27 de julho de 2015

Resenha - As Bem Resolvidas (?)

Livro: As Bem Resolvidas
Autor: Luis Eduardo Matta
Páginas: 200
Editora: Vermelho Marinho
ISBN: 9788564298392
Chris, Alê e Isa são bonitas, ricas e populares, além de amigas inseparáveis. Vivem a vida que todas gostariam de ter: estudam na melhor escola da cidade, frequentam lugares badalados e vestem as mais desejadas roupas. Tudo parece perfeito. Isa conhece Rogério, o novato da escola, e logo se encanta por ele. Alê só tem olhos para PH, seu namorado sem noção, e Chris, coitada, é colocada no meio de toda essa confusão. Para complicar tudo, Bu Campello, a patricinha mais implicante do mundo, não medirá esforços para sabotar a vida social das "amigas".De confusões com namorados a festas sofisticadas e bailes funks, acompanhe a rotina dessas garotas incríveis que fazem de tudo para conseguir o que querem. Mas será que elas sempre conseguem?
 Sabe aquele livro que você lê em uma tarde? Aquele tipo de história que daria um filme, desses bem despretensiosos e divertidos que teriam uma vaga garantida na Sessão da Tarde? Pois então, assim é As Bem Resolvidas (?).

 Esse é um daqueles livros extremamente fúteis e estereotipados, mas que garantem boas horas de diversão e leitura sem compromisso.  A obra acompanha um grupo de amigas ricas e bonitas aqui do Brasil, elas passam por todo tipo de confusão, que vão desde coisas sérias até as mais bobas que você poderia imaginar. Mas, apesar de tudo, eu me diverti horrores lendo a história. Finalizei em apenas um dia e já considero uma daquelas séries juvenis que recomendo para o público e para qualquer outra pessoa que queira se divertir um pouco com as confusões descritas.


 O livro mostra a elite carioca, entre descrições de paisagens características da cidade e temas comuns para a adolescência. O autor consegue captar muito bem a essência dessas jovens privilegiadas, tudo isso com uma narrativa super gostosa e envolvente. Quando menos percebemos, já estamos imersas na história.

 É claro que, como já disse, a obra tem cenas bastante irreais e diálogos, até mesmo, infantis para a idade das protagonistas, mas não é algo recorrente ao longo da narrativa e nem uma coisa que atrapalhe muito a leitura. Apesar de ser, sim, um livro superficial, o público consegue se colocar no lugar das personagens e compreender seus dramas. 

 Por mais incrível que pareça, uma das coisas que mais me encantou foi a diversidade de personagens. Existem os personagens mais diferentes, tanto fisicamente, como em questão de personalidade. Não que todos fossem necessariamente bonitos, mas são bem diversos.


 A edição da Vermelho Marinho está bacana, não encontrei erros de revisão, mas confesso que essa capa não me agrada muito. Achei ela um pouco poluída visualmente e sem uma proposta bacana, sem falar que as protagonistas são tão dentro da moda e, na imagem da capa, elas estão pouco condizentes com essa descrição. Então acho que faltou só caprichar mais na capa e contracapa, para torná-las mais atraentes para o leitor.

 O livro faz parte de uma série, apesar da continuação ainda não ter sido lançada, e tem um final relativamente aberto, já que nem todos os conflitos são resolvidos nessa obra. Eu pretendo ler a continuação, já que me diverti bastante volume.

 Em suma, As Bem Resolvidas (?) é um livro fútil e cheio de estereótipos, mas também uma leitura descompromissada, divertida e extremamente fluída. É uma dos exemplos de que a literatura nacional possui bons autores do gênero juvenil, basta ficarmos mais atentos. Recomendo como uma leitura despretensiosa e sem expectativas.


Classificação:

56 comentários:

  1. Oi, Inês! Tudo bem? Eu já li uma resenha sobre esse livro, me lembro que o garoto que leu a obra também se divertiu bastante com as confusões das meninas! rsrs Fiquei com vontade de ler o livro agora, estou precisando de um livro divertido assim! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha. Parece ser um ótimo livro. Vou adicionar na minha listinha de livros pra ler haha
    Beijos ♥
    Blog | FanPage | Instagram | YouTube 

    ResponderExcluir
  3. Olá, amei a resenha, achei a história bem leve e é ótimo ler livros assim entre livros mais pesados. Amo seu blog.
    missliterary.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa.
      É mesmo uma história bacana para se ler rapidinho, fico feliz que goste do blog <3.
      Beijos.

      Excluir
  4. Voce gostou muito do livro. Eu nao o conhecia mais parece interesante. Penso que non o hai aquí en Espanha, pero vou mirar.
    Unha resenha muito legal.
    Beijos. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      De fato, creio que esse livro não foi publicado na Espanha, até porque é de um autor nacional.
      Beijos.

      Excluir
  5. Conhecendo esse livro agora, gostei da sua resenha e tenho que comentar que adorei as fotos que tirou que tem o gatinho RSrs Deu um toque especial.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiza.
      Fico feliz que tenha gostado das fotos <3. O gato é fofo mesmo!
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi Inês, tudo bom?
    Poxa, eu ganhei esse livro num sorteio e tive a oportunidade de conhecer o autor. Confesso que a capa não chama muito a minha atenção... A editora poderia investir mais nesse quesito e acho que acabaria atraindo mais leitores. Ainda assim gostei da sinopse e da sua resenha... Pretendo ler a obra em breve, quando estiver precisando de uma história para passar o tempo!

    Beijo grande e boa semana ♥

    >Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Thati.
      O mais difícil você já tem: que é o livro. Agora é só ler, mas essa capa realmente deixa a desejar.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Inês, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Gosto de livros assim, leves e divertidos.
    Dica anotada.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi, Inês
    Já li muitos livros com o mesmo tema, mas hoje tenho focado em outros gêneros, menos clichês. Bom, pareceu uma história de fácil entendimento, como tu mencionou na resenha, e vale a leitura para as férias.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  9. Percebi pela sinopse que é um livros estilo meninas más, ou algo assim ha ha. Curti o objetivo.

    devoradores2livros.blogspot.com.br

    Um xero.

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser muito bom , fiquei interessada em ler :)
    Suas fotos estão lindas ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diane.
      O livro é divertido, mas não espere algo muito bom, sério. Fico feliz que tenha gostado das fotos =).
      Beijos.

      Excluir
  11. Olá, Inês;
    Gostei muito de sua resenha. Nunca tinha sentido nenhum tipo de interesse pelo livro, mas confesso que não esperava algo tão positivo assim. Acho que é o tipo de livro que é uma boa quando estamos esgotado de leituras mais densas e complexas.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Parecer ser excelente e pelo seu resumo ta vontade de ler mas fiquei interessada em ler ele.

    www.studiocriativoarteemeva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Inês!
    A premissa do livro e a capa não chamaram minha atenção, mas confesso que é bom ler livros leves de vez em quando.
    Que bom que você gostou, acho que por mais que um livro seja simples no enredo, ele possa nos agradar e muito!!
    Beijos,

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá Inês, como você está?
    A capa chamou minha atenção, gostei só de ver, mas depois que li sua resenha, gostei mais ainda <3
    Esse livro entrará na minha listinha para eu comprar rsrsrs
    Beijos,
    olivroemquehabito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Inês,
    Gosto de livros com tramas leves e divertidas, porém essa não me atraiu, mas gostei da sua resenha.

    *bye*
    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Sei lá, eu acho que o mercado já está bem saturado de livros assim. Estou em busca mesmo de leituras com mais profundidade, que abordem temas mais pertinentes, sabe?
    Já li muito estórias assim quando eu era adolescente e já não tenho mais tanto saco.. hahaha

    Beijos
    O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Raissa.
      Nisso você tem razão, é o tipo de livro que o mercado já está saturado, e muito.
      Beijos.

      Excluir
  17. Olá!
    Não sei, mas esse livro me parece ser tão clichê :s Acho que eu leria só pela curiosidade.
    Beijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Ultimamente ando lendo policiais e romances muito melosos, acho que essa é uma ótima pedida pra sair da leitura pesada, algo leve e divertido! Você tem razão, a capa é poluída demais, mas ainda assim me chamou a atenção.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Inês! Tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e apesar da sua avaliação positiva, confesso que não fiquei interessada pela história. O primeiro fator que me desanimou foi essa questão de esteriótipos, mesmo com toda a diversidade que o livro possa apresentar, já li tanta coisa do gênero que estou procurando algo novo. Ao menos curti saber que a editora fez um trabalho bacana com a revisão (raro ver isso em editoras pequenas né? É bom saber que algumas levam isso a sério!), ao menos isso compensa um pouco a capa que, realmente, não parece ser condizente com a proposta da trama. Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Entendo a questão de querer algo inovador, eu mesma sou assim, é sempre incrível lermos obras originais. E essa coisa de estereótipos não é mesmo legal, mas a questão da revisão é mesmo algo bacana. A capa não ficou das melhores =x
      Beijos.

      Excluir
  20. Parece um belo retrato da sociedade, fiquei curioso em espreitar. Sinto que será uma boa leitura :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  21. Oi Gabi!
    Esse livro tem cara de filme da Sessão da Tarde mesmo! Também acho que deveriam ter investido mais na capa, na verdade quando eu vi esse livro da primeira vez, achei que era romance erótico...

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sora.
      A capa não é mesmo bacana, mas acho que não parece muito de romance erótico, kkkkk.
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi Gabi, tudo bem?

    Se é uma leitura fácil e rápida, é comigo mesmo. Adoro esses livros descompromissados. Não ligo se é cliché ou mesmo fútil, mas para intercalar entre leituras mais densas, esses livros são perfeitos.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kel.
      Também penso assim, li com uma visão menos crítica do que o usual justamente por conta do gênero. Mas realmente me diverti durante a leitura.
      Beijos.

      Excluir
  23. Lendo sua resenha e me atendo principalmente a parte do tema superficial e filme de sessão da tarde, eu não pude deixar de lembrar de Crossroads com Britney Spears, que foi um fiasco total, vai ver algumas coisas são melhores do jeito que estão. Não sei do livro, ainda não li e não deveria julgar.
    quatroselos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Olá Inês,

    Não conhecia o livro e nem o autor, mas confesso que pela capa nunca pegaria para ver, mas sua resenha me deixou curioso, daria uma chance....bjs.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  25. Oi, Gabi!
    Livros leves e juvenis são sempre bons para o fim de tarde, mas confesso que acho que hoje em dia um livro do gênero precisa de muito para se destacar dentre tantos, já que possuímos um número inacreditável de obras assim. Eu gostei da capa, acho que só a mancha rosa deixa um aspecto um pouco poluído.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sofia.
      É menos necessário mais para se destacar, até porque a maioria dos livros parece extremamente iguais. Mas esse é divertido na medida certa, eu gostei da leitura. Com relação a capa: não gostei de nada dela, nem com a mancha rosa.
      Beijos.

      Excluir
  26. Oi Gabi!
    Acho bacana dicas assim para aqueles momentos de preguiça para uma obra mais densa. Concordo que a capa realmente não tenha ficado bacana (as roupas estão estranhas e a combinação dos elementos não ficou bonita, na minha opinião).
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Priscilla.
      As roupas são MUITO estranhas, são cafonas e bregas, na verdade, mas é como disse: uma leitura divertida.
      Beijos.

      Excluir
  27. Oi Inês...
    Eu gosto de livros que são rápidos para ler. Confesso que este estou conhecendo agora, mas gostei da premissa.
    É bom fugir um pouco da rotina, e ler um dia assim.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oii,
    Não conhecia o livro nem o autor, mas parece ser bem legal.
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Oi, Inês! Confesso que por mais que você tenha adorado o livro e a resenha tenha sido ótima, ele não me chamou a atenção. Além disso, acho que esses diálogos infantis me irritariam logo de cara. :(

    Beijão, Guta! ♥
    www.opinada.com

    ResponderExcluir
  30. Olá Inês, tudo bem?
    Confesso que mesmo com toda poluição da capa, eu gostei, me chamou atenção e realmente tem toda cara de livro bobinho, leve sem pretensão, para ler numa sentada só.
    Mas no momento estou priorizando outro tipo de livro, esses meio fútil estilo sessão da tarde irão aguardar um pouco na estante rs.
    Beijos
    Edna

    Dna Bookz / Fan page / Instagram  / Twitter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Entendo o que você quer dizer, tudo é coisa de momento, às vezes simplesmente não estamos no clima para ler certos gêneros. Nada mais normal. Mas essa capa realmente não me desceu.
      Beijos.

      Excluir
  31. Pareceu ser uma história super divertida e fiquei com bastante vontade de ler! A capa também não me agradou muito mas sua resenha conseguiu me convencer!

    ps: saudades do seu blog, fazia um tempo que eu não acessava e continua incrível como sempre <3

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Também estava sentindo sua falta, mas fico feliz que tenha voltado e gostado do que encontrou =) <3.
      Beijos.

      Excluir
  32. Oie Inês =)

    Não conhecia o livro e nem o autor, mais infelizmente apesar da sua resenha bastante positiva, confesso que a história não me chamou a atenção.

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  33. Oi Inês!
    Li um livro do Luis (120 Horas), mas o estilo era bem diferente desse. Tendia para o suspense e sabe..não gostei. Não lembro da história, mas lembro que não me convenceu muito. Talvez também tivesse esses diálogos irreais a que você se referiu.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariana.
      Esses diálogos irreais matam um livro, foi uma das coisas que me incomodaram de cara.
      Beijos.

      Excluir
  34. Oi, Inês!
    Esse não é muito o tipo de livro que me agrada. Fico feliz de ser escrito por um brasileiro, e a capa é linda, mas o achei meio parecido com tantos outros que já vi por aí.
    Lendo, às vezes me surpreendo.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraia.
      De fato, não existe nada de inovador e realmente interessante nele.
      Beijos.

      Excluir
  35. hasuhaus parece legal mesmo e divertido mas nao me chamou tanta atenção, ultimamente estou bem chata no quesito de escolha de livros '-' haushaus mas deixarei na minha lista de possíveis livros que eu possa comprar

    † Inocentemente Ingênua †† Inocentemente Ingênua †† Inocentemente Ingênua †† Inocentemente Ingênua †

    ResponderExcluir
  36. Oi, Inês! Tudo bem?
    Primeira vez que vejo esse livro. Não curti a capa. Assim como você, achei um pouco "poluída". E "dentro da moda" e essa imagem da capa ... sei lá. Não bateu.

    Apesar de parecer cheio de futilidades, dá a entender uma leitura pra divertir e ir sem expectativa.
    Ótima resenha.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  37. Oi Inês, tudo bem?
    Esses tipos de histórias são bons quando queremos dar uma relaxada nas leituras ou quando lemos um livro muito pesado.
    Achei legal que a história se passa no Brasil, gosto muito quando isso acontece.
    Ah, não achei a capa tão feia assim :(
    Beijos, lendocomabianca.blgospot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      Verdade, é o tipo de leitura leve e bacana, sempre me sinto bem ao ler livros que se passam aqui no Brasil, aquela velha sensação de familiaridade. Já essa capa não me desceu, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  38. Oi, Inês, tudo bem?

    Também não curti a capa! E por mais que você tenha dito que é um livro divertido eu não me interessei por ele.
    Futilidade...diálogos infantis...passo longe! hahahahah

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
  39. Oláá, Tudo bem??
    Nossa, eu ainda não conhecia esse livro, mas me interessei muito quando vi o nome aqui no blog, ddepois dessa resenha maravilhosa eu só posso dizer uma coisa PRE-CI-SO *O*
    hahaha
    Amei a resenha, bem crítica e direta... Parabéns!
    Bjooos

    Ahhhh, tbm quero te convidar a participar do sorteio do meu blog são 11 prêmios +brindes surpresa e 3 ganhadores! *---* Se puder participar... hehe

    http://soujovemliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Adoro ter leituras assim na estante pra quando rola uma ressaca ou simplesmente travo num livro. É mei' besta, não vai acrescentar em nada, mas, gente, como são divertidos. xD Mas também não curti essa capa não, e saber que ela nem bate com o conteúdo não ajuda na causa. xD

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric