16 de fevereiro de 2015

Resenha - A Formatura

Livro: A Formatura
Autora: Joelle Charbonneau
Editora: Única
Páginas: 320
ISBN: 9788567028477
A Formatura - O futuro nunca foi tão incerto e desesperador. Cia Vale jamais imaginaria que as coisas pudessem chegar a esse ponto. Ela tem uma importante missão: liderar as ações para a verdadeira reconstrução do mundo pós-guerra, um caminho sem volta. Agora, ela é a peça-chave para concretizar o plano de pôr fim ao Teste, para o bem das pessoas.
Diante de um horizonte cheio de cicatrizes brutais, uma guerra prestes a começar e um governo cruel e corrompido, Cia não tem escolha a não ser se preparar para chegar às últimas consequências – se for preciso.
Será que seus colegas a seguirão para a batalha final? O amor de Tomas será forte o suficiente para aceitar e sobreviver à prova mais difícil de suas vidas? Os riscos são maiores do que nunca, e para Cia só resta confiar nos próprios instintos.
A formatura, o desfecho da distopia que nos fez perder o fôlego!

 A partir daqui essa resenha NÃO contém spoilers nem deste livro e nem dos anteriores. Clique AQUI para ver a resenha de O Teste (primeiro volume) e AQUI para ver a resenha de Estudo Independente (segundo volume)

 Este é o volume final de uma trilogia cheia de altos, baixos, surpresas, decepções e reviravoltas. Lembro de ter escrito uma resenha cheia de paixão para Estudo Independente e juro que gostaria de fazer o mesmo com A Formatura, mas a realidade é que acabei me decepcionando um pouco com a obra, provavelmente por ter expectativas demais.

 A verdade é que não é que esta finalização seja ruim, mas pelo nível que a autora atingiu no segundo volume eu esperava mais, muito mais (por este motivo que a leitura se assemelha a vida, muitas expectativas sempre atrapalham). 

 Mas enfim, tiveram reviravoltas, surpresas e coisas do tipo, só que elas não me convenceram tanto quanto no primeiro volume e, de certa forma, eu achei o final até mesmo precipitado, mesmo tendo sido coerente. 


 Os acontecimentos são interessantes e envolvem o leitor, é inegável o fato da autora saber conduzir bem uma história e narrar fatos que nos intrigam. Sem falar que sua escrita é muito gostosa e viramos as páginas sem nem mesmo nos darmos conta. 

 Eu sempre tive uma relação de altos e baixos com Cia, no primeiro volume não gostei muito dela, no segundo simpatizei mais com a mesma e neste eu meio que senti que ela foi exatamente o que esperávamos dela. Mas não percebi na mesma nenhuma característica marcante de fato ou que a diferenciasse das outras protagonistas. Na realidade, eu acho que os personagens que ficaram em segundo plano tiveram características mais interessantes e marcantes do que os que ganharam mais destaque. Então sim, se dependesse de mim a protagonista seria outra.

 O romance para mim sempre foi sem graça, não acho que o casal tenha química de fato. Os dois são exatamente o que esperamos deles e toda essa previsibilidade presente em vários aspectos da obra me incomodaram. Acho que Cia teria encontrado um par mais interessante em outro personagem. O romance aqui fica em segundo plano, mas nem por isso deveria ser mais sem graça.


 Um ponto super positivo para a trilogia é o foco nas questões políticas e, com relação a isso, a autora dá um show. Ela sabe criar tramas realmente interessantes relacionadas a esse assunto, o que supre carências que o livro possui em outros aspectos.

 Porém, algo que me incomodou foi o fato de, muitas vezes, a protagonista ter uma certa facilidade em sair de certas situações. Eu tenho a impressão de que, pelo fato do governo ser tão avançado e tão opressor, ela conseguiu se livrar bem demais de certas circunstâncias. 

 A edição da Única está bacana. Essa capa é linda, muito mais que a original. Senti que a revisão poderia ter ocorrido de forma mais atenciosa, tendo em vista os erros que encontrei ao longo da leitura. Mas a parte gráfica está incrível e quanto a ela não tenho reclamações.

 Em suma, a trilogia O Teste é bacana como distopia. Não é original e, por vezes, sentimos aquela sensação de falta de personalidade nas coisas que lemos, como se já tivéssemos lido algo parecido em algum lugar. Porém a parte política da história é extremamente bem desenvolvida e a autora tem uma escrita gostosa e que envolve o leitor. 

Quotes:
"As coisas nem sempre acontecem como a gente espera. Você só precisa se recompor e encontrar uma nova direção a seguir."

Classificação:

33 comentários:

  1. Oi Inês!

    Conheço a trilogia porque tenho um amigo que simplesmente não para de falar dela, mas, gostei bastante da resenha *-* Amo distopias, mas não sei se arriscaria ler O Teste... caso eu ganhe de alguém ou sei lá, algo do tipo, ainda vai, mas algo na história em si não me instiga a conhecer mais do enredo :/

    Mesmo assim, parabéns pela resenha! Ficou muito boa!

    Abs!

    Seguindo aqui ^^
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jhonatan.
      Muito obrigado <3. Bem, eu gostei da trilogia, mas não vi muita originalidade, entende?
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Inês, eu não sou muito chegada em distopias, li apenas um livro que foi Delírio. Quem sabe um dia eu leia a trilogia e tire minhas conclusões, mas acredito que seria uma coisa bem mais para frente!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  3. Eu estou bem a fim de ler esta série.. as capas são lindas e a história parece ser bem legal :)
    vou ver suas resenhas sobre os primeiros livros para ver se gosto ^^

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Inês.
    Com certeza a expectativa é um grande vilão.
    Eu fiz essa leitura, e adorei.
    Ao contrário de você eu gostei de Cia desde o princípio, uma protagonista sem mimimi que não fica demonstrando seus medos aos quatro cantos.
    O romance realmente não foi destacado porque essa não era a ideia desde o primeiro livro, o casal não me convenceu, mas gostei porque a distopia não usou de romance pra mostrar seu potencial.
    Quanto a originalidade, com tantos livros distópicos surgindo de uma hora pra outra realmente tá complicado encontrar algo muito inovador.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paty.
      Eu não gostei da cia, é bem verdade que ela não é do time do mimimi, mas achei a protagonista muito sem graça, não vi nenhuma característica que a destacasse, entende? Eu falei na resenha que o romance não é destaque e eu não queria que isso acontecesse, apenas deixei claro que mesmo o romance NÃO sendo destaque, ele poderia ter sido mais interessante, não achei que o casal principal funcional. Mas em momento nenhum eu questiono a importância do romance, até porque destaco mais pro fim que a importância da parte política na trama é algo incrível e que fez a série ganhar pontos comigo. É difícil mesmo encontrar algo inovador entre as distopias, mas achei esse em especial sem um toque de originalidade.
      Beijos.

      Excluir
  5. Olá!!

    Eu não sei o porquê mas não me interesso por essa trilogia.
    Já li tanta gente falar que não curtiu o último livro, como você, que tenho medo de começar a ler... porque você lê todos os livros pra chegar no último e estar tudo errado? rs
    Prefiro nem começar...hahaha

    Mas quem sabe um dia ainda mudo a minha opinião, afinal toda leitura é válida né?

    E esse quote que você escolheu por último era o que precisava ler... vou até copiar pra postar... nem tudo é como a gente quer né? =)

    Beijinhos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Eu não estou beeem no grupo das que não curtiram, mas eu definitivamente esperava mais. Esse quote é incrível mesmo, tem vezes que as coisas simplesmente não dão certo e quotes assim nos motivam.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Inês, tudo bem? :)

    Lembro que quando o livro foi lançado, fiquei louca pra lê-lo. Mas, com o passar do tempo e se ouvir nada sobre ele, nem resenhas e tal, acabei até esquecendo pra falar a verdade! haha'

    Mas, pela sua resenha fiquei com um pé atrás...a falta de originalidade com certeza me incomodaria também; é tão ruim ver tantos livros de certa maneira iguais, que acaba me desestimulando =P

    Mas, quem sabe? Talvez eu ainda confira e te falo ;)

    Beijos! ;*
    ||Letras Eternas||

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com você que essa trilogia não é muito original, eu vi detalhes que lembravam JV e Divergente . Eu não gostei muito de O Teste, mas Estudo Independente me surpreendeu bastante, achei que tanto a escrita da autora, quanto os personagens evoluíram bastante, contudo, ainda não terminei a trilogia, não tenho o que falar sobre A Formatura. Também achei que a Única arrasou na parte gráfica do livro e deixou a desejar nas revisões.

    Beijos!
    orocardovento.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      É sim uma distopia bastante igual as outras, não tem um elemento X que a destaque, entende? Eu AMEI Estudo Independente e até favoritei, por isso que minhas expectativas estavam altas com esse desfecho, deveria ter ido com menos sede ao pote.
      Beijos.

      Excluir
  8. Desde que eu li a amostra grátis de quatro capítulos do primeiro eu estou louca pra ler!!!! Porém ainda não tenho muito o que falar sobre o slivros porque não li, mas a proposta da historia eu gostei


    simplesmenteassimj.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Adoro trilogias, mas fiquei com um pé atras depois de ler tantas resenhas sobre essa série :/
    Enfim, talvez eu leia um dia. Beijos :*

    http://cold-vanessa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Ei, eu não sei muito o que dizer desta trilogia, porque ainda não tive a oportunidade de ler-la. Mas, de todas as resenhas que pude ler deu para sentir que ela divide muitas opiniões. É uma pena que o livro te tenha causado uma leve decepção no último volume. Gosto de distopias, porém, ainda não li nenhum destes últimos sucessos. Espero, ter a oportunidade de conferir esta trilogia também.

    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Inês, estou passada com o layout do seu blog! Está maravilhoso, parabéns pelo bom gosto!
    Não li a resenha (mas li a do primeiro!), pois é uma trilogia que eu quero muito ler em breve.

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caroline.
      Muito obrigado, fico MEGA feliz que tenha gostado <3.
      Beijos.

      Excluir
  12. Tô louca pra ler esse livro desde que vi a capa dele num blog. Gosto de distopias e tudo mais e fiquei querendo ler esse livro mesmo você dizendo que se decepcionou. Vi resenhas com opinioes meio divergentes em relação a esse livro, sabe?
    enfim, adorei a resenha!

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marília.
      Olha só, não é uma trilogia de todo ruim, mas definitivamente não é original, mas É CLARO que tem seus momentos, muitos, inclusive, ótimos. Não são livros que eu NÃO recomendaria, sabe?
      Beijos.

      Excluir
  13. Oiiiie! Adoro distópias! Apaixonada. Adorei a resenha, já tinha lido algumas sobre a série!
    Coloquei na minha lista de leitura desse ano! Essas fotos ficaram perfeitas, você que tirou?
    Seguindo!

    Beijão da Lari <3
    Brilliant Diamond | Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa.
      Eu também gostava muito, até que saturei um pouco, rsrsrs. Sim, eu que tiro as fotos, muito obrigado <3. Fico feliz que tenha gostado.
      Beijos.

      Excluir
  14. Não conhecia esse livro e confesso que também não conhecia os anteriores...
    Você leu em quanto tempo?
    Super Beijo, te espero lá <3

    www.eaijuliablog.com.br FANPAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Julia.
      Confesso que eu não estava em um bom momento quando comecei, então demorei mais de 1 semana lendo, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Inês,
    Putz mulher agora tu me deixou cheia de medo em relação ao final
    To finalizando o segundo super empolgada, adorei que a trama ficou bem mais corrida - apesar de ter adorado o primeiro também- e imagina esse balde de água fria ao finalizar a série :'(
    Mas gostei dos pontos positivos ressaltados e concordo! Ai doida pra ler!

    bjs e tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nana.
      Eu AMEI o segundo, até favoritei. Isso que me atrapalhou na hora de ler essa continuação, mas acho que agora que você está mais pé no chão não vai se decepcionar. Não é um final ruim, apenas esperava mais, entende?
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi, td bem?
    Não li essa trilogia ainda.
    Que pena que o último volume decepcionou...
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Inês, tudo bem? Tenho bastante vontade de ler esses livros, mas não estou com tempo para mais nada:(
    E concordo com você que expectativas demais são um problema mesmo. Mas as vezes, a gente não se decepciona. Pena que não foi esse o caso :(
    Beijos
    http://smallscribble.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Meu Deus, que amorr, sério mesmo... Está na minha lista de livros para ler, é triste né, quando a protagonista não é tão marcante quanto as outras, o livro parece muito interessante, sem falar que essa capa ta lindaaaaa <3
    Gostei muito de ver sua opinião sobre o livro, foi bem sincera, simplesmente ameii....


    http://falogarota.blogspot.com.br/2015/02/look-do-dia-verao.html

    ResponderExcluir
  19. Não gosto muito desse tipo de livro, prefiro os romances, vou dar uma olhada nos outros volumes para ter uma opinião melhor.
    Beijos

    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  20. eu não sou muito fã de ler mais essa sinopse me deixou de boca aberta amei *----------*
    beijos

    http://loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. É uma pena quando nos apegamos tanto numa série e por isso criamos altas expectativas. Estou com medo de que o mesmo acontece comigo lendo Convergente, último da trilogia Divergente. Mesmo assim, adorei a resenha
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  22. Oi Ines!
    Que pena que o final tenha sido tão fraco. Na realidade, eu discordo. Pelo menos o teste teve muito personalidade. Tipo, enquanto os outros autores buscaram explorar o totalitarismo, Joelle explorou um inimigo impensável até o momento, que é o próprio ambiente. E isso me agradou. Mas Cia e realmente bem lerdinha.
    Das resenhas que vi da trilogia, esse é sempre a mais baixa. To curioso para conhecer mais detalhes. Pretendo ler logo.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  23. O livro realmente parece ótimo, quero comprar o box da trilogia, para ler os três seguidos!!
    Ótima resenha Ines!!
    Abraços
    www.estantedepapel.com

    ResponderExcluir
  24. É uma pena quando nos decepcionamos ou não ficamos muito satisfeitos com um livro. Ainda mais quando este é o final de uma trilogia. Eu não sou muito chegada a ler distopias, mas por conta do blog, já li algumas que até achei interessantes. No momento não despertei interesse por essa, mas gostei muito da sua resenha.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric