20 de julho de 2015

Resenha - O Que Eu Quero Para Mim

Livro: O Que Eu Quero Para Mim
Autora: Lycia Barros
Páginas: 208
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414066
Alice é independente, bem-sucedida profissionalmente e muito ambiciosa. Além do sucesso no trabalho, tem um namorado que é o sonho de qualquer mulher: lindo, apaixonado, louco para se casar e ter filhos. Mas ela não é qualquer mulher, e acha que a carreira vem antes de tudo. Então, quando Casseano a coloca contra a parede e exige mais espaço em sua vida, os dois entram em um impasse e acabam se separando. Em poucos dias, Alice sente que o fim do relacionamento está sendo mais duro do que esperava. Para piorar, o trabalho entra em crise e sua sócia, preocupada com a saúde da amiga, a obriga a se afastar por um tempo. As férias a ajudarão a arejar a cabeça e voltar mais produtiva. Com tudo dando errado ao mesmo tempo, Alice aceita a sugestão e compra uma passagem para Londres. Chegando lá, mergulha numa profunda jornada de autodescobrimento e percebe o que realmente importa para ela.O que eu quero pra mim é um romance inspirador, que fala sobre a importância de conhecer a si mesmo e descobrir as próprias necessidades antes de trilhar de forma plena o caminho do amor.
 Eu já tinha lido outra obra da Lycia, que foi A Bandeja, e gostado muito. Então quando vi esse livro dela entre os lançamentos da Arqueiro não consegui resistir e solicitei. 

 Confesso que, por ter gostado tanto de seu outro livro, estava com certas expectativas com relação a esse. A proposta é uma história onde a protagonista está em busca de si mesma. Adoro esse tipo de trama, mas algo nessa em especial não me envolveu da forma que deveria.

 Não me entendam mal, o livro é bom, a escrita da autora é fluída e a história é gostosa de ler, mas sabe quando falta algo mais? Então! Algo na mudança da Alice, a protagonista, simplesmente não me convenceu. Primeiro ela viajou e voltou de lá diferente, mas eu não vi circunstâncias que resultaram nessa mudança, nada muito concreto. Depois ela voltou para o Brasil e mudou demais em um curto período de tempo. Sem falar que, no momento em que ela mais mudou, as coisas foram sendo narradas por cima, sem se aprofundar mais. 


 A autora acelera muito as coisas no final e algo nessa metamorfose da Alice simplesmente não convence o leitor. Eu, particularmente, não consegui me envolver emocionalmente com a obra e nem torcer pela protagonista. Não consegui acreditar de verdade, me compadecer com seus dramas e, muito menos, criei aquele afeto que nos faz torcer verdadeiramente pelo bem da personagem. Faltou essa conexão tão importante que precisa ocorrer entre protagonista e leitor. 

 Os personagens possuem belezas de tirar o fôlego e bastante distantes do padrão real de beleza que possuímos aqui no Brasil. Talvez tenha sido justamente isso que me distanciou da trama e não permitiu que eu me envolvesse mais com a história. 

 Os personagens secundários possuem destaque, a ponto de termos uma história paralela se desenvolvendo de maneira até mais crível do que a principal.

 O romance de Cassiano e Alice é previsível, não achei que o casal possuía aqueles elementos que nos fazem torcer até o fim para que tudo dê certo para os dois no final.


 A Lycia insere elementos religiosos no livro de uma forma que não achei convincente. Já li outra obra dela e consegui acreditar verdadeiramente na história e achar incrível a forma que ela entrelaçou religião com a trama em si. Mas nesse achei que isso foi usado como uma espécie de explicação não convincente para as coisas.

 A edição da Arqueiro está impecável. Não encontrei erros de revisão, essa capa é bonita, apesar de ser genérica e não causar tanto impacto no leitor. 

 Em suma, O Que Eu Quero Para Mim é um livro gostoso de se ler, que flui e possui acontecimentos que distraem o leitor, mas não tem muita profundidade, muito menos, um desenvolvimento extraordinário e acontecimentos marcantes. É uma leitura com defeitos e qualidades que recomendo como passatempo, sem que você espere nada incrível. 

Classificação:

44 comentários:

  1. Eu acho que vou terminar de ler ele hoje e tenho que confessar que gostei do livro até agora, mas eu também achei que a história poderia mesmo ser um pouco mais aprofundada, porque de inicio achei a tal da Alice uma mulher muito mesquinha, depois ela se transformou ao viajar. Não sei ainda o que vai acontecer no desfecho, mas estou curiosa para poder avaliar tudo como no geral.
    Gostei da sua opinião sincera. Parabéns pela sua resenha.
    Vou lá ler pra terminar de ler o livro hoje mesmo e ainda desenvolver a minha resenha rs

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Terminei de ler o livro ontem e sinceramente eu fiquei em dúvida em 3 a 4 estrelas.
      Acabei dando 4, porque gostei da história como um geral, mas não foi um livro UAU sabe? Eu acho que é uma história apenas para refletir e tirar bons ensinamentos por conta da mensagem que autora nos passa. Achei o livro gostoso de ler e acho que todos os seus leitores vão gostar.

      http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/07/resenha-princesinha.html

      Excluir
    2. Olá, Silvana.
      Eu não dei 4 porque realmente não achei que mereceu, achei que faltou algo para a história ser bem desenvolvida de fato. Dá para tirar ensinamentos bacanas mesmo, mas o livro é muito raso.
      Beijos.

      Excluir
  2. Heey!
    Gostei da premissa desse livro haha, adoro quando o casal é daqueles que a gente torce para ficarem juntos ^^ e estou precisando mesmo de uma leitura mais leve rsrs.
    Abraços!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  3. Sempre vontade ler a Lycia. Acho que ela dev escrever boas estórias.

    Um xero.

    ResponderExcluir
  4. Oi Gabi!
    Gostei da resenha, apesar de concluir que eu passaria esse título. Ele parece não ser nem um pouco memorável, e eu ando com o tempo (e a disposição) bem escasso. Apesar da trama ter potencial, é uma pena que não tenha sido bem desenvolvida.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  5. Confesso que não fiquei muito inclinado para leitura deste livro. Para mim, este é um passo :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito dos livros da Lycia, e amei a Bandeja também. Esse tá na minha listinha, mas já pela sinopse percebi que não é algo super extraordinário, ficou bem cara do Nicholas Sparks.

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Eu também gostei muito do outro livro que li dela, mas esse realmente é fraco.
      Beijos.

      Excluir
  7. É, eu já li livros da Lycia e gostei deles, e a gente fica mesmo com aquela expectativa. :\
    Adorei a resenha. ♥
    xoxo

    LEITORA MIRIM

    ResponderExcluir
  8. Amei a resenha e vi muitas divulgações deste livro, mas infelizmente eu ainda não li.
    Não conhecia a autora, mas o enredo é ótimo, bem meu estilo rsrs.
    As fotos ficaram lindas.

    Beijos e uma ótima semana.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/07/tag-minhas-10-capas-favoritas.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos.
      Beijos.

      Excluir
  9. Olá Inês.

    Eu entendo você, sempre que pegamos livros de autores que curtimos esperamos mais. E nem sempre eles conseguem nos atender nessa perspectiva. A sua resenha foi bem clara sobre o que o livro é e do que podemos esperar dele. Obrigada pela dica.

    Bjoss
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelen.
      É verdade, às vezes esperamos muito da obra por conta da autora, mas nem sempre ela nos surpreende. Fico feliz que tenha gostado da resenha e que ela tenha sido clara.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi
    Pena que não conseguiu se envolver com a leitura e achou as coisas muito acelerados,
    Eu ainda não li nada da autora e a sinopse desse até que é interessante.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Achei essa capa bem bonita, gosto de imagens que contenham paisagens e cidades ao fundo. Acredito que não me interessaria por esse livro. Eu, particularmente, não gosto de livros que envolvam religião, mesmo que pouca coisa. Assim como você, isso não me convence.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      Eu achei a capa morna, rsrs. Eu também não costumo curtir livros que se mistura ficção e religião, mas, apesar disso, gostei muito de A Bandeja, da mesma autora. Só que esperava algo mais desse.
      Beijos.

      Excluir
  12. Achei a capa linda, gostei da sinopse, só que não foi aquele gostar e juro que não tive nenhuma vontadezinha de ler esse livro.
    Amei o blog, seguindo!

    Abraços,
    Felipe - Um sujeito qualquer
    http://umsujeitoqualquer.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas pela capa eu o compraria! É muito bonita! Mas pela sua resenha, a história não iria me agradar muito. Mas, eu adorei conhecer o seu blog, o layout é maravilho *o* estou encantada! As resenhas são muito bem escritas, também! Vim dizer que te marquei em uma tag lá no meu blog. Ele é novo e ficaria muito agradecida se você pudesse dá uma olhada e, claro, responder a tag também ;) http://madrugadadeleitura.blogspot.com.br
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fran.
      OOwn, fico feliz que tenha gostado do meu blog, sério, esse tipo de comentário enche meus olhinhos. Pode deixar que vou conferir a TAG que você me marcou.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi! Nunca li nada dessa autora, quem sabe essa pode ser a primeira? É uma pena quando a gente acaba não se envolvendo com o livro, mas é a vida. Há livros melhores que outros. Espero que você se envolva mais na próxima leitura. Agora, AMEI seu layout! Está de parabéns, muito lindo! <3 Um beijoo

    www.olivroemquehabito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do layout.
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Inês! Entendo perfeitamente o q vc disse na resenha!
    Eu gosto muito da Lycia mas estou um pouco receosa com esse livro, pois a sinopse já n me chama muito a atenção, lendo sua resenha então... =/
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Eu não tenho experiencia nenhuma com a autora e não consegui nenhuma parceria. Então não posso julgar a escrita dela.
    Mas sei como é frustrante você chegar em um livro com expectativas e acabar se decepcionando...
    Uma pena!!

    Beijo
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  17. Oi Inês!
    Nunca me interessei pelo outro livro da autora, mas gostei de conhecer este. Que pena não ter te agradado tanto!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Que pena que não tenha gostado muito deste :/, apesar de ver elogios a autora confesso que não tenho interesse na leitura.
    Abraço!
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  19. Oi Inês!
    Nunca li nada da Lycia porque não são os tipos de livros que costumo ler, mas esses aspectos que você ressaltou teriam me desagradado também.
    Quando um personagem não me convence, acho muito difícil me envolver com a sua história e essas mudanças repentinas e coisas explicadas superficialmente realmente me frustram. Casais com romances previsíveis, então…passo longe.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana.
      Então, é algo realmente chato, é difícil até se envolver na trama quando o personagem não te convence.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oii!
    Eu fiquei encantado com a sinopse do livro! Me convidou, me chamou... quase uma súplica. Até que li a resenha e provavelmente pelos motivos que vc citou eu não ia gostar muito do livro.
    QUem sabe uma hora que eu tenha oportunidade eu leia, né?

    Bjão.
    Diego, Blog Vida e Letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    Além de um nova postagem tem PROMOÇÂO no blog, eu adoraria caso participasse: http://blogvidaeletras.blogspot.com.br/2015/07/promocao-para-voce-leitor-blog-vida.html

    ResponderExcluir
  21. Eu tinha gostado bastante da sinopse... Pena que o livro não faz jus ao que esperamos dele! Ainda assim achei a capa LINDA!

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Inês! tudo bem? Eu ouvi as mesmas queixas de outras amigas blogueiras :( Que infelizmente ficou faltando aquele elemento que nos ganha no livro e que a trama é de fato um pouco rasa, eu provavelmente não vou ler :/ É uma pena que você não tenha curtido a leitura, eu espero que você curta a próxima!
    Beijos!
    http://www.trocandodisco.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      Fico feliz por não estar sozinha com essa opinião, é um daqueles livros que precisavam de mais, sabe?! Mas enfim, talvez eu curta a próxima leitura dela.
      Beijos.

      Excluir
  23. É bem difícil colocar religião em um livro e agradar,
    pelo menos a mim, pelo fato de cada um ter sua própria crença,fica uma coisa meio forçada, e no caso dos livros que li não funcionou,
    então tenho receio de ler esse

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pepi.
      O problema não foi nem a crença em si, porque eu posso até acreditar em outra coisa, mas leio o livro respeitando a percepção dos outros, mas sim o fato de religião ter sido usada como a solução repentina e extremamente eficaz para todos os problemas. Não foi algo gradual, isso me irritou.
      Beijos.

      Excluir
  24. Oi Gabi!
    Quando eu vi esse lançamento ele já não me atraiu... Depois da sua resenha então, vou deixar ele pra lá ;)

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi!!!
    Ainda não li nada da autora, mesmo a leitura não sendo muito profunda, tenho vontade de conhecer a escrita da autora.
    Beijos

    Elidiane
    Leitura entre amigas

    ResponderExcluir
  26. Nunca li esse livro, mas parece ser ótimo. Fiquei super curiosa, vou anotar para saber mais *--*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oiee
    Confesso que também tenho problemas com livros que se perdem, curti a resenha e a história parece legal, mas não sei se irei ler ;p
    Beijinhos Screepeer
    screepeer.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi, Inês!
    Bem, pela premissa do livro ele pede uma profundidade, que pena que isso não aconteceu. Já vi alguns bons comentários bons sobre ele e até achava que seria o meu tipo de livro, mas particularmente gosto de livro que explore mais os personagens. Gostei muito de sua resenha!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wis.
      Essa é minha opinião, senti que faltou mesmo isso, mas talvez outra pessoa tenha tido outra percepção, varia muito, eu achei o livro morno.
      Beijos.

      Excluir
  29. Adorei a sinopse e a resenha, com certeza entrará para a minha lista de leitura!
    http://decorouotalbolero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Olá Inês,

    Li um livro da autora e gostei, mas confesso que não achei isso tudo, mas gostaria de ler outros livros, vamos ver.....ótima resenha.....bjs.

    www.devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá Inês,
    Nunca li nada dessa autora, mas lembro que o livro A Bandeja me deixou tentada, na Bienal de SP.
    A premissa o livro parecia ser interessante, mas não gostei de saber que não há profundidade na história.
    Acredito que darei uma chance para a autora com o livro A Bandeja.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá, Inês! Gostei bastante de sua resenha. Sincera e sucinta. Já li o livro A Bandeja da autora e não gostei. Fiquei muito triste, pois já gostava dela mesmo sem ler suas obras, estava protelando e com medo de ler esse para não diminuir ainda mais o conceito que tenho por ela. Agora não lerei mesmo. Talvez em outro ponto eu repense, mas por agora não.
    Beijinhos
    http://ninabprescott.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric