2 de março de 2015

Sobre O Para Sempre de Pedrina e Tunico e a beleza dos livros infantis


 Olá, pessoal! Hoje eu vim fazer uma resenha diferente e falar um pouco sobre meu amor pelos livros infantis. Clique em LEIA MAIS para ver o resto do post! 

 Bem, acho que para explicar meu amor pelos livros infantis, antes eu preciso falar sobre o meu amor por crianças. Sou fascinada pela perspectiva sincera, pura e carismática que elas têm sobre a vida. Nós crescemos e existe, em alguns casos, uma troca de valores. Não falamos mais tudo de forma sincera, não temos mais aquela inocência fascinante e, muito menos, vemos o mundo de forma tão deslumbrada e singela.

 Eu me recordo da infância, de como eu costumava ver as coisas e, constantemente, penso se aquela garotinha perspicaz e inteligente que eu era iria aprovar as escolhas da Gabi mais madura. Eu me julgo constantemente e esse é o primeiro critério que uso na hora de ver se estou satisfeita comigo mesma. 


 Ler livros infantis me lembra dessa época em que eu era despreocupada, em que a vida era muito simples (principalmente porque minha mente não complicava tudo) e que falar o que vinha na minha cabeça não era um pecado e, muito menos, falta de educação. Eu volto a enxergar as coisas mais cotidianas sobre aquela perspectiva ingênua e, muita vezes, esses livros me ajudam a ver o mundo de forma mais descomplicada.

 Por isso que quando vi esse livro no catálogo da Galera Record, com uma sinopse, no mínimo, curiosa e uma capa digna de atenção eu não consegui resistir. Fico feliz que não o tenha feito

 A obra conta a história de uma amizade pura e verdadeira que surge entre dois garotos com realidades extremamente distintas. Em síntese, é isso. Fiquei feliz por poder voltar a ver o mundo através dessa ótica tão pura.


 Li o livro em pouquíssimo tempo, menos de trinta minutos, são poucas páginas, todas ilustradas (como se espera de uma história infantil) e me deliciei com uma trama que, acima de tudo, relata e faz tributo a um sentimento como a amizade. 

 Aqui entra outra característica que amo em livros infantis: as lições que eles sempre trazem. É claro que, como adultos, julgamos que certas coisas servem apenas para crianças, porém, na correria do dia-a-dia, esquecemos das coisas mais simples e que, às vezes, são as mais importantes. Os livros voltados para crianças sempre me lembram delas de maneira sutil.

 Também amo a forma que as palavras são usadas, de jeitos que normalmente nem pensaríamos que elas poderiam servir. Elas ganham sentidos e significados diferentes do habitual.


 A lição dessa história em especial é linda, mostra que certas coisas são infinitas mesmo tendo um final. Mostra que os momentos são passageiros, mas os sentimentos que eles nos causam são duradouros e eternos.

 A edição da Galera está incrível. As ilustrações são lindas, a capa é belíssima e não encontrei erros de revisão. Em suma, a obra está de encher os olhos. 
 Eu confesso que gostei muito da história, indicaria não somente para crianças, apesar de ser uma excelente pedida, claro. Mas também aos adultos e adolescentes que sentem falta de ver o mundo por aquela perspectiva que citei no começo da resenha, novamente. Recomendo não somente esse, como outros livros infantis. Eles nos tocam verdadeiramente!

Quotes:
"Histórias extraordinários podem começar de um jeito banal." 
"A alma de Pedrina morava em seus olhos." 
"As coisas acontecem sem pedir licença." 
"Descobri que havia muitas formas diferentes de morrer." 
"O nunca mais pode se transformar em para sempre. É um dos mistérios dessa vida."


Onde comprar:

Espero que tenham gostado!
Beijos e até a próxima!

57 comentários:

  1. Oi Inês Brasil, tudo bom?
    Já tinha visto esse livro na minha TL (oia kkk) e fiquei bastante curioso a respeito, adoro livros infantis e essas ilustrações ficaram lindas demais! O enredo da história me encantou por conta de toda a amizade que envolve a história, depois dos seus comentários fiquei mais interessado ainda pelo livro! Espero ler em breve! Adorei sua resenha ♥
    Beijos,
    Luan || http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan querido.
      Também adoro livros infantis e amo essas ilustrações <3. Fico feliz que tenha gostado da história.
      Beijos.

      Excluir
  2. Nossa que legal! Nunca tinha pensado por esse lado sobre histórias infantis... E o pior que é isso mesmo, todas elas transmitem alguma mensagem! Adorei a resenha. Vou procurar ler mais livros assim *-*

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  3. Adorei teu ponto de vista sobre leituras de livros infantis, atualmente não leio mais nenhum hahaha. Realmente também sinto muita falta da época em que minha mente não complicava tudo e de ter liberdade para falar qualquer coisa com sinceridade. Realmente esses livros podem nos lembrar de algumas lições que acabamos deixando de lado quando crescemos. Beijos!

    www.entorpecendo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari.
      Fico feliz que tenha gostado do post e da reflexão que propus com ele!
      Beijos.

      Excluir
  4. OI Ines!
    Gente que livro lindo <3 Livros infantis são meu encanto. Estou lendo um da galera no momento, Casa de Segredos, mas não tá sendo tudo que eu esperava. Até o momento o enredo tão muito xoxo. Prefiro quando as obras demonstram ter um significado por trás, coisa que este que você resenhou parece ter. Adorei o quote <3 Muito lindo, e essa edição *-* Já quero.

    Abraços
    David Andrade
    www.olimpicoliterario.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Inês.
    Eu sempre gostei de estórias infantis pelo mesmo motivo que você. Depois que descobri a gravidez, comecei a gostar ainda mais desse mundo de páginas bonitas, desenhos bem feitos e lições sobre a vida passadas de forma suave. Acho que não importa a nossa idade, um livro infantil sempre vai nos ensinar algo ou nos fazer lembrar de uma coisa a muito esquecido.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lary.
      Acho esse mundo incrível também, é quase uma realidade alternativa onde tudo é puro e suave. Adoro livros infantis e desejo tudo de melhor pra sua gravidez ^.^
      Beijos.

      Excluir
  6. Olá.
    Adorei a resenha. Eu também gosto de livros infantis, já li alguns muito bacanas. As ilustrações são a melhor parte <3

    Beijos, Vanessa.
    This Adorable Thing
    http://thisadorablething.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser fantástico, adorei as ilustrações. Fabulosas :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  8. Oi Inês, tudo bem? :)

    As vezes é tão bom voltar a ler livros infantis; é como revisitar a parte da nossa alma que jamais cresce. Adorei o modo carinhoso como falou do livro, realmente nos toca e dá muita vontade de conferir e sentir metade do que sentiu ^^

    Beijos! ;*
    http://letraseternasdayane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Livros infantis são divinos *-* Também amo história infantis, a delicadeza que contém é muito contagiante e faz falta. A edição é linda mesmo. Ótima resenha!

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Eu amo livros infantis e fico admirada no quanto as histórias são mais inteligentes do que parecem, sempre carregando mensagens e ensinando as crianças sobre o futuro!
    Adorei muito o seu post!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tabatha.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado tanto assim livros infantis são mesmo puro amor <3.
      Beijos.

      Excluir
  11. Olá, tudo bem?
    Que lindo seu texto! Nos passa todo o sentimento que você realmente tem, ficou muito bom.
    Faz séculos que não leio livros infantis, pra falar a verdade eu nem chego muito perto, mas me deu uma saudade agora, rs. Esse livro tá fofo demais, me fez ter vontade de lê-lo! *-*
    Estou completamente apaixonada pelo seu design, menina.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberta.
      Fico feliz que tenha gostado, sério <3. Eu adoro ler livros infantis, sempre me sinto bem <3.
      Fico feliz que tenha gostado esse tanto do layout!
      Beijos.

      Excluir
  12. Nhoow, que fofura *--* parece ser ótimo, quero ler!
    Ah, seu blog é muito lindinho c:

    Beijorejas

    Blog: http://cerejamutanteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. O livro parece mesmo muito bonito! Eu já estava me achando muito infantil por ler "Como Treinar Seu Dragão", fico feliz em saber que não sou a única com um fraco por livros para crianças, haha.

    The Fat Unicorn

    ResponderExcluir
  14. Olha eu achei sua resenha maravilhosa.
    Sua escrita muito bem desenvolvida e os detalhes do livro e sobre a história achei simplesmente fofo.
    Deu até vontade de comprar sabia? Mas eu ainda estou com alguns na lista para serem adquiridos e por isso vou deixar ele para uma próxima comprinha, porque quero conhecer sem sombra de dúvidas. Adorei tudo que você abordou sobre o livro e espero gostar também. Meus parabéns linda =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-admeto-o-globo-do-poder.html

    ResponderExcluir
  15. Oi, Inês! Ah que legal saber que você também curte livros infantis! Eu sempre fui apaixonado por livros infantis e sempre que posso leio algum. Um que li no ano passado e amei foi "Um elefante quase incomoda muita gente", do David Walliams e outro que quero muito ler é "Um ano na selva", da Suzanne Collins! Esse da Galera parece ser muito bom, fiquei encantado com as imagens que você postou do livro! Adorei a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, amo livros infantis e esse da Collins também está me deixando super curiosa.
      Beijos.

      Excluir
  16. Gente, livro infantil é uma coisa mágica, é sempre lindo! Sou apaixonada por ilustração então babo nesse tipo de livro!
    Quando eu estava trabalhando em uma biblioteca escolar as vezes parava no balcão para ficar lendo os infantis que as crianças devolviam! UHAHAHAH Era legal até por que eu tinha o que conversar com elas! rs

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  17. Também gosto muito de livros infantis, acabo sempre lendo os das minhas primas e o meu livro favorito da infância rsrs. Mas, esse não conhecia, fiquei com vontade de ler.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá! Livros infantis são maravilhosos, me deixam mais leve sabe? Sempre uma boa escolha. Lindas ilustrações as desses.

    http://whoisllara.com

    ResponderExcluir
  19. Que linda sua resenha, me fez parar para pensar nas histórias infantis e nas mensagens que eles querem nos passar e que muita das vezes quando lemos para uma criança não prestamos atenção. Como tenho uma afilhadinha de 5 anos desde mais nova todos aqui em casa incentivamos ela a gostar de livros, e no caso sempre compro livros para ela. Sua resenha me abriu os olhos, e de hj em diante passarei a pesquisar mais sobre os livros para crianças e suas mensagens!

    Beijos

    Carol

    www.paraisoliterario.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Ines
    Gostei muito da sua resenha. Concordo com você quando diz a respeito de que quando somos crianças, as coisas são tão simples, não temos preocupações (nem com a escola), e tampouco a dimensão das coisas ao nosso redor. A inocência, os bons olhos para com tudo e com todos...

    As ilustrações desse livro são muito fofas! Ler com (ou para) uma criança um livro desses deve ser muito bacana, pois acaba incentivando a leitura desde a infância...

    Ah, com certeza sua resenha me passou esse sentimento bom de infância :)

    Bjs
    Daisy
    nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daisy.
      Fico mega feliz que tenha gostado da resenha, sério. Ser criança é simplesmente fácil, flui. Você só precisa ser você mesma e as coisas dão certo. Eu mesma estou me matando com as preocupações, coisas de estudos e tal e ler essas obras me lembra de época em que tudo era tão fácil.
      Beijos.

      Excluir
  21. Oi Inês, eu também sou apaixonada por livros infantis, eles nos trazem esse ar de infância e nos deixam essa saudade boa, esse livro está um amor, com certeza já quero ler ele :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Inês!
    Livros infantis são tudo de bom, né? Adoro o jeito leve que os autores escrevem e as ilustrações maravilhosas que eles geralmente têm.
    E esse livro está lindo demais! Adorei! *-*
    Beeijo, beijo!

    www.sonhodeleitora.com

    ResponderExcluir
  23. Olha, eu também amo livros infantis. Guardava com carinho os da minha infância mas eles foram levados pela enchente. Imagino que seja ótimo! Tenha uma semana abençoada, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Já me apaixonei pela sua resenha logo no título! Às vezes me irrita que os livros infantis sejam tão esquecidos ou que as pessoas parem de lê-los depois de uma certa idade... Há magia quando vemos o mundo através dos olhos de uma criança e isso nunca deveria se perder! E livro ilustrado é amor! <3

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Fico feliz que tenha gostado! Também fico triste que as pessoas cresçam e simplesmente se esqueçam da beleza dos livros infantis, é triste -_-.
      Beijos

      Excluir
  25. Olááá
    Poxa, quero muuuito ler esse livrinho, vi críticas sobre ele falando muito bem e espero de coração, gostar tanto quanto todo mundo esta gostando.
    Ótima resenha.

    Beijos
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
  26. Olá!

    Livros infantis me fazem lembrar dos primeiros anos que eu ia na biblioteca. O tempo passou e eu continuo indo lá. rs achei uma fofura esse livro!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Oii
    Eu não curto muito livros assim, a estória não me prende. Curto mais livros mais densos e misteriosos, aqueles que a gente se desdobra tentando entender ou descobrir o mistério..

    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  28. OOoi,

    Eu adoro esse tipo de livro sabia?
    Gosto da pureza da história, gosto dos ensinamentos que ela nos passa, gosto das ilustrações então posso dizer que esse é um tipo de livro que me atrai bastante.
    Gostei da sua resenha e do sentimento que a obra te despertou ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  29. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Adorei a sua resenha. Mas acima de tudo adorei a sua reflexão, os destaques que você fez para a forma como as crianças pensam, agem, falam e se socializam. Assim como você eu sempre tento imaginar e refletir se a menina que eu era estaria orgulhosa de minhas escolhas, dos caminhos que tomei e da pessoa que me tornei. Acho que todos deveríamos pensar um pouco desta forma, relembrar de quem eramos quando mais novos, tentar aprender um pouco mais com as crianças.
    Depois que terminei sua resenha confesso que fiquei com vontade de reler meus livros infantis (eu ainda tenho a maioria), só para deixar a nostalgia tomar parte de mim por um momento !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado! Acho que tomar como base a menina que éramos é incrível na hora de julgar o que nos tornamos! Livros infantis são puro amor, já te admiro só por você guardá-los.
      Beijos.

      Excluir
  30. Oi Gabi,
    Adorei sua resenha, eu também sou fascinada por literatura infantil e pelas crianças também. Acho que isso chega a se misturar com saudade, saudade da época em que preocupações não eram tão intensas, da época em que o tempo era meu amigo... E principalmente porque acredito que os melhores livros que li foi quando criança.
    Adorei esse livro, não conhecia, achei tudo lindo, a capa realmente é muito bonita. A história é encantadora.

    Abraço.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daiana.
      Também sou fascinada por literatura infantil, é puro amor <3. Esse livro é lindinho demais, vale a pena ser lido.
      Beijos.

      Excluir
  31. Oi, Inês! Tudo bem?!
    Adoro livros infantis. Tem sempre uma mensagem legal. Amei seu post. Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Oi Inês, tudo bem?
    Eu também sou apaixonada por livros infantis, e de vez em quando me pego lendo. São lindos, e não acredito que sejam bobos, infelizmente, como você disse, perdemos aquela essência, por isso não enxergamos mais a mágica que há nessas histórias.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    http://amanda-almeida.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Inês, tudo bem?
    Que post lindo, que livro lindo! *-------*
    Cara, tbm sinto falta da simplicidade e despreocupação da infância, rs.
    O último livro infantil que li foi do Pedro Bandeira (divo) e adorei.
    Bjbj
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oi Inês.. Não sou muito de ler livro infantil mas que livro lindinho demais hein!

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  35. Oi! Também amo livros infantis. São tão simples e, muitas vezes, passam mensagens lindas. Gostei de conhecer este. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Inês!
    Tudo bem?
    Adorei seu post, também sou apaixonada por livros infantis. Eles são tão vivos e atuais pra mim, acredito que todos deveriam continuar lendo esse tipo de gênero, mesmo que só de vez em quando.
    Essas ilustrações parecem maravilhosas...
    Bjoss

    http://kelenvasconcelos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kelen.
      Também acredito que, independente da idade, as pessoas deveriam continuar lendo esses livros, eles são ótimos e sempre têm algo a acrescentar em nossa vida!
      Beijos.

      Excluir
  37. Oi flor, tudo bem?

    Acho um charme livros infantis, ainda mais com esse ilustrações fofinhas <3
    Adorei a indicação.

    beijos :*
    http://www.descomplicandocosmeticos.com/

    ResponderExcluir
  38. Olá, tudo bem?

    Não sou muito fã de livros infantis (não me dou muito bem com crianças HAHAHA), mas algumas histórias passam mensagens muito bonitas sobre amor, amizade e a importância da empatia para com o próximo. As edições da Galera são lindas mesmo. As capas, ilustrações e demais efeitos de diagramação em alguns livros são de dar inveja.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oii Inês, tudo bem???? Também gosto bastante de livros infantis. Acho que muitas vezes, eles trazem mais mensagens que livros para adultos. Basta abrir o coração e ver o que a história quer passar. Os últimos livros infantis que eu li, foram aqueles do Itaú e o Papai, tem uma linda mensagem que fala sobre a aparência e quem afinal é o mostro. É muito bacana mesmo. Beijooos
    http://smallscribble.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Oii,
    Não conhecia o livro, mas parece adorável!
    Sua resenha ficou ótima.

    Beijos
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  41. tem livro infantil que é tão maravilhoso que nem parece q foi feito pra criança.
    sabe, lendo esse seu post eu percebi que eu não lembro mais direito como eu era quando
    era criança, e olha q nem faz mt tempo assim (tenho 20 anos). a gente cresce e vai se perdendo
    um pouco. acho q a gente tem que resgatar esse nosso lado infantil enquanto da tempo.

    bjss
    http://gipsyyy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Oi Inês,
    eu também adoro os livros infantis, e hoje como tenho filhos, tento sempre comprar para eles e ler. Porque alem de uma historia divertida, eles trazem ensinamentos preciosos que os ajudam na reflexão de suas atitudes.
    Achei este livro muito lindo, com suas ilustrações. E gostei do ponto ressaltado sobre o ensinamento nas entrelinhas.
    Sabe, as vezes também me pergunto e pego pensando sobre como eu era, quando criança, para hoje na fase adulta. Mas infelizmente temos que crescer e tentar entender esse mundo, que antes era uma fascinação, para hoje se tornar ate um pesadelo.

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  43. Oi, Inês! Adorei a sua resenha. O livro parece ser uma graça. Também lembro com carinho dos livros que eu lia quando criança, sem preocupações. Acho extremamente importante incentivar a ler desde cedo, pois a leitura possui uma infinidade de benefícios. Essa história deve ser linda e a edição também está maravilhosa. As ilustrações chamaram muito a minha atenção! Beijos!!

    ResponderExcluir
  44. Oi Inês.
    Tudo bom?
    Confesso que passei a ler livros infantis por causa da minha filha e estou adorando.
    Concordo com você que todos eles trazem alguma lição e que muitas vezes esquecemos dela.
    Adorei a ilustração do livro.
    Ótima resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  45. Olá,

    Flor que lindo seu blog, curti muito seu post, é muito bom quando leio resenhas de livros menos populares, livros infantis tem sempre seu encanto, as ilustrações são lindas, mas acredito que a mensagem passada nos livros infantis são muito mais importantes, achei uma graça essa edição.

    ResponderExcluir
  46. Olá, Inês.
    Concordo com você sobre o que os livros infantis nos remetem, pois me sinto da mesma forma. Através da profundidade na retórica que têm os textos infantis, percebemos o quão podemos ser felizes com as coisas mais simples da vida.

    Beijos!
    cacofonia-aguda.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric