3 de maio de 2015

Sobre Calvin e Haroldo - As Tiras de Domingo

 Olá, pessoal. Hoje eu vim fazer mais uma resenha especial e cheia de fotos, dessa vez de um livro repleto de tirinhas dos meus amados Calvin e Haroldo. Clique em CONTINUE LENDO para saber mais sobre a obra e minha opinião.

 Eu já tinha visto algumas tirinhas dessa dupla apaixonante, sempre me divertia horrores ao ler alguma história deles, porém nunca cheguei a acompanhar o trabalho de uma maneira mais aprofundada. A oportunidade surgiu quando a Editora Conrad me enviou esse livro lindo e comentado pelo próprio Bill Watterson.


 A obra tem um tamanho maior que o normal, justamente para que os quadrinhos se enquadrem sem precisar de ajustes. Começamos com uma introdução do autor, falando de suas publicações de domingo, já que esse livro é uma coletânea das tirinhas que apareceram nas edições de domingo dos jornais.

 Aí temos as histórias em si, de um lado existe a versão que foi publicada nos jornais, e do outro a colorida, o que nos faz perceber a diferença que uma boa pintura e cartela de cores pode fazer. Ao final de cada história também temos um pequeno comentário do autor, sobre algo retratado na trama ou a respeito do processo criativo dela.


 As histórias são gostosas de ler, divertidas e nos levam a refletir sobre vários temas. Em umas tirinhas existem mais falas, em outras o autor brinca com os traços e efeitos visuais e outras são misturas de ambos os elementos.

 O Calvin é super divertido, uma criança cheia de personalidade e vida. O autor caracteriza ainda mais o personagem ao se utilizar de traços fortes para fazer as mais diversas e divertidas expressões. Haroldo é o tipo de ursinho de pelúcia/ animal/ amigo que toda a criança sempre quis ter. Companheiro fiel, com sacadas interessantes e observações peculiares. 


 As aventuras narradas me levaram de volta a infância, onde as brincadeiras exigiam uma explosão de criatividade e nossos questionamentos eram simples. O autor brinca com a imaginação do leitor e surpreende o mesmo a cada quadradinho. É incrível a habilidade que certas pessoas possuem em criar histórias curtas, divertidas e, de certa forma, profundas.


 O traço do Bill é ótimo, ele utiliza uma diversidade de cores e dá vida a história de uma maneira diferenciada. A edição da Conrad está lindíssima, colorida, com folhas mais grossas e um cuidado de encher os olhos. Só desejei que o material utilizado na capa e contracapa fosse melhor, já que o formato do livro é maior e precisaria de um suporte mais resistente. Mas é a única consideração que tenho a fazer.

 Em suma, adorei o livro, li em poucas horas e fui transportada para um mundo admirável. Já me considero fã do trabalho do Bill e pretendo ler mais tirinhas suas por aí. Obra mais que recomendada!

ONDE COMPRAR:

42 comentários:

  1. OI Inês!
    Nossa, adoro o Calvin e o Haroldo!
    Sempre achei que ele tem frases e pensamentos tão profundos para um garotinho e ao mesmo tempo sempre gostei do traço do autor. Adorei esse livro, ainda não vi ele por ai nas livrarias, mas vou dar uma folheada nele sem falta assim que ver *-*
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu.
      Sim, eles conseguem ser profundos sem parecer irreal demais para um garotinho daquela idade. Sem falar que o traço do autor é mesmo incrível, muito amor por esse livro <3.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Inês!
    Eu só conheço esses personagens por causa de umas poucas tirinhas, mas já percebi que o cartunista consegue incluir temas importantes em poucos quadrinhos. Gostei de conhecer o livro!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Adoro tirinhas, principalmente Calvin e Haroldo. <3
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Inês,

    Sou louca por esse livro, acho as frases de "Calvin e Haroldo" incríveis, sempre salvo algumas no meu celular. Vendo sua resenha decidi: quero ter o meu livro para ontem ♥

    Lindo blog.
    Beijos
    Dani Cruz
    http://blog-emcomum.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Inês, tudo bem?
    Eu também recebi o livro e ele é mesmo uma graça...
    Minha filha me tomou... kkkk
    Assim que ela libertar irei conferir.
    Ótima resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  6. Realmente, a pintura faz uma diferença e tanto, mas num geral a tirinha acaba por ser a mesma, e encantando de qualquer forma né :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Para Sir Philip, Com Amor", vem conferir!

    ResponderExcluir
  7. Oie Inês! :D
    Só de olhar as fotos já vi que essa edição é um amor mesmo a capa não sendo muito resistente.
    Adoro as tirinhas do Calvin e do Haroldo pois elas sempre trazem com humor assuntos para se refletir e fiquei louquinha por essa edição! \o/

    Beijocas e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda.
      Essa edição está caprichada demais, a questão da capa é uma pena, mas vale a pena por todo o resto, simplesmente amei <3.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, Inês!
    Eu adoro tirinhas, principalmente do Calvin e Haroldo ^^
    O livro parece ser ótimo. Fiquei interessadíssima!
    E essa edição parece ser caprichada.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Está rolando sorteio de uma caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  9. Oi Inês,
    Realmente deve ser muito gostoso ler um livro cheio de tirinhas. Pensando bem, nunca tive um livro assim na minha coleção. Vou anotar a dica.
    Também quero agradecer sua visita no meu blog, fiquei muito feliz com ela.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu adorava ler isto quando era criança. É um trabalho fantástico que permite gargalhadas e sorriso a inúmeras gerações!

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês,
    Adorei a arte desse livro e o fato de ter a publicação do jornal e a colorida.
    Confesso que não tenho o costume de ler livros nesse estilo, mas fiquei encantada com a edição!!
    Adorei a dica!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Também não costumo ler esse tipo de livro, mas me arrisquei nesse e me surpreendi por ter gostado tanto. Simplesmente incrível <3.
      Beijos.

      Excluir
  12. Calvin e Haroldo sempre apareciam nos livros escolares ou nas provas e eu adorava eles! *-*
    Acho que eles estão presente na vida de qualquer estudante! Para quem é fã desses dois, esse livro com certeza é um presentão! Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Sim, eles costumam aparecer mesmo em livros e provas da escola, minha paixão por eles começou aí!
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês!
    Adorei o livro, quero muito! <3
    Adoro Calvin e Haroldo, são ótimas tirinhas!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  14. Olá Inês!!!

    Estou numa fase de ler muitos quadrinhos, tirinhas, e tudo mais que tenha desenhos! hahaha
    Sua resenha realmente despertou muito minha atenção, o trabalho gráfico do livro para ser muito bonito (deve ser mais pessoalmente), as tirinhas são interessantes, e o que já li de Calvin e Haroldo por ai me dão a certeza que o livro é bom.

    Fiquei com vontade de ler!
    Adorei as fotos, ficaram muito bonitas!

    (Ah! Amei o layout do blog!!!) :D

    Beijos,

    Gabi
    Mundo Platônico
    http://gabiiem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela.
      Eu amo desenhos, apesar de não ter o costume de ler muito. Fico feliz que tenha gostado das fotos e do layout do blog, muito obrigada =). Isso me faz feliz.
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Inês, tudo bem ???
    Eu preciso dizer que AMEI esse post !!! Eu sempre fui apaixonada por tirinhas, confesso que olho o jornal todos os dias só para conferir qual tirinha eles escolheram para aquele dia. De todos os autores/artistas que eu já acompanhei, ou acompanho, meus preferidos sempre foram o Quino (criador da Mafalda) e o Bill. Gosto tanto dos dois que tenho o livro completo com as tirinhas da Mafalda, e um livro do Calvin e Haroldo (O Mundo é Magico).
    Então imagine o quanto eu não curti o seu post !!! *-*
    Não conhecia esse livro ainda, mas pretendo comprar, afinal de contas ... É Cavil e Haroldo né ?!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do post, fiz com muito carinho <3. Mafalda também é muito amor, que sonho esse livro com as tirinhas completas dela, eu já quero! O Mundo é Mágico ainda não li, mas depois dessa experiencia quero ler mais livros assim. Vale a pena comprar mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  16. Amei o seu post! Eu gosto muito de livros assim, muito muito. E estou desejando este. <3
    Beijos, www.blogdoseujeito.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá Inês,

    Que inveja de você hein....kk...nossa muito legal esse livro, gostaria de ter um com certeza, ótima dica...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá Inês!
    Adoro Calvin e Haroldo, principalmente meu namorado! Estou super de olho em comprar esse livro para ele, porque é muito bonito e bem feito <3 Adorei seu post!

    Beijos,
    www.carolespilotro.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Inês! Nossa, que livro mais fofo! Adorei ele! <3 Eu conheço o Calvin e Haroldo, mas nunca li muitas tirinhas dos dois, então creio que esse livro seria uma oportunidade perfeita para conhecer melhor esses dois personagens tão incríveis! A edição do livro está muito linda, já quero ele em minha estante. Adorei a resenha! :3

    PS: Ei, eu te indiquei em uma tag chamada Cálculos! Depois dá uma olhadinha lá...

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony!
      O livro é mesmo incrível, a edição está linda e fico feliz que tenha gostado do post! Obrigado pela indicação, vou ver a TAG agora =).
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi, Inês!
    Conheço poucas tirinhas do Calvin e Haroldo, tinha algumas delas nos meus livros de português da escola, mas adorei conhecer esse livro ainda mais por ter tirinhas de vários temas. gosto muito de tirinhas, tipo aquelas da ultima página do jornal, mas nunca peguei um livro assim pra ver várias historias, agora quero muito esse livro ♥
    Beijos
    www.umdiarioqualquer.com

    ResponderExcluir
  21. Adorei a resenha, as imagens e principalmente as suas palavras... Você soube retratar muito bem a essência do livro, gostei muito! ^_^

    Abraços e até!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado!
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi Inês,
    Calvin e Haroldo é vida, eu vejo tirinhas deles por todos os lugares e sempre são ótimas, além de sempre carregar um ótima moral!
    Adorei o post, me fez relembrar muitas.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Inês!
    Eu nunca li uma obra completa assim do Calvin e Haroldo, só aquelas tirinhas aleatórias mesmo e sempre gostei bastante.
    Acho que deve ser bem divertido!
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Inês, linda!
    Que fofa sua postagem! Adoro fotos e mais fotos rsrs
    Eu conhecia algumas tirinhas de Calvin e Haroldo, mas achei o livro sensacional.
    Desses que precisamos ter na estante, né?

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      Fico feliz que tenha gostado <3. Fotos são mesmo muito amor! A obra está sensacional mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  25. Oi Inês,

    Td bem? Você que tirou as fotos do livro? Porque ficaram lindas! Conseguiu mostra bem como ficou o projeto editorial da Conrad e o cenário que escolheu deu um leveza que combinou com a temática do livro.

    Eu adoro Calvin e Haroldo. Na minha primeira bienal do livro comprei um coletânea com várias tirinhas deles, se não me engano era um "triologia", mas só tinha dinheiro para comprar um hehe

    Parabéns pela resenha e pelo blog!

    beijos
    http://psicosedanina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina.
      Sim eu que tirei as fotos :D! Fico feliz que tenha gostado, também adorei o resultado final e fico feliz que vocês tenham gostado também <3.
      Obrigada <3.
      Beijos.

      Excluir
  26. Oi, Inês!

    Carammmmmba! Lembrei totalmente da minha infância agora! Eu sempre lia essas tirinhas no jornal, nem sei se hoje em dia ainda vem! Nostalgia total que me deu! hahahaha
    Adorava "Onde está Wally" também! Ô tempo bom...

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  27. amei as fotografias e esse livro é lindo...lembro que sempre li no jornal...critico e na medida...amo!

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Que nostalgia bateu agora! Quando era criança tinha um livro parecido com esse, com tiras desses personagens. Deu muita vontade de comprar. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi, Inês!
    Aaah, adoro essa dupla <3 <3 Me divirto horrores com as tirinhas. Não conhecia esse conjunto de Domingo, achei a proposta particularmente interessante. As fotos ficaram incríveis.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sofia.
      Também adoro os dois <3. A proposta é ótima e fico MUITO feliz que tenha gostado das fotos.
      Beijos.

      Excluir
  30. Oi Inês, tudo bom??
    Eu sou apaixonada por quadrinhos, quando eu era pequena tinha uma coleção imensa da Turma da Mônica.
    Garfield é minha outra paixão e eu gostaria muito de montar uma coleção, pena que tenho apenas dois.
    Li algumas tirinhas já do Calvin e Haroldo. Quando eu estava no ensino médio tinha muitas tirinhas deles nos livros didáticos.
    Esse livro parece ser incrível, e eu também curto bastante os traços do Bill, muito bem feitos.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Adoro quadrinhos, e o Calvin e Haroldo conheço por tirinhas que cai em provas rsrs. Adorei a postagem, quero saber mais e ler mais os quadrinhos deles "---"

    Passa lá depois

    http://www.ditweb.com.br/blog

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric