29 de junho de 2015

Devo emprestar meus livros?

  Olá, amores! Hoje eu vim falar de um tema que é muito recorrente na vida dos leitores: o eterno dilema se devemos ou não emprestar nossos livros. Clique em LEIA MAIS para ver o que eu acho e minha dicas sobre o assunto.


 Eu tenho cerca de 320 livros em casa, não dá para deixar isso passar despercebido, sempre que alguém vai lá em casa e vê minha estante é instantâneo: me pedem um livro emprestado. Nesse momento eu tenho dois sentimentos:
1. Felicidade em constatar que a leitura está se tornando algo mais popular e recorrente na vida dos brasileiros.
2. Receio em colocar a integridade do meu "queridinho" nas mãos de uma pessoa que eu não sei se confio.


 Na maioria das vezes a minha resposta é sim, acompanhada de um sentimento de medo. Exceto em três casos (que você também deveria levar em conta),  NUNCA EMPRESTO MEUS LIVROS PARA:
1. Pessoas que já emprestei e não teve uma boa experiência. Eu vou falar agora uma coisa se serve pra empréstimos de livros e pra vida: não permaneça no erro. Se você teve uma experiência ruim com aquela pessoa, NUNCA MAIS CONFIE A VIDA DE SEUS BEBÊS A ELA. Se ela arruinou a primeira chance que você deu, vai arruinar todas as outras.
2. Pessoas que não cuidam muito bem de suas coisas, pois, ora bolas!, se eles não tratam bem suas coisas, quem dirá as minhas! Quando alguém vem me pedir um livro emprestado eu abro uma espécie de arquivo na minha cabeça onde consta o histórico daquela pessoa. Se eu percebo que ela é desleixada com suas coisas, largada e etc, invento as desculpas mais mirabolantes para não emprestar o livro.  


DESCULPAS QUE VOCÊ PODE USAR PARA NÃO EMPRESTAR SEU LIVRO:
* Poxa, minha prima Mirazinha pediu esse livro emprestado ontem mesmo! Sabe como é, né?! A gente tem que dar prioridade a quem pediu antes.
* Cara, nem vai dar pra eu emprestar, meu livro vai fazer um intercâmbio na África próxima semana, vai passar um ano fora (e cruza os dedos pra, no próximo ano, a pessoa não lembrar de pedir de novo)


TIPOS RECORRENTES DE EXPERIÊNCIAS RUINS:

* O livro voltar danificado. 
Não adianta, sempre tem uma experiência dessas, a gente sente um aperto no coração acompanhado de uma vontade de matar o dito cujo que foi cara-de-pau o suficiente para estragar uma coisa que nem mesmo é sua. Isso, inclusive, mostra muito da personalidade dessa pessoa. Eu já começo a xingar mentalmente, chamar de irresponsável e jurar que NUNCA MAIS irei confiar nele pra nada. 
Uma história pessoal (sempre tem): uma vez eu emprestei um livro para uma prima (aaah, a família!) . Ela veio buscar o livro na minha casa, toda educada, pediu o livro em um tom de voz mais baixo que o usual, se eu dissesse que não me sentiria uma monstra! Pra pedir é sempre tudo ok, mas pra devolver... Tive que ir buscar o livro na casa dela, sendo que em uma das vezes eu fui e não consegui pegar (MEU PRECIOSOOO) porque ela tinha emprestado para uma amiga. PARA UMA AMIGA. Meu mundo parou, COMO ELA EMPRESTOU UM LIVRO QUE NEM ERA DELA SEM O CONSENTIMENTO DA DONA? E o pior; a amiga morava em outra cidade! Eu fiquei com vontade de ir na cozinha da casa dela e a ameaçar com uma faca até ela ir na casa dessa tal menina buscar meu filhote. Mas simplesmente calei-me, dei um sorriso amarelo e fingi que estava tudo bem, só pra não perder a educação. Também, da outra vez que fui na casa dela para (finalmente!) buscar a obra estava pesando seriamente em chamar a polícia para me escoltar, só pra evitar eventuais desastres. 


* A pessoa demorar uma vida para devolver. 
 Aí é tenso, todo dia você pergunta pra pessoa: "Fulaninho, cadê meu livro?" e ela sempre diz que vai trazer, mas nunca traz. Tem uma hora que já fica feio, você cria um clima tenso de tanto cobrar e a pessoa NUNCA entregar. Em último caso faça o seguinte: apareça na casa dela de surpresa, diz que estava só passando por ali e lembrou do livro que estava em sua residência, daí teve que ir buscar. Aí eu me lembro de uma história...
 Uma história pessoal (sempre tem): eu fiz exatamente isso, fui na casa da pessoa na cara dura (por isso que você sempre precisa saber nome, endereço e CPF da pessoa pra quem vai emprestar) pra pedir meu livro. De cara eu tomei um susto, porque ela não sabia onde estava, entrei em pânico achando que tinha perdido meu bebê, mas aí ela achou... Ah se ela achou... E sabem onde? SABEM ONDE? DEBAIXO DA CAMA!!! Hahahaha, tá vendo gente? Com uma coisa dessas eu quase paro na UTI. Vejam só como minha vida é sofrida!


* A pessoa nem mesmo devolve. 
Nesse caso é feio, eu nem teria mais coragem de olhar na cara, nunca aconteceu comigo, mas se um dia acontecer eu juro que dou uma queixa na polícia. Acuso de homicídio culposo, mas não fico sem meu livro.

 Mas bora melhorar essa atmosfera porque a coisa ficou pesada! Passadas todas essas situações, você já emprestou seu livro (não sem antes fazer uma ameaças, um drama básico e muitas chantagens) e ele volta bem, pra completar a pessoa ainda chega e te agradece, diz que adorou a história. Aí gente, não tem preço! Você se sente feliz, sente que está espalhando por aí hábitos saudáveis de leitura e sente que, apesar dos pesares e de todos os miniataques cardíacos, valeu a pena.  

54 comentários:

  1. Eu simplesmente odeio quando eu empresto qualquer coisa e quando eu vou pedir de volta porque estou precisando a pessoa diz que emprestou para outra, eu posso não xingar a pessoa, mas garanto que a fulmino só com o olhar certa vez. Eu tenho uma regra diferenciada para emprestar: não empresto para quem tem primo/irmão que é criança e convive ou visita a casa de quem empresto ou tenha família muito grande e alguém faça uma burrada sem querer. Essa regra "simples" é por causa que tinha um livro tipo graphic novel só que enorme que estava rodando entre nossos amigos e todo mundo estava adorando, quando desse o prazo a gente devolvia, quando foi parar na casa da moça, ele voltou destruído semanas depois (pior que um destrua este diário) ao menos era biblioteca da escola e não teve que pagar multa! Ao menos nos meus círculos depois dessa experiência todos já sabem em quem confiar!

    Blog: Dei um Jeito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giovana.
      Emprestar uma coisa que nem é sua sem a permissão da dona é o cúmulo da falta de noção. Essas experiências são terríveis mesmo, gente que não sabe cuidar dos livros não deveria nem pedir emprestado -_-.
      Beijos.

      Excluir
  2. Tenho histórias parecidas [todo mundo tem].
    Eu comecei minha coleção de livros a uns 3 anos atrás, e eu era bem 'bobinha', então uma menina da faculdade viu que eu tinha comprado um livro novo (porque apresentei em um trabalho) e fez todo um drama para eu emprestar para ela. OK! Eu muito inocente emprestei na confiança.
    O livro voltou relativamente rápido para mim, porém com a lombada toda amassada e a capa terrivelmente esfolada. Resultado: NUNCA MAIS ME PEÇA UM LIVRO EMPRESTADO PESSOA!

    Eu tenho apenas 3 pessoas à quem confio meus livros, e toda vez eu recito as mesmas regras para as pessoas mesmo que elas já saibam como funciona: 1° nunca marcar com a orelha / 2° terminou de ler devolve para mim / 3° carregar SEMPRE dentro de uma pasta (sim, eu exijo isso). =)
    Tem funcionado para mim .
    haha
    Ótimo post!


    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina.
      Mas emprestando apenas para 3 pessoas fica mais fácil mesmo, ainda mais elas sabendo dessas regras, mas são essas experiências ruins que vão desestimulando uma pessoa. Também já recebi um livro em um estado deplorável -_-.
      Beijos.

      Excluir
  3. Acredito que todo leitor tenha uma experiencia um tanto ruim com emprestimo de livros, acredito que a pior que eu tive, foi deixar minha mãe emprestar um livro meu para um conhecido dela, no fim, nunca mais vi o bendito e pior, nem terminei de ler... Mas assim, eu até gosto de emprestar, principalmente para algum amigo ou pessoa que eu confio, pois é legal ver a pessoa interessada em ler, no entanto, concordo com algumas colocações do post, uma vez que a experiencia foi ruim, nunca mais empreste para essa pessoa!

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sammysam.
      Eu também gosto de emprestar e disseminar hábitos de leitura, por isso mesmo eu quase sempre digo sim quando alguém me pede. Mas existem experiências terríveis mesmo que nos traumatizam.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oiee, tenho histórias parecidas com as suas.
    Mas, a pior, foi eu ter empresado o livro e ele voltou com uma mancha de AMORA, isso mesmo! Meu precioso livro manchado de AMORA, fiquei muito brava. Outra coisa que me chateou também foi meu livro ter voltado encapado sem a pessoa ter pedido minha opinião. Eu até entendo que ela faz para ajudar, mas não encape um livro sem perguntar antes!!
    Adorei seu post :)
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna.
      Nossa, eu não acho amora nem pra comer, imagine pra sujar livro, rsrs. E esse negócio de encapar é tenso mesmo, que loucura, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  5. Sofrida a sua história ein haha mas eu não teria a mesma paciência que você, eu já rodava a baiana, mesmo que fosse família, porque poxa, devia ter te consultado antes pelo menos né! Eu só empresto meus livros pra amigas específicas que sei que cuidam bem dos livros, ou então que eu sei que posso dar uma dura se demorar muito pra devolver. Emprestei uma vez só pra uma amiga que depois briguei, e daí foi um sufoco criar coragem pra pedir o livro de volta. Ainda bem que ela devolveu, e ele estava inteirinho! Já outro que emprestei pra mãe de uma amiga, nunca mais vi hahaha sorte que nem ligava muito pro livro, se nãaao... mas é complicado mesmo. Tem que saber em quem confiar, E avaliar o grau de importância do livro pra você

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Escola Noturna - O Legado", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Pois é, a verdade é que também já emprestei um livro para uma amiga e coincidiu de eu brigar com ela no mesmo dia, fiquei sem saber o que fazer. Como raios eu ia cobrar o livro? Mas acabou que deu tudo certo, a gente voltou a se falar e meu livro está aqui inteirinho comigo.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Inês.

    Eu tive três experiências com empréstimo de livros e depois disso decidi que nunca mais eles saem da estante se não for comigo. Dois não voltaram e para não perder a amizade das pessoas acabei dizendo que não precisava devolver, que podiam ficar de presente, e o outro voltou com metade da capa, sim, só metade. A mocinha disse que rasgou enquanto estava jogado na mochila dela! Aff, eu quase matei! :P :P Então decidi que não quero mais passar por isso. Separo alguns livros que não gostei tanto assim e quando alguém me pede um emprestado eu mando escolher entre esses e já digo que é um presente, assim não tem perigo! kkkkk :D :D
    Bjoks da Gica.

    umaleitoraaquariana.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Giane.
      Nossa, nunca passei por uma situação dessas, imagina só: ter que escolher uma amizade ou um livro. Eu não sei o que faria, mas é uma situação muito louca. E voltar com metade da capa é forçar amizade, Deus me livre!
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá !
    Detesto emprestar livros !!! Teve uma vez que emprestei um livro e ele votou todo amassado , com pequenos rasgos na capa , rabiscos e dobras na páginas ... Um horror total !
    Agora a última vez que emprestei (digo última porque nunca mais empresto) , foi em maio de 2014 e até hoje não vi nem sinal do meu exemplar de ''Cidades de papel '' :(
    Realmente não dá para emprestar !

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. hahahhaha ri bastante deste post. Não gosto de emprestar nada para ninguém. Sou bem egoísta mesmo kkkkk. Com livros então... Nem se fale. Acho que é trauma, quando eu tinha uns 11, 12 anos tava uma febre de livros para pré-adolescentes, entre eles, "Querido Diário Otário". Uma amiga me pediu emprestado, emprestei na maior boa vontade. Nunca mais vi :(((( Saudades... kkk
    http://recalcadasealucinadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabel.
      Caraaamba, eu também emprestei um de Meu Querido Diário Otário e até hoje não vi. Se não me engano, foi o oitavo. Nossa, fiquei puta da vida com isso.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Inês! \õ/
    Tá porran, 320 livros, HUMILHOU! Bom, eu sou obrigado a emprestar meus livros porque vão achar que eu sou o miseravão dos livros, porém, eu NUNCA QUIS EMPRESTAR LIVROS NA MINHA VIDA, mas né, famílias, amiga da mãe, prima, tudo isso envolve, bom, já foi livro amassado, livro sujo de café, entre outras que nem gosto de lembrar, eu nunca tive que ir na casa da tal miseravi pegar o livro, mas já vieram entregar na minha casa, a kenga ficou um mês com o livro, mato ela. Então, eu odeio emprestar livros e ponto, mas emprestei um livro ontem pra minha prima porque ela tava com fogo pra pegar aquela obra.

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan.
      Tu é doido, faz as coisas contra a vontade pra agradar os outros. Veja só, eu também acho que as pessoas podem pensar que somos esnobes de não emprestarmos, mas gente, é a vida de nossos filhos. E família é uma coisa, não dá nem pra dizer não.
      Beijos.

      Excluir
  10. kkkkkkkk ééé teeeenso demais XD
    Nunca empresto meus livros ¬¬ odeio! E quando impresto já deixo o aviso de morte caso ele volte com um detalhe diferente do que foi KKKKKKKKKKKKK

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Você ainda empresta? Corajosa! Eu não tenho essa coragem toda! Como eu frequento uma biblioteca pública, aprendi desde cedo a cuidar do que não é meu. E todas as vezes que pedi um livro emprestado, sempre devolvi do jeito que peguei!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kamila.
      Eu também sempre devolvo do jeito certo, mas muita gente não tem o mesmo cuidado, aí é tenso ué.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi, Inês.
    Eu também não gosto de emprestar meus livros porque já tive problemas parecidos com os que você teve.
    É claro que empresto pra pessoas mais íntimas que já demonstraram cuidado no manuseio dos livrinhos.
    É realmente muito bom quando a pessoa lê e diz que gostou e, claro, entrega o livro dentro de um prazo razoável e sem danos.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  13. Hahahahaahahaha
    Me diverti demais com o post.
    Eu sou super desapegada, mas até certo ponto. Se eu emprestar e demorar pra devolver, não empresto mais.
    No mais, para quem devolve certinho, eu realmente não ligo.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  14. Oi, Inês! Tudo bem? Nossa, o post ficou muuuuuito bom! Ri muito lendo ele, pois (com suas histórias) me lembrei das várias histórias tensas que já passei envolvendo empréstimo de livros! rs Teve uma vez que emprestei uns livros para meu amigo e ele tipo, passou quase um ano com ele e quando me entregou os coitados vieram bem acabados! Teve outra vez que eu emprestei um livro para outro amigo meu e o livro nunca mais voltou! O meu amigo me disse que roubaram o livro, mas falou que vai me dar outro. Ainda bem, né? rsrsrs Tirando essas duas histórias, tenho outras bem bacanas de pessoas que leram, cuidaram bem dos meus livros, devolveram logo, agradeceram e ainda conversaram sobre eles comigo! Bom, é isso! haha Adorei o post e como disse antes, me diverti bastante com ele! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Oown, muito obrigada <3. Fico feliz que tenha gostado do post e tenha se divertido com o mesmo. Esse pessoal que demora de entregar geralmente também não entrega direito. Esses "amigos" nossos que não cuidam de nossos livros são furada =P.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olha, confesso que não gosto de emprestar, pq todas as vezes que emprestei não me devolveram, e ainda era meus livros favoritos, então chega a doer o coração ne. hahaha Mas sinto a mesma coisa que você, fico feliz por ver que a leitura esta ficando popular entre os jovens, mas ainda concordo que cada um tem que comprar seu livro, até porque quando amamos um livro queremos ter ele sempre por perto.

    www.nahboa.com

    ResponderExcluir
  16. Dúvida Cruel! Vou te contar minhas experientes e bem frustrantes. emprestei meu Sherlock para um colega de classe e nunca mais tive de volta, depois eu emprestei meu Hp para minha bff da época e que ódio. voltou aranhado, amassado e sujo de café, nunca mais! e uma outra vez emprestei para a amiga do meu ate então irmão e ela nunca me trouxe, porem não foi so um, mas 3 livros! Aquela ladra sem vergonha. Hoje so empresto para Nanda, Aline e meu irmão...
    Temos q ter cuidado!
    Bjs

    http://www.achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mila.
      Nossa, se uma pessoa não me devolvesse um eu não não emprestava outro, quem dirá mais dois! É como eu disse, não permaneça no erro, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  17. Oláá!
    Sinceramente, livros eu não empresto. Ninguém que eu conheço teria o mesmo cuidado que eu tenho (tomo cuidado demaaaaaais com meus livros, vc não tem noção, haha).
    Emprestei um dvd uma vez e a pessoa demorou anos para me entregar. Sou neurótica, digo que não e pronto.

    Beeijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Demorar pra devolver DVD é cara de pau, o negócio que tem até tempo de duração... Mas eu não tenho coragem de dizer não, me dá um dó...
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi, Inês!

    hahahahha ótimo post! Graças a Deus nunca passei pela experiência de ter que esperar muito tempo pela devolução do meu livro, ou do livro voltar em mau estado, sabe por quê? Porque ninguém nunca me pede livro emprestado! Só tenho uma amiga leitora, mas ela não gosta de pegar emprestado porque ela mesma não gosta de emprestar! hahahaha
    Quando eu leio um livro bom, eu falo pra ela e ela compra. Eu não teria problema nenhum em emprestar um livro, desde que fosse para alguém que eu confiasse, claro!

    Novamente, ótimo post!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      Uau, que sorte a sua hein! Eu mesma queria não emprestar meus livros, quer dizer, que ninguém pedisse. Mas acho que essa sua amiga cuidaria bem deles de qualquer forma, afinal ela sabe a importância dos livros. Fico feliz que tenha gostado do post <3.
      Beijos.

      Excluir
  19. Nossa achei bem legal seu post, e olha os quadrinhos me fizeram rir bastante ate mesmo porque alguns me lembraram bastante eu mesmo kk, não tenho muita coragem de emprestar meus livros te mesmo porque o ultimo que eu emprestei, já sabe né kk.
    Abraços e Sucesso!

    www.pedrosanttos.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Inês, tudo bem ???
    Antes de qualquer coisa eu preciso dizer que adorei essa postagem. Ficou perfeita, muito boa mesmo. O que eu mais gostei é que você deixou o texto mais rico com suas experiencias, mas também conseguiu construir um clima muito legal, ri muito com as tirinhas que escolheu !!! Parabéns pelo post maravilhoso !!!
    Com relação ao empréstimo de livros eu não tenho muito o que comentar, praticamente não empresto livros. Não que eu seja chata e me recuse a emprestar, rsrsrs, é só porque quase ninguém me pede livro emprestado. São pouquíssimas as pessoas que me pedem livro emprestado, e normalmente as que pedem são da família, mas elas são de boa, rsrsrs, sempre devolvem o livro direitinho e da mesma forma que ele foi, então eu nunca precisei me preocupar muito.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Fico feliz que tenha gostado do post <3.
      Já a minha família é o contrário, eles realmente não devolvem da maneira certa, não sei nem mais o que fazer, o cuidado deles mandou lembranças.
      Beijos.

      Excluir
  21. Inês se tem uma pessoa chata pra emprestar livros sou eu! não empresto pra qualquer um, e quando empresto fico naquela ansiedade pra ter de volta!
    sim sou uma xaropona!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi Inês, que situação... hahahaha
    Eu não gosto de emprestar meus livros. Sério mesmo. Não tenho boa experiência com empréstimos...
    Juro pra você que não teria a paciência que você teve com sua prima. Eu seria bem menos educada que você... hahaha
    Acho que as pessoas nem deviam pedir emprestado de quem não se tem muita intimidade.
    Eu só tenho uma amiga que confio em emprestar. E nela confio de olhos fechados. Ela tem muito mais livros que eu e tem o mesmo amor por eles, sendo assim é de confiança...
    Ótimo post.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado do post <3. Eu não consigo, entre a raiva e a educação a educação vence! Rsrsrs, mas preciso ser mais indelicada às vezes.
      Beijos.

      Excluir
  23. Alguém que me entende!!!
    Emprestar livro é MUITO complicado, a menos que a pessoa seja doida dos livros como eu, eu não empresto! Simples assim... A demora não me incomoda, pq eu marco quem é a pessoa e qnd eu quiser eu pego de volta... mas sem estraga o livro, ou pior empresta para outra pessoa, ai não dá!!!

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
  24. Eu tenho algumas regras para emprestar meus livros, mas antes de tê-las, como sofri! Já se foram uns três livros que nunca mais vi :'( Eu gosto de emprestar meus livros porque sinto que estou fazendo uma boa ação, mas tem pessoas que abusam.
    Beijinhos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  25. Nossa ja perdi diversos livros assim! nem sei mais quantos,hoje em dia em compro e não conto para ninguém...qualquer coisa foi online!!

    Mania de Coque

    ResponderExcluir
  26. Olááá Inês, tudo bem?
    Então, eu nem arrisco emprestar meus livros, perco a amizade, mas não perco meu livro u.u kkkkk
    Realmente, é muito complicado emprestar qualquer coisa, pois normalmente quem pega emprestado não tem todo aquele carinho igual a você, o que muitas vezes resulta que acaba por voltar danificado... Sendo assim não empresto, não consigo confiar logo meus livros a outra pessao, prefiro ser chamada de egoísta rsrsrs
    Bjooos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  27. Hehehe, post tenso mesmo! Eu tb fico sempre com um pé atrás com isso, não gosto de emprestar... A não ser que eu tenha absoluta certeza que a pessoa é super cuidadosa. Uma vez aconteceu de eu emprestar e a pessoa qndo foi me devolver pegou de dentro da bolsa, tava lá atirado, não deu outra, amassado e sujo... Dali em diante decidi não emprestar mais... Acho chato isso, gostaria de poder emprestar, poder disseminar mais a leitura e etc, mas tem gente mto sem noção mesmo! =/

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carina.
      É chato gente que não sabe cuidar mesmo, já tive experiências piores e ainda continuo emprestando, isso me lembra que eu tenho que ir na casa da minha tia pegar um livro, ela cuida super mal -_-.
      Beijos.

      Excluir
  28. Oi, Inês.

    hahahahhaa. Como ri lendo seu post. AMEI!

    Eu adoraria compartilhá-los e disseminar a leitura para mais gente que eu poderia emprestar os livros... ou até mesmo pelo fato de compartilhar um livro que eu tenha amado e fazer com que outra pessoa o ame também, o emprestando e dando a oportunidade da pessoa conhecer sua história... MAAASSS...

    Olha, por essas e outras que eu sou egoistinha e nunca empresto meus livros.
    Não é que eu não queira, mas eu sei que eles nunca vão voltar como da forma em que os emprestei. Eu tenho muito amor por eles, e por isso prezo pelo bom estado deles. E, sei lá, longe da minha vista... como vou cuidar dos meus bebês? hahahaha

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Livy.
      Fico feliz que tenha gostado do post! Compartilha mesmo, divulgação é sempre bom, rsrs. Mas o quê?? Compartilha logo, moça. Rsrsrs. É como dizem, uma hora a gente tem que desapegar e deixar nossos bebês voarem, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  29. HAHAHAHAH que sarro, Inês!
    Olha, não sei se isso é bom ou ruim, mas nenhum dos meus amigos gosta de ler. Então, não passo por essas situações de ter que inventar desculpas para não emprestar. Na verdade, tenho apenas uma amiga que gosta e ela também cuida muito bem, então pra ela eu empresto de boa.
    Imagina você emprestar pra alguém e esse alguém emprestar pra outro alguém? Ahhhhhhh que sacanagem!
    A última vez que emprestei um livro pra uma pessoa foi no Ensino Médio e ela só me devolveu no ano passado (2º ano da Faculdade), todo amarelado e com manchas. Affff! Diz se não dá vontade de matar?

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  30. Olá Inês,

    Compartilho mesmo sentimento que você, difícil emprestar e o medo andam juntos, as vezes as pessoas acham por temos muito não ligamos de emprestar algum, mas ligo até de pegarem para ver...dureza....kkk..belo post...bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Inês, tudo bom?
    Primeiramente, acho que essa é a minha primeira vez aqui no seu blog e, meeeeenina, preciso te dizer: QUE COISA MAIS LINDA! *-* sério, estou realmente in love com ele. E também adorei a sua forma descontraída de escrever, conseguiu me tirar ótimas risadas aqui u_u

    Quanto ao post, de fato, emprestar livro é um negócio complicado. Graças a Deus eu só tive uma experiência ruim, quando emprestei o meu exemplar de "Lua Nova" para um amigo do meu irmão. Emprestei na maior inocência pensando que o meu baby voltaria pra casa logo e em segurança... doce ilusão. Demorou meses pro cara me devolver o livro e, o pior, quando devolveu, o livro estava com a capa toda marcada/amassada </3
    Depois disso sempre tive o pé atrás na hora de emprestar qualquer livro, e só empresto se não for um dos meus títulos favoritos e se for pra alguém confiável e caprichoso u_u
    Vou tentar usar a desculpa do intercâmbio na África da próxima vez e torcer pra dar certo! *cruzando os dedos* aushdiuashiudhashdihasd.

    Parabéns pelo post, ficou realmente muito gostoso de se ler ^-^

    Um super beijo e uma ótima semana! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaela.
      Oown, meu amor, muito obrigada <3. Fico feliz que tenha gostado do post e do blog, te espero aqui mais vezes, vai ser um prazer receber tua visita. Essa desculpa do intercâmbio na África é realmente infalível, se você usar uma vez não vai mais querer parar, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  32. O grande dilema de emprestar livros, fico feliz porque aquele amiguinho ta lendo, e ainda quer ler um livro bom que eu provavelmente amo, maaas.. E o medo de emprestar? SHAUHSU Só empreste para poucas pessoas que sei que cuidam e são limpinhas e organizadas HSUAH
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  33. Ai como eu amo esse blog <3 Parece que aqui reunem-se todas as minhas reflexões acerca de livros. Um fato: NAO EMPRETO LIVRO. Nem pra prima, nem pra melhor amiga que conheço há 20 anos. Empresto, no máximo, pra minha mãe (moramos na mesma casa hehehehehehehhehe) e pro namorado pq, né. Inclusive ele está com um livro meu q eu nem ao menos li ainda !!!! E de dia dos namorados dei um livro para ele que ele chegou até a chorar no final da história! É muito bom quando isso acontece, né? Um beijo!

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Baa, qisso! Acredito que todos já passaram por situações estressantes rs Já tive alguns traumas emprestando livros .-. Hoje em dia eu não empresto à ninguém e nem empresto de ninguém, eu me torço mas dou um jeito de comprar, sabe?
    Egoísmo, talvez, mas NÃO TO LIGANDO u.u rs
    xoxo

    ResponderExcluir
  35. Ei Inês!
    Eu já tive muitas experiências ruins emprestando livros (sempre temos né), então eu resolvi ser sincera: a pessoa pede e eu falo "não, não empresto meus livros". Isso vale para praticamente todo mundo, desde os que sei que não vão cuidar, até aqueles que não sei dizer. Tenho uma lista MUITO restrita de pessoas que cuidam, devolvem rápido, e ainda ficam gratas pelo empréstimo, e mesmo pra essas, livros autografados nunca serão emprestados haha. Prefiro indicar a livraria mais próxima! xD
    Ótimo post!
    Bjos!

    www.secaoreservada.com.br

    ResponderExcluir
  36. Eu tô apaixonada nesse post! Além de ser engraçado graças as imagens que você usou ele é de muita utilidade pública, vou imprimir, encadernar e usar como manual pra todo a vida HAHAHA Tenho muitas histórias de empréstimos de livros também, bem no estilo das suas (acho que é sempre a mesma coisa né? as pessoas não amam e tem consideração com nossos babys tanto quanto a gente), mas resumindo empresto meus livros para apenas 3 pessoas que passaram por testes rigorosos e sei que posso confiar e que sabem as consequências se algo acontecer com o livro muhahaha adorei as dicas de desculpas, vou usar com toda a certeza!
    E realmente não sei o que é pior: a pessoa demorar séculos para devolver o livro e, às vezes devolver e falar que nem ~teve tempo de ler~ (tipo O QUÊ????) ou devolver todo todo estragado e mal cuidado. Nem vamos colocar "não devolver" porque isso não é nem uma opção uahuahs
    AMEI o post, Gabi!
    Beijos!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric