13 de maio de 2015

Como fazer um cantinho especial para seus livros ❤

 Olá, pessoal. Hoje eu vim fazer um post especial para quem quer organizar os livros de alguma forma, com algumas dicas e sugestões de como deixar tudo bem fofo e com a sua cara. Clique em LEIA MAIS para saber mais.


 Primeiro eu preciso falar de minha estante, antes eu guardava tudo em um sapateiro, ficava uma desorganização terrível e as prateleiras eram muito frágeis, não suportavam o peso dos livros e entortavam. Sem falar que  espaço entre uma divisória e outra era pequeno, então ficava uma bagunça que só. Ano passado, finalmente, eu comprei um lugar apropriado para guardar meus xodós e, com isso, surgiu também o desejo de deixar tudo lindo e organizado.

 Eu acabei optando por organizar por cores (apesar de já estar um pouco desarrumado, até porque quando chegam livros novos eu tenho que fazer uma pilha na frente dos antigos e isso esconde o padrão de cores. Mas confesso estar bastante feliz com o resultado em si, fica tudo organizadinho e o efeito visual é lindo <3. Eu resolvi falar um pouco de como deixar esse espaço especial para seus livros, não importa se você possui 30 ou 300, espero que as dicas possam ajudar.

ACHE UM LUGAR ADEQUADO
 1 - 2 - 3 - 4

 Antes de mais nada, é preciso arranjar um espaço para guardar os livros, não precisa ser necessariamente uma estante, contanto que seja um lugar onde caiba tudo direitinho e dê para arrumar. Separei algumas dicas que estantes que estão sendo vendidas online, mas existe uma infinidades de opções e preços por aí!


DECIDA COMO VOCÊ QUER ORGANIZAR
 Não dá pra simplesmente jogar os livros ali de qualquer jeito, principalmente se você tiver muitos, porque fica ruim até na hora de localizar! 

  Uma forma bem prática de arrumar tudo é organizar de acordo com a ordem alfabética do título, é bem util e fica super fácil na hora de localizar tudo. Acho essa uma das melhores opções.


 Essa também é uma forma bem eficiente de organização, é bacana para quem tem grandes coleções de um autor. Nem sempre lembramos o nome da pessoa que escreveu o livro, por isso pode ser um pouco mais difícil de localizar do que organizando por ordem alfabética de título, mas também é uma boa opção.


 Eu organizo dessa forma, fica lindo visualmente, mas pode ser mais complicado na hora de achar o livro que você procura. No início eu me perdia um pouco, mas agora já sei onde localizar cada obra. 


 Essa é outra forma que preza mais a estética do que a praticidade, antes eu organizava assim, mas depois comecei a achar que não valia mais a pena e mudei. Entretanto o resultado também fica ótimo, tudo com um padrão. O problema é que existem vários livros com tamanhos diversos e, às vezes, diferentes tamanhos juntos dão agonia em quem é perfeccionista.


ENFEITE A ESTANTE!


 Uma estante só com livros fica boa, mas para ela ter a nossa cara é bacana enfeitar com outras coisas. Bonecos, aparadores, canecas... Muita gente está usando também pisca-pisca, mas eu confesso que tenho medo de o negócio dar um curto circuito e queimar todos os meus livros (sim, sou meio encanada). Separei umas poucas dicas de coisas que são vendidas online e que você pode usar para decorar a estante:

1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6

OBS: Eu não ganho comissão por vendas. 

Bom gente, é isso. Espero que tenha gostado do post!
Beijos e até a próxima!

51 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito das dicas.
    A minha maior dificuldade em organizar os livros é a diferença de tamanho. Sou muito perfeccionista e dá uma aflição ver os livros de vários tamanhos. Agora eu optei por cores, porque fica visualmente agradável.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ygo.
      Eu também ficava louca com essa diferença de tamanhos, mas depois superei e hoje arrumo por cores também!
      Beijos.

      Excluir
  2. Oooi!

    Eu adorei suas dicas!

    Antigamente eu guardava meus livros dentro do armário, com o blog eu comprei uma estante hoje eu organismo por autor, series e tamanhos, o sonho da minha mãe é arrumar por tamanho e cores :O
    Gostei bastante da sua, eu tenho varios mimos para enfeitar a estante. É meu xodó <3


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Oown, obrigada <3. Fico feliz que tenha gostado do post, a minha estante também veio depois do blog e me orgulho muito dela!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oi, Inês! Ótimas dicas! Eu organizo os meus por tamanho. Já tentei mudar, mas fico incomodada com livros maiores na frente dos menores, esse tipo de coisa! Rs! O próximo passo é enfeitar... Tem tanta coisa fofa hoje em dia, né?!

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  4. Oi Inês!
    Que post mais fofo!!! Umas das melhores partes em ser "viciada" em livros é o prazer de admirar a estante! Faço isso sempre rs.
    Acho bem bacana separar por cores, mas não faço isso para não separar as séries. Hoje tento organizar por tamanho e uso alguns enfeites também. Lindo o post ^^
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Oown, muito obrigada. Fico feliz que tenha gostado do post! É ótimo mesmo admirar nossos livros, principalmente quando terminamos de arrumá-los.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá!

    Suas dicas foram super úteis! Mesmo eu não tendo espaço no meu quarto pra montar uma estante - eu lancei mão de uma prateleira. Eu costumo organizar por tamanho. Como eu tenho algumas coleções, então eu deixo junto, mas acaba misturando um pouco, rs

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Ai, nem me fala.... preciso arrumar um lugar para os meus livro. Desde que me mudei, eles estão em caixas. Terrível! Na minha antiga casa eu organizava por autor e por série. Mas agora que a casa é menor, está uma bagunça só. Mal posso esperar pra poder ter um cantinho assim, bem arrumadinho!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  7. Queria que meu quarto fosse maior pra colocar uma estante grande assim!
    Mas por enquanto me viro com um raque mesmo, onde organizo por tamanho e autores.

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  8. Oi, Inês!
    Adorei as dicas!
    Eu costumo organizar por tamanho e coleção.
    Não gosto de separar os volumes de suas séries. Mas já pensei em organizar por cores também, fica muito lindo!
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  9. Adoro enfeitar a minha estante com bonequinhos funko e algumas tralhas ahaha Fica com aquele ar pessoal e combina com alguns livros <3

    http://nostalgiacinza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Inês! Tudo bem? Nossa, adorei as suas dicas! Eu sou bem perfeccionista quanto a minha organização de livros e tinha até algum tempo atrás uma maneira única de organizá-los, mas a minha coleção começou a aumentar e tá ficando difícil manter tudo organizadinho. Hoje eu dei uma mudada na minha organização (em uma parte eu coloquei livros únicos e em outra livros que fazem parte de séries/trilogias), mas ela ainda não está no resultado ideal! rs Mas enfim, adorei o post e a sua organização, que é impecável! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Oown, MUITO OBRIGADA <3. Fico feliz que tenha gostado do post, eu também arrumava de um jeito louco, mas acabei me organizando. Hoje não está 100% por cores, mas já está melhor. Fico feliz que tenha gostado da minha organização.
      Beijos.

      Excluir
  11. Dicas perfeitas!
    To precisando arrumar meu cantinho urgente aqui x.x

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Que estante linda a sua!! Ownn, eu amei o aparador de livros de Londres!! Venho procurando alguns mais simples, mas parece que esse ano todo mundo resolveu comprar aparadores! É tão difícil achar um bom... :( Adorei as dicas! Tenho poucos livros, eles ficam em pé em uma prateleira, porém quando eu tiver mais, não sei onde vou colocá-los, a prateleira tá quase cheia :( kkkk Arrumo os meus por editora, algumas tem quase o mesmo tamanho de livro, como a Intrínseca e a Novo Conceito, por isso deixo eles lado a lado :D
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado da estante. Arrumar por editora é uma boa ideia também, quando a quantidade de livro vai aumentando e o espaço diminuindo dá um desespero...
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi, Inês.
    Tenho uma estante dessas.
    Comprei justamente para colocar meus livros, mas não tem tantos assim.
    Espero que ela encha mais em breve.
    Muito boa a sua dica.
    Abraços.
    Diego || Diego Morais Viana

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Minha forma favorita é separar por editoras, já tentei por cores e gêneros, mas aí acabo bagunçando tudo. Com cores as séries ficam desorganizadas, aí não dá....haha' Vou tentar por ordem alfabética de autores na próxima, gostei das dicas :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Inês!!
    Ótimas dicas e que bom que conseguiu organizar os seus, adorei que foi por cores!
    Eu gosto de colocar por nome de autor, então todos daquele autor sempre ficam juntinhos e dentro do nome de autor, por ordem alfabética... Ainda não está 100%, mas um dia vai ficar certinho!
    Beijos!

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu.
      Uau, essa de organizar por autor de ordem alfabética é bem complicadinho, rsrs. Mas gostei do seu esquema, fico feliz que tenha gostado do resultado final.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi Inês.

    Adorei o post! Minha estante eu organizo por cores e tamanhos. Ultimamente preciso de mais espaço, mais no momento não tenho como comprar uma estante nova.

    Beijos!

    Cinta
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Simplesmente linda sua postagem!!!!
    Eu amei seu cantinho e suas dicas, eu dividi os meus lindos em cinco estantes, cada uma tem por autores, por coleções e por favoritos tmbm!
    Beijos
    Ps: Acabe com a Ansiedade antes que ela acabe com você
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-acabe-com-ansiedade-antes-que.html

    ResponderExcluir
  18. Adorei as dicas. Eu não vejo a hora de comprar uma estantezinha (tem que ser menor pra caber no meu quarto miudo rsrs), porque já estou sem lugar pra colocar meus livros. E fica tão legal uma estante organizada, cheia de livros e decorada ^^

    estilolia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. eu não tinha muito onde guardar meus livros, dai pus uma prancha de vidro no quarto e tudo tá ajeitadinho lá! HAHAH coloquei uns bonecos e tá se arrumando

    gostei das tuas dicas *-*

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Neste momento já não tenho espaço para todos os meus livros, tenho de arranjar uma nova forma de organizar o meu quarto. Portanto estas dicas vem mesmo calhar e são sempre bem vindas :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  21. Achei as suas idéias ótimas !
    Estou querendo comprar uma estante maior pra mim , pois a minha já está ficando pequena rsrsrs
    A forma que achei mais bacana é a organizada por cores , ela fica com um visual bem bacana ! Porém , a forma que eu utilizo é a ordem alfabética de autores , acho que assim fica mais organizada e mais eficiente na hora de localizar um exemplar .

    Já estou seguindo o seu blog . Poderia seguir o meu ?

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane.
      Fico feliz que tenha gostado do post, é bem eficiente organizar por ordem alfabética de autor mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  22. Olá Inês,

    Gostei demais da dica, estou precisando urgentemente de arrumar um cantinho para os meus livros, está difícil....mas as dicas estão anotadas...bjs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oii!
    Adoro seus posts de dicas.
    Os meus ficam em uma estante separada. Em um outro quarto da casa. Minha mãe vive ameaçando tirar de lá porque toma muito espaço. Enfim, gostaria muito de ter uma estante no meu quarto, mas não dá.
    Esses mimos que enfeitam, gente do céu, amo!
    Acho que só dou dar essa guinada no meu cantinho quando me mudar, kkkkk.
    Beijos.
    http://oqueeuanddolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      Fico feliz que goste dos meus posts de dicas, meu sonho é ter um quarto só de livros e cantinho para leitura. Rsrsrs.
      Beijos.

      Excluir
  24. Olá, tudo bom? Adorei a postagem, muito útil e bacana!
    Eu ainda não tenho uma estante propícia para livros, apenas um Raque onde improvisei e ficou legal. comprei mais livros esse mês e o espaço já não dá, essa é a minha preocupação. Eu arrumo os meus por tamanhos por causa do meu perfeccionismo e minha mania detalhista demais. Mas organizar por cores acho bem legal.

    Bjão.
    Diego França, Blog vida e letras
    http://blogvidaeletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.
      Quando o espaço vai diminuindo dá uma aflição mesmo, eu arrumava por tamanhos, mas aí desisti, acho que fica mais fofo por cores.
      Beijos.

      Excluir
  25. Eu tenho um cantinho para livros mas não cabe mais nada. O que eu tenho são prateleiras, gosto de organizar os livros por cor e encher de bonequinhos, hahaha.

    Agora eu tô querendo comprar uma estante, já que os livros agora estão espalhados pelo quarto sem espaço para colocar. :x

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi, adorei as dicas! Mas confesso que acho um pouco difícil de achar por cores, mas que bom que tu já te acostumou e isto se tornou algo fácil.
    Beijos!
    Jess, Entre Leitores.

    ResponderExcluir
  27. Adorei, eu sou doida pra ter uma prateleira lotada de livros !

    Beeeeeeeijos, ♥
    POST lá no meu blog com a TAG - BLOGUEIRA NA REAL
    http://www.paaradateen.com/2015/05/tag-blogueira-na-real.html

    ResponderExcluir
  28. Oi, Inês!

    Eu queria MUITO organizar meus livros, mas me falta espaço! Não tem onde colocar uma estante no meu quarto...então tenho prateleiras e coloco também alguns livros dentro do armário! Mas eu vou ter um quarto só para colocar um livro na minha casa, tipo uma biblioteca, meu namorado adorou a ideia, pois ele também adora ler...vai ter um sofá bem confortável, iluminação especial, vai ser lindo! hahahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      Que ideia incrível, ainda mais que seu namorado gosta de ler também. Os dois combinaram super bem, também é meu sonho ter um quarto só para livros.
      Beijos.

      Excluir
  29. Oi Inês,
    Eu acho que a estante arrumada por cor fica mto bonito, mas me falta coragem rsrs. Acho que vai ficar mto bagunçado e meu lado paranoico não aceita...
    Eu tento separar por generos e deixar os livros do mesmo autor juntos, e tbm gosto de cuidar os tamanhos (do maior para o menor). Mas quando começa a faltar espaço, o jeito é encaixar onde dá rsrs
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandre.
      Fica fofa, eu comecei a ignorar meu lado paranoico e hoje em dia nem escuto mais o que ele diz. Por tamanho vai faltando espaço e ficando uma desordem...
      Beijos.

      Excluir
  30. Oi Ines!
    Haha, excelentes dicas flor. O meu eu tenho organizado por editora :3 Acho mais viavel, já que estou sempre retirando para fazer menção ou usar em algum post, mas na minha estante não falta enfeite de bonequinhos. Coleciono, então, ta recheada :3 Alguns de quando era criança.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, David.
      Eu também uso enfeites de quando eu era menor, rsrs. Não comprei nada de novo só pra organizar a estante, mas por editoras é uma boa ideia mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  31. Oi Ines!
    A eu tô mesmo precisando da uma jeito nos meus livros! rss Gostei muito das dicas!

    ^^

    Grande abraço!

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oie Inês! :D
    Adorei as suas dicas, ainda não tenho uma estante, então organizo os meus livros em prateleiras por ordem de série/autor e tamanho, o mais curioso é que não me da agonia livros de tamanhos diferentes juntos, mas quando os livros de série ficam separados, tipo nas estantes organizada por cores eu começo a ter uns trecos! kkkkkkk
    Por exemplo quando vi a sua estante automaticamente tentei encontrar livros de série! O.O
    A minha Mãe tem a mesma paranóia sobre os pisca-pisca e eu também!

    Beijos e até logo! :D
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda.
      Fico feliz que tenha gostado das dicas, eu sei esse tipo de treco, também tinha, mas deixei tudo pra trás. Acho que é uma mania sua, melhor respeitar ué.
      Beijos.

      Excluir
  33. Caramba, quantos livros! ahhahahaha
    Curti as dicas, eu tenho um sério problema com a minha prateleira, que é que eu sou muito desorganizado, então de 20 em 20 dias tenho que arrumar tudo aqui.
    Mas meus livros eu arrumo por ordem alfabética, fica mais fácil de achar. Meus livros e cd´s na verdade.

    Beijos

    http://dialetosecoisasboas.blogspot.com.br/
    http://rascunhos-quase-apagados.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  34. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Antes de mais nada eu preciso dizer que amei a tua estante !!! Adorei a forma como você organizou seus livros, acho a organização por cores a maneira mais linda de dispor os livros na estante !!! *-*
    Eu estou precisando juntar uma graninha e comprar uma estante, ou um pequeno armário descente para guardar meus livros e cds. Hoje eu guardo todos dentro de uma sapateira, que é ótima porque salva os meus bebes do pó, rsrsrs, mas é terrível porque tem as prateleiras muito próximas e mesmo com a minha organização, fica tudo difícil de localizar ... Meu sonho é ter uma estante, ou armário (não sei como chama), bem grande, com portas de vidro e que possa mostrar todos os meus livros, mas também salva-los da poeira, rsrsrs. Vou dar uma olhada nessas estantes que você separou para ter uma noção de preço e começar a me organizar !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Fico feliz que tenha gostado do post, é mesmo muito fofa a organização por cores, eu amo. Eu também usava uma sapateira, mas graças ao bom Deus eu consegui uma estante nova <3. Fico feliz que você resolveu aproveitar as dicas de estante.
      Beijos.

      Excluir
  35. Adorei as dicas e sua estante é maravilhosa!
    Eu limpei e reorganizei a minha recentemente. Organizei por tamanho e cor. Olha, foi sofrido! Mas eu gostei bastante do resultado <3 <3
    Coloquei alguns enfeites também e fiquei vários minutos só admirando, rs

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  36. Que post bacana! Eu fiz um parecido há um tempinho, porque acho super importante ter um lugar legal para guardar nossos livros. Minha coleção é até pequena, mas não porque quero. Na verdade me falta espaço pra guardar, só tenho uma única prateleira, mas já estou providenciando mais duas. Sou muito chata com a organização das minhas coisas, principalmente dos livros. Eu organizo por tamanho e deixo as sagas e séries juntinhas, por ordem dos livros. E na medida do possível, seguindo os critérios principais eu tento organizar por cor.
    Adorei sua estante e as dicas :)
    Beijo

    www.blogrefugio.com

    ResponderExcluir
  37. Adorei as dicas, mas tenho q confessar q organizo a minha por temas, aventura, fantasia, distopia, romances ... um dia te mostro minha estante !
    Bjs

    http://www.achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric