22 de fevereiro de 2015

Resenha - A Escolhida

Livro: A Escolhida
Autora: Lois Lowry
Editora: Arqueiro
Páginas: 192
ISBN: 9788580413472
Kira, uma órfã de perna torta, vive em um mundo onde os fracos são deixados de lado. A partir do momento da morte de sua mãe, ela teme por seu futuro até que é perdoada pelo Conselho de Guardiões. A razão é que Kira tem um dom: seus dedos possuem a habilidade de bordar de forma extraordinária. 
Ela supera a habilidade de sua mãe, e lhe cabe a tarefa que nenhum outro membro da comunidade pode fazer. Enquanto seu talento a mantêm viva e traz certos privilégios, ela percebe que está rodeada de mistérios e segredos, mas ninguém deve saber sua intenção de descobrir a verdade sobre o mundo.

 Essa resenha NÃO contém spoilers nem deste livro e nem do anterior. Clique AQUI para ver a resenha de O Doador de Memórias (primeiro volume da série).

 Esse é o segundo volume de uma série que fez um imenso sucesso aqui no Brasil, que começou com O Doador de Memórias. Antes da adaptação ser lançada a editora nem planejava lançar a continuação, porém acabou mudando de ideia. Juro que agora entendo o motivo deles não terem feito questão de lançar a continuação. Não porque seja ruim, apesar de ser mesmo inferior ao primeiro volume, mas porque esse livro não tem praticamente nenhuma ligação com o anterior. Ele se passa em um universo diferente, com personagens diferentes e tramas totalmente diferentes.

 Existe sim uma pequena referência ao primeiro livro no final da obra e eu acho que, aos poucos, tudo vai se interligar, mas neste volume isso realmente não aconteceu. Só temos uma pequena dica de que isso pode vir a acontecer no futuro, mas é algo bem sutil, que aparece no final e não temos certezas.

 A verdade é que não achei que a história foi tão interessante quanto no primeiro volume. O ambiente onde a trama se desenrola não nos desperta muita curiosidade. É uma espécie de aldeia onde as pessoas vivem de forma um pouco primitiva, até. O cenário me instigou muito pouco.


 A protagonista tem uma característica física marcante, tem garra, perseverança e uma bondade assustadora. Ela é, sem dúvidas, uma personagem legal, mas não consegui ter aquele sentimento de afeição especial pela mesma, nem mesmo torci para que as coisas dessem certo para ela. Eu acho que gosto menos quando sinto apatia por um personagem do que quando a odeio de forma escancarada. Isso porque, em minha opinião, a indiferença é ainda pior do que um sentimento forte como raiva.

 Os personagens secundários são legais, mas senti a mesma falta de brilho neles. Senti apatia por todos, por mais que tivessem personalidades bacanas e louváveis, eles simplesmente não despertaram nada mais em mim. Isso tudo foi me distanciando da história.

 Para os fãs de romance eu aviso logo: ele é inexistente. Não sei se ele iria acrescentar algo na trama ou não, mas é bom deixar claro esse aspecto.


 A história é cheia de reviravoltas, temos algumas descobertas bastante interessantes e revelações, mas isso é mais pro fim. A leitura do livro é mais linear mesmo, nada de muita ação. Achei bacana o fato da autora não querer "encher linguiça" para o livro ficar mais grosso, ela vai direto ao ponto (desde o primeiro volume) e isso é algo que muito me agrada em seu trabalho.

 A escrita da Lois é muito gostosa, por mais que o livro não tenha muita ação em andamento, em momento nenhum a leitura se torna chata ou entediante. A autora sabe muito bem como entreter o leitor e desenvolver as coisas da forma mais interessante possível.

 O livro traz algumas reflexões sobre a sociedade em que vivemos atualmente e coloca valores em xeque. São dicas sutis e nós vamos refletindo de maneira quase inconsciente. 

 Em suma, A Escolhida me decepcionou um pouco. Não me envolvi com a trama e os personagens de maneira plena, senti, inclusive, apatia pelos mesmos. Mas a autora conduz a história de forma incrível e sua escrita tem uma fluidez absurda. Isso tudo sem falar nas reflexões que o livro nos leva a fazer de maneira indireta. Não é uma leitura obrigatória para quem leu

Quotes:
"Os pequenos aprendem desde cedo a agarrar as coisas e empurrar os outros. É a única maneira que as pessoas têm de conseguirem o que querem"

Classificação:

35 comentários:

  1. Olá, Inês. Tudo bem?
    Ainda não li o primeiro livro da série, apesar das diversas críticas positivas. Porém, a resenha desse segundo me desanimou um pouco, principalmente por causa dessa apatia e do enredo não interligado. Mas ainda pretendo dar uma chance futuramente.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, é mesmo ruim quando o segundo livro não mantém o nível do primeiro!!
    É com certeza decepcionante!
    Apesar de vocÊ dizer que é uma série conhecida aqui no Brasil, eu não conheço não. haha
    Bjoss

    http://fotografiaeleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tatah.
      A série fez bastante burburinho e teve bastante divulgação relacionada ao filme, em minha concepção fez um imenso sucesso, mas realmente vejo que estava errada em usar esse termo de forma tão abrangente.
      Beijos.

      Excluir
  3. Gostei
    já conhecia o livro por outros blogs
    é uma obra que eu leria :)
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/coragem/

    ResponderExcluir
  4. Não li ainda O Doador de Memórias, ouvi dizer que nem era tudo isso. Agora, porque a sequência é tão diferente do primeiro volume? Tem mais outros livros depois?
    Por enquanto não me interessei na leitura.

    bjs.

    www.booksandmuchmore.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Nil.
      Eu acho que ela criou tramas tão diferentes para depois interligá-las, e, pelo que me parece, são 4 livros da série!
      Beijos.

      Excluir
  5. Acho que a protagonista tem que fazer a gente gostar dela, horas! Gostei de saber que a autora não enrolou, isso torna a leitura mais dinâmica. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Não li nem um nem o outro e adorei esse. A história é tão catchy e sei lá, sabe? Aparenta ser maravilhoso

    http://www.pampilho-ordinario.com/

    ResponderExcluir
  7. Não sabia que "O Doador de Memórias' tinha continuação, fiquei surpresa em descobrir. Gostei muito da sinopse e fiquei curiosa para ler a obra. Ótima resenha!


    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Ainda não tive nenhum contato com a história, nem o filme vi ainda, tive um certo bloqueio depois que uma amiga me falou super mal do livro... E se o primeiro volume parece não ser tão bom, sendo o segundo pior que ele não quero nem imaginar. hsuahsuh
    Infelizmente já não pretendia fazer essa leitura, agora então, ficou mais longe.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi Inês nunca li nada desta autora. Mas, tenho muita vontade de conferir o livro O Doador de Memórias.
    Quanto a este, não me interessei.
    Ótima resenha flor.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oláá!
    Eu tinha vontade de ler essa série, mas confesso que agora não fiquei tão interessada, haha.
    Uma pena que esse tenha te decepcionado. Amei a resenha!!
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Nunca li o primeiro nem esse, porém pela sua resenha, não seria um livro que eu compraria no momento.

    Beijos,
    www.modaeeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Inês,
    Tenho muita vontade de ler esse livro. Me encantei por O Doador de Memórias, achei o livro sensacional. Ele traz exatamente o que você mencionou nessa resenha, pontos que acabamos refletindo em nossa vida, ou dia-a-dia, sem que necessariamente transpareça que a autora teve a intenção de fazê-lo.
    Fiquei sabendo que esse não era continuação, mas mesmo assim me interessei em saber mais sobre a história. Também achei a escrita da autora direta ao ponto, e isso é um ponto muito positivo haha

    Beijinhos,
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daisy.
      É muito bacana a forma que ela nos faz refletir, mesmo que isso não seja mostrado de forma direta. É extremamente bacana e o fato dela ser direta é algo que ajuda muito no ritmo da narrativa! Também adorei!
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês, acho que a premissa do livro não chama minha atenção, quem sabe um dia eu leia pois tenho curiosidade em conhecer a escrita da autora. Não li o primeiro livro, mas já ouvi falar muito bem dele, quem sabe leia também, e vejo o filme :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  14. Oi, Inês! Eu ainda não li O Doador de Memórias, mas vi o filme e gostei muito! No final dele eu fiquei bastante curioso para saber o que acontece depois e fui ver que esse era o segundo da série, mas aí vem a notícia que você relatou e que me decepcionou bastante: "O livro não tem praticamente nenhuma ligação com o anterior" Gente, como assim? Não gostei de saber disso! :/ Mas enfim, a resenha ficou ótima! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Eu não tinha me decepcionado com o final justamente por ter descoberto uma continuação, mas aí li e me decepcionei pois não é uma ligação direta com o primeiro volume.
      Beijos.

      Excluir
  15. Olha, antes eu queria muito ler O Doador de Memórias, mas aí vi vários comentários negativos a respeito do livro, assim como do segundo volume, então desencanei.

    Fiquei triste em saber que o Segundo Volume da série não tem ligação com o Primeiro :/

    Parabéns pela clareza e sinceridade na resenha!

    Bjs,
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Não conhecia o livro, mas dado os teus comentários não me parece que o vá ler. É tão chato quando somos decepcionados com um livro =\

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  17. Oie Inês =)

    Tenho bastante curiosidade para começar a ler essa série, mas confesso que estou enrolando para ler o primeiro livro rs...

    Uma pena que esse segundo livro tenha te decepcionado um pouco, mas infelizmente as vezes acontece =(

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  18. Oii,
    Ainda não li nem o primeiro livro e também não tenho muito interesse por ele.
    É terrível quando a gente começa a ler uma saga e se decepciona no meio da trama né?
    Pena que você não tenha gostado tanto do segundo livro...

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  19. Oi Ines
    Que pena que o livro não é tão bom assim. Confesso que quando lançaram o primeiro fiquei curiosa mas agora ando perdendo a vontade de ler a série,.
    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  20. Oi Gabi,
    Não li O doador de memórias, mas tenho muita vontade. Não tinha noção que A escolhida não era realmente uma continuação, entretanto, caso realmente me encante pelo primeiro volume provavelmente lerei o segundo.
    Sinceramente, sentirei falta do romance (hehe) mas gosto de livros que trazem boas reflexões e a escrita da autora parece valer a pena!
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ká.
      O romance é um elemento que a autora pouco utiliza em suas tramas, porém a gente sempre sente falta, né? Às vezes nem tanto, mas é bacana, até mesmo como plano de fundo, para dar uma animada na história.
      Beijos.

      Excluir
  21. Oi Inês,
    Eu ainda não li A Escolhida, mas esperava mesmo que ele não fosse uma continuação direta de O Doador de Memórias. Acho que o mais interessante no final 'abrupto' de O Doador foi que você fica livre para imaginar o que acontece depois. Uma pena este segundo volume não ter atendido suas expectativas, e eu realmente gostaria que toda a quadrilogia tivesse sido publicada em um só livro. Todos são pequenos e se interligam, seria bem melhor. Ótima resenha! Preciso conferir o livro logo, logo.

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana.
      Não acho que seria legal se ocorresse essa junção, até porque o fato das histórias não serem diretamente ligadas em um primeiro momento iria deixar tudo, de certa forma, até mais confuso.
      Beijos.

      Excluir
  22. sentir apatia pelos personagens realmente não é algo bom. Não sei como você conseguiu terminar ele todo, inclusive. Quando sinto apatia, eu corro e procuro o livro pra ler depois de algum tempo.

    beijo
    beinghellz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Meu deus! Eu não sabia que era uma série! Agora eu preciso, necessito ler!
    Adorei sua resenha e as fotos, e já estou seguindo sua fofura de blog.
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tabatha.
      Muito obrigado, fico mega feliz que tenha gostado <3.
      Beijos.

      Excluir
  24. Olá Inês, tudo bem contigo ???
    Sabe que apesar do grande sucesso de O Doador de Memórias, eu não senti aquela curiosidade em conferir o livro ?! Eu acredito que isso também foi culpa do filme, não que o filme seja ruim, mas ele não me marcou sabe, não consegui me prender a história e no final eu não fiquei com aquela vontade de saber o que vem a seguir ...
    Fico triste em saber que a continuação não tem nada a ver com a história do primeiro livro, do modo como o filme terminou eu achei que a continuação nos mostraria o que vem a seguir.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Acho que as histórias vão, de alguma forma de interligar, ela quis mostrar uma visão mais abrangente do mundo, mas isso não acontece exatamente neste volume e achei esta história um tanto sem sal.
      Beijos.

      Excluir
  25. Nossa, eu devo estar dormindo no ponto mesmo, porque quando eu pesquisei sobre O Doador de memórias, não fiquei sabendo sobre esse livro, deve ser porque a editora não tinha lançado ainda, sei lá... Ainda não li O Doador de Memórias, tenho muita vontade de ler, mas sinceramente eu não gosto de livros que são de uma mesma série, mas nem parece que são kkkkkk a tua resenha ficou muito boa, parabéns.
    Beijos!

    Vício Literal

    ResponderExcluir
  26. Oi Gabi!
    Uma pena voce não ter gostado, ainda não li o primeiro dessa série e acho que vou acabar nem lendo pois são 4 livros e não to querendo enfrentar mais série hahah.
    Abraços!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Quando teve todo o boom pelo filme do primeiro volume dessa série, eu fui pesquisar mais e vi que as continuações de "O Doador de Memórias" não eram lá essas coisas, aí nem me interessei. Uma pena, né, que a autora não tenha conseguido manter o mesmo ritmo! :(

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric