21 de agosto de 2015

Resenha - Quando o Vento Sumiu

Livro: Quando o Vento Sumiu
Autora: Graciela Mayrink
Páginas: 264
Editora: L&PM Editores
ISBN: 9788525432742
Suzan, Mateus e Renato parecem três jovens como outros quaisquer do Rio de Janeiro. Suzan estuda Turismo. Renato e Mateus, Engenharia Civil. Os três são amigos desde o colégio e, apesar de muito diferentes, são inseparáveis. Mas, entre aulas, festas, momentos em família e idas à praia, cada um deles enfrenta seus problemas. Desde que o pai foi pego dando um golpe, Mateus vive só com a mãe, marcado por esse acontecimento. Renato é um garoto rico que resiste às pressões do pai para surfar menos e se interessar mais pela construtora da família. Suzan é apaixonada por Renato e sofre por ser considerada apenas uma amiga – e pela pressão da mãe para que se envolva com ele. No correr dos dias, a amizade dos três se transforma sutilmente. Suzan deve se declarar ao amigo, ou tentar ser feliz de outro modo? Mateus terá realmente só a amizade para lhe oferecer?Renato deve se render à pressão paterna e se aplicar mais aos estudos? E até que ponto a relação dos três suportará o desgaste do tempo? Embora tenham toda a vida pela frente, logo descobrirão uma dura lição: algumas escolhas têm consequências duradouras e alteram o curso de toda uma existência. Muitas coisas saem diferente do desejado. O difícil é prever o resultado de nossas opções e conviver com elas no futuro. E se você pudesse voltar atrás e escolher outro final para a sua história? Que escolha você faria diferente?

 Quando recebi a proposta da editora de receber um exemplar do livro antes mesmo dele ser lançado fiquei honrada e, obviamente, aceitei, afinal já tive outras experiências positivas com essa mesma autora e sempre que sai uma história nova dela, surge uma pontinha de curiosidade em mim. 

 A história se passa em um ambiente pouco explorado pelos livros contemporâneos; a faculdade. Isso, de cara, me ganhou. Foge um pouco do clichê óbvio que é o ensino médio, os personagens não são nem adolescentes imaturos e nem adultos com a vida estabilizada, representa um momento de transição da vida que poucas vezes é relatado em um livro. 

 A atmosfera leve da obra me ganhou de cara, livros nacionais que se passam no Brasil são um amor gente, surge aquela identificação imediata com os costumes, lugares e forma de viver que só os brasileiros sabem descrever. É simplesmente incrível. Com esse livro não foi diferente, ao começar a ler as descrições de personagens verdadeiramente nacionais (que poderíamos de fato encontrar em qualquer esquina), sem os estereótipos clichês que rodeiam o gênero e paisagens do meu amado Brasil eu já sabia: o livro tinha me ganhado.

 Apesar de toda essa atmosfera leve, descontraída e super facil de se identificar, a autora também aborda temas mais polêmicos.

 A protagonista é a Suzan, uma garota comum, de uma família que não é exatamente rica, mas possui boas condições financeiras. O fato dela ser tão comum me agradou, nos causa aquela sensação de que a personagem é verossímel. Ela é bonita, mas não aquela beleza absurda de tirar o fôlego que tanto me irrita. Suzan vive situações comuns para a idade, que não possuem desfechos previsíveis ou extremamente romantizados, outro ponto para a autora. Também é abordada um pouco de uma relação mais complicada entre mãe e filha, algo extremamente pertinente e que se encaixou muito bem no contexto geral.

 A autora não foca em poucos personagens, ela deixa que adentremos na vida de várias pessoas, dando espaço para seus conflitos e desenvolvendo histórias bastante realistas e inusitadas, que fogem bastante do clichê. Outra vez, ponto para ela. Não poderia citar personagens que foram especiais para mim, afinal gostei imensamente de todos, mesmo com seus defeitos e qualidades. As circunstâncias criadas pela autora foram simplesmente sensacionais, aplaudo de pé o fato dela ter optado por abordar um assunto que pouco vejo em livros voltados para esse público.

 Como já disse, o diferencial do livro é o fato dele ser bem realista, seguir o ritmo calmo e tranquilo da vida, com situações que poderiam acontecer a todos nós e que nos causam um reconhecimento e identificação imediatos por terem situações e personagens que simbolizam o que temos de mais nacional sem cair nos estereótipos mais batidos. É um desses livros que eu gostaria de ler a tarde toda, uma dessas obras que retratam com veracidade um pouco da vida do brasileiro, de forma bastante singela e fiel com a realidade.

 O romance poderia ser considerado clichê, mas muito me agradou, a autora poderia ter seguido caminhos previsíveis com ele (assim como em outra obra que li dela), mas optou por fazer uma coisa mais suave, serena e verdadeira.

 A única coisa que me frustrou foi o final. Não por ele ter sido da maneira que foi, afinal eu admiro a coragem da autora por ter criado algo que facilmente aconteceria na realidade. Só não gostei dele ter sido tão corrido, com poucas informações e coisas subentendidas, sem nenhuma explicação mais clara. Claro que gostei de um recurso que a autora utilizou, não vou falar aqui po achar que estragaria parte da surpresa, entretanto achei o final corrido e evasivo. Foi meu único problema em todo o livro. Uma pena.


 Eu não recebi a edição finalizada, por isso não posso comentar sobre ela com mais detalhes. A história que recebi veio com um aviso prévio de que não estava revisada, entretanto não encontrei grandes erros, o que me faz crer que a edição final vai sair impecável. A capa é linda, essa bicicleta tem grande significado para o contexto geral do livro e o trabalho final ficou muito harmonioso. Sem dúvidas recebeu minha aprovação.

 A escrita da Graciela é fluída e muito gostosa de ser lida. Acompanho toda a carreira dela e tenho todos os seus livros publicados (apesar de só ter lido dois). Quando soube que ela iria publicar uma obra pela L&PM fiquei super feliz e espero verdeiramente que dê tudo certo com o lançamento e que eu ainda tenha a oportunidade de ler muitas histórias da mesma. Obviamente ela não é uma autora perfeita, existe sempre algo não tão bom para ser citado a respeito de seus livros, mas suas obras de maneira geral são muito boas, sem falar que sua escrita anda evoluindo perceptivelmente. Creio que a próxima obra que ler dela vai estar impecável. Sinceramente, a Graciela é uma de minhas autoras nacionais favoritas, a considero talentosíssima e torço muito para seu sucesso. Ela insere elementos verdadeiramente nacionais, sem tentar "americanizar" as coisas, coisa que realmente me irrita.

 Em suma, recomendo muito Quando o Vento Sumiu como uma obra singela, extremamente verdadeira e que foge dos clichês mais recorrentes, apesar de ter tido um final um pouco corrido, considero esse um livro incrivelmente bom, que vai te fazer ter uma identificação instântanea. Confesso ter terminado a obra com um sorriso de satisfação por ter lido algo tão genuíno e que traduz uma realidade inegavelmente nacional. Aquele tipo de identificação só acontece com autores conterrâneos, sabem qual é? A verdade é que a obra me trouxe sentimentos muito bons e me fez grudar em suas páginas. Queria que vocês sentissem isso também.

OBS: escutem Kite do U2, é a cara desse livro.

QUOTES:
"Pensei que o tempo curaria as feridas, diminuiria a dor e amorteceria o sentimentos, mas isso não aconteceu." 
"Ultimamente ando com muita preguiça da vida, sabe. Aquela sensação de que não importa o que eu faça, vai tudo continuar assim, sem nada interessante acontecendo." 
"Um mês é muito tempo. Um mês é pouco tempo. Tudo depende da perspectiva."

Classificação:

37 comentários:

  1. Uau, deve ser uma honra mesmo receber um exemplar assim. Gostei muito do seu blog e o recomendamos aos nossos leitores. Veja em: arteculturaespiritualidade.blogspot.com.br bjssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      É mesmo super bacana, obrigada pela recomendação, sério <3.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Inês! Gostei muito da resenha.
    Nunca tinha ouvido falar da autora, mas pelos pontos que você citou, principalmente sobre o modo de descrever os costumes brasileiros, fiquei curiosa para ler seus livros. Também estou começando a escrever, e acho que teria muito a aprender com uma escritora assim.

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina.
      A Graciela é mesmo uma ótima autora, recomendo-a sem restrições, acho que você iria gostar de sua escrita. E boa sorte com o livro que está escrevendo <3.
      Beijos.

      Excluir
  3. Agora me dei conta de que nunca li um livro que se passa numa universidade. Olha, gostei muito da sua resenha, não conhecia a autora, nem o livro. Gostei muito da forma com que falou da autora e fiquei super curiosa!
    Beijos,
    Tão doce e tão amarga.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thamiris.
      É mesmo difícil ler livros que se passam em universidade, eu mesma só li poucos, mas todos eu gostei muito. A autora é ótima, gosto muito de sua escrita.
      Beijos.

      Excluir
  4. Gostei de sua resenha fiquei curiosa pra ler este livro..Beijos e bom fim de semana,.

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Inês,
    Sempre quis ler algo da Graciela, pois a conheci na Bienal e a achei super simpática.
    Gostei da sua resenha. Nunca vi nenhum livro que se passa na universidade e achei a ideia bem interessante.
    E essa capa está linda, adorável.
    Vou adicionar na listinha rs.
    Beijos
    Um Oceano de Histórias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna.
      Não cheguei a conhecer a Graciela, o que é uma pena, mas os livros dela são ótimos. Histórias que se passam na universidade são difíceis mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  6. Olááá!

    Queria taanto conhecer a escrita da autora, primeiramente parabéns por ler antes de todos <3
    Eu gostei da história, achei interessante o fato da autora pegar temas normais do nosso dia a dia e transformar em um enredo. Não precisa nada mirabolante, mas só o fato de ser envolvente me ganha sabe?
    Mesmo o final sendo corrido, parece ser uma grande leitura.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com,



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Muito obrigada, foi uma honra ler antes do lançamento <3. Eu também gosto de leituras mais calmas e reais, enfim, acho que você iria gostar.
      Beijos.

      Excluir
  7. Ótima resenha!
    Ultimamente estou curtindo ler autores nacionais.
    Gostei da dica!
    Beijos!
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  8. Parece ser tão gostosa a leitura, nem algo muito pesado nem tão simples assim.
    O romance não é pesado, o mesmo pode se dizer da obra em si.
    Gostei da resenha, não é um livro com uma trama complexa, mas ao mesmo tempo não é tão simples como aparenta.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Que lindo, ótima resenha. Já faz uns dias que vi esse livro e fiquei afim de ler :D
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito da capa.
    Gosto de livros nacionais, não li tantos quanto da literatura estrangeira, mas ainda assim me agradam muito. Não sei aquela paixão por essa história lendo a sinopse, mas talvez a leitura do livro seja diferente do meu julgamento.

    www.vodkaescarpin.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês!!
    Ah a escrita da Graciela é uma delícia de se ler.Realmente é muito fluida e agradável.Ela não tenta forçar a história,deixa que ela transcorra normalmente.
    Quero muito ler esse livro!
    E a capa é linda mesmo!!
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudio.
      A escrita da Graciela é mesmo super envolvente e gostosa de ser lida. A capa é ótima, espero que você leia de fato, vale a pena.
      Beijos.

      Excluir
  12. Poxa, a história chamou muito a minha atenção. Fiquei curiosa! *_*

    Beijos!
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Inês! Tudo bem? Nossa, que honra receber o livro antes de ele ser publicado, hein? Adorei essa capa maravilhosa e essa capa incrível! *-* Eu adoro quando a história escrita pelo autor nacional se passa no Brasil. Adoro tanto que no conto que estou escrevendo eu tentei deixar a história bem brasileira! Parabéns pela resenha, você me convenceu a ler o livro! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Eu gosto muito do Brasil e confesso que adoro quando as histórias conseguem transmitir a atmosfera do país, foi mesmo uma grata surpresa poder ler o livro antes do lançamento e desejo tudo de melhor em seu conto, já estou curiosa.
      Beijos.

      Excluir
  14. OI Inês...
    Eu vi este livro outro dia e me apaixonei pela capa e agora lendo a sua resenha percebi que tenho que lê-lo.
    Amei a resenha e os quotes escolhido, espero ter a oportunidade de ler.

    Beijos e bom final de semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Heey!
    Gosto muito de livros que fogem do clichê e por ser ambientado no Brasil e na faculdade, eu acredito que vou gostar muito desse livro, vou colocar na minha lista de desejados ^^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  16. Oi, Inês! Tudo bem?
    Que legal e que honra receber um livro assim, hein ?
    Gostei da história, adorei a capa e já anotei aqui.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oláá! Tudo bem?
    Fiquei bem curiosa pra ler esse livro, parece nos proporcionar uma leitura bem legal.
    Só não sou muito fã de finais corridas e com coisas que ficam sem completa explicação, mas, ainda assim, eu leria.
    Amei sua resenha.
    Beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Fico super feliz que tenha gostado da resenha, é uma pena o final e a falta de explicações, mas de resto o livro é impecável.
      Beijos.

      Excluir
  18. É bom saber que o livro é próximo da realidade, a maioria desse estilo os autores gostam de exagerar e viajar em certos termos, então é sempre bom ler um livro pé no chão. Gostei da resenha! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Uma curva no tempo", vem conferir!

    ResponderExcluir
  19. Olá, Inês. Tudo bem?
    Pela capa e pela premissa, não leria a obra. Não parece algo que iria me agradar, sabe? Um pouco juvenil demais. Contudo, sua resenha fez eu reconsiderar a obra um pouco. Mas acho que ainda sim não leria nesse momento.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de agosto. Serão dois vencedores.

    ResponderExcluir
  20. Oii Inês

    Conheço o trabalho dessa autora por outro livro dela, que tenho aqui mas ainda não li. Amei a capa do livro, achei super harmoniosa, gostosa de se olhar. O fato da história se passar na faculdade também é bem legal, pois como vc disse foge do velho hábito de criar uma história no ensino médio. Só fiquei um pouco frustrada pelo que vc disse do final. Acho que o final é o que mais esperamos, obviamente, e quando ele é conduzido apressadamente, de forma meio corrida, fica bem frustrante.

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice.
      Quando o final decepciona é realmente chato, mas a autora é ótima, essa capa é mesmo linda e todo o resto da história é excepcional, eu realmente não tenho nenhum empecilho em recomendar, exceto pelo final, mas acho que a história merece que ignoremos essa parte.
      Beijos.

      Excluir
  21. Ainda não conhecia essa autora e nenhum de seus trabalhos, mas agora vou tentar ao máximo lê-los. Esse livro parece ser tudo o que preciso no momento, sem falar que amo histórias que se passam na universidade. Estou tentando ler mais livros nacionais e essa sua resenha me ajudou muito.

    Caosologia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Meiri.
      Histórias que se passam na universidade são incríveis mesmo, estou querendo muito ler mais livros assim. Andei em uma ótima maré de livros nacionais, eles estão com tudo <3.
      Beijos.

      Excluir
  22. Não conhecia a autora, mas também ficaria muito interessada em ler se recebesse esta proposta!! Amo livros que passam na universidade.
    Beijos
    1999since.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Que incrível receber o livro antes dele ser lançado! Eu adorei a sinopse e a sua resenha foi demais! Já adicionei o livro na minha booklist, hahahahaha.

    Com amor,
    Steph • http://naoeberlim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Inês! Tudo bem? Eu só conheço os livros da Graciela Mayrink, ainda não tive oportunidade de conferi-los, mas morro de vontade! É muito bacana ler os nacionais justamente pela identificação, cresci lendo principalmente livros americanos e é bom saber que é mais fácil encontrar os autores nacionais nas livrarias, que eles estão tendo mais oportunidades. O que gostei da sinopse é que não há um único foco, são diferentes personagens com diferentes histórias que se influenciam, mas cada uma em si é importante. A premissa é bacana, quero conferir se a autora me conquista também! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      A gente lê livros americanos a vida toda, então encontrar um nacional bom nos causa aquela sensação de identificação incrível, é inegável. O mercado para eles está crescendo, apesar de ainda precisar se desenvolver muito, mas com certeza as coisas melhorarão e eu torço pela literatura nacional com todo o empenho.
      Beijos.

      Excluir
  25. Olha, gostei da história! E o livro é em espiral mesmo? Porque se for, é uma maravilha pra ler né? Será que ele vai ter na bienal? Estou esperando ansiosa pra essa bienal, porque espero comprar bastante livros. Coloquei ele na minha lista pra comprar lá, espero que eu encontre, porque parece ser o tipo de livro que eu gosto.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Não, ele não é nesse formato, como disse na resenha, essa é a prova, o que recebi antes do lançamento.
      Beijos.

      Excluir

Design by | SweetElectric