17 de julho de 2015

Resenha - A Rainha Normanda

Livro: A Rainha Normanda
Autora: Patricia Bracewell
Páginas: 400
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413779
Em 1002, Emma da Normandia, uma nobre de apenas 15 anos, atravessa o Mar Estreito para se casar. O homem destinado a ser seu marido é o poderoso rei da Inglaterra, Æthelred II, muito mais velho que ela e já pai de vários filhos. A primeira vez que ela o vê é à porta da catedral, no dia da cerimônia. Assim, de uma hora para outra, Emma se torna parte de uma corte traiçoeira, presa a um marido temperamental e bruto, que não confia nela. Além disso, está cercada de enteados que se ressentem de sua presença e é obrigada a lidar com uma rival muito envolvente que cobiça tanto seu marido quanto sua coroa. Determinada a vencer seus adversários, Emma forja alianças com pessoas influentes na corte e conquista a afeição do povo inglês. Mas o despertar de seu amor por um homem que não é seu marido e a iminente ameaça de uma invasão viking colocam em perigo sua posição como rainha e sua própria vida. Baseado em acontecimentos reais registrados na Crônica Anglo-saxã, A rainha normanda conduz o leitor por um período histórico fascinante e esquecido, no qual fantasmas vigiam os salões do poder, a mão de Deus está presente em cada ação e a morte é uma ameaça sempre à espreita. Governando na época compreendida entre o rei Artur e a rainha Elisabeth I, a rainha Emma é uma heroína inesquecível cuja luta para encontrar seu lugar no mundo continua fascinante até hoje.

  A Rainha Normanda é um livro histórico, uma ficção baseada em fatos verídicos. A obra mostra uma visão bem panorâmica da época em questão, da situação das mulheres, dos costumes e da organização da sociedade... Os fatos são intrigantes, a história é envolvente e bem amarrada.

 A escrita da autora é densa, repleta de descrições sobre pessoas e lugares, os diálogos se apresentam em poucos momentos da trama, mas, apesar disso, o ritmo de leitura é constante e envolvente, mesmo existindo momentos onde a leitura adquire um ritmo mais lento, por conta das descrições que são interessantes, mas em alguns momentos, se tornam maçantes. 

 O romance existe, apesar de não ser o foco, ele está lá para complementar a história e tornar as coisas mais interessantes, já que o assunto central é a participação da rainha no cenário político da época. Entretanto o casal possui química e se torna impossível para os leitores não torcerem para que tudo dê certo para eles.

 Assuntos polêmicos como adultério, estupro e incesto são tratados, sem falar das cenas fortes de violência descritas. Não é um livro de leitura leve.

 A protagonista é muito bem caracterizada, uma mulher de personalidade forte que sofreu com as circunstâncias, mas conseguiu superar as adversidades e lutar por seus ideais. 

 Os personagens secundários tem espaço na obra, são bem desenvolvidos e possuem personalidades complexas. Ninguém é totalmente bom ou ruim, todos são pessoas dotadas de defeitos e qualidades, essencialmente humanos e extremamente críveis.


 O final é muito aberto, já que se trata de uma trilogia, é impossível não sentir curiosidade pelo próximo volume. A edição da editora está impecável, a capa é linda e transmite com graciosidade a essência do livro, sem falar que ela é belíssima. A diagramação está simples, porém bonita e condizente com o cotexto geral.

 Em suma, A Rainha Normanda é um livro de leitura recomendadíssima, não somente uma obra de entretenimento, mas uma aula de história bem fundamentada e riquíssima em detalhes e informações interessantes. seria impossível não recomendar a leitura. 

Classificação:

40 comentários:

  1. Parece até a história da Maria Antonieta. Pelo menos o que eu pude entender do filme..
    Apesar de ser triste, por ter sido verdade, o livro deve ser fascinante mesmo!!

    Beijos
    ooutroladodaraposa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oii, quando vi a sinopse já percebi que nao ia interessar no livro! Não é o tipo de história que me instiga a ler.
    Mas sua resenha ficou mto boa. Assim como suas fotos.
    Bjo

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus.
      Também não é o tipo de leitura que eu faria "normalmente", mas é sempre bom sair da zona de conforto. Fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos.
      Beijos.

      Excluir
  3. Amei a resenha, que fascinante deve ser este livro....e capa é perfeita..

    www.studiocriativo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Esse livro parece ser realmente bom, ainda não peguei para ler, justamente pelo ponto "negativo", a leitura ser um pouco pesada. Porém, quero ler mesmo assim.
    Sua resenha ficou ótima, parabéns.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Inês! Tudo bem?
    Se tem duas coisas que eu não recuso na minha estante são romances históricos e livros com capas maravilhosas, junte os dois em uma obra só e eu fico louca para lê-la! "A Rainha Normanda" está no topo da minha lista de desejados desde seu lançamento. Adorei saber que o livro vai além do romance entre o casal, gosto quando os personagens estão inseridos em outros plots e o cenário político é sempre algo bacana de acompanhar. Tenho certeza que essa será uma leitura bacana para mim, espero poder conferir o livro logo! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Essa capa é mesmo puro amor, babo demais nela *O*. Essa parte de saber como funciona a sociedade da época e assuntos realmente enriquecedores e relevantes é um ponto muito forte mesmo, não dá para recusar uma leitura dessas.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi, Inês!
    Fiquei curiosíssima com a obra, principalmente por ser baseada em fatos reais.
    Apesar da escrita ser densa, acho que eu conseguiria me envolver com a história.
    Beijos

    www.construindoestante.com || Curta a fanpage

    ResponderExcluir
  7. Oi Ines!

    Gostei da resenha e da premissa do livro. Tenho lidos resenhas positivas sobre ele, quero muito realizar a leitura mais por enquanto tô tentando priorizar os livros que já tenho aqui em casa.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. OI Ines!
    O livro parece ser ótimo, tenho um pouco de receio por se passar em 1002 mas quero conferir.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  9. Olá, como vai?
    Já escutei "por cima" o nome desse livro na biblioteca da escola.
    Eu estou de férias, mas assim que as aulas voltarem verei com a minha professora se o livro está disponível.
    Pelo que você disse realmente parece ser uma leitura incrível! Gosto muito de leituras mais leves, porem aquelas mais fortes tem um espaço no meu coração haha.
    Sem contar os assuntos polêmicos que são contados no livro, amo <3
    Ótima resenha :D
    Beijos ♥
    www.algunsr4biscos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      Corra atrás do obra mesmo porque, acima de tudo, ela é uma aula de história e vale super a pena ser conferida <3. Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos.

      Excluir
  10. Olá!!

    Já era de se esperar um livro maravilhoso, quando é da Arqueiro. Eles são muito bons na edição e revisão! Quanto a história, por mais que eu não curta romances de época, esse me chama a atenção por ter bastantes cenas fortes. Boa sugestão!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kamila.
      A Arqueiro é mesmo destruidora, eles arrasam nas publicações, tanto na hora de selecionar o catálogo como na parte visual da obra.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi Inês,
    Acho que o grande desafio de romances históricos é saber dosar os elementos. Se permitir não ficar restrito aos fatos históricos, mas saber respeitá-los. E lendo sua resenha, me parece que a autora conseguiu fazer isso.
    Ainda não conhecia o livro e só a sinopse já me deixou bem intrigado.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Parece ser bem interessante o livro. Gostei da sinopse e da capa. Curti toda a apresentação. A resenha então só me deixou com mais vontade de ler.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  13. Inês, as fotos ficaram lindas! *-*
    O livro já está na minha lista de quero ler, e parece ser bem denso msm...
    N gosto muito qnd os autores tornam as descrições maçantes =/
    Eu n sabia q é uma trilogia!
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Oown, fico mega feliz que tenha gostado <3. Muito obrigada.
      Beijos.

      Excluir
  14. Esse tipo de livro não me interessa muito, mas adorei a sua resenha. Fiquei um pouco curioso com a história, me chamou um pouco a atenção, talvez eu dê uma chance uehehuhhe

    Até mais.
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Inês!
    As fotos ficaram LINDAS. E eu sempre olho esse livro e ele me encanta.
    Ainda não li, mas sinto que a história e eu teremos uma ligação. HAHAHAHA
    Adorei a resenha.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra.
      MUITO obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos eu também gostei particularmente delas. Acho que você gostaria de história mesmo, leia!
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi, Inês!
    Particularmente, eu não curti tanto esse livro. Esperava mais. Sem falar que a narrativa da autora não me envolveu e foi impossível me jogar na história, sabe? Não consegui viver de verdade a trama. Isso me incomodou muito, e logo comprometeu tudo porque ficou cansativo prosseguir.
    Mas fico feliz que tenha gostado e achei importante suas ressalvas; em alguns momentos a leitura fica realmente cansativa e há muitas descrições.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro.
      Existem mesmo opiniões divergentes, isso é inevitável, apesar da narrativa ser densa e rica em detalhes, creio que a história é tão interessante que e impossível não se envolver mesmo assim.
      Beijos.

      Excluir
  17. Olá, Inês.
    A Rainha Normanda, me chamou atenção desde a época que foi lançado pela Arqueiro. Eu já esperava uma resenha positiva de sua parte, porque só de olhar para essa capa é como se eu soubesse que o livro é incrível (coisa de louco), mas enfim, não sabia que o livro ainda contava com bastante conteúdo histórico, o que o faz ter um ponto a mais positivo. Se já queria ler antes, agora quero muito mais.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato.
      Essa capa é a coisa mais linda mesmo, pode ir com fé que a leitura é recomendada <3.
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi, Inês! Tudo bem? Eu não consigo me interessar por livros desse gênero, acredita? Mas achei a premissa de A Rainha Normanda interessante. Os vários temas pesados me assustaram um pouco, mas acredito que posso dar uma chance para este livro. Espero o fazer e gostar muito da obra! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Esse tipo de livro também não costuma me atrair, ganhei por acaso da editora, coisa de troca de livro mesmo, mas no fim das contas foi uma experiência bacana.
      Beijos.

      Excluir
  19. Confesso que não tenho muita curiosidade nesse gênero, mas a sua resenha me fez mudar um pouco de ideia, a personagem parece mesmo ser bem forte, isso já é um ponto positivo e tanto!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo sobre séries no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
  20. Oii, após ler 'A Seleção', esses livros envolvendo nobreza começaram a chamar mais a minha atenção. A capa é linda <3
    Bjs,
    - heartmoon ♥

    ResponderExcluir
  21. Oi Inês!
    Comecei a ler esse livro logo depois do seu lançamento, mas não consegui me envolver com o início e achei melhor deixar de lado para ler em outro momento. Mas, depois de ler essa resenha positiva a vontade voltou rs. Acho que essas cenas maçantes são necessárias, principalmente em uma narrativa com aspecto político, mas percebi que a leitura vale a pena!
    Beijos e parabéns pelas fotos. Ficaram lindas!!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      O início dele é especialmente maçante mesmo, mas a história é fascinante, além de ser uma aula de história, creio que é uma leitura que realmente vale a pena. Fico mega feliz que tenha gostado das fotos, sério <3.
      Beijos.

      Excluir
  22. Olá :)
    já havia ouvido falar do livro, mas nunca tinha lido a respeito, Achei bem interessante, mas não sei se leria agora, já que prefiro histórias mais ágeis, com ritmo menos maçante. Por outro lado, achei legal demais esse misto história real/ficção/romance/épico. E essa capa, maravilhosa! Suas fotos também! :)

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camilla.
      Também não sou a maior fã de histórias com um ritmo lento, mas confesso que essa em especial é uma exceção, às vezes realmente precisamos sair de nossa zona de conforto. Fico feliz que tenha gostado das fotos, a capa é linda mesmo <3.
      Beijos.

      Excluir
  23. Inês!!!

    Tudo bom?
    Olha, eu não conhecia o livro, mas fiquei com vontade de ler por esse ar de realeza e tb pq acabei de assistir Cinderella, e acho que seria uma leitura bacana. Parece ser uma leitura bem densa tb, mas iria na fé depois daqui hehe
    ah poxa vida :33 espero que as proximas experiencias sejam boas :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  24. Oi, Inês =D

    Faço das suas as minhas palavras <3
    Este livro é maravilhoso, tanto historicamente falando, quando ficcionalmente falando. Eu amei <3
    Ótima resenha!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Livy.
      Oown, fico feliz que tenha gostado da resenha a esse ponto <3.
      Beijos.

      Excluir
  25. Oie,
    Eu já tinha visto esse livro, mas e a primeira vez que leio um resenha...
    Adoro livros históricos, e esse parece ótimo!
    Gostei muito da resenha.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Inês, surteeeeeiiii!!
    Estou com essa resenha rascunhada, e eu não conhecia ninguém que tivesse lido o livro para debater comigo hahahaha
    Eu amei, em especial as partes com descrições densas hahaha (uma amante de Dom Casmurro, definitivamente).
    Olha, eu esperei um romance o tempo todo, e ele realmente não aconteceu da forma que eu imaginava.
    E não vou falar mais nada até postar minha resenha hahaha

    Beijosssssss

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      Fico feliz que o livro tenha te envolvido a esse ponto, posso ver que você realmente adorou a leitura, vou aguardar sua resenha!
      Beijos.

      Excluir
  27. Eu sou uma pessoa que odeio história do fundo da alma, não tenho paciência pra assuntos que já se passaram a épocas atrás. Esse livro em especial me chamou a atenção. Ultimamente estou lendo muitos YA que são na maioria das vezes superficiais, acredito que esse livro seria uma coisa mais densa e demorada de se ler, mas mesmo assim, uma ótima experiência.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric