28 de agosto de 2015

Sobre "Ela tem olhos de céu"

 Olá, pessoal. Hoje eu vim fazer uma resenha não convencional para um livro infantil que roubou meu coração. Cliquem em LEIA MAIS para saber mais sobre essa história incrível <3.

Depois do nascimento de Sabastiana, nada será como antes em Santa Rita do Norte: a menina tem olhos de céu. Será dom ou maldição? A cidade inteira está em polvorosa, ninguém saba mais o que fazer para controlar os fenômenos provocados pela pequena criança. O versos e imagens do cordel rico e sensível de Socorro Aciolli, ilustrado por Mateus Rios, apresentam a realidade e a cultura nordestina com lirismo e magia. Em Santa Rita do Norte, tudo pode acontecer.

 (Antes de lerem a resenha, apertem o play nessa música, que acho que combina perfeitamente com a história)

 Assim que eu vi esse livro no catálogo da editora eu fiquei louca. A primeira coisa que vi foi o nome da autora, ela me conquistou desde A Bailarina Fantasma e, desde então, ando em busca de mais histórias dela para ler.

 Já falei por aqui que amo livros infantis, o fato de tudo neles exalar uma ingenuidade que eu gostaria de recuperar e, a única forma de fazer isso, é justamente lendo obras do tipo.


 Além de todas essas coisas, também fiquei louquinha pelo livro ao saber que ele era todo contado em forma de cordel. Vocês não sabem como eu amo histórias assim, acho as rimas incríveis e sempre me diverti horrores escrevendo tramas nesse formato, mas ler também foi algo encantador! Deu uma atmosfera mais característica ao livro e, creio eu que as crianças vão adorar ainda mais ver palavras rimando e se deliciar com essa forma inusitada de contar uma história.

 Todo o enredo se passa no sertão nordestino. AMO HISTÓRIAS QUE SE PASSAM NO SERTÃO NORDESTINO. Eles são um povo extremamente batalhador e precisam lidar com realidades não tão agradáveis, ver um livro que retrata e cultua a cultura de um povo de forma tão bem feita (e cheia de carinho) faz brotar um orgulho no meu peito pela literatura nacional e pelo destaque que o sertão ganhou, não de uma maneira cheia de estereótipos que outras obras estão saturadas, mas sim de uma sutileza febril. Me encanta ler histórias sobre meu povo, sobre seu cotidiano, suas dificuldades, tudo isso sem o filtro do preconceito e hipocrisia que vemos por aí tão constantemente.


 A autora utilizou a melhor forma de abordar a seca no sertão: criando uma menina que chora pelo céu. Estão vendo só a sutileza da obra? A metáfora incrível que a autora criou para falar de um assunto sério e ir, desde já, conscientizando as crianças (que são o público alvo, mas nada impede que você leia o livro e ame) sobre um problema que já tomou proporções mundiais. Até porque, convenhamos, não é só o nordeste que está tendo problemas com a água.

 Seria besteira falar apenas dos assuntos tratados, então preciso falar da protagonista também, que foi uma personificação belíssima do nosso povo e uma representação realista de nossos sofrimentos. Sua história assume tons poéticos, ela tem a empatia do leitor desde a primeira página. Sem falar que até agora estou encantada com a criatividade da autora ao criar o dom dela. 



 A editora Gaivota / Biruta sempre arrasa nas edições, eles fazem um trabalho gráfico de dar inveja a qualquer editora "grande". Mas preciso dizer que eles se superaram nessa obra, gente, a edição está LINDA!!! Quando eu recebi fiquei parada admirando por uns 10 minutos. A capa é dura, todo o livro é rico em cores e trabalhado em ilustrações belíssimas, cada página está encharcada de carinho por parte de todos os envolvidos (editora, ilustrador, autora) e isso é extremamente perceptível.  Achei o trabalho tão incrível que fiquei horas tentando tirar uma foto digna dessa edição tão especial, que traduza toda essa beleza. Espero ter conseguido.

 Vocês sabem que eu leio livros infantis constantemente, mas esse me encantou de uma forma inesperada, me cativou em cada detalhe, me fez gostar ainda mais dessa autora nacional incrível que é a Socorro Acioli, já posso dizer que leria até sua conta de cartão de crédito. Sério gente, esse é um livro infantil sensível e incrivelmente belo como poucos, recomendo para pessoas de qualquer idade que queiram se encantar verdadeiramente. Pois foi assim que eu fiquei, encantada. É o tipo de livro que eu quero guardar para que meus filhos leiam, que eu quero comprar caixas e distribuir nas creches e escolas primárias. É esse tipo de livro.

Livro: Ela tem olhos de céu
Autora: Socorro Acioli
Ilustrador: Mateus Rios
Editora: Gaivota
Páginas: 32
ISBN: 9788564816220
*Ganhador do Jabuti 2013

40 comentários:

  1. Oi, Inês!
    Eu também adoro livros infantis! *-*
    Já tô apaixonada só pelo que você escreveu. rs
    Não conhecia o livro, nem a autora, mas vou procurar!^^
    Beijo

    canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniella.
      Livro infantis são mesmo puro amor, espero que você procure e se apaixonei tanto quando eu por ele <3.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oii
    Gostei da diagramação e da capa.
    Não sou fã de livros infantis, mas gostei da estória.

    Beijos
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá, eu sei como é isso, eu mesma tenho livros infantis, e olha que não tenho filhos. Mas é que tem estórias que nos conquista e nos emociona.

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oii Inês

    Que resenha linda. Eu tenho dois filhinhos pequenos, um menino e uma menininha, a minha filhinha é só um bebê mas já ama livros, ela sempre pega os livros aqui em casa e fica folheando, às vezes eu fico com medo dela rasgar e vou tirar dela, mas acabo desistindo porque ela abre o maior berreiro...rsrs, mesmo sendo pequena eu percebo que ela gosta quando eu leio para ela e o meu filho ama também, embora ele seja um pouquinho mais desatento que ela. Eu sou louca por esses livros infantis, por causa dos meus filhos e também por causa dessa pureza que como vc disse a gente perde com o tempo e é tão gostoso de ter e de sentir e isso os livros ifnantis conseguem passar para nós novamente. Se eu um dia eu puder com certeza vou comprar esse livro, estou vivendo longe, e gostaria de ensinar aos meus filhos sobre o Brasil, eu quero que eles tenham uma referência, uma identidade sobre o Brasil sabe? E tem algo mais brasileiro do que o sertão nordestino? Possivelmente não...rsrs! LInda resenha, amei , amei, amei, vc arrasou

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha <3. Que bom que sua filha já mostra interesse pelos livros, isso é incrível <3. Acho que seus filhos iriam amar esse livro, sem falar que essa obra representa lindamente nosso país, então seria uma boa pedida. Sério, fico feliz que tenha gostado.
      Beijos.

      Excluir
  5. MUITA PAUSA NESSA HORA! Eu preciso desse livro! Caramba, parece ser muito top. Adorei o título, amo livros que se passam no Brasil, sou nacionalista sim, rs. Achei super legal se passar no sertão!

    Beijos e Pausa pra TPM
    http://www.pausapratpm.com

    ResponderExcluir
  6. Inês lindona adorei sua resenha :)
    Vou falar desse livro para minha irmã pois ela tem filhos e eles irão amar.

    Beziquinhos docess..
    Tricotando a Vida | Fanpage Blog | Instagram

    ResponderExcluir
  7. É tão quando nos apaixonamos de verdade por um livro eu sou assim o que mim impressiona nao é historia e sim desde a capa as ilustrações tudo mim chama atenção.

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Inês! Tudo bem? Eu não leio mais tantos livros infantis, mas depois de uma resenha assim, fiquei tentada a comprar logo o meu exemplar de "Ela tem olhos de céu"! Acho ótimo os livros nacionais que lidem com nossas próprias questões, mas que também tenham a sensibilidade para falar disso com crianças. Admiro muito o trabalho dos autores infantis, principalmente autores que conseguem fazer obras assim! Sobre as fotos, sou suspeita para falar delas, adoro as ilustrações dos seus posts, mas dessa vez elas ficaram ainda mais lindas *-* Adorei o post! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Também não costumo ler livros infantis com tanta frequência, mas esses da Gaivota me ganham <3. Também acho incrível esses livros nacionais que tratam de assuntos pertinentes. Fico feliz que tenha gostado das fotos do post, sério <3. Muito obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Inês!
    Só tenho uma coisa a falar, após ter conhecido esse livro: é tão eu! A premissa dele é do jeito que eu amo. Adorei!!! Espero um dia conhecê-lo.

    Beijo.
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi, tudo bem?
    Também adoro livros infantis <3
    Não tinha ouvido falar deste livro, e ele parece ser muito bom e muito fofo *-*

    Beijos

    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii Inês, tudo bem ???? Eu também adoro livros infantis. Justamente por isso, eles são tão lindos, com tantas mensagens maravilhosas <3 Fiquei com muita vontade de conhecer este. Sem falar que o trabalho da editora ficou demais mesmo. E as suas fotos mostraram muito bem isso =D
    Um beijão
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gih.
      É bem verdade que livros infantis são incríveis <3. Eu adorei esse e a edição ficou linda mesmo, essa editora arrasa.
      Beijos.

      Excluir
  12. Eu adoro livros infantis, HAHAHAH.
    O trabalho é mais detalhado e lindo, com toda a certeza!
    Adorei conhecer esse livro.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Já quero ler! Ótima resenha. Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. que fotos lindaaaaaas! acho que adoro livros infantis pelo fato das mensagens que eles passam hahaha amei a resenha e quero ler já! saiushau xoxo
    http://olivroemquehabito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Let.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos e da resenha <3.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olá, tudo bom?
    Eu não conhecia o livro e nem sua respectiva autora, mas você conseguiu me cativa somente com a sua resenha, também adoro livros infantis e me apaixonei ainda mais quando soube que seu formato é em cordel, adorei a arte da capa, já fiquei curiosa para saber mais e suas fotos ficaram lindas :D

    http://confissoesdeumaaprendiz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Line.
      Fico feliz que tenha gostado do livro e da resenha, sou apaixonada pro cordel e ler um livro todo nesse formato foi incrível. Fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos <3.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oiii!

    Eu adoro a simplicidade dos livros infantis e tenho certeza que todos deveriam ler pois há diversas mensagens maravilhosas nesses livros que nós, já adultos esquecemos. Acho que nunca li nada de Cordel mas eu adoraria começar por esse livro.
    A Biruta tem um cuidado enorme com as obras e eu admiro e gosto disso <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Cordel é vida e faz parte de tradições nordestinas, o que é incrível. Livros infantis, muitas vezes, tem mensagens mais interessantes do que outros voltados para um público mais maduro. Também amo o carinho da Biruta com os livros <3.
      Beijos.

      Excluir
  17. Olá,
    Que livrinho bacana! adorei a ideia da autora e fiquei muito animado em ler, apesar da história ser simples parece ser muito significativa.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  18. Oie! Eu tenho uma irmãzinha de seis anos e ando garimpando alguns livros para ler para ela. Se esse tem essa beleza toda que você descreveu, eu preciso colocá-lo na lista.
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  19. Eu gosto de livros infantis sim, e esse eu não conhecia *_*
    Que livro lindo

    www.saidaminhalente.com

    ResponderExcluir
  20. Nossa, que delicia a sua resenha! Suas palavras foram tão intensas, que me deixaram com a necessidade de adquirir esse livro agora mesmo! Pena que agora não posso, mas que vou baixar um e-book, a sim, isso eu vou! *-*
    xoxo'

    Adolescência Nerd

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabella.
      Não sei se você vai encontrar um e-book desse livro para baixar, mas a edição dele é tão linda que merece todo o cuidado e carinho de comprar.
      Beijos.

      Excluir
  21. Oi, Inês!
    Que resenha pfta *-*
    Esse livro parece incrivelmente lindo. Ah, e eu também amo história que se passam no nordeste.
    Parabéns pela resenha!

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi, Inês;
    Desde que vi seu compartilhamento no Twitter sobre o livro fiquei super curioso sobre ele.
    Após ler sua resenha minha curiosidade só fez aumentar. A leitura parece do tipo leve, mas que nos faz refletir bastante. Adorei a forma sincera como transmitiu sua sensação sobre a obra. Também quero ler e ver se gosto tanto quanto você.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato.
      Fico feliz que tenha se interessado pelo livro e gostado de minha resenha, é legal saber que fiz jus a essa história incrível e despertei o interesse de outras pessoas para esse livro.
      Beijos.

      Excluir
  23. Que livro lindo. A capa, as folhas, tudo maravilhoso. Sua resenha ficou perfeita e já me apaixonei pelo livro. Já estou querendo lê-lo. Beijão :*

    Wave Over Wave

    ResponderExcluir
  24. Hey Inês! Como vai?
    Que edição mais linda!
    Não conhecia esse livro, mas depois da sua resenha, eu fiquei com vontade de ler. Alem da obra sem linda, ela é singela, e parece trazer vários pontos que mexem de fato com o leitor, seja ele criança ou não
    parece ser lindo mesmo!
    Abraços!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, Inês!
    Adoro livros infantis, eles carregam sutileza e ensinamentos únicos, e principalmente, podem e devem ser lidos tanto por crianças, quanto por adultos. Gostei bastante do aspecto gráfico (como sempre a Gaivota arrasando) e do enredo, achei realmente muito criativo, inteligente e sutil.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sofia.
      Livros infantis são mesmo incríveis, trazem mensagens lindas e coisas que valem a pena prestar atenção. Essa editora sempre arrasa nas edições mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  26. Oi, Inês.

    Tenho uma filhinha de 16 meses. Ela adora livros e fica muito envolvida quando leio para ela. =D

    Sobre o livro, achei lindo demais, em todos os sentidos. A cor alaranjada nas páginas que você mostrou lembra bastante o barro seco. Acho que deve ser mesmo um livro emocionante. Adoro quando os escritores exploram culturas pouco valorizadas. Obrigada por me apresentar a esse livro!

    Beijos,

    Isie Fernandes - [Resenha + Sorteio] Simplesmente Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isie.
      Acho que sua filha ria adorar o livro, sem falar que seria uma leitura super proveitosa para ela. Acho que ela iria gostar, a edição está incrível <3. Seria um presente maravilhoso pra ela.
      Beijos.

      Excluir
  27. Sempre que entro no seu blog acabo achando algum livro que não conhecia e que já deveria haver conhecido. Você vai acabar me deixando pobre kkkkkk

    Poderia comentar o meu post novo? Eu ficaria muito feliz. Abraço! =)
    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Menina, que resenha apaixonada e apaixonante !!!
    Confesso que não sei nem por onde começo, não sei se começo, o que comento, o que escrevo aqui. Adorei o destaque que você deu para esse livro, a forma como você abordou toda a história, o contexto da história, as mensagens que o livro tenta passar.
    Me encantei com as suas fotografias, elas ficaram maravilhosas, graças a elas eu estou ainda mais curiosa com relação a tudo o que está nas páginas desse livro.
    Assim como você, eu também adoro livros infantis, eles possuem algo que nos ensina tanto, nos faz voltar a ser criança, nos faz perceber coisas que muitas vezes esquecemos.
    Parabéns por trazer dicas de livros infantis tão maravilhosos, acho linda a sua iniciativa !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric