21 de abril de 2015

Como ter um blog bacana ❤

 Olá, pessoal. Mais uma vez andei um tempo sumida, não foi? Dessa vez a culpa foi do meu antigo notebook, que quebrou. Mas agora que já estou de volta, dessa vez pra valer! O post de hoje vai falar de como ter um blog bacana, independente dele ser literário ou não. É sempre bom deixar claro que não sou expert no assunto, apenas estou aqui para aproveitar a experiência que tenho com o assunto e deixar algumas dicas para vocês. Clique em LEIA MAIS para ver!


 1. LAYOUT: Muita gente pode discordar de mim por eu ter colocado esse item em primeiro lugar, mas a verdade é que, por mais que se diga que não, a sociedade em que vivemos é extremamente superficial. Nós julgamos pela beleza, pelo exterior e, querendo ou não, a primeira coisa que uma pessoa vai reparar ao entrar em seu blog é o layout. O conteúdo pode fazer ela permanecer ali ou não, mas o design do blog é o que ela primeiro vai julgar. Eu sei que muitas vezes não é fácil criar uma identidade visual bacana, até porque não somos todos que entendemos de html e, geralmente, pagar terceiros para fazer esse trabalho sai caro, mas esse é um ponto que precisamos aprimorar. Se pergunte que tipo de conteúdo você faz e o público que quer alcançar e, a partir daí, crie a identidade visual no blog. Nem que para isso você precise passar noites em claro e ver muitos vídeos no youtube, como eu fiz, o resultado vale a pena. Uma boa dica é apostar nos layouts gratuitos personalizáveis e blogs que possuem uma categoria chamada freebies, confie em mim, eles são de grande ajuda.


2. CONTEÚDO: Certo, agora que, com o layout, você fez a pessoa se interessar o suficiente, é hora de ir para o conteúdo, é isso que vai determinar se o leitor vai ficar ou não. Eu já vi blogs com layouts incríveis, mas pobres de conteúdo e blogs com  um conteúdo incrível, mas com um design ruim. O segredo é tentar manter o equilíbrio entre os dois. Para criar um conteúdo bacana, escolha o tema que você quer abordar em seu blog e tente trazer postagens diversificadas e originais sobre o assunto. A verdade é que existem muitos sites que fazem coisas "parecidas", por isso você tem que procurar um diferencial para o seu, uma coisa que só você faça, que desperte a curiosidade dos leitores. É sempre interessante criar um blog com a sua cara, desse jeito você consegue se aproximar mais dos leitores. Uma forma de fazer isso é tirando as próprias fotos dos posts, dando um toque seu para as postagens. Esse é o tópico mais importante! Corra atrás, pense e crie um conteúdo original, algo que você gostaria de ler e que chame a atenção das pessoas. 


3. DEDIQUE AMOR, ENERGIA E CARINHO: Não pense que ter um blog é fácil e você só vai precisar de meia hora de seu dia para mantê-lo atualizado. Você vai precisar de mais que isso, para ter um blog é necessário, acima de tudo, amor. Porque você dedica muito do seu tempo e, financeiramente, não é sempre que você terá um retorno. Eu mesma não ganho dinheiro com o blog, faço o que faço por amor. Também é necessário muito carinho, dedicação, energia (principalmente se você começou faz pouco tempo) e gentileza. Vou explicar a questão da gentileza: é sempre necessário tratar todas as pessoas (não só quando se possui um blog) de forma gentil. Os leitores terão de ser alvos de sua gentileza, os outros blogueiros terão de ser alvo de sua gentileza... Enfim, é algo essencial. 


4. DÊ OUVIDOS AOS SEUS LEITORES: Entenda, você precisa criar um blog que te agrade acima de tudo, não dá para fazer uma coisa que você não sente que é sua, mas os leitores também são uma parte essencial. Eles que te motivam a continuar escrevendo, afinal, o que escrevemos é para ser lido. Basicamente, sem os leitores, seu blog não é nada. Por isso, sempre que possível, faça pesquisas de opinião, preste atenção ao que eles dizem nos comentários e sempre, sempre leve a opinião deles em consideração. É necessário encontrar um equilíbrio entre suas vontades e as deles. 

TÁ, MAS COMO EU CONSIGO LEITORES?
 Eu vou adaptar um pouco aquele dito popular para se encaixar aqui: "divugacão é a alma do negócio". Claro que no caso de blogs a divulgação se dá de forma diferente. 

1.  Use e abuse das redes sociais: as coisas mais úteis para blogueiros são as redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, Skoob... Aproveite e use-as (da forma certa, claro). É incrível como ter ou não ter conta nesses sites faz a diferença na quantidade de visualizações de um blog.

2. Comente em blogs: existe uma coisa subentendida de que, se você comentar em um blog e deixar o endereço do seu no final, o blogueiro irá retribuir. Muitos desses blogueiros podem ser tornar leitores, ou até amigos. Por incrível que pareça, nesse meio nós fazemos muitas amizades. Não existe nada melhor que ajudar um ao outro e crescer mutuamente.

3. Crie promoções: por mais que se diga que existem pessoas que só visitam blogs para participar de sorteios (e é verdade), esses mesmos sorteios podem criar leitores fieis. É uma forma de dar mais visibilidade ao blog, se a pessoa vai se tornar um visitante ativo ou rato de promoção, ninguém sabe, mas essa é uma das muitas formas de conseguirmos leitores fiéis.

4. Utilize sites agregadores: eu confesso que nunca usei esses sites, até porque quando se possui um blog literário é mais complicado, mas não custa tentar, não é mesmo?! Eles podem fazer seu blog ter mais visualizações e visibilidade. Existe o Ocioso (que é o mais famoso), o Colmeia e outros (veja mais nesse link).


5. CUIDADO COM OS ERROS ORTOGRÁFICOS: Essa é uma questão que é, de certa forma, polêmica. Veja bem, eu não estou falando que um blogueiro precisa ser expert em português e não errar, até porque acho que não cometer erros é algo que nenhum ser humano jamais conseguiu. Só peço um cuidado maior com esse assunto. Errar é normal, mas a gente pode fazer tudo o que tiver ao nosso alcance para tentar evitar que isso ocorra. Escrever no world é algo que ajuda, ele detecta os erros mais grosseiros e é uma mão na roda. Mas a maior dica que eu posso dar é a revisão: escreva, leia e e releia. Dessa forma nós encontramos erros que nem tínhamos percebido no início; de digitação, de gramática, de repetição de palavras e coisas do tipo. É claro que, mesmo fazendo isso tudo, às vezes algo nos escapa. Nesse caso o que eu tenho a dizer é: calma. Você é humano, todos nós somos (assim espero), logo estamos propensos a errar (na gramática ou na vida). Isso não é motivo para se envergonhar, pelo menos eu não acho, você teria de abaixar a cabeça se não reconhecesse seu erro, se errasse novamente, mas coisas assim só servem para nos ensinar. 

Bom, gente, o post ficou imenso, mas eu adorei escrever. Se tudo der certo, o próximo será sobre parceria com editoras. O que vocês acham?
Beijos e até a próxima!

POSTS SEMELHANTES:

69 comentários:

  1. Bom dia Inês,

    Também andei um tempo sumido por problemas pessoais, mas enfim, bom retorno e em grande estilo, gostei demais das dicas e meu layout precisa melhorar e muito, mas isso vai acontecer futuramente...abraço.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco.
      Às vezes certas coisas pessoais nos fazem fica um tempo longe do blog mesmo, mas nada que o tempo não resolva, rsrs. Fico feliz que tenha gostado do meu retorno e do post!
      Beijos.

      Excluir
  2. Como ter um blog bacana:
    1. Não ser o seu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teresa.
      Que bacana, mas se meu blog não é interessante, o que você está fazendo aqui? Se você não gosta do conteúdo, está livre para não visitar novamente. A verdade é que eu fico com pena de pessoas como você, que possuem tanto ódio no coração que não conseguem guardá-lo apenas para si. Te desejo muito amor e paz no coração, pois acabo de perceber que é mesmo o que você está precisando.
      Beijos.

      Excluir
    2. Comentário totalmente desnecessário... inacreditável que ainda li isso né Inês?

      Excluir
    3. Olá, Greice.
      Pois é, existe gente de todo o tipo no mundo mesmo, é uma pena!
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá Inês, tudo bem contigo ???
    Menina o que está acontecendo que nesses dias que se passaram vários blogueiros, por vários motivos, estão um pouco sumidos ... É engraçado como as vezes as coisas acontecem com vários de nós ao mesmo tempo né ?!
    No meu caso eu estava sumida por causa de uma viajem, mas agora que voltei já estou voltando a rotina e me organizando novamente !!! Fico feliz de saber que você também voltou !!!
    Adorei esse post, de verdade. Concordo com tudo o que você disse, é tudo verdade, acho que só quem tem um blog vai descobrindo o quanto tudo isso é verdade, o quanto um layout é importante, o quanto o conteúdo é importante, mas eu acho que acima de tudo, o quanto gostar do que você está fazendo é importante !!!
    Foi por causa do blog que eu aprendi algumas coisas sobre HTML, não que eu ame essa parte, rsrsrs, mas é um lado importante e que as vezes a gente tem que se virar para aprender (no meu caso eu tive que me virar e desvirar, porque até hoje quebro a cabeça com HTML, rsrsrs).
    Enfim, adorei o post flor. É um post muito legal para quem tá começando, ou até mesmo para quem tem blog a mais tempo, é bom relembrar que certas coisas são importantes !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Tudo bem, e contigo? Verdade, essas coincidências parecem até peças do destino, rsrs. Fico feliz que tenha gostado do post, experiência é tudo e um dos requisitos mais importantes pra ser blogueiro é gosta mesmo, nem adianta criar um blog para querer ganhar isso ou aquilo, porque não dura. Também aprendi um pouco de html, na marra mesmo, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  4. Adorei as dicas. Realmente concordo com todas elas, e as que ainda não coloquei em prática, irei colocar agora. Haha
    Adorei seu blog, seguindo já.
    Bjs!

    http://garotoliterato.blogspot.com.br/2015/04/memorias-postumas-de-bras-cubas-machado.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, Inês! Tudo bem? Bem-vinda de volta! Sei bem como é passar problemas com o notebook... Mas enfim, fico feliz que você esteja de volta! :) Concordei com tudo o que você falou nesse post! Antigamente eu nem ligava muito em ter um layout bacana, mas comecei a perceber que quando mudava o lay para um mais agradável as visitas iam aumentando... Então comecei a estudar HTML, a ver vídeos no YouTube e a procurar (e personalizar) layouts gratuitos! O resultado é o atual layout do meu blog, que gosto bastante. A questão do conteúdo é a mais difícil (ao meu ver), mas sempre me esforço para trazer os melhores posts, sempre prezando por um conteúdo diversificado! Enfim, como disse anteriormente: Adorei as suas dicas! Gosto muito quando você traz esse tipo de post... Já quero ler o de Parcerias com Editoras! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Obrigado <3. Esses notebooks sempre nos deixando na mão... Essa coisa de layout influencia muito, quando mudei o daqui do blog a quantidade de visualizações dos posts dobrou! Trazer um conteúdo original é mesmo difícil, mas não impossível, e com carinho a gente consegue! Fico feliz que tenha gostado das dicas e do post, pode deixar que vou fazer o de parcerias muito em breve.
      Beijos.

      Excluir
  6. Adorei as dicas *-* Tenho blog a menos de um ano, então sempre que vejo posts relacionados a dicas vou correndo saber quais são. Super concordo com o que você disse no item 1. Apesar de o conteúdo ser essencial, o visual conta muito. Eu mesma fico muito mais animada em visitar blogs que tenham layouts bonitos (como o seu :3 que layout maravilhoso menina ! ) e tudo isso se completa com um bom conteúdo. Faça mais dicas assim de vez em quando :3

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bia.
      Fico feliz que as dicas tenham sido úteis, sem contar que um layout bacana ajuda muito mesmo, eu percebi a diferença. Fico feliz que goste do visual aqui do blog, me matei demais para conseguir fazer, rsrs. Pode deixar que irei trazer mais posts desse tipo.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Você pode até não ser expert, como disse, mas todas as suas dicas são ótimos, e tudo o que você escreveu é verdade. Ter uma noção mesmo que mínima de tudo isso, já ajuda bastante, e a parte do layout, principalmente. E faz sentido, você não conhece nada do blog, por que sair lendo tudo se de cara ele não te agrada? Sempre dei atenção a isso, ainda quero mudar o meu de novo, mas por enquanto estou quase satisfeita. Sobre ortografia, é outro ponto muito relevante pra mim, acho que eu colocaria em segundo lugar até, porque olha, entrar em um blog que o texto está sempre centralizado, com muitas gírias, e erros graves de ortografia, me desanimam completamente e nem prossigo, porque quem abre um blog, tem que gostar de escrever. Certo que não sou nenhuma expert das regrinhas de português, mas aquilo que aprendemos na escola (ou pressuponho que todos aprendam), e é de suma importância. Enfim, amei o post! Beijos
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natalia.
      Obrigado <3. Fico feliz de ter feito um post útil, a verdade é que, juntando minhas impressões como leitora e blogueira, percebi a diferençá que um de qualidade layout faz! A verdade é que não ordenei muito por importância, acho ortografia essencial também, sem falar que erros demais de português causam uma impressão ruim no leitor. Fico feliz que tenha gostado do post <3.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi, Inês! Tudo bem? Adorei o post e as dicas !! *-*
    O que eu acho mais importante é o português. Nós, blogueiros, de certa forma somos propagadores da língua. Eu entro em muitos blogs e acabo desanimando devido a sequentes erros.
    No meu, infelizmente, às vezes aparecem alguns errinhos. Acontece que eu sempre escrevo de madrugada e apenas com a luz no notebook. Mas to sempre revisando e acho o mais importante.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus.
      Fico feliz que tenha gostado do post <3. Eu acho o português muito importante, mas não acho que seja o MAIS importante: do que adianta ter um português impecável se o conteúdo é ruim?! Mas isso vai de pontos de vista, o que torna um blog bacana é o conjunto de tudo. Também não estou isenta de erros de português, aqui no blog de vez em quando aparecem uns, mesmo com muita revisão e cuidado de minha parte.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oiiiêê
    adorei o poste, com certeza você tem que ter acima de tudo dedicação, se for pensar apenas
    em ficar pra baixo por seu blog ter poucos seguidores ou comentarios vc nunca vai pra frente,
    Carinho com certeza é ouro principal,
    Bjks

    Passa Lá No Meu Blog: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee,
    Seu post ficou muito legal, essas dicas são essenciais para quem quer manter um blog.

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Post realmente legal, você selecionou dicas e pontos ótimos

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Pra mim, o mais importante mesmo é o português. Eu (falo por mim) não consigo ler algo com um português grosseiro e informal além da conta. As vezes eu tento aproximar minha escrita da minha fala, mas sei que não dá pra ser tudo igual a como eu falo. Enfim... não quero me prolongar muito hehe Adorei o post, muito bom. Beijos e fique com Deus.

    http://cold-vanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.
      O português é mesmo essencial, não dá pra levar a sério blogueiros com erros grosseiros de escrita, mas também não acho que seja o mais essencial. Como um blog impecável na ortografia, mas com um conteúdo ruim. Do que adianta? Acho que o que torna o site bacana é o conjunto de tudo isso. Fico feliz que tenha gostado do post e mostrado sua opinião!
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês que bom que voltou e com força total!
    Adorei o post, é sempre bom ficarmos por dentro das novidades e das dicas que podem fazer a diferença em nossos blogs. Hoje em dia são milhares de blogs literários e fazer a diferença com os leitores é muito complicado. Concordo que a primeira coisa que se repara em um blog é o layout e em seguida seu conteúdo. Acho que principalmente os bogs literários tem que se preocupar mais com a questão da língua. Ótimas dicas. Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia.
      Fico feliz que tenha gostado do retorno e do post! O português e ainda mais prezado nos blogs literários, concordo plenamente contigo!
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi Inês
    Adorei esse post!
    Realmente, você está certa. Abordou pontos muito interessantes a respeito de como ter e manter um blog. Não é nada fácil, assim como você disse. Exige tempo, dedicação, e muito, muito amor. Tenho o meu há quase quatro anos e apesar do esforço que exige, não me arrependo de ter criado! É um espaço bacana onde posso falar sobre temas que curto, com pessoas que tem interesses parecidos com o meu!
    Concordo contigo que layout é importante, e também o conteúdo. Ter um blog diferenciado que prenda o público para voltar e acessar mais vezes é realmente um grande desafio. Mas vale a pena!!!

    Beijos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daisy.
      Muito obrigado, fico mega feliz que tenha gostado do post <3. Dá mesmo muito trabalho e exige muito tempo, mas é extremamente recompensador. Não consigo imaginar minha vida sem esse blog! São coisas que abrimos mão para poder manter nosso cantinho, mas que valem muito a pena!
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Inês, adorei suas dicas! também acho que o Layout é muito importante, ele é quem vai dar a cara ao blog e chamar a atenção dos leitores, porque querendo ou não, as pessoas são muito mais atraídas quando o blog é bonito e tranquilo de ler. Aí o conteúdo também é muito importante, aliás, não adianta ter um layout de tirar o fôlego e não ter conteúdo para manter um leitor, né? Adorei suas dicas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kétrin.
      Fico feliz que tenha gostado das dicas <3. Verdade, uma coisa vai completando a outra, não adianta ter um layout bonito e conteúdo ruim. É o conjunto que torna o blog legal.
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá,
    Adorei as dicas, realmente todas são fundamentais! Pra mim, as principais são o layout e tomar cuidado com os erros de português. Ótimo post!

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Inês!!
    Adorei suas dicas e concordo com você que o Lay é a parte mais importante do blog e olha que já vi MIL blogs com muitas curtidas e com lays PÉSSIMOS! Gente, tem cada blogueiro que não dá um realzinho pra melhorar o blog e olha que não é tão difícil assim fazer um lay bonitinho!
    Todas as suas dicas são muito válidas, principalmente a de comentar nos blogs. Quer atenção? Dê atenção! E não tem nada pior que blogueiro que não dá atenção aos leitores!
    Adorei o post!
    Beijos!

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu.
      Fico feliz que tenha gostado do post, acho essencial manter esse contato de trocar comentários com outros blogueiros. Sem falar que os leitores precisam mesmo de todo o carinho!
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi Inês!!
    Adorei o seu blog, que layout lindo!! Obrigada pelo carinho e visita la no meu cantinho!! ^^

    Realmente um layout é muito importante para se ter sucesso com o blog, principalmente porque hoje em dia tem tantos blogs por ai que fica dificil dar atenção para aqueles que não tem nada de original, tanto no conteúdo quanto na aparência. Adorei suas dicas e concordo com todas elas, não conhecia esses sites agregadores! haha

    beijos
    http://garotanaalcateia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =).
      Fico feliz que tenha gostado do blog e do post <3. Me deixa muito feliz!
      Os sites agregadores são um tiro em cego mas valem a pena ser testados, eu mesma estou começando a me arriscar com eles.
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi
    Gostei dessas dicas, eu não sei fazer layout mais usei um free e dei a minha própria cara para ele, sobre os erros ortográficos tento melhor mais as vezes mesmo revisando ainda fica um errinho.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Denise.
      Fico feliz que tenha gostado. Também utilizo uma base free que personalizei para ficar mais a minha cara, dá pra fazer isso!
      Beijos.

      Excluir
  20. Pois é, suas dicas são valiosíssimas até mesmo para quem já tem blog há um certo tempo, sempre é bom dar uma reavaliada no trabalho realizado né.
    OBS: Parabéns pelo layout, é lindo!!!

    Beijo, Vanessa Meiser
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vanessa.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado das dicas e do layout. Me matei pra fazer, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  21. Dicas anotadas
    temos sempre que procurar melhorar né
    apesar da correria do dia-a-dia não ajudar muito

    ⋙ Um beijo
    Blog Livros com café
    Instagram - @bloglivroscomcafe

    ResponderExcluir
  22. Oi Gabi!! Muito bom o seu post!! Falou tudo!! Nada como um blog bonito e com um bom conteúdo!! Parabéns pela postagem!! ^^

    Beijinhos

    Mirelle - Meu Mundo Em Tons Pastéis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mi (sumida).
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado do post e das dicas!
      Beijos.

      Excluir
  23. Bem feito este post. Realmente se a pessoa não tem tempo, não tem como se dedicar a um blog porque exige um mega tempo e fotos e tudo o mais, eu sempre estou querendo mudar o meu layout e olha que já foi um horror o meu, mas o importante é que continuo.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  24. que legais essas dicas, não só para os blogs novatos, mas também os que ja estão na ativa e querem melhorar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Inês, tudo bom?
    Eu simplesmente amei seu post!!
    Meu layout é de longe bonito ou chamativo, mas eu tentei ao máximo deixar com a minha cara. Acho um pouco caro comprar layouts e tudo o mais, mas um dia eu farei isso e chamarei ainda mais leitores (inclusive, só pra deixar claro, eu sou apaixonada pelo seu layout, principalmente pelos desenhos).
    Eu tenho uma teoria de que a pessoa só continua fazendo uma coisa que ama. Esses tempos eu tinha abandonado meu blog por falta de tempo, mas não consegui ficar muito tempo longe e logo voltei. Hoje eu me esforço muito pra mante-lo atualizado, afinal, trabalhar, estudar, ler e tirar um tempo pro blog não é fácil, mas com um pouco de esforço tudo se consegue.
    O negócio dos erros também é bem importante, mas as vezes realmente escapa ;(
    Hey, qual editor você usa pra editar suas fotos? Digo, os desenhos que você põe, tipo o coração na foto do patinho de borracha.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      Fico feliz que tenha gostado <3.
      Eu também não tenho dinheiro para encomendar layouts, então é bem complicado, fiquei muito tempo tentando fazer esse, mas foi muito recompensador quando consegui e fico feliz por ele ter tido tanta aceitação. Por isso ler elogios como os seus sobre a aparência do blog me faz muito feliz! Eu também não consigo ficar longe do blog, sinto um vazio!
      Eu uso o PicMonkey, o melhor editor que já conheci, recomendo muito!
      Beijos.

      Excluir
  26. Achei o seu post incrível! Acho que o melhor foi o título, porque geralmente as pessoas colocam "como ter um blog de sucesso" e acho que isso vem com o tempo. Quando você segue essas diquinhas básicas o blog acaba atraindo a atenção. O primeiro de tudo é fazer com carinho e amor, que o resto vem.
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thais.
      Verdade, as pessoas costumam colocar "como ter um blog de sucesso", mas é como você disse, vem com o tempo e não existe fórmula pra isso. Além do mais, eu mesma estou tentando conseguir esse feito, nem poderia falar de um assunto que não tenho muita propriedade. Eu que agradeço por seu comentário!
      Beijos.

      Excluir
  27. Ótimas dicas, Inês! Achei o post muito útil.
    Realmente o layout conta muito. É a beleza do blog, é o que primeiro as pessoas vão ver e sentir-sem atraídas, então vale bastante! Eu vivo mudando o meu, por que não sossego. HAJKSHAJ beijos,
    whoosthatgirrl.blogspot.com
    Visite o canal no YouTube! http://goo.gl/rqDfWd ♥

    ResponderExcluir
  28. Oie Inês! :D
    De todas as suas dicas o que mais tenho cuidado é a minha escrita, costumo cometer muitos erros de Português. Estou no momento fazendo um novo layout para o meu blog, quero deixar ele mais a minha cara, sabe? Que os leitores que acessem consigam perceber mais sobre a minha personalidade.
    No quesito comunicação acredito que estou indo bem, até porquê sou bem sincera com quem acompanha o meu blog. ;)
    Estou bastante alegre com o crescimento dele e com os leitores que conquistei, também me tornei leitora fiel de muitos blogs por conta disso de retribuir visita, sempre que acabo me identificando com algo na blogueira passo a seguir o blog nas redes sociais!

    Beijos e até logo! :*
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Amanda.
      Acho que é isso o fundamental, ir crescendo aos poucos e se sentir bem com seu blog, seus leitores e tentar melhorar sempre. Fiquei verdadeiramente feliz por você ao ler seu comentário, desejo tudo de melhor pra ti e para teu blog!
      Beijos.

      Excluir
  29. Oie,
    ótimas dicas, esta de comentar é clássica rsrsrs 'diz a lenda que se você comentar, comentam de volta' kkk
    muita gente segue esta regra, mas alguns blogueiros são bem metidos e não ajudam em nd os outros :(

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  30. Adorei as dicas, Inês.
    Realmente você falou tudo. As pessoas julgam primeiramente pela aparência e depois vão olhar a qualidade. Sem contar que pegar um blog para ler com erros ortográficos é o fim, né?!

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  31. Oi Inês,
    Acho muito importante que blogueiros mais experientes compartilhem suas dicas com os iniciantes. Eu demorei muito para chegar onde estou agora e, mesmo assim, estou longe do ideal.
    Concordo com você, layout é o primeiro ponto a ser avilado por um visitante e sempre fico com aquele friozinho na barriga, me perguntando se o meu está o suficiente. Não posso investir financeiramente e, por isso, me arrisco com o html. O problema é o tempo, nosso maior inimigo. O que fazer? Estudar, ir para faculdade, ir para o estágio, fazer seminário, se dedicar ao blog, divulgar o blog, escrever resenhas, formatar e ler, ler livro e, é claro, ter vida social. Confesso que fico louca às vezes rs.
    Mas enfim, adorei suas dicas e espero me aprimorar cada vez mais!! Desejo sucesso ao blog :)
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Ano passado eu estava bastante insegura com o layout, fiz uma pesquisa de opinião e aí veio a bomba: o pessoal não estava gostando. O pior é que eu não tinha dinheiro para comprar um layout, aí meti minha cara em html e sites com dicas de freebies. Peguei uma base grátis e tentei fazer o cabeçalho. Não é que deu certo?! Ainda tem essa questão do tempo, a gente tem que se virar nos 30 pra conseguir fazer tudo isso que você citou, às vezes é exaustivo, mas não consigo imaginar minha vida de forma diferente. Fico feliz que tenha gostado do post <3.
      Beijos.

      Excluir
  32. Como a "primeira impressão é a que fica", também acho o layout um ponto muito importante. Amei todas as dicas e erros ortográficos a meu ver, tiram um pouco o "encantamento", a revisão é muito importante também. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi =D

    AMEI seu post, muito bem explicado e inspirador <3
    Há algum tempo venho pensando em fazer um post semelhante, pois diariamente recebo inúmeras dúvidas de leitores e blogueiros sobre como é ter um blog, e blogueiros iniciantes querendo dicas de como começar. Achei seu post super inspirador! Parabéns!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Livy.
      Fico muito feliz que tenha gostado do post, sério <3. Criei essa postagem com base em dúvidas que recebo também e fico feliz que tenha dado certo, rsrs. Sério fiquei honrada com seu comentário!
      Beijos.

      Excluir
  34. Oi, Inês!!!
    Adorei as dicas, você pode não ser expert mas explicou direitinho! Eu ainda não consegui deixar meu layout do jeito que gostaria, mas tenho fé (e teimosia). Mas meu maior problema são os comentários. É difícil animar o povo a comentar nas postagens, mesmo quando elas tem bastante visualização.
    Realmente, muitos blogueiros estão sumidos, eu sou uma delas. Estou trocando de provedor de internet e até regularizar isso, só consigo entrar quando um dos vizinhos cede o sinal. Aff, é terrível!!! Sinto muita falta do blog quando não entro! Mas espero que até semana que vem isso esteja normalizado!!

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rosangela.
      Fico feliz que tenha gostado do post. Calma, é aos poucos que a gente consegue. Tenho certeza que vai chegar o dia em que seu layout vai estar do jeito que você sempre sonhou! Muita gente lê e não comenta, é algo subjetivo, rsrs. Mas espero que sua internet se regularize logo, ninguém merece ficar longe de nossos blogs.
      Beijos.

      Excluir
  35. Oi Inês, tudo bem? Adorei o post, acho que com esse boom de blogs literários falta um pouco de personalidade, já que o blog é um diário virtual ele tem que ser a sua cara, com conteúdo que você gosta, não só o que tem outros sites, por que acaba ficando tudo muito parecido né...

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paola.
      Sim, tem muitos blogs parecidos. No meio disso a gente precisa encontrar um diferencial só nosso...
      Beijos.

      Excluir
  36. Acho que é bem por ai mesmo. O layout é a primeira coisa que eu reparo num blog e quando é aqueles layouts desproporcionais, com coisas neon piscantes eu saio fora. :x

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  37. O, Inês!

    Adorei as dicas, de verdade!
    Também concordo com a questão do layout, é a primeira coisa que as pessoas reparam! Eu sei mexer no photoshop mas não sei ilustrar...quero criar uma identidade visual só minha, mas não queria usar ilustrações gratuitas, sabe? Sempre tem uma ou outra pessoa que usa também.
    Meu pai é Artista Plástico e já até pedi pra ele fazer uma identidade visual pra mim, só as ilustrações mesmo, mas sabe como é, né? Em casa de ferreiro o espeto é de pau! hahahahahahaha

    Beijão
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      Se seu pai é artista plástico então CORRE! Nossa, nem perca mais tempo, aproveite demais, é muita sorte!
      Beijos.

      Excluir
  38. Oii!

    Achei todos os itens muito pertinentes e verdadeiros. Concordo contigo sobre o layout ficar em primeiro lugar da lista, porque tudo começa com a primeira visualização sem leitura.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  39. Todas as dicas são super acertadas. Eu presto bastante atenção a isso no meu blog. Concordo com tudo o que falou, e ainda acrescentaria "responder os comentários feitos no seu blog", porque muitas vezes a pessoa que comentou volta ao post pra ver se o(a) blogueiro(a) respondeu ao comentário dele, e fica muito feliz se vc o faz. Essa interatividade é muito boa, te aproxima mais dos leitores, te deixa mais acessível a eles!

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  40. Oi, Gabi! Eu também daqui a pouco terei que diminuir um pouco o ritmo das postagens, mas fazer o quê? :( Adorei suas dicas e acho que sim o layout realmente vem em primeiro lugar! Não precisa ser nada omg, um layout clean já ajuda muito, mas realmente será ele que causará a primeira impressão no leitor! Depois vem os erros né. Blog literário não pode ter erro de português grave não, gente!
    Bjs!

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  41. Oi Inês, post de leitura agradável! Bem valiosas suas dicas. E para mim, o layout de um blog é como a capa de um livro. Faz booooa parte do trabalho! É a primeira impressão que fica! Eu sou exatamente assim, e não tem como negar! Quando entramos num site com aparência ruim, mal dá vontade de rolar o mouse. Fechar na hora é a primeira reação. Infelizmente é a realidade. Concordo que um bom conteúdo é fundamental. Mas buscar o equilíbrio entre layout e conteúdo... é ainda mais! rss

    Abraço, querida!
    Ah, e adoro seu Layout! Lindíssimo! Acho que é a segunda ou terceira vez que visito aqui.
    Ainda não tive a oportunidade de caprichar no meu... enquanto isso, fico no "nem tão feio, nem tão bonito! Dá para o gasto!". hahaha

    Bjo!

    http://psicoselliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. É... realmente o comentário que escrevi pelo celular não salvou :-(
    Espero que eu consiga lembrar de tudo o que falei, rs.
    Eu descobri esse blog por causa de uma promoção (rata de promoção, rs), mas infelizmente não tenho muito tempo para acompanhar blogs.
    O seu blog tem uma ferramenta que a maioria não tem, receber os posto por e-mail.
    Posso dizer que eu leio todos! Acho que isso não conta como visualização do blog, certo?!
    Gosto das suas postagens, da forma que você faz as resenhas de livros.
    Não lembro se você tem parceria com editoras ou não, mas já vi que quem tem, acaba lendo mais o que está sendo lançado, é bom para saber sobre o que está surgindo, mas sinto falta de resenhas de livros um pouco mais antigos. Pelos instagrans que sigo, isso é uma raridade. Fica como dica ;-)
    Bem, vou ficando por aqui.
    Como não tenho blog, vou deixar meu instagram. Se quiser dar uma olhadinha: @sula_fenix_
    =D

    ResponderExcluir
  43. Inês, sendo expert ou não, seu blog é lindo!
    Concordo com todas as dicas que você deu. É maravilhoso entrar em um blog que tem um layout bonito. Eu mesma estou trabalhando em um pro meu. Mas também não adianta ter um layout maravilhoso e um conteúdo chato, maçante, repetitivo... é importante inovar! Uma coisa aliada à outra é ideal.
    Realmente comentar em blogs ajuda muito, desde que saibamos respeitar o outro blogueiro e comentar algo coerente, não só jogar o link para divulgar.
    As promoções são úteis mas é como você disse... 1 em 10 pessoas vão se tornar leitores fieis (e olha lá!)
    Sobre os erros ortográficos: ok que não é uma graaaaaande coisa, mas ultimamente em tenho tido uma "coisa" com TRÁS e TRAZ. Juro, parece que toda postagem que eu leio essas duas palavras estão mal empregadas. É traz quando quer dizer atrás, é trás quando querem dizer que estão trazendo...
    Sei que todo mundo comete erros (inclusive eu) mas eu precisava desabafar kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric