17 de agosto de 2015

O dia que eu resolvi ler Martha Medeiros

 Olá, pessoal. Hoje vim fazer uma resenha diferente para um livro diferente, vim falar de Doidas e Santas da Martha Medeiros, jogar papo fora e recomendar a leitura do livro. Para ver tudo isso, clique em LEIA MAIS.

 Sabe aquela sensação boa de ter feito uma amizade nova? Aquele sentimento de que encontramos outra pessoa no mundo pela qual temos afinidade, pensamos semelhante, ou gostamos um do outro mesmo pensando exatamente o oposto? Então, me senti dessa maneira ao ler o livro Doidas e Santas da Martha Medeiros, terminei a leitura com mais uma autora na minha lista de "quero ler todos os livros dela" e com mais uma amiga.

 O livro é composto por crônicas sobre todos os temas que você poderia imaginar (e mais um pouco),  não sei se todos vocês conhecem o trabalho da autora, mas ela fala conosco de um jeito íntimo, conhece nossos segredos e vontades (afinal, ela também é mulher!). Cada crônica sua foi uma adorável surpresa em uma manhã entediante, cada vez que eu me identificava com ela foi como estar fazendo uma amiga cada vez mais íntima. Cada vez que eu discordava eu também estava aprofundando nossa amizade. Porque ler esse livro é isso, quase uma conversa informal com uma amiga que você muito admira e mal pode esperar para saber sua opinião sobre tal assunto.


 Gente, o livro tem crônica mais atual e pertinente (mesmo tendo textos escritos desde 2005) do que muitos textos que li anteontem. A autora trata de temas atemporais sem nos poupar de sua crítica afiada e humor ácido. No fim da leitura eu fiquei com vontade de escrever para a Martha pedindo conselhos, de pegar um avião e ir direto para onde quer que ela more dizendo que minha vida está um caos e eu preciso de sua opinião sobre certos assuntos, desde os mais banais até os mais importantes.

 Também aproveitaria para conversar sobre amenidades, já que ela também escreve crônicas sobre filmes que ela recomenda e artistas que ela andou descobrindo. Pediria dicas de longas bons, pouco óbvios e nada comerciais (já que é desse tipo de filme que ela gosta). Também não hesitaria em perguntar sobre os artistas que ela mais gosta e incluí-los em minhas playlists antes mesmo de escutar suas músicas. Porque sim, porque eu passei a confiar na autora de tal maneira que estou disposta a dar todo esse crédito para ela. 

 Por fim digo que Martha Medeiros escreve obras que não são para serem lidas, e sim degustadas ao fim de um dia triste ou alegre, nublado ou ensolarado. Porque suas crônicas são boas a esse ponto, independente de seu estado de humor (ou amor), elas vão ser como casacos quentinhos que te aquecem nos dias mais frios ou uma carona que você recebe depois de esperar tanto tempo um ônibus que parece nunca chegar. Elas vão melhorar teu humor e te fazer sentir menos solitária, e pra quê mesmo serve um bom livro, afinal? E, antes de me dar por satisfeita, vou fazer algumas recomendações:

 1. Escutem o Jamie Cullum, ela o indicou em uma de suas crônicas, eu já o conhecia, mas não sei se você, caro leitor, já ouviu falar de seu trabalho.



2. Leia alguns dos quotes do livro, só para ficar com água na boca (e querer tatuar alguns):
"O mundo não anda fácil nem digerível. É homem-bomba explodindo em festas de casamento, é corrupção pra tudo quanto é lado, é muito desamor travestido de prazer, é uma urgência de ser feliz que impede a construção da felicidade mesma, que é mais vagarosa. Para onde estão indo todos nessa correria?" 
"A gente perde muito tempo se anunciando, dizendo que faz e acontece quando, na verdade, tudo que precisamos, ora, é viver." 
"Entre sobreviver e viver há um precipício, e poucos encaram o salto." 
"As escolhas decisivas da sua vida seguirão sendo suas, apenas." 
"A vida segue acontecendo nos detalhes, nos desvios, nas surpresas, nas alterações de rotas." 
"Pagaremos um tributo ao sofrimento, simplesmente porque viver, seja da maneira que for, nunca é fácil." 
"O mundo já caiu, baby. Só nos resta dançar sobre os destroços."

3. Se puder, pelo menos leia algumas de minhas crônicas favoritas da obra (já que não poderia eu mesma digitar todas elas aqui, vá você ler):
  •  A Tristeza Permitida
  •  Vai, vai, vai... Viver
  •  O Cartão
  •  Os ricos pobres
  •  Hoje e depois de hoje
  •  Um cara difícil
  •  Doidas e Santas

4. Compre o livro, ora! Ele se tornou um dos meus favoritos (garanto que isso não é fácil). Então deixei alguns links de compras, vai que vocês seguem minha recomendação...
Saraiva - Americanas - Submarino

O que vocês estão esperando? Corram pra ler!

51 comentários:

  1. Olá!

    A Martha é incrível mesmo! Ela tem um jeito de escrever único, ácido, mas sem deixar de ser realista. Ela pode escrever dez anos antes, mas ainda assim o texto será condizente com os dias de hoje. Não a toa virei muito fã dela quando li Doidas e Santas!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kamila.
      A Martha é mesmo um dessas autoras atemporais, incrível. Também fiquei surpresa e encantada ao ler esse livro dela <3.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oie,
    esta ai um livro que nunca pensei em comprar, mas você falou tão bem que fiquei bem curiosa.
    Amei os quotes.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Nunca li um livro dela :c
    Mas com um post desses já está na hora de mudar não é!? haha
    Adorei o post e essas fotos lindas ♥
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruna.
      Fico feliz que tenha gostado das fotos, sério <3. Leia mesmo...
      Beijos.

      Excluir
  4. Caraca! Nunca tinha tido vontade de ler nada da Martha Medeiros, mas você com toda certeza me convenceu! Sério, adorei a indicação e vou correndo colocar na minha listinha de desejados :)

    "Independente de seu estado de humor (ou amor), elas vão ser como casacos quentinhos que te aquecem nos dias mais frios..." *.* Eu quero!

    Beijos,
    www.naestradadafantasia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marina.
      Oown, fico mega feliz que tenha gostado da minha resenha, sério. Leia a Martha mesmo, ela merece toda a atenção do mundo.
      Beijos.

      Excluir
  5. Caramba! Eu nem conhecia a autora, mas fiquei super curiosa para conhecer e ler tudo dela. Tem autores que tem esse dom de fazer com que nos sintamos amigos de longa data. Quero muito muito esse livro haha
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  6. Eu não tinha conhecimento desse livro,
    mas já li um livro dela e adorei,
    inclusive virou um dos meus favoritos

    Mil beijocas
    ⋙ ♥ Blog Livros com café

    ResponderExcluir
  7. Já tinha visto esse livro na livraria , mas não imagina ser bom .
    Agora que li sua resenha me animei a ler :)
    Beijo

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Acho que ainda não li nada dela. Mas pelo o que você está dizendo, se eu tivesse lido teria me lembrado, né?
    Gostei dos temas que ela trata no livro. E se antes eu não tinha interesse na escrita dela, agora tenho com certeza!

    Beijoo
    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  9. Oi, Inês! Tudo bem?
    Adorei o post.
    Não conhecia esse livro ainda hahaa Mas se tornou um dos seus favoritos, com certeza vale a pena ler!!

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Livros que continuam sendo atuais mesmo que se passem anos e anos são os melhores haha Eu não curto muito esse gênero de livro e tal mas se você gostou tanto assim, vale a pena arriscar.

    http://criativosounao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Também não sou a maior fã do gênero e não é tão fácil uma obra dessas me interessar e me agradar por completo, mas essa é realmente incrível.
      Beijos.

      Excluir
  11. Achei muito bacana! nunca li nenhum livro dela, mas adoro a capa hahahha
    adorei :)))
    beijão linda,


    osbeneficiosdebebercafe.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, Inês! Tudo bem? Eu tenho muita vontade de ler Martha Medeiros por causa do Rudi (do Leitor Antissocial), ele é muito fã da autora e sempre fala ótimas coisas a respeito dela. Agora apareceu mais uma pessoa para aumentar a minha vontade de ler os livros da Martha: Você! hahaha Adorei o post e fiquei ainda mais interessado em conhecer o trabalho de Medeiros! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Não sabia que compartilhava com o Rudi o carinho pelos textos da Martha, fico feliz em saber, agora você possui influencia dupla pra ler o livro. Há, não tem pra onde correr.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi Inês, tudo bem?
    Menina que post delicinha... kkkk
    Não conhecia a autora, e nem curto muito ler crônicas, mas você falou da autora e do texto com tanta animação e entusiasmo que fiquei curiosa.
    Dica anotada.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lia.
      Fico feliz que tenha gostado do post, sério. Também não sou a maior fã do mundo de crônicas, mas essas são muito boas.
      Beijos.

      Excluir
  14. Amo crônicas e fiquei doida pra ler!! <3
    Beijos 1999since.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu não sou muito fã de crônicas, mas você falou com tanta convicção sobre esse livro que quase pude ver seus olhinhos brilhando hahaha adorei a resenha, é tão bom poder se sentir próximo dessa forma da obra né, como se de fato conhecessemos quem está por trás daquelas palavras

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Scarlets", vem conferir!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      De fato, meus olhinhos brilham ao pensar no livro, é mesmo incrível se sentir próxima de uma obra a esse ponto.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi Inês!
    Esse livro é maraaaa! Eu já li, reli e nunca vou me cansar dele. A leitura é ágil e as crônicas falam de assuntos que são bem atuais. Martha é uma autora incrível que eu recomendo geral!
    Um livro dela que eu amo é Fora de Mim. Vale super a pena a leitura! ;)
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Neyla.
      É mesmo um livro excepcional, não conhecia Fora de Mim, mas já vou atrás pra ler, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  17. Oi Inês, tudo bem?
    Li uma resenha desse livro recentemente e confesso que ele não chamou minha atenção.. Mas gostei de saber sua opinião sobre as crônicas!
    Que bom que você gostou da leitura! É sempre bom ler algo diferente de vez em quando :)
    Ps. Vi que você está lendo Orgulho e Preconceito! Esse é meu livro favorito da vida!!! Espero que esteja gostando ^^
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Estou mesmo lendo Orgulho e Preconceito e simplesmente amando, livro incrível <3.
      Beijos.

      Excluir
  18. Dela já li dois livros e amei. Quero ler todos que eu puder.
    Esse já está na minha lista tem um tempinho e sua resenha só fez constatar que eu vou amar *-*
    Beijos, adorei a resenha.
    http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi Inês!!
    Necessito ler Martha Medeiros!!
    Vários amigos e amigas me dizem que a escrita dela é maravilhosa,além de vários ensinamentos.Projeti 2016:ler mais Martha Medeiros
    Beijos!!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cláudio.
      Pra quê deixar pra amanhã o que se pode fazer hoje? Começa a ler a Martha ainda em 2015 rapaz, 2016 pode nem chegar a acontecer.
      beijos.

      Excluir
  20. Eu to chocada com o seu blog, é muito liiiiindo! Muito magico hahahahah adorei muito a arte!

    http://www.thetrashion.com/

    ResponderExcluir
  21. Não conhecia esse livro por isso gostei bastante da sua opinião sobre ele. Gostei de saber que as cronicas são bem atuais e tal. Isso é um ponto super positivo pra mim. espero ter a oportunidade de ler esse livro algum dia.

    bju
    Vento Literário / No Facebook / No Twitter

    ResponderExcluir
  22. Entendo bem o seu sentimento! Senti a mesma coisa quando li "Feliz por nada", a partir daquele momento quis ler todos os livros dela e esse é mais um para a lista.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Me senti exatamente assim, a Martha é incrível <3.
      Beijos.

      Excluir
  23. Oláá´!

    Desde sempre eu tenho muita vontade de ler algo da autora, sempre dizem que a escrita dela é genial e pela sua resenha posso perceber que não é propaganda enganosa.
    Gosto de contos e cronicas e sempre acho que combinam com qualquer tipo de dia e humor. Parabéns pela resenha!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Leia mesmo, ela é simplesmente incrível, sério <3. Crônicas são textos curtinhos que, quando bem escritos, nos dão uma boa dose extra de amor.
      Beijos.

      Excluir
  24. Oi Inês!
    Eu adoro a Martha Medeiros! Sou dessas que lê todos os livros de crônicas dela e mesmo depois de ler lido, tiro um da estante e abro em uma crônica aleatória para ler rapidinho. E concordo com você: são textos atemporais.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari.
      São mesmo atenporais, vou fazer umas coisas do tipo porque a escrita dela merece esse tipo de atenção.
      Beijos.

      Excluir
  25. Oie Inês =)

    Acredita que eu ainda não li nada da Martha Medeiros? Sempre leio muitas resenhas positivas dos livros dela, mas ainda não tive aquela curiosidade sabe.
    Sua resenha me deixou inclinada a dar uma chance a autora. Quem sabe eu acabe gostando também né rs...

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  26. Oi Inês,

    aqui é a Tati so Por ti, Pra ti. Fiquei super lisonjeada com a sua visita em meu blog, gostaria de agradecer e convidar-te para vir outras vezes.

    Sobre a resenha da Martha, aaah ja li esse livro e realmente, acho que todas nós mulheres nos identificamos muito com a personalidade meio doida dela, ahaha eu amo essa mulher de paixão, e quando li também quase escrevi uma carta pedindo conselhos, leitura muito boa.

    Beijos dona moça!
    http://www.portiprati.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tati.
      Ela é mesmo incrível, impossível ser mulher e não gostar de suas obras e escrita. Sensacional demais.
      Beijos.

      Excluir
  27. Martha Medeiros é única e maravilhosa. Amo os livros dessa mulher e já li Doidas e Santas. É muito perfeito, assim como outras obras dela. Beijão :*
    Wave over Wave

    ResponderExcluir
  28. Oi, Inês!
    Antes de comentar sobre a sua resenha, queria agradecer os desejos de felicidade lá no meu blog no post do meu casamento. Você é uma fofa! E provavelmente você ia chorar, sim, hahaha. Nós escrevemos os próprios votos e o Caio destruiu nos dele até os corações mais enregelados, hahaha.

    Bom, agora sobre a resenha:
    Nunca li nenhum livro da Martha Medeiros, porque eu não sei, porque só escuto um milhão de elogios.
    Adoro quando tenho essa impressão que você teve, sobre se achar uma nova amiga.
    Não sou muito de crônicas, mas já li várias dela que amei, então é óbvio que o livro será um deleite para mim.
    :)

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Teca.
      Meus votos de felicidade foram os mais sinceros que poderiam ser, fico feliz por ter deixado uma marca de amor por lá e lisonjeada por ser considerada fofa. Muito obrigada, é generosidade de sua parte <3. Imagino como toda a cena foi épica, com certeza iria chorar. Acho que você adoraria suas crônicas mesmo.
      Beijos.

      Excluir
  29. Oi, Inês, tudo bem?

    Eu nunca li nada da Martha, mas como não gosto de ler crônicas eu não leria esse livro em questão.
    Mas confesso que essas quotes em destaque são bem bacanas.

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  30. Oi, Inês! Tudo bem? Eu sempre leio os textos da Martha Medeiros jogados pela internet, mas ainda não pude conferir nenhuma obra dela. Pelo pouco que li, já sei como é a sensação de conexão com a escritora e essa proximidade é tão legal! O fato de "Doidas e Santas" ser um livro de crônica também me atrai muito, ultimamente entrei no esquema dos livros que você lê um texto por dia e estou gostando da experiência, é bacana poder digerir cada crônica com calma. A dica está super anotada! (E eu super curti a indicação musical, tô indo agora escutar mais coisas do Jamie Cullum!). Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Que amor em forma de comentário <3. A Martha é sensacional, sendo lida em forma de obra impressa ou em crônicas dispersas pela iternet, a mulher é uma monstra da escrita. Já conhecia o Jamie, adoro essa música dele que coloquei no post, então uni o útil ao agadável e indiquei logo ele, já que compartilho desse gosto com a autora. Fico feliz que tenha gostado, ele é mesmo incrível e bem agradável de se ouvir.
      Beijos.

      Excluir
  31. Oi Inês!

    Nunca li nada da autora, mas sempre tive vontade de ler esse livro, fui deixando pra lá e depois dessa resenha eu preciso ler LOGO! HAHAHAHA
    Adorei!

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Olá Inês,

    Não li nada da autora ainda e tenho muita curiosidade e se você recomenda devo dar uma chance com certeza...bjs.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  33. Oi Inês, como você está?
    Também conheci a escrita da Marthe Medeiros a pouco tempo e me apaixonei. Comecei lendo um livro bem curtinho que se chama Fora de Mim, que passa muito sentimento e principalmente angústia. Super recomendo para você.
    Dizem que o livro Divã dela é muito bom também, espero ler em breve.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  34. Oi, Inês! Já tinha visto alguns comentários positivos sobre a Martha Medeiros, mas a sua opinião sobre ela realmente me deixou curiosa. As crônicas dessa autora parecem ser maravilhosas e eu fiquei bem empolgada para conhecê-las. O livro já entrou para a lista de desejados. Beijos!

    http://frases-perdidas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric