24 de junho de 2015

A arte de se reinventar

 Olá, pessoal. Estou de volta, agora com mais tempo e mais gás. Devo explicações, eu sei, andei sumida. Estava ocupada, estressada, desgastada e sem energia. Deixei o blog e as leituras de lado por uns tempos, o suficiente para eu recarregar minhas forças e agora voltei, de férias e cheia de idéias novas. Vou me organizar e juro que sumir daqui não está nos meus planos. 

 Aí, resolvi fazer um post que mostra muito da minha fase atual, com um texto meu (que muita gente pede), uma indicação de música e indicações de livros.Sem falar da reflexão de sempre e das fotos aleatórias que andei tirando e que geralmente não possuem espaço aqui no blog. Clique em LEIA MAIS para ver esse post que fiz, ele está transbordando carinho  sinceridade.

"Mas tudo bem, o dia vai raiar pra gente se inventar de novo. E o mundo vai nascer de novo." - Tempo de Pipa (Cícero)


 Eu acredito na concepção de que cada pessoa muda o tempo todo, todo dia, a cada experiência, a cada sorriso, a cada lágrima, a cada ida ao mercado... São mudanças inconscientes, que às vezes acontecem até sem o nosso consentimento. Mas existe um tipo de mudança diferente, que parte de você, a vontade de se reinventar. Talvez seja mais uma mudança interior, provavelmente imperceptível para os mais despercebidos. É quando você percebe que seu eu antigo não te serve mais, como aquela roupa que está no fundo do guarda-roupa e que você não usa há meses. 

 O que causa essa vontade de mudar é diferente para cada pessoa, no meu caso foi uma viagem. Uma simples viagem. Voltei diferente, comecei a enxergar tudo diferente. De repente a beleza nas pequenas coisas me pareceu maior do que antes, a vontade de aproveitar cada momento preencheu meu ser e o passado, ao qual eu me apegava tanto, já não valia mais a pena. Chega, eu decidi, de me apegar a coisas antigas, de insistir no que não dá certo, de não me colocar em primeiro lugar, de depositar minha felicidade em fatores externos, de não aproveitar as coisas, de não aproveitar todas as coisas. Aí eu lembrei de um trecho da música de Cícero "Mas tudo bem, o dia vai raiar pra gente se inventar de novo. E o mundo vai nascer de novo". E percebi a mudança, percebi a versatilidade das coisas, percebi que isso só depende de uma decisão pessoal minha. Aí eu disse sim, disse sim pra mudança e decidi que diria sim toda vez que o dia raiasse. Porque toda vez que o dia raia, é uma oportunidade nova que a vida te dá, por favor, não desperdice.  E não esquece, o Sol renasce amanhã. 

OBS: também não desperdice a oportunidade de ouvir essa música maravilhosa do Cícero. O pior que pode acontecer é você não gostar.  

 Eu resolvi que um texto é pouco e, para te inspirar mais a mudar, separei dicas de livros em que as protagonistas disseram SIM para a mudança. São dicas pessoais de livros que já li e que você deveria ler.

RESENHA
 Quantas vezes eu posso recomendar um livro? Gente, não deixem passar a oportunidade de ler essa obra, é simplesmente incrível e traduz perfeitamente a busca por si mesmo. Sinceramente, essa é minha melhor leitura de 2015 até hoje, LEIAM! 
SINOPSE: A vida de Allyson Healey é exatamente igual a sua mala de viagem: organizada, planejada, sistematizada. Então, no último dia do seu curso de extensão na Europa, depois de três semanas de dedicação integral, ela conhece Willem. De espírito livre, o ator sem destino certo é tudo o que Allyson não é. Willem a convida para adiar seus próximos compromissos e ir com ele para Paris. E Allyson aceita. Essa decisão inesperada a impulsiona para um dia de riscos, de romance, de liberdade, de intimidade: 24 horas que irão transformar a sua vida. Apenas um Dia fala de amor, mágoa, viagem, identidade e sobre os acidentes provocados pelo destino, mostrando que, às vezes, para nos encontrarmos, precisamos nos perder primeiro... Muito do que procuramos está bem mais perto do que pensamos.


RESENHA
 Esse livro é divertido, diferente e extremamente cativante. A protagonista resiste muito a mudancas, algo que todos nós fazemos pelo menos um pouco, mas aos poucos ela vai superando isso. Gente, um livro puro amor, sério. Recomendo sem fronteiras.
SINOPSE: A Paciente, Leigh Nolan (essa sou eu), começou seu primeiro ano na Universidade de Stiles. Ela decidiu se formar em psicologia (apesar de seus pais preferirem que ela estudasse tarô, não Manchas de Rorschach).A Paciente tem a tendência a analisar demais as coisas, especialmente quando isso envolve o sexo oposto. Exemplo: por que Andrew, seu namorado de mais de um ano, nunca a convida para passar a noite com ele e dar o próximo passo no relacionamento — leia-se transar? E por que ela passou a ter sonhos eróticos com Nathan, o colega de quarto de Andrew que tanto a odeia?Fatos agravantes incluem: outros alunos de psicologia supercompetitivos, uma professora que precisa urgentemente de análise.


RESENHA 
 Esse é um livro nacional que foi uma grata surpresa pra mim, a protagonista passa por poucas e boas, supera tudo e passa por mudanças impensáveis. Umas boas, outras nem tanto, mas todas extremamente necessárias para que ela se encontrasse.
SINOPSE: Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida até agora: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção de seus pais.Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, frequentadora assídua de festas e chopadas e que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias, e grande parte dos professores, descomprometida.Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico ou Rico , um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que Rico, seu professor de linguística, se interessaria por ela também.Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é seu grande amor, Angelina se joga de cabeça nessa relação, ignorando todos os conselhos que recebera dos pais a vida toda.Ao mesmo tempo começa a ter sonhos que não consegue entender: homens lhe oferecem objetos numa bandeja e, logo depois que ela os aceita, eles se transformam em feras e somem numa floresta.Primeiro volume da série Despertar, A bandeja é um romance arrebatador, que retrata os dramas e as provações pelos quais qualquer jovem passa quando se afasta de sua essência até trilhar de volta o caminho do amor verdadeiro e de Deus.

Bom gente, e isso. Espero verdadeiramente que tenham gostado do post e que aproveitem minhas dicas de leitura. 
Beijos e até a próxima (prometo que dessa vez não vai demorar).

36 comentários:

  1. Oi, Inês! Tudo bem?

    Puxa... que texto inspirador, amiga! Adorei!
    Como você disse, as vezes precisamos mudar; viajar e retornar com energia renovada!
    E que frase show de bola: "E não se esqueça, o sol nasce amanhã"... adorei!

    Os livros que indicou são fantásticos só de ler a sinopse, apesar de eu não ter os lido, mas ja gostei! :)

    Inês, está rolando sorteio no blog Irmãos Livreiros corre lá para participar! Ficarei muito feliz com sua participação! :)

    Beijos!
    Irmãos Livreiros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel.
      Fico feliz que tenha gostado do texto <3. A frase do Sol renasce amanhã não é minha, é da música Meu Sol de Vanguart, muito linda inclusive!
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Inês

    Nossa seu texto caiu como uma luva na minha vida. Estou numa fase transição e estou com muita dificuldade de aceitar algumas mudanças, acredito que o segundo livro que vc apresentou também me ajude nessa hora. Achei a música perfeita e parece que ela me envolveu numa bolha de pensamentos enquanto eu li seu texto!

    Obrigada pela palavras lindas
    Bjs

    Http://psicosedanina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina.
      Fico feliz que o texto tenha se encaixado em sua vida, também estou em uma frase de transição e às vezes nos apegamos tanto ao passado que não deixamos a mudança entrar. Síndrome Psíquica Aguda é incrível <3.
      Beijos.

      Excluir
  3. É, te entendo total.. Pequenos detalhes nos dão aquele clique que faltava pra perceber o quanto estivemos perdendo tempo, o quanto precisamos mudar para que tudo ao nosso redor mude também. Eu vivo dizendo isso a mim mesma, que preciso me desapegar do passado, mas talvez certas coisas infelizmente não dependam só de mim. Mas eu realmente espero que você siga seu próprio conselho firmemente, não desiste, você só tem a ganhar com isso

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/06/o-milagre.html
    Tem resenha nova no blog de "O Milagre", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      De fato, nem tudo depende exclusivamente de nós, mas existem coisas que sim e para elas eu permito a mudança que antes encontrava tanta resistência em mim.
      Beijos.

      Excluir
  4. Carpem Diem - `aproveite o dia`
    Acredito que essa expressão em latim resuma um pouco essa fase de vida.
    SUA ESTANTE

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post, adorei. Te entendo mais que perfeitamente, sempre passamos por situações semelhantes. É a vida :c

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. O desejo de se reinventar, de querer mudar, é assim mesmo: às vezes, a menor coisa, provoca uma grande mudança!
    Ainda não li nenhum livro dos que vc indicou, mas A Bandeja já está na minha lista. Minha afilhada fala muito nesse livro, preciso ler já!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  7. Oi Inês, tudo bem?
    Adorei seu texto.
    Acho eu que a vida é feita de pequenas e grandes mudanças. Estamos em constante mutação. Nem sempre é fácil. Nem sempre fazemos boas escolhas, mas sempre é válido. Sempre contribuem de alguma forma para nossas vidas.
    Fique firme nesta nova resolução, e que consiga alcançar seus objetivos.
    Bem vinda de volta. Renovada, reinventada e feliz.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia.
      Verdade, nem todas as mudanças são boas, mas a gente precisa se arriscar e arcar com as consequências, se não sempre permaneceremos a mesma. Fico feliz que tenha gostado do texto <3.
      Beijos.

      Excluir
  8. Ola, tudo bem?
    Alegrome que voce este de volta no seu blog. As veces hai momentos que temos menos vontade de ler ou escribir, a todos nos pasa. Pero fico contenta de saber que voce volveu con máis gas.
    Beijos.
    http://abracalibro.blogspot.com.es

    ResponderExcluir
  9. Olá Inês,


    Eu também estava sumido e retornei hoje...tive alguns problemas pessoais, mas enfim voltei com força total, as vezes sumir é necessário, gostei das dicas....bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco.
      Às vezes a gente some mesmo, existe vida fora do blog, rsrs. Mas que bom que você também voltou Marco <3.
      Beijos.

      Excluir
  10. Olá ...
    Adorei o seu texto , você escreve super bem ...
    Adorei os livros que voc~e citou ;)

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês, você escreve muito bem viu?!! Parabéns...
    Escreva mais vezes, gostei muito do seu texto.

    Bjs

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    Como sempre, seus posts e textos impecáveis!
    Adorei o post, o texto, a foto e as dicas de leitura!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Livy.
      Ooown, você não sabe como comentários como o seu me alegram, especialmente vindo de você, que possui um blog que admiro tanto.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi, Inês!

    Você tem toda razão! A gente tem que andar pra frente, deixar o que não acrescenta nada na nossa vida para trás, o que passou, passou, tchau, adeus! A vida é muito curta para perdermos tempo com coisas aleatórias! Às vezes essa transição é muito complicada, a gente tropeça, custa a pegar no tranco, mas uma hora vai!

    Eu só não li "Apenas Um Dia" até hoje porque peguei implicância com a Gayle...detestei "Se Eu Ficar"...achei muito pimpado! rss

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      É mesmo como você disse, a gente se renova, erra, se reinventa, mas no fim as coisas sempre me ajeitam! Eu não curti tanto Se eu ficar, mas Apenas um Dia é fora de série, você realmente deveria ler. AMO muito esse livro <3.
      Beijos.

      Excluir
  14. As vezes passamos por certas fases em nossas vidas que enxergamos a necessidade de mudar algo, mas nem todas as mudanças são benéficas, bonito texto! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Keylla.
      Obrigada pelo elogio, de fato nem todas as mudanças são boas, mas com o tempo a gente vai aprendendo a lidar com elas e suas consequências.
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi, Ines!
    Que texto incrível, você escreve muito bem! Eu também estou passando por essa onda de mudanças esse ano tem exigido isso de mim... abandonar tudo que não faz mais sentido e prosseguir, mas não tem sido muito fácil.
    Enquanto as dicas de leitura, preciso desse livro da Gayle Forman adoro a escrita dela.
    Beijos.
    http://asassecretas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sabrina.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado <3.
      Nunca é fácil deixar certas coisas pra trás, a gente se apega, mesmo que às vezes nem nos faça bem. Mas é necessário! Esse livro da Gayle é incrível, LEIA.
      Beijos.

      Excluir
  16. Muitas vezes são as pequenas coisas que nos incendeiam e nos fazem querer se reinventar. E mudanças quase sempre são coisas boas.
    Fiquei feliz por sua volta.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de junho. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  17. Vou ser bem sincera em dizer que às vezes grandes mudanças me assustam um pouco, mas tento não deixar que isso impeça que elas aconteçam, porque por mais que às vezes eu não queira, elas são necessárias.
    Adorei as dicas dos livros, ainda quero ler esse da Lycia!

    Bezu!

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa.
      Grandes mudanças me assustam também, acho que para muitos, inclusive sou meio resistente quando se trata de mudar, mas a gente vai aprendendo a ser mais flexível. O livro da Lycia é ótimo <3.
      Beijos.

      Excluir
  18. Eeeeeeeeeeeee Gabi tá de volta *solta os fogos* ADOREI AMEI TÔ NO CHÃO com esse texto! Que você escrevia bem eu já sabia, então não deveria estar surpresa com essa maravilhosidade de texto, já quero mais deles aqui no Memórias, hein! Se reinventar é realmente muito bom e libertador, um dos ditados mais verdadeiros é que mudança faz não só bem pra gente, mas pra nossa alma também. Curti muito a dica de livros também! PROMETO que vou ler Apenas Um Dia, só estou juntando dinheiro, mas será uma das minha próxima aquisições!
    Beijos ❤
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Deb.
      Eu já falei o quanto de adoro? Estou de volta õ/.
      Caramba, fico feliz que tenha gostado do text(ão). Vou tentar fazer mais desses por aqui, o pessoal andava me pedindo mesmo! Mas sério , fico feliz que o texto tenha te agradado. LEIA APENAS UM DIA MESMO, SÉRIO, ISSO É UMA SÚPLICA, PELO AMOR QUE VOCÊ TEM PELO BLOG.
      Beijos <3.

      Excluir
  19. Oi Inês, tudo bom?
    Cara, como tu consegue ter tantas ideias de posts diferentes? Eu fico de cara e muito feliz por poder ler suas coisas.
    Tenho bastante curiosidade em ler Apenas Um Dia e prometo que lerei assim que sobrar um tempinho também.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      Tem vezes que fico sem ideia, mas elas geralmente surgem das minhas experiências, rsrs. Fico feliz que goste delas e do blog <3.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oooi, Gabi! também estive afastada do blog, mas por motivos de: final de semestre. Quero me dedicar mais ao blog quando o semestre acabar, e por dedicar também falo reinventá-lo! Não li nenhum dos livros citados, mas eu mesma nesse momento estou passando por um momento de me reinventar! *O* Seu texto está lindo e é isso aí, um novo dia sempre traz novas oportunidades :) Bjos

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Final de semestre é complicado, esse também foi um dos motivos pelos quais me ausentei. Estou tentando me dedicar mais também, mas reinventá-lo não, ando gostando dos ares atuais do blog. A gente sempre tem que se reinventar mesmo e fico feliz que tenha gostado do texto <3.
      Beijos.

      Excluir
  21. Oi Inês, como vai?
    Sem palavras pra esse post! Adorei como você conseguiu se expressar e ainda manter a essência principal do blog nele!
    Concordo plenamente com você, ás vezes temos que mudar, se reinventar, e quando isso envolve nos colocar em primeiro lugar, isso é em alguns pontos até obrigatório.
    Sinto que mudo um pouco a cada dia, e que mudanças ainda maiores estão por vir - até porque termino a faculdade esse ano.

    Um abraço!
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi! ^^
    Tudo bem!!
    Adorei o post! E as dicas de livros então, nem se fala! Ainda não conhecia nenhum deles, mas vou dar logo um jeito de procurar pra conhecer melhor! :)

    Beijussss;
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/BlogMenteHipercriativa

    ResponderExcluir
  23. Oi Inês, tudo bem ???
    Não pude deixar de não passar aqui nesse post. Gosto muito de postagens mais pessoais, adoro quando os blogueiros escrevem um pouco sobre si mesmos, sobre coisas que sabem, viram, aprenderam, ou escrevem um texto maravilhoso. Vi um pouquinho de tudo isso na sua postagem e por isso gostei tanto !!!
    Concordo com o que você disse sobre se reinventar, as vezes o nosso antigo eu já não serve mais, as vezes as coisas da vida, as situações por qual passamos vão nos mudando aos poucos, vão nos transformando, nos reinventando, e quando vemos, já não somos os mesmos. Mas acredito que isso é necessário. Nada nessa vida pode ficar inalterado, até mesmo as coisas que parecem que não irão mudar nunca estão mudando pouco a pouco !!!
    Simplesmente adorei a sua reflexão, e gostei bastante das dicas de livros !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric