26 de junho de 2015

Resenha - As 13 Chaves

Livro: As 13 Chaves
Autora: Aliane Ganem
Páginas: 160
Editora: Galera Júnior
ISBN: 9788501033772
Depois de O outro lado do tabuleiro e O caso do elefante dourado, a consagrada personagem Tide reaparece em As treze chaves. Na noite de Ano-Novo em Copacabana, Tide ganha uma linda bolsa peruana. Só que nesta bolsa ela encontrará uma chave que a levará para a famosa Machu Picchu. Após alguns dias, Tide recebe uma misteriosa encomenda contendo um mapa do Vale Sagrado dos Incas, mais doze chaves semelhantes àquela que achou na bolsa peruana, passagens para o Peru e um simples convite, dizendo apenas: Traga as chaves e boa viagem! Este é só o início de um livro que prende a atenção dos leitores do início ao fim, de um só fôlego.

 Eu solicitei esse livro assim que li a sinopse, achei a premissa super interessante e o fato de ser uma obra nacional despertou mais ainda minha curiosidade. Pena que todas as minhas expectativas foram frustradas.

 A ideia geral da história é ótima, tanto que foi ela que atraiu, mas percebi que as coisas poderiam não funcionar tão bem assim que vi a quantidade de páginas. Não me levem a mal, não tenho nada contra livros finos, mas para que a premissa em questão fosse desenvolvida de forma satisfatória creio que seriam necessárias mais páginas.

 Aí as coisas foram ficando muito piores, achei tudo muito corrido e as coisas aconteciam de forma facilitada demais para a protagonista. Não deveria ser assim, inclusive as cenas de ação não foram satisfatórias. Foram corridas e sem emoção, quando eu achei que a história ia começar a ficar interessante, as coisas aconteceram rápido demais. E essa rapidez no desenvolvimento faz com que o leitor se afaste da história em si e não crie uma conexão com o livro.


 São personagens demais em um curto número de páginas, eu não conseguia lembrar quem era quem e chegou um momento em que o livro ficou extremamente confuso. Gente demais em uma confusão de acontecimentos, aí eu parei de tentar entender e cheguei ao fim da leitura um pouco confusa, entendendo tudo de maneira parcial.

 Gostei de conhecer um pouco da cultura Inca, mas queria que tudo tivesse sido mais aprofundado, achei que as coisas aconteceram rápido demais e sem muita profundidade, sem sentimento. Creio que tiveram muitas coisas que poderiam ter sido mais exploradas e deixado o livro mais interessante. 


 A escrita da autora até flui, mas confesso que me incomodei com certos diálogos, os achei forçados e muito pouco naturais, sem falar que a forma que ela finalizava os capítulos não deu certo, ficavam lacunas. Às vezes eu ia e voltava só pra ter certeza de que aquele era mesmo o final. 

 A edição da Galera está bacana, gostei da capa, ela funciona com a história em si, mas a revisão pecou um pouco, encontrei alguns errinhos. 

 Em suma, eu achei a ideia geral muito boa, mas não foi bem desenvolvida. Faltaram muitas coisas para que a leitura fosse satisfatória, entre elas aprofundar mais vários aspectos e ajeitar algumas coisas relacionadas a escrita do livro. 

Classificação: 

25 comentários:

  1. Ah, que pena. Eu estava muito interessada lendo a sinopse, pois, adoro livros que falem sobre cultura Inca, Maia e por ai vai. Mas quando li sua resenha, fiquei decepcionada. Até leria, mas já vou sem nenhuma expectativa.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sil.
      É uma pena mesmo porque eu também adoro esse tipo de livro e qualquer informação sobre a cultura Inca me parece super interessante. Pena o livro ter sido mal desenvolvido.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Inês!
    Também não tenho problemas com livros pequenos, mas isso já aconteceu comigo. As vezes a ideia do livro é muito boa, mas precisa de mais páginas, mais detalhes, mais aprofundamento e é terrível quando a gente fica com a sensação de que a ideia não foi bem aproveitada.
    Beijo

    canastraliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniella.
      O livro ser pequeno não é mesmo um problema de fato, já li várias histórias ótimas de curtas páginas que foram bem desenvolvidas, mas infelizmente essa não foi uma delas.
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Inês! Tudo bem? Ah é uma pena que o livro tenha pecado em tantos aspectos... Ele de fato, possui uma premissa bem interessante, tinha até ficado interessado em lê-lo, mas depois de ler a sua resenha resolvi passar por longe desta obra... :/

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    Curto a cultura inca, que pena que ela não foi tão aprofundada (entendi que, por ter poucas páginas, não acredito que a cultura tenha sido explorada em sua totalidade) enfim, vou pesquisar sobre ele, vai que minha opinião difere da sua...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi, Inês!
    Nossa. Você realmente não gostou. Uma pena, ainda mais quando as coisas ficam confusas (ri muito quando você disse que desistiu, isso acontece muito comigo). Não conhecia o livro e sinopse já não tinha me interessado também.

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sofia.
      De fato, eu não gostei, rsrs. Não sou de desistir, mas tem vezes que não temos para onde fugir, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Inês, que pena que você não gostou desse livro.
    Nunca tinha ouvido falar e sinceramente, pelo que você escreveu sobre ele, nem vou procurar saber mais. Eu já fico confusa lendo Harry Potter, imagina um livro desses kk.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Inês!
    Que pena que não desenvolveu bem... o título chama tanta atenção!
    Acho que não vou ler não.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nunca nem tinha ouvido falar sobre esse livro. Eu amo livros finos, pois a maioria tem uma história pequena mas reflexiva. Mas é uma pena que isso tenha acontecido nesse livro, a historia promete mas não há evolução :(

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Ines!
    Nunca nem escutei nada sobre esse livro, mas não seria minha aposta de leitura. A capa e a sinopse não me chamaram atenção. Adoro o catálogo da Galera, mas essa especialmente eu passo. Livro com enredo mal evoluido não dá. To correndo pra longe deles.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, David.
      De fato, todos nós estamos correndo de livros assim achei que iria curtir a obra, mas confesso que me decepcionei muito.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi, Maria Inês! \õ/
    É uma surpresa ver esse livro, pois não tinha visto ele em nenhum lugar, e acho que nada me chamou atenção, tinha expectativas por conta da capa, mas depois que li a sinopse não me chamou atenção. Eu não gosto de livros com enorme quantidade de personagens, FICO TOTALMENTE PERDIDO! Então vou deixar passar, mas adorei sua resenha, arrasando como sempre!

    Beijos,
    Luan | http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan (SEU LINDO).
      Caramba, eu também nem conheceria se não tivesse recebido o catálogo da editora. A verdade é que achei que seria uma leitura bacana, mas não foi. Fico feliz que tenha gostado da resenha, é você que lacra sempre.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi Inês!

    Que pena... A premissa do livro parece boa, eu teria solicitado também, mais concordo com você, quem sabe se a autora tivesse aprofundado mais a historia, as coisas não seriam diferentes.
    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo joia?
    Que bacana ser nacional, os autores nacionais andam me conquistando. Me parece ser um bom livro, não curto livros muito pequenos, me da aquela impressão de "inacabado" hahaha;
    É a primeira vez que vejo sobre essa obra :D

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Uma pena voce não ter gostado do livro mas entendi seus motivos. Tambem gostei da ideia, pena não ter sido bem desenvolvido.
    Abraço,
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  14. Oi Inês,
    Que pena que você não gostou do livro. Confesso que fiquei desanimada e acredito que não lerei esse livro...
    Parabéns pela sinceridade :)
    Beijos!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Hey!
    Aah... É uma pena quando o autor não consegue desenvolver bem sua história...
    Abraços!!
    Blog - Desbravando o Infinito

    ResponderExcluir
  16. Oii!
    Eu já nao curti o livro pela sinopse e capa.
    Ainda depois da sua resenha, não me interessei na leitura.

    Bjs
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Gabi!
    Também acho que o número de páginas deve ser condizente. Adoro livros curtos, desde que se proponham a contar histórias que caibam em seu número de páginas. Livros corridos decepcionam mesmo. :(
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscilla.
      Isso é mesmo bem verdade, existem histórias que nunca poderiam ser desenvolvidas de maneira satisfatória em um número tão limitado de páginas, essa é uma delas.
      Beijos.

      Excluir
  18. Olá Inês, tudo bem contigo ???
    Que pena que o livro não conseguiu te propiciar uma boa experiencia com a história, é terrível quando estamos animados com a leitura de um livro e começamos cheios de expectativas, mas no final elas não são correspondidas. Já passei por esse tipo de situação e sei bem como é, sempre que isso acontece termino a leitura triste, pois sabia que o livro tinha potencial ... :/
    Acredito que o número reduzido de páginas seja um dos maiores problemas nesse caso, como você comentou. Quem sabe se a autora tivesse explorado melhor a história e corrido um pouco menos, o livro fosse melhor !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  19. Olá Inês,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui, gostei da sinopse, mas sua resenha me desanimou bastante, uma pena....bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric