel e várias outras do catálogo da Nemo, eles têm uma variedade muito bacana de GNs e todas me parecem ser tão boas quanto "O Muro" e "Pílulas Azuis"! Adorei a resenha! :) Os sentimentos que você teve ao ler o "livro" foram bem parecido com os meus ao ler "O Muro", o que é demais!

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Estou começando a me encantar pelas HQ's da Nemo, eu agora estou louca para ler O Muro, que parece ser simplesmente incrível <3. Acho que eu vou adorar todas as HQs deles!
      Beijos.

      Excluir
  11. Oiii!

    Eu não conhecia esse livro e achei bem interessante o tema escolhido pelo autor para a obra.
    Estou admirada por esses traços do autor.
    Acho genial quando o tema pesado se torna "leve" e poético.
    Ótima resenha!

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Eu também fiquei admirada com os traços dele, são simplesmente incríveis <3. Ele faz até margarina se tornar poético, eu amei! Fico feliz que tenha gostado da resenha =).
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi, Inês!
    Confesso que HQ's não são meu forte, não tenho costume de lê-los, mas tenho muita vontade. Sempre quando conheço algum HQ da Nemo fico simplesmente babando, tanto fisicamente, quanto a premissa. Fiquei curiosa para conhecer essa obra, principalmente pelo tema abordado, nunca li nada com isso ou parecido. Adore conhecer!

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wislanny.
      Eu comecei a adentrar nesse mundo de HQ's esse ano e já estou completamente e irreversivelmente encantada, é simplesmente incrível. Espero que você leia esse livro, que é maravilhoso.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês,
    Gostei da proposta da HQ, não tenho costume de lê-las, mas toda premissa é interessante.
    Além da arte que achei linda.
    E fiquei curiosa como o autor explorou a AIDS.

    Ótima resenha.

    bjs e tenha uma ótima quinta,
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  14. Cara, que bacana, não sabia que a HQ é uma mistura de ficção e realidade, isso já me incentivou mais ainda em querer lê-la, gosto dessa mistura e espero ler essa lindeza em breve.
    Fiquei encantada com a sua resenha.

    Seguindo em todas as redes sociais e curtindo, amei demais seu cantinho. Vim pelo blog da Wis, amei tudo aqui.

    vem me visitar... <3

    bjs

    www.adorkable.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Também não sabia dos toques de realidade desse livro, mas fiquei encantada com a descoberta <3. Espero mesmo que leia em breve e fiquei muito feliz em saber que você gostou da resenha e do blog =).
      Beijos e volte sempre ^.^

      Excluir
  15. Olá Inês,

    Não conhecia o livro e gostei demais da sua resenha, aborda um assunto delicado e importante e realmente merece ser lido e divulgado, adorei a dica....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Inês, tudo bem ???
    Flor, eu preciso dizer que estou amando as suas resenhas e indicações de HQs, toda vez que vejo uma nova resenha de HQ eu venho correndo pra cá e leio de cabo a rabo. O que mais gosto nas suas indicações é o fato de que elas são diferenciadas, possuem histórias ricas, interessantes, pelo menos para mim, a maioria das HQs que compartilhou até hoje foram uma grande novidade, e é por isso que me encanto mais e mais por suas indicações !!!
    Super apoio a sua iniciativa de ler mais HQs, mal posso esperar pelas próximas indicações !!! *-*

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Fico feliz em saber que você está gostando de minhas indicações de HQ, porque eu estou amando mais ainda poder fazê-las. Então é gratificante ler e saber que esses posts sobre HQ's estão sendo bem aceitos, eu estou adorando escrever cada um deles. <3.
      Beijos e obrigada pelo carinho!

      Excluir
  17. Tô me viciando nesse negócio de HQ agora hahah! ótima resenha.

    Ágno R Vilar
    bookbus1.blogspot.com

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric