23 de maio de 2015

Resenha - Um Conto Sombrio dos Grimm

Livro: Um Conto Sombrio dos Grimm
Autor: Adam Gidwitz
Páginas: 272
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501102706
João e Maria perambulam por oito fábulas e acabam provocando muitas risadas... e um pouquinho de choro também!
João e Maria fugindo da própria história? Mas o que pode ter acontecido? Seus pais eram reis!! Os meninos tinham tudo que desejassem... não? Humm. Talvez a história não seja bem assim. Mas, então, qual a verdade? Descubra, acompanhando João e Maria em oito fábulas horripilantes. Em meio a muita aventura, os irmãos se deparam com bruxas, magos, caçadores com uma mira infernal, padeiros com fornos perfeitos para assar crianças... Tudo isso pode ser muito assustador, mas, diferente de outros contos de fada, é TUDO verdade! Ou, pelo menos, o mais próximo do que os próprios Grimm imaginaram.

 Contos de fadas com um enfoque maior na versão original estão ganhando cada vez mais destaque. Essa história é um exemplo incrível e extremamente recomendável de uma obra do tipo.

 Creio que todos conhecem a história de João e Maria, mas, nessa obra, temos esses dois personagens fugindo da própria história para adentrar em diferentes universos de contos dos Grimm, tudo isso com um narrador cheio de humor de qualidade e simpatia.


 João e Maria assumem uma personalidade diferente, dessa vez não tão vulnerável, e vão amadurecendo a medida que novos fatos vão acontecendo. Esses acontecimentos mesclam situações de vários contos originais e são extremamente interessantes de serem acompanhados.

 São situações extremamente irreais e malucas que, em outro contexto, seriam considerados ridículas, mas nessa obra funcionam absurdamente bem. Sem falar que essa falta de compromisso com a realidade é extremamente divertida, lemos várias páginas do livro sem nem nos darmos conta. A leitura é extremamente gostosa e fluída.

 Os personagens são bastante caricatos e imprevisíveis, eles cometem uma loucura atrás da outra e tudo parece extremamente plausível aos olhos do leitor. Os adultos presentes sempre possuem caráter questionável, um traço dessas histórias que pode ser interpretado de uma forma bastante interessante. Já as crianças são puras, bondosas e tendem a tomar as atitudes certas, exceto em condições extremas. Outro ponto interessante.

 Como já disse, são contos distintos que o autor reuniu e amarrou de forma excelente, não fica nada desconexo ou existem pontas soltas, por trás da obra existe um trabalho de pesquisa bastante minucioso e preciso.

 Vários dos acontecimentos são extremamente violentos, mas isso não impede que a obra seja recomendada para um público mais jovem, porque não existem realmente muitas descrições disso e, mesmo que as coisas possam ficar um pouco nojentas em alguns momentos, o autor soube narrar de forma que tudo parecesse adequado para o público que a obra se destina.

 Falando em narrador, o dessa obra é simplesmente incrível. Ele surge em alguns pontos, sempre que o texto aparece em negrito, conversando diretamente com o leitor, fazendo comentários hilários e dando um toque mais pessoal ao livro. Ficamos sempre aguardando pelo próximo comentário dele, sem falar que a forma que ele contou a história e utilizou a palavra "fim" é extremamente inusitada.


 A edição do livro está impecável. Existe um carinho incrível por parte de quem fez a parte gráfica, está tudo extremamente caprichado! A edição enche nossos olhos, essa capa é fora de série de tão linda! Ela possui vários elementos da história que deram um toque caprichoso a obra. 

 Em suma, Um Conto Sombrio dos Grimm é uma história incrível, divertida e extremamente interessante de ser lida. Recomendo para pessoas de qualquer idade que querem ler uma obra de qualidade, bem contextualizada, com uma narrativa peculiar e edição impecável. Recomendarei este livro até quando já não tiver mais forças. Simplesmente leiam!

QUOTES:
"Vocês nunca tiveram aquele amigo especial? Que parecia ter uma conexão diferente com você? Entre todas as pessoas, você? Imaginem que ele ou ela está nessa casa. Esperando por você. Por ninguém mais além de você. O que vocês fariam? O que vocês não fariam?" 
"Existe um tipo de sofrimento capaz de transformar uma pessoa. Mesmo a espada mais firme, quando lançada num fogo profundo, se derrete, dobra e muda de forma." 
"Para encontrar a sabedoria mais iluminada é preciso passar pelas zonas mais escuras."

Classificação:

47 comentários:

  1. Eu sempre gostei das histórias de antigamente com um toque mais sombrio, mas essa resenha me induziu a ler este livro. Eu já tinha gostado da capa, mas depois de seus comentários, desejo ele ainda mais. Gostei muito da resenha.
    photo-and-coffee.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Inês.
    A capa desse livro é realmente incrível. Me interessei bastante pela história depois da sua resenha, adoro narradores que tenham bom humor. Um exemplo de um narrador assim que me faz amar a leitura é de Desventuras em Série, simplesmente perfeito.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com
    Ps: Adorei as fotos, como sempre. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      Lembrei exatamente do narrador de Desventuras em Série ao ler esse livro, sou apaixonada por esse estilo de narração. Fico feliz que tenha gostado da resenha e leia o livro mesmo <3.
      Beijos.

      Excluir
  3. Esse livro parece ser realmente incrível, haha. Já estou desejando muito. Amei a resenha <3
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  4. Eu achei muito interessante essa "adaptação". E essa diagramação tá incrível!
    Isso que você comentou sobre o narrador que fica falando com o leitor foi um ponto que achei bem bacana, apesar de em uma outra resenha ter sido visto como um ponto negativo. Acho que terei que ler pra ver o que eu acho do tal narrador.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kemmy.
      Uau, não consigo acreditar que alguém tenha desgostado desse narrador, ele é simplesmente incrível <3. Mas o livro é ótimo, espero que leia e goste.
      Beijos.

      Excluir
  5. Essa capa é tão bonita! Gosto desse toque diferente nas histórias que conhecemos apenas na versão adocicada.

    Beijos, Entre Aspas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Inês! Tudo bem? Nossa, EU PRECISO DESSE LIVRO! Eu sou um baita fã de contos de fadas e dos contos de Grimm (pelo faro de serem mais darks e tal...) e amo livros que reúnam vários contos, então já viu, né? Fiquei bem interessado pelo livro! Essa capa é maravilhosa e só de ver um pouquinho da narração do narrador já fiquei encantado por ele! haha Adorei as fotos e a resenha! <3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Fico feliz que tenha gostado das fotos e da resenha, o livro é ótimo e também adoro ler um pouco mais sobre os contos originais, são sempre super bacanas e obscuros e uma forma inteligente e sem noção!
      Beijos.

      Excluir
  7. Segunda vez hoje que leio resenha sobre esse livro, ele deve ser muito bom! Preciso ler ele, pelo que as pessoas andam dizendo ele deve ser ótimo. <3 http://luxuosoestilo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ines!
    Ahh, esse edição :3 Gente ficou muito linda mesmo <3 Como não amar?
    Adoro contos dos Grimm e embora extremamente violentos, são sempre clássicos incriveis de efetuar a leitura. Esse ja vai pra listinha de desejados.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  9. Ah, eu não sei se este é o real tipo de leitura que eu gostaria, mas eu já vi um filme dos Grimm e gostei bastante. Mas estou cansada de contos, sabe? Mas suas fotos são sempre lindas! Onde que você fez seu layout?

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Greice.
      Entendo, cada pessoa possui um tipo de gosto para livros. Com relação ao meu layout, fui eu que fiz.
      Beijos.

      Excluir
  10. Oiee, essa capa já me chamou atenção, achei super linda. òtima resenha, ja coloquei esse livro na minha lista de desejados. Já leu Branca dos Mortos e o sete zumbis? È muito bom também, nada do que eu esperava encontrar e bem macabro rsrs

    beijos
    Paulinha
    http://penseira-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês,
    Gostei muito da ideia do livro e despertou minha curiosidade.
    E é até bacana que João e Maria de principais, quase não vejo/leio sobre eles, apesar de saber mais ou menos a fábula ahahaha

    bjs e tenha uma ótima semana
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  12. Oi Inês!
    Nossa, deve ser incrível.
    João e Maria de um jeito diferente, amei!
    Esse vai para a minha lista, com certeza.
    Beijos.
    oqueeuanddolendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi Flor! Depois de tantos elogios, não tem como terminar sua resenha sem anotar essa recomendação! Amei o enredo, acho que ele vai me conquistar! Parabéns pela opinião! Beijos
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2015/05/resenha-feitico-encantadas-02-sarah.html

    ResponderExcluir
  14. Oie, amei a postagem. A resenha está muito bem feita.
    Só que eu sou uma "pata", morro de medo do Grimm kkkkkkkkk.
    Beijos
    www.estilogisele.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi! Tudo bem?

    Ah! Para, né? Estava justamente admirando essa capa (que salvei no computador quando a editora divulgou nas redes sociais a publicação) e acabo me deparando com as suas impressões sobre o livro! Amei, velho! Simplesmente preciso ler e acabei de colocar na lista de desejados - compras urgentes!

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeni.
      Essa capa é linda demais, de babar, mas transmite a maravilha que é o livro com relação a conteúdo, vale muito a pena ler <3.
      Beijos.

      Excluir
  16. Eu super amei esse livro também, especialmente o narrador dialogando com o leitor, me lembrou muito como se a história estivesse sendo contada oralmente! Parabéns ao Adam pela ideia genial! Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  17. Olá Inês, tudo bem?
    Eu não curto livros de terror, mas gosto muito dos contos de fada em suas releituras, então talvez dê uma chance.
    De vez em quando assisto a algum episódio da série Grimm e costumo gostar, se o livro for no mesmo estilo devo apreciar a leitura.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  18. Estou com muita vontade de ler esse livro, principalmente depois dessa resenha maravilhosa! Sempre contei das versões mais sombrias dos contos de fada e essa ideia do autor parece inovadora e bem apresentada. Sem falar que me chamou muito a atenção o modo de narração escolhido, ora falando diretamente com o leito, ora nos colocando como espectadores. E essa edição está incrível mesmo, dá vontade de comprar só pra ficar admirando hahaha <3
    Beijooo Gabi <3
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Debora.
      Oown, fico feliz que tenha gostado do post, sério. Essa narração é mesmo um amor, poucos autores usam, o que é bom e ruim, bom porque não cai no clichê e ruim porque é algo extremamente incrível e que deveria ser mais utilizado. Mas creio que esse tipo de narração funciona apenas em tipos específicos de obra. Mas enfim, compre mesmo! Vale a pena!

      Excluir
  19. Ei, tudo bem? *-*
    Adorei o fato do narrador em alguns momentos interagir com o leitor, realmente fica mais pessoal *-*
    O segundo e terceiro quote são bem interessantes, e a capa do livro é linda, gosto de livros assim, e fiquei com vontade de ler *-* beeeijos Lost Words / Facebook

    ResponderExcluir
  20. Oi Inês, foi a primeira resenha que li deste livro e já fiquei morrendo de vontade de ler.. Certeza que vou gostar, me lembrou um pouco séries como Once Upon a Time e Grimm.

    Beeijo, Paola
    uma-leitora.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Olá Inês,

    De fato tem muitas histórias sendo reformuladas. Não sei se é o caso desse livro, mas muitos dos que estão sendo relançados estão trazendo os temas, os significados e as mensagens dos originais para um tempo mais contemporânea, em situações mais corriqueiras, acho isso bem bacana, sempre apreciei leituras como dos Grimm, e acho que é uma forma inteligente de aproximar a moçada, aos poucos, desse tipo de literatura, estimulando curiosidade, sabe?

    Ficou muito boa sua resenha *.*
    xoxo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Washington.
      Acho bacana livros que modernizam essas histórias, mas realmente não é o caso desse, entretanto a obra funcionou! E muito.
      Beijos.

      Excluir
  22. Oi Inês,
    Que amor essa edição!! :)
    Achei interessante o fato de ter tantos contos, mas bem "amarrados". Adoro ler contos, principalmente releituras, mas às vezes o escritor se perde e a obra perde todo o encanto. Vejo que com este livro isso não acontece e percebi que as páginas são recheadas de humor!
    Muito obrigada pela dica, vou colocá-lo em minha lista agora mesmo para não esquecer!
    Beijos,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      O livro é simplesmente incrível, o autor amarrou tudo com maestria e não se perdeu, então acho bom mesmo você colocar o livro em sua lista! Ele merece!
      Beijos.

      Excluir
  23. Olá!

    Não curto muito conto de fadas, porém, é sempre bom ver as novas versões. A capa ficou bem bonita!!!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. Com essa mega recomendação é tipo impossível não querer ler. Sem falar que achei a capa linda ;) Beijos

    www.chezb.com.br

    ResponderExcluir
  25. Um livro que me puxou imenso o interesse de ler, já o meti na lista de futuras leituras :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  26. Olá, Inês!
    Tenho forte medo dessas adaptações de contos clássicos. É difícil achar alguma que não ofenda sua memória ou até mesmo com qualidade (um abraço pros estúdios Disney!). Mas sua resenha exala tanta segurança que despertou meu interesse pelo livro. Parece a distração perfeita para os livros teóricos que tenho de ler.
    Gosto muito de sua articulação crítica; transmite um panorama completo e sincero sobre a "obra" (ou seja, imparcial para a decisão do leitor sobre ler ou não). Adorei a resenha e a dica!

    Beijos!
    agathaodaisa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Agatha.
      Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado dessa resenha e das outras minha, isso me faz incrivelmente feliz! Achei o livro, sinceramente, impecável, acho que iria te agradar.
      Beijos.

      Excluir
  27. Oi, Inês! Como vai? Então, isso dessa nova visão para os contos de fadas tem me deixado muito feliz, é uma oportunidade muito bacana de conhecermos "o outro lado da moeda", fora que alguns histórias são interessantíssimas, fiquei bastante interessado no livro... andei lendo algumas coisas sobre outros clássicos de nossa literatura e acredito que vale super a pena conferir...

    Bjs

    ^^

    joandersonoliveira.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Gente, gente, gente!!!!
    Me fala porque você posta resenhas tão sensacionais? Sério, cada vez que visito seu blog minha conta bancária diminui!!!
    Eu amei esse livro!!!!

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      OOOwn, fico tão feliz em ler comentários como esses, fico feliz que goste das minhas resenhas <3.
      Beijos.

      Excluir
  29. Nossa! Primeira resenha desse livro que eu leio e nao estava esperando tanto.
    Gosto bastante quando os autores ousam desconstruir mitos e fabulas e dar uma nova roupagem.
    E um narrador espirituoso sempre é um plus, né? rsrs
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Oi Inês, tudo bem ???
    Ai ai ... Não me canso de ler resenhas desse livro !!! A cada nova resenha eu fico ainda mais encantada por essa obra. Sou apaixonada por terror, histórias sombrias e por aí vai, então imagine a minha ansiedade em conferir esse livro !!!
    Pude ver que você realmente aproveitou a leitura, sua resenha nos demonstrou bem que gostou do livro e que se deixou levar pela história. Parabéns por essa resenha maravilhosa !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Oown, fico feliz que tenha gostado da resenha, acho que é o livro perfeito para você. Aproveitei muito a leitura, é simplesmente incrível <3.
      Beijos.

      Excluir
  31. Oi, Inês!
    Tudo que envolve contos de fadas envolve o meu coração.
    Adorei a dica. Já tinha visto a capa dele, mas pensei que fossem só os contos dos Grimm mesmo, mas gostei ainda mais de saber que João e Maria fogem para outros universos.
    Anotei na Wishlist.
    :D

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  32. Oi Inês!
    Li um livro de contos macabros dos irmãos Grimm há pouco tempo e gostei muito. Não me senti tentada a ler este livro pra evitar a repetição, mas gostei das fotos que você postou (e do estilo de narrativa).
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  33. Que bem feitas as ilustrações! Eu tava em dúvida sobre o que realmente esse livro tratava, e gostei de saber que ele meio que junta várias histórias, sem nada desconexo, isso é um ponto positivo e tanto. Fiquei bem curiosa pra ler! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem post novo no blog sobre os Multitalentos, vem conferir!

    ResponderExcluir
  34. Oie =D

    Desde que vi o lançamento deste livro estou super curiosa para ler <3
    Adoro livros baseados em contos de fadas, e este parece mesmo ser divertido e ter uma história incrível! Quero ler <3

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  35. WOW! Gostei, vou ler!
    Os contos de fadas são muito bons, ainda mais quando são bem explorados :)
    Já coloquei na lista interminável! Muito boa a resenha!
    Abraço!

    http://blogliterando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  36. Gente apenas uma palavra: kero!
    Diagramação linda e uma adaptação boa?
    Só mandar

    Beijos

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric