27 de abril de 2015

Resenha - Sobre a Escrita

Livro: Sobre a Escrita
Autor: Stephen King
Páginas: 256
Editora: Suma de Letras
ISBN: 9788581052779
Sobre a escrita — A arte em memórias é uma obra extraordinária de um dos autores mais bem-sucedidos de todos os tempos, uma verdadeira aula sobre a arte das letras.  O livro também não deixa de lado as memórias e experiências do mestre do terror: desde a infância até o batalhado início da carreira literária, o alcoolismo, o acidente quase fatal em 1999 e como a vontade de escrever e de viver ajudou em sua recuperação. Com uma visão prática e interessante da profissão de escritor, incluindo as ferramentas básicas que todo aspirante a autor deve possuir, Stephen King baseia seus conselhos em memórias vívidas da infância e nas experiências do início da carreira: os livros e filmes que o influenciaram na juventude; seu processo criativo de transformar uma nova ideia em um novo livro; os acontecimentos que inspiraram seu primeiro sucesso: Carrie, a estranha. Pela primeira vez, eis uma autobiografia íntima, um retrato da vida familiar de King.  E, junto a tudo isso, o autor oferece uma aula incrível sobre o ato de escrever, citando exemplos de suas próprias obras e de best-sellers da literatura para guiar seus aprendizes. Usando exemplos que vão de H. P. Lovecraft a Ernest Hemingway, de John Grisham a J. R. R. Tolkien, um dos maiores autores de todos os tempos ensina como aplicar suas ferramentas criativas para construir personagens e desenvolver tramas, bem como as melhores maneiras de entrar em contato com profissionais do mercado editorial.Ao mesmo tempo um álbum de memórias e uma aula apaixonante, Sobre a escrita irradia energia e emoção no assunto predileto de King: literatura. A leitura perfeita para fãs, escritores e qualquer um que goste de uma história bem-contada.


 Eu nunca cheguei a ler um livro do Stephen, mais por não ter muita afinidade com o gênero que ele escreve do que qualquer outra coisa, pois sempre tive vontade de conhecer o trabalho dele. Com o lançamento de Sobre a Escrita, surgiu a oportunidade que faltava para eu finalmente ler algo do autor. E posso dizer que não me arrependo nem por um segundo.

 Antes de mais nada eu preciso dizer que a escrita do Stephen é fantástica, enxuta, crua e com doses de humor sutil. Logo de cara percebemos que o autor domina esse dom de forma extraordinária e o fato dele estar disposto a passar um pouco do que ele sabe para quem tiver interesse de  ler é simplesmente incrível. Eu nunca pensei que poderia virar fã de um escritor lendo apenas um livro seu, mas foi justamente o que aconteceu com essa obra.


 No livro, o Stephen opta por iniciar com um breve relato de sua vida. Isso não é em vão, é uma forma de nos mostrar as circunstâncias que formam um escritor. Achei genial a forma que ele consegue deixar tudo extremamente interessante, até mesmo fatos que poderíamos pensar que não possuem relevância, assumem um tom crucial. Sem falar que sua história de vida é fascinante, ele passou por poucas e boas e encontrou na escrita a redenção. Então, mais do que a história de um homem de sucesso, é também o relato da escrita e seu poder. Genial, simplesmente genial.

 Todas as pessoas que o cercaram durante sua vida assumem um tom incomum, de peculiaridade. São pessoas com características comuns, até porque elas são reais, literalmente. Entretanto o Stephen consegue as cercar de uma aura mística, quase irreal. De alguma forma, ele fez um processo inverso e transformou pessoas em personagens. Só aí ele me ganhou.

 Sua escrita é outra coisa que eu preciso ressaltar, porque é impossível fazer essa resenha e não especificar que até a queda de um besouro, quando narrada por ele, se torna algo fascinante e misterioso. São poucos os autores que me fazem sentir dessa forma, o que me leva a crer que Stephen me ganhou desde a primeira linha dessa obra. 


 A parte em que ele nos dá dicas diretas de como escrever vem em seguida e é tão brilhante quanto a primeira. Suas sugestões, análises e impressões fazem toda a diferença. E não é algo puramente teórico, existem também exemplos práticos e, até mesmo, um exercício. O leitor não é passivo durante a leitura. Sem falar que o Stephen fala diretamente com a gente, em muitos momentos se assemelhando até com uma conversa oral, somos uma parte crucial no andamento da obra. 

 Outro ponto importantíssimo é sua sinceridade, não espere meias palavras ou coisas indiretas, o autor vai diretamente ao ponto, sem rodeios ou floreios. No fim do livro também temos uma lista de obras que ele leu e recomenda. Nem preciso dizer que vou atrás de todos os títulos que já foram publicados por aqui...

 Em suma, Sobre a Escrita é uma obra genial, extremamente verdadeira e que faz um tributo ao ato de escrever. Não consigo imaginar uma pessoa melhor pra falar de algo tão subjetivo de maneira tão satisfatória. Uma leitura obrigatória, tanto para as pessoas que escrevem, tanto para as pessoas que acreditam no poder da escrita. 

Quotes:
"Somos escritores, e nunca perguntamos um ao outro de onde tiramos nossas ideias; nós sabemos que não sabemos." 
"Às vezes é preciso perseverar, mesmo quando não se tem vontade." 
"Coloque sua mesa em um canto e, todas as vezes que se sentar para escrever, lembre-se da razão de ela não estar no meio da sala. A vida não é um suporte à arte. É exatamente o contrário." 
"A escrita não é a vida, mas acho que, algumas vezes, pode ser um caminho de volta a ela."

Classificacão:

40 comentários:

  1. Oi Ines,
    Estou louco para ler esse livro. Adoro os livros do King e, sendo um aspirante a escritor, Sobre a Escrita é leitura obrigatória.
    Mesmo que vc nao tenha mta afinidade com o genero do King, dá uma chance para algum livro dele. Pq, para mim, o King apenas usa elementos sobrenaturais para "apimentar" as relações e conflitos entre os personagens, mas não é o foco da estória. Te indico Novembro de 63 e Sob a Redoma.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alexandre.
      Acho que, mesmo não tendo afinidade com o gênero dele, a escrita do cara vai me fazer ler outro livro do mesmo, ele é simplesmente genial. Leia logo essa obra, muito boa!
      Beijos.

      Excluir
  2. Olá, Gabriela.
    Eu adoro a escrita do King, sou um fã em construção (digo construção porque não consegui ler tudo dele ainda) assumido. E, desde que vi o lançamento desse livro, estou louco para ler a obra. Se um livro dele já é incrível, imagine um livro dele dando dicas de escrita. Vou amar!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de abril. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  3. Oi Inês,
    Já tinha visto esse livro nas redes sociais e fiquei com muita vontade de ler. Sua resenha só confirmou a ótima qualidade do livro, o que já era o esperado e fiquei bem curiosa para conhecer a escrita do autor.
    Também não li nada dele ainda, mas acho que esta é uma boa dica para eu começar. Não sei se irei escrever um livro algum dia, mas você falou tão bem do livro que me sinto na obrigação de ler rs.
    Ótima resenha!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha. O livro é mesmo incrível, acho impossível alguém não gostar, sério. Independente do tipo de gênero que curte.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Inês!
    Apesar de ter lido apenas dois ou três livros do Stephen por falta de oportunidade de ler mais, eu adoro a escrita dele. Gosto dessa coisa de ser direto, sem rodeios, acho que é a melhor parte do Stephen *-*
    Espero poder conhecer logo mais livros dele e também "Sobre a Escrita"
    BEijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  5. Oi, Inês! Tudo bem? Até então só li um livro do Stephen King (Carrie - A Estranha), mas só com esse livro já pude perceber que o autor sabe muito bem o que faz, ele é um excelente autor que realmente possui uma escrita fascinante. Com certeza vou ler muitos outros livros do King, incluindo Sobre a Escrita! Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      O autor é tão bom que, em apenas um livro, nos convence de seu trabalho excepcional. Leia mesmo um livro dele, especialmente esse, que é muito bom.
      Beijos.

      Excluir
  6. Stephen King dispensa comentários. Gostei do enredo do livro e amei as fotos. Achei genial falar sobre aquilo que se gosta de fazer. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Inês! Tudo bem?

    Também não sou tão fã do gênero, mas leio terror.
    Parabéns pelo post, principalmente pelas belíssimas fotografias, ficaram PER-FEI-TAS!!!!

    Visite-nos e se quiser, siga-nos:
    Irmãos Livreiros

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos <3.
      Beijos.

      Excluir
  8. Já estou em cólicas? Oi?
    Não faz isso que eu já tava fechando meu carrinho de comprasssss
    Eu tenho "A Coisa" mas não lia ainda por motivos de ... preguiça
    Mas esse é must have, já tô obcecadaa

    Ok
    xero
    Té mais

    http://rascunhosehistorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. O livro parece ser fantástico, bem o tipo de livro pelo qual eu leio uma parte e me apaixono por completo.
    Otima dica.
    Beijo.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
  10. Esse é um livro que não tenho interesse em ler. Apesar de gostar dos livros dele, de um modo geral e já ter lido vários títulos, não me considero fã. A maioria dos livros que li eu não gostei.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Eu também não lia o autor justamente por não me identificar com o gênero de escrita dele. Mas gostei dessa premissa e pelo seu elogio acho que vale a pena começar a leitura por essa obra!
    Gostei bastante!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Inês.
    Esse autor sempre me interessou, mas ainda não li nada dele.
    Esse livro em particular me atraiu muito pela sua resenha.
    Coloquei na lista de desejos.
    Parece leitura obrigatória para aspirantes a escritor.
    Abraços.
    Diego,
    http://diegomorais18.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.
      Com certeza é uma leitura obrigatória para quem deseja escrever, muda a visão e qualquer pessoa a respeito da escrita!
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Ines!
    AMO Stephen King, nunca superarei a maravilhosidade de O Iluminado. Tenho muita vontade de ler esse, pois acho o cara demais.
    Abraço
    Leitura Fora de Série

    ResponderExcluir
  14. Adoro ler Stephen King, já li várias obras dele. Ele tem uma mestria incrível com as palavras é dos meus autores favoritos. Está aqui uma grande recomendação :D

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  15. Adoro a escrita do Stephen, li alguns livros dele e pretendo ler mais, porque o cara é fera, haha
    E, claro que quero ler esse livro :)
    Parabéns pela resenha!
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Inês, tudo bem contigo ???
    Eu nunca li nenhum livro do Stephen, mas no meu caso não é porque eu não me identifico com as histórias do autor, está mais para falta de tempo e oportunidade mesmo. Sempre me interessei muito pelos livros dele, todos os comentários positivos com relação às suas obras e a sua escrita me fizeram acreditar que ele é um ótimo escritor, isso sem nunca ter lido um livro sequer.
    Fiquei feliz de saber que gostou dessa obra, eu ainda não conhecia esse livro mas já o adicionei a minha lista de futuras leituras, parece ser um ótimo livro !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      O Stephen é incrível demais, infelizmente nos falta muitas oportunidades de ler autores bons, mas acabei me surpreendendo (e muito!) positivamente com a obra. Leia mesmo, vale a pena!
      Beijos.

      Excluir
  17. Eu estou doente pra ler esse lviro, até porque sou fã do Stephen King, mas ele ainda está muito caro na Amazon :(
    Apesar de que eu já comprei tantos baratinhos que, somando, poderia ter comprado ele hahaha
    Vou ler a minha lista e esperar baixar o preço, porque agora que li sua resenha fiquei ainda mais interessada.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  18. Olá Inês,

    Não li nada do autor ainda mas tenho muita curiosidade, uma biografia dele deve ter coisas interessantes, gostaria muito de ler esse livro.....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Inês!
    O King é incrível mesmo! Um mestre na escrita. Sou fã assumido do autor e amo a forma como elabora e desenvolve suas histórias e personagens. Ele sempre consegue surpreender. Amo-o de verdade e fico muito feliz que tenha adorado a escrita dele. Leia outros livros do autor. Vai gostar, com certeza.
    Abraço!

    "Palavras ao vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Oi, Inês!
    Já li um livro do Stephen e só não li mais por falta de oportunidade.
    Concordo com você sobre a escrita dele. Não tem como não ser conquistado logo de cara.
    Esse livro parece ser maravilhoso. Deve ser incrível ler e assimilar dicas do mestre .
    Vou querer lê-lo o mais breve possível.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page

    ResponderExcluir
  21. Olá,
    ainda não tive a oportunidade de ler algo do King, e ao contrário de você, eu me interesso bastante pelo gênero que ele escreve, só não tive ainda uma oportunidade. Já li algumas ideias soltas e de cara dá pra perceber que ele tem uma narrativa que conquista mesmo. Não conhecia esse lançamento, fiquei bem entusiasmada, lerei em breve.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  22. Oi! ^^
    Acabei de conhecer o livro aqui no seu blog e já estou desesperada pra ler! rsrs
    Como escritora estou ansiosa para ouvir as palavras desse grande mestre e como fã das histórias do Stephen King, quero muito conhecer um pouco mais sobre ele.
    Já vai pra minha lista de desejados!

    Tem resenha nova no blog. Passa por lá pra conferir! ;)
    Beijussss;
    https://facebook.com/BlogMenteHipercriativa
    http://hipercriativa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Helaina.
      Que bom que meu blog foi o portal para você conhecer o livro que, inclusive, vale muito a pena. Até para quem não é fã eu recomendo, imagine pra quem já é... Nem preciso dizer nada!
      Beijos.

      Excluir
  23. Eu nunca li nenhum livro desse autor acredita? Mas estou querendo entrar nesse mundo <3 http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, Inês!

    Eu só li um livro do Stephen, que foi Desespero, e posso te falar uma coisa: o cara sabe o que faz! Ele é genial de verdade, não é apenas um autor pimpado! Ele cria uma atmosfera de agonia na gente que chega a dar aflição!
    Eu morro de vontade de ler It, mas é caro e gigante! hahaha

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  25. Com certeza o autor tem uma escrita incrível,já li alguns livros dele e me encantei muito.Esse é o próximo que pretendo ler.
    Beijos
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Quanto um autor, cujos livros você nunca leu, te conquista através da biografia, é porque é BOM mesmo. Eu já li alguns livros do SK então concordo com tudo o que você citou sobre sua escrita (aliás, te garanto que nas obras em si é melhor ainda, pois te transmite toda aquela agonia e aflição que é esperada), mas eu particularmente não sou muito fã de ler biografias, então seria um desafio pra mim. Ainda bem que houve o contrário com você! Quem sabe isso não te dê um empurrãozinho pra ler os livros, eeein? :p

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Billy e eu", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      É como eu disse, não é um biografia propriamente dita, ela simplesmente inclui parte da vida dele, mas é mais um livro sobre a escrita. A história de vida dele é só um dos vários artifícios que ele utiliza para falar do tema. Vale muito a pena ler!
      Beijos.

      Excluir
  27. Gostei da resenha Gabriela. Estou louca pra ler este livro e já solicitei ele pra editora. Stephen King foi o responsável pela minha paixão pelos livros e sou completamente fascinada pelas obras deste autor. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  28. MEU DEUS, PRECISO DESSE LIVRO URGENTE!! Você é fã do cara lendo só um livro dele, mas eu só assisti um filme inspirado em um conto dele e já acho ele incrível!
    Amei sua resenha. Necessito desse livro, com certeza <3 (acho que vou ficar doida se não comprar, hahahah)
    Com amor,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Inês,
    Eu adoro Stephen King, o que mais gosto nele é a sua capacidade de se renovar a cada livro, ele vem sempre com um tom novo, uma história totalmente diferente da outra...
    Se você quer ler outras coisas dele mas não quer terror eu super indico À Espera de Um Milagre e A Zona Morta.
    Adorei a resenha e necessito desse livro!!!!!!!

    Grande abraço!!!
    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rudi.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha curtido a resenha <3.
      Agradeço também pelas dicas, vou atrás desses livros que não são terror propriamente dito.
      Beijos.

      Excluir
  30. Acredita que ainda não li nada dele? Preciso mudar isso urgentemente, e olha que eu amo terror então não sei porque ainda não li SAHUSHUA Sobre esse livro, parece muito interessante para quem gosta de escrever mas não é assim tão bom, como eu HSUAH Fiquei bem curiosa pela escrita e também para saber mais da vida dele
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  31. Tenho muita curiosidade de ler esse livro porque adoro biografias, queria muito ler um livro do Stephen King, mas não curto terror/suspense e sou daquelas que ficam noites sem dormir por causa de um trecho de filme de terror que seja - geez, eu mal consigo lidar com trailers de filme de terror que o youtube passa com aqueles cinco segundos obrigatórios. Não sei se um dia lerei um dos famosos livros de Stephen King, mas Sob a Escrita é um que definitivamente está na minha lista. :)

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric