27 de março de 2015

Resenha - Minha Mãe É Uma Peça

Livro: Minha Mãe É Uma Peça
Autor: Paulo Gustavo
Editora: Objetiva
Páginas: 152
ISBN: 9788539006229
'Minha mãe é uma peça', agora em livro e com histórias inéditas de Dona Hermínia. Essas crianças ainda matam Dona Hermínia de tanta preocupação. Após berrar com os filhos no teatro, no cinema e na TV, ela agora narra as desventuras com a família em livro. Marcelina, que está “imensa de gorda”, e Juliano, que em vez de trabalhar prefere decorar as coreografias daquela “cantora negona linda, a Cebion”, não são os únicos que escutam poucas e boas. Sobra bronca também para o ex-marido, Carlos Alberto, para a nova mulher dele, “a vaca da Soraia”, e para a empregada Valdeia, “que prefere ser chamada de secretária, mas ainda não chegou lá”.
Em sua estreia na literatura, Dona Hermínia — ou melhor, Paulo Gustavo, seu criador — fala sobre sexo, dietas e religião, dá conselhos de como criar os filhos, explica a antipatia que tem por Freud e sua “mania de colocar tudo que é culpa na mãe”, mostra como navegar na internet e faz seu guia de viagens. E, ao contrário dos manuais que ensinam como segurar o marido, conta os segredos para não perder o ex. 


  Eu acho que todo mundo já ouviu falar da Dona Hermínia. Ano passado Minha Mãe é Uma Peça foi o filme nacional mais assistido. Eu confesso que não sou muito de ver longas, principalmente de comédia, porque sou péssima pra rir e acabo achando os filmes desse gênero um desastre, mas imaginem minha surpresa quando eu fui assistir essa história e adorei?! Ri horrores, me diverti e me identifiquei com cada situação. 

 Quando surgiu a oportunidade de eu solicitar essa obra, não deixei a oportunidade passar e confesso que não me decepcionei. Uma história que já foi peça, filme, seriado de TV e, agora, livro tinha mesmo que ser boa, né?!

 Continuamos lendo sobre coisas do dia-a-dia pela visão engraçadíssima dessa personagem cativante. Temas comuns ganham uma nova roupagem e são tratados de uma forma inusitada e cheia de humor, mas não aquele humor de quinta, é algo inteligente, sutil e que realmente faz rir. 


 O mais engraçado é que se torna impossível não se identificar com a obra, sendo mãe ou filha. As histórias acontecem com os personagens criados pelo autor, mas são situações tão cotidianas que nós acabamos nos vendo no lugar dos personagens e relembrando tantos outros momentos que já vivemos.

 O autor cria personalidades um tanto estereotipados, mas essa característica é essencial para manter o humor e criar situações inusitadas. A Marcelina e o Juliano representam uma grande parte da população brasileira, personagens com defeitos e qualidades, mas, acima de tudo, críveis.

 A Dona Hermínia é ótima, uma das pessoas mais irreverentes que já tive a oportunidade de ler a respeito. A personagem é incrivelmente verossímil, ela tem um pouquinho de cada mãe brasileira e, por incrível que pareça, possui técnicas excelentes para cuidar dos seus filhos, ela tem esse exterior todo, mas ama suas crias. Essa mensagem é outra coisa que me encanta. Como cada mãe ama seus filhos, apesar de tudo, dos momentos bons e ruins, elas só querem o nosso bem. O fato do livro ser de humor pode tirar um pouco o foco dessa lição, mas é algo que não pode ser ignorado.


 Encontrei uns dois erros de revisão na edição da Objetiva, mas nada grave. A capa ficou linda e a edição toda está belíssima. Temos fotos coloridas do filme e da peça ao longo da narrativa e é perceptível o cuidado da editora para que tudo ficasse impecável. Tiro meu chapéu para eles.

 Em suma, Minha Mãe É Uma Peça é um livro cheio de humor de boa qualidade e uma história que relata e representa tão bem a relação entre mães e filhos. Mais que recomendo esse livro, me rendeu ótimas horas de diversões e gargalhadas genuínas. Vocês precisam ler!


Classificação:

52 comentários:

  1. Voce tem razao quanto a parte que: um livro que foi peça e filme, não tinhacomo ser ruim né? To louca para ler e dar boas risadas =) Um beijo!

    Eu.Nomadiando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Morais.
      Antes de ser livro foi peça e filme, o livro veio depois.
      Beijos.

      Excluir
  2. Nossa, eu to looouco por esse livro !! Meu amigo tem e só fica me mandando trechos! Eu adoro essa personagem do Paulo Gustavo e esse livro parece ter ficado perfeito.
    Adorei sua resenha.
    Beijão.
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu amei esse filme!
    Paulo Gustavo é um deuso!!!!!!!
    E agora em livro, fala sério kkkkkkkk tenho que ter, certeza!

    Bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Léa.
      Eu também adorei o filme, o Paulo é incrível e eu tenho vontade que o mundo todo conheça o livro <3.
      Beijos.

      Excluir
  4. Paraa tudo, eu não sabia que tinha o livro. Amei o filme, sem falar que o Paulo Gustavo é tudo né. Risada na certa hahaha
    Preciso dele na minha estante. Beijos <3

    nikysecrets.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Já vi o filme e achei bárbaro, Dona Hermínia é demais! Depois da resenha, fiquei com vontade de ler o livro.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi Inês, não tive a oportunidade de ler o livro ainda, mas já assisti ao filme e adorei ! São poucos filmes brasileiros que eu curto, mas esse foi um dos que gostei bastante. Pretendo ler o livro ainda :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kétrin.
      Também não sou muito de gostar de filmes nacionais, fora algumas exceções e Minha Mãe é Uma Peça é uma delas, Muito amor <3.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Inês!
    Ainda não li o livro e nem conhecia ele, achei sua resenha bem legal e fiquei curioso em fazer a leitura.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Já tinha vontade de assisti ao filme antes e depois que lançaram o livro fiquei com mais vontade ainda de conferir por enquanto apenas o filme. Sei que deve ser gostoso de ler e deve dá boas risadas.
    Beijos.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amiga pra falar a verdade já ouvi falar sim viu?
    Mas do filme hahahaha
    Só que nunca tive interesse de conferir.
    Eu gostei bastante de tudo que você contou em sua resenha
    e tenho ficado bastante curiosa para conhecer a história dessa mulher, até porque deve ser realmente uma comédia. Acho que quem vai gostar bastante também é minha mãe, mas eu acho que ela tem que ver o filme, porque paciência para ler ela não tem =x

    Mas enfim...adorei a sua resenha. Tá anotada a dica viu?

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-as-estranhas-e-belas-magoas-de.html

    ResponderExcluir
  10. Oi, Inês!
    Eu assisti ao filme pela primeira vez hoje! Passou no Megapix...
    Muitas pessoas me falavam super bem do filme e da peça, que eram engraçadíssimos, mas eu nunca dava ideia!
    Resolvi assistir hoje e morri de rir! hahaha
    Não sabia que tinha o livro também...não curto muito livros de humor, mas acredito que seja engraçado de verdade!

    Beijooooo :*

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      Eu também não sou muito de ler livros de comédia, mas esse me fez rir horrores. Eu também não levava muita fé, mas me surpreendi.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi oi!!
    Eu adoro esse filme, é uma das comédias brasileiras que eu mais me divirto assistindo. Todo mundo tem uma mãe que já fez alguma coisa que a dona Herminia faz! Agora, imagina como o livro deve ser gostoso de ler?! Sua resenha deixa isso bem claro. Quero mais filmes e livros da Dona Herminia, agora! hahaha
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu.
      Dona Hermínia é incrível, tem um pouquinho de cada mãe nela. Adorei o livro <3.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Ines!
    Imaginando esse livro. Deve ser muito cômico. Não curto muito o cinema nacional, nem do lado comédia, pq geralmente é bem apelativo para o lado sexual da coisa, mas Minha Mãe é uma Peça foi otimo, e quando vi, morri de risadas. Não esperava menos do livro. Já está na lista de desejados. Embora a capa não seja a mais bonita, o conteudo parece render boas gargalhadas.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, David.
      Também não gosto muito desse apelo sexual do cinema nacional, mas é tudo completamente distinto nesse livro. Vale a pena conferir.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês, tudo bom? Uma amiga viu o filme e vive me enchendo o saco pra eu ver também, porém nunca me interessei. Mas pela sua resenha eu percebi que é bom mesmo e está na minha lista de leitura.
    Beijos, amei a resenha.
    lendocomabianc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu ainda não assisti o filme - faço parte daquele grupo que sempre deixa os filmes nacionais de lados. Mas sei que é muito inteligente e divertido, e eu queria sim ler esse livro. Humor com inteligência e reflexão é o melhor tipo de humor, sem cair na vulgaridade, nos clichês e nas mesmices. E se esse livro usa humor inteligente, então tenho sim vontade de lÊ-lo.

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogpsot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.
      Bom, então o livro é pra você mesmo. Também sou extremamente exigente e crítica quando se trata de humor, mas essa vale a pena!
      Beijos.

      Excluir
  15. Está visto que este livro é rir do principio ao fim, uma óptima forma de ficar de bom humor. De certeza que é perfeito par dar boas gargalhadas :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  16. Oi Inês,
    Acho que não seria esse tipo de leitura que eu escolheria... infelizmente, nem consegui assistir ao filme.
    Mas gosto de inovar as vezes, por que não dar uma chance?
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. ALÔ Maria Inês, tudo bem?
    EU AMO ESSE FILME ♥ Não sabia que ia ter um livro também, mas já prevejo que é bom, hein? Preciso lê-lo e aguardo que você me dê de presente na bienal HAUAHUAHAUAH. Adoro livros humorados e eu já ri com essa capa, oia se pode? HAUHAAAUAUA. Adorei sua opinião!

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan.
      Tu é a cara desse livro, menino. Sério. Não vou te dar de presente porque esse já é meu e gosto muito, você que compre o seu u.i. HUAHUAHUA.
      Beijos.

      Excluir
  18. Oiiii,
    Que tudooo, preciso de um exemplar desse livro, parece ser realmente muito bom, adoro leituras divertidas, que arrancam gargalhadas.
    Adorei a resenha.
    Beijos.

    http://ateliedoslivros.blogspot.com.br/2015/03/paginas-saiba-mais-skoob-editora.html

    ResponderExcluir
  19. Eu tinha entrado no seu blog, mas tava sem tempo pra ler a resenha, dai deixei pra vir hoje e ontem mesmo passei na livraria e esse livro tava exposto, lembrei na hora que precisava vir aqui comentar. Adorei o filme e já vi um stand up dele que amei muito também, então to curiosa pelo livro. É como você disse, impossível não se identificar.

    Beijos. Tudo Tem Refrão

    ResponderExcluir
  20. Oi Gabi,
    Eu simplesmente amo o filme Minha mãe é uma peça.
    Acho o Paulo Gustavo INCRÍVEL e a capacidade dele de ser caracterizar e incorporar a personagem no longa foi maravilhosa. Achei divertido, mas principalmente como você falou sobre o livro, crível! rs
    Adoro as confusões e os personagens dessa história. Sem dúvidas lerei o livro!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ká.
      O livro é mesmo incrível, o Paulo então... Nossa, ele merece meu aplauso, e de pé! Leia mesmo, não irá se arrepender.
      Beijos.

      Excluir
  21. Mas eu não conhecia a Dona Hermindia...Ai meu Deus ja escrevi o nome dela errado!!!
    Mas eu ja tinha ouvido falar da peça e realmente parece ser divertido, e pela sua resenha foi divertidíssimo hahahaha
    eu era como voce com ebook menina hahahaha mudei de ideia depois de ter um kobo :D
    Enfim... quem sabe muda tb?
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  22. Oi Inês!
    Nem sabia que tinha livro! :O
    Já vi o filme e ri horrores, a D. Hermínia é muito engraçada msm!
    Ler deve ser uma experiência bem legal
    Bjs
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    // Tem Resenha Premiada, Páscoa Literária e Foto do Leitor rolando! //

    ResponderExcluir
  23. Devo ser uma das únicas pessoas do Brasil que não viu Minha Mãe é uma Peça, haha.
    Mas sou doida para ver!
    Deixei passar no cinema e não assisti até agora, mas adoro o Paulo Gustavo.
    Quem sabe ainda antes do filme eu não leio o livro?
    Deve ser muto bom, ainda mais se você que não é de rir de comédia gostou bastante.
    :D

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  24. Oi Gabi!
    Gostei muito da resenha, mesmo não conhecendo nem o filme e nem a peça.
    Fiquei sabendo dessa história quando saiu o filme mesmo mas, assim como você, sempre tenho receio com comédias. Quando surgir a chance, vou dar uma oportunidade!
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  25. Eita, nem sabia que tinha livro disso. Sou bem que nem você, sou péssima pra rir em comédia e costumo achar tudo bem sem graça, mas se esse te surpreendeu, então é porque ainda há esperanças mesmo hahaha adorei a indicação, vou tentar assistir também :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Ponte de Cristal", vem conferir!

    ResponderExcluir
  26. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Menina eu já estava morrendo de vontade de ler esse livro antes, imagine agora que li a sua resenha ?! Eu já estou com aquela vontade de louca de sair correndo para a livraria mais próxima e adquirir o meu exemplar. Por sorte estou sem carro e sem dinheiro, hahaha, e cheia de livros para ler, então vou me empenhar na minha pilha aqui antes de comprar mais um, rsrsrs.
    Fico muito feliz de saber que o livro conseguiu manter todo o humor que vimos no cinema e no teatro, eu me racho de rir toda vez que vejo uma foto da Dona Hermínia, imagine lendo o livro. Acho que leria o livro inteiro com a voz dela na minha cabeça !!! :D

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      A história é épica, a voz do Paulo como Hermínia é épica... Também li o livro com a voz na minha cabeça, rsrs. Ótimo, leia mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  27. é até engraçado imaginar que a história é baseada na própria mãe do Paulo Gustavo. Ele conseguiu pegar os pontos fortes da mãe e torná-la engraçadíssima. Não sabia que havia livro, mas já quero conferir também!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oi Inês,
    Adorei o filme, mas fiquei com o pé atrás em relação ao filme: será tão bom quanto o longa? Mas sua resenha me convenceu e espero ler assim que puder. As situações diárias são as melhores, ri horrores no cinema!!!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Já vi bastante sobre esse livro, ele parece ser tão engraçado quanto o filme!
    Adorei as fotos!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi! O filme é muito comentado, mas nunca tive vontade de ver. Acho que não leria o livro também, mas gostei de saber que você não se decepcionou. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Como assim tem um livro desse filme??? Uhuuuuu
    Eu não assisti ao filme, mas queria ler o livro. Fico sinceramente pensando se seria a mesma coisa. Iria ser uma experiência diferente, porque tudo que envolve humor geralmente é "assistido" e não lido (pelo menos por mim).
    Muito boa sua resenha!
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  32. Parece mega divertido, Inês.
    Eu ainda não assisti e nem li o livro, mas, o contrário de você, eu adoro dar risadas com filmes assim rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 3 ganhadores e você escolhe o livro que deseja ganhar.

    ResponderExcluir
  33. Oiiiiêê, eu amei de mais ver o filme eu chorei de rir assistindo
    tipo era de noite na Tela Quente e tava todo mundo dormindo e eu gritando de rir em frente a televisão
    essa mulher é uma peça mesmo, kk,
    espero poder ler o livro um dia
    Bjks

    Passa No Blog: http://ospapa-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Netinho.
      Tive a mesma experiência que você, vi na Tela Quente e me encantei, sem falar que ri horrorres, muito bom!
      Beijos.

      Excluir
  34. Adoro o Paulo Gustavo
    ele é daqui de Niterói
    eu assisti a peça alguns anos atrás em Niterói mesmo
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/viagem-para-tampa-e-orlando-florida-2015/

    ResponderExcluir
  35. Oi Inês.
    Eu como fã do Paulo Gustavo e apaixonada pelo filme, preciso desse livro com urgência, acredito que
    vou me divertir muito com as iradas da D.Hermínia.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  36. Oii...
    Que livro interessante!
    Confesso que nunca vi o filme e nem a peça, mas, tenho curiosidade de ler o livro.
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir
  37. Juro que nem sabia que tinha livro, até ver a resenha. Pensava que era só filme mesmo, mas bom, gente, agora quero ler! Eu simplesmente adorei o filme, então o livro deve ter se saído melhor ainda. Agora bateu a curiosidade!

    Beijos,
    http://lendouniversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandra.
      Eu vi o filme e li o livro, mas me encantei tanto que já queria ver a peça de teatro e o programa de TV. Muito bom <3.
      Beijos.

      Excluir
  38. Olá!
    Descobri agora que tem esse livro.
    Paulo Gustavo é um dos melhores comediantes da atualidade.
    Hiperativo, 220 Volts, Vai que Cola e tudo mais que ele se dispõe a fazer, funciona.
    Muito engraçado!!!
    Fiquei com vontade de ler. O filme é excelente.
    Beijos!

    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Conheci o Paulo Gustavo, quando assisti o filme "Minha mãe é uma peça", foram horas de risadas com a hilariante e cativante dona Herminia, depois assisti o filme "Xuxa em o mistério de feiurinha" onde ele interpreta o Caio Lacaio (um bobo da corte), depois de tanto minha amiga falar pra eu assistir o filme "Vai que cola o filme", eu acabei assistindo há uns 3 dias atrás e tipo, já virei fã do Paulo Gustavo e comecei a pesquisar vários vídeos, entrevistas, fotos e etc sobre ele na net e a cada coisa que vejo sobre ele, eu me 'apaixono' cada vez mais por esse incrível artista e agora depois de descobrir que existe o livro "Minha mãe é uma peça" quero muito comprar esse livro ao qual estou doida para ler (apesar de eu não gostar de ler livros, inclusive acho que om os meus 28 anos eu devo ter lido uns 5 ou 6 livros e acho que já foi muito, mas quem sabe agora lendo o livro do meu muso meu 'ídolo' eu não pegue o gosto pela literatura) o ruim é aonde vou encontrar esse livro pra comprar aqui na minha cidade (como aqui é interior de SP, precisamente a cidade de Cruzeiro e por aqui não tem uma loja para se comprar livros e eu tenho um pouco de receio de comprar pela internet, acho que infelizmente ficarei sem ler esse livro)

    ResponderExcluir
  40. Conheci o Paulo Gustavo, quando assisti o filme "Minha mãe é uma peça", foram horas de risadas com a hilariante e cativante dona Herminia, depois assisti o filme "Xuxa em o mistério de feiurinha" onde ele interpreta o Caio Lacaio (um bobo da corte), depois de tanto minha amiga falar pra eu assistir o filme "Vai que cola o filme", eu acabei assistindo há uns 3 dias atrás e tipo, já virei fã do Paulo Gustavo e comecei a pesquisar vários vídeos, entrevistas, fotos e etc sobre ele na net e a cada coisa que vejo sobre ele, eu me 'apaixono' cada vez mais por esse incrível artista e agora depois de descobrir que existe o livro "Minha mãe é uma peça" quero muito comprar esse livro ao qual estou doida para ler (apesar de eu não gostar de ler livros, inclusive acho que om os meus 28 anos eu devo ter lido uns 5 ou 6 livros e acho que já foi muito, mas quem sabe agora lendo o livro do meu muso meu 'ídolo' eu não pegue o gosto pela literatura) o ruim é aonde vou encontrar esse livro pra comprar aqui na minha cidade (como aqui é interior de SP, precisamente a cidade de Cruzeiro e por aqui não tem uma loja para se comprar livros e eu tenho um pouco de receio de comprar pela internet, acho que infelizmente ficarei sem ler esse livro)

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric