16 de março de 2015

Resenha - 100 Dias de Felicidade

Livro: 100 Dias de Felicidade
Autor: Fausto Brizzi
Editora: Suma de Letas
Páginas: 312
ISBN: 9788581052359
“Não tenho nenhum feito ou mérito para ser lembrado na posteridade. Para justificar uma placa de mármore em um edifício. Uma placa diante da qual alguém passe e diga: ‘Vou ver rapidinho na Wikipédia quem era esse Battistini!’ Ainda assim, tenho uma mulher e dois filhos que amo, amigos maravilhosos, um time de garotos que dariam a vida por mim. Cometi alguns erros, farei outros ainda, mas também participei da festa. Eu também estava lá. Em um canto, talvez; eu não era o aniversariante, mas estava lá. A única tristeza foi ter que descobrir que vou morrer para começar a viver.”
Esta é a história de Lucio Battistini, apaixonado pelo time de polo aquático que treina e pela família: a mulher e os dois filhos pequenos. É a história de como ele viveu os últimos 100 dias de vida com o “amigo Fritz”. E de como, contra todas as probabilidades, aqueles foram os melhores dias de toda a sua vida.

 Desde que eu li a premissa desse livro fiquei curiosa para conhecer a história. A verdade é que me encantei pelo fato do protagonista estar destinado a morrer, mas, mesmo assim, viver esses últimos dias de maneira extraordinária. 

 De fato, a trama é incrível. Parte de um tema que vemos ser desenvolvido de várias formas em vários livros, mas aqui nós temos uma perspectiva diferente, bem humorada e extremamente simplista. Não costumo gostar de histórias que envolvem câncer, pois acho esse um assunto extremamente delicado e dificilmente  concordo com a forma que os autores lidam com o assunto. Mas, nesse caso, é como se cada palavra escrita esbanjasse veracidade. Mesmo sendo um tema complexo, o Fausto soube desenvolver com maestria.

 Não espere um daqueles livros extremamente tristes, porque a mensagem da obra é outra. Nós acabamos vendo a vida por uma perspectiva totalmente nova, aprendemos com o protagonista a valorizar as menores coisas e viver o presente, porque o resto é o que menos importa. Aprendemos a dar valor ao que temos, porque é isso o mais importante. Fiquei fascinada pela forma que o livro descreve coisas simplistas, do dia-a-dia, mas sem perder a graça, o bom humor. Pessoas normais, em circunstâncias diversas são o foco da narrativa e nós nos deliciamos com cada história nova e seus desfechos. A maneira que ela nos é apresentada.

 Esse é, acima de tudo, um livro sobre a vida, sobre como as coisas mais simples são as que nos fazem mais feliz, é uma celebração a cada momento que pode parecer pequeno, mas é o responsável pelo nosso sorriso. O tributo para as pessoas que amamos e que completam o nosso dia de forma extraordinária.

 O protagonista é um italiano comum, homem de família, com 40 anos, que caiu na rotina, mas vê sua vida virar de cabeça para baixo ao descobrir ter o temido câncer que, infelizmente, já não pode ser tratado, pois está em um estado muito avançado. É claro que a situação poderia ter sido outra, se ele não tivesse atribuído menos importância do que deveria para as dores que sentia esporadicamente. Mas é também em uma circunstância tão atenuante que ele aprende a ser feliz, redescobre as belezas da vida e nós redescobrimos junto com ele.

 Os personagens secundários são incríveis. Demasiadamente humanos, isso sempre me encanta. Todos são tão únicos que se torna impossível se esquecer de algum. Cada qual com uma história de vida interessante, com passado e presente delineados. Acho que a forma que o protagonista enxerga a vida também contribui para vermos nessas pessoas características tão singulares. Mas são, acima de tudo, personagens cotidianos, que poderíamos encontrar em uma esquina qualquer.

 A edição da Suma está impecável. Essa capa é linda e tem um significado incrível para a história como um todo, o tamanho da fonte é um pouco menor da que estou acostumada a ler, mas a revisão está impecável, não é possível encontrar erros. 

 Em suma, 100 Dias de Felicidade é um livro incrível, que recomendo para as pessoas de todas as idades. É uma obra simples, mas que consegue transmitir como poucas a verdadeira essência da vida e o fato da felicidade residir nas pequenas coisas. Nunca vai ser tarde para ler esse livro e enxergar as coisas de uma maneira mais leve, mais colorida. Recomendo muitíssimo.

Classificação:


36 comentários:

  1. o que mais me apaixonei nesse post, depois da capa, foram as suas foto. MAS MINHA GENTE, que coisa linda *-* onde foi essa locação?

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hellz.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado das fotos. Faço as fotos em locais simples, essa mesmo foi tirada no quintal da casa de uma amiga, rsrs. Também gostei muito do resultado final.
      Beijos.

      Excluir
  2. Só pela capa já dá vontade de ler!
    Adorei sua resenha! Super empolgante =)
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Oi, Inês!
    Eu quero esse livro. Não o conhecia, mas parece ser bom. Gostei de saber que o autor trilha a história por uma nova perspectiva; algo menos dramático ou trágico. Acho que vou curtir.
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  4. Oie,
    nossa não conhecia o livro, ele me fez lembrar um filme, mas agora não lembro o nome.
    Gostei do filme, dica anotada.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  5. Heeey!!

    Fazia um tempo que estava de olho nesse livro, mas não sabia se lia ou não, agora com a sua resenha eu já o adicionei a lista de desejados. Minhas expectativas estão altas e espero que sejam atendidas. Beijo!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá! Acho que já tinha visto essa capa em livrarias, mas nunca me interessei muito, parece uma leitura bem interessante, deixarei anotada para o futuro.

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  7. Oi Inês. Eu lembro de ter pedido o livro mas não o recebi. Tenho uma vontade enorme de ler ele por esta questão que você citou: perceber que não seria um livro triste e sim que ele aproveitaria da melhor maneira os 100 dias. Quero muito ler.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Greice.
      Nossa, que pena que isso aconteceu, você falou com a responsável pelo marketing que ele não veio? Mas enfim, é uma história super bacana e que nos dá uma perspectiva nova sobre a vida e o câncer.
      Beijos.

      Excluir
  8. Olá,
    Adorei, é um livro que deve atrair bastante.
    Deve ser ótimo para ler depois de uma ressaca literária.
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  9. NOSSA
    jurava que era uma autoajuda e na verdade
    parece ser uma história singela e linda!! Redescobrir a beleza da vida apesar dos pesares...
    opa!
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâm.
      Confesso que eu também pensei que era um autoajuda da primeira vez que vi, acho que a capa passa e o título passam uma impressão meio errada mesmo, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oi Inês, tudo bem?
    Ah, essa capa já diz tudo sobre o livro né? ahaha <3
    Quando trata-se de câncer, sempre fico com a mesma sensação e receio que você, mas que bom que com esse livro é diferente.
    Pela sua resenha, é um livro a mais adicionado a minha lista. Acho que ler esse livro vai me ajudar bastante, mesmo que de um jeito cômico, eu aprenda a dar mais valor a pequenos detalhes.
    Fico feliz que tenha gostado, e não vejo a hora de ler esse livro. <3

    Um beijão Inês, e até mais!

    Juliano,
    www.diariodeumledor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Fiquei bem inclinada sobre a leitura do livro, ainda mas lendo sua resenha e vendo o quanto apreciou ;) O livro ganhou pontos comigo ^^

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Juro que não esperava nada disso.
    Sei lá, pensei que fosse mais autoajuda, ou talvez um pouco moroso, de maneira nenhuma eu pensei num livro tão bom e emocionante.

    Adorei a resenha!!!

    Bjks

    Lelê - http://topensandoemler.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Gente, que amor! Não conhecia, é a primeira vez que estou vendo algo sobre esse livro e sinto que é o tipo de história que eu vou amar! A sociedade hoje já está meio programada para ignorar a saúde e só trabalhar e correr atrás de um sucesso meio ilusório, então fico até de certa forma contente em saber que o protagonista dessa história aprendeu a ver graça e felicidade nas pequenas coisas, mesmo que tenha sido pelo pouco tempo que lhe restava *-* Bjss

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Acredito que você gostaria muito da obra mesmo, a história é incrível e passa uma mensagem mais interessante ainda. Se tiver oportunidade, leia!
      Beijos.

      Excluir
  14. Oii!

    Parece ser uma ótima leitura para o final de semana. Já tinha encontrado esse livro em livrarias, mas nunca parei para ler uma resenha. Me surpreendi com a história e a mensagem que ela traz.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  15. Que linda sua resenha! A parte triste é saber que de qualquer jeito ele vai morrer, chegando pro final isso deve dar até um aperto no coração porque você aprende a gostar do personagem, mesmo sabendo o que está por vir. Rotina é algo muito comum na vida das pessoas, eu mesma não fujo nem de longe da minha rotina básica kk e mesmo que goste dela, acho que podia viver muito mais. E se ele consegue se dar conta disso antes que seja tarde demais, deve ter rendido uma história incrível mesmo!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br
    Tem resenha nova no blog de "Seis anos depois", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Pois é, desde o começo sabemos que ele está destinado a morrer, dá vontade de tentar mudar o final ou algo assim, mas isso não seria real. Por mais que nos fizesse feliz, não iria transmitir veracidade. Rotina é algo que também me apego, quando não sigo fico até nervosa, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi Inês, que resenha mega gostosa. Me deixou com vontade de conferir o livro.
    Só não o farei por agora, por ter acabado de ler um outro com a mesma temática, e como é algo forte, vou deixar passar um tempinho.
    Já coloquei na lista.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não tinha nem idéia que esse livro existia. Rs
    Maseu amei a premissa!
    Infelizmente não tem como eu comprar mais nada por enquanto, mas em breve vou querer ler!
    Esses livros em que já sabemos que a pessoa morre no final, são até meio torturantes, né?
    Nos apaixonamos pelo personagem, e eles morrem! É tão injusto!!
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Ai, eu sou super chorona e sempre curto esse estilo de livro! Esse me pareceu bem o tipo que curto de ler!
    A capa dele <3 muito amor! Já quero ler!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  19. Olha eu ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas gostei bastante de tudo que você falou sobre ele em sua resenha. Fiquei bastante interessada, até porque gosto de ler livros que nos passam alguma lição de vida ou que nos fazem refletir. Espero ter a oportunidade de ler. Pode ter certeza que colocarei na minha lista do SKOOB, porque gostei bastante de tudo que você escreveu sobre ele. =] Parabéns pela linda resenha. Amei

    Linda quando puder passa no meu cantinho que tem resenha nova
    e quando houver atualização só me chamar

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/03/resenha-o-segredo-de-water-castle.html

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo joia?
    Confesso que ainda não conhecia o livro, ficou muito boa sua resenha, super bem escrita. E que delicia essa capa em? hahaha, adorei as fotos;

    Beijos
    intoxicadosporlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Adorei sua resenha! Não conhecia o livro, mas sua resenha me chamou a atenção, além dessa capa super fofa!
    Suas fotos ficaram lindas!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, mas pela sua resenha parece ser bom.
    Ando lendo pouco e não estou muito por dentro dos lançamentos rs.
    Vida de universitária não é fácil.
    Manuscrito de Cabeceira
    Bjs.

    ResponderExcluir
  23. A primeira vez que bati os olhos neste livro achei que ele fosse um auto ajuda. A capa e o título fazem a gente, realmente, pensar isso. Foi só quando comecei a ler a sinopse que percebi que ele era totalmente diferente do que imaginava.
    Tenho muita curiosidade em ler,só não sei quando conseguirei. Espero que logo. :)
    As fotos ficaram lindas, fizeram a diferença no post. ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neyla.
      Eu também achava que era autoajuda, rsrs. Temos essa impressão, mas acho que é a forma que o livro foi divulgada. Fico feliz que tenha gostado das fotos.
      Beijos.

      Excluir
  24. Eu já havia visto o livro, porém não conhecia a história. A capa me encanta, acho ela realmente legal. Bom, super interessante sua resenha, fiquei com vontade de ler o livro. Parece-me uma história ótima.
    Beijos!
    http://lendouniversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu não conhecia a história mas gostei da resenha. Vou colocar na minha listinha de livros.
    Beijos;**

    http://www.paixoniteliteraria.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oláa,
    Eu não conhecia a história desse livro. A capa é bem bonita e interessante. A primeira vez que o vi tirei a impressão de ser um livro chato, mas eu- claro- mudei a minha opinião completamente. Poxa, não sabia que se tratava de câncer. Eu amo esse assunto, não estou falando apenas por falar, mas sim porque quero levar isso como profissão. Além de tudo, gosto muito de livros em que há a doença mas que mesmo assim não seja aquela depressão total, aliás, independentemente do que seja, temos que aproveitar a vida.
    Adorei a resenha, quero muito lê-lo.
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Esse livro é realmente interessante, a capa é linda e esse é um tema que pode ser abordado de várias formas, gostei do autor não ter se prendido à tristeza. E se essa é uma carreira que você quer seguir então o livro vai mesmo ajudar.
      Beijos.

      Excluir
  27. Senhor a minha lista acabou de aumentar hahahaha
    Adorei a resenha
    Já vou adicionar, certeza!

    Super interessante a história!

    ResponderExcluir
  28. Olá, Inês!
    Nossa, fiquei muito curiosa. Foi esse livro de que você falou? Certamente o adicionarei em minha lista, porque esse tema me fascina, além de ser objeto do que tenho estudado atualmente.
    E suas fotografias são incríveis!

    Beijos!
    cacofonia-aguda.blogspot.com.br.

    ResponderExcluir
  29. To querendo ler muito esse livro! Também acho que é um tema bem delicado, mas pela resenha parecer ser bem diferente da maioria que fala sobre o assunto. É um bom livro para ler naqueles dia que a gente ta reclamando de tudo e refletir sobre as pequenas coisas. Sua resenha ficou ótima e bem sincera <3
    beijos
    umdiarioqualquer.com

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric