18 de maio de 2015

Resenha - Memória da Água

Livro: Memória da Água
Autora: Emmi Itäranta
Páginas: 288
Editora: Galera Record
ISBN: 9788501103116
Num futuro distante, depois de muitas guerras, a Europa foi dominada pela China, e o bem mais precioso dos tempos antigos se tornou tão escasso quanto a liberdade. A água passou a ser controlada e distribuída em cotas pelos militares. Noria é filha de um mestre do chá, uma profissão muito antiga que tem conhecimento sobre a localização das nascentes de água. Ela está sendo treinada para substituir o pai, e dentre todos os ensinamentos, ele revela à filha seu maior segredo: uma fonte natural escondida que fornece água para a família. Desamparada em um mundo destruído, ela começa a questionar o significado de tamanho privilégio. Guardar esse segredo é negar ajuda ao restante de população, e ajudá-los é colocar em risco a própria vida: os militares punem severamente quem for descoberto desfrutando de alguma fonte ilegal de água. Como o pai a ensinou, é preciso ter sabedoria para compreender o verdadeiro poder da água. Mas Noria também aprendeu que a sabedoria representa, acima de tudo, o poder de decidir seu próprio destino, a escolha entre lutar e se entregar.

 Memória da Água é um livro com uma premissa interessante e bastante crível. Acho que todo mundo já parou para pensar, pelo menos alguma vez, no problema da água e no que isso pode significar pra humanidade. A Emmi fez mais que isso, ela colocou em prática teorias que poderiam acontecer facilmente e criou uma história inusitada.

 Confesso que já estou saturada de distopias, mas essa em especial conseguiu despertar minha curiosidade. Somos levadas para um futuro onde a água é um bem bastante escasso, o governo a utiliza de forma bem restritiva e ocorre um racionamento bastante intenso por parte dos cidadãos. 

 Uma história que possui tanto sofrimento que ele chega a escorrer das páginas, aliada a uma narrativa tão leve que chega a transmitir calma. Uma combinação bastante contraditória que, por incrível que pareça, deu certo. 


 Os acontecimentos se desenvolvem de forma lenta, se assemelhando ao ritmo calmo e suave das águas. Os fatos chegam a chocar o leitor e mexer com seu íntimo justamente por tudo aquilo não estar longe da realidade, existe algo dentro de nós que começa a entender que a realidade descrita pode, de fato, acontecer em um futuro próximo. E, vou confessar, não é algo bacana de se perceber. 

 Certas coisas na obra me irritaram, como o fato de, muitas vezes, achar que fatos narrados eram desnecessários, sem falar que a parte distópica e política possui destaque, mas é inevitável pensar que ela poderia ter tido mais foco. Certas páginas que foram preenchidas com descrições da rotina da protagonista, poderiam ter sido utilizadas para nos mostrar algo maior. Apesar de ter entendido muitas das escolhas que a autora fez e o simbolismo de tudo isso. 

 Noria é uma protagonista incomum, com um discernimento incrível entre o certo e o errado e uma vontade incontestável de fazer o que é certo. Ela se arriscou em prol de algo maior e seu final não foi algo esperado, muito pelo contrário, fez parte de uma metáfora bastante interessante da autora.

 Não existe romance ao longo do livro, pelo menos não de maneira óbvia, mas depois percebemos que ele está ali, de forma subjetiva e tão sutil que só o percebemos quando já é quase tarde demais, apesar de eu ter tido a impressão de que ele estava ali ao longo de toda a narrativa e a autora nos deu dicas suaves sobre ele. 

 O livro tem bastante foco na política, na corrupção, na falta de escrúpulos e todas essas coisas que o poder faz na cabeça de um ser humano. É interessante e sombrio perceber todas essas coisas, nos damos conta de que essa realidade não se faz presente apenas na obra, mas sim no nosso cotidiano. Somos constantemente manipulados e, muitas vezes, nem nos damos conta.

 O final foi bastante aberto, mas tive a sensação de que o mais importante ali não foi mostrar como aquilo seria feito, mas sim que poderia ser feito. Não apenas por aquelas personagens, mas por nós, hoje, amanhã e em cada dia das nossas vidas. E, acreditem, se fizermos mesmo isso, podemos mudar o mundo.

 Existe algo de sublime na narração dessa autora, como ela consegue associar a água a tudo e preencher toda e qualquer lacuna com a significância dela. Existem toques místicos, leves o suficiente para não interferirem no andamento da trama. Mas o que mais me encantou foi a Emmi ter utilizado seu livro para passar uma mensagem, aliás, várias. Sim, existiram problemas de execução ao longo da narrativa e vários momentos imperfeitos, o que me fez dar uma nota regular, além da sensação de estranheza que temos durante a leitura, mas existem também uma mensagem extremamente relevante e que deveria ser lida. Cabe a você decidir se quer tomar conhecimento dela ou não.

QUOTES:
"Um único grão de areia é a mudança em todos os contornos do universo: mude uma coisa e você estará mudando tudo." 
"É fácil ficar cego quando a gente acredita que nada precisa mudar." 
"Uma vez que o espaço de silêncio que envolve um segredo foi quebrado, não é possível fazê-lo inteiro outra vez." 
"A morte é amiga próxima da água, não dá para separá-las, e também não é possível afastá-las das nossas vidas, porque representam, no último sentido, aquilo de que somos feitos: a versatilidade da água e a opressão da morte." 
"Quando a vida se resume a limites estreitos, a menor ilusão de liberdade é de grande valor." 
"Acredito que é preciso fazer escolhas difíceis todos os dias apesar de saber que não existirá recompensa."


Classificação:

36 comentários:

  1. Boa tarde Inês,

    Esse é mais um livro que fico conhecendo aqui no seu blog, gosto demais de distopias, não fico saturado, aliás se for assim temos que parar de ler romances, é o que mais lemos correto? Agora a premissa desse livro é muito boa e sua resenha confirmou isso e me deixou curioso, dica anotada....bjs.


    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marco.
      Fico feliz que não se sature de distopias, mas eu, particularmente, não consigo realizar tal feito. Não acho que sejam semelhantes a romances, até porque nesse tipo de livro existe uma variedade maior, no caso das distopias, acho que elas possuem mais elementos em comum, nesse caso é mais fácil de enjoar.
      Beijos.

      Excluir
  2. Gostei muito da premissa do livro. E o tema é sobre o que eu estudo diariamente. Acho que eu iria adorar a leitura.

    Beijos
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia esse livro. Bem a nossa realidade, né? Ou quase virando! Uma pena, mas acho que ainda dá para fazer a nossa parte e quem sabe? E acho que a leitura pode acrescentar muito nessa fase que estamos vivento, né? Dica anotada! ;-)

    Beijos,
    Carol
    www.pequenajornalista.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Sim, é bem próximo de nossa realidade. Ainda dá para fazer algo, mas o problema é que mais pessoas deveriam pensar assim.
      Beijos.

      Excluir
  4. InêsGabi! (nunca sei como te chamar, qual você prefere? hahaha)
    Eu preciso ler esse livro, adorei a premissa, adorei o foco ser na política e do romance ser meio subjetivo! MESMO! Eu sei que tem muita gente que adora suspirar por aí com romances mela cueca, mas eu não. Gosto disso aí que você descreveu na resenha! Com certeza vou comprar esse livro (assim que tiver uma graninha extra).

    Beijão!
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Babi.
      Pode me chamar de Gabi, gosto mais desse apelido, rsrs.
      Sim, o romance é bem sutil e subjetivo, algo mais poético mesmo, achei interessante esse fato. Romances mela cueca também não são muito meu estilo.
      Beijos

      Excluir
  5. Oi, Gabi! Eu tô com ele aqui para ler e pretendo em breve, assim que eu terminar Uma História de Amor e Toc! Também já não estou curtindo tanto as distopias, mas quando esse livro chegou, fiquei encantada, acho que a própria capa já transmite essa sensação de paz e com mensagens bonitas e válidas! É diferente e é por isso que quero ler logo! Bjo

    Tici | www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      A capa é linda e bastante condizente com a história, também preciso ler logo Uma História de Amor e TOC.
      Beijos.

      Excluir
  6. Não conhecia nem o livro nem a autora... é diferente de tudo que eu já li, até porque nunca li distopias. Apesar de não ser muito meu estilo, achei bem interessante e, sim, é uma premissa bem atual.... com todo o problema que águas que temos visto por aí.

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  7. Oi Inês, tudo bom? Estou vendo bastantes blogueiros falarem sobre esse livro ultimamente.
    Eu me interesso por essa temática e acredito que todos deveriam se interessar, afinal, água é nossa fonte de vida e nos imaginar sem é terrível.
    Fico feliz em saber que o romance meio que aparece de forma indireta, não gosto muito de livros que envolvam muito o romance. Acho chatos na maioria das vezes. ;/
    Adorei a resenha e as fotos! Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      A temática é interessante e o romance é bacana, vale a pena conferir mesmo. Fico feliz que tenha gostado da resenha e das fotos <3.
      Beijos.

      Excluir
  8. Olá, Inês.
    Eu já tinha visto a sinopse desse livro. Achei bem interessante.
    Também estou meio saturada de distopias. Falando das do tipo: governo vs população e alguma revolta com o casal apaixonado tentando dar jeito em tudo.
    Ultimamente estou procurando ler coisas "diferentes". E acabo percebendo que um romance na história acaba sendo um coadjuvante que as vezes, nem é necessário.
    Depois de ler sua resenha, fiquei mais confiante da proposta da autora.
    Beijos :*
    http://oqueeuanddolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      Está sendo bem difícil encontrar livros que não sejam distopias assim mesmo, população vs governo, creio que a maioria tem isso, pelo menos uma pitada, rsrs. Mas essa distopia é bem diferente mesmo, apesar de ter um pouco disso. Romance nem sempre funciona, isso é bem verdade.
      Beijos.

      Excluir
  9. Adoro histórias que de tão próximas a realidade nos fazem refletir e nos chocar como você disse. Deve ser muito bom, amei a resenha. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá, Inês.
    Tenho interesse nesse livro, principalmente porque a premissa me interessa. Sem falar que eu adoro distopias em que há certo foco no lado político.
    O romance ser indireto também me agrada. Muitos beijinhos não me convencem. haha

    Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de maio. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =).
      Ultimamente tenho visto muitos romances cheios de contatos físicos e poucos voltados mais para o sentimentalismo, que conseguem passar a imagem real das coisas. Cenas explícitas não garantem um romance convincente. Pra que ele o seja, é necessário muito mais.
      Beijos.

      Excluir
  11. Oi, Inês! Tudo bem? Achei a premissa do livro mega interessante e a capa dele maravilhosa! <3 Apesar das falhas apontadas em sua resenha, ainda fiquei com vontade de conferir a história! Amei as fotos da resenha! :3

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      A premissa é mesmo bacana e o livro vale a pena, apesar dos pesares. Fico feliz que tenha gostado das fotos <3.
      Beijos.

      Excluir
  12. Oi Inês,
    Já tinha visto esse livro em outro blog e ele chamou minha atenção. Essa distopia não está nenhum pouco distante da nossa realidade e confesso que tenho muito medo do que será de nossa nação daqui alguns anos. Além dos problemas que a natureza tem sofrido, também me intimida toda essa manipulação que temos visto por meio dos "poderosos".
    Gostei da resenha!!
    Beijos

    versosenotas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bárbara.
      São esses dois temas bastante polêmicos mesmo e ambos são tratados na obra, e de maneira bem realista e completa.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi, Inês!
    Adoro distopias. Então, calro aque eu fiquei super curiosa com essa. Ainda mais por se tratar de um problema que etá nos assolando cada dia mais e que as algumas pessoas insistem em fechar os olhos.
    Beijos

    Construindo Estante || Curta a fan page
    Sorteio de caneca personalizada de A Culpa é das Estrelas. Participe!

    ResponderExcluir
  14. Oi Inês,
    Sabe que tbm estou saturado de distopias? Parece que sempre é mais do mesmo, e acabo achando tudo mto previsível...
    Achei interessante o foco na política e na corrupção, pq são temas pouco explorados no genero YA.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. O livro parece interessante, mas li uma distopia e percebi que todas são parecidas demais e me enjoam.
    Obrigada por comentar no meu blog!

    http://colorful-mushrooms.blogspot.com.br/

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  16. Olá, Inês.

    Acho que o tema a autora decidiu abordar nessa distopia muito interessante, mas não me sinto inclinada a fazer a leitura. Alguns pontos que você citou como negativos que existe nessa obra são os pontos que mais me irrita em uma leitura. Final abertos me mata.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books

    ResponderExcluir
  17. Oi Inês!
    Não conhecia o livro e não sou muito fã dessas distopias, mas até que me interessei por esse livro, acho que a autora decidiu abordar um tema muito interessante.
    Adorei os quotes que você separou, muito lindos!
    Beijos

    LuMartinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lu.
      O tema é muito interessante e os quotes são só uma amostra da narração incrível da autora <3.
      Beijos.

      Excluir
  18. Também estou um pouco saturada de distopias, mas achei a proposta desse livro bem diferente. Nunca vi nada relacionado a água, das distopias que li o problema catalisador era geralmente uma guerra. Apesar de você ter ressaltado alguns problemas da obra eu fiquei com muita vontade de ler pelos pontos positivos que você também enumerou. Parece ser um daqueles livros que mesmo com problemas de execução vale a pena ser lido justamente pela mensagem.
    Beijos é ótima resenha <3
    Debora.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Debora.
      Existem mesmo probleminhas na obra e deixei isso bem claro na resenha, mas também existe uma mensagem muito linda e que merece ser espalhada. No fim das contas é uma leitura que peca um pouco em alguns aspectos da história, mas transmite coisas importantíssimas, um livro que pode mudar o mundo, se lido. Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijos.

      Excluir
  19. Oi =D

    A sua resenha é a primeira que vejo deste livro. Desde que vi o lançamento fiquei super curiosa para saber mais sobre ele, pois achei a premissa muito interessante. E, apesar de alguns pontos um pouquinho negativos que você ressaltou, confesso que quero ler mesmo assim. No geral, parece ser um livro bem legal!

    Beijos,
    Livy
    nomundodoslivros.com

    ResponderExcluir
  20. Você falou tudo: todo mundo, em algum momento, já se perguntou o que aconteceria se faltasse água... Adorei a resenha! Não conhecia esse livro, mas parece ser o tipo que eu gosto.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  21. Oi Inês,
    Li algumas resenhas a respeito desse livro e acho que no geral alguns dos pontos que não agradaram a maioria das pessoas é justamente o fato de a narrativa ser mais lenta e focar em pontos que talvez não parecem tão necessários. Pretendo ler esse livro com a mente aberta e sem pretensão de que seja uma história num ritmo mais ágil e cheio de ação, como vemos nos livros distópicos de hoje em dia :D Espero realmente que goste D:

    Beijinhos
    Daisy - nuvemdeletras.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Daisy.
      É bem verdade que ela descreve bastante, ms acho que isso é característica de seu estilo não comercial de narração. Em momento algum achei tedioso ou lento, acho que isso contribuiu para formar a atmosfera do livro. Mas a mensagem é bacana e o livro é bem não convencional.
      Beijos.

      Excluir
  22. Gostei tantoooooo dessa resenha que a indiquei no "Melhores da Semana". Dá um pulinho lá: Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  23. Oi Inês, tudo bem contigo ???
    Muito, muito, muito obrigada por essa resenha !!! Eu já tinha me deparado com esse livro diversas vezes, mas até hoje não tinha compreendido muito bem do que ele se tratava, graças a sua resenha eu entendi, e agora estou com mais vontade do que nunca de ler esse livro !!!
    Confesso que também já estou um pouco saturada de distopias, me parece que esse é o gênero do momento, e todos os autores querem aproveitar um pouco dessa fama do gênero, mas isso me incomoda um pouco, e também me fascina. É engraçado como alguns autores apenas seguem o fluxo (não que todos sejam assim, e é claro que existem aqueles que apenas tem vontade de escrever algo com aquele tema). Esse detalhe me decepciona um pouco e me deixa mais seletiva, faz com que eu escolha a dedo as distopias que vou ler, rsrsrs.
    Mas com relação ao livro ... Eu gostei muito da história, gostei de saber que os acontecimentos poderiam acontecer de verdade, são palpáveis, acho que isso é o mais interessante, ao meu ver !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric