11 de maio de 2015

Resenha - A Linguagem das Flores

Livro: A Linguagem das Flores
Autora: Vanessa Diffenbaugh
Editora: Arqueiro
Páginas: 304
ISBN: 9788580413717
Victoria Jones sempre foi uma menina arredia, temperamental e carrancuda. Por causa de sua personalidade difícil, passou a vida sendo jogada de um abrigo para outro, de uma família para outra, até ser considerada inapta para adoção. Ainda criança, se apaixonou pelas flores e por suas mensagens secretas. Quem lhe ensinou tudo sobre o assunto foi Elizabeth, uma de suas mães adotivas, a única que a menina amou e com quem quis ficar... até pôr tudo a perder. Agora, aos 18 anos e emancipada, ela não tem para onde ir nem com quem contar. Sozinha, passa as noites numa praça pública, onde cultiva um pequeno jardim particular. Quando uma florista local lhe dá um emprego e descobre seu talento, a vida de Victoria parece prestes a entrar nos eixos. Mas então ela conhece um misterioso vendedor do mercado de flores e esse encontro a obriga a enfrentar os fantasmas que a assombram. Em seu livro de estreia, Vanessa Diffenbaugh cria uma heroína intensa e inesquecível. Misturando passado e presente num intricado quebra-cabeça, A linguagem das flores é essencialmente uma história de amor – entre mãe e filha, entre homem e mulher e, sobretudo, de amor-próprio. 


 Um livro incrível, sensível e que não procura seguir convenções do gênero.
 Eu comecei a ler A Linguagem das Flores depois de ler tantos comentários positivos sobre a obra e  confesso que não me arrependo nem um pouco.

 A história é diferente, fala de uma menina órfã, cheia de traumas, inseguranças e defeitos. Essa humanidade exagerada dela cativa o leitor logo de cara, nos identificamos com a mesma e torcemos para que tudo dê certo. A personagem tem uma personalidade diferente, provavelmente por conta de seu passado, mas juro que ela não é clichê, nem um pouco. Nunca conheci qualquer personagem igual a ela e juro que fui tocada pela mesma.


 A trama segue caminhos insperados, o final não é algo que imaginaríamos, os acontecimentos e decisões tomadas pela protagonista nos surpreendem. Tiveram horas que eu quis entrar na história, sacudir Victoria e falar que sim, ela é digna de felicidade, só não se deixa tentar. Seus medos são seu principal problema e eu me identifiquei com isso em tantos níveis diferentes que é até difícil explicar. 

O romance acontece de forma diferente, pungente e nem um pouco linear. Não é convencional, não espere contos de fadas e um final previsível, se existe algo que a autora soube fazer foi conduzir a trama de um jeito natural, mesmo em um número médio de páginas, as coisas acontecem de forma gradual, mas sem deixar a leitura com um ritmo lento.

 A autora associa as flores a sua história e cria uma trama bem trabalhada, cheia de significados e sensibilidade. Nunca tinha visto nada parecido, ou qualquer livro que trouxesse esse tema, por isso tudo que lemos nos dá a sensação de algo novo e refrescante. Descobri coisas que nem sabia e posso dizer que, ao fim da leitura, aprendi uma linguagem diferente: a das flores.


 A edição da Arqueiro está linda e caprichada. Essa nova capa é fofa, mas não sei dizer se preferia a anterior, provavelmente houve um empate. Por dentro o livro está super caprichado, temos, inclusive, um dicionário para flores ao fim da trama, algo que vou levar para toda a vida. Esse é o livro de estreia da autora e quando descobri fiquei chocada, porque se ela é incrível assim em sua primeira obra, imagine nos outros. Já estou ansiosa pra ler mais coisas da Vanessa e curiosa sobre seus novos trabalhos.

 Em suma, A Linguagem das Flores é um livro original, delicado, não convencional, surpreendente e cativante desde o começo. Recomendo para qualquer pessoa, de qualquer idade que queira conhecer literatura simples e de qualidade, mas cercada de uma intensidade de sentimentos avassaladora.  

Classificação:

34 comentários:

  1. Oi, Inês! Tudo bem?

    Gostei demais de sua resenha e da forma como você descreveu este livro.
    Ainda não tinha ouvido falar dele, mas confesso que fiquei com vontade de ler, pois histórias assim me fascina!

    Visite-nos:
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá Inês,

    Esse livro está na minha lista de desejados, essa é a primeira resenha que leio e já me deixou animado...bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Inês!
    Romances que fogem do clichê e com protagonistas reais me interessam.
    Gostei da empolgação na resenha!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Inês,
    Também não sei dizer qual capa gosto mais porque as duas são lindas!
    Pude perceber que a narrativa parece ter muita sensibilidade. A leituras desses livros costumam me marcar de uma forma especial e este já está na minha lista há um tempo. Espero ler em breve!
    Sua resenha ficou ótima e clara! Só me deixou com mais vontade de ler!!
    Ps. Como assim um dicionário para flores? Preciso desse livro!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      As duas capas são lindas, mas tenho a leve impressão que tenho um fraco maior pela primeira. Sim, é um livro bem sensível e diferente, acho que você iria gostar e agradeço pelos elogios relacionados a resenha. O dicionário de flores é muito amor <3.
      Beijos.

      Excluir
  5. Acho que o romance não sendo convencional, deve fugir do clichê e isso já é um ponto a ser levado em conta! Tenha uma semana abençoada, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Inês,

    Tenho muita vontade de ler este livro e sua resenha deixou com muita curiosidade.

    Bjos

    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Não conhecia o livro, mas achei a premissa super interessante e, só de ler sua resenha, já me identifiquei com a Victoria. Vou inclui-lo na minha wishlist.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Já tinha visto a capa dele algumas vezes na página da editora e achei linda. A sua é a primeira resenha que leio e me deixou muito curiosa para poder lê-lo. Esse é exatamente o tipo de livro que eu gosto. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi, Ines! Tudo bem?
    Toda a premissa desse livro me interessou muito. A edição tambem foi cativante e sua resenha me encheu de vontade.
    Parece uma leitura bem leve e legal.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi!
    Lembro de ter visto esse livro apa antigo e fiquei meio assim em ler pois parecia meio chatinho, não tinha lido a sinopse e agora fique com vontade de ler. Parabens pela resenha e pelas fotos.
    Abraço
    Leitura Fora De Série

    ResponderExcluir
  11. oooi, adorei a resenha, e o titulo do livro é chamativo, sem fala q essa capa é muito linda *-*

    http://chadesaudade.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Sempre vejo resenhas positivas desse livro e fico intrigada com a história, pela resenha parece ser uma história muito linda, ela gosta de flor porque será que ela estragou tudo com a mulher que a ensinou gostar de flores e porque ela não se permite ser feliz agora quero saber.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise.
      É interessante a história, muito. Sem falar que a questão da forma que as flores são importantes... Enfim, acho que é uma leitura recomendada!
      Beijos.

      Excluir
  13. Fico muito feliz cada vez que vejo uma resenha de um livro diferente.
    Adorei a sua :)
    Já me apaixonei pela Victoria, já que tenho um fraco por personagens sofridos.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  14. Oi, Gab.
    Confesso que a princípio a capa não me cativou e pela primeira impressão esperaria algo bem clichê, mas pelo que você disse é totalmente o contrário, e gostei de saber que a personagem parece tanto comigo (e com você né?! rs). Depois de sua resenha, me pareceu ser uma boa história.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiana.
      Não sei se gosto da imagem dessa capa, mas a verdade é que a história é incrível, a protagonista é totalmente diferente e não convencional. O livro merece ser lido.
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi, tudo joia?
    Estou apaixonada por essa capa, achei tão linda *--*, então eu ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade em ler, adorei sua resenha, e pelo que li a editora caprichou na estética dele não é? hahaha, adorei !!

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Sim, a editora caprichou na edição do livro, está lindíssimo, a história também é ótima. Leitura super recomendada!
      Beijos.

      Excluir
  16. Você me convenceu
    me interessei bastante
    ainda não tinha ouvido falar, mas parece bem intenso
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  17. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Já tinha lido uma resenha desse livro em algum blog literário, mas não consigo me lembrar qual era ... Apesar de ter uma memória falha, eu lembro que gostei muito da resenha que li, assim como gostei da sua resenha, e lembro de ter me interessado bastante pela história do livro !!!
    Assim como você comentou, eu também achei essa história diferente de tudo o que já li antes (apesar de ainda não ter lido o livro), me encantei pela premissa do livro, e apesar de sempre fugir de livros com romance, esse exemplar conseguiu me encantar !!!
    Espero conseguir conferir essa história o mais rápido possível !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, RYOKO.
      Esse livro é incrível, diferente e original. Super merece sua atenção, fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que confira essa história muito em breve mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi, Inês!
    É tão bom quando lemos algum livro com um protagonista bem desenvolvido e totalmente original, que nos conquista de cara, né?
    Fiquei muito interessada na história e curiosa para conhecer a personagem.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  19. Oi, Inês! Tudo bem? Nossa, esse livro parece ser muuuuito bom! Lendo como foi sua experiência com o livro me lembrei da minha experiência com a obra Perdão, Leonard Peacock que foi semelhante a sua. Em muitos momentos do livro eu quis entrar na história e eu me apeguei e torci bastante pelo protagonista! Ah, quero muito ler esse livro, você aguçou a minha curiosidade e me convenceu a dar uma chance para ele! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Inês, parece uma coisa linda esse livro.
    Adorei a resenha e a sinopse dele.
    Sou do tipo que vive querendo entrar no livro e sacudir personagens. Sinto que farei isso nesse caso, haha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Inês
    Não conhecia esse livro, mas ele entrou para a minha lista de desejados. Adorei a premissa do livro e como você fez a resenha
    Beijos !
    http://focadasnoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi Inês!
    Tenho loucura para ler esse livro faz tempo. Sempre achei que a história me agradaria por mostrar ser bem sensível. Não deve ter sido uma vida muito fácil a da protagonista, ainda mais com esse temperamento dela. Tenho certeza que vou gostar demais do livro!
    Em relação a capa, eu acho essa linda, mas tenho paixão pela antiga! <3
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neyla.
      Não sei se gosto dessa capa, mas a antiga é incrível. A história é ótima e sensível, acho mesmo que você iria gostar.
      Beijos.

      Excluir
  23. Oi Inês,
    eu não conhecia esse livro, mas ele parece ser bom, o título dele me chamou a atenção porque é muito lindo!
    Adorei sua resenha e as fotos
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Inês!

    Eu estou de olho nesse livro desde o lançamento! Assim que li a sinopse achei que seria uma história muito singela. Sua resenha é a primeira que leio sobre ele, e ela só me deu mais vontade de ler! ♥

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  25. Oi inês,

    Não sei se esse livro faz o meu estilo de leitura. Pelo menos não nessa minha fase da vida. Ando curtindo mais um suspense e livros de fantasia. Mas mesmo assim, parece ser um livro muito bom e conheço algumas amigas que com certeza leriam esse livro.

    Parabéns pela resenha! Já disse que adoro as suas fotos?

    beijos
    http://psicosedanina.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nina.
      Eu entendo, essa questão de gosto varia muito. Estou me arriscando em gêneros diferentes e tendo ótimas surpresas! Fico feliz que goste das minhas fotos <3.
      Beijos.

      Excluir
  26. gostei do tema do livro e as vezs fico como vc, com vontade de entrar no livro e acordar a personagem haha amei a resenha.

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, Inês.
    Adoro quando os autores fogem do clichê; é simplesmente maravilhoso. Afinal, o bom da literatura é ler coisas diferentes.
    A premissa do livro me interessou bastante. Acho que eu iria gostar bastante da leitura da obra. Dica anotada.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric