25 de abril de 2015

Resenha - Garota Online

Nome: Garota Online
Autora: Zoe Sugg
Páginas: 308
Editora: Verus
ISBN: 9788576864158
Penny tem um segredo. Com o nickname Garota Online, ela escreve um blog no qual desabafa seus sentimentos mais íntimos sobre amizade, meninos, os dramas do colégio, sua família maluca e os ataques de pânico que começaram a dominar sua vida. Quando as coisas vão de mal a pior, sua família a leva para Nova York, onde ela conhece Noah, um garoto lindo que toca guitarra, e com quem ela parece ter muito em comum. De repente, Penny percebe que está se apaixonando — e escreve sobre cada momento dessa história em seu blog, de maneira anônima. Só que Noah também tem um segredo, que ameaça arruinar o disfarce de Penny para sempre.

 Assim que esse livro foi lançado eu fiquei doidinha pra conhecer a história, nem lembro de ter lido a sinopse, só boatos de como seria a trama e, como é uma grande aposta da editora, minha expectativas estavam lá em cima. Acabei me decepcionando um pouco.

 A verdade é que a premissa é interessante, mas eu já reparei que costumo ter uma certa tendência a achar livro ingleses um pouco infantis demais. Esse não foi exceção. A protagonista é extremamente imatura, isso me irritou bastante na maior parte do livro.

 Outra coisa que me desagradou foi o fato de tudo ser muito idealizado, as coisas acontecem como em um conto de fadas, esse é o tipo de coisa que me frustra em um livro. Sem falar de sua previsibilidade, eu conseguia adivinhar o que iria acontecer em seguida e acertei meu palpite sobre o desfecho da obra, é tudo muito óbvio. A autora parece seguir uma dessas receitas de história adolescente que já estamos cansadas de ver em filmes e livros do tipo, sem muita inovação.


 Os personagens são bastante estereotipados. O "amigo gay e divertido", "a vilã bonita e superficial", "o crush perfeito fisicamente e com absolutamente nada na cabeça"...  Eu simplesmente não senti profundidade neles, nem consegui torcer pelo sucesso dos mesmos, apenas não me importava muito com o rumo que as coisas iriam tomar. Não houve conexão. 

 O par romântico de Penny, Noah, é o clichê mais batido das tramas adolescentes. O cara lindo, músico, sensível, misterioso, atencioso, que combina perfeitamente com a protagonista... Defeitos? Pra quê?! Se vocês acharam o cara perfeito demais, esperem só pra ver o romance! Esse tipo de coisa me deixa frustrada, dá pra escrever um romance jovem sem cair no clichê do gênero, e posso citar mil exemplos disso!

 A autora tentou abordar temas mais profundos, como os ataques de pânico de Penny, mas existe algo nisso tudo que simplesmente não me convenceu da forma que deveria. Porém existe também uma lição de moral e a evolução da protagonista, essa parte é, de longe, uma das mais legais da história.


 Em alguns momentos senti que existia pouco enredo para a obra, como se não houvesse história o suficiente para preencher todas as páginas. 

 Desculpa gente, mas o final me frustrou muito. Isso tudo por ser exatamente o que esperávamos que ele fosse, nenhuma surpresa, tudo perfeitinho, exatamente como (não) deveria ser.

 Apesar de tudo, preciso confessar que o ritmo de leitura do livro é gostoso. A escrita da Zoe é gostosinha e dinâmica, então não temos uma leitura arrastada, apesar da história pecar em vários quesitos. A edição da Verus está impecável, a capa combina com o livro, só acho que passa a impressão da obra ser destinada a um público mais velho. A diagramação está simples e bonita, não encontrei erros de revisão. 

 Em suma, Garota Online foi um livro bastante previsível e pouco original. Como um desses filmes de Sessão da Tarde em que já começamos a assistir sabendo do início, meio e fim. Apesar do ritmo gostoso de leitura, me decepcionei com a história em si. 

Quotes:
"Minha vida pode ser tudo o que eu quiser - enquanto eu lembrar que ela é minha."

Classificação:

33 comentários:

  1. Oi, Inês!

    Já tinha visto comentários sobre esse livro. A premissa dele chma mesmo atenção.
    Uma pena que ele peque em tantos aspectos. A previsibilidade, acho que é o que mais me irritaria.
    Então dispenso essa leitura.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page

    ResponderExcluir
  2. Esse livro não existe em Portugal, pelo menos que eu tenha conhecimento de tal, e segundo o que você falou eu não fiquei com grande vontade de ler o livro, uma vez que ao que parece o livro é previsível e eu confesso que gosto de livros que me surpreendem.
    Beijo.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/?m=1

    ResponderExcluir
  3. Quando li o resumo achei "mais do mesmo", mas li a resenha pra ver se eu não tinha me enganado. Pelo visto, não me enganei. Uma pena, pq o livro até parecia ser um pouquinho interessante. Claro, nada contra um clichê de vez em quando, mas só qndo estou no clima pra isso, hehe!!!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Suelen.
      Também gosto de um clichê, mas quando bem desenvolvido. Já dei notas boas para livros do tipo, porém até o clichê precisa ser bem desenvolvido. Rsrsrs.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi, Inês! Tudo bem?

    Esse livro está dando o que falar! Tem muito leitor doido por ele!
    Após ler sua resenha, me decepcionei um pouco... talvez eu não leia, apesar de gostar muita de livro britânico.

    Parabéns pela resenha e pelas belíssimas fotografias!
    Visite-nos:
    Irmãos Livreiros

    Beijos! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daniel.
      Antes de mais nada quero agradecer, fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos <3. Já eu não tô dando sorte com livros britânicos nos últimos tempos.
      Beijos.

      Excluir
  5. Oi Inês,
    Confesso que em momento algum me interessei por ese livro, acho que minha cota de livros juvenis já foi alcançada, e sua resenha só me fez ver que não devo me sentir culpado por não querer ler ele :p
    Grande abraço!!!!

    Leitor Antissocial

    PS: Tá rolando sorteio da saga A Era de Ultron lá no blog... se estiver interessada dá um pulinho lá ;)

    ResponderExcluir
  6. Olá, Inês.
    Em nenhum momento o livro me chamou atenção, a capa, título e sinopse por se só já me fizeram o ver com receio. Após lê sua resenha tal receio foi para o nível máximo, não curto histórias previsíveis e nada originais.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Com esta capa tão linda a gente logo imagina um livro muuuito bom né. Já vi outras pessoas dizendo que o livro decepciona um pouquinho mesmo, que pena, a premissa é legal e eu pensava ser nota 10.

    Beijão, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Gabi, confesso que tenho puca paciência pra livro assim, não gostei do enredo e confesso que pelo título já imaginaria que a história não seria tão legal... Até leio livros assim, mais como passa tempo, porque como você mesma disse a leitura é dinâmica. Mas definitivamente não está entre meus preferidos.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiana.
      Até costumo ler livro assim e, não vou mentir, costumo gostar. Mas mesmo os clichês precisam ser bem desenvolvidos, sabe?
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Inês! Tudo bem? A cada dia que se passa a minha vontade de ler esse livro vai diminuindo. Quando anunciaram o lançamento dele eu fiquei bem interessado em ler o livro, mas o tempo foi passando, as resenhas negativas saindo e a minha vontade diminuindo... Após ler sua resenha decidi que não irei lê-lo! Detesto tramas previsíveis! :/

    PS: Adorei as suas fotos! :3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Estou tão sem tempo que nem resenhas estou lendo, por isso ainda estava com altas expectativas Porém sempre gosto de ler um livro que tenho muita vontade pra tirar minhas próprias conclusões, mesmo que os comentários sejam negativos. Mas no caso desse me decepcionei mesmo, rsrs. Fico feliz que tenha gostado das fotos.
      Beijos.

      Excluir
  10. Pela sinopse o livro parece tão legal, mas todo mundo está odiando, hahaha. Acho que não lerei, com certeza, não.
    Adorei a resenha, mesmo você não gostando do livro adorei sua opinião, provavelmente eu não gostaria desse livro, ainda bem que li antes de compra-lo.
    Beijos,
    cabanadosanjos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Inês!

    Eu acho o enredo desse filme muito "sessão da tarde", sabe? Eu não leria, como você, acho infantil demais! Mas para adolescentes acho até que seja uma "boa" leitura no sentido de fazer mais jus ao momento deles...já passei dessa fase! hahahah

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  12. Que pena que não gostou. Ainda mias tendo colocado tanta expectativa. Que suas leituras sejam melhores, haha.
    Mas, de alguma forma livro sempre nos acrescentam algo.
    Bjs! Seguindo já...
    http://garotoliterato.blogspot.com.br/2015/04/o-retrato-de-dorian-gray-oscar-wilde.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ernani.
      Sim, sem dúvidas. Por mais que a leitura não tenha sido bacana, sempre há algo para se tirar de bom.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês! Estou acompanhando esse livro desde o lançamento do original, e nunca me chamou atenção. Eu vi uns vlogs da Zoe, gostei dela, mas não tinha a cara de quem escreveria um livro super UAU, sabe? Sei que a julguei precipitadamente, mas, é só isso que achei a princípio. Depois que vi a sinopse... ai Jesus. HJAKSHAJKSH Enfim, não é uma leitura que almejo. E a maioria dos blogueiros estão tirando mais e mais minha vontade HJKSHAKJH beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Não tinha lido nenhuma resenha ainda sobre esse livro, mas a sinopse não tinha me conquistado, claro que eu ainda pretendia ler ele, pois é bem comum sinopses não me conquistarem... Com exceção para livros que falam mais de um lado emocional da trama!
    Agora não sei se vou ler...

    Beijos e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Inês! Não conheci esse livro, mas assim como você disse, quando comecei a ler a resenha, imaginei um filme estilo Sessão da Tarde! hahah'
    Mas, sei lá, parece uma história pra ler, divertir e não que não acrescenta nada.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus.
      Entendo seu ponto de vista e gosto muito de livros assim, despretensiosos, inclusive já li muitos assim que me ganharam, mas nesse encontrei algumas coisas que não gostei. Até porque é o livro de estreia dela...
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá, adorei seu blog, já estou seguindo, você poderia dá uma olhadinha no meu e seguir? é http://barbarasilvabooks.blogspot.com.br/ ele é novo, está bem no começo, muito obrigada, beijinhos :*

    ResponderExcluir
  17. Oi Inês!
    Que pena que se decepcionou, esse livro não me chamou a atenção logo de cara e ao saber que é estilo 'Sessão da Tarde' fiquei com menos vontade ainda.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Quero muito ler esse livro,

    Beeijos, te espero lá no meu blog ♥

    http://www.paaradateen.com
    http://www.facebook.com/PAARADATEEN

    Já conhece meu canal no youtube? Lá tem vídeos novos toda semana! ♡
    www.youtube.com/paaradateen

    ResponderExcluir
  19. Oi Inês, tudo bom?
    Eu não gostei muito da premissa desse livro desde que começaram a falar muito nele. Acho que pela capa já dá pra ter uma noção de que o livro é mais puxado pro juvenil.
    Eu não curto muito clichês, então acho que esse livro não me agradaria em nada, assim como não agradou a você.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá Inês,
    Já li tantos comentários sobre esse livro, mas acho que sua resenha foi bem fiel ao que você sentiu.
    Não tenho interesse em ler, principalmente pela falta de maturidade nos personagens, mas tenho que confessar que adorei a capa!
    Parabéns pela sinceridade e pela ótima resenha :)
    Beijos!

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado da resenha e apreciado minha sinceridade, rsrs. Essa coisa da falta de maturidade sempre me irrita.
      Beijos.

      Excluir
  21. Vixe, e eu tava animado pra esse livro kkkkk
    Ainda tem polêmica sobre ele não? Dela ter usado ghost writer

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olaaá,
    eu adoro a Zoe e tava louca por esse livro também, mas essa vontade esfriou completamente por ter visto pessoas dizerem que não é tudo isso e depois daquela polêmica de ghost writer. O livro tá na minha lista de desejados sim, mas lá atrás. Odeio personagens imaturos demais também e histórias muito "conto de fadas", essas coisas me irritam, haha. Adorei a resenha! c:

    Beijos,
    (letitbela.com)

    ResponderExcluir
  23. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Quando vi que você tinha resenhado esse livro eu não tive outra escolha a não ser vir aqui e conferir o que você achou. Ainda não tive a oportunidade de conferir o livro, mas por acompanhar a Zoe por tanto tempo através do Youtube eu confesso que estou mega animada para conferir o primeiro livro dela !!!
    A Zoe é uma fofa, e eu não esperava nada menos do que fofo na história dela, hahaha. Confesso que não sabia sobre os personagens estereotipados e muito menos sobre a imaturidade da personagem principal.
    Pena que você não gostou do livro. Espero gostar dele, mas só lendo para saber né ?!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  24. Olá Inês,

    Li algumas resenhas positivas e outras negativas em relação a ele, mas se tivesse oportunidade leria com certeza...abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Adorei a resenha e as fotos! Li esse livro esses dias e nossas opiniões foram bem parecidas! A história é mesmo clichê, mas a leitura muito fluída e gostosa e acabei gostando do livro. É uma leitura leve e divertida, boa para descansar a cabeça!

    Beijos!
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
  26. Eu estava bem interessada em ler esse livro, com grandes expectativas e... Agora não espero muito da história, e te agradeço por isso. xD Detesto quando o livro parece interessante, mas acaba sendo clichê e previsível, é muito frustrante! Principalmente se o clichê vai ao extremo com mocinho bonitão e sem defeitos, vilã linda e fútil, conveniências ao extremo pra mocinha se dar bem... É, desanima mesmo. x.x Ainda pretendo ler o livro, mas, agora, sem tantas expectativas - e com menos chances de me decepcionar. :P

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric