20 de março de 2015

Resenha - Meu Inverno em Zerolândia

Livro: Meu Inverno em Zerolândia
Autora: Paola Predicatori
Editora: Suma de Letras
Páginas: 184
ISBN: 9788581052243
Alessandra tem 17 anos quando sua mãe morre. Sua dor é como uma redoma e quando retorna à escola, se afasta dos amigos e vai sentar junto a Gabriel, conhecido como Zero, a nulidade da turma. Deseja apenas ser ignorada, como acontece com ele. Zero, porém, é mais interessante do que parece. Em sua falsa indiferença, é atento e sensível. É ele quem socorre Alessandra, aparecendo inesperadamente ao seu lado quando ela precisa de ajuda. Viram um par: Zero e Zeta. Aos poucos, um sentimento indefinível ganha forma entre as paredes da classe e a praia de inverno, surgindo uma história delicada e forte que mudará para sempre a vida desse casal de adolescentes. De maneira realista, Meu inverno em Zerolândia mostra a juventude italiana e seu cotidiano, em uma história dura e envolvente, capaz de mostrar que a soma de dois zeros não é zero, mas sim dois. 

 Eu adoro ler sobre histórias de amor e, quanto mais inusitadas elas forem, mais elas chamam minha atenção. Assim que li o título desse livro entre os lançamentos do ano passado, algo despertou minha curiosidade e, ao ler a sinopse, já sabia que estava completamente louca pela história.

 A trama, como a sinopse não deixa mentir, foca mais no romance, mas não se engane pensando que é apenas isso. Ela é também sobre sentimentos, sobre perdas e sobre a vida. Vou falar de cada um desses tópicos separadamente.

 Os sentimentos na narrativa são quase como um personagem da história, eles são extremamente inconstantes e verdadeiros, de uma forma que chega a doer. O amor é visto por outro ponto de vista, algo mais doloroso, mais pungente, mais real. Não espere acontecimentos de contos de fadas, muito pelo contrário, isso é tudo o que o livro não é. A obra é tão verdadeira, tão honesta, tão real que eu posso dizer que já sou uma grande amante da literatura italiana, esse é o segundo livro proveniente desse país que me encanta e mexe comigo de forma tão direta.

 Acho que todos nós já passamos por perdas, desde as mais banais até as mais significativas, por isso se torna impossível não se identificar com Alessandra e, por vezes, os sentimentos dela se misturam com os nossos e suas experiências de vida nos lembram nós mesmos. 


 Como disse, é também uma obra sobre a vida, sobre as pequenas coisas, sobre os detalhes... Ela nos faz questionar o comportamento humano e os conceitos que tomamos como certos. É também um livro que dá foco no cotidiano, não espere grandes acontecimentos ou coisas fantasiosas, é uma história simples, real e verdadeira que poderia acontecer a qualquer pessoa. Isso me encantou. Os fatos mais simples do cotidiano ganham importância, sem falar nas metáforas que a autora utiliza para demonstrar coisas da vida.

 O romance é diferente de tudo o que já tinha lido. Ele é simples, intenso e único. As coisas acontecem com uma naturalidade e simplicidade absurdas. Eles se completam de um jeito que as palavras não conseguem explicar.

 A protagonista é extremamente humana e isso fica muito perceptível. Vemos seus sentimentos oscilarem constantemente, suas atitudes nem sempre são as que poderiam ser consideradas "certas" e a personagem age, muitas vezes, por impulso. Mas é isso que permite que possamos criar uma conexão tão forte com a mesma e compreendê-la. São suas fraquezas.

 Os personagens secundários seguem essa mesma linha, todos bastante reais e diversos, mas foi Gabriel que me encantou. Sua jeito calado, sua personalidade complexa e o fato dele ser muito mais do que aparenta. É também imprevisível, nunca sabemos o que fará em seguida e, assim como Alessandra, inconstante. Nunca diria que esse era um casal que poderia dar certo, mas, por incrível que pareça, deu. A autora usou e abusou da realidade e, em momento nenhum, tornou o romance deles fantasioso ou fora de contexto.


 A edição da Suma está impecável. Essa capa é perfeita, sou apaixonada por ela, a imagem utilizada transmite vários sentimentos e a essência da obra. O azul é utilizado da maneira certa, nos lugares certos e produz um efeito de tirar o fôlego. A revisão está incrível e eu preciso dar pontos para o cuidado da tradução. Temos notas de rodapé e uma cautela extrema para que nada da obra original fosse perdida. 

 A escrita da autora é maravilhosa, esse é seu romance de estreia e eu já tenho vontade de ler mais coisas dela. A forma que ela utiliza as metáforas, o fato do livro ser tão real, tudo isso me encantou! 

 Eu não dei a nota máxima para a obra, justamente porque achei que, em certos momentos, o livro parecia um pouco sem rumo e alguns acontecimentos deveriam ter tido uma importância maior.Sem falar que, a forma que a autora resolveu utilizar para contar a história foi um pouco confusa. Certos capítulos parecem cartas destinadas a mãe da Alessandra, outros relatos do seu dia para ninguém em especial e outros cartas para Zero. O pior é que essa variedade de formas deixou o livro, por vezes, confuso. Esses fatos, porém, não anularam todo o encantamento que tive pela trama, mas não poderia deixar pontos como esses passarem despercebidos.

 Em suma, achei a história incrível. Ela é carregada de sentimento e a trama é incrivelmente verdadeira, adorei o romance e o fato dele ser tão inusitado, único. Aposto  que você nunca leu algo assim! O livro tem alguns defeitos e não recebeu a nota máxima, mas, em minha opinião, ele merece ser lido. Uma obra verdadeira e simples como poucas


Quotes:
"A vida é assim, agora compreendi, o que importa são os instantes, não as coisas." 
"Agora que você não está mais aqui, as coisas que eu fazia antes parecem desprovidas de sentido, como se eu seguisse um roteiro que sei de cor, agora a espontaneidade é coisa rara." 
"Tornei-me uma acrobata. estou em equilíbrio sobre uma longa corda de dias todos iguais, e não caio nunca. O vazio me chama, mas não me apavora."  
" A ausência se torna presença, o vazio se torna suportável e o tempo faz o resto.""Sofrer é também um modo de amar você e, e agora eu sei o quanto te amei."

Classificação:


39 comentários:

  1. Nossa quantos adjetivos fortes você usou nessa resenha! Forte, doloroso, pungente, verdadeiro, real...

    Putz, se o romance é intenso, a resenha, não ficou atras ein! No seu terceiro paragrafo já estava dizendo de mim para comigo: "Que resenha INTENSA!" e agora imendo: "Que resenha linda!".

    Seu encantamento com o livro está tão evidente que faz quem ler o seu texto com atenção ter outro olhar para o livro. Um olhar de interesse verdadeiro sabe!?!?

    Amo quando esse tipo de resenha acontece! Me satisfaz como leitora, não só como blogueira.
    Ah, também adoro histórias de amor, somos duas \o/ kkk


    Pandora
    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pandora.
      Antes de mais nada eu preciso dizer: QUANTO TEMPO! Poxa, estou usando tão pouco as redes sociais que não estamos tendo oportunidade nem de conversar pelo twitter... Fico feliz que tenha gostado da resenha e que ela tenha transmitido como o livro é tocante e cheio de sentimentos.Histórias de amor são puro amor <3.
      Beijos.

      Excluir
  2. não conhecia o livro. Mas você tem razão: histórias de amor inusitadas são as melhores seeeempre!

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. E primeiro lugar eu preciso dizer que eu estou completamente apaixonada por essa capa! Gente que coisa mais linda! Além disso, eu achei o enredo fascinante e a maneira com a qual tu conduziu essa resenha e deixou louca pra ler esse livro. Ameeei a dica! ♥
    Mil Beijos!
    http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela.
      Essa capa é linda demais mesmo, sou apaixonada por ela <3.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, sério.
      Beijos.

      Excluir
  4. Olá,
    Como você disse, a capa é realmente linda, e a história parece bacana, apesar da sua crítica no final.
    Vou procura - ló.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  5. Mexe com "ch". E essa é a garota que tem parceria com algumas das maiores editoras brasileiras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido(A).
      Tudo bem? Antes de mais nada eu gostaria de agradecer pelo toque, é realmente bacana saber que existem pessoas que se importam com o blog a esse ponto. Agradeço a dica, já atualizei a postagem.
      A verdade é que sou humana, logo, cometo erros, sendo eles gramaticais ou não. Nunca estarei livre dessa regra, não tenho vergonha de errar no português, mas sim de negar meu erro, fingir que ele nunca aconteceu e não tentar aprender. Quanto ao comentário da parceria com editoras: certamente elas viram no blog algo que acharam bom, por isso resolveram apostar no meu trabalho, quanto a isso não cabe seu julgamento, mas sim das pessoas responsáveis pelo marketing de tais empresas. Fico feliz que essas pessoas acreditem no meu trabalho, assim como você que provou isso ao estar lendo meu blog e comentando. Só sugiro que da próxima vez você tenha a coragem de assumir sua verdadeira identidade, assim como eu tive a coragem de assumir meu erro.
      Beijos e uma ótima semana!

      Excluir
  6. Olha quando eu vi essa capa eu pensei que seria um livro de terror ou algo parecido sabe?
    Mas pela sua resenha eu tenho que confessar que amei, até porque eu adoro um romance e se não me engano acho que está na minha lista de desejados para ser comprado, porque até agora não adquiri. Mas adorei a sua resenha e acho que vou ver se compro mais pra frente ai, porque esse mês vou comprar um celular novo que já é caro pra burro, mas enfim...Adorei tudo que você falou amiga. PARABÉNS

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-paredes-vivas.html

    ResponderExcluir
  7. A capa desse livro é linda e to lendo só coisa positiva sobre ele. É certo que vai entrar pra minha lista.
    Beijo

    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá, Inês.
    Tenho muita curiosidade em ler esse livro.
    Gostei de sua opinião e nem preciso dizer o quanto curto livros com certa carga emocional, drama se tornou durante os últimos anos meu gênero literário e cinéfilo preferido.
    Até mais, um bom fim de semana.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato.
      Pelos seus textos, esse livro é simplesmente a sua cara, sério. Acho que você iria adorar.
      Beijos.

      Excluir
  9. Que título mais inusitado! Gostei muito da sua resenha e dos seus elogios, mas eu não tô no momento para romances, não mesmo. Vou deixar uma nota mental para procurar por ele em outra época! Bjs :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Esse título é mesmo diferente, foi uma das coisas que chamaram minha atenção na obra.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi Inês,
    Nossa, eu nunca teria imaginado um livro tão bom com esse título e capa. Os dois são bem bonitos, mas não fazem o menor sentido juntos. Talvez seja isso que o livro quer mostrar, um pouco de desconexão para conectar tudo. Eu quero ler depois dessa resenha, com certeza e espero poder gostar tanto quanto você. Histórias simples mas repletas de significado: o mundo precisa delas.

    Beijo,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Confesso que ainda não tinha ouvido falar sobre o livro, mas parece ter um conceito muito interessante. Acho que dá uma bela leitura, boa recomendação :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  12. A história me pareceu ser bem diferente das que costumo ler. Mesmo assim, fiquei com uma boa impressão e curioso pra ler este livro. Já vou adicionar na minha lista de leituras. A resenha, como sempre, ficou ótima. Gosto muito da forma como você escreve!

    Parabéns!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado da resenha e fico lisonjeada com o comentário sobre a forma que escrevo, é revigorante ler coisas desse tipo.
      Beijos.

      Excluir
  13. Impecável ficou a sua resenha, isso sim! Você usou as palavras de uma forma que transmitiu tudo o que o livro representa. Eu fiquei bem incomodada também com o estilo de escrita, por ser mais puxado pra carta/diário a leitura flui meio arrastada, mas tirando isso a história é ótima mesmo, também adorei :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre filmes, vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Muito obrigado, vi essa resenha no seu blog e fico feliz que tenha concordado com minha opinião e que eu tenha transmitido tudo de maneira satisfatória. A história é ótima.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi! Tenho este livro no meu Kindle, mas ainda não li (é tanto livro hahaha). Gostei da resenha, nunca tinha lido uma opinião sobre a obra e fiquei curiosa. Parece ser muito bom, apesar dos pontos negativos. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oi Inês, faz tempo que estou vendo resenhas super positivas sobre o livro, o que só aumenta minha vontade de lê-lo. Parece conter uma história incrível, espero ter a oportunidade de ler em breve :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabi!! Como sempre sua resenha foi excelente, eu já tinha visto algo sobre esse livro, mas essa é a primeira resenha que eu vejo dele, eu tenho os dois pés atrás com esse tipo de história, não porque elas sejam, ruim mas, porque geralmente elas me deixam destruídos kkkkk e não gosto de me sentir assim, nem mesmo lendo livro, por isso acho que não leria o livro!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alisson.
      Esse tipo de obra tem mesmo um grande impacto emocional, mas gosto me sentir assim, é quase como se o livro tivesse cumprido seu papel de mexer com o leitor, sabe? Fico feliz que tenha gostado da resenha.
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi Gabi,
    O título e a capa não me chamam muita atenção, mas sua resenha sem duvidas me surpreendeu.
    Também gosto de um bom romance e esse livro parace tratar desse assunto e de outros de forma incrível!
    Fiquei curiosa para conhecer mais sobre a Alessandra e entender melhor sobre a história.
    Espero gostar do desenvolvimento de tudo, assim como você. :) E espero não achar muito confuso hehehe
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ká.
      Comigo foi o contrário, o título e a capa já foram chamando minha atenção, rsrs. Mas a leitura é bacana, acho que você iria curtir.
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi, Inês!
    Sabe, é de histórias assim que eu gosto. Que, em vez de tentar criar grandes e avassaladoras histórias de amor, focam nas coisas simples. Afinal, o amor é singelo, está na simplicidade. É isso que realmente nos encanta!
    E eu gosto bastante da literatura italiana. Acho que, quando se fala de amor, os italianos tem as melhores músicas, livros, comidas, rsrs.
    Ótima resenha!!

    Abraços,
    Diego.

    pecasdeoito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diego.
      Amei seu comentário, sem mais. Também sou fã de livros que focam nas coisas mais simples e estou começando a adorar os italianos em tudo também, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  19. A Suma de Letras sempre traz livros maravilhosos. Quando eu vi esse livro há um tempo, achava que seria meio "bobinho", mas a sua resenha me fez mudar de ideia.
    Ele parece ser o tipo de livro profundo que eu adoro! Quanto mais reflexão, mais me envolvo.
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  20. Ainda não tinha ouvido falar sobre esse livro, mas sua resenha me deixou morrendo de vontade de ler.
    Parabéns pelo blog!
    Beijoooos
    http://cariocasdaclara.blogspot.com.br/2015/03/doe-esperanca-doe-tempo.html

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro. Adoro histórias desse gênero, me chamam muito a atenção.
    Gostei da sua resenha, do seu ponto de vista. Fiquei interessado no livro e vou procurá-lo para ler ^^ rsrs

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas a capa dele é tão linda que já dá vontade de ler! Realmente, parece-me bem interessante. Estou curiosa depois dessa resenha.

    Beijos,
    http://lendouniversos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. A capa desse livro é maravilhosa chamou a atenção por si só, apesar de ser errado, mas para primeiras impressões um livro chama muito a atenção pela capa né? Gostei da história, parece ser um romance bem leve, mas fiquei um tiquinho receosa para iniciar uma leitura sobre, porque recentemente li um livro onde a história parecia não ter muito rumo, e foi um pouco decepcionante.

    http://www.leitecombiscoitos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      A capa é linda, acho que todos nós temos um fracos por capas belas, eu mesma não me envergonho de achar que um bom trabalho gráfico faz toda a diferença. Bem, esse livro em especial também é meio sem rumo e não é leve, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  24. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Já tinha ouvido falar desse livro, quando vi ele pela primeira vez o que me encantou foi a capa. Essa capa é linda demais, é tão leve e ao mesmo tempo cheia de sentimentos, eu não sei explicar, só sei que me encantei e fiquei encarando aquela capa na livraria, hahaha.
    Se não me engano só li um livro italiano até hoje (O Ócio Criativo), mas gostei muito dele e não tenho nada do que reclamar, apesar de não ser bem um livro com uma história ... Fiquei muito interessada pela história desse livro. É bom conferir livros de autores de outros países né, muitas vezes acabamos ficando só com os americanos ...

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  25. Capa maravilhosa, gostei da sinopse.
    beijos

    ResponderExcluir
  26. Olá Inês,


    Essa é a segunda resenha que leio desse livro e ambas bem positivas, já está na minha lista de desejados e agora ainda mais curioso....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Desde que li a sinopse quero ler esse livro, amo esses romances meio inusitados que são simples e maravilhosos <3 Parece ser um livro emocionante, adorei a resenha

    Beijoos,
    Sétima Onda Literária
    Tem post novo sobre "A Playlist de Hayden" novo lançamento da Novo Conceito, sobre bullying e música boa.

    ResponderExcluir
  28. Desde o lançamento, quando li a sinopse, que estou querendo ler esse livro. Parece mesmo ser uma história muito boa. Mas se há algumas partes que você achou confusas, só acho que isso acontecerá comigo também. Só espero gostar tanto da leitura como você.

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric