29 de maio de 2015

Resenha - Uma História de Amor e TOC

Livro: Uma História de Amor e TOC
Autora: Corey Ann Haydu
Páginas: 320
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501100580
Bea foi diagnosticada com transtorno obsessivo-compulsivo. De uns tempos pra cá, desenvolveu algumas manias que podem se tornar bem graves quando se trata de... garotos! Ela jura que está melhorando, que está tudo sob controle. Até começar a se apaixonar por Beck, um menino que também tem TOC. Enquanto ele lava as mãos oito vezes depois de beijá-la, ela persegue outro cara nos intervalos dos encontros. Mas eles sabem que são a única esperança um do outro. Afinal, se existem tantos casais complicados por aí, por que as coisas não dariam certo para um casal obsessivo-compulsivo? No fundo, esta é só mais uma história de amor... e TOC.
 Assim que eu vi esse lançamento da Galera fiquei super curiosa para ler, ainda mais depois de tanta divulgação e por tratar de TOC. No início do ano já tinha lido outro livro, lançado também pela editora, a respeito desse assunto, mas o tratava de forma mais superficial, se comparado a esse. Ambos me agradaram e me fizeram crer que, se tiver TOC no meio, a história provavelmente vai ser boa (o que é um julgamento totalmente errado de minha parte, já que só li dois livros envolvendo o assunto na vida).

 Toda a trama é boa, um romance por si só, quando bem escrito, costuma me agradar. O romance presente no livro me lembrou o que é torcer verdadeiramente para um casal dar certo, mesmo com todas as suas manias e dificuldades. Os dois absolutamente combinam, mesmo que seja de um jeito estranho, e provocam uma empatia instantânea no leitor. Não costumo usar esse termo, mas não saberia definir essa relação sem a palavra "feitos um para o outro", porém sem todos os clichês que esse termo implica. Por isso eu amei tanto, foi totalmente inusitado e fora do convencional, sem falar que, se conhecêssemos os dois personagens de maneira isolada, nunca pensaríamos em juntar os dois, mas a autora pensou. E a combinação de duas pessoas completamente diferentes e opostas deu certo. Me fez ter fé no amor novamente. A autora mostra que pode existir um romance bem escrito sem toda aquela atmosfera de irrealidade e contos de fadas, ela criou um casal extremamente crível e cativante. 

 A parte sobre o TOC também não fica para trás. Entramos na mente de uma menina que possui a doença e lemos tudo de uma maneira tão realista e bem descrita que, definitivamente, senti na pele o que é ter TOC. A autora mostrou tudo de forma realista sem se tornar maçante, existem sim descrições que dão conta de mostrar a verdadeira face da doença e sim, ela é aprofundada, mas só o suficiente para tornar o livro ainda melhor e mais bem contextualizado, nada que deixe o leitor entediado.


 O título fala que é uma história de amor e TOC, já falei desses dois pontos e ambos são excelentes, então só isso já devia te forçar a ler a obra, porque ele cumpre o que promete de maneira excepcional. O que vier agora é bônus.

 A protagonista, Bea, é incrível e dona de uma personalidade forte. Ela analisa até as mínimas coisas, dando atenção a todos os detalhes, eu acabei me identificando imediatamente com essa sua característica. Todos os acontecimentos por sua perspectiva são interessante de serem acompanhados pois Bea observa tudo por um filtro de humor negro irresistível. Mas, por detrás de toda essa ironia, existe uma garota relativamente sensível, passando por uma fase de negação, que não consegue se controlar e vive presa pela própria mente. Entretanto, podemos perceber uma grande evolução da personagem ao longo da obra, nada repentino. Por isso mesmo convence.

 Beck, seu par romântico (e juro que isso não é spoiler, está na sinopse do livro e acontece logo nas primeiras páginas), é bastante peculiar. É bacana perceber as motivações por trás de suas manias, seu jeito é diferente de uma forma que eu não sei explicar, é tão diferente que não acho palavras para descrever. Talvez receoso, determinado, inconstante... Talvez, afinal, quando se trata dele, acho que palavras não são o suficiente para descrever, você tem que conhecer. Mas, acima de tudo, ele é encantador, mesmo com todas as coisas que podem ser consideradas estranhas, eu simplesmente o adorei. Muito mesmo. Ele é tão crível que, às vezes, dá a sensação de que pode ser tocado.


 E a verdade é que gostaria de falar de todos os personagens aqui, sem exceção, porque todos roubaram meu coração de formas únicas e me comoveram com seus jeitos tão humanos e inconstantes. Suas pequenas fraquezas, que foram expostas de maneira tão genuína, me causaram fascinação. E admiração pela autora, por ter criado personagens tão cheios de vida. 

 A edição da Galera está impecável, encontrei alguns errinhos de digitação na revisão, mas nada alarmante. A capa é linda de doer e transmite um pouco da agonia da protagonista, a diagramação está caprichada de um jeito simples, o que sempre me conquista, já que muitas vezes, menos é mais.

 Em suma, Uma História de Amor e TOC é um livro que você deveria ler, independente de qualquer coisa. Uma história única, que foge dos clichês presentes nos livros do gênero e que cativa com sua peculiaridade. É o livro de estréia da autora, o que me chocou, porque é absurdamente bem escrito. Já posso dizer que leria até a lista de supermercado da Corey. Acho que a magnitude da obra vai além de palavras, então não percam mais tempo, simplesmente leiam esse livro. Por favor! Essa resenha deixou de ser uma indicação para virar um pedido, mas dane-se, o livro merece esse apelo.

QUOTES:
"Não é exatamente como eu tinha imaginado que seria o amor. Prejudicial, destrutivo e egoísta." 
"Acho que, para algumas meninas, se apaixonar é uma espécie de fraqueza. uma vontade de desistir de todo o resto. Mas para mim, na minha forma e corpo e coração, se apaixonar é o oposto. É a coisa mais forte que já fiz." 
"Prefiro estar naufragando nesta bela ilha do que em segurança em uma cela cinza e triste." 

Classificação:

39 comentários:

  1. Oi Inês,
    Ouvi seu apelo e já o coloquei em minha lista.
    Há uns anos atrás, fiz um trabalho sobre TOC e pude conhecer mais a vida dos portadores. O tempo passou e eu acabei deixando de lado esse assunto, mas sua resenha demonstrou que a obra vale a pena ser lida.
    Quero conhecer esse casal fofo que você disse e descobrir como eles conseguiram lidar com toda a situação.
    Estou muito curiosa para ler e precisooo desse livro!! haha
    Muito obrigada pela dica :D
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      Que bom que adicionou em sua lista, garanto que o livro vale a pena. O casal é super fofo e o romance é bem inusitado <3.
      Beijos.

      Excluir
  2. Fiquei muito curioso com esse livro.
    Adorei sua resenha.
    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Acho que me apaixonei. Me apaixonei de cara pela sinopse e por essa capa linda, e sua resenha deu o o empurrão final. Adoro quando os autores trazem esses assuntos e mesclam com uma boa historia de amor, pois é visível toda a pesquisa sobre a doença por trás das palavras. Agora eu preciso urgentemente desse livro, olha o que você fez!
    Beijos

    sempreadormecidas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Isabelle.
      É mesmo bacana ter um tema mais forte junto com algo mais leve e feliz como o amor. Eu realmente adorei o livro e essa capa é mesmo puro amor <3.
      Beijos.

      Excluir
  4. Ollá Inês ^^
    Opa, já achei muitíssimo interessante a capa e o titulo *-* agora que li sua resenha fiquei extremamente encantada e morrendo de vontade de lê-lo o mais rápido possível hehe' gostei da ideia de não ser uma historia onde o amor é super previsível e batido, uma abordagem diferente sobre o assunto sempre chama muito minha atenção.

    Ps. Te indiquei você para uma tag, espero que não se importe em responde-la, gostaria de saber suas respostas :D
    Beijoxx ♥
    Princess of Love ♥ http://maria-gabriely.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Muito bom! Fiquei curiosa para ler esse livro. Estou buscando obras que me joguem exatamente para longe do clichê. Ah... e acho que iria me identificar com a personagem principal porque também tenho personalidade forte.

    Beijos,
    Monólogo de Julieta

    ResponderExcluir
  6. Oi, Inês, tudo bem?

    Olha, só de ler a resenha já me deu gastura aqui! hahahaha
    É que eu tenho TOC também, não é muito, mas tenho. Eu, por exemplo, tenho que conferir todas as portas e janelas antes de deitar, assim como tenho que verificar se todos os botões do fogão estão realmente fechados e se o pino do bujão de gás está abaixado...se o chuveiro estiver pingando e aperto a torneira e fico no banheiro até ele parar de pingar e quando pego alguma coisa na carteira eu verifico ela todinha pra ver se deixei cair alguma coisa! hahahahaha
    É...acho que é bastante TOC...você pode perceber que esse livro não faria bem pra minha sanidade! hahahahahaha

    Beijo
    - Tamires
    Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      É, nesse caso não tenho certeza se ler esse livro iria ajudar em sua sanidade, rsrs. Mas como o TOC da protagonista é diferente, então talvez não influencie.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi Inês,
    Sua resenha me ganhou. Quero muito ler esse livro!
    Não tinha lido nenhuma resenha dele, a sua foi a primeira.
    Ótima dica.
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Conheci seu blog hoje, e nossa, achei lindo! <333
    http://blogdojeito-k.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bom?
    Ai, só pela capa me conquistou e uma resenha positiva assim? TOC é um assunto complicado, espero que saibam abordar bem

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Preciso muito desse livro! Até agora, nunca tinha lido uma resenha sobre ele e a sua me convenceu a, de uma vez por todas, comprá-lo! <3 Deve ser uma história linda!

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi! Tudo bem?

    Puxa, gostei bastante da sua resenha. Quando soube do lançamento desse livro pela Galera, fiquei super animada para ler - até que vi um blogueiro falando coisas ruins a respeito da obra pelos cotovelos, que me deixaram receosa. Obrigada, então, por me animar novamente!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros - docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Ines!
    Haha, impossivel não se apaixonar por esse livro. Só a capa dele já fala muito <3 Recebi de livro cortesio e vou me aventurar na leitura o mais breve possivel. Achei os personagens muito cativantes e parece ser uma historia divertida <3 Mais uma leitura marcante para 2015, com certeza.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi, Inês! Tudo bem? Uau, que resenha maravilhosa! *-* Eu já havia lido outra resenha sobre esse livro, mas ela fez com que eu desanimasse e desistisse da obra. A sua, pelo contrário, me fez voltar a querer ler o livro (o que é ótimo!). Espero poder esse livro em breve e também me apaixonar pela obra e por seus personagens críveis! :3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Nossa, nem vi essas resenhas negativas, mas garanto que a obra é bacana, pelo menos eu gostei. Fico feliz que tenha gostado da resenha e espero que goste do livro como eu <3.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi Inês, desde que esse livro foi lançado eu tenho uma curiosidade imensa para conhecer mais da história, é um tema que chama muito a atenção e é um tanto diferente, acho muito interessante. Espero ter a oportunidade de ler ele um dia desses :D

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo joia?
    Adorei a resenha, eu não conhecia o livro, achei bem interessante a proposta dele, fiquei muito curiosa para ler *O*

    Beijos
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Estou muito curiosa com essa leitura . O livro parece ser muito bom e já vi muitos elogios sobre ele .
    Espero poder ler em breve ...

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Gabi, eu estou absolutamente apaixonada pela sua resenha. O carinho e amor que você demonstra com a história e pelo livro me fizeram sair do "deve ser legalzinho, talvez eu leia" para o "com certezaaaaa vou ler, preciso desse livro AGORA". As suas resenhas são sempre precisas, muito bem escritas e dosadas. Falam a quantidade certa sobre o livro e nos deixam morrendo de vontade de sair correndo e ir ler logo, então obrigada por abrir meus olhos para essa obra incrível (sim, nem li, mas já sei que vou amar). Todas as características que você colocou me agradaram e chamaram minha atenção. Gosto muito quando o livro não fica apenas no romance, mas o escritor(a) decide introduzir uma problemática na história, e uma tão válida quando o TOC merece ser contemplada. Eu não lembro de ter lido nada sobre TOC, mas é um tema que me chama muito a atenção.
    Quero comentar sobre a lindeza dessa capa, não gosto muito de amarelo e não acho que funciona em capas e afins, mas a Galera realmente está mandando muuuito bem e que trabalho incrível e perfeito. Dá vontade de comprar só pra ter de lindo na estante hahaha
    Beijooos e parabéns pela ótima resenha.
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Debora.
      MUITO obrigada, já falei que você é sempre um amor? Fico imensamente feliz de ter gostado da resenha e de ter uma leitora como você <3. A verdade é que até me emociono em ler comentários amorosos como os seus, de pessoas que realmente gostam do meu trabalho, isso não tem preço. A Galera está mesmo arrasando com as capas, o TOC foi MUITO bem abordado e o romance me cativou.
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi Inês.
    Eu não consegui ler esse livro, achei a narrativa cansativa e repetitiva, e encontrar furos no
    enredo me desanimou ainda mais....livro abandonado.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paty.
      Que pena que a leitura não funcionou para você, eu adorei o livro!
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi Inês, tudo bem?
    Confesso pra você, que quando soube do lançamento deste livro, não fiquei interessada em ler. Mas, nada como uma resenha apaixonada e bem feita pra fazer a gente mudar de opinião, não é mesmo?
    Amei sua resenha e a forma como você apresentou o livro, me fisgou flor.
    Com certeza vai para a lista de desejados e logo que eu tiver um tempo, compro para conferir.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi, Inês.

    Nunca li um livro que abordasse TOC, mas fiquei bem curiosa agora depois de sua resenha. Tinha visto a capa desse livro, mas não tinha me chamado a atenção. Agora eu quero ler. Uma pena que no momento não posso comprar mais nada. Depois com certeza irei adquirir esse livro.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  21. Óla Ines... É a primeira vez que estou visitando seu blog, está tudo perfeito *~*
    Comecei com um blog agora, e se vc pudesse visitar seria uma grande ajuda. boa sorte, bjs..

    www.its-sucker.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Oi, Inêszita! Tudo bom?
    Esse livro está dando o que falar, gosto bastante da premissa dele e também a sua opinião foi bastante esclarecedora que me deixou dando pulinhos de felicidade para ler essa obra. A capa está bem bonita, em suma, gostei bastante de saber que a descrição do livro é tão alta, que conseguimos ter um pouco em si o TOC. Adorei sua resenha, mulé lindan!

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luanzito.
      Tudo bem contigo? Oown, que bom que gostou da resenha, só te digo que esse eu não posso emprestar u.u, mas compre e leia porque vale a pena.
      Beijos.

      Excluir
  23. Oi, Gabi! Terminei de ler Um História de Amor e TOC há algumas semanas e ainda não consegui resenhar. Eu achei uma história bem intensa e muito bem bolada para um livro de estreia, mas aqui e ali algumas coisinhas me incomodaram um pouco. Ainda assim é uma ótima história! Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      A história é ótima, ainda mais para uma estréia, mas vou ler sua resenha para ver o que te desagradou, porque eu realmente não vi defeitos, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  24. Oi Inês!
    Eu também gostei do livro e também achei os personagens bem realistas. Mas sabe que pela sinopse eu esperava um livro mais divertido e engraçado? Demorei para entrar no clima do que eu estava lendo, mas no fim gostei. Realmente a autora quase nos faz sentir o drama dos personagens na pele.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Eu amo histórias que tratam do assunto e esse livro me chama atenção desde que o vi pela primeira vez... sua resenha está fantástica e o blog está cada vez mais lindo, Inês. E também as fotos... deu um ar muito mais bonito ao post :3 parabéns! beijão
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renata.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado e que goste do blog. AMO ler sobre pessoas que gostam do meu cantinho e das minhas fotos, me faz feliz <3.
      Beijos.

      Excluir
  26. Quando eu li sobre TOC eu quase fechei a pagina e fui chorar no cantinho, mas aqui estou eu...
    Acho que o TOC da um toque? (hoje eu to que to) Mais humano a historia, no fim das contas todos nós temos pelo menos uma mania, não é?
    Gostei muito da resenha e por ter algo tão semelhante assim comigo nas personagens, eu acho que pode ser uma baita de uma leitura.
    Eu mesmo tenho o da minuciosidade, alem da limpeza, números impares, ângulos e direções no geral, disposição de objetos, mesmo onde coloco minha carteira e meu celular nos bolsos da calça, enfim... Agora já da pra entender porque eu quase chorei neh?
    http://www.interruptedreamer.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz.
      Nossa, que barra. Sim, mania todos temos, rsrs. Entendo totalmente seu lado, acho que ler esse livro seria bom pra ti por um lado, se identificar com os personagens e até ter uma inspiração para enfrentar isso tudo. Não sei, realmente não sei...
      Beijos e tudo de melhor!

      Excluir
  27. Oi Inês, tudo bem ???
    Flor, essa é a primeira resenha que foi capaz de me fazer ver esse livro com outros olhos. Que resenha bem escrita, pude perceber muito bem que você gostou do livro, que se encantou pelos personagens, que se apaixonou pela história, e ainda por cima, me convenceu a dar uma chance para o livro !!!
    Muitas vezes eu entro em fases onde nenhum livro de romance, ou com romance, é capaz de me convencer, de me agradar, na maioria das vezes, quando estou nessa fase chata de galocha (ou como eu gosto de chamar, fase coração de pedra) eu fujo dos romances e procuro outros gêneros para ver se passa mais rápido ... Não sei se esse seria o melhor momento para ler esse livro, mas graças a você eu já tenho curiosidade, vontade de conhecer a história, coisa que não tinha antes !!! ^^

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  28. Olá!!!
    Acho que eu iria adorar esse livro. TOC é um assunto que me chama bastante atenção. Eu, por exemplo, sou cheio de manias. Acredito que eu não tenha o transtorno, mas... rsrs
    Bem, curti a sua resenha. Vou procurar anotar a dica.
    Beijos!
    http://ymaia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Me lembrou um pouco o Projeto Rosie, que eu adorei. Deu bastante vontade de ler!! Com certeza entrou pra listinha de leituras futuras!
    bjs
    Manu
    http://manuetudomais.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric