3 de agosto de 2015

Resenha - Rich e Mad

Livro: Rich e Mad
Autor: William Nicholson
Páginas: 304
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501098566
Um drama sobre problemas reais, a envolvente história do primeiro amor, da primeira relação sexual e tudo entre um e outro. Um olhar contemporâneo e sincero sobre o primeiro amor e a descoberta da sexualidade. Mad sonha em se apaixonar perdidamente e em meio a encontros e desencontros acaba descobrindo que sua cara metade é o amigo Rich.

 Sabe aqueles romances sensíveis, incríveis e que te fazem chorar de tão bons? São poucas as obras que conseguem captar a adolescência de maneira verdadeira e pungente, sem cair no clichê ou nas convenções do gênero. Essa é uma das poucas que conseguem, que te arrancam lágrimas, suspiros e meneios de cabeça em concordância. Não que você precise necessariamente estar nessa faixa etária para se identificar, porque não é. Não é "só" um romance fofo, não é "só" um livro adolescente, não é "só" mais um clichê do gênero, é a adolescência captada de maneira genuína e sensível. 

 Eu AMO protagonistas inesperados, aquele tipo de pessoa que você sempre vê em segundo plano ou que simplesmente nunca são citados nos livros. O tipo de pessoa tão normal que ninguém olha duas vezes, não existe algo de extraordinário ou irremediavelmente errado com elas, são simplesmente pessoas reais. Esses livros são os melhores por conseguirem captar verdadeiramente a essência da vida. Das pessoas subestimadas, das coisas que a maioria das pessoas pensa que não valem a pena serem ditas, das coisas que passam despercebidas pelos olhos insensíveis de todos nós. 

 Então é isso que Rich e Mad são, pessoas comuns e fáceis de se identificar. Que quebram a cara na tentativa de viver verdadeiramente seus sentimentos, que são vencedores do acaso e donos de uma história realmente emocionante. Não porque existe algo fantástico, mas por ser tão real e crível. Por te fazer acreditar como nenhuma outra. 


 O autor nos ganha por ter uma escrita sem pudores para jovens, creio que não precisamos mais mascarar a realidade de que eles estão amadurecendo cada vez mais cedo, sabendo de coisas que ninguém imagina e fazendo tantas outras que são mantidas em segredo. Por isso não existe mais motivo para não mostrar a realidade deles, os conflitos verdadeiros, polêmicos e que tecem suas vidas. Então o autor escreve abertamente sobre essas coisas, sobre coisas realmente sérias e relevantes, utiliza de temas polêmicos para criar uma história repleta de sentimentos confusos e bombardeada de sentimentos complexos que embalam o leitor e nos arranca sensações concretas. 

 Não pensem que, pelo título e pela capa, existe apenas romance. Não gente, é muito mais que isso. Como disse, vários temas pertinentes são abordados e os personagens secundários têm grande destaque com suas histórias inusitadas e peculiares, mas, acima de tudo, extremamente realistas. É o tipo de coisa que poderia estar acontecendo com minha vizinha exatamente neste momento. O livro é real a esse ponto. E ele mexe com a gente, com nossas emoções e com nosso modo de agir. Personagens complexos em situações diversas foram criados e embalam os leitores em suas histórias comoventes. 

 O livro relata coisas do dia-a-dia, verdades desdenhadas e assuntos pouco valorizados. Outra pessoa poderia considerar a obra algo simples demais e, até, entediante. Mas a verdade é que o autor mostra a beleza nas pequenas coisas justamente quando dá ênfase a elas e são essas pequeninas coisas que nos ganham, que tornam o livro ainda mais real, porque a verdade é que é essa comunhão de coisas que consideramos pequenas é que fazem a diferença. 


 Sobre o romance: bem, é como todo o resto! Real, emocionante, cativante, pungente, fofo (odeio usar esse adjetivo, parece muito superficial, mas combina extremamente bem com esse livro), vívido e todas essas coisas que você só poderá perceber quando ler. Gosto da forma que ele cria uma situação improvável, totalmente não obvia para desenvolver, a partir daí, algo grandioso. São duas pessoas normais, vivendo experiências normais em uma situação completamente normal. O quê poderia ser mais encantador? 

 A edição da Galera está incrível, essa capa é linda de maneiras diversas. A imagem de fundo é incrível, sou completamente apaixonada por ela, e os desenhos deram o toque que faltava.  O fundo e a lombada são lindos, apesar de simplistas. Não encontrei erros de revisão e poderia facilmente eleger essa capa como uma de minhas queridinhas. Ela é simples e cheia de significância, bem, simplesmente gosto muito dela.

 Em suma, Rich e Mad é o tipo de romance sensível, que capta a verdadeira essência da vida e da adolescência de maneira singular. É também um misto de sentimentos pungentes, de situações cotidianas e de uma sinceridade desoladora. Simplesmente leiam, palavras nunca serão suficientes para descrever a maravilha dessa obra. Isso tudo em um livro de estréia, nossa, quero saber como serão os outros! 

QUOTES:
"A mão o chamava de sonhador. Para Rich, o mundo ao redor é que era um sonho, principalmente a escola. No sonho todos usavam máscaras e ninguém conseguia ouvir ninguém. Cada um na sua própria solidão." 
"E assim para o resto da minha vida... O segundo lugar. Sempre imaginando como teria sido chegar em primeiro." 
"Seus sonhos o fazem feliz. Acordar machuca. Mas ele prefere sonhar e se machucar a não amar." 
"Espero tudo e nada." 
"No passado as coisas eram mais bem-feitas. Havia músicas de verdade, paixões de verdade e desespero de verdade. Hoje em dia era tudo simplesmente um jogo." 
"Apaixonar-se significa pensar em alguém o tempo todo. Apaixonar-se significa querer a felicidade do outro mais que a própria. Apaixonar-se significa querer que alguém te conheça como você realmente é." 
"Engraçado como fazer de sua vida uma bagunça completa e se sentir um completo perdedor te obriga a finalmente agir." 
"Não. Não é assim que o amor funciona. Ser amado não é uma recompensa por alguma coisa. As pessoas precisam amar. Elas simplesmente amam. Nós simplesmente amamos." 

"Não sei quem sou. Não sou quem pensava. Sou mais. Sou complexa de formas que nunca pensei antes. Não somente feliz ou triste, mas os dois e toda tonalidade entre ambos, o tempo todo." 
"Chorou porque sabia que sempre amaria mais do que seria amada. Chorou por toda dor que viria." 
"Então, você não está num bom momento. Lide com isso. A vida não é sempre um mar de rosas." 
"É tão triste. Às vezes, sinto que o mundo é cheio de dor. Assisto ao noticiário, sobre como as pessoas se odeiam, como são gananciosas, como estão destruindo o planeta e ninguém se importa. E então penso: o que estou fazendo de bom? O que me torna diferente? Minha vida também não é grande coisa." 
"Você não vê? (...) Sua vida tem valor, ponto final. Cada vez que respira você muda a atmosfera do planeta. Cada palavra que fala continua para sempre. As ondas sonoras nunca morrem, sabia disso? Cada coisa que você faz, faz diferença."

Classificação:

56 comentários:

  1. Oi, Inês!
    Amei o blog, e já estou seguindo.
    Tenho que confessar, que livros que falam sobre adolescente, me deixam desconfiada. Acho, que é porque minhas experiências com esse tipo de livro não foram boas:/
    Mas a forma que sua resenha foi escrita, me chamou a atenção pelo livro!

    Beijos
    http://manhemedaumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nanáh.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog. Eu gosto desses livros, por mais clichês que eles sejam. Mas esse em especial é bom.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi linda. Tudo bem?
    Te marquei numa tag lá no blog. Espero que goste.
    Beijão e estou sempre de olho aqui.

    Luana
    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Inês, tudo bom?

    Amo livros de adolescentes REAIS! Detesto aqueles livros que o adolescente tem 17 e se comporta como uma criança de 12. Gosto quando o autor fala a realidade, a verdade, porque todos nós passamos e vivemos isso e é tão bom abrir um livro e se identificar ali, se ver naquele personagem ou em outro ou em vários. A sua resenha me deixou apaixonada, vc escreve com o coração, e a gente sente pelas suas palavras o quanto o livro te agradou, te emocionou e mexeu com vc. Seria tão bom se todos os livros tivessem esse efeito sempre né?

    Como assim é o livro de estréia do autor? Espero que ele consiga manter esse alto nível e continuar fazendo obras como essa, cheias de sentimento, que falam com o leitor e nos deixam próximos dos personagens.

    Já disse mas vou repetir: Vc Arrasou na Resenha!!!! Amei! e seu blog inteiro é demais. Estou te seguindo!

    Beijokas, Alice

    http://naprateleiradealice.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice.
      Também odeio esses livros em que os protagonistas são super imaturos e totalmente não condizentes com a idade descrita, nossa =/. Fico feliz que minha resenha tenha te marcado, acho que devo ter conseguido transmitir que o livro é completamente genuíno. Fico com os olhinhos brilhando em ler seus elogios *o*. Quero te dar o prêmio de melhor comentário do ano, vem cá, rsrs. Já quero ler mais coisa desse autor, ele é sensacional e eu fiquei toda boba com esses elogios, fico feliz que tenha curtido o blog e espero que volte mais vezes.
      Beijos.

      Excluir
  4. Amo livros recentemente li o Livro ''Minha caixa de sonhar I e II,perfeito você iria adorar....Beijos..

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Inês! Tudo bem? Eu não conhecia o livro resenhado, mas achei muito bacana o fato da trama ser realista, afinal, é possível que uma história "normal" seja encantadora por ela mesma e, às vezes, quando enfeitam demais o romance, tudo parece não natural e não me empolga. Os jovens mudaram muito e vez ou outra leio livros tão retrógrados que perco a fé no gênero, é bom saber que alguns autores estão conscientes de algumas mudanças e vou ficar de olho nos futuros lançamentos do William Nicholson. Apesar disso, confesso que não estou no clima para ler histórias assim... Esse não é momento certo, mas a dica está anotada e espero que o livro me conquiste tanto quanto conquistou você! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Tem livros sobre jovens que na realidade não se parecem em nada com a vida real. Isso é triste demais, mas aí eu leio obras como essa e relembro que o gênero pode sim me surpreender. Mas é tudo de momento mesmo, se você não está no "clima" para a história é melhor deixar para depois.
      Beijos.

      Excluir
  6. A capa dele me lembra "A Probabilidade Estatista do Amor a Primeira Vista", sinto que a estória tem a mesma carga de emoção. Curti a resenha, mas não sei se curtiria o livro.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi!
    Nossa, com tantos elogios eu fiquei bem curiosa pra conferir esse romance!
    De fato, é difícil sair do clichê quando se trata de amor adolescente, mas é bom saber que alguns autores conseguem.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Inês!
    Que capa mais linda!!
    Sua empolgação me contagiou e fiquei curiosa para saber como personagens tão comuns tornaram o livro tão incrível!
    Lindas as fotos :)
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado, a capa e linda e fico feliz que as fotos tenham feito jus.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Inês... A ideia do livro de trazer assuntos que tenham a ver com a real adolescência me encanta.
    Acho que acaba sendo realmente mais profundo do que um simples romance.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  10. Oii Inês, eu achei bem interessante a idéia do livro, eu simplesmente gosto muito de romance. E sua resenha foi maravilhosa.
    Beijão

    http://leitora-mirim-oficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olhei esse livro na Saraiva e fiquei muito tempo com ele na mão, admirando a capa, mas no final não comprei, achando que seria mais um livro de clichê adolescente, do tipo que estou sem paciência pra ler nos últimos tempos. E sua resenha totalmente confirmou a frase "as aparências enganam". Obrigada por me apresentar os pontos positivos desse livro, pois achei a capa tão linda que agora vou comprar sem medo de ser feliz hahaha.

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia.
      Eu também fiquei com medo do livro ser clichê, mas tive uma grata surpresa ao perceber que ele é tudo, menos isso. Sem falar que é super sensível e todas essas coisas, compre mesmo, acho que você iria gostar.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi =)
    Eu não conhecia o livro e me pareceu ser bem interessante, mas apesar disso não é um livro que eu colocaria na minha lista de desejos, pode ser é claro que eu um dia leia e me surpreenda.
    Gostei da sua resenha (e particularmente do ALL STAR vermelho alí no fundo).
    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina.
      Obrigada, o All Star também é meu xodó =).
      Beijos.

      Excluir
  13. awn, me apaixonei só de ler sua resenha <3

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    não conhecia o livro, mas amei sua resenha. Parece ser fofo!!

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi, Inês! Tudo bem? Eu também adorei a capa desse livro e a premissa super me chamou a atenção. Gosto de livros mais reais com pessoas normais, então é certeza que vou amar esse livro! Os quotes que você separou são muito bons e eu amei as fotos que você tirou do livro! Fez ele ficar ainda mais bonito! <3

    PS: Só uma coisa que não gostei: Dos nomes dos protagonistas! rsrs A todo momento (quando leio os nomes deles) fico pensando na autora RICHelle MeAD! hahaha

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Esse livro é incrível, a verdade é que pessoas reais e normais sempre tornam os livros mais originais, aqueles protagonistas que fogem do óbvio são sempre uma boa aposta. Fico honrada em ler os elogios sobre os quotes e as fotos, fico feliz que tenha gostado. Agora que você disse que eu percebi, verdade, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi Inês! Pela sua resenha dá pra ver que realmente se apaixonou pelo livro! Eu gostei dela pq ressaltou coisas que tem me incomodado nos livros adolescentes hj em dia, então é bom saber que Rich e Mad é especial *-* Adorei as fotos!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Rich e Mad é mais que especial recomendo demais a leitura do livro, sério. Fico feliz que tenha curtido as fotos <3.
      Beijos.

      Excluir
  17. Olá Inês,
    Essa resenha foi escrita com extremo amor e acho isso muito bonito ♥
    Ainda não conhecia esse livro, mas o autor parece que soube captar o que é ser adolescente e colocar isso no papel. Acredito que quando uma história é pungente ela se aproxima demais e nos faz amar muito cada palavra.
    Amei a capa desse livro e sua resenha.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna.
      Sim, eu escrevi com muito carinho e capricho e fico feliz que isso tenha ficado claro para vocês que leram, fico mais feliz ainda que tenha gostado da resenha. A capa é mesmo linda.
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi, Inês!
    Quando vi que esse livro seria lançado, fiquei em um sério dilema entre ler ou não. Como achei que fosse cair na linha do clichê adolescente (e eu não estava muito afim de ler coisas do gênero), acabei deixando o livro de lado. No entanto, sua resenha acaba de me motivar a querer ler! Pelo que me parece, se trata de um livro que não mede esforços para retratar a verdadeira sensação de ser jovem. Adorei sua escrita e a resenha!
    Beijos,
    Rebecca - http://comodevorarlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rebecca.
      Por incrível que pareça, esse livro é tudo, menos clichê. A história retrata de forma vívida e pungente a realidade adolescente.
      Beijos.

      Excluir
  19. Sua resenha está encantadora, só de ler ela deu de perceber mais ou menos a atmosfera do livro.
    Não conhecia ele ainda, mas a capa e linda e confesso que depois de ler sua resenha fiquei com vontade de ler o livro e conferir a história. Já tinha meio que decidido em dá um tempo em ler livros infanto-juvenil porque quase sempre é a mesma coisa, as história sempre cheias de clichês, mas pelo visto Rich e Mad foge desse padrão.
    Vou adiciona-lo a minha lista de desejados.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dany.
      Muito obrigada, fico mais que feliz que tenha gostado da minha resenha! A capa é mesmo linda e a história é mais ainda, sério. O livro não é clichê, sério. Nem um pouco.
      Beijos.

      Excluir
  20. Olá!
    Parece ser uma história bem gostosinha! O tipo de leitura que gosto bastante!
    E essa capa é tão fofinha <3
    Parabéns pela resenha!
    Beijos
    Dri

    ResponderExcluir
  21. Olá! Não conhecia esse livro, mas gostei bastante da resenha, me parece super fofo!

    Seja bem vinda no meu blog: http://meusdespropositos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi! ^^
    Não conhecia o livro, mas pela sua resenha parece que é realmente emocionante.
    Eu não gosto muito de livros assim, reais. Gosto de fantasias verossímeis, das que a gente pode acreditar, mas livros onde a história pode ser real demais não me atrai.

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  23. Olá! =)
    Eu achei esse livro um amor. Adoro livros leves - e esse parece ser -, mas com uma história doce e sobre adolescentes. Adoro literatura infantojuvenil. E a editora Galera sabe bem publicar esses romances.
    Mais uma resenha linda e que me deixou curioso.
    Um bjão.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Ainda não conhecia a obra, mas adorei seu ponto de vista.
    Você gostou bastante e pelas qualidades que destacou da obra, acredito que também posso vir a gostar muito também.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Inês, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro, mas achei a proposta bem interessante, e sua resenha está tão entusiasmada que fiquei doida para conferir.
    Não tenho nada contra livros com protagonistas adolescentes. O que me importa sempre é se os personagens são bem trabalhados e desenvolvidos pelo autor.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oie, Inês! Eu amei a capa e pela resenha a história parece ser uma doce! :D E essas quotes são tudo de bom!!
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  27. Sabia que eu virei fã de suas fotografias ? Elas são sempre lindas :)
    A resenha também está nota 10 ! Fiquei super interessada em ler .
    Os quotes estão lindos também ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Inês, adorei sua resenha flor, nossa esse livro parece ser muito lindo. Acho que é bem o que preciso, um pouco dessa inocência que está sendo perdida na adolescência, uma mistura de amor ideal com a dureza da realidade.. Achei essa capa lindinha também!

      Beeijos, Paola
      uma-leitora.blogspot.com.br

      Excluir
    2. Olá, Diane.
      Nossa, muito obrigada, é uma honra ler comentários como os seus, nem sou fotógrafa profissional, mas fico feliz em saber que minhas fotos te agradaram. Os quotes estão ótimos mesmo.
      Beijos ^.^

      Excluir
  28. Olá Inês;
    Não conhecia este livro, mas me apaixonei pela arte da capa e não falo sobre os quotes escolhidos por você. Fiquei com muita vontade de ler, parece um romance perfeito. Parabéns pela resenha.

    Beijos e até mais.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/08/primeira-impressao-dez-coisas-que.html

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia esse livro, mas gostei muito do que você comentou sobre ele ser tão real. Quero muito ler.
    Beijos <3 1999since.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. E minha lista de desejados só cresce SHUAHSU Já estou apaixonada pelo livro apenas com a resenha, parece ser uma trama emocionante e o melhor de tudo real. Amo esses livros que mexem com o leitor <3 Fiquei louca para ler e estou apaixonada por essas fotos, parabéns,
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mandy.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e mais ainda que tenha te convencido a ler, porque ele merece essa chance na sua estante. Oown, obrigada pelo elogio relacionado as fotos, muito obrigada mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  31. Oi, tudo bem?
    Essa capa é realmente linda, de conquistar os corações dos leitores.
    Eu realmente não sei se leria esse livro, não gosto muito de romances e apesar de você ter salientado que não é clichê, eu ainda fico na dúvida se leria ou não.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Oi, Inês

    Não conhecia o livro. Achei a sinopse dele bem pobrinha. Pela resenha, ele parece ser um livro que tem muito mais a dizer do que a sinopse "vende".
    Não é um livro que eu leria, mas não nego que esse é um tipo de leitura que eu faria lá nos meus 17/18 anos...já não me identifico mais com os dilemas abordados, por isso eu passo.
    A resenha ficou ótima!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      De fato, a sinopse não chega nem perto de fazer jus a história, mas enfim, é tudo uma questão de gosto, entendo perfeitamente que esse não é o tipo de livro que te interessa no momento.
      Beijos.

      Excluir
  33. Gostei da resenha e me interessei pela história.
    Adorei o blog!

    Seguindo!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oii gostei muito do seu blog, sucesso :)
    Pode fazer uma visita ao meu ? Obrigada

    www.espacoviciante.com

    ResponderExcluir
  35. Oi, Inês!!
    Tudo bem? Eu curti a premissa do livro. Pela capa, eu julgaria um romancezinho clichê, mas aí você ressaltou que não. Adorei a descrição dos personagens. E gostei, principalmente, por ter falado que os personagens secundários têm seu destaque, assim não torna o livro centrado demaaais nos dois protagonistas.
    Ótima resenha.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Olá,
    Achei incrível sua resenha !! E seu blog tambem!!
    Se puder visite o meu que iniciei: www.doctorleituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Oi
    Adorei a escolha do livro, esse eu ainda não conhecia e fiquei com vontade de ler!
    beijos,
    Anita
    http://grumpyreaders.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  38. Adorei a sua resenha! Muito bem escrita e o livro pareceu realmente bom.
    Também concordo com você - além de outras coisas - quando mencionou que não precisa se estar na mesma faixa etária dos personagens do livro para se identificar, pois se ele for escrito da maneira "correta" isso pode acontecer independentemente da idade.
    Boa dica de livro!
    Ah e obrigada pela a visita no blog!
    Bjos, Carla.
    http://lapiselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  39. Olá Inês,


    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no blog, achei a premissa bem interessante e a capa de bom gosto, dica anotada....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric