24 de agosto de 2015

Como Orgulho e Preconceito se tornou o meu livro favorito

 Olá, pessoal. Eu estou completamente embasbacada e perplexa. COMPLETAMENTE. Não consigo nem falar de trivialidades para começar essa resenha especial (que é, obviamente, nada perto do que esse livro de fato merecia). Então cliquem em LEIA MAIS para ler meus comentários altamente positivos sobre essa obra, sobre essa autora e qualquer coisa relacionada a ambas as coisas.

SINOPSE: Na Inglaterra do final do século XVIII, as possibilidades de ascensão social eram limitadas para uma mulher sem dote. Elizabeth Bennet, de vinte anos, uma das cinco filhas de um espirituoso, mas imprudente senhor, no entanto, é um novo tipo de heroína, que não precisará de estereótipos femininos para conquistar o nobre Fitzwilliam Darcy e defender suas posições com perfeita lucidez de uma filósofa liberal da província. Lizzy é uma espécie de Cinderela esclarecida, iluminista, protofeminista. Neste livro, Jane Austen faz também uma crítica à futilidade das mulheres na voz dessa admirável heroína recompensada, ao final, com uma felicidade que não lhe parecia possível na classe em que nasceu.

 Antes de mais nada eu preciso esclarecer uma coisinha: não sei se você reparou no título do post, mas se o fez deve ter ficado surpresa (ou deixado esse detalhe passar) com uma coisinha em especial. Eu coloquei Como Orgulho e Preconceito se tornou O meu livro favorito (com entonação especial no "o"). Reparem que eu não coloquei "um de meus livros favoritos". O que significa que elegi essa obra como a minha favorita da vida toda. Como o melhor livro que já li. Vocês realmente não sabem como isso é algo difícil pra mim, eu sou completamente indecisa, mas ao terminar essa leitura eu simplesmente sabia que nunca tinha lido uma obra igual a essa. Então abri uma página na internet e resolvi convencer vocês todos a lerem essa história, porque quando um livro te causa sentimentos tão pungentes é simplesmente impossível não querer que todos sintam a mesma coisa.

 Essa obra é tão genial que eu nem sei por onde começo, mas preciso avisar sobre o fato de que esse post nunca vai ficar bom o suficiente para expressar o quanto eu amei essa trama em diferentes níveis. NUNCA

 Minha história com esse livro é velha, partia de vários comentários e recomendações de blogueiras  sobre a obra, sobre a autora. Eu não vou mentir: nunca tive vontade de ler o livro, sempre dizia que quando surgisse a oportunidade iria agarrar e usava essa mentira para enganar a mim mesma. Então vi o livro no catálogo da L&PM (que anda me enviando obras tão boas que é simplesmente impossível não amá-la) e acabei solicitando. Seja por descarrego de consciência ou por uma predestinação do universo (viajei total).

"Nada é mais ilusório do que a aparência de humildade. Muitas vezes não passa de pouco caso e, em outros, de uma arrogância indireta."

 Então o livro chegou, não nutri expectativas (o que foi ainda melhor, já que acabei encontrando uma obra tão boa em um lugar que não poderia imaginar e se surpreender não anda fácil) e, de quebra, fiquei com medo de fazer resenha, porque quem acompanha o blog sabe que não costumo resenhar clássicos ou livros que todo mundo já leu. Mas corri o risco, me aventurei na leitura e nunca tive emoções tão conflitantes e pungentes em uma única leitura.

 Primeiro que a autora escreve de forma primorosa, cria tramas e situações pouco óbvias, não tem pressa em fazer as coisas acontecerem (o que castigou meu coração e tornou tudo ainda melhor quando aconteceu de fato) e me cativou por completo.

 Os personagens do livro são altamente complexos, realistas, bem caracterizados, humanos, verossímeis, passíveis de erros e, acima de tudo, completamente interessantes (ainda que nem todos fossem, de fato, cativantes). Anda difícil encontrar personagens que te interessem de fato em meio a tantas obras, que se destaquem e te faça pensar que nunca vai esquecê-los, porque sim, eles são marcantes a esse ponto.

 Toda a família Bennet é fascinante, desde a sra. Bennet que é fútil, superficial e irritante até o sr. Bennet que é irreverente, espirituoso, perspicaz, despreocupado e dono de observações curiosas. Lizzie não fica para trás, não é a protagonista óbvia (obviamente o esperado seria que Jane tivesse mais destaque, e quando digo o esperado me refiro ao que os autores costumam fazer). Jane é bondosa em demasia e bonita na mesma medida, apesar de parecer perfeita não se parece nem um pouco falsa, sendo totalmente verossímel e crível. 

 O livro possui diversas reviravoltas, como disse, Jane brinca com os sentimentos e emoções dos leitores, não se importa de nos castigar com a demora aqui e acolá, com as incertezas constantes e desencontros recorrentes. Assim como na vida ela simplesmente não abre mão de nos surpreender até nas últimas páginas, o que me fascinou.

"Em vão tenho lutado comigo mesmo; nada consegui. Meus sentimentos não podem ser reprimidos, e preciso que me permita dizer-lhe que eu a admiro e amo ardentemente."

 Por possuir esse ritmo mais vagaroso (apesar de não ser, de forma alguma, tediante) a autora consegue delinear um romance forte, vívido, real e convincente. Esqueça aqueles sentimentos instantâneos e amores repentinos que costumamos ler em outros livros, aqui as coisas ocorrem de forma gradual, o que só aumenta a expectativa e envolvimento do leitor com o romance. Não me recordo de já ter lido um romance tão interessante, tão bem caracterizado e escrito. Me envolvi de forma intensa com o casal e senti tantas emoções conflitantes que, no fim das contas, foi como se eu tivesse vivido o romance. Para você ver como a Jane sabe usar as palavras com maestria.

 Falando em Jane, eu já a considero uma de minhas autoras favoritas (se não for a favorita), me encantei por sua escrita, por sua forma de conduzir uma história e já adicionei todos seus outros livros na lista de desejados (e espero ler o mais rápido possível, apesar de ter receio que as histórias escritas por tamanho talento se esgotem logo). 

 Querem saber a verdade? Quando o livro terminou eu fiquei triste, não queria me despedir desses personagens, dessa história tão bem escrita, dessa atmosfera do século XVIII (e olha que nem costumo ler livros históricos), do sr. Darcy (que é absolutamente incrível, sinceramente, se não prezasse tanto pela Lizzie chegaria a considerar a possibilidade dele ser meu) e de todas as coisas que tornam essa história especial, mais do que qualquer outra que já tive a oportunidade de ler. Palavras nunca serão suficientes para expressar de maneira satisfatória a intensidade de minha adoração pela obra, então simplesmente leiam e constatem por si só a qualidade inegável desse livro, se é que já não o fizeram. Afinal ele merece toda a atenção do mundo.


A MENTE BRILHANTE POR TRÁS DO LIVRO
(Obviamente eu não poderia deixar de falar dela, que pouco conheço, mas já admiro muito e leria absolutamente qualquer coisa escrita pela mesma)


Nasceu dia 16 de dezembro de 1775, em Hampshire, na Inglaterra. Filha do reverendo George Austen e de Cassandra Austen, foi a segunda mulher dentre sete irmãos. Quando completou oito anos, foi enviada a um internato – junto de sua irmã Cassandra, sua melhor amiga durante toda a vida – para receber a educação formal. Seu contato com os livros vem do acesso à biblioteca da família, permitido após a volta do colégio interno.

Na adolescência, Austen escrevia comédias, e seu primeiro livro bem acabado foi Lady Susan, escrito em forma epistolar, quando a autora tinha dezenove anos. Em 1797, Austen já havia escrito dois romances, Razão e sensibilidade (primeiramente chamado de Elinor and Marianne) e Orgulho e preconceito (originalmente First Impressions). Oferecidos pelo pai da inglesa a um editor, os livros foram rejeitados. A publicação dos títulos ocorreu só em 1811 e 1813, respectivamente, assinados com o codinome de “uma senhora”.

A proximidade de seus textos com sua vida levam a uma leitura autobiográfica da obra de Austen, e mesmo nunca tendo se casado, acredita-se que Jane teve namorados. Quando jovem, chegou a aceitar um pedido de casamento e, em seguida, fugiu.

Morreu em 18 de julho de 1817, aos 42 anos, vítima do mal de Addison. Deixou inacabado o romance Sanditon. (fonte)


EI, NÃO ACABOU. SEPAREI ESSA PLAYLIST QUE FIZERAM NO 8TRACKS PARA O LIVRO (só músicas boas <3)


É isso pessoal, espero sinceramente que vocês tenham gostado do post e leiam o livro, sério.
Beijos e até a próxima ^.^

54 comentários:

  1. Aiiin, que fofo!
    Adorei sua resenha *.*
    Eu amo Orgulho e preconceito, sou apaixonada pelo filme! Já li o livro, mas confesso que tenho um probleminha com clássicos.. A linguagem mais formal acaba deixando a leitura mais lenta e cansativa, então não me apaixonei tanto assim por ele. Acredita que depois de ler sua resenha fiquei morrendo de vontade de reler a história e dar uma nova chace ao meu coração para se apaixonar tanto quanto você?! Pois é, entrou na lista de novo. Quando reler te conto qual foi a minha segunda impressão :P

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado <3. Eu também sempre me considerei com um problema quando se tratam de clássicos, mas esse é puro amor, no começo foi ruim de me acostumar, mas depois tudo ficou tranquilo. A leitura lenta é bem verdade, mas assim nos atentamos mais a cada acontecimento e apreciamos o livro com prudência. Releia mesmo, creio que você iria ver a obra com outros olhos.
      Beijos.

      Excluir
  2. Como não amar Orgulho e Preconceito, só vi o filme e a série, quero muito ler o livro, ainda não tive a oportunidade.

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi, Inês! Tudo bem? Nossa, eu não tinha a menor vontade de ler esse livro, mas agora, depois dessa resenha MARAVILHOSA eu fiquei com uma vontade enorme de ler "Orgulho e Preconceito"! Achei essa edição da L&PM muito bonita, espero adquiri-la e gostar da obra tanto quanto você gostou! Parabéns pela resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/2015/08/resenha-premiada-johnny-bleas-um-novo.html <- Tá rolando promoção do livro "Johnny Bleas - Um Novo Mundo" lá no blog! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Leia mesmo o livro, ele é incrível e merece toda atenção do mundo. Essa edição da L&PM está linda mesma, apesar de simples, só é uma pena que o material seja pouco resistente, já que é edição de bolso.
      Beijos.

      Excluir
  4. Não tem coisa melhor que Orgulho e Preconceito. Eu gosto muito da história, dos personagens, do lugar e da época em que se passa. Inclusive a minha edição é essa mesma da sua, o que é ótimo pois dá pra levar pra qualquer lugar! Um beijo : *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lettícia.
      De fato, o livro é simplesmente incrível, me marcou muito e de forma muito positiva. Essa edição é mesmo a mais bonita que já vi no Brasil, em minha opinião.
      Beijos.

      Excluir
  5. Nossa, Orgulho e Preconceito é um livro PERFEITO, MARAVILHOSO, FANTÁSTICO!!! Eu amo de paixão! Fala sério, Jane Austen sabia das coisas hehe

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oie, Inês! O livro é lindo e sempre que leio, vejo as adaptações eu fico toda boba! kkk Estou desbravando outras obras da Jane e Emma também me encantou muitíssimo (vi só a adaptação e mal posso esperar pelo meu exemplar). Depois será a vez de Razão e Sensibilidade. Enfim, eu amo Jane Austen! Amo a Lizzie e o Darcy! kkk
    Beijinhos!
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir
  7. Ai, acho tão bom ler livros que nos cativam dessa maneira!
    Muitas pessoas já disseram para lê-lo e essa resenha me instigou mais ainda, parabéns!
    Beijosss
    www.estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiii
    Coincidência ou não, estou lendo Orgulho e Preconceito também! haha
    Estou gostando até agora, apesar de Austen não ser mui generosa nas descrições de pessoas e lugares, focando mais nos diálogos. É engraçado ver como as situações de antigamente permanecem nos dias de hoje. As pessoas ainda se preocupam com títulos e status! E sim, algumas mulheres ficam ainda desesperadas com a ideia de não encontrarem um bom homem para casar.
    Isso me faz pensar que a mente humana, afinal, não evolui tanto com o tempo...

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa.
      Nossa, você está gostando? De fato, a Jane não era muito adepta de descições de pessoas, pelo menos foi isso que percebi. A maior parte fica por conta da nossa imaginação mesmo, rsrs. Muito boa a sua coloção, evoluímos muito e pouco, pequenas coisas e paradigmas ainda estão enraizados em nossa mente.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Inês. Tudo bem?

    Não li ainda esse livro, mas só ouço falarem coisas boas sobre ele. Tanto que já o tenho no kindle, mas vou admitir que tenho certo receio de lê-lo por ser um clássico. :P Que bom que você gostou tanto do livro que chegou a ser seu preferido.
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giane.
      Também não sou muito de ler clássicos, mas agora estou querendo ler vários, o livro é incrível e super recomendável. Sério. Leia e se liberte desse preconceito com clássicos.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi ...
    Adorei saber um pouco de sua relação com o livro :)
    Acho que esse é o livro favorito de todo mundo , né ? Até as adaptações dele são perfeitas , amei "O diário secreto de Lizzie Bennet ".
    Adorei o post .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane.
      Nem cheguei a ver ainda O Diário Secreto de Lizzie Bennet, mas já estou morta de curiosidade, sério. Quero o livro pra ontem, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  11. Ainda não li esse livro,mas queria muito! eu li o livro a Abadia de Northanger e amei ♥ quero ler todos os livros de Austen

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeice.
      Ainda não li esse outro da Jane, mas já quero. Acho que as obras dela são assim, viciantes a ponto de lermos algo uma vez e queremos ler todo o resto.
      Beijos.

      Excluir
  12. Eu quero casar com esse post e te dar um super mega hiper abraço!!!!! BEM VINDA AO MUNDO DA JANE, é lindo, você vai amar <3 Meu primeiro contato com a Jane também vou com O&P e com certeza é um dos meus livros favoritos da vida. Amei, amei e amei esse post porque é tão bem ver que mesmo depois de taaaaaaantos anos a Jane ainda continua encantando as pessoas e mostrando por mundo como se escreve um romance, porque obviamente Lizzie e Darcy melhor casal da história dos casais, né. Como você disse não tem palavras pra descrever a perfeição desse livro, ele é tudo!
    "não tem pressa em fazer as coisas acontecerem (o que castigou meu coração e tornou tudo ainda melhor quando aconteceu de fato)" creio que esse era o lema da Jane quando escrevia as coisas porque todos os livros dela seguem essa linha de nos deixar angustiados e etc, e concordo em tudo que você disse em relação à escrita dela.
    Esse comentário deve estar meio incoerente, mas é porque pode ter certeza que eu amo essa mulher e esse livro tanto quanto você passou a amar e se tem uma coisa que me deixa feliz e saber que a Jane tem uma nova fã de carteirinha. E LEIA OS OUTROS LIVROS DELA!!!! Pra mim só faltam mais dois e também fico com esse receio de "aaah depois disso nunca mais vou ler uma história inédita dela", mas se tem uma coisa que eu percebi relendo O&P é que a maneira complexa que ela nos apresenta a história faz com que toda vez que relemos a história captamos nuances e acontecimento/sentimentos novos, então mesmo que a história não seja inédita ainda vai tr algo de novo pra descobrir. O meu segundo favorito da vida dela é Persuasão, Razão e Sentimento também é um belezura (mesmo não tendo casais tão OMG igual O&P). Vou parar por aqui senão isso aqui vai virar a Bíblia hahaha e obrigada por compartilhar a playlist, vou ouvir com certeza <3
    Eeeeee se você gosta de adaptações recomendo MUITO a minissérie de 1995 feita pela BBC o filme com a Keira Knightley. Agora fui mesmo!
    Beijos e parabéns pelo post incrível!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Debora.
      Adoro comentários gigantes, só provam que a pessoa leu o post e, no seu caso, gostou de fato. Eu fiz o post com tanto carinho que ler comentários como o seu me fazem sentir satisfeita pelo trabalho que tive com ele. Lizzie e Darcy são mesmo o melhor casal que já conheci, nunca vi uma coisa dessas, sentimentos tão conflitantes e incríveis. O romance é incrível, a Jane deu um banho em qualquer autor contemporâneo. Então acho que a Jane gosta mesmo de castigar os leitores, rsrs. Já quero ler os outros livros dela pra ontem, a mulher é muito destruidora. Precisamos parar um dia só pra conversar sobre a Jane, ela é incrível <3. Vou atrás de tudo quanto é coisa relacionada a O&P, sério. Já anotei as dicas.
      Beijos.

      Excluir
  13. Aaah, quem nunca quis casar com o Mr. Darcy?
    E olha que eu só conheço a versão do filme, hahaha.
    Super me identifico com você sobre ser difícil eleger um livro preferido (Não consigo) e sobre amar tanto uma obra que é difícil escrever sobre ela.
    Passo pelo menos problema que você. Sempre me falam para ler, mas não leio. Até tenho ele em casa, numa versão mega ultra grossa que vem Orgulho e Preconceito, Persuasão e Razão e Sensibilidade, mas ainda não li. E olha que eu amo romances históricos.
    Sei lá porque eu estou enrolando. Burra, né?
    Mas acho que a sua resenha me empolgou.
    :)

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teca.
      Nossa, que pecado! Você tem o livro aí e ainda não leu? Vai correndo ler porque tenho certeza que você vai se apaixonar ainda mais por Mr. Darcy.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oiii!

    Eu nunca li Jane! Na verdade, nunca tinha lido um histórico até que comecei agora e não tem uma unica alma que não me indique a autora, mas não tive a oportunidade de ler. Sinceramente, essa sua resenha/critica/confissão foi a melhor que já li em todos os tempos para qualquer coisa que a autora tenha feito.
    Fiquei muito feliz que a autora tenha conseguido te fisgar dessa forma.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Muito obrigada, é uma honra ler qualquer coisa que elogie esse resenha, também não sou muito dada a históricos, mas ando lendo obras muito boas do gênero. Esse livro eu recomendo para absolutamente qualquer pessoa.
      Beijos.

      Excluir
  15. Adoro Orgulho e Preconceito um grande clássico da literatura! É também uma das minhas leituras preferidas :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  16. Inês, obrigada por esse post!!! Simplesmente AMO Orgulho e Preconceito!
    Te indiquei no Top Posts de novo rsrsrs

    Meu Meio Devaneio

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      Ooown, MUITO obrigada pela indicação <3. Eu que agradeço pelo carinho.
      Beijos.

      Excluir
  17. Essa capa de O & P é linda! *--* Infelizmente ainda não li o livro, nem vi o filme... Mas quero muito! Tem uma versão com uma capa em especial que eu quero comprar, mas ainda não consegui. Acho que por isso ainda não li - sou assim temperamental rs.

    Bjux.
    - Diego, Blog Vida & Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Eu fico igual você ficava, dizendo que quando eu tiver a oportunidade, vou ler, mas sempre vou deixando de lado. Para nós que amamos livros, é muito difícil MESMO eleger um livro como nosso preferido, por isso fiquei sim surpresa com você dizendo que este é o seu preferido. Graças ao seu post completo, estou louca pra ir na livraria comprar. Obrigada por isso.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ágata.
      Eu espero mesmo que você vá na livraria comprar porque o livro é MUITO bom e merece toda a atenção do mundo.
      Beijos.

      Excluir
  19. OIee!
    Pela resenha BEM feita e estruturada deu pra ver quanto amor tem entre você e esse livro!! Ainda não li Orgulho e Preconceito, eu sei que deveria ler já, até porque seu entusiasmo me deixou com muita vontade!! Acho mega dificil eleger um preferido para a vida, até porque a gente vai mudando,m as sua escolha não poderia ser melhor. Espero que, quando eu ler, fique assim com você!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  20. Orgulho e Preconceito é meu livro preferido ever...
    Jane Austen é a Diva das Divas, e já li quase todos os livros dela. Só faltam dois para conferir.
    E gosto muito de assistir as adaptações que são feitas de suas obras.
    Fico feliz que tenha a oportunidade de conhecer este talento da literatura inglesa e mundial e que tenha gostado tanto.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  21. Eu estudante de Letras e nunca li Orgulho e Preconceito, acredita? Uma vergonha pra mim! rs Mas amei sua resenha! Deu ainda mais vontade de ler também. Vou fazer isso o mais rápido possível!! Bjs

    http://www.mayaravieira.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bom?
    Eu amo "Orgulho e Preconceito", Jane Austen se tornou uma das minhas autoras favoritas por causa dele. É um livro apaixonante e com personagens muito bem elaborados.
    Seu post ficou maravilhoso, dá para notar quanto amor você tem pelo livro.

    Beijos,
    Juh
    umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juh.
      A Jane mesmo é um amor de autora, fico feliz que o post tenha ficado pelo menos aceitável, mas confesso que nunca vou expressar com exatidão a grandiosidade dela <3.
      Beijos.

      Excluir
  23. É realmente um livro maravilhoso de perfeito! kkkkkk
    Mas devo confessar que, nada supera O Morro dos Ventos Uivantes para mim.
    A história é sombria, o casal é "perturbado", mas a magia...... Eu amo, mas não entendo o porque de amar tanto essa história!

    Beijos:)

    http://manhemedaumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Gente, eu nunca tinha ficado com tanta vontade de ler esse livro como depois de ler a sua resenha! Sério!!! É MUITO bom quando algo supera (e muito!) as nossas expectativas, né? Eu nunca li, nem assisti o filme, mas vou ver se encontro na minha próxima ida à livraria!!

    Um beijo, Na!
    www.hamburguesinha.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi Inês!
    Acho que cheguei a comentar no último post que Orgulho e Preconceito é meu livro favorito da vida né?
    Sempre falo muito da Jane Austen e o quão incrível é sua escrita!!
    Fico muito feliz em saber que a obra te agradou tanto e te dou uma dica: procure ler a biografia da autora, ou então, assisti o filme Becaming Jane e conheça um pouquinho da história da Austen. Tenho certeza que seus livros serão ainda mais especiais para você!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Me lembro de seu comentário e foi uma das coisas que primeiro lembrei ao finalizar o livro, na verdade eu estava em estado de êxtase. Vou atrás do filme Becaming Jane, pelo pouco que li de sua história é, de fato, muito interessante.
      Beijos.

      Excluir
  26. Olá Inês,
    Sempre tive curiosidade em relação a essa obra, ela é muito bem comentada, ainda não vi ninguém que falasse que o livro fosse ruim. Mas nunca me empolgava em relação a ela, afinal, sempre tenho montes para ler e acabo deixando de lado aqueles que não estão tão cotados na minha lista. Senti sua empolgação, e o quanto você o amou, ao ler o post e sua resenha me deixou com muita vontade de lê-lo. Espero fazer isso em breve.

    Beijos.
    Jéssica,
    reviewiing.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi, Inês.
    Se eu não me engano, outro dia eu tinha recomendado essa leitura em outro comentário.
    Fico feliz que você leu essa maravilhosa obra.
    É realmente um dos melhores livros que já li e inclusive deu vontade de ler de novo.
    O filme já vi umas oito vezes. Adorei a trilha sonora do filme.
    É um clássico que deveria inspirar mais os novos autores.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.
      Nossa, o livro é muito incrível, a resenha acabou ficando imensa, mas eu ainda nem vi os filmes, preciso fazer isso logo.
      Beijos.

      Excluir
  28. Eu tenho até vergonha de dizer que nunca li :P
    Todo mundo sempre comenta desse clássico, que deve ser muito legal a história. Preciso tomar vergonha na cara e ler logo :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, Inês!
    Que resenha apaixonada! Adorei. Particularmente, O&P é um dos meus romances favoritos da vida. De verdade. A Austen foi realmente uma escritora soberba e totalmente atemporal. Não só ela, mais especificamente suas obras. É perceptível o quão maravilhada você ficou ao concluir a leitura. Eu te entendo perfeitamente; senti o mesmo. Mr. Darcy é um sonho! Dispensa maiores comentários (ou não). E Lizzie é incrivelmente maravilhosa!
    Enfim, adorei saber que você amou tanto quanto eu e que se tornou uma nova adoradora da Austen. <3
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Gabi!
    Indecisa como sou, imagino o quão difícil deve ter sido escolher uma obra só.
    Orgulho e Preconceito é um livro que está na minha lista há uns 3 anos, mas que nunca leio. Adorei o post e fiquei com um pouco de remorso por nunca começá-lo de fato hahaha. :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  31. Olá Gabi!
    Conheci hoje seu blog, estou adorando.
    Nunca li nada da Jane Austen, porém estou muito curiosa para ler "Orgulho e Preconceito".
    Espero gostar rsrs

    No meu blog está tendo um sorteio maneiro. Que tal participar? :)
    http://quetal-carol.blogspot.com.br/2015/08/sorteio.html

    Beijos,
    Carol ♥

    ResponderExcluir
  32. Oi Gabi!
    Sua resenha mostra que você está realmente apaixonada pelo livro!
    Eu nunca li (sorry), mas vi o filme mais novo e a minissérie da BBC. A minissérie é bem melhor que o filme, procure para assistir, é linda!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora.
      Muita gente está me recomendando essa série da BBC, eu vou atrás para ver.
      Beijos.

      Excluir
  33. Olá, Gabi.
    Gostei bastante da resenha.
    Lembro vagamente da história de Orgulho e Preconceito, pois li ha alguns anos. Para ser sincero, recordei esse fato há alguns dias, quando um colega fez o favor de me lembrar.
    Mas enfim, acredito que tenha gostado e fato de ter esquecido, só é um fato já presente em mim o tal do esquecimento.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Essa autora..<3
    Gostei da sua resenha.Estudei essa mulherzinha forte na faculdade de Letras e cara, ela era incrível né?Aliás, os livros dessa época são extremamente fortes no sentido do conteúdo em si.

    Parabéns pelo belo post ^^

    beeijos :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Inês, que resenha linda!!!!! <3
    Confesso que não me atentei a todos os detalhes porque esse livro ainda tá na minha wishlist e espero lê-lo em breve! Mas pude sentir aqui todo o amor que vc sentiu pelo livro! Espero sentir o mesmo! *-*
    Da Jane só li 'Persuasão' e gostei bastante! Tbm tenho 'Emma' aqui e já estou pensando em lê-lo nas minhas próximas aventuras, hehe.
    Bjos,
    [Um dia me livro...]

    ResponderExcluir
  36. Jane <333
    Não tem como não amar este livro certo? Mas creio que todas as obras da autora nos passem esta mesma sensação.
    Jane Austen é minha autora clássica favorita sem dúvidas. E recomendo a leitura de Razão e Sensibilidade que é tão bom e emocionante quanto Orgulho e Preconceito! <3

    Niina - Vícios e Literatura
    vicioseliteratura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Inês, tudo bem flor ???
    Eu não sei nem por onde começar, tenho que dizer que senti a maior alegria ao vir aqui no Memórias de Leitura e descobrir que um dos meus livros preferidos da vida, também é o seu livro preferido da vida !!!
    Fico tão feliz quando vejo que outras pessoas também leram algum livro da Jane Austen, fico tão animada quando vejo que outras pessoas leram esse ou aquele livro da autora e também se apaixonaram por sua escrita impecável, sua genialidade, sua forma única e maravilhosa de contar histórias !!! É impossível não amar a autora uma vez que você foi apresentado a sua escrita, e é ainda mais impossível não amar Orgulho e Preconceito !!!
    Esse livro é perfeito em todos os sentidos. Concordo com tudo o que você disse sobre ele e a autora !!! Uma das coisas que eu mais gosto nos romances da Jane é que eles (devido também é claro, a época em que foram escritos) não precisão de apelação, poucas páginas e pressa para se tornarem maravilhosos. Jane tem classe, sabe escrever um romance como ninguém !!! Eu poderia ficar horas e horas falando dela e ainda não seria o suficiente.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Tudo e você? Há quanto tempo não trocamos ideias! Pelo menos compartilhamos um livro favorito, a Jane tem uma escrita inteligente, pouco óbvia e muito sofisticada. Eu simplesmente amei. Isso é bem verdade, a Jane não apela, não tem pressa, não segue fórmulas e, ainda sim, seu romance dá absurdamente certo.
      Beijos e e bom te ter de volta.

      Excluir

Design by | SweetElectric