10 de abril de 2015

Resenha - O Diário de Suzana para Nicolas

Livro: O Diário de Suzana para Nicolas
Autor: James Patterson
Editora: Arqueiro
Páginas: 224
ISBN: 9788580410273
Depois de quase um ano juntos, o poeta Matt Harrison acaba de romper com Katie Wilkinson. A jovem editora, que não tinha qualquer dúvida quanto ao amor que os unia, não consegue entender como um relacionamento tão perfeito pôde acabar tão de repente. Mas tudo está prestes a ser explicado. No dia seguinte ao rompimento, Katie encontra um pacote deixado por Matt na porta de sua casa. Dentro dele, um pequeno volume encadernado traz na capa cinco palavras, escritas com uma caligrafia que ela não reconhece: “Diário de Suzana para Nicolas”. Ao folhear aquelas páginas, Katie logo descobre que Suzana é uma jovem médica que, depois de sofrer um infarto, decidiu deixar para trás a correria de Boston e se mudar para um chalé na pacata ilha de Martha’s Vineyard. Foi lá que conheceu Matt. E lá nasceu o filho deles, Nicolas. Por que Matt teria lhe deixado aquele diário? Agora, confusa e sofrendo pelo fim do relacionamento, é nas palavras de outra mulher que Katie buscará as respostas para sua vida.

 Eu sempre li muitos elogios sobre esse livro, já tinha lido outras obras do James Patterson, ele nunca foi um autor que me agradou muito, apesar de ter chegado perto em Caçadores de Tesouros. Mas, como todos elogiavam tanto essa história, acabei ficando curiosa a respeito dela e, consequentemente, cheia de expectativas. Acabei me decepcionando.

 O livro gira em torno de uma história de amor que é contada de uma forma original e inusitada, entrelaçando passado e presente para definir o futuro. Eu gostei, foi bacana, mas não achei algo excepcional como a maioria das pessoas. Bem, por mais que o livro trate de assuntos delicados e tenha a finalidade de emocionar, eu simplesmente não consegui me conectar com a trama da forma que deveria. Não me identifiquei com os personagens. Faltou envolvimento e juro que estou me sentindo uma alienígena, pois todos amaram o livro.

 Aí entram também as expectativas, talvez isso tenha me atrapalhado. Eu estava esperando grandes segredos e coisas surpreendentes, mas, no fim das contas, consegui prever tudo o que iria acontecer. Entendo que o livro não procura trazer grandes mistérios, ele foca na vida e em como as coisas acontecem de surpresa, mas mesmo assim esperava algo mais. 


 Eu gostei da história relatada no diário, é algo singelo, mas muito cheio de significado, não apenas para a história, mas também para nossa vida. É uma lição linda e que realmente nos faz refletir sobre valores importantes. Porém, como disse anteriormente, o problema foi a falta de conexão de minha parte. 

 Katie é uma boa protagonista, acho que não nos aprofundamos o suficiente em sua história, a ponto de conseguirmos fazer uma análise psicológica mais funda. Ela é uma mulher de características físicas interessantes, porém não possui um traço em sua personalidade que a destaque de outras protagonistas. Também não consegui me afeiçoar muito a ela.

 Em certos momentos eu fiquei um pouco irritada com o fato de certas coisas serem sempre, aparentemente, tão perfeitas. Quero dizer, eu entendo que em determinado momento a vida dos personagens estava ótima, mas aquela perfeição toda me incomodou. A verdade é que acho que uma sucessão de dias impecáveis é algo surreal, sempre existem coisas que não são boas ou nos colocam para baixo, o que não é necessariamente ruim, afinal, faz parte da vida. 


 Matt é o homem dos sonhos de toda mulher, tanto fisicamente quanto em questão de personalidade. Ele tem problemas em lidar com o passado de uma maneira geral, mas, fora isso, não possui nenhum defeito perceptível. Outra coisa que me incomodou, afinal gosto de ler sobre personagens críveis e simplesmente não conseguia acreditar que pudesse existir um homem tão bom em todas as coisas. Acho que os defeitos são essenciais, é o conjunto de defeitos e qualidades que tornam uma pessoa incrível e interessante, ao menos na minha opinião. E essa personalidade impecável não se faz presente apenas em Matt, mas nos três personagens centrais, isso me irritou bastante.

 A edição da Arqueiro está impecável como sempre. A capa do livro é bonita e combina com a história, a diagramação está ótima, realmente não encontrei erros e a diagramação está simples, porém bonita. 

 Em suma, O Diário de Suzana para Nicolas foi uma obra que me decepcionou bastante. O livro possui lições e mensagens extremamente valiosas, mas achei a história previsível e os personagens perfeitinhos demais. Talvez por isso eu não tenha conseguido criar uma conexão com os mesmos, é mais fácil torcer e se identificar com protagonistas que possuem erros e defeitos, assim conseguimos nos enxergar em tais personagens. Entretanto, desconsiderando minha opinião não tão positiva, esse livro foi um extremo sucesso de crítica, talvez funcione melhor para você, afinal, parece que eu sou uma das poucas pessoas que não classificou a obra com cinco estrelas.

Quotes:
"Coisas ruins acontecem às vezes, Nicolas. Lembre-se disso, mas lembre também que é preciso seguir em frente de alguma maneira. A gente levanta a cabeça, olha para alguma coisa bonita, como o céu ou o mar, e segue em frete, caramba." 
"A vida é um grande milagre, uma série de pequenos milagres a cada dia. A gente só precisa aprender a olhar para ela sob a perspectiva correta."

Classificação:

45 comentários:

  1. Olá Inês!
    Assim como você, já ouvi bastante coisa positiva sobre esse livro e enho muitas expectativas quanto a essas leitura. Percebo que é muito complicado quando não conseguimos nos aproximar dos personagem ou nos envolver com suas histórias, parece que fica tudo superficial.
    p.s: As fotos da resenha ficaram lindas!

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Erika.
      Sim, infelizmente esse foi o grande problema. Não consegui sentir empatia pelos personagens, não torci pelos mesmos, logo, não me envolvi com a trama. Desse jeito fica difícil!
      Fico feliz que tenha gostado das fotos.
      Beijos.

      Excluir
  2. Oii!
    Eu ameeei esse livro, li em dois dias. Uma história muito linda e encantadora! Aprendi muito :)

    Beijos
    www.naialina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. AA é mesmo chato quando a gente não consegue se conectar com o livro, principalmente quando muita gente elogia o livro,. mas né, cada um tem seu estilo. Espero que suas próximas leituras sejam melhores!

    http://www.livrologias.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Inês, que pena que o livro não foi tudo aquilo que você esperava. Já ouvi tantas críticas positivas sobre ele que fiquei com muita vontade de conhecer mais da história. Espero um dia ter a oportunidade !

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho expectativas assim como você, mas agora sei que ao devo ir com tanta sede ao pote né?
    Adorei a sua resenha, ficou muito boa :D
    e a edição da arqueiro é linda mesmo *__*
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Inês!
    Não conhecia o livro, mas adoro a Editoria Arqueiro, é uma das minhas favoritas.
    Uma pena que o livro te decepcionou um pouco, concordo que os personagens precisam ter erros e acertos, pelo menos quando são humanos, hahaha
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ale.
      A Arqueiro tem um catalogo incrível, confio muito em seus lançamentos, também é uma de minhas editoras favoritas <3.
      Beijos.

      Excluir
  7. Não se sinta um alien não, a maioria desses livros famosos eu acabo não gostando, então é normal. Ou vamos ser aliens juntas kkk entendo o seu ponto, livros onde a vida dos personagens é perfeita também me irrita, afinal os livros servem pra fantasiar, ok, mas também tem que manter os pés no chão né. Já leu "O primeiro beijo" desse autor? Ou primeiro amor, sei lá, não lembro mais, alzheimer reinando kkk dá uma olhada porque eu achei muito bom!

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem tag do skoob no blog, vem ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Pois é, não dá. Os personagens PRECISAM ser reais, com defeitos, se não a gente não sente empatia mesmo. Vou tentar ler esse livro do autor e ver se gosto.
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi Inês, tudo bom?
    Eu também me sinto uma alienígena quando todo mundo gosta de um livro e eu não. É muito ruim quando vamos com muita sede ao pote e o livro é ruim.
    É uma pena que essa leitura não tenha funcionado para você, nunca li nada do autor, pois os livros dele não me chamam atenção.
    Beijos, lendocomabianca.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bianca.
      O livro em si não é ruim, apenas não conseguiu ser tão bom quanto eu esperava e alcançar minhas expectativas.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Inês!

    Eu não conhecia esse livro. Adorei a sinopse! Achei super diferente.
    Eu sei como é se sentir diferente quando a gente não gosta de um livro que todo mundo ama! ahahaha
    Foi assim comigo quando li "Belo Desastre", eu acho aquele livro o inferno na terra mas todo mundo ama! hahaha
    Vou colocar esse livro na lista do Skoob pra ler mais pra frente, gostei mesmo da premissa!

    Beijo :*
    Tamires
    www.meuepilogo.com

    ResponderExcluir
  10. Olá olá :)
    Pela sinopse, parece ser uma história interessante, mas eu não sou muito fã do gênero TuT Esse ano, tive a experiência de ter leituras como a que você descreveu - sem conexão com a história - que foi muito desgastante :(
    Eu já ouvi falar muito sobre esse autor, até fico curiosa pelas obras dele. Acho que eu leria esse livro, mas sem tantas expectativas, e em outro momento também, porque agora quero voltar para meus livros de fantasia, haha.
    Sua resenha está ótima, gostei de saber a sua opinião. E as fotos estão ótimas também xD
    Kissus
    www.penseicliquei.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sara.
      É mesmo péssimo quado não nos conectamos com a história, acho que é mais complicado ainda quando não somos fãs do gênero, apesar de ser sempre bom se arriscar em histórias que estão fora de nossa zona de conforto.
      Beijos.

      Excluir
  11. Ooooi mulé, tudo bem?
    Eu nunca li nada desse autor, eu já conhecia o livro, mas nunca parei para analisar uma opinião sobre. Parece ser um livro bem agradável e serve para ler em umas tardes de domingo, porém não fico muito apreciado com o gênero dele e também estou cheio de leituras atrasadas! Mas eu adorei a sua opinião, a resenha ficou ótima! Mesmo tendo vários pontos negativos, vou ver se eu leio, talvez só quando tiver em uma boa promoção messssssssssssssmo!

    Beijos,
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan.
      OXE, esse livro tá sempre por 9,90 no submarino, se toca u.u! Também to completamente atolada nessas leituras.
      Beijos.

      Excluir
  12. A sinopse parece interessante e já ouvi falar sobre vários livros desse autor. Não tenho lido muitos livros nesse gênero ultimamente, mas quem sabe mais pra frente dou uma chance ao autor.

    Beeijo
    http://resenhandosonhos.com

    ResponderExcluir
  13. Oooi, Gabi! Eu também não sou muito fã do James Patterson não, e nem consigo imaginá-lo escrevendo um romance, tá me cheirando a ghost writer isso aí! :x Uma pena o livro ter te decepcionado, mas tbm acho que eu n iria gostar :/ Bjs

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Não gosto do James também e esse envolvimento dele com ghosts writers só piorou a situação. Mas todos falam tão bem desse livro que acabei solicitando para tirar a prova, resultado: me decepcionei.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi Gabi,
    Ainda não li nada do James Patterson, apesar de já ter ouvido falarem super bem dele e até ter um livro dele aqui em casa.
    Por mais incrível que pareça, não tinha ouvido falar da obra e sinceramente, não me interessei. A trama até parece legal, mas sem duvidas a sucessão de dias incríves e personagens tão perfeitos deve me incomodar.
    Espero gostar de outros livros do autor, pois a escrita dele parece ser bem interessante.
    Beijos,
    Ká Andrade
    http://www.teens-books.com/

    ResponderExcluir
  15. Oi Ines!
    Também sempre ouvi comentários positivos em relação a esse livro, inclusive quando fui ler a sua resenha tava esperando ser uma resenha positiva. Só li um livro do James e não gostei muito, o fato de ele usar ghost writers também me faz desanimar em relação a ele.
    Abraço!
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Guilherme.
      Eu também só vejo resenhas positivas, até me surpreendi com minhas impressões sobre a obra. Mas nem sempre um livro muito elogiado nos agrada.
      Beijos.

      Excluir
  16. Oi Inês,
    Os tantos comentários que leio elogiando esse livro me fizeram ter vontade de ler e, por isso, fiquei surpresa com sua opinião. Mas, te entendo perfeitamente e isso acontece quando as expectativas ficam muito altas. Tive a mesma experiência com a leitura de Mentirosos, me senti excluída, pois não gostei do livro.
    Mesmo assim, ainda quero ler este. Adoro narrativas que envolvam diário e mescla de passado e presente!
    Beijos querida,

    http://versosenotas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Inês, gosto muito dos livros policiais e de suspense do autor, nunca li nada mais dramático dele.
    Esse me interessa, mas não a ponto de eu ficar louca pelo livro.
    Gostei das suas pontuações sobre ele. Quero ler, mas não tenho pressa.
    Parece realmente uma história bonita (Mas não tão real de tão perfeita).
    Vamos ver!

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Que prensa que você não gostou da história, eu achei interessante.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. É tão chato quando somos desiludidos por um livro que temos expectativas. É uma pena =\

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  20. Oi Inês, tudo bem? :)

    Desde o lançamento, eu sempre tive muita curiosidade em relação a esse livro!
    Em sua maioria os comentários foram tão positivos, que foi impossível não me "contaminar", com essa onda de romantismo que esse livro prometia... mas, confesso que sua resenha me desanimou demais! haha'

    Não sabia que tinha tudo isso em relação a perfeição, e com certeza isso ia me encher a paciência também. Por mais que eu goste de fugir da realidade durante uma leitura, também gosto de sentir que aquilo poderia acontecer e já percebi que não sentiria isso em relação a esse livro... que pena.

    Mas, quem sabe eu confira e tire minhas próprias conclusões?

    Beijos! ;)
    Letras Eternas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dayane.
      Minha experiência com a obra não foi tão ruim assim, mas me decepcionei muito com a obra. É sempre bom tirarmos nossas próprias conclusões e confesso que essa obra não é de toda mal.
      Beijos.

      Excluir
  21. Poxa! Antes eu queria ler esse livro pelo fato de ser do James Patterson e alguns dos livros dele serem ótimos, mas essa é a segunda resenha negativa que vejo sobre o mesmo :/ E o pior de tudo é que as duas resenhistas disseram praticamente a mesma coisa: previsível e perfeito demais.

    Definitivamente, eu não aposto na leitura, creio que também não gostarei, mas adorei a resenha, e a sinceridade, haha!

    Bjs!

    http://nemteconto.org
    TEM POST NOVO SOBRE SÉRIES! <3

    ResponderExcluir
  22. Oii...
    Quando esse livro foi lançado, fiquei morrendo de vontade de ler. Porém, já li algumas pessoas que tiveram a mesma opinião que a sua, agora fiquei na dúvida se leio. Hahahaha
    Beijinhos ;**
    Leitora Online

    Facebook | Instagram | Twitter

    ResponderExcluir

  23. Engraçado como a leitura funciona de um jeito pra cada um, né? Realmente vi mais opiniões positivas do que negativas sobre esse livro.
    Entendi seu ponto de vista, do porque ter te decepcionado. Não tenho muito interesse no livro, mas se eu lesse talvez tivesse uma opinião parecida, justamente por isso que você falou de que é mais fácil se identificar com protagonistas que erram e tem defeitos, porque assim a gente consegue se ver neles. É muito melhor quando há essa identificação com os personagens na leitura.

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi Inês!

    Demorei seculos pra ler esse livro, justamente porque as pessoas falavam tanto e afirmavam chorar horrores. Acho que diferente de você não criei muitas expectativas. Amo os livros do James Patterson! Alex Cross e a série o Clube das Mulheres Contra o Crime é maravilhosa! Um suspense policial de arrancar os cabelos de tão envolvente, mais voltando ao Diario de Suzanna para Nicholas no final das contas eu gostei. Foi minha primeira impressão com o autor, fora do suspense policial que eu já era acostumada, confesso que gostei, até me emocionei no final, porém também daria 3 estrelas. Ele foi bom, só isso.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Cintia.
      Acho que a falta de expectativas trabalhou em seu favor. É que todos falam de forma tão emocionada sobre a história que, sinceramente, me senti completamente fria por não ter me emocionado.
      Beijos.

      Excluir
  25. Poxa que pena que o livro não funcionou para você:/ O problema com os favoritinhos da galera é que todos acabam criando muitaas expectativas e as vezes é só um livro bom, mas não tudo o que falaram. Já sofri muito com isso. Adorei a resenha, ainda quero dar uma chance por ser escrito em forma de diário <3
    Beijoos,
    Sétima Onda Literária

    ResponderExcluir
  26. Já tem um certo tempo que li esse livro, então não recordo muitos detalhes. Mas, lembro que gostei da estória, só que não fiquei tão emocionada quanto imaginei. Mesmo assim vale a pena a leitura.

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Inês!
    N me lembro de ter lidos muitas resenhas desse livro. Tenho ele aqui em casa mas ainda não li, e já li outro do James Patterson que gostei bastante, mas não era romance.
    Eu não tenho muitas expectativas com o livro, mas espero que a história me emocione e tenha bons personagens, tomara que me agrade!
    Adorei suas fotos!
    Beijos
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
    / Tem Resenha Premiada e Foto do Leitor rolando! /

    ResponderExcluir
  28. Oiie :) nossa, estou passada kkkk. Eu juro que não sabia que existia um livro dessa história. Tipo, eu sou louca pelo filme que conta essa história. Obrigada por falar sobre ele, pois se não eu morreria sem saber que tem um livro. Enfim, preciso ler!!!
    Beijosss
    http://recalcadasealucinadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Adorei sua resenha, já te disse que sou apaixonada aqui no teu blog?
    Eu não conhecia o livro, mas ele parece ser muito bom!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Ainda não li nada do autor, mas minha sobrinha se amarra na serie dele que fala de bruxos. a historia do livro, desse ai, não me encheu os olhos mas quero ler Maximum Rider! haha
    Bjs

    http://achadosdamila.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  31. Olá, Inês.
    Gostei de seu ponto de vista sobre a obra. Lembro como se fosse hoje quando li este livro e a forma como o mesmo me prendeu e emocionou.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi, Inês!
    Não se sinta ET, opinião é algo muito relativo. Eu adorei "O Diário de Suzana Para Nicolas" absolutamente, fiquei fascinada com a narrativa sensível de James Patterson, não conhecia o lado romântico dele.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Sofia.
      Pois é, duas opiniões relativamente distintas, eu realmente não consegui achar o livro "isso tudo".
      Beijos.

      Excluir
  33. Oii, Inês! Tudo bem?
    Já conheço James Patterson através de outras obras e, devo dizer, adoro o estilo e escrita do autor!
    Portanto, me interessei bastante por este livro, especialmente pelas críticas boas que li a respeito.
    Acredito que vou gostar deste livro também quando tiver a oportunidade de lê-lo, mas entendo muito bem o teu sentimento em relação a ele. Isso acontece também com algumas de minhas leituras... Simplesmente o conjunto enredo-personagens-escrita não nos cativa, infelizmente.
    Gostei muito de ler a tua opinião sobre o livro :)
    Beijos!
    Júlia G.
    http://vanille-vie.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  34. Olá, tudo bem?
    Não conheço James Patterson, nem nunca ouvi falar nesse livro,mas acabei me interessando com o resumo no início. Acredito que gostarei desse livro :D
    Beijos
    http://decorouotalbolero.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric