26 de dezembro de 2015

Resenha - Quissama

Livro: Quissama
Autor: Maicon Tenfen
Páginas: 308
Editora: Biruta
ISBN: 9788578481377
Rio de Janeiro, dezembro de 1868. O moleque Vitorino Quissama foge da senzala para procurar a mãe desaparecida. Recorre ao viajante Daniel Woodruff, ex‑agente da Scotland Yard que pode ajudá‑lo em sua missão. Transitando entre os salões da corte e as precárias moradias dos cortiços, a dupla terá de enfrentar os perigos e as injustiças de uma sociedade sustentada pelo trabalho escravo. Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), O Império dos Capoeiras reconstitui a saga de uma cidade dividida pela guerra secreta dos Nagoas e Guaiamuns, duas das maiores e mais temidas maltas do século XIX. Numa época em que o escritor José de Alencar era Ministro da Justiça e o Império do Brasil destinava todos os seus recursos à Guerra do Paraguai, Woodruff mal podia imaginar que, por trás da busca pessoal de Vitorino, insinuava‑se uma conspiração que mudaria os rumos da nossa História.
 Eu comecei a ler esse livro sem expectativas, na verdade eu realmente não esperava muito da leitura, sabe? Talvez isso tenha sido um dos fatores que me agradaram mais, porque quando comecei a ver a real qualidade da obra fiquei completamente surpresa e abismada. Sem dúvidas, um livro incrível. Quando terminei a leitura já sabia que tinha que colocar entre os favoritos e mandar um e-mail para a editora perguntando sobre a continuação, sim, a história é boa a esse ponto.
 Basicamente essa é uma obra sobre escravidão baseada em fatos reais, talvez esse tenha sido outro motivo para o livro me fascinar tanto. Vejam bem, se trata de uma história verídica, a trama é sensacional, bem amarrada, dinâmica e chega um momento em que você simplesmente não consegue desgrudar os olhos das páginas, afinal seria impensável perder nem que fosse um segundo dessa história maravilhosa. Uma parte de mim (a mais racional) ainda duvida da veracidade dos fatos, mas sem dúvidas fiquei extremamente impressionada, ficaria mesmo se estivéssemos falando apenas de ficção, mas o fato dos escritos relatarem histórias verídicas me deixaram realmente sem palavras, acho que o adjetivo que chega mais perto de expressar isso é maravilhada. MARAVILHADA.

 Quero dizer, tudo é absolutamente bem construído, envolvendo fatos históricos do Brasil de 1868, personalidades como José de Alencar dão as caras e a escravidão da época como nunca foi mostrada anteriormente. Sinceramente, depois de ter lido a obra eu enxergo toda a situação com outros olhos, existe um lado social e psicológico que não conhecia a respeito de tudo isso, ou pelo menos sabia superficialmente. Todas os fatos são absurdamente viciantes e interessantes de serem lidos, sem falar nas tramas políticas que se desenrolam e acabam se interligando no final, como posso elogiar mais? Na minha opinião tudo foi absolutamente excepcional, é como dizem, a vida imita a arte (ou seria o contrário?), nesse caso temos realidade pura convertida em arte.
 Adorei o fato desse livro ter tanto valor histórico, acho que os cidadãos precisam conhecer a história do país em que vivem de maneira profunda, muitos dizem que isso não serve para absolutamente nada, mas fico encantada ao me deparar com esse tipo de conteúdo e não existem dúvidas de que a parte histórica é, além de interessantíssima e pertinente, extremamente importante. Qual é, as coisas das quais lemos por aqui não estão em um livro didático de história, sabe? Acho que esse livro tem um valor histórico e cultural sem limites, sem falar toda a história de como os escritos foram parar na mão do autor que, nada mais é, que o tradutor e adaptador da história. 

 Os personagens são incríveis, verossímeis (talvez porque sejam mesmo reais, não existe dúvida disso). Adoro o fato de Daniel ser o protagonista, ele é incrivelmente perspicaz e inteligente, desse modo a história fica ainda mais interessante e dinâmica. Vitorino também é outro personagem incrivelmente interessante, sem falar do mistério que sua mãe confere ao livro.

 A obra termina de modo a encerrar certos acontecimentos que se iniciaram nesse livro, ou seja, as histórias paralelas, mas as principais não se encerram por aqui, de modo a deixar um grande gancho para as continuações (que já estou absolutamente louca pra ter em mãos).
 A edição da Biruta está impecável como sempre, gosto muito dessa capa, mas acho que ela confere uma atmosfera mais infantil ao livro, o que realmente não é um adjetivo que deveria se referir ao conteúdo. Não existe nada de pesado, verdade, mas é uma história mais madura, sabe? Creio que essa capa faz com que o livro atinja um público muito limitado nesse sentido. Toda a parte visual, na verdade, mas essa é uma impressão pessoal que tive, principalmente por querer que o maior número de pessoas possíveis tenham acesso a esse conteúdo. Fora isso não há do que reclamar.

 Em suma, eu me sinto é na obrigação de agradecer ao Maicon por ter traduzido o texto e feito com que essa história incrível alcançasse o público, também à Editora Biruta, por ter publicado. Essa é uma obra que deveria ser leitura obrigatória, sabe? Para qualquer idade, não importa que a capa dê a entender que é algo mais juvenil. Na verdade, acho que esse livro tem um valor cultural e histórico inestimável, simplesmente leiam, existem coisas aí dentro que ninguém nunca vai te contar, a menos que você o leia.

QUOTES:
"Senti um forte desânimo, tive impressão de que fora encurralado pelos azares do mundo."

 CLASSIFICAÇÃO:

38 comentários:

  1. Olá, Gabi. Tudo bem?

    Não conhecia o livro, mas gostei muito de sua opinião sobre a obra.
    Acredito que também começaria a ler a obra sem muita expectativas, mas pelo que disse é uma leitura que surpreende e muito.

    Gosto da temática proposta no livro, não sou muito de assistir novelas, mas sempre que passa uma envolvendo a época que se passou esse período terrível de escravidão no Brasil. Quero muito conhecer a obra, acredito que vou me envolver rapidamente com essa aventura recheada de fatos históricos e reais.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou reenviando o comentário, pois de certa forma só foi metade.

    Olá, Gabi. Tudo bem?
    Acho que também iria começar a leitura deste livro sem muitas expectativas, mas com o decorrer da leitura rapidamente me envolver, ao menos é essa a ideia que sua opinião me passou.
    Não costumo assisti novelas, mas sempre dou uma olhada, quando passa uma com a temática semelhante a desse livro. Um bom exemplo é, Lado a Lado. Enfim, acho a época da escravidão, um momento histórico terrível a ser lembrado, mas também acredito que é um assunto muito necessário ainda nos dias de hoje, afinal, ainda existem pessoas preconceituosas que não usam pessoas negras, mas se pudessem usariam.

    Ao todo, após sua resenha esse livro se tornou um dos livros que pretendo ler no ano que vem.

    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renato.
      Aaawn, que amor <3. Eu não vejo novela por falta de TV e vontade, mas não posso negar que a temátia é interessante. Lado a Lado foi uma das poucas novelas que foram realmente boas e bem embasadas. Espero que leia mesmo, esse livro é PURO AMOR. Acho que a leitura é até necessária em certo sentido.
      Beijos.

      Excluir
  3. Eu tinha visto um vídeo sobre esse livro no youtube recentemente, e me interessei imediatamente pela história... sua resenha me deixou ainda mais curioso. Agora eu preciso ler! Parece ótimo!!

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Plinio.
      O livro é bem bacana, ainda acho que ele não possui a visibilidade que merece, mas acho mesmo que você deveria ler.
      Beijos.

      Excluir
  4. Não conhecia esse livro e fiquei com muita vontade de ler, parece ser incrível mesmo!
    Beijos e obrigada pela dica!
    www.somosvisiveiseinfinitos.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi, Inês, tudo bem?

    Eu conheci esse livro lá no blog do Marcos e achei a história muito rica. As ilustrações são um tom todo especial ao livro e essa capa, mesmo que possa ser meio 'infantil' é linda e de extremo bom gosto.
    Não gosto de ler livros sobre a escravidão e sobre as guerras, mas Quissama é um livro que pretendo ler assim que tiver a oportunidade!

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      A capa é linda, não nego e nem discordo, mas também acho que ela limita muito o público do livro, sabe? Acho que Quissama deveria ser um livro de leitura bastante divulgada e considerada importante!
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Inês!
    Que resenha linda!
    Eu adoro (apesar de ser uma época terrível) livros de época, principalmente aqueles que retratam a escravidão. Acho que é uma forma de aprendermos com o passado, de até nos conscientizarmos das atrocidades do passado. Aprendemos de forma lúdica e, pelo que vi em sua resenha, com sensibilidade por parte do autor, o que nos aconteceu no passado.
    Quero muito lê-lo!


    Beijos!
    Fabi Carvalhais
    http://pausaparapitacos.blogspot.com.br | @pausaparapitacos |http://facebook.com/pausaparapitacos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fabi.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado da resenha <3.
      Realmente é uma época péssima e triste, mas é necessário que tenhamos conhecimento de todas essas coisas. Até pelos motivos citados por você, conhecer a história das coisas e do seu país é fundamental. Espero que leia mesmo e goste!
      Beijos.

      Excluir
  7. Olá!
    Li esse livro há um tempo atrás e amei, a biruta sempre capricha em suas edições, fora que a história é ótima.

    http://whoisllara.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Inês,
    Faz tempo que vejo esse livro nas estantes por esse Youtube afora, mas nunca vi ninguém fazendo uma ''resenha'' (detesto essa palavra, a sonoridade dela me dá fissura) dele. Fiquei bastante interessado mas sei que não vou lê-lo por enquanto... pra variar eu exagerei nas compras nesse fim de ano e quando voltar a comprar tenho outras prioridades... mas aceito de presente :p

    Grande abraço!!!

    Leitor Antissocial

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rudi.
      Agora que você parou para falar, a palavra resenha parece mesmo um pouco estranha. Espero que compre mesmo o livro, se eu tivesse dinheiro te daria, mas estou dura, rsrs. Anyway, a leitura é mais que recomendada ;).
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Gabi! Tudo bom?
    Acontece comigo direto isso de não esperar muito do livro e ele ser ótimo, mas também acontece de você esperar demais e ele ser horrível, eu com certeza prefiro a primeira situação!
    Um beijo e parabéns pela resenha!
    blogestrelasdepapel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Inês! Tudo certo?
    Nossa! É a segunda resenha SUPER EMPOLGADA que leio acerca desse livro. E, cara, a primeira já me deixou louca pra conhecer essa estória (que é tão história!). A sua só veio a confirmar a minha vontade em ler o livro.
    Acho a Biruta uma baita editora, tanto em relação ao conteúdo quanto ao seu projeto gráfico.
    Tenho "Cordeluna", e é uma obra-prima que tenho aqui. Guardo com muito carinho.
    Pretendo adquirir "Quissama" em 2016.
    Um abraço!

    Blog || Fan Page

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Érica.
      A Biruta arrasa nesse quesito mesmo, as edições são impecáveis. Espero mesmo que leia o livro, acho que essas duas resenhas positivas só confirmam o teor interessante e importante da obra.
      Beijos.

      Excluir
  11. Eu PRECISO ler esse livro!! Sou apaixonada por histórias da época da escravidão, e quando são verídicas então... Af, muito amor ♥. O título e a sinopse já seriam o suficiente para o livro me atrair, mas menina, essa sua resenha me fez querer lê-lo agora! Hahahaha. Me senti contagiada com a sua empolgação cara. Muito bom, sério! Vou ler para a gente poder ama-lo juntas! Hahahaha.

    Beijoos
    Clareando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Clara.
      O assunto é mesmo muito interessante, impossível não ter vontade de ler obras do tipo. Espero mesmo que você leia, o livro mais que merece esse interesse!
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Inês, tudo bem ???
    Flor, tenho a mesma opinião que você quando o assunto é história. Nunca pensei que história é algo que não serve para nada, muito pelo contrário, quando conhecemos mais sobre a história de nosso país, podemos compreender melhor porque estamos onde estamos, como podemos sair da situação em que chegamos, como não repetir os mesmos erros do passado. A história é muito importante, e é muito triste encontrar pessoas que pensem o contrário.
    Simplesmente amei sua resenha, fiquei aqui morrendo de vontade de conhecer essa obra. Mas confesso que se encontrasse ela na livraria, e não tivesse lido sua resenha, iria pensar que era um livro infantil. Por sorte agora sei do que se trata !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Estava com saudades suas, que bom que voltou! A história é imprescindível, em minha opinião, fico feliz que compartilhe dela. A importância da mesma é incalculável e pode evitar muitos problemas futuros. Fco feliz que tenha gostado da resenha, realmente não acho que a capa ajuda nesse sentido, mas o conteúdo é incrível.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês, como vai?
    Amei sua resenha! Já tinha ouvido falar do livro, mas não tinha despertado tanto minha curiosidade, apesar de ser muitíssimo bem falado em todos os lugares. Apesar do tema não ser um dos que mais atrai meu interesse, eu amei tudo que você contou sobre ele e estou com muita vontade de lê-lo!


    Um beijo e feliz 2016!
    http://winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Fico mega feliz que tenha gostado da resenha, o tema é ótimo, mesmo não te atraindo muito. Acho que você não iria se decepcionar, sabe?
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi Ines!
    Não conhecia o livro, mas parece ser mesmo uma leitura bem válida. Como você disse: é sempre importante conhecer um pouco mais da história. Acredito que qualquer forma de tornar essa temática histórica envolvente e empolgante é válida e pelos seus comentários me parece que o Maicon fez isso muito bem.
    E também concordo que a capa não parece transmitir a força do conteúdo do livro.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana.
      A capa é bastante infantil, em minha opinião, creio que ela deveria ser mais adulta, até mesmo para atrair mais público. Mas a importância e relevâncida da obra são indiscutíveis.
      Beijos.

      Excluir
  15. Oi Inês, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar desse livro.
    Pelo jeito parece ser muito bom.
    Adorei sua resenha e suas fotos <33

    Beijos
    @saymybook
    http://saymybook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito da tua resenha, coloquei entre os livros para meta de leitura!
    Histórias verídicas costumam me prender bastante e pelo visto esta é maravilhosa.
    Ainda não conhecia este livro.

    Beijos,
    Rabisquei meu Horizonte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      Fico feliz que tenha gostado da leitura, histórias verídicas são mesmo ótimas.
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi Inês, tudo bem?
    Como você citou, eu jurava que esse livro era mais voltado pra um público infantil, por causa da capa. Fiquei surpresa em saber que se trata de escravidão, que é um assunto tão sério e que ainda precisa ser abordado nos dias de hoje.
    Sua resenha está fantástica.
    Beijos, http://lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      Realmente, não acho que a capa favorece uma maior divulgação do livro, mas o conteúdo é ótimo e merece atenção. Obrigada, fico feliz que tenha gostado <3.
      Beijos.

      Excluir
  18. Oii, apesar de não gostar de nada relativo à época da escravidão por ter sido tão cruel e injusta, seus comentários me fizeram ter vontade de procurar pelo livro.
    Ele parece proporcionar uma leitura bem agradável, até mesmo por ter ilustrações (o que não é muito comum em livros que não são infantis).
    Bjs,
    Bipolaridades
    Novo post: Feliz Natal! + Ally tutos + O Natal pelo mundo

    ResponderExcluir
  19. Oie...
    Adorei a sua resenha!
    Sempre que não estamos muito empolgadas com um livro ele nos surpreende e isso é tão bom !
    Fiquei com vontade de ler só não gostei da capa :)
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane.
      Fico feliz que tenha gostado da resenha, é mesmo ótimo se surpreender positivamente com uma obra.
      Beijos.

      Excluir
  20. Que resenha bacana. Eu me interessei demais e achei a edição linda. Capa bela também.
    Vou anotar a dica aqui. Valeu mesmo. Adoro esse tema de escravidão também por ser real e nossa, mexe muito comigo, sempre.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Camila.
      Eu que agradeço por você ter levado a dica em consideração, pra mim é um prazer indicar esse livro incrível.
      Beijos.

      Excluir
  21. Já li Quissama e foi, também, uma das minhas melhores leituras de 2015. Bem fundamentado, com ótimos personagens e uma história crível, me ganhou sem dificuldades.
    Ótima resenha.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de dezembro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos.
      Realmente, um livro muito bom, leitura incrível, impossível não favoritar.
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi,
    Confesso que não conhecia o livro, mas fiquei bastante curiosa por ser baseado em fatos reais. Esse tipo de livro nos faz refletir sobre a vida e as dificuldades que mts passaram e ainda passam devido ao preconceito.
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric