30 de junho de 2015

Últimas leituras da Galera Record

 Olá, pessoal. Hoje eu vim fazer uma resenha dupla dos dois últimos livros da Galera Record que eu li. Cliquem em LEIA MAIS para saber minha opinião sobre as obras.



Este não é um conto de fadas comum. Sim, existe uma princesa. Não uma donzela, mas uma jovem moderna, preocupada com os problemas de seu tempo. Há também um príncipe. Só não espere que ele seja um perfeito cavalheiro. Afinal, uma pitada de bad boy nunca fez mal a nenhum herói. Elena, filha da princesa Ana — a brasileira que se tornou herdeira do trono da Krósvia —, já não é mais a menininha apaixonada pelo primo Luka, com quem deu o primeiro beijo aos 13 anos. Cresceu, namorou, viajou o mundo. Mas uma notícia surpreendente a faz voltar para casa... justamente quando obrigações familiares também exigem a presença de Luka. O reencontro é explosivo. Luka não estava preparado para adulta que a prima tímida se tornou. Uma mulher que sabe muito bem o quer. E quem quer.

Livro: Elena - A Filha da Princesa  / Autora: Marina Carvalho / Páginas: 322 / Editora: Galera Record / ISBN: 9788501104366

 Eu nunca tinha lido nada da Marina Carvalho, apesar de não me faltar vontade. Sempre lia resenhas muito animadas sobre seu trabalho, porém nunca tive curiosidade em conhecê-lo. Até que surgiu a oportunidade de solicitar esse livro e, consequentemente, conhecer o trabalho dessa autora nacional que conquistou tantos fãs.

 Confesso que minhas expectativas não eram muito altas, sabe quando você não vai muito com a cara das histórias do autor e julga sem nem mesmo conhecer? Pois então, eu realmente não sei de onde tirei essa ideia errada, mas eu permanecia com ela na cabeça, até que li esse livro e tive que mudar minhas impressões porque a obra me surpreendeu de uma forma muito positiva.

 Logo nas primeiras páginas a gente percebe que a Marina tem mesmo o dom da escrita, ela escreve de um jeito próprio e que aproxima o leitor da história contada. Sem falar que sua narrativa é extremamente fluída, o que contribui para o ótimo ritmo da história.

 Mas isso não é tudo, achei a trama de uma maneira geral extremamente bem arquitetada, tudo o que acontece é muito interessante e prende o leitor desde as primeiras páginas. Eu não botava fé, achei que a história poderia ficar chata e repetitiva, mas me enganei ao cubo. Ela cria uma atmosfera bacana, inclusive com certos mistérios que vamos desvendando aos poucos, tudo isso para prender ainda mais o leitor.

 Os personagens são mesmo bem humanos, com defeitos e qualidades em sua personalidade. Digo isso porque os personagens, em especial os protagonistas, são muito bonitos fisicamente, simplesmente não achei um defeito na aparência deles. A Marina se preocupou em caracterizar muito bem suas personalidades e motivações deixando sempre uma explicação para suas atitudes, mas pecou na questão da beleza exagerada. 

 O romance é de tirar o fôlego, o casal exala química.É impossível não se envolver e torcer para que tudo dê certo, sem falar que a Marina sabe escrever uma cena de romance de qualidade e super envolvente, palmas para ela! Até nós, leitores, sentimos a paixão dos protagonistas e acreditamos no amor do casal.

 Outro fator que não me fez dar a nota máxima para o livro foi a finalização, tudo estava indo muito bem, mas achei que quando a obra chegou nos últimos momentos, tudo ocorreu de forma muito apressada, não dando tempo de terminar de desenvolver certos aspectos, como a questão do Marcus e da gravidez de risco da Ana.

Esse livro é uma espécie de continuação independente de Simplesmente Ana, eu não li a obra em questão, mas também não tive problemas de entendimento, já que a autora esclarece tudo. Mas acho que, para quem já conhece a série com aprofundamento, a leitura vai ser ainda mais interessante.

 A edição da Galera está incrível, a diagramação está super caprichada e fofa, também gosto da capa, só me desagrada essa modelo que, em minha opinião, está em uma posição estranha e não condiz com a Elena descrita.

 Em suma, Elena - A Filha da Princesa, me surpreendeu muito. Não dei a nota máxima pelas duas coisas que me incomodaram (e que já citei anteriormente), mas fazendo uma análise geral é um livro muito bom. Um romance moderno excepcional com um toque de conto de fadas que agradará os mais exigentes. A Marina escreve muito bem, mal posso esperar para ler outras obras dela.

Classificação:


Mira Levenson tem 12 anos e raros momentos de tédio. Mas não imaginava que seria obrigada a lidar com um sentimento totalmente novo e possivelmente o mais difícil de sua vida em meio a todo esse turbilhão: sua avó, Josie, uma excêntrica e animada pintora, está com câncer, e pretende encarar a última fase da vida como sempre encarou tudo, de cabeça erguida e com bom humor. Enquanto tenta lidar com o que está por vir (com a ajuda de seu presente de aniversário, um diário), Mira vai descobrindo que não é a única com segredos e, aos poucos, compreende que, assim como um coração de alcachofra, nosso próprio coração sempre tenta proteger a parte mais preciosa.

Livro: Corações de Alcachofra / Autora: Sita Brahmachari / Páginas: 320 / Editora: Galera Record / ISBN: 9788501097910

 Infelizmente, com Corações de Alcachofra, eu não tive a mesma sorte que com o livro da Marina Carvalho. A obra não me agradou, primeiro que o ritmo de leitura é muito lento. Não é possível ler mais de 60 páginas em uma sentada só, porque o estilo de narrativa dela é muito denso. Cheio, inclusive, de detalhes e descrições que achei desnecessárias. Ainda mais se levarmos em conta que o público alvo é mais novo, aí fica mais complicado ainda porque a narrativa tinha que ser mais enxuta. Sem falar que a gente sabe os tipos de livros que precisam de mais descrição, o que não é o caso desse, que relata a vida de uma garota de 12 anos.

 Confesso que o que me ganhou e me fez solicitar a obra foi justamente o título, achei muito interessante, sem falar na explicação geral para isso. Eu confesso que esperava uma coisa completamente diferente do que encontrei.

 A obra foca bastante na relação da protagonista com a avó e a descoberta do primeiro amor. Tudo de forma bem singela e inocente, de acordo com a perspectiva da protagonista. Também temos um foco especial em um curso de escrita que a garota está tomando, mas, no geral, achei o livro vazio. Foram páginas demais preenchidas com descrições, muitas vezes, desnecessárias e não houveram acontecimentos suficientes para tornar o livro realmente interessante. Parece que a autora usou um número de páginas excessivo para contar coisas que poderiam ser ditas em poucos páginas. Aí fica um livro morno, onde parece que não existe nada de muito interessante acontecendo de fato.

 A protagonista é uma personagem interessante, fora dos padrões, linda de um jeito único e especial. Ela também possui características fortes e enfrenta dilemas comuns para a idade. Nada nela pareceu forçado e sim muito natural. Gostei do fato da mesma fugir do óbvio, até em sua cor de pele e descendência, o que é algo raro de se ver em livros do gênero.

 Os outros personagens seguem essa mesma linha bastante palpável, talvez esse tenha sido o ponto que mais me ganhou na obra: a caracterização impecável dos personagens, o quê de realidade que deu vida à história e tornou as coisas mais interessantes.

 Outra coisa bacana é que o livro foge dos clichês do gênero (pelo menos da maioria deles), tratando de assuntos que causam reflexão ou invés de focar no tão saturado ambiente escolar dos Estados Unidos e, quando o faz, nos mostra uma perspectiva diferente.

 Existem pontos positivos e negativos na obra, acho que a premissa e caracterização dos personagens foi incrível, mas a narrativa tão arrastada e encharcada de detalhes desnecessários atrapalhou o desenvolvimento satisfatório da obra.

Classificação:

Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado do post!
Beijos e até a próxima!

39 comentários:

  1. Amei suas fotografias, bom já aconteceu comigo de julgar um livro ou mesmo autor sem antes mesmo de ler e algumas vezes quebrei a cara e outras eu pensava: eu sabia que não iria gostar! por conta disso acho fascinante o mundo literário!

    sonhoseaventurasdeamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wanderléa.
      Fico feliz que tenha gostado de minhas fotos, é mesmo imprevisível nossa impressão a respeito de um livro e isso, de fato, é algo interessante de se perceber.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Gabi! Tudo bem? Eu tenho os dois livros da Marina Carvalho que compõem a primeira fase dessa série, minha irmã já leu as histórias e adorou, em compensação ainda não me animei. Confesso que estou com esse mesmo sentimento com relação ao livro e para falar a verdade, a história me lembrou muuuuito "O Diário da Princesa" da Meg Cabot que é minha série favorita de infância! Ainda assim, pretendo dar uma chance para a autora, justamente por sua narrativa super elogiando por todo mundo!
    Já o segundo livro, "Corações de Alcachofra", tem realmente um título que conquista logo de cara, pena que a leitura acabou não sendo bacana com você :/ Fiquei curiosa com o fato da trama fugir dos clichês, mas confesso que não ando muito no clima para ler livros do gênero. De qualquer forma a dica está anotada (até porque é impossível não resistir a essa capa gracinha *-*). Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Acho que também tinha um pé atrás com relação a autora por seu livro parecer tanto com a obra da Meg, isso me deixava um pouco receosa. Mas ela realmente não decepciona, o livro é muito bom de fato.
      Beijos.

      Excluir
  3. Eu tenho " Elena, a filha da princesa" e amei esse livro, me prendeu do início ao fim e sou fã da autora.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Heey!
    Gostei muito da premissa de Elena e pela sua resenha o livro deve ser muito bom, acho que vou dar uma chance rsrs
    Parabéns, também, pelas fotografias, são excelentes ^~^
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado <3.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Flor! Gostei muito da primeira resenha, do primeiro livro, pq eu li Simplesmente Ana e adorei o livro foi lançado pela NC, e eu achei a escrita dela muito gostosa mesmo, agora sabendo que é um tipo de continuação de tudo aqui, quero ler! Parabéns pelas resenhas! Grande Beijo!
    Paula Juliana - Overdose
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/06/resenha-promessa-da-rosa-babi-sette.html

    ResponderExcluir
  6. Adorei os dois (e as fotos)! Mas confesso, que pela vibe literária que eu ando, no momento escolheria "Elena", porque recém terminei "A Herdeira" hehehe

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Augusta.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos. De fato, A Herdeira e Elena tem a mesma atmosfera e uma história, de certa forma, similar.
      Beijos.

      Excluir
  7. ooi, tudo bem?
    A capa do primeiro livro é linda, mas as vezes as capas não condizem com a história. De vez em quando as histórias se apressam no final, né? D:
    Quanto ao segundo livro, o título chama a atenção. Mas se a leitura não flui é minha complicado.

    PARTICIPE DA PROMOÇÃO "1 ANO DO BLOG"!

    ResponderExcluir
  8. Os dois livros estão nos meus desejados ,
    quero muito ler eles,
    principalmente corações de alcachofra

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  9. Oi Inês,
    Da Marina eu só li Simplesmente Acontece que gostei bastante. Que bom que você conseguiu acompanhar a história mesmo sem ler os anteriores :) Fiquei empolgada com seu resenha o que me motivou a ler ainda este ano De repente Ana e Elena!!
    Já sobre Corações de Alcachofra eu nunca tive visto nada a respeito. Achei o título interessante também assim como a capa, mas saber que a narrativa é densa não me agradou.
    Beijos e bom início de mês!!

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      A escrita da Marina é ótima, já quero ler outras obras dela! Esse título é extremamente interessante, achei que ia adorar o livro, mas acabei me decepcionando.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oie, tudo bom?
    Uma amiga leu "Elena" e disse que é ótimo, estou curiosa para ler ele.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Lindas fotos!! Sempre tive curiosidade em ler Elena, me parece uma história bem legal, sem falar que a Marina tem uma escrita incrível e é simpática! Corações de alcachofra é inédito pra mim

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kamila.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos, a escrita da Marina é ótima mesmo <3.
      Beijos.

      Excluir
  12. Olá Inês,

    Li um livro da Marina e gostei, mas espera bem mais, mas quero ler outros livros dela para avaliar melhor e esse é um deles, não conhecia Corações de Alcachofra e achei interessante...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Eu tinha esse mesmo preconceito com a Carina Rissi, até que também me apaixonei pela escrita dela ha, ha. Por isso entendo bem como é ter esses preconceitos bobos. E quanto a da Marina nunca li nada, mas tenho muita vontade e com uma resenha dessa, então. E o mais engraçado foi que coisas minímas fizeram com que você não gostasse do livro 100% coisas de detalhes que devem ter passado despercebidos pelos escritores. Já o segundo também me interessou embora você tenha achado a leitura lenta. Ah personagens fora do padrão chamam muita a minha atenção. Então acho que muito provavelmente darei uma chance ao livro sim.

    Inquietudes Secretas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lih.
      Sabe que também tenho certo receio com a Carina? Mas li um conto dela tão bom que mal posso esperar para ler os outros livros dela que tenho aqui. O livro é quase incrível, foram pequenos detalhes que diminuíram minha nota mesmo. Personagens fora do padrão também me atraem e esse foi justamente o melhor ponto do livro, em minha opinião.
      Beijos.

      Excluir
  14. Achei a capa de Elena MUITO linda, socorro. Solicitaria só por causa dela, sério, hahaha. E que pena que Corações de Alcachofra não tenha te conquistado :(

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Olá, Inês.

    Eu quero ler Elena, mas sou chata com algumas coisas. Quero primeiro ler os livros da Ana! Então essa leitura terá que esperar um pouco. Fico contente com sua nota e analise do livro. Acho que também irei curtir a obra da Marina. Quanto a Corações de alcachofra eu não tenho interesse na leitura. >.<

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  16. Adorei as suas leituras ...
    Algumas delas inclusive estão até na minha lista de desejados .
    Amei as suas fotos ! Você tem muito talento para a fotografia :)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane.
      Fico feliz que tenha gostado das fotos, obrigada!
      Beijos.

      Excluir
  17. Oie!
    Da Marina até o momento só li Simplesmente, Ana; só não solicitei seu novo livro a editora pois queria ler a sequência do primeiro volume antes :/ mas estou bem curiosa, acho a escrita da Marina bem gostosinha de se ler sabe, então com certeza pretendo acompanhar seus trabalhos futuros ^^ Já sobre o outro livro citado... Não conseguiu despertar a minha atenção.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andy.
      Ler Simplesmente Ana para mim seria complicado, por isso eu solicitei logo Elena para tirar a prova e ver se gostava logo da escrita da autora e não me arrependi. Agora quero ler Ana e espero gostar tanto quanto.
      Beijos.

      Excluir
  18. Olá.
    Então, da Marina eu li Azul da Cor do Mar e é simplesmente incrível, agora até deu vontade de reler UAHSUAHS Mas eu ainda não tive a oportunidade de ler Simplesmente Ana. Mas Elena parece ser incrível, estou louca para ler e espero gostar tanto quanto você. Que pena que sua outra leitura não foi tão proveitosa. Difícil quando tem muitos detalhes, odeio isso.

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.
      Eu estou morta de curiosidade pra ler Azul da cor do mar, já quero comprar, inclusive. É chato quando existem muitos detalhes mesmo =/.
      Beijos.

      Excluir
  19. Olááá
    Eu tenho muita curiosidade em ler Elena e após as sua resenha fiquei ainda mais curiosa rsrsrs
    O outro livro eu não conhecia, mas amei a forma que você escreve e expressa o que sentiu e o que não gostou nos livros!
    Parabéns.
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eloísa.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da forma que escrevo, me faz muito feliz.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi Inês!
    Corações de Alcachofra também me interessava muito, pelo título e proposta. Que pena não ter agradado!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Oi Inês!
    Eu me interessei pelos dois livros, não fazem muito o meu gênero de leitura, mas não me importo em sair um pouco da minha zona de conforto.
    É uma pena que o segundo não tenha te agradado tanto :/

    Beijos
    ​​​​LiteraMúsicas​ | Fanpage

    ResponderExcluir
  22. Já li o livro "Simplesmente Ana" da autora de "Elena", eu gostei bastante agora estou ansiosa para ler esse, pela sua resenha deve ser lindo ♥

    Beijos
    Dani Cruz
    blog-emcomum.blogspot.com.br
    Twitter - @blogemcomum / Insta - @blogemcomum / Fanpage Em Comum

    ResponderExcluir
  23. Oláa,
    Eu estou morrendo de vontade de ler "Elena" da Marina Carvalho. Eu já tive outras experiências com essa mesma autora e tenho que falar que fiquei encantada com a sua escrita, é super fluida e tudo se encaixa. Espero poder ler em breve, porque estou muito curiosa.
    Eu achei muito interessante o título de "Corações de Alcachofra", sei lá, é diferente, hahaha E a capa é linda. Compraria por isso, porém, vi os comentários negativos que me desanimou um pouco. Realmente, tenho que concordar que quando a leitura não vai, não é bom forçar a barra. E já que é muito parado, é uma pena que eu vou tirar da listinha, hehehe
    Adorei suas fotos *o*

    Beijos, Our Constellations

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      A escrita dela é incrível mesmo, eu virei fã <3. Corações de Alcachofra tem mesmo um título diferente, achei que iria amar essa peculiaridade do livro, mas acabei não curtindo. Fico feliz que tenha gostado de minhas fotos <3.
      Beijos.

      Excluir
  24. Adorei o título Coração de Alcachofra e a sinopse também é interessante... tinha tudo pra ser bom.
    SUA ESTANTE
    Gatita&Cia.

    ResponderExcluir
  25. Oi Inês!
    Uma pena que tenha sido tão baixo a nota de Coração de Alcachofra! A sinopse parece ser tão fofinho :3 Ainda quero dá uma chance a ele. Elena não faz muito meu estilo, por isso nem me arrisco.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  26. Oi, Inês! :)

    Minha primeira vez aqui no seu blog, e estou amando!
    quero muito ler "Elena a filha da princesa" .
    Assim que vi nos lançamentos logo me interessei por ele.
    E essa capa? É linda! Estou apaixonada!
    E sua resenha só confirmou o meu desejo.

    Beijos!
    http://umacertajovem.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Inês, tudo bem ???
    Fiquei super curiosa quando vi que a postagem se tratava de uma resenha dupla, adoro suas resenhas, são sempre bem completas e sinceras, geralmente conto com sua opinião na hora de decidir se compro ou não algum livro que não tenho certeza se irei gostar !!!
    Não conhecia nenhum dos livros citados, mas confesso que não me interessei muito por nenhum deles. Já tinha visto o Elena - Filha da Princesa algumas vezes, mas confesso que nunca dei muita bola para ele, acho que tenho uma ideia parecida com a que você tinha antes de lê-lo. Talvez precise me arriscar para tirar a dúvida né ?!
    Pena que não curtiu o Corações e Alcachofra ... Acho que não me daria muito bem com essa história.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric