23 de março de 2015

Resenha - Baratinada

Livro: Baratinada
Autora: Marília Pirillo
Páginas: 88
Editora: Biruta
ISBN: 9788578480066
“Meus pais se separaram mesmo! Mesmo! Ponto final!”
“Eu nunca tinha beijado assim...”
"Será que barata também pode reencarnar?”
"Ai que saco! Por que eles complicam tanto?!"
Essas frases e muitas outras explodem na cabeça de Patrícia, a garota que conta esta história que, por isso mesmo, se chama Baratinada. É muita coisa acontecendo no seu mundo afetivo e ela fica meio "desnorteada", querendo demais entender o mundo e se entender. São emoções, questionamentos, descobertas, ódio e amor, desejos e frustrações e tantos outros sentimentos e inquietações vividos por esta adolescente que precisa urgentemente reaprender a viver, depois da separação dos seus pais. Patrícia é ousada e ao mesmo tempo tem medo de falar dos seus sentimentos, é irreverente e cheia de ternura, feliz e infeliz. O seu grande drama é saber como se comunicar com o mundo, quando o mundo todo parece ter perdido o sentido "humano" da comunicação.


 Eu conheço essa linha de livros da Biruta, eles têm em comum o fato das obras serem curtinhas, terem um trabalho gráfico de tirar o fôlego e falarem de temas simples e comuns aos jovens. Acho bacana a forma que os autores que participam dessas coleções conseguem criar, com poucas palavras, uma história interessante e divertida de ser lida.

 Nesse livro a Marília trata de assuntos como separação dos pais e, bem superficialmente, as primeiras paixões. A verdade é que, nessa obra em especial, eu senti que faltou profundidade. Eu já li livros voltados para esse público, dessa editora mesmo, e fiquei encantada, mas esperava um pouco mais desse em especial. 


 A autora se propõe a desenvolver uma história com um número de páginas pequeno demais e acaba não aprofundando muito as coisas e, ao final da obra, ficamos com aquela sensação de que deveria ter mais. É um livro leve, divertido, sutil e familiar, mas eu realmente acho que faltou um aprofundamento maior. O público para o qual a obra se destina são jovens a partir de 12 anos, então acho que, visando os leitores, a história poderia sim ter se estendido mais para não ficar muito superficial.

 Entretanto, mesmo com esse pequeno número de páginas, nós conseguimos ver o desenvolvimento da protagonista e percebemos também temas típicos sendo abordados de uma forma real e sutil, mesmo achando que eles poderiam ter sido mais aprofundados.


 A edição da Biruta, como sempre, está de encher os olhos. Eles não enxergam a obra apenas como capa e diagramação, eles procuram criar uma identidade visual para o livro e cada página, literalmente, é tratada com carinho e apresso. Sou grande fã do trabalho que a editora desenvolve.

 Em suma, é um livro leve, rápido de se ler e que serve como entretenimento. É uma história que poderia ter sido melhor desenvolvida, mas peca na superficialidade. Recomendo a leitura para a galerinha que está começando a se arriscar com os livros, aí sim é uma ótima pedida! Uma boa história para presentear seus sobrinhos, ou irmãos mais novos. 

Quotes:
"Se as coisas não acabaram bem, é porque ainda não acabaram."

Classificação:

29 comentários:

  1. Oi Inês, tudo bem ???
    Antes de mais nada eu tenho que perguntar ... Esse dog lindo das fotos é seu ??? Gente ele (ou ela) é a coisa mais fofa, só pelas imagens eu já me apaixonei por ele. E o que é esse primeira foto em que ele tá olhando para a capa do livro ?! *-*
    Não conhecia esse livro, mas pelo que você comentou e pelas fotos que você colocou na resenha, a edição dele está impecável. Adorei essa capa e gostei de ver que existe todo um trabalho, um cuidado especial para todo o livro, não apenas a capa !!!
    Não sei se leria o livro, mas achei que a história parece ser bem leve e gostosa de ler !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Sim, o nome dele é Floquinho, o amor da minha vida <3.
      É uma fofurinha mesmo, fiz até post especial sobre ele, rsrs. A editora é maravilhosa em relação isso, trata o livro muito bem e faz um trabalho incrível.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Inês! Adorei a abordagem literária dessa editora. Quais são os títulos que você mais recomenda deles? Gostaria de pesquisar. Adorei a resenha!

    Beijos.
    esqueteoito.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tai.
      Eles são mesmo incríveis. Gosto muito de A Bailarina Fantasma deles <3.
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá!

    Só não leria o livro porque já não tenho mais 12 anos. Mas a capa esta mesmo muito bonita!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem?
    O livro parece ser fofo em relação á diagramação, pena que é um tanto superficial. Mas também seria difícil não ser com esse número pequeno de páginas. Mas, como você disse, para o pessoal que está começando é bom.
    Menina, ainda estou babando nesse seu layout novo, tá divino, assim como o protagonista das suas fotos, o cachorrinho, rs.
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Roberta.
      Fico feliz que tenha gostado tanto assim do novo layout e do meu amor, Floquinho.
      O livro é mesmo uma boa dica pra quem está começando, mas poderia ter sido melhor desenvolvido.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá, Inês.
    Para ser sincero, o livro em nada me chamou bastante atenção.
    Mas por outro lado me pareceu uma leitura bem rápida, seja pela quantidade de página ou por o que descreve.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá Inês,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, a sinopse e nem a capa me chamaram a atenção e sua resenha veio confirma o quão fraco é o livro, uma pena...abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Gabi!
    Não me interessei pelo livro, acho que é voltado para leitores mais jovens (do que eu hehe).
    Obs: que fofura o cachorrinho subindo a escada com o brinquedo na boca *-*

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora.
      Também acabei me sentindo dessa forma, mesmo tentando, a todo custo, me colocar no lugar desses leitores. Obrigado, Floquinho é mesmo uma fofura <3.
      Beijos.

      Excluir
  8. Ahhh, eu gosto de livros assim, mais leves né.São mais próximos da realidade, sei lá.Ajuda os adolescentes á se envolveram com a leitura e tirarem lições importantes daí ^^

    Amei ehehehhe

    beeijos
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu acho muito fofo os projetos gráficos da Biruta e gostei de saber de uma abordagem curtinha e sobre o dia a dia, mas entendo que enxugar demais nem sempre é bom. E como não é o meu estilo de leitura, não vou ler.

    Beijos
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cris.
      Também adoro a abordagem deles, é divina <3. Mas é muito enxuto, poderia ser maior.
      Beijos.

      Excluir
  10. Não conhecia essa série Biruta, mas achei super legal essa questão da diagramação enriquecer ainda mais a história aparentemente simples.
    E que frases da protagonista!
    Adorei.
    Vou procurar um para mim.
    E adorei a foto com o cachorrinho subindo a escada, haha.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teca.
      A diagramação da Biruta é linda demais <3.
      Também amei essa frase do livro e o cachorro é Floquinho, meu amorzinho <3.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi Inês!
    Nossa, faz tempo que não venho aqui. Parabéns pelo layout novo!
    Gostei da dica, mesmo com as ressalvas. Vou procurar mais livros da editora, por se tratarem de obras curtinhas pra passar o tempo.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Não conhecia esse livro, achei a capa uma graça, uma pena ter deixado a desejar. Realmente por ser bem curtinho pode ser uma leitura mais recomendada para quem está começando a ler agora (eu certamente iria ficar querendo saber os detalhes que a história não conta também rs)
    Bjs!
    http://marcasindeleveis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oláa,
    É uma pena quando o livro deixa a desejar :// Vejo muitos livros da editora e sempre bonitos visualmente. O que deve ter por dentro deve ser da mesma forma. Irei procurar mais, vai que eu me interesse por algum! Esse livro, realmente, é perfeito para quem está começando. Se eu voltasse alguns anos atrás, iria amar!
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Para começar, achei a capa uma fofura. O livro parece ser muito bom e gostosa de se ler. Eu não sei se leria, mas acho que daria de presente para alguma prima minha mais nova, agora não sei se tem aqui na minha cidade. ♥

    eieusouamah.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mah.
      É mesmo uma boa dica de presente para o pessoal mais novo, que está querendo começar a ler. Os livros da Biruta não são tão fáceis de encontrar, acho que é mais provável você achar pela internet.
      Beijos.

      Excluir
  15. Apesar da capa ser bonito, fiquei um pouco de pé atrás com livro dado aos teus comentários menos positivos. Acho que este vou passar :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  16. Que pena que a história é tão curta :/ A premissa me chamou bastante atenção e a capa do livro está uma gracinha! Adorei a resenha.
    Beijooooos
    http://cariocasdaclara.blogspot.com.br/2015/03/8-livros-para-ler-rapido.html

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Pena que decepcionou um pouco, esse é um tema que poderia render bastante.
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Oi, Inês!
    Essa capa dá meio que uma confusão no olho! ahahaha
    Não leria o livro por achar um tema mais para crianças/pré-adolescentes mesmo...mas, considerando que o público alvo do livro é bem jovem, o fato dele ser curtinho e fácil de ler facilita muito a leitura! Esses jovens estão cada vez mais desligados! ahahaha

    Beijo

    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      A capa é mesmo diferente, a editora aposta em trabalhos gráficos alternativos. Não estamos acostumadas, mas eu acho lindo demais e super único <3.
      É mesmo um bom livro para se começar a ler.
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi Inês,
    A diagramação desse livro parece estar mesmo caprichada, mas acho que não o leria. Acho que livros curtos, assim como contos, tem esse problema que você mencionou e, se não for muito bem trabalhado fica sem profundidade mesmo.
    Mas, obrigada pela dica!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Parece ser legalzinho, não gosto quando fica com aquela sensação de está faltando algo!
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oie,
    não conhecia o livro e confesso que achei a capa bem mais ou menos.
    Achei o livro bem fofo, mas não leria

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric