1 de maio de 2015

Resenha - Dois Garotos Se Beijando

Livro: Dois Garotos Se Beijando
Autor: David Levithan
Páginas: 224
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501102096
Baseado em fatos reais e em parte narrado por uma geração que morreu em decorrência da Aids, o livro segue os passos de Harry e Craig, dois jovens de 17 anos que estão prestes a participar de um desafio: 32 horas se beijando para figurar no Livro dos Recordes. Enquanto tentam cumprir sua meta — e quebrar alguns tabus —, os dois chamam a atenção de outros jovens que também precisam lidar com questões universais como amor, identidade e a sensação de pertencer.


  Recebi esse livro de surpresa pela Galera Record, depois do burburinho que ele estava causando nas redes sociais e pela grande expectativa que a editora possui sobre a obra, foi inevitável não ficar curiosa.

 O livro já começa com uma narrativa peculiar, ela é realizada por gays que já morreram de AIDS. Pode parecer algo bem estranho, mas, por incrível que pareça, deu certo. Essa forma de contar a história é, muitas vezes, poética e não se restringe a contar apenas a história dos personagens, mas também apresenta posicionamentos sobre certos assuntos pela visão do narrador. 

 A obra relata a história de, não somente dois garotos, mas de vários. Eles possuem apenas uma coisa em comum: sua orientação sexual. Dessa forma, vamos acompanhando de maneira peculiar e crua a história desses garotos. Mas não se engane ao pensar que esse livro fala apenas de sexualidade, David trata de temas muito mais abrangentes e pertinentes como suicídio, discriminação, AIDS, a relação entre a internet e o adolescente na atualidade e muitos outros.


 Mas, acima de tudo, o autor fala sobre amor. Ele mostra que é apenas isso; amor. A orientação sexual das pessoas envolvidas não é relevante, o que importa mesmo é o sentimento. Assim como foram dois garotos se beijando, poderia ser um garoto e uma garota ou duas garotas. Isso simplesmente não faz diferença. A verdade é que sinto que, por mais que eu fale sobre as pretensões do autor ao escrever a obra, nunca serei capaz de sintetizar tudo o que ela transmite. É uma mistura de ideias, conceitos e, acima de tudo, sentimentalismo. 

 Creio eu que o David deu uma nova roupagem ao tema, mostrou tudo sob uma perspectiva mais realista e inusitada. Ele narra histórias de amor, mas não cai no clichê. Existe algo de muito verdadeiro e direto em sua escrita, que toca o leitor, que o faz ter uma identificação. 

 Os personagens são diversos, nenhum é igual, cada um com sua história. Histórias simples, mas, ao mesmo tempo, complexas, profundas e extremamente abrangentes.  O autor contou várias histórias em um período de 32hrs, mas conseguiu sintetizar tudo em poucas linhas, não é necessário um final fechado, ele nos deu informações suficientes para deduzirmos o que iria acontecer. Ele conta histórias, isso é verdade, mas isso foi apenas um instrumento para passar uma mensagem maior e mais relevante, que nunca serei capaz de explicar de maneira satisfatória.


 A edição da Galera está impecável. Confesso gostar mais da capa original, mas entendo as intenções da editora ao optar por essa arte, apesar de não achar o desenho muito harmonioso. A ideia das palavras formando dois garotos é interessante, só achei que poderia ter sido executada de outra forma. A tradução está perfeita e a revisão não possui erros. 

 Em suma, Dois Garotos Se Beijando é mais que uma história, é uma mensagem. Uma mensagem de amor, de aceitação, de igualdade e muitas outras coisas. O David conseguiu criar personagens comuns, mas sem perder sua profundidade e histórias tão críveis que poderiam ser verídicas. 

Quotes:
"Mas agora, mesmo que não dure para sempre, parece que durou o suficiente para ser importante." 
"O amor é tão doloroso; como podemos desejar para alguém? E o amor é tão essencial; como podemos atrapalhar o progresso dele?" 
"As coisas não são mágicas porque foram conjuradas para nós por uma força externa. Elas são mágicas porque nós as criamos e as consideramos assim." 
"O tempo pode flutuar no silêncio, mas precisa estar ancorado em palavras." 
"Nós lembramos como era conhecer uma pessoa nova. Lembramos como era dar possibilidade a alguém. Você olha o seu próprio mundo e entra no dele, sem saber direito o que vai encontrar, mas torcendo para ser uma coisa boa." 
"Você gasta tanto tempo e tanto esforço tentando se manter firme. E então, tudo desmorona de qualquer jeito."

Classificação:

16 comentários:

  1. Oii...
    Estou com vontade de ler esse livro. Adorei a sua resenha!
    Hahaha também prefiro a capa original, essa da Galera ficou meio estranho, a ideia foi boa maas...
    Tenha um bom final de semana.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  2. Oi Inês! Gostei bastante da resenha, essa capa meio que deu tretas ~~~Gostei da sua resenha,é um livro que pretendo ler, só nao concordo com o termo que vc utilizou ali "opção" acho que orientação é muito mais amplo e mais correto até, afinal ninguém "decide" ser gay e muito menos hétero né?
    Abraço!
    coisasdeumleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jonatan.
      Obrigada pelo toque, o termo "orientação" é mesmo melhor, já editei a resenha. Fico feliz que tenha gostado da resenha ^.^
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Inês!

    Essa capa é muito feia! rsss :P Apesar de achar a intenção do livro muito bonita, eu não leria...só não é meu tipo de livro!
    Mas entendo a importância da mensagem que o livro passa! Toda forma de amor é valida! Não importa cor, raça, religião, orientação sexual...amor é amor e ponto final!

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      Também não é muito meu tipo de livros, mas a editora enviou de surpresa, então acabei lendo! A mensagem do livro é mesmo bacana.
      Beijos.

      Excluir
  4. Sempre leio elogios para a escrita desse autor, mas não tive a oportunidade de ler ainda.
    Quero muito ler esse justamente pelos elogios da forma como a história foi construida. Eu curti essa capa.

    Gostei da sua resenha ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Adoro tudo o que o David escreve e não vejo a hora de poder ler esse livro,, achei a proposta dele bem interessante e espero gostar :)
    Abraços
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii Gabi! Nunca li nada desse autor, mas tenho muita vontade. Só escuto coisas positivas e sua resenha me convenceu de que começar por esse livro seja uma boa! A premissa me chama muito a atenção principalmente por ser contada dessa forma tão diferente e peculiar. Fico curiosa com a escrita diferente e nada clichê do David. E concordo contigo em relação a capa, a ideia é genial, mas acho que poderia ter sido melhor executada.
    Beijooos!
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Debora.
      O autor é muito bom, apesar de não escrever coisas que me interessem muito. Todas as histórias dele possuem algo original, a forma de narrar dessa mesmo é bem bacana. Pena que uma ideia tão boa não foi bem executada e a capa não saiu bonita </3.
      Beijos.

      Excluir
  7. Nuca li e ainda não conhecia o autor. Parece um livro incrível e super diferente. Quero ler!
    Beijos, www.blogdoseujeito.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Inês, tudo bom?
    Esse livro está sendo muito bem falado nas blogsfera e até agora não vi um comentário negativo. David Levithan é um ótimo autor e eu não me surpreendo em que ele tenha feito um livro que toque o coração das pessoas.
    Fiquei muito curiosa para ler, porém gostaria de saber uma coisa, já que são tantas pessoas no livro, isso não confunde o leitor?
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      O livro é bacana e, apesar da grande quantidade de pessoas, depois você se acostuma e não se confunde! Só é meio complicado no começo, mas logo você se acostuma.
      Beijos.

      Excluir
  9. ja tinha ouvido falar desse livro, mas nunca li, rs

    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    ResponderExcluir
  10. Oi Ines!
    Ainda não li esse livro, mas já esta na estante e com certeza vai ser um das leituras de abril. Depois de tantas resenhas positivas, não tinha como não querer conhecer mais. Além disso, é Levithan. Ele tem um jeito tão genial de mistura sentimento nas palavras, que as obras sempre, mas sempre exigem muita reflexão do leitor <3 E eu amo isso.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês,
    Não conheço a escrita do David, mas tenho muita curiosidade em ler Todo Dia. Esse livro realmente causou muito burburinho, mas acho que a tendência e essa... Não conheço a capa original, mas gostei do trabalho da editora ao recriar uma imagem feita de palavras!
    O livro parece ser tocante ao deixar lindas mensagens de amor e agora sinto que preciso ler também rs.
    Adorei as fotos!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Inês,

    Não li nada do autor ainda e desse livro só leio resenhas positivas, que bom que tenha gostado do livro...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric