12 de julho de 2015

Resenha - Eu Estive Aqui

Livro: Eu Estive Aqui
Autora: Gayle Forman
Páginas: 240
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414233
Quando sua melhor amiga, Meg, toma um frasco de veneno sozinha num quarto de motel, Cody fica chocada e arrasada. Ela e Meg compartilhavam tudo... Como podia não ter previsto aquilo, como não percebera nenhum sinal? A pedido dos pais de Meg, Cody viaja a Tacoma, onde a amiga fazia faculdade, para reunir seus pertences. Lá, acaba descobrindo muitas coisas que Meg não havia lhe contado. Conhece seus colegas de quarto, o tipo de pessoa com quem Cody nunca teria esbarrado em sua cidadezinha no fim do mundo. E conhece Ben McCallister, o guitarrista zombeteiro que se envolveu com Meg e tem os próprios segredos. Porém, sua maior descoberta ocorre quando recebe dos pais de Meg o notebook da melhor amiga. Vasculhando o computador, Cody dá de cara com um arquivo criptografado, impossível de abrir. Até que um colega nerd consegue desbloqueá-lo... e de repente tudo o que ela pensou que sabia sobre a morte de Meg é posto em dúvida. 


  A Gayle Forman conseguiu ir me conquistando aos poucos. Primeiro eu li Se eu ficar, dei cinco estrelas, achei uma leitura ótima, mas nada que mexesse muito comigo. Depois veio Apenas um Dia, que eu chorei, me emocionei, me identifiquei, fiquei louca com o final, favoritei e até hoje recomendo a obra. Aí ela escreveu Eu estive aqui e terminou de ocupar o posto de uma das minhas autoras favoritas, além de ter me arrancado lágrimas e ter me feito devorar a obra completa em apenas um dia. Caramba, essa mulher merece meus mais sinceros parabéns, ela é simplesmente destruidora.

 Existe algo de muito cru e real nas histórias dessa autora, ela escreve sobre gente comum, pessoas que geralmente não protagonizariam um livro, então ela nos mostra que essas pessoas "comuns" são donas das histórias mais emocionantes, mais interessantes e que mais mexem com a gente. Talvez por vermos um pouco de nós mesmos nesses personagens tão simples e ao mesmo tempo tão complexos.

 Essas pessoas que nunca olharíamos duas vezes na rua e que, sob uma primeira análise, parecem simples, além não demonstrarem ter absolutamente nada de interessante para nos revelar são exploradas pela Gayle até o fundo de suas almas. A autora conta uma história que poderia acontecer comigo ou com você e é justamente isso que torna suas obras sensacionais: elas são críveis. Eu acredito de fato nelas, em sua veracidade, por mais que sejam fictícias. E eu acredito tanto que, dentro de minha cabeça, elas se tornam reais. 

 Com Eu Estive Aqui não foi diferente, ela nos jogou na realidade crua e dura da Cody. Ela nos levou até os confins de seu mundo destruído e sem esperanças, mostrando todos os acontecimentos da vida de uma menina que é considerada "lixo branco" (é exatamente esse termo que ela usa). Uma garota sem futuro, sem perspectivas, que vive uma vida sem graça em uma cidade mais ou menos. Aí você pensa: "o que tem de interessante nisso?" Absolutamente tudo. Desde a forma que uma pessoa tão comum pensa, até as razões e circunstâncias que a levaram até ali, tudo isso com o suicídio de sua melhor amiga em segundo plano.


 Sim, esse é o segundo plano. Apesar da sinopse dar a entender que esse é o tema principal do livro, existe muito mais. E o suicídio é só o estopim para a jornada de busca por si mesma que a Cody realiza. Esse é outro ponto que amo os livros da Gayle, o foco principal é sempre a protagonista e sua jornada de autoconhecimento.

 A Cody amadurece, cresce e se fortalece com os socos da vida, além de descobrir a si mesma e as coisas ao redor. Essa é a essência da vida, ponto. Essa constante metamorfose que todos nós sofremos e que são derivadas, em sua maioria, pelos socos da vida. Pelas vezes que caímos e decidimos que ficar no chão não vale a pena, então nossa única alternativa é levantar. Aí já não nos levantamos a mesma, e a Cody faz isso muitas vezes. Ela amadurece muito, mas de uma forma realista e gradual, não é algo repentino e que faz o leitor pensar: "ué, mas como ela mudou tão rápido?". Inclusive, essa mudança toda pode até passar batida pelo olhar de um leitor mais desatento.

 Não vou negar, o suicídio tem muita importância no contexto geral, tem também bastante foco ao longo da trama. É um assunto forte, que já presenciei sendo abordado em outros livros, mas nesse me pareceu ainda mais real do que em qualquer outra história. É  um assunto que possui divergência de opiniões, mas é também um tema que precisa ser abordado. Às vezes não nos damos conta, mas são muitas as pessoas que sofrem desse mal, que já pensaram em fazer algo do tipo e livros como esse nos ajudam no sentido de conscientizar. Temos várias mensagens implícitas ao longo da obra sobre o assunto e, mais para o fim, um epílogo mais direto que, com certeza, nos faz refletir.


 O relacionamento de Cody com Tricia, sua mãe, é complexo e fascinante de um jeito que vocês só vão entender quando lerem o livro. É aí que conhecemos essa personagem tão interessante e que é uma incógnita para nós, leitores. Os outros personagens secundários também são donos de personalidades marcantes e curiosas, o que me leva a crer que a Gayle é expert em criar personalidades memoráveis. 

 O romance é incrível, a autora tem o dom de fazer casais que funcionam tão bem que, para os leitores, é impossível não torcer para que eles deem certo, é impossível não sentir aquele frio na barriga com a expectativa dos dois ficarem juntos mesmo. Eles possuem química, mas mais que isso: um envolvimento emocional profundo. Eu, particularmente, não acho fácil criar um romance de qualidade tamanha a ponto de fazer o leitor se envolver psicologicamente com o casal. Então aplaudo de pé as autoras e autores que conseguem fazer isso. Aplaudo a Gayle de pé por isso e tantos outros motivos que fazem dela uma escritora sensacional. Uma de minhas favoritas (agora que me dei conta desse fato, não vou parar de falar, vocês que aguentem!). 

 A edição da Arqueiro está ótima, como sempre. A capa é linda, tem vários elementos presentes na trama, mas também possui imagens que até agora eu estou tentando entender o contexto na história. Encontrei um erro de revisão, mas foi algo bobo, nada alarmante. 

 Em suma, Eu Estive Aqui serviu para consagrar a autora entre as minhas favoritas (terceira vez que eu falo isso só nessa resenha). É um desses livros incríveis que celebram a vida em sua forma mais real: contanto a história de gente comum, de gente como a gente. Aliás, não existe nada mais fascinante que isso. Eu juro que poderia citar mil motivos para você ler o livro (e acreditem, eu teria esses mil motivos), mas vou me limitar a indicar a obra e pedir que vocês confiem em minha opinião, eu estou sendo completamente sincera quando digo que essa obra merece um lugar na estante de vocês. Tomaram que minha opinião seja levada em conta. 

QUOTES:
"É assim que funciona com as mentiras. A primeira é difícil, a segunda é mais fácil até que saem da sua boca com mais facilidade do que as verdades. Talvez porque sejam mais fáceis que elas." 
"Às vezes uma dor é tolerável até ser tocada, até cutucarmos a ferida. O mesmo se aplica ao sofrimento desta vida; ele é trazido a tona pelo tumulto da existência." 
"Você tinha um monte de pedras nas mãos, então resolveu limpá-las, deixá-las bonitas e fez um colar. Meg ganhou um colar de joias e se enforcou com ele." 
"Quando mais perto você chega da verdade, mais fácil é mentir." 
"O que estou pedindo para todos vocês fazerem não é fácil. Deixar nossas feridas cicatrizarem. Perdoar. E, às vezes, o mais difícil de tudo: perdoar a nós mesmos."

Classificação:

110 comentários:

  1. Não curto muito a Gayle, Se Eu Ficar por todo aquele marketing da Novo Conceito me decepcionei um pouco com a obra, mas pela resenha tenho vontade ler este.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  2. Sua resenha só me deixou com mais vontade de ler esse livro! Nunca li nenhum dessa autora, mas quando eu li a sinopse de Eu Estive Aqui tive certeza de que queria lê-lo. Parece incrível e muito maduro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suzana.
      O livro é ótimo, claro que se eu tivesse que recomendar uma obra da autora acima de todas seria Apenas um Dia, mas esse também é simplesmente incrível <3. E sim, é super maduro.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Gabi!
    O início da sinopse me lembra bastante "Garotas de Vidro". Gosto muito de livros com personagens e situações verossímeis, ainda mais quando tratam de assuntos tão polêmicos.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sofia.
      De fato, a sinopse parece um pouco com Garotas de Vidro, nunca cheguei a ler esse outro livro, então não posso dizer se eles são, de fato, iguais.
      Beijos.

      Excluir
  4. oi flor, também li e achei a história um retrato de vida, daqueles que você precisa ter em mãos e sempre dar uma espiada, uma narrativa forte e muito marcante a trama
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi querida!
    Só li Se eu ficar, e apesar de ter achado bom nao achei algo laaaaaa muito emocionante (é sim mas eu nao chorei, estou falando disso rsrs), talvez fosse a epoca que eu li
    fiquei curiosa pra ler esse e o apenas um dia que voce falou que se emocionou bastante :3
    e o suicidio ja é uma coisa forte, deve ser um livro interessante como um todo, não?
    Obrigada :D
    hehehe eu tb prefiro as novelas antigas!

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâm.
      Eu confesso que também não me emocionei em Se eu ficar, na realidade, eu acho o pior livro dela, é até fraquinho se comparado aos outros, rsrs. Mas esse é ótimo, e Apenas um dia também!
      Beijos.

      Excluir
  6. Oláá!
    Eu meio que estou fugindo de dramas, sabe? haha
    Amei esses quotes que vc selecionou, lindos demais.
    Beijos,
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Adorei a resenha desse livro, a sinopse e essa capa! Quero ler! Parece uma história forte e emocionante!

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Gabi!
    Eu ainda não li nenhum livro da autora, mas vi o filme Se eu ficar e gostei.
    Sua resenha me deixou interessada nesse livro, parece ser bem diferente de Se eu ficar!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  9. Oi Inês,
    Eu sou muito muito fã da Gayle. Especialmente por conta de suas duologias anteriores. Acho que ela consegue contar uma história a partir de um personagem e não o contrário (como é o comum). Já havia me apaixonado por Apenas Um Dia/Ano <3 E Eu Estive Aqui é simplesmente fantástico também. Estou escrevendo a resenha ainda, porque esse livro derrubou meu forninho. Amo a forma como Gayle conduz o leitor a entrar na mente de seus protagonistas e por isso, tanta gente detesta Se Eu Ficar (porque Mia é chata, se despreza e daí o leitor a despreza - é a leitura em primeira pessoa, te fazendo sentir o que o protagonista sente). Livro lindo e tua resenha faz jus a ele.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana.
      É mesmo incrível como ela foca nos personagens e cria tramas extraordinárias, é como você disse, ela conta uma história a partir dos personagens. Não tem definição melhor. Esse livro é sensacional, derrubou meu forninho junto com Apenas um dia, que também é muito destruidor. Muito obrigada, fico feliz que a minha resenha tenha chegado à altura da obra!
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi, Gabi! Tudo bem?
    Que resenha incrível!! Eu ainda não li nada da Gayle Forman, mas seus livros estão na minha lista de desejados, espero poder conferi-los em breve. Com relação ao "Eu estive aqui", li algumas resenhas que me deixaram um tantinho decepcionada, mas não creio que essa será uma leitura ruim para mim. Acho que a temática do suicídio é muito forte e deve ser bem trabalhada, mas saber que a história segue um por caminho de autoconhecimento me deixou mais animada. Estou precisando ler algo tão emocionante quanto você descreveu e espero poder encontrar isso nesse livro. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Eu gostei demais do livro, sinceramente, apesar de achar que tiveram pontos fracos, mas eu os achei tão minúsculos que nem citei na resenha. Essa jornada de autoconhecimento é a melhor parte, sério. Quero mais livros dessa autora por aqui, e já!
      Beijos.

      Excluir
  11. To lendo o segundo livro, que agr tá me fugindo o nome :) Beijos :* adorei a resenha

    agarotasecreta14.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Inês, tudo bem?

    Ótima resenha! Eu nunca li nada da autora, mas assisti Se Eu Ficar e não gostei. Não me emocionai, sei lá, não curti. Depois disso não tive mais vontade de ler o livro e nem qualquer outro dela.
    Tenho lido bastante resenhas positivas deste livro em questão, tenho que deixar o preconceito de lado e tentar ler para ver se é só implicância minha...
    Eu estou meio farta de histórias que abordam suicídios também...vamos ver!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  13. Olá Inês, como vai?
    Eu nunca li um livro dessa autora, mas a resenha deste parece ser interessante. :)
    Faz um tempo que não li algum livro :/

    Beijos,
    http://designer-lovers.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Uau... Ainda não li nada da altora, sua resenha me deixou com água na boca. Amo histórias que exploram o sentimento dos personagens. Dica aceita. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha e a indicação! Parece ser um livro incrível!
    Um beijo

    Dicas para Todas

    ResponderExcluir
  16. Eu estou apaixonada pelo seu blog.
    Sua resenha ficou ótima, e me deu mais vontade de começar essa leitura já que não li nenhum ainda.
    Amei as fotos também.
    Beijos e sucesso!
    http://myself-here1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Fico feliz que tenha gostado do blog e das fotos <3. Volte sempre!
      Beijos.

      Excluir
  17. Já li duas obras da Gayle Forman, Se eu ficar e Para onde ela foi, e simplesmente adorei, são livros maravilhosos. Infelizmente, ainda não tive a oportunidade de ler mais livros desta autora, mas este já entrou para minha listinha de futuras leituras. Sua resenha me conquistou, ativou meu interesse em relação ao livro e sua história, parabéns! Ótima resenha ♥

    [I Don't Care]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rari.
      Oown, muito obrigada! Fico feliz que tenha gostado das resenhas, Se eu ficar, em minha opinião, é o livro mais fraco dela, então acho que você iria adorar outras obras da autora.
      Beijos.

      Excluir
  18. Olaá!

    Recebi esse livro em parceria com a editora e será minha proxima leitura graças essa resenha. Nunca li nada dessa autora, mas sempre li elogios para as obras dela <3 Acho que quanto mais palpavel melhor. Quanto mais nos envolvemos, mais bonito fica.
    Fiquei muito animada e agora ansiosa para leitura.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Leia mesmo, pelo menos o mais fácil você já tem: o livro em mãos, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  19. Ainda não tinha ouvido falar sobre este livro, mas devo confessar que fiquei muito curioso em lê-lo. Parece-me ser uma leitura fabulosa, vou ter que o ler muito em breve! Obrigado pela sugestão :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt

    ResponderExcluir
  20. Oi Gabi como vai?
    Nossa que espetáculo eu tinha ouvido falar desse livro mais sempre me esquecia de ir atrás, esse tipo de história é uma viagem fantástica, afinal você imagina ter uma melhor amiga que ao descobrir que quando ela morrer no final das contas não sabe nada sobre ela, parabéns por sua resenha to curioso pra ler
    Abraços!!!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
  21. Menina!

    estou louca pra ler esse livro... vi uma outra resenha falando super bem, e esse livro furou a fila da minha lista infinita de livros para ler!! ahuahauha
    Vou confiar na resenha certeza!! me interessei muito!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
  22. Sou super fã dessa autora e estou super ansiosa para ler "Eu estive aqui " .
    Adorei a sua resenha , você me fez ficar com mais vontade ainda de ler o livro .

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi, Inês! Tudo bem? É tão bom quando algum autor ou autora se consagra como os nossos favoritos, né? Recentemente, dois autores se consagraram como os meus favoritos: Gillian Flynn e Matthew Quick. Quero conhecer o trabalho da Gayle e ver se ela também irá fazer parte desse seleto grupo. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Nossa, que vergonha em admitir que ainda não li nenhum dos livros dos autores que você citou. Mas dê uma chance para a Gayle, ela é incrível. Quem sabe não entra para seus favoritos também?!
      Beijos.

      Excluir
  24. Eu assisti o filme "Se eu ficar", mas não achei lá essas coisas não. Claro, o livro sempre é melhor, então possa ser que se eu lesse o livro eu gostaria mais. Aliás, nunca li nada da autora, mas esse é o livro dela que mais tenho vontade de ler. Nunca li algo com esse tema, pelo menos não com a abordagem que parece ter aqui. Se tiver a chance, lerei com certeza!

    =)

    Suelen Mattos
    _____________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suelen.
      Não cheguei a ver o filme Se eu ficar, mas o livro em si é a obra mais regular dela, apesar de ter me conquistado. Sinceramente, os outros romances dela são MUITO melhores.
      Beijos.

      Excluir
  25. Oi, seu blog não é uma boa opção pra uma menina como eu. Agora, eu quero ler todos os livros que você falou aqui. Minha lista tá imensa! Brincadeira (só a parte do seu blog não é uma boa opção pra uma menina como eu). A capa logo me chamou a atenção, que parece com a do Se eu Ficar e a história também me atraiu. Meus livros preferidos são aqueles de suspense e mistérios que a gente descobre ao longo do livro, sabe?
    Enfim, mais um adicionado à lista!
    Bjs,
    - heartmoon ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ally.
      Fico feliz pela parte do blog não ser pra você, ser brincadeira, sério, rsrs. Nesse caso, acho que você adoraria o livro.
      Beijos.

      Excluir
  26. Oi Gabi!
    Adorei a resenha! Acho que esse é o livro da autora que me despertou mais curiosidade. Quero assistir Se Eu Ficar, mas não tive nenhuma motivação pra ler nenhum dos livros dela. Esse me chamou a atenção!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  27. Oi Inês, tudo bem? Eu ainda não li nenhum livro da Gayle, e me sinto bem mal por isso. Todo mundo que lê, ou ama ou ama muito. Quero ler algum livro dela, só não sei por qual começar.. Acho que uma coisa fantástica na literatura contemporânea é isso que tu falou que ela faz, o fato dos autores escreverem histórias extraordinárias sobre pessoas comuns. Li dois YA's recentemente e fiquei com essa sensação. Espero que ao ler algum livro dela eu sinta novamente, porque poucas coisas são tão boas quanto terminar um livro e falar: poxa, que livro bom! Ah, já ia esquecendo de falar que achei essa capa absurdamente linda (sou dessas que julga um livro pela capa, sou mesmo)!! Tenha uma ótima semana, beijos :-)

    www.artigo2.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayanna.
      Caramba, acho que o primeiro que você deveria ler é Apenas um dia, claro. Mas esse também é uma ótima opção, a Gayle escreve sobre pessoas comuns como ninguém. Acho que você iria gostar da obra. E, cá entre nós, também julgo livro pela capa, rsrs. Segredo, hein!
      Beijos e tenha uma ótima semana você também!

      Excluir
  28. Estou louca pra ler esse livro desde que vi a sinopse lá no skoob <3

    Amei a resenha e fico feliz que a autora esteja entre as suas favoritas!

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Primeira vez que vejo a resenha desse livro e confesso: eu preciso ler! hahahaha <3
    Parabéns pelo blog e pelo post! :)
    http://enxurradaepensamentos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi, Inês! Curti muito sua resenha. Esse foi o primeiro livro da Gayle que eu li. Não tive uma recepção tão boa quanto você. Achei vários pontos negativos que me desanimaram na leitura!
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus.
      Nossa, que pena! Eu realmente adorei, mas viva a diversidade de opiniões!
      Beijos.

      Excluir
  31. Oie,
    Ainda não tenho o livro, mas quero comprá-lo em breve, e parece muito bom.
    Sua resenha ficou ótima, e me deixou com mais vontade de ler!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Hey, Inês, tudo bem? Primeiro acesso aqui no seu blog *o*

    Bom, eu ainda não conheço nenhum trabalho da Gayle, então não tenho muita proficiência para opinar, mas a sua resenha despertou a minha curiosidade, vale a pena, sem contar que a sinopse é bem instigante, haha

    Abraços, até loguinho!
    http://www.revolucaonerd.com.br/

    ResponderExcluir
  33. Olá Inês,

    Só leio resenhas positivas desse livro, li um livro da autora Seu Eu Ficar e apesar de ter gostado espera bem mais, mas quero ler outros e esse é um deles....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Oii, Gabi! Nunca li nada da Gayle (só assistir Se Eu Ficar e achei beem ruinzinho o filme), mas sei que ela tem muitos fãs e é bem legal saber que vai amadurecendo e emocionando com cada livro que publica. Não gosto desse fundo preto, preferia o branco, e no momento não estou muito no clima para livros que abordam o suicídio, mas já deixei sua dica anotada e quem sabe não vai parar na wishlist para a Bienal desse ano! :D Bjos!

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Eu nem cheguei a ver Se eu ficar, não consegui terminar, rsrs. Mas achei a leitura do livro bacana, claro que nem chega aos pés das outras obras que li dela. Sério. Também preferia um fundo branco, mas me acostumei com o preto e já acho que está combinando. Rsrsrs. Mas dá outra chance para a autora.
      Beijos.

      Excluir
  35. Todo mundo fala bem desse livro, e parece ser muito bom mesmo, mais não sei por que to com medo de comprar e não gostar :/

    http://culpa-dos-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. Oi Inês!
    Fiquei muito empolgada lendo sua resenha. Já queria ler esse livro, mas agora fiquei com mais vontade rs.
    Também gosto muito da escrita da Gayle e gosto dessa característica de amadurecimento que vemos em seus personagens :)
    Parabéns pela leitura!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Oi Inês!
    Se eu ficar é um livro bem famoso, mas nunca senti vontade de ler. Gostei de conhecer mais um livro da autora, este parece ser bem emocionante. Ótima resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com | Participe do sorteio

    ResponderExcluir
  38. Oi =)
    Tá aí um livro que apesar de ser muito bem falado, eu não tenho muita vontade de ler (nem ele e nem o primeiro). Não sei :/ mas gostei da sua resenha.

    Milhoes de Beijos!

    Marina Lima.
    Meu Doce Apartamento | Literatura, Culinária, Caseirices & muito amor

    ResponderExcluir
  39. Oi, Inês.
    Essa autora é sensacional.
    Vi o filme sobre o livro dela e adorei.
    Só vejo resenhas positivas e esse livro em particular ainda tem um pouco de suspense.
    São raros os autores que criam histórias comuns e de casais com tanta química.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  40. Oie, tudo bom?
    Eu tenho o livro Se Eu Ficar da autora mas ainda não tive vontade de ler.
    Olha, eu fiquei realmente interessada nesse livro, uma pessoa que eu amava mais que minha vida cometeu suicídio e na época foi muito difícil pra eu lidar com a situação. Um livro que me ajudou muito a entender foi Os 13 Porquês. Acredito que livros com esses temas ajudam muitas pessoas, não só as que pensam em se suicidar, mas as que tiveram algum parente que fez isso.
    Bom, a única coisa que eu não gosto nos livros da Gayle e acredito que nem é culpa dela, são as capas serem completamente semelhantes (para não dizer iguais).
    Enfim, adorei sua resenha.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  41. Oie!
    Morro de curiosidade de ler um livro da autora, eu tenho Se eu Ficar e espero ler em breve. Tô muito curiosa por Eu Estive Aqui, espero adquiri em breve também.

    Beijos,
    Andy- http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oi, Inês! Tudo bem, amore?

    Amiga, que resenha fantástica! Após ler sua belíssima resenha fiquei encantado com o livro e definitivamente eu necessito dele em minha estante, urgente, pois irei ler com certeza! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
  43. Oii Inês
    Já estava na vontade de ler este livro, e agora que li sua resenha *0* mds, preciso urgente, me deixou mega curiosa para saber o desenrolar dessa historia!!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  44. Olá,
    Sua resenha me fez ter ainda mais vontade de ler os livros da Gayle Forman, só os conheço pelos nomes e nunca tive a oportunidade de lê-los.
    As histórias escrita por ela me aparentemente me agrada. Espero conseguir apreciar a leitura de algum livro escrito pela Gayle.

    ResponderExcluir
  45. Dos livros da Gayle, li apenas "Se eu ficar", confesso que achei fraco pela proporção do sucesso do livro e a adaptação pro cinema. Achei a escrita muito juvenil para um enredo tão bom. Espero ter a chance de por as mão em outros livros da autora para tirar essa primeira impressão.

    Bjjjs : *

    http://passandodosvinteeum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  46. Oi Inês,
    Tenho muita vontade de ler os livros da Gayle Forman, ela parece ter o estilo que eu gosto. Adorei a sua resenha, e esse livro com certeza será minha próxima leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  47. Eu li "Se eu ficar" da autora, mas esse foi meu único contato. Pelo que posso perceber, ela é bem trágica no que escreve, né? Coma, morte... Haha. Mas concordo quando diz que ela sempre retrata pessoas comuns e acredito que esse seja um dos pontos fortes da autora. No geral, eu achei que ela desenvolve bem a história e também escreve muito bem.
    Parabéns pela sua resenha!
    Ler sua resenha me deixou curiosa para saber mais sobre suas histórias. Não só sobre "Eu estive aqui". mas também "Apenas um dia", que é um dos seus favoritos.

    ResponderExcluir
  48. Li aqueles de Se Eu Ficar e foi amor puro, amei a autora. Com esse fiquei na expectativa pra ler, é outro romance delicado e bonito e que as resenhas fazem ter vontade de sair correndo pra comprar. E essa deu, viu? Tanto elogio deve ser por um bom motivo e quero ele na minha estante sim! Agora mais do que antes xD
    A autora sabe escrever favoritos...

    ResponderExcluir
  49. Comecei ler outros livros dela mas ainda não terminei.
    Esse está na minha lista de espera de leitura.

    ResponderExcluir
  50. Oi. A resenha está muito boa.
    Eu concordo com alguns sobre o fato de "Se eu ficar" ter decepcionado um pouco, e com isso eu não ter dito vontade de ler alguma outra obra dela. Mas sua resenha inspira ler... rs... Deu vontade!
    Parabens!

    ResponderExcluir
  51. Já li Se Eu Ficar, Pra Onde Ela Foi e Apenas Um Ano e me apaixonei nos três. To louca pra ler esse também!

    ResponderExcluir
  52. Oie. Gostei da resenha, e foi por ela e mais algumas outras que eu li que me deixaram com muita vontade de ler esse livro. Eu ainda não li os livros da Gayle, e quando você disse que gostou dos outros também, me deixou com vontade kkkk Ele, com certeza, está na minha lista de "Quero Ler".

    ResponderExcluir
  53. Adorei a resenha, fiquei com mais vontade ainda de ler o livro logo!!

    O blog é ótimo, acompanho sempre!

    Continue e parabéns!

    http://pensamentostraduzidosem-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  54. Nossa,muito boa sua resenha,estou com muita vontade de ler o livro.Quando li a resenha me interessei muito pois ainda nunca tive a curiosidade para ler sobre suicídio e o suspense do desenvolver da história mas agora como esse livro me interessou muito,agora estou super curiosa para ler lo logo e acabar com a minha curiosidade.rs

    .A autora já me ganhou com E Se eu ficar que estou lendo no momento e estou amando!!

    ResponderExcluir
  55. Não tinha ouvido falar da autora, mas fiquei interessada.
    Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  56. Inês!
    já li 3 livros da autora e sou fã.
    Quero muito ler esse principalmente porque é diferente dos enredos anteriores e aborda um tema delicado que é o suicídio.
    Muito boa sua análise.
    “Há três coisas na vida que nunca voltam atrás: a flecha lançada, a palavra pronunciada e a oportunidade perdida.”(Desconhecido)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  57. Amei a resenha, a história parece ser muito bem planejada.Tendo romance mas também falando de relacionamento familiar e ainda com um pouco de suspense amo!!! Querendo muito ler Bjss <3

    ResponderExcluir
  58. Estou doida pra ler esse livro, gosto muito da escrita da Gayle Forman, amei Se eu ficar e Para onde ela foi, essa resenha me deixou ainda mais ansiosa em conferi essa história.

    ResponderExcluir
  59. ouso muito falar deste livro, li o livro para onde ela foi , mas me falta ler se eu ficar e agora lendo esta resenha gostaria muito de ler , eu estive aqui.

    ResponderExcluir
  60. Deve ser bom mesmo os livros dessa autora, ainda não tive a oportunidade de ler algo dela, mas vontade é o que não falta hsuahsaushau
    Desde que vi a sinopse desse livro, estou louca para lê-lo!
    Amei a resenha, bem feita e com bastante detalhes *-*

    Beijos invernode1996.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  61. Já li dois livros da autora e quero ler outros livros dela, porém não sabia qual ler. Agora já sei. Adorei a resenha.

    ResponderExcluir
  62. Eu gosto de um bom mistério, e a história promete uma busca da amiga pela verdade da que se foi! Quero ler!!!

    Miquilis

    ResponderExcluir
  63. Li "Se eu ficar" e juro que morri de chorar!
    Achei muito emocionante e acredito que seja muito real

    Já sobre 'Eu estive aqui' eu li comentários no instagram com a #euestiveaqui e a primeiramente achei que o livro não iria me agradar, já que o pessoal não se surpreendeu e que parecia que o estilo da escrita da Gayle e a forma da condução do seu romance havia mudado.

    Eu gostei de 'Se eu ficar' e de 'Para onde ela foi', pela existencia do sequencial e da continuidade do romance de Mia e Adam.
    Achei brilhante a história misturar depressão com suspense, o que parece prender o leitor até o final do livro. Ou seja: quero ler!! =)

    ResponderExcluir
  64. Nunca li nenhuma obra da Gayle, mas não foi por falta de vontade, foi por falta de dinheiro mesmo kkkkkkkkkkk Lendo a resenha fiquei com mais vontade ainda de ler, pois as obras dela estão na minha lista de desejados. Adoro narrativas que não são somente romance, ou somente drama, gosto da diversidade, da capacidade do escritor mexer com o seu psicológico... Quero muito esse livro! *-*

    ResponderExcluir
  65. Quando li a sinopse na época do lançamento do livro, fiquei curiosa quanto a estória e quais os motivos que levaria a pobre moça a se matar. Eu particularmente não gosto de estórias que envolvam suicido, me da uma tristeza sabe?!
    Mas gostei de saber que o livro trata dessa fase da vida que é deixa as meninices de lado e começar a virar adulta, esse período de transição para a idade adulta. Com certeza encontramos dificuldades em lidar com todas as mudanças e responsabilidades.
    Com certeza lerei esse livro, quero muito entender tudo e conhecer melhor a escrita da Gayle. Eu não gostei mto da capa, achei o preto meio pesado pra o livro.

    ResponderExcluir
  66. Quero muito ler esse livro,amei a resenha,Bjs

    ResponderExcluir
  67. Oi Inês :)
    Estava curiosa pelo livro desde o lançamento, acho que o tema suicídio é interessante exatamente por conta de toda a história que tem por trás dele .. Tenho a impressão de que é um romance que vai mexer bastante comigo e me permitir entrar dentro da história. A Gayle tem esse dom de me fazer mergulhar em sua escrita! E sim, ela também conseguiu entrar para a lista de autores favoritos!
    Ansiosa por essa leitura.
    Beijos :*

    Blog Passeando com os livros


    ResponderExcluir
  68. Já li a duologia Se eu ficar e Para onde ela foi. Amei. Acabei de ler Apenas um dia e tenho já pronto no kindle o Apenas um ano como próxima leitura e agora me depara com mais uma resenha de um livro da autora que vou querer ler também. Pela resenha acho que o livro vai ser mais um daqueles que vão me pegar de jeito. O tema suicídio e sempre forte e a autora sabe como focar em todos os assuntos com muita versatilidade. Quero ler em breve. Na minha lista como o próximo.

    ResponderExcluir
  69. Nooossa, eu estou loucaaaaa para ler esse livro!
    Apesar de ser um tema forte e triste, acho que pelas resenhas que li, é um livro que nos faz refletir e crescer.
    A Cody amadurece, e diferente de outros livros com temática de suicídio, ela toma um rumo certo e profundo em sua vida. Não deixando se abalar completamente a beira da ruína.
    Quero muito ler.
    bjos
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  70. Nunca li nenhum livro desse estilo. Mas provavelmente terei a chance algum dia.

    ResponderExcluir
  71. Ola Inês!
    minha colega já havia me recomendado esse livro, e eu gostaria muito de lê-lo, pois adoro livros de suspense. pois acho que trás uma emoção a mais ao leitor! adoraria te-lo em minha estante.
    Desde já agradeço o convite para talvez tê-lo para mim! PS.: Quero muito o ler! bjs

    ResponderExcluir
  72. Oi Inês, obrigada pelo convite, amei sua resenha, esse livro já estava na minha lista, agora fiquei com mas vontade, se der vou ter ele na minha estante, bjos!!

    ResponderExcluir
  73. Eu gostei do livro. Acho que eu esperava algo mais, não sei direito. Talvez uma visão maior das escolha sda Meg, do que aconteceu com ela, o por que.... talvez eu esperasse isso. Mas no todo, o livro é ótimo e os personagens evoluem absurdamente. Algo que nos faz sentir na pele tudo, sem duvida.

    ResponderExcluir
  74. Tenho muito interesse em livros com a temática suicídio, esse parece ser muito bom além de ter uma capa muito bonita.
    Gostei muito do que eu li da sua resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  75. Cara, essa capa arrasa! Mas sério a história, caramba, parece mt legal, adoraria ler, serião...bem a vontade de ler eu tenho agr só falta o livro hehe husahuhushausahu

    ResponderExcluir
  76. Eu estive aqui :)
    Ainda nao li o livro, mas quem sabe, você me deixou animada.
    Quem sabe nao ganho o livro?

    ResponderExcluir
  77. Já tive uma decepção com Gayle Forman mas de qualquer forma ainda quero dar uma chance para autora. Eu adoro livros com temas fortes então é capaz de eu acabar gostando de eu estive aqui. Tô curiosa para saber mais sobre essa menina "lixo branco" e pelo jeito acho que vou me surpreender com a história.

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  78. Não li nada da autora, apenas vi o filme Se eu ficar tive vontade de ler a obra, mas não cheguei a correr muito por isso. Gostei bastante da história desse livro, já estou torcendo para o casal kkk xD

    ResponderExcluir

  79. Eu simplesmente amei esse livro, uma história envolvente, contada de forma direta, onde o suspense te prende. E o mais importante é a mensagem que ele passa para todos que vivem o drama e dores de uma depressão, o mal que ninguém pode estar livre. Esse livro é um daqueles que vale a pena ler.

    ResponderExcluir
  80. Agora fiquei curiosa para ler este livro porque pelo que entendi ele toca em um assunto muito triste que é o suicídio!! O que levou a amiga de Cody a faze isto? Como que Cody não percebeu o que a amiga sentia? O livro parece nos ensinar a sermos pessoas melhores, além é claro, de não focar só nisto!!

    ResponderExcluir
  81. O livro parece conter uma história muito emocionante, já que ele fala sobre um assunto triste e polêmico!! Penso que a personagem Cody irá descobrir muitas coisas a respeito de Meg, que a tá então ela não conhecia!!

    ResponderExcluir
  82. O livro tem um mote bem legal, mas fico com mt medo dele se tornar apelativo. Mas ainda assim quero ler. ;-)

    ResponderExcluir
  83. Ai meu Deus... Já quero pra mim!!!! E do jeito que sou viciada em drama!!! ótima resenha! E será com certeza minha próxima compra!bjs

    ResponderExcluir
  84. Apesar do livro ser meio que um romance, eu adoro histórias que tem esses suspenses, essas coisas misteriosas, sabe? Foge do comum. Já li muitos livros de romance que no início da minha trajetória literária (? rs) eu achava o máximo, mas com o tempo fui passando a "desgostar", por serem muito previsíveis. Histórias como aquelas do mocinho e a mocinha ficarem juntos no final, depois que uma injustiça foi feita afim de os separar rs então gostei muito do que li aqui, é uma história que parece beeem fascinante. Já quero pra mim!
    E aliás, eu não li ainda o "Se eu ficar", nem assisti ao filme, e não sabia que era da mesma autora até ler o que você disse aqui, mas quando eu vi a capa do livro eu lembrei de "Se eu ficar" na hora rs fico feliz em saber que você gostou tanto assim dos livros dela, assim me sinto mais segura caso eu vá comprar.. (eu não tinha gostado taaaanto da história de Se eu ficar, até onde eu sabia).
    Mas enfim, gostei muito, parece ótimo. Já quero! :D
    Beijo, haha, com Deus que nos ama e parabéns pela resenha. Ficou ótima!
    Com Deus!

    ResponderExcluir
  85. Sua resenha é uma das melhores que já li sobre esse livro. Parabéns, você escreve super bem, já pensou em escreveu um livro?
    Pois bem, esse livro inspirou-me a escrever o meu, só pela resenha, mas ainda não tive oportunidade em lê-lo. Estou super ansiosa e motivada para esse sorteio e espero ganhá-lo, será um dos melhores livros que já li, tenho certeza, depois do livro Como eu era antes de você, é claro.
    Jojo Moyer é uma das escritoras femininas mais bem sucedidas que conheço. Sua escrita é clara e encantadora, além de ser de fácil entendimento aos leitores. Minha preferida ♥
    Vale ressaltar que todos os seus livros são incríveis.
    Espero mesmo ganhá-lo, que o Universo esteja ao meu favor e de livros eu não sei viver sem. Aguardo ansiosa para o fim do sorteio ♥

    ResponderExcluir
  86. Essa sinopse me lembrou muito o livro Garotas de Vidro, por isso me deu tanta curiosidade de ler! Não gostei tanto de "Se eu ficar", só que "Para onde ela foi" me surpreendeu muito positivamente!

    ResponderExcluir
  87. Essa sinopse me lembrou muito o livro Garotas de Vidro, por isso me deu tanta curiosidade de ler! Não gostei tanto de "Se eu ficar", só que "Para onde ela foi" me surpreendeu muito positivamente!

    ResponderExcluir
  88. ansiosa pra ler, já li se eu ficar e me apaixonei, amo historias delicadas e comuns.

    ResponderExcluir
  89. Olá. Eu estive aqui parece ser uma história que nos leva a reflexão acerca dos percalços da vida...inicialmente pensei que a história era desenvolvida com base no suicídio, que era o foco, achei legal que não é o centro, apesar de ser importante, claro, é mais um motivo para a protagonista repensar a sua vida, crescer e amadurecer...Ainda não li nada da autora, quem sabe não começo por este? *-* Sua resenha está muito bem elaborada, parabéns!

    ResponderExcluir
  90. Eu nunca li nada dessa autora mas tenho muita curiosidade para conhecer suas obras.
    Essa premissa me chamou muita atenção, eu imagino como a personagem ficou quando sua amiga se suicidou, eu teria ficado arrasada.
    Já esta anota em minha lista de leitura.

    ResponderExcluir
  91. Eu li o livro Se Eu Ficar da mesma autora, e achei a escrita da autora muito boa. Ela escreve as historias de uma forma muito envolvente, tenho certeza que vou amar ler Eu Estive Aqui também.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  92. Não li os livros da autora mas ouço falar muito de suas obras. Ela é bastante elogia, por sua sensibilidade e por saber envolver o leitor com a historia.
    Eu pretendo ler os livros dela logo, e como essa premissa me chamou muita atenção, começarei por esse.

    ResponderExcluir
  93. Essa premissa me pareceu ser um pouco triste, talvez por abordar um suicídio. Historias com mortes são sempre tristes.
    Eu quero muito ler esse livro e os outros da autora, mas no momento não estou com tempo.
    Gostei muito de sua resenha!

    ResponderExcluir
  94. Eu não me animei muito a ler esse livro, mas lendo sua resenha percebi que você é muito fã dessa autora.
    Acho um pouco triste livros com dramas envolvendo suicídios, mas darei uma oportunidade a essa leitura.
    Espero gostar

    ResponderExcluir
  95. Não curto livros com a temática sobre suicídios. Já vi isso acontecer muito na vida real e mexe demais comigo.
    Não li nenhum livro da autora ainda, mas estou com dois na fila, para serem lidos ainda esse ano, tendo em vista todos os comentários positivos que tenho visto sobre ela.

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric