5 de abril de 2015

Resenha - Síndrome Psíquica Grave

Livro: Síndrome Psíquica Grave
Autora: Alicia Thompson
Editora: Galera Record
Páginas: 336
ISBN: 9788501086303
A Paciente, Leigh Nolan (essa sou eu), começou seu primeiro ano na Universidade de Stiles. Ela decidiu se formar em psicologia (apesar de seus pais preferirem que ela estudasse tarô, não Manchas de Rorschach). A Paciente tem a tendência a analisar demais as coisas, especialmente quando isso envolve o sexo oposto. Exemplo: por que Andrew, seu namorado de mais de um ano, nunca a convida para passar a noite com ele e dar o próximo passo no relacionamento — leia-se transar? E por que ela passou a ter sonhos eróticos com Nathan, o colega de quarto de Andrew que tanto a odeia? Fatos agravantes incluem: outros alunos de psicologia supercompetitivos, uma professora que precisa urgentemente de análise e uma colegial que acha que a Paciente é, em uma palavra, ingênua.

 Sabe quando você ama um livro, sente que a obra é a sua cara e cada segundo da leitura é extremamente agradável? Isso aconteceu com Síndrome Psíquica Grave.

 Eu li poucos livros desse gênero que se passam em uma universidade, o que é uma pena, já que acho um cenário extremamente interessante e peculiar para que as histórias sejam desenvolvidas. Então a história já foi ganhando pontos comigo em sua ambientação. A verdade é que esse cenário universitário todo me fascina, sem falar que faz com que ocorra a quebra do padrão de livros neste estilo, que geralmente ocorrem em colégios.

 A história é extremamente inusitada e original, cada detalhe que a compõe é único. Os acontecimentos não são previsíveis, tudo é cercado por um humor inteligente e extremamente sarcástico. A autora deu uma nova roupagem a temas batidos, mostrando um novo ângulo e abordagem dos mesmos. 


 Ao longo da trama nós temos conhecimento de termos mais técnicos da psicologia, e é assim que os capítulos se iniciam. Adorei conhecer alguns aspectos dessa área. A protagonista, assim como eu, tem uma tendência de analisar as coisas, atos e pessoas ao seu redor, sempre querendo atribuir significância para as mais pequenas coisas. 

 E isso é só uma das características da protagonista que me agradaram em demasia. Leigh é uma personagem humana, péssima mentirosa, expert na arte da procrastinação e extremamente reticente quando se tratam de mudanças. Se identificou? Eu também! Os seus defeitos e manias a tornam única, nós acompanhamos uma personagem extremamente falha, que nos causa empatia e raiva, mas, acima de tudo, faz com que se torne impossível não se identificar com a mesma, nem que seja em uma característica em comum. Eu fiquei com vontade de bater na Leigh em muitas horas, mas também torci com todas as minhas forças para que ela se desse bem no final. E, em muitos momentos, a personagem e eu nós tornamos uma só, tamanha foi a identificação que senti pela mesma. Outro ponto crucial é a evolução da personagem, que ocorre de maneira lenta e eficaz. 

 Os personagens secundários não ficam para trás quando se trata de personalidade forte. A autora não ficou na mesmice, ela criou pessoas realmente críveis, com problemas e motivações. Os pais da protagonista formam uma dupla e tanto, adorei o misticismo deles e a forma dos mesmos serem incrivelmente inusitados. Ami, sua colega de quarto, é uma amiga incrível, com pretensões curiosas e suas participações são, sempre, cheias de vida. Andrew, o namorado de Leigh, representa uma das muitas limitações da mesma, ele é, de forma simbólica, o comodismo na vida da protagonista. Não criei empatia pelo personagem, mas confesso que a personalidade criada para ele foi um dos muitos truques de mestre da autora.


 O romance é fofo e se desenvolve aos poucos. O casal tem uma química incrível e se tornou impossível não torcer pela felicidade de ambos, claro que a autora nos fez sofrer muito no processo todo, mas é difícil não se animar com a ideia de ver Leigh vivendo esse romance de maneira intensa.

 A Edição da Galera Record está linda demais. Toda a parte gráfica é incrível, essa capa é perfeita e combina com a história de um jeito criativo, sem cair na mesmice. Só fiquei um pouco triste com a revisão, encontrei alguns errinhos bem bobos, mas também não apareceram com muita frequência. 

 Em suma, eu AMEI Síndrome Psíquica Grave. É um desses livros que eu lamento profundamente que não tenham continuação (e olha que eu não costumo gostar de séries ou trilogias), mas a história me encantou de tal forma que eu simplesmente preciso ler mais sobre esses personagens, já estou sentindo falta dos mesmos. É um livro leve, divertido, diferente, com algumas lições importantes e uma história que vai além do esperado. Eu simplesmente amei a trama, a escrita da autora e a forma que ela conduziu tudo. Já estou ansiosa pela próxima oportunidade de ler algo da Alicia Thompson. 

Classificação:

42 comentários:

  1. Oi Inês,

    Tinha visto uma publicação da Galera Record sobre esse livro e super me interessei, estava procurando uma resenha sobre o mesmo quando encontrei a sua. Gostei tanto da sua resenha que já coloquei o livro na minha meta de leitura lá no skoob. Se você gosta de livros que se passam na faculdade tem que ler a série "Sociedade Secreta", que incrível.
    Adorei o layout do seu blog.

    Abs, Mey
    http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mey.
      Esse livro é incrível, também fiquei louca desde que li a sinopse. Fico feliz que já tenha adicionado a lista de desejados, vale muito a pena. Quero muito ler Sociedade Secreta, pena que é muito caro. Fico feliz que tenha gostado do layout <3.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi, Inês.
    Nunca li nada mais voltado para a psicologia e que abordasse temas técnicos.
    Acho que iria gostar bastante desse livro.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Inês.
    Não conhecia o livro, mas gostei da sua história.
    Me pareceu um romance que foge do comum, o que de fato eu venho buscando. Sem deixar de mencionar, o quanto esse título me fisgou.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Oi!
    Eu não conhecia o livro e pelo título achei que não era nada de romance ou algo assim, mas pelo que você diz na sua resenha parece tão gostoso de ler, tão bom, tão... Entende?!
    Vou marcar ele no Skoob aqui para eu não esquecer de pegar ele por ai quando eu ver! E quem não ama autor que sai da mesmice? *---*
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro ainda. Achei a sinopse bem intrigante. E depois que vi os elogios que você fez ao livro, fiquei com muita vontade de ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. Adoro essas tramas que se passam na universidade também! <3 Sempre tem uma carga emocional grande, ou dramas, e eu adoro! haha
    Pela capa esperava algo mais infantil, mas pelo jeito me enganei mesmo.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dessa.
      Essas histórias que se passam na faculdade são puro amor <3.
      Beijos.

      Excluir
  7. Não fiquei tão interessada assim no livro de cara, mas do jeito que você falou parece que vai ser um ótimo livro, hehe. Fiquei bem interessada, a capa é bem bonita também! Beijos!

    http://alguns-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Gostei de ler esse resumo. Me interessei de cara pelo título, mas eu tenho uma pergunta: por ser um romance, não é daqueles romances bobinhos que a história inteira gira em torno deles né? Beijao!

    Eu.Nomadiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, C.
      Não, o romance tem bastante importância, mas existem outras questões, interessantes até, que são abordadas. Esse tá longe de ser um livro no estilo de romance 24hrs.
      Beijos.

      Excluir
  9. Inês, você conseguiu transformar uma sinopse sem graça em um livro que quero muito ler hahaha
    Adoro quando as resenhas trazem tanta "paixão" (ou ódio rsrs) para os leitores.
    Vou comprar!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      Fico feliz que tenha feito isso, era mesmo minha intenção pois amei o livro <3.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi, Inês!
    Gostei da premissa do livro! Eu tinha visto a Galera Record divulgá-lo mas não tinha me interessado pois não gostei da capa! hahaha
    Não procurei nem saber a sinopse, mas lendo-a aqui e lendo o que você escreveu sobre o livro parece ser uma história bem interessante!
    Acho que vale dar uma chance...vamos ver!

    Beijo
    -Tamires
    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês,
    Eu já estava com vontade de ler este livro e sua resenha só me deixou ainda mais curiosa!!
    A capa é linda e a narrativa parecer ser divertida! Que bom que você gostou da leitura, espero ler em breve!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi Inês!
    Eu amodoro a capa desse livro, muito! *-* pesquisei um pouco sobre a história quando vi a editora falando dele e fiquei curiosa pra conhecer mais da trama.
    Pelo que você citou da protagonista e da história, é o tipo de obra que tem tudo pra me conquistar! Quero muito conhecer a Leigh logo que possível *-----* vou passar na frente de alguns livros da minha listinha de 'must read'.
    Sua resenha ficou excelente, amei as fotos!

    Beijos,
    Denise Flaibam.
    http://blogsomaisum.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise.
      Essa capa é linda demais mesmo <3. Pessoalmente é ainda mais linda. Passa na frente mesmo, vale a pena. Fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos!
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas pela sua resenha me parece ser um livro intrigante e interessante.
    Vou colocar na lista, e quando possível irei dar uma conferida. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    não conhecia o livro e pela capa não leria, mas gostei bastante do enredo.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  15. Acho a capa super linda, me chamou bastante à atenção.
    A historia também parece ser muito boa, pena não ser de uma editora portuguesa :c
    Beijos.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Cara, curti muito esse livro!
    Estou querendo ler algo com personagens mais velhos, da minha idade na verdade, e parece que encontrei o livro certo!
    Quero ler sim!!

    Beijo,
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  17. Geeente que linda essa capa *-*
    Eu adorei e fiquei hiper curiosa para a história pois a autora me pareceu ótima em criação de personagem. Gostei de saber do crescimento e evolução da personagem e que os personagens principais são tão interessantes, as vezes os autores deixam eles meio que de lado

    Sua resenha está ótima!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  18. Apesar de você ter falado tão bem do livro, ele não me chamou atenção, sabe? :/

    A história não parece daquelas que vá me prender na leitura de modo que eu goste muito, mas adorei a resenha!

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Adorei sua resenha, o livro parece ser mesmo ótimo, adorei o fato da história se desenvolver em uma universidade e de ter aspectos da psicologia no meio. Também me apaixonei pela capa e pelo título, quero muito ler *-*
    Bjs!
    www.marcasindeleveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu amo o mundo da psicologia e achei super interessante a ideia desse livro! Gosto também de quando os personagens secundários são fortes também. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Gosto quando o autor consegue criar personagens que parecem gente como a gente, que são mesmo críveis. Logo na sinopse eu já percebi o modo de escrita diferente e sarcástico. Quero muito ler esse livro.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  22. Eu amei esse livro do começo ao fim e me identifiquei muito com a Leigh. Ri muito com ela e as trapalhadas loucas e achei o romance todo muito fofo. Queria muito um filme do livro porque ele daria uma super comédia romântica. <333

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Beatriz.
      Impossível não se identificar, a história é puro amor e a protagonista é mega identificável, rsrs. Também queria filme, ia ficar incrível.
      Beijos.

      Excluir
  23. Ih, tive a oportunidade de ler esse livro mas deixei passar, achei que fosse ter alguma vibe New Adult e estou evitando o gênero! Mas pelo o que você escreveu, é um livro super divertido e essa parte que toca na psicologia deve ser um máximo! Vou colocar de novo na wishlist! Bjs!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      De new adult esse livro não tem nada, pode ler sem medo, rsrs. Também procuro fugir dos new adults, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  24. Oi Inês!
    Ahhhh, eu PRECISO LER SSE LIVRO. Desde que a Galera anunciou que fiquei doido por ele. Essa capa, esse título, tudo me remete a querer. A sua resenha está sendo a primeira que leio, e claro, já fiquei encantado pela protagonista <3 VAI PRA LISTA DE DESEJO.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  25. Oi Inês,
    Gente que capa liiinda
    Eu fiquei beem curiosa e fiquei surpresa por não ter continuação, por um lado é bom mas por outro... e se eu gamar? hahaha

    Ótima resenha!

    bjs e tenha uma linda terça!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  26. Oi Inês!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro, ele parece ser muito divertido mesmo!
    Eu não conheço nada da área de Psicologia, mas seria legal acompanhar essa personagem estudante que analisa tudo!

    Beijos,
    Fernanda
    http://www.oprazerdaliteratura.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia essa leitura, mas te confesso que as características da personagem (mesmo encontrando apenas pinceladas, não li a fundo o livro) fizeram com que eu me sentisse muito acolhida e identificada.

    O título me faria comprar NA HORA!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Parece ser uma obra bastante interessante e que merece ser lida! Confesso que fiquei curioso com a leitura :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  29. Inês, agora você me deixou curiosa... Se disse q o namorado dela era pacato... E também disse que a química do casal era incrível... Isso só me leva a pensar que talvez essa da química seja o companheiro de quarto do namorado dela =O
    Acho que só lendo pra saber né?! rsrsrs

    Bjoss
    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelen.
      Nossa, eu me entreguei legal na resenha, não é mesmo? Bom, mas pode não ser isso, só lendo mesmo pra descobrir ;). E, olha, super recomendo a leitura.
      Beijos.

      Excluir
  30. Eu não sou de gostar muito de livros estilo ~~romance, mas esse me chamou a atenção pq já lendo a sua resenha eu dei uma identificada HAHAHA não são coisas que acontecem com todos nós? HAHAA fiquei curiosa, e essa capa é bem linda. É um livro que de primeira eu não compraria, mas agora já estou achando q eu iria adorar :3
    É lindo o seu layout, principalmente o header!
    Beijos!
    http://www.canseidesernerd.com/

    ResponderExcluir
  31. Primeiro eu gostei do nome, depois me encantei pela capa, após isso, me interessei pela sinopse e aí li sua resenha e pronto! Quero esse livro!!! Preciso dele.
    Gostei muito da resenha, parece o tipo de história que eu gostaria de ler.

    Resenha premiada "A evolução de Calpúrnia Tate", participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
  32. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Eu nunca tinha ouvido falar desse livro, mas já gostei dele só de ler a sinopse. Depois que terminei de ler a sua resenha já estava toda encantada pelo livro, sem falar que me identifiquei bastante com a personagem (também tenho mania de analisar as coisas).
    Gostei de saber que você curtiu a leitura e gosto do livro, isso só me deu mais vontade ainda de conferir essa história !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko querida, tudo bem sim. E com você?
      Análises fazem parte da minha vida, acho que você iria adorar o livro, leia mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  33. Poxa agora que fiquei curiosa não faz muito meu tipo de livro, mas que deu vontade de ler deu viu? Ótima resenha Inês!!

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric