20 de fevereiro de 2015

Resenha - Contos para uma Noite Fria

Livro: Contos para uma Noite Fria
Autor: Bruno Anselmi Matangrano
Editora: LLYR Editorial
Páginas: 120
ISBN: 9788582650431
Contos para uma Noite Fria - Ao abrir "Contos para uma Noite Fria", prepare-se para entrar em um universo de histórias fantásticas, de sobrenatural, absurdo e distopia, onde sonhos se tornam pesadelos e cenários misteriosos viram delírios apocalípticos. A inquietação e o medo (do estranho ou de nós mesmos), então, ganham vida, com vários estilos e temáticas. E, apesar da diversidade – que vai da melancolia do artista a possíveis futuros e devaneios em torno de si –, um tipo específico de linha costura todas as narrativas: uma grande perturbação. E, em vez de querer escapar, você se verá envolvido por este universo tão louco quanto um mundo de cabeça para baixo.
 Eu nunca li muitos livros de contos, é algo complicado porque é difícil que todas as histórias nos agradem. Bem, essa obra é diferente das outras do gênero que li, isso se dá pela atmosfera mais sombria presente nas histórias. Ainda não tenho certeza se consegui captar todas as mensagens que o autor pretendeu deixar nas entrelinhas, que são várias, mas confesso que não me identifiquei muito com livro.

 A verdade é que eu não consegui me envolver com as tramas narradas na obra. Claro que isso não ocorreu em 100% do livro, por serem diversas histórias nós sempre temos a oportunidade de virar a página e entrar em um universo totalmente novo, com novas chances de gostarmos ou não.  Mas eu simplesmente não consegui me envolver, nem senti curiosidade para ver o que viria em seguida! Porém, isso não ocorreu no livro todo. Gostei de alguns contos, em especial um distópico, que achei extremamente criativo e original, um dos poucos em que eu consegui criar empatia pelo protagonista e achar a história realmente interessante e cativante.


 Creio também que o fato das tramas serem curtinhas dificultou um maior envolvimento entre o leitor com a história em si, com os personagens e todo o resto. O livro é fininho, tem pouco mais de cem páginas, sendo que elas são divididas em vários contos, alguns têm cerca de três páginas, outros têm mais...

 Uma coisa que me irritou na maioria dos protagonistas foram suas ações inconsequentes, eles sabiam que estavam rumando em direção ao perigo, mas mesmo assim continuavam, eu sei que a sensatez é a última coisa que deveria esperar de um livro como esse, mas atitudes assim me irritaram profundamente.


 A edição da Vermelho Marinho está incrível. Na verdade, incrível é pouco, está perfeita! Cada detalhe está bem encaixado, a revisão está impecável, a parte gráfica está tão bela que não tenho nem palavras para descrevê-la de forma satisfatória. Só vendo mesmo o carinho que a editora teve pessoalmente e isso é algo que aprecio demais. 

 Em suma, é um livro que encanta visualmente, mas não conseguiu me agradar com seu conteúdo, principalmente por não ter gostado muito da forma que as histórias se desenvolveram. Gostei de alguns contos, mas, infelizmente, eles não foram maioria =/

Classificação:

57 comentários:

  1. Hey!

    Tenho sempre a impressão que um livro de terror dificilmente vai dar mais medo que um filme.. Sei lá, acho que o visual tem muito peso pra que a pessoa se assuste.
    Mas quem sou eu pra falar alguma coisa? O livro que me deu mais medo foi Diários do Vampiro.. haha
    Tenho muita curiosidade com esse tipo de livro!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa.
      Acho relativo, com A Evolução de Mara Dyer eu me borrei de tanto medo, enquanto que com esse eu não senti medo nenhum. Mas é claro que a parte visual conta muito na hora de dar medo.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Inês!
    Eu nunca li um livro só de contos, até porque eu não conheço meu próprio gosto perante a este tipo de livro. Mas esse livro já me conquistou pela capa haha. Com certeza é mais um para a wishlist (que parece não ter fim haha).

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Inês, tudo bem? :)

    Que capa mais linda *---*

    Mas, confesso que fiquei com um pé atrás pelo modo como falou da história, por não ter te dado medo... não sei se vou conferir, mas fiquei curiosa pela distopia da qual falou *--*

    Beijos! ;*
    ||Letras Eternas||

    ResponderExcluir
  4. a capa é realmente linda confesso que não é o tipo de livro que me encanta mais resumidamente gostei eu fiquei curiosa até pra ler
    beijos

    loucaapaixonada22.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Gostei da sua resenha, bem objetiva e direta =) Me interessei pelo teor do livro por serem "contos de terror" (nunca li um livro assim), acho que seria bom sair da zona de conforto. Vc pensa em repassá-lo? asuiahsauihsuaihsiahsah Um beijo!

    www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!

    Eu não costumo assistir nada de terror, pois sou muito medrosa, mas adoro esse tipo de leitura. Uma pena que o livro não tenha de agradado, vai ver que a não familiaridade pode ter causado isso.
    Achei a capa linda *--* Imagino que a diagramação está perfeita.

    Uma pena que não curtiu.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Eu também sou super medrosa, rsrs. Nem livros de terror eu costumo ler, rsrs. A capa é linda mesmo e por dentro o livro tem o mesmo capricho <3.
      Beijos.

      Excluir
  7. Olha, se fosse só pela capa eu compraria, mas que pena que ele não é tão bom assim. Eu sou apaixonado por livros de suspense e terror, mas terror mesmo, de ficar com medo, de dar uma pausa e respirar, mas "Contos para uma noite fria" não deve estar nem perto desse tipo de livro. :(
    Abraços e que a força esteja com você!
    http://www.paradageek.com/

    ResponderExcluir
  8. Eu amei a capa, é daquelas que dá gosto ter na estante. Mas infelizmente não gosto muito de livros de contos, sempre dou preferencia para livros com uma história só. Mas quem sabe se tiver a oportunidade eu leia.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  9. Oi Inês!
    Poxa, vi esse livro hoje e fiquei doida pra ler porque achei que teria um terror ai, mas do jeito que você fala, não vai me surpreender em nada! T_T
    Amo livros com suspense, que tão aquela agonia ou uma certa apreensão, mas se você que se considera medrosa não gostou, acho que vou me decepcionar bastante.
    Muito obrigada por essa resenha, me fez ver o livro com outros olhos, já que eu tinha me apaixonado pela capa e queria muito o livro!
    Beijos!

    http://lumartinho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu.
      A verdade é que eu tinha me enganado, o autor veio conversar comigo e a proposta do livro não é ser terror. Eu compreendi mal, até reformulei a resenha. Mas mesmo sob essa perspectiva posso dizer que o livro não me agradou. Mas a capa é linda mesmo <3.
      Beijos.

      Excluir
  10. Eu gosto bastante de contos. Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas nunca com detalhes como na sua resenha. Achei que se tratasse de mais terror e suspense, muito suspense mesmo! É uma pena o livro não ser bom, já não vou passar perto dele, haha.

    Abraços!
    www.acampamentodaleitura.com

    ResponderExcluir
  11. Parece ser legal, mas pelo que você falou ele ta mais para bonito do que com conteúdo

    http://simplesmenteassimj.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oie Inês =)

    Não leio nada de terror, pois sou muito medrosa XDD
    Uma pena o livro não ter atingido suas expectativas. Espero que a sua próxima leitura seja mais proveitosa ^^

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  13. Eu sou apaixonada por terror, então com certeza iria gostar deste livro. Apesar de que ultimamente nem tenho lido/visto nada do gênero, uma pena. Com certeza o livro já foi para a lista de desejados, mas é uma pena que você não gostou da maioria dos contos, pelo menos são fininhos e não se torna cansativo, né?!
    Beijo,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Inês! Como você eu sou daquelas que se assusta facilmente, por isso sempre evito tudo desse gênero, série, filme, livro... Uma pena que você não gostou da leitura, se estiver procurando algo que seja meio terror meio suspense para ver, te indico o seriado Supernatural!

    obs: adorei a dica que você me deu lá no blog, vou aderir!

    http://whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      Eu também me assusto super fácil, é complicado, não costumo ler e nem ver coisas que possam assustar, esse livro foi uma exceção porque a editora que enviou. Fico feliz que tenha gostado da dica!
      Beijos.

      Excluir
  15. Oláaa,
    Também me assusto com muita facilidade, então acabo fugindo de livros desse gênero. Nunca tive uma experiência com livros, mas sei que filmes eu passo longe. A capa desse livro é maravilhosa, estou apaixonada por ela, mas é uma pena que você não gostou dando de alguns contos, isso estragou totalmente, né? Não sei se leria =/ Não no momento.
    Beijos,

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Também passo longe de coisas de terror, principalmente filmes. Foi uma pena que esse me decepcionou mesmo, mas a capa é lindíssima <3.
      Beijos.

      Excluir
  16. A capa é linda mesmo, pena que não condiz com as obras. Eu nunca me dou bem com contos, a maioria sempre acabam me desagradando também. Se você quiser arriscar no terror de novo *o que duvido haha* tenta procurar outro livro que seja uma história completa, e que não precise der muito grande também, só pra você se aventurar e ver o que acha da experiência. Filmes dão medo mesmo pelas imagens, mas livros... Olha, acho muito difícil sentir algo além de tensão. Mesmo com as descrições, não é suficiente pra botar terror como seria ver a imagem na sua frente

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Eve & Adam", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Eu não sou muito fã de terror, a verdade é que nem costumo ler o gênero mesmo! Rsrsrs. Mas eu lembro de ter sentido muito medo quando li A Evolução de Mara Dyer, ali sim me deu medo. Filme eu nem me arrisco pra ver, sou MUITO medrosa!
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi Inês, eu não tinha ouvido falar desse livro ainda, mas gostei bastante pelo fato que sou apaixonada por terror, é uma pena que com você não tenha funcionado, mas quem sabe para mim dê certo, já que adoro o gênero. Quem sabe um dia eu leia e confiro :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  18. Concordo plenamente contigo, livros de contos são sempre difíceis de se gostar por completo, porque são contos diferentes... Mas que bom que você conseguiu gostar de alguns.
    Eu adorei essa capa, achei lindíssima, os tons e a imagem, ficou bem criativo!
    Em suma, parece ser um bom livro, acho que eu leria.

    Beijo.
    www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  19. Ameiiii a capa, e sua resenha é linda, muito bem escrita.
    Mas confesso que também tenho dificuldade em me envolver em livros desse gênero (contos).
    Adoro seu blog, toda vez eu venho aqui e fico um tempão admirando.


    Aaah finalmente fiz meu primeiro vídeo resenha, gostaria muito que assistisse e avaliasse, se puder se inscrever no canal eu ficaria imensamente feliz.


    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/2015/02/video-resenha-uma-vida-para-sempre.html
    ou
    https://www.youtube.com/watch?v=M25ZsEhXKlE

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =).
      Fico feliz que goste do blog e da resenha, é sempre bom ler esse tipo de comentário.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi Gabi, tudo bem?
    É aquela velha história: a capa pode ser bonita, mas se o conteúdo não for bom, de que adianta? :( É uma pena que ele não tenha te agradado tanto assim.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  21. Oii Inês, tudo bem??? Não sou muito fã de livros de contos, então nem me arrisco muito nessas leituras :(
    Mas a capa é bem bonita e me lembrou a capa de Carta de amor aos mortos :3
    Pena você não ter curtido, mas acontece né? Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oii Inês, nossa que pena que o livro não agradou, confesso que o título me deixou curioso, muito embora eu não costume muito ler contos! ;)

    Bjs ^^

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Eu não sou de ler livros de contos, aliás, nunca li. Não sei se vai ser uma leitura agradável, meu gosto perante os livros são bem restritos à romances. Mas não irei negar que fiquei curiosa pela capa, sim, eu julgo um livro pela capa.


    Beijos, Laris <3
    www.bloglarismunizz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Poxa que pena que não foi uma boa leitura, também não gosto de contos por causa disso, não da tempo de ser apegar aos personagens ou a história.
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  25. Olá.
    Poxa, que pena. Eu tenho muita vontade de ler esse livro.
    Ele me atraiu bastante pela sinopse. :/
    Amei a capa dele, mas fiquei agora um pouco com pé atrás.
    Tomara que eu consiga me envolver.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Inês!
    Nossa...contos com 3 páginas? É mesmo muito curto para o desenvolvimento de uma história.
    Livro de contos tem esse problema de dificilmente agradar em sua totalidade, mas nesse caso parece que sua experiência geral foi bem mais negativa que positiva, né? Que pena.
    Beijos
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana.
      Infelizmente sim, a experiência foi mais negativa. A verdade é que também achei a quantidade de páginas muito pouca para que houvesse um desenvolvimento mais aprofundado.
      Beijos.

      Excluir
  27. a capa desse livro é maravilhosa e ela esta na minha lista, sua resenha só reforçou minha ansiedade para ler ele! ausha

    blogexplicita.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Vejo que livro de contos não conseguem cativar o leitor, não me lembro de ter lido uma resenha totalmente positiva sobre um livro de contos. Nunca tive curiosidade de ler um livro nesse aspecto, mas gostei muito da sinopse e da capa. A capa é linda *-*

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá, Inês.
    Gostei de sua resenha, me pareceu sincera como costuma ser suas resenhas.
    Não conhecia o livro e não me despertou o desejo de ler.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Sua resenha é muito bem escrita, necessito ler esse livro agora <3
    Bjs.

    http://blogvermelhovintage.blogspot.com

    ResponderExcluir
  31. Oi, Gabi! Eu curto contos, mas é verdade, eles são difíceis de serem escritos porque são curtos e tudo tem que ser bem planejado para conquistar a simpatia do leitor. Curti a resenha sincera, e adorei essa capa! Bjo :*

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Concordo contigo, fico feliz que tenha gostado da resenha <3. A capa é linda mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  32. Eu também não gosto muito de livros de conto, são poucos que conseguiram prender minha atenção.
    Beijos

    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  33. Adorei sua resenha,amiga!
    Achei muito interessante ,e com certeza já está na minha lista de compras!!!!!
    Amo livros de contos!
    Bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  34. Oie Inês,pela capa achei que seria um bom livro,mas minhas expectativas murcharam :/
    Não sei se compraria,já que não é tão bom...Mas não custa tentar rs
    Resenha ótima.
    Beijos


    Cantinho da Bruna | @cantinhodabruna

    ResponderExcluir
  35. Olá querida :)
    Que capa linda! Pena que não vingaram os contos pra você - não todos, mas mesmo assim.. .Eu acho que compraria facilmente pela capa, mas depois da sua resenha... Acredito que não t~~ao breve rsrs só com uma bela promoção. Espero que a sua próxima leitura seja mais prazerosa!
    Isso é verdade heheh obrigada

    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  36. A capa desse livro é tão linda, pena que o conteúdo não te agradou tanto assim... :/ também não tenho costume de ler livros de contos.
    Suas fotografias são lindas, amo <3

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Matheus.
      Obrigado, fico feliz que goste de minhas fotografias <3.
      Beijos.

      Excluir
  37. Oii...
    É horrível quando um livro não nos encanta com o enredo tanto quanto encanta pela capa, né?
    Realmente, a capa desse livro é linda, uma pena que o conteúdo não seja tão agradável assim.
    Tenha um bom Domingo!
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Instagram | Twitter | Facebook

    ResponderExcluir
  38. Olá Inês,
    Ainda não conhecia este livro, mas ao ver capa sem duvida, a minha primeira ideia foi: "Nossa, essa história deve ser fantástica." Porém, a medida que você foi falando, bateu um desânimo é uma pena que ele não tenha te agradado tanto. =(


    Lucas - Carpe Liber
    http://livrosecontos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas.
      Pois é, quando vi a capa pensei a mesma coisa. Inclusive acho que criei expectativas em cima disso, rsrs. Pena que me decepcionei tanto.
      Beijos.

      Excluir
  39. Olá Inês!
    Que pena que a obra não te agradou ): pelo sua resenha e a sinopse, acho que eu também não curtiria muito. Principalmente pelo fato dos contos serem curtinhos. Não dá pra se envolver com a estória, sabe? Anyway, ótima resenha. Tenha um bom domingo.

    Beijinhos,
    a l l u n a r ♥

    ResponderExcluir
  40. Adoro livros de contos! Simplesmente porque eu posso parar no meio do livro sem me preocupar em esquecer a história, pois vai ser outra... Posso ler um livro de contos bem pausadamente e apreciar cada momento porque são histórias curtinhas, e isso é um ponto positivo a meu ver.
    Acho complicado justamente me afeiçoar aos personagens visto que são poucas páginas para que eles nos convençam, mas sempre dou uma chance. O título desse me é bem interessante, principalmente porque gosto de livros de terror e ele me fez lembrar algo do tipo. Mas que pena que não te agradou. Gosto de contos, mas três páginas é muito pouco também, não sei se daria chance a esse livro. Até os contos precisam ter uma certa profundidade.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alana.
      Também gosto de livros de contos, bastante até e estava com certas expectativas em cima desse, mas acabei me decepcionando bastante. Acho que 3 páginas são mesmo muito poucas para que a história se desenvolva de forma satisfatória.
      Beijos.

      Excluir
  41. Oi Inês, tudo bem ?
    Gostei da resenha, muito bem escrita. Já o livro....Hum ! Não sei.
    Se fosse apenas pela capa certamente eu compraria, a capa é linda.
    Já o enredo, não sei se faz meu tipo;
    Beijos
    www.estiogisele.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oi, Inês. Tudo bem??
    gostei muito da resenha e achei esse livro muito lindo. Mas nao sei se leria.
    http://www.mundoemcartas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Oi Inês!
    Eu gosto de livros de contos, só não gosto da Vermelho Marinho rs
    Achei sua resenha muito bem feita e bem sincera.

    Beijos
    ​​LiteraMúsicas​ | Fanpage

    ResponderExcluir
  44. Oi Inês, tudo bem ???
    Você acreditaria se eu dissesse que nunca tinha visto esse livro na minha vida ???
    Logo que vi essa capa linda pensei que o livro seria bem interessante, mas quando terminei de ler sua resenha confesso que fiquei bem decepcionada com o livro, rsrsr. Bem que dizem que não se pode julgar um livro pela capa.
    Pena que as histórias não conseguiram te encantar, é realmente bem complicado quando os contos são muito curtos a ponto de não serem capazes de nos fazer conectar com a história.

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  45. Oi Inês,
    Foi a primeira resenha que li deste livro, mas me interessei, mesmo que nem todos os contos tenham te agradado. Acontece né.. e achei a capa incrível!

    Beeijos, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric