23 de abril de 2015

Resenha - O Primeiro Telefonema do Céu

Livro: O Primeiro Telefonema do Céu
Autor: Mitch Albom
Páginas: 288
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580413496
Como você se sentiria se um dia recebesse uma ligação de alguém que ama muito e que já se foi? Numa sexta-feira comum, o telefone de Tess Rafferty toca. É sua mãe, Ruth, que morreu quatro anos antes. Em seguida, Jack Sellers e Katherine Yellin recebem ligações semelhantes, do filho e da irmã, também já falecidos. Nas semanas seguintes, outros habitantes de Coldwater afirmam que estão em contato direto com o além, e que seus interlocutores lhes pediram para espalhar a boa-nova ao maior número possível de pessoas. A mensagem é simples: o céu existe, e é um lugar onde todos são iguais. Em pouco tempo, correspondentes de diversos meios de comunicação aportam na cidade para transmitir os desdobramentos do fenômeno que pode ser o maior milagre da atualidade. Visitantes do país inteiro começam a surgir, as vendas de telefone disparam e as igrejas se enchem de fiéis.Apenas uma pessoa desconfia da história: Sully Harding, ex-piloto das Forças Armadas. Após quase morrer num desastre aéreo, perder a mulher e cumprir pena por um crime que não cometeu, ele não acredita num mundo melhor, muito menos após a morte. E quando seu filho pequeno começa a esperar uma ligação da mãe morta, ele decide provar que estão todos sendo enganados.


 Eu lembro da explosão de resenhas positivas na blogosfera desde que esse livro foi lançado, isso foi o empurrãozinho que faltava para que eu solicitasse a obra. Fico feliz em dizer que não me arrependi!

 A premissa é incrível, impossível ler a sinopse e não sentir, nem que seja um pouco, de curiosidade com relação ao livro. É também um tema difícil de ser desenvolvido, mas o autor conduziu a trama com maestria. 

 É incrível como tudo parece incrivelmente realista: da caracterização dos personagens até a ambientação da obra. Ao longo da história conhecemos diferentes histórias de indivíduos que foram afetados por essas ligações provenientes do céu.  No início é tudo muito confuso, são personagens demais, com características bem distintas, mas depois acabamos associando os diversos nomes com suas respectivas histórias.


 O mais interessante de tudo é ver os diferentes impactos que esses telefonemas tiveram na vida das pessoas relatadas. O autor criou personagens extremamente críveis e humanos, mostrando suas fraquezas, motivações e falhas. Não existem vilões ou mocinhos, mas sim pessoas reais, com defeitos e qualidades. É esse tipo de característica que me ganha em um livro. Adoro ver as mais diversas facetas humanas e foi exatamente isso que tive ao ler essa obra. 

 De uma forma inusitada, o Mitch desenvolve tudo sem parecer fantasioso demais ou realista em demasia. Ele consegue encontrar o perfeito ponto de equilíbrio entre os dois mundos, criando um livro extremamente envolvente e encantador. 

 Me surpreendi com o final, é algo que nunca poderíamos imaginar no começo. Ele não é totalmente claro, deixa informações subentendidas e cabe ao leitor acreditar no que mais lhe convém. O mais genial de tudo é que não é algo aberto, mas sujeito a diversas interpretações.   


 Em meio a tudo isso, a obra faz certas ligações interessantes e inusitadas entre a vida dos personagens e surpreende o leitor em diversos momentos. 

 O autor conseguiu abordar o tema de uma forma mais abrangente, não focou em apenas um lugar, ele mostrou uma visão panorâmica daquele acontecimento e suas consequências para uma região relativamente grande. Mitch soube pegar uma premissa incrível e, com base nela, construir uma trama grandiosa.

 Em meio a toda essa genialidade, o autor consegue passar mensagens simples e sutis, com aplicação direta em nosso cotidiano. De forma nenhuma é algo forçado, mas sim que nos faz refletir verdadeiramente.

 Em suma, O Primeiro Telefonema do Céu é um livro que recomendo sem restrições. Me surpreendi com uma obra original, de extrema qualidade e personagens bem construídos. Independente da idade, sexo ou ideais, esse é um livro que merece ser lido.

Quotes:
"Acho que as pessoas acreditam no que querem. 
"Raiva, arrependimento, preocupação... tudo isso desaparece quando a gente está aqui... Não se perca... dentro de si mesma." 
"- Eu tinha tanto medo quando estava na guerra... Todos os dias eu temia pela minha vida, tinha medo de perdê-la. Mas agora eu sei.- Sabe o quê?- Que é o medo que nos faz perder a vida, um pouco de cada vez. O que damos ao medo, retiramos da fé."
"Há duas versões para cada vida: a que vivemos e a que os outros contam." 
"Não há nada tão ruim que não possa piorar."

Classificação:

37 comentários:

  1. Ah eu já tinha visto o livro, menos a resenha, muito bom!

    www.byanak.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá!!

    Eu já li MUITAS resenhas para essa obra, mas eu ainda não tive a oportunidade de ler.

    Fico muito curiosa em relação ao enredo por causa da escrita do autor, fico muito feliz que ele tenha mudado o foco por varias vezes e passar varias mensagens legais durante o decorrer da obra.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. OI Inês!
    Há muito tempo eu quero ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade!
    Só sei que, depois da sua resenha e de saber que o final não é nada do que esperamos, só fiquei com mais vontade de ler! Parece mesmo ser tudo o que o livro promete e ainda com um final ótimo!! *----*
    beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
  4. Não sabia do livro, acredita? E que incrível! Fiquei muito curiosa para ler. *-*
    Tem tudo para ser uma ótima leitura pelo jeito, espero que seja isso mesmo quando eu for conferir a obra!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. Muita gente fez resenha do livro, e sendo positivas ou negativas, todas me deram vontade de ler este livro. Também achei que a capa ficou linda!

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu quero muito ler esse livro, tenho uma mega curiosidade, mas infelizmente também tenho muita falta de tempo para tal, o que é uma pena.
    Esse livro deu um grande "boom" em Portugal, faz pouquíssimos meses, o que ainda me faz ter mais vontade de o ler.
    Beijinhos.
    http://coisinhasdamiia.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maria.
      Engraçado que em Portugal fez tanto sucesso e por aqui teve pouca visibilidade =/.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Inês,
    A capa desse livro é tão linda que já tinha me chamado atenção ano passado, mas como não tinha lido nenhuma resenha até agora, acabei esquecendo dele.
    Adorei os quotes e saber das mensagens contida na obra!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu também não acredito nesse povo todo recebendo telefonema do céu, não é trote não? ou aliens querendo abduzir? D: haha você fez uma resenha tão cheia de elogios que me deixou mais curiosa que a sinopse, porque tem coisas que sou bem cética, e por mais que tenha ficado com aquela pontinha de "será que é possível mesmo?", a outra de "não dá, pelo amor!" fala mais alto. Mas olha, só o título do livro já me deixou encantada <33 e é bem legal mesmo o autor retratar os personagens como são em si, humanos, não bonzinhos demais ou sem coração. Afinal, acho que todo mundo tem um lado de cada né?
    Beeeijo! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de O Jogo Infinito, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Essa coisa de um telefonema do céu nos deixa céticos mesmo, mas o autor conduziu tão bem que acabou deixando tudo de forma crível e surpreendente.
      Beijos.

      Excluir
  9. Olha a pouco tempo esse livro chegou as minhas mãos e não vejo a hora de ler ele, porque dizem que a história é bastante interessante. O que mais me chamou atenção quando ele foi lançado foi o titulo e depois eu vi a sinopse e comprei. Espero poder ler assim que puder, porque sua resenha me chamou bastante atenção =] Parabéns viu? Muito bem escrita e muito bem elaborada.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-mundo-cao.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga quando tu atualizar aqui pode me chamar que virei para retribuir
      já tem resenha nova no meu cantinho de novo - http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/04/resenha-ligacoes.html

      Excluir
  10. Desconhecia por completo esta obra, mas parece muito boa. Vou ler muito futuramente :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês
    Não conhecia esse livro até então. Parece ser uma história mais voltada a drama, não é?
    Achei a proposta da história bem original e, apesar de não curtir muito histórias com finais muito abertos (gosto quando tem um final que me faça saber o que realmente acontece hahahahah), isso não me impediria a leitura.
    Fiquei curiosa em saber mais sobre esse mistério dos telefonemas ;)
    Beijos

    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daisy.
      É um drama mesmo, rsrs. Acho que me expressei mal, o final é bem fechadinho, mas dá margem a várias interpretações entende? Agrada gregos e troianos.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Inês, tudo bem??? Eu acho que já tinha visto esse livro por aí, mas não tinha dado muito atenção. Não é um livro que eu leria no momento, mas que bom que você gostou =D
    Ahhh eu gosto desses finais que abrem para várias explicações possíveis =D
    Beijos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Inês, é tão bom quando conseguimos interligar o livro a nossa vida, ou situações, traz uma veracidade ao livro sem igual, adorei sua resenha, e por ela consegui ver a genialidade do autor em sua escrita. Parabéns!

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joi.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha e que ela transmitiu de maneira satisfatória tudo o que senti.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi, Inês!
    Simplesmente adorei a sinopse! Achei super original e me deu uma vontade instantânea de ler! E isso não acontece sempre, viu?!
    Gostei de saber que o autor não "viaja" demais e que cria uma situação que dá pra acreditar, sem ser piegas, sabe?

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  15. Realmente, é impossível ler a sinopse do livro e não ficar curiosa. Nunca li nada parecido, mas fiquei doida pra conferir desde que li o resumo pela primeira vez. Se tiver a chance, lerei com certeza. Quero saber que final surpreendente-barra-inesperado foi esse, hehe!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Este livro foi bem elogiado mesmo.
    Eu ainda n~]ao tive a oportunidade de ler, mas tenho vontade.
    Ainda mais diante dos elogios. Deve ser muito bom mesmo.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi Inês,
    Esse é o único livro do autor que ainda não li (e em breve teremos sorteio do meu favorito dele "lá em casa") gosto bastante da escrita dele e você aumentou ainda mais minha vontade de lê-lo
    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    PS:Tá tendo sorteio da saga A Era De Ultron

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rudi.
      Não conheço amplamente o trabalho do autor, nem sabia que o mesmo tinha mais livros publicados por aqui, mas vou atrás dos outros.
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi, Inês!
    Não conhecia o livro, mas amei a sua resenha. A história parece ser incrível e parece ser daqueles livros que prendem a gente.
    Vou colocar na minha lista. ^^
    Ah, amei esse trecho:
    "- Eu tinha tanto medo quando estava na guerra... Todos os dias eu temia pela minha vida, tinha medo de perdê-la. Mas agora eu sei.- Sabe o quê?- Que é o medo que nos faz perder a vida, um pouco de cada vez. O que damos ao medo, retiramos da fé."

    Beijo

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Bom saber que a maioria das pessoas deram qualificações positivas sobre o livro, já é um bom começo. Escrita de boa qualidade e personagens bem construídos, são meio caminho andado para se interessar pelo livro. Tenha um fim de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bom?
    Ainda não tive a oportunidade de ser esse livro, mas só leio resenhas positivas.
    Sua resenha ficou ótima!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Ai, Senhor! Estou confuso sobre se leio ou não esse livro, já vi algumas resenhas dele e me derivo "em cima do muro", pois a história realmente parece boa, são tantos elogios, mas eu não sei, de fato, se irei gostar da leitura :/

    Só arriscando pra saber, né? Adorei a resenha!

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  22. Hey,
    Eu não conhecia esse livro, sua resenha me deixou bem curioso para lê-lo.
    Beijos,
    http://umviciadoemlivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Amei sua resenha; essa sinopse do livro me deixa bem curiosa, foi bom saber que você gostou.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. OI Inês, acredita que eu não conhecia esse livro ainda? Mas fiquei super encantada com a premissa dele, que original! Com certeza entrou para a minha lista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  25. Oi, tudo joia?
    Eu não conhecia nada sobre esse livro até então. E estou aqui já querendo muito ler ele pelo que você escreveu, a proposta dele é bem interessante <3

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Não conhecia o livro, parece interessante, mas não é muito meu estilo, como gostei da proposta, acho que vou ler!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      Também não é muito meu estilo, mas acabou me surpreendendo. Que bom que você está de volta, tava sumida =(.
      Beijos.

      Excluir
  27. Ai Inês apenas de ler aquela pergunta já na sinopse de como eu me sentiria já me pego emocionada. Ultimamente estou lendo muitos livros que não se encaixam exatamente no meu estilo de leitura e isso está me deixando muito alegre, porquê estou me surpreendendo bastante me identificando com outros gêneros, mesmo esse sendo outro que não entra no formato que tenho costume de ler não tem como não entrar para a lista de desejados!
    Espero gostar bastante dele! <3

    Beijos e até logo! :)
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  28. Oi Inês, tudo bem?
    Eu amo seu blog, e não canso de dizer isso kkkkkk.
    Não conhecia o livro nem sequer tinha ouvido falar, mas sua resenha me deixou mega curiosa e com certeza vou colocar na minha lista.
    Falando nisso sua resenha ficou incrível. Acho que vou gostar muito do livro.
    beijos

    Coleções Literárias

    ResponderExcluir
  29. Não conhecia esse livro, a sinopse é REALMENTE interessante, fiquei curiosa, e sua resenha positiva me deixa com boas expectativas. :D

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  30. OI LINDA! EU NÃO SOU MUITO DE LER MAS SUA DICA ME DEIXOU COM VONTADE .
    AMEI SEU BLOG E ESTOU TE SEGUINDO

    BLOG DO JEITO HLB
    FAN PAGE DO JEITO HLB


    BEIJOS NO CORAÇÃO

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric