1 de fevereiro de 2015

Resenha - As Mulheres do Nazismo

Livro: As Mulheres do Nazismo
Autora: Wendy Lower
Editora: Rocco
Páginas: 288
ISBN: 9788532528995
Consultora do Museu do Holocausto, a norte-americana Wendy Lower mostra, em 'As mulheres do nazismo', como uma geração de jovens alemãs - enfermeiras, professoras, secretárias, entre outras - anestesiadas pela propaganda hitlerista e movidas por um fervor nacionalista doentio enxergaram o nazismo como uma opção profissional ou quase matrimonial e colaboraram com o regime, sem vislumbrar os horrores que viriam depois. No livro, que foi finalista do National Book Award e ganhou destaque na imprensa internacional, Lower tenta decifrar o que levou tantas mulheres a se transformar em assassinas durante a Segunda Guerra Mundial, revelando uma faceta pouco conhecida do conflito.

 Eu sempre tive muita curiosidade com relação ao nazismo, por isso, sempre que um livro sobre o tema aparece, fico muito curiosa para ler. Especialmente este, que mostra um lado totalmente diferente e inexplorado sobre o assunto: a participação das mulheres em um dos maiores genocídios já cometidos na história da humanidade!

 Então, é claro que eu não perdi a oportunidade de ler a obra quando ela surgiu e posso dizer que não me arrependo. Nós temos uma imagem idealizada das mulheres como frágeis e mais "humanizadas". É claro que isso é um conceito que está mudando a cada dia, mas, de maneira geral, é assim que pensamos. Então ler esse livro é como apertar o delete para todos essas ideias em sua mente. 

 Fiquei chocada com os relatos sobre mulheres que fizeram coisas extremamente cruéis, com a dissimulação de muitas delas e participação ativa de várias nesse acontecimento tenebroso. 


 Falar sobre o nazismo de maneira geral não é fácil e esse livro me deu uma perspectiva totalmente nova sobre o assunto. Não lemos apenas sobre a participação das mulheres nesse processo, lemos sobre o Holocausto de maneira geral, sobre coisas que aconteceram durante e depois sob uma perspectiva privilegiada de pessoas que estiveram envolvidas de forma direta com esses massacres. 

 Lemos sobre histórias de mulheres aparentemente comuns, que se deixaram corromper, mas lemos também sobre seus maridos, sobre as pessoas próximas delas, sobre as condições desumanas que os judeus viviam... 

 A verdade é que senti muita raiva ao saber sobre o que aconteceu após o fim da guerra, sobre a impunidade que muitas dessas mulheres sofreram e a corrupção presente dentro da própria Alemanha após o "fim" da era nazista. 

 A edição da Rocco deixou a desejar com relação a tradução de certos termos que eram usados na época. Muitos deles apareceram em sua língua de origem e sem nenhuma explicação sobre seu significado. Mas a parte gráfica está impecável, a capa é muito bonita e condizente. Por dentro ela segue essa linha. Temos também algumas fotos de arquivos da época e informações extras que complementam a leitura.


 Esse não é um livro para ser lido rapidamente, até porque são várias informações e coisas que precisamos absorver aos poucos. Ele começa com um ritmo mais lento, mas depois vai se desenrolando de forma mais frenética, até porque tudo que lemos é extremamente interessante, enriquecedor e real. 

 Em suma, indico a obra para qualquer pessoa! Um livro que vai te acrescentar muito e te trazer informações e detalhes que você jamais poderia imaginar. Uma das melhores e mais interessantes leituras realizadas esse ano. Mais que recomendado!

Classificação:

60 comentários:

  1. Olha, apesar de sr uma época muito conturbada, tensa e horrível, eu gosto de ler sobre o nazismo e a epoca da segunda guerra no geral, acho que pode gerar muito assunto de fato.
    Fiquei com vontade de ler, para intercalar entre leituras!! :D
    Acho que esse livro agrega, apesar de não conhecer tudo, né?
    obaaaa, leia sim! :D
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  2. Parece ser o tipo leitura que precisa ser feita aos poucos, meio que, pra ser digerida. Pra aceitar que se trata de algo verídico e refletir a respeito.

    Com certeza vai entrar pra minha lista de leituras desse ano.

    Beijos,
    Gabi | Vida de Bookaholic

    ResponderExcluir
  3. Olá! Preciso dizer primeiramente que fiquei encantada com o seu lay, muito lindo. Meus parabéns <3 Em relação ao livro, eu não conhecia e lendo a sua resenha confesso que não me interessou muito. Fujo um pouco de livro reais sabe? Sem contar que o assunto não me interessa muito :/

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  4. Seu blog ta lindo, essas nuvens *-* amei! A leitura desse livro deve ser bem delicada, para processarmos as informações obtidas, rs Parece ser interessante!
    Beijinhos,
    Tenha uma excelente semana e abençoada por Deus.
    Oktobonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Assim como você também tenho muita curiosidade sobre esse período e assim que vi o título do livro já me interessei. Já vi alguns documentários e especiais sobre as mulheres no nazismo, mas livro ainda não conhecia.
    Adorei a sua resenha e já coloquei o livro na wishlist. Mas vou esperar o momento certo para ler, por ser um livro mais denso e precisar de mais tempo para lê-lo.
    Beijos!
    http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto de relembrar a época do nazismo, mas acho que quanto mais informação melhor. Amo história e tenho certeza que gostaria dessa leitura. Pena que a editora não foi cuidadosa. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá, Ana.
    Apesar de a época da segunda guerra ser uma das mais tristes da humanidade, é um período que eu adoro estudar. Prefiro pensar que aprendemos com nossos erros. Então, obviamente, o livro me chamou a atenção imediatamente. Depois da sua resenha então, a vontade de ler só aumentou.
    Uma pena apenas esse problema da tradução. Mas nada que o tio Google não resolva. rs

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de fevereiro. Você escolhe o livro que quer ganhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Marcos.
      Sim, nem todos aprendemos com os erros, falo por mim mesma às vezes, mas também gosto de estudar essa época, não só ela, mas vários fatos históricos. A gente vai se envolvendo tanto que nem pensa em procurar no Google e, vamos combinar, é chato ficar interrompendo a leitura o tempo todo só pra procurar o significado de termos.
      Beijos.

      Excluir
  8. Fiquei com muita vontade de ler!
    Eu acredito já ter ouvido falar desse livro, pois em uma época eu era muito fissurada em ler sobre essas coisas de nazismo e segunda guerra.
    Eu amo ler esses livros que apontam para o lado feminino da coisa. A grande maioria das pessoas esquece que por trás da história que nos é contada nas salas de aula sempre existe a figura da mulher, por mais terrível que seja a história.
    Se você se interessa pelo assunto, recomendo ler um pouco sobre Ravensbrück, um campo de concentração só para mulheres, é realmente chocante!
    - um monte de estrelas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gi.
      É mesmo um tema que merece destaque, a participação das mulheres nessas coisas, algo que muitas vezes é esquecido.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi, Inês!
    Uau, que livro. Me interessei muito.
    O tema me chama bastante a atenção.
    A gente sempre pensa no Holocausto e na Guerra só pelo lado dos judeus, de Hitler e dos soldados, esquecemos que tem muito mais por trás e muito mais atrocidades do que as que foram divulgadas, ainda mais por mulheres.
    Quero ler! Obrigada pela dica.

    Seguindo o blog. Eu jurava que já seguida! :P

    Ahh, adorei o nosso layout. Ficou lindão!

    Beijoooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  10. Oie,
    nossa o livro deve ser bom, mas uma leitura bem pesada neh?

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Inês, tudo bem?
    Também sempre fui interessada em livros com essa temática, e este já coloquei na lista. É curioso como no geral vemos as mulheres de forma diferente, mas naquele contexto elas eram tão cruéis quanto os homens.
    Abraços,
    Amanda Almeida
    Você é o que lê

    ResponderExcluir
  12. Gosto bastante desse assunto, então já sei que adoraria esse livro.
    Traz uma temática bem interessante, fiquei com vontade de ler.
    Beeijos!
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Toda vez que eu entro aqui fico pasmem com esse layout, não sei se ainda vou me recuperar, mas enfim.
    Eu não tenho como explicar essa fissuração que eu tenho com o nazismo e sobre as guerras mundiais. Tanto é, que num trabalho de escola eu escolhi esse tema para abordar. Reproduzi o quarto da Anne Frank, e colei várias fotos do nazismo e toda essa crueldade nas paredes, modéstia parte ficou ótimo, mas deu um baita trabalho. Não conhecia esse livro, e fiquei com muita vontade de ler, vou adicionar á minha lista com certeza. Acho que não é a toa que tentei sisu em tudo quanto é lugar por História. Beijos e ótimo post!
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natalia.
      Oown, fico muito feliz com todo esse carinho, obrigada, é ótimo saber que você gostou do layout!
      Fiquei curiosa pra ver o quarto que você reproduziu, tirou fotos? História é muito amor mesmo <3.
      Beijos.

      Excluir
  14. É um livro com um assunto que me desperta bastante curiosidade. Parece uma obra muito interessante para ler num dos momentos mais negros da história...

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  15. Olá Inês como você eu sou fascinada por historia da segunda guerra mundial, acho que deveria ser obrigado a todo mundo conhecer o que aconteceu para nunca mais se repetir.
    Sobre a ideia do livro achei excelente mostra que não era somente os homens que tiveram seu ponto de maldade nessa historia.
    Coisas de Mineira

    ResponderExcluir
  16. Oi! Parece ser um livro bem forte mesmo, gostei muito da resenha. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Fiquei iteressada nesse livro. Principalmente por se tratar de um assunto um pouco "inexplorado" por mim. E, por ser sobre a perspectiva e participação das mulheres.
    Está indo par a minha lista de desejados.
    Beijos

    >> Vem participar do top comentarista do mês. Está valendo um vale presente e um livro surpresa!<<
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  18. Olá Inês,

    Essa é a primeira resenha que leio desse livro, gosto demais do estilo e concordo com você é enriquecedor e nos ensina muito, ótima resenha e dica....abraço.


    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Olá :)
    acho que eu não leria este, a princípio. Tudo o que gira em torno das atrocidades deste regime me apavora de verdade. A maioria dos filmes e livros que tento acompanhar, acabo abandonando... enfim, mas a temática é mesmo interessante. O mundo precisa parar de ver as mulheres como seres inocentes e incapazes de cometer maldades. A dissimulação sempre será uma das piores características dos seres humanos, algo que algumas mulheres possuem de sobra, infelizmente. xoxo

    ssentrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá Inês! Tudo ótimo?

    Eu gosto muito de livros sobre guerras, principalmente a segundo, pois eles sempre tem coisas novas à mostrar, novos detalhes e perspectivas. No geral eles são uteis para a humanidade, para que a mesma não volte a repetir tais erros. Imagino a angustia de ler tais relatos, ainda mais da parte de mulheres nazistas que, pelo que costumo ver em outros lugares, são as que tomavam conta de mulheres judias. Só é uma pena não haver nenhuma nota ou glossário sobre os termos originais. Mesmo assim o livro me atraiu.

    Enfim, parabéns pelo blog.
    Beijos!

    http://entretenilendo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, George.
      É mesmo sempre bom ler sobre esse tema! Eu também acho que a editora deveria ter sido mais cuidadosa nesse aspecto. Obrigada, fico feliz que tenha gostado do blog!
      Beijos.

      Excluir
  21. Assim como você, eu também tenho muita curiosidade ao que diz respeito a 2° guerra mundial e holocausto. Foi um período muito delicado de tratar até hoje, porque ainda carrega o peso da dor de todas aquelas pessoas... Ainda não conhecia esse livro e me surpreendi com a temática voltada para as mulheres, até porque naquele período as mulheres não tinham conquistado tamanho espaço que temos hoje, mas adorei a ideia de trazer a tona que a mulheres estavam lá, viveram essa guerra, umas lutando no campo de concentração, outras lutando por aqueles que estavam lá, e também aquelas que acreditavam e compartilhavam a mesma ideia de Hitler. Independente dos rótulos (mulher, negro, velho, judeu), todos que estavam lá, viveram intensamente a guerra, de um lado ou de outro.

    http://www.tendadoslivros.com.br

    ResponderExcluir
  22. Eu não gosto de ler sobre o tema, guerra em geral. Sou mais de romances.
    Amei a sua fotos dos livros. Par quem gosta esse livro deve ser um prato cheio.
    Só de saber o que elas sofreram já estaria chorando na metade do livro rsrs

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie, tudo bom?
    Livros ambientados no período da segunda guerra despertam meu interesse porque me fazem refletir sobre esse período tão tenso da história mundial. A proposta do livro é realmente interessante porque mostra a participação feminina no nazismo e isso é chocante. Não conhecia a obra, mas fiquei interessada na leitura.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oie...

    O assunto desperta bastante o meu interesse, só que eu sou muito manteiga derretida! Choro litros. É chocante e interresante ao mesmo tempo. Pra encarar a leitura teria que ser em doses pequenas. Ótima resenha.

    Beijos!

    Cintia
    http://www.theniceage.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!

    Gosto de livros que contam fatos reais! Vou colocar na minha wish list, mesmo sem saber se tenho estômago para ler um livro desse porte.

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com
    facebook/resenhaeoutrascoisas

    ResponderExcluir
  26. Não gosto muito de ler sobre nazismo. São muitos cruéis, estúpidos. E me deixa muito chateada.

    Beijos
    www.heyealaysa.com

    ResponderExcluir
  27. Parece ser muito bom. Adoro histórias sobre o nazismo.

    Blog | FanPage | Instagram

    ResponderExcluir
  28. Ooii,

    Eu não conhecia essa obra. Nazismo não era o meu tema favorito, mas é algo que me disperta bastante curiosidade. Acho que saber como foi as mulheres nessa época deve ser interessante. O que mais me chamou atenção foi o fato delas serem tão crueis quanto aos homens.
    A unica coisa que me chateou foi saber dos termos não traduzidos isso é muito chato.
    Vou adicionar pois quero saber mais sobre o tema, preciso aprender mais sobre ele e acho que isso é uma otima forma ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Se tem uma coisa que o livro traz é conhecimento, é uma leitura muito enriquecedora mesmo, acho que você iria gostar!
      Beijos.

      Excluir
  29. O nazismo também é para mim um período bem interessante, mas mostra o pior do ser humano. Cada leitura sobre, exige um preparo mental. Não tinha lido resenha desse, muito interessante.
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem?
    Primeiramente, que Layout lindo, jesus amado haha!
    Bom, sobre o livro, eu não gosto de histórias que tenham a ver com Nazismo ou qualquer outra coisa do tipo, e por isso este é um livro que eu não tenho um pingo de vontade de ler!

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oi Inês!
    Eu também sempre tive curiosidade sobre a época do nazismo, ver como o ser humano foi tratado durante o holocausto é difícil, mas é uma parte da história que não deve ser esquecida. Não conhecia esse livro, mas ele traz um ponto de vista completamente diferente do comum mesmo, vou deixar anotado na minha lista de leituras.
    Não sei se o layout é bem recente, mas faz uns dias que não visito o blog, então queria comentar que gostei bastante!
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evelise.
      É mesmo uma boa dica de leitura! Sobre o layout: é recente mesmo, fico feliz que tenha gostado! Obrigada <3.
      Beijos.

      Excluir
  32. Eu não curto muito historias de nazismos são épocas muito ruins, mais gostei da resenha minha flor!!
    E preciso comentar que seu blog é lindo, e que unicórnio mais lindo também *---* hehehe
    Desculpa a demora pra visitar seu cantinho viu!

    Um Beijo Minha Flor!!
    Carol e Camila :*
    http://www.vamospapear.com/

    ResponderExcluir
  33. Oi Inês, tudo bem ???
    Gostei muito de ver o seu interesse pelo livro, também acho a história do Nazismo algo muito curioso, gosto de buscar novas informações sobre o tema e formar uma opinião sobre, não apenas esse fato terrível da história da humanidade, mas tantos outros que são pouquíssimo explorados. Já anotei a dica aqui !!!
    A única coisa que eu gostaria de ressaltar, é claro que é apenas a minha opinião sobre o assunto, é que os historiadores focam demais no Nazismo, vejo muita força e empenho em dissecar um tema que foi extremamente terrível e cruel, mas que também foi terrível para muitos alemães. As vezes vejo as pessoas falando do Nazismo e generalizando, muitas acreditam que todos os alemães concordavam com aquelas barbaridades. Mas o que muitos não sabem é que muitos alemães tiveram que sair de seu país por medo de retaliação, pois eram contra o regime e contra Hitler, que por sinal nem alemão era ...
    Só gostaria de ver outros fatos sendo ressaltados, como o terrível genocídio causado por Mao Tse Tung, ou terrível genocídio ao povo Tibetano.
    Mas como eu disse antes, essa é apenas a minha opinião, e eu não quero e nem é minha intenção dizer que um é mais importante que o outro. :D

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Entendo sua opinião e seu ponto de vista, eu mesma tenho um interesse geral por fatos históricos marcantes, não apenas o nazismo. Procuro ler algo sobre esses assuntos sempre que tenho oportunidade, entretanto acho que a oferta de livros com o tema Holocausto, Nazismo e afins são maiores no mercado, o que facilita mais a leitura desses livros. Mas é fundamental conhecer outros fatos também, claro!
      Beijos.

      Excluir
  34. Olá! Fiquei bem curiosa para ler o livro, parece bem interessante e eu gosto de ler sobre o assunto, também amei a capa!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  35. Nunca tinha ouvido falar do livro antes, mas achei bem interessante.
    Com certeza é um bom livro para quem curte História, assim como eu. Parece ter valiosas informações.
    Ah e lá ia me esquecendo... curti muito o layout do blog. Não tinha visto ainda, ficou incrível. Parabéns!

    www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  36. Oi Inês, como vai??
    Eu não conhecia a obra, mas achei sua resenha muito bacana.
    Para quem curte história, com certeza é um prato cheio.
    Não sei se a leitura me agradaria tanto.. Falar do nazismo é bem difícil... É uma época que me deixa triste e chocada ao mesmo tempo.

    Adorei as suas fotos!
    Grande beijo ♥

    Thati Machado;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  37. Oi tudo bem?
    Gosto de tudo relacionado a história, Segunda Guerra Mundial, nazismo, e não sabia desse livro, mas fiquei muito curiosa para ler, parabéns pela resenha, beijos Lost Words

    ResponderExcluir
  38. Oii ! Tudo bem?

    Eu gosto muito de ler sobre o nazismo, ou tudo relacionado à 1 ou 2ª Guerra.
    Fiquei bem interessado nesse, pq parece que é bem forte e adoro leituras assim! Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  39. Oi Inês!
    Como sou historiadora, livros que falam de eventos históricos sempre me atraem. Se for sobre o nazismo então é certeza que vou amar. Como você mesma disse, a visão romantizada e fragilizada que muita gente tem da mulher impede que a muita gente a veja como vilã, mas a mulher tem a mesma capacidade para o mal que o homem, então não me surpreende um livro que trate especificamente das maldades femininas na Alemanha Nazista.
    Com certeza vou querer ler esse livro!

    B-jussss! ♥

    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  40. Ainda não conhecia esse livro, mas me interessei bastante. O tema é um que gosto muito, sempre que vejo livros assim eu gosto de ler. E creio que gostarei ainda mais desse por contar a história das mulheres.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  41. Oi Inês
    Embora ache a guerra algo terrível, gosto bastante de estudar/ler a respeito. Acredito que podemos tirar grandes lições desses massacres. Não conhecia esse livro, mas parece ser bastante interessante, apresentando outro ponto de vista sobre algo tão terrível.
    Um grande beijo

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  42. Oi Inês! Tudo bem?

    Nossa, não sabia que o livro era tão triste e chocante assim :/ Despertou bastante a minha curiosidade para lê-lo, pois, já tenho bastante consciência do que acontecia nos campos de concentração, na era nazista, por que não me aprofundar e descobrir como ficou "depois" disso?

    O livro já está na minha lista! E parabéns, a resenha ficou ótima!

    Abs,
    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  43. Adorei o jeito do seu cantinho. Que bela descoberta ein? Eu concordo, nazismo e mulheres são dois assuntos que de certa forma merecem atenção, e ter uma obra que mescle os dois é realmente para não se desperdiçar. Nunca tinha parado para pensar nas mulheres dessa época, além do esterótipo "frágeis", e me sinto até envergonhada.
    Ótima resenha.
    Beijooos

    Blog Coisas da Juu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana.
      Obrigada, fico feliz que tenha gostado! É mesmo um tema a se pensar, que bom que curtiu a resenha!
      Beijos.

      Excluir
  44. Graças aos deuses não sou desses que fazem distinção: maldade é algo humano, indiferente a gênero. Mesmo que nesses casos a crueldade não seja vista como maldade por parte dos praticantes, que acreditavam estar fazendo o melhor por sua causa e não por puro prazer. A história humana é fascinante em diferentes âmbitos e com ela devemos aprender para evitar repetir erros, ainda que acabemos por fazer. Quanto mais conteúdo abordando diversas facetas desses acontecimentos, melhor para nós.

    Saudações,
    Ace Barros
    Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
    multiversox.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ace.
      Sim, eu falei mais de uma forma geral da ideia pré-concebida que as pessoas têm das mulheres, tinha algumas dessas ideias também, mas não com tanta intensidade. A verdade é que nem todas as pessoas possuem o mesmo pensamento que o seu e, ainda existe sim muita idealização da mulher.
      Beijos.

      Excluir
  45. Não me interesso muito por esse género... mas parece ser muito bom esse!
    Boa opnião :)

    bjs, Palavras Antigas - PA

    ResponderExcluir
  46. Essa é uma época sobre a qual eu adoro ler tbm, é muito triste, mas interessante. Ainda n sabia sobre esse livro e gostei muito da premissa, realmente n se fala muito do papel das mulheres nesse período!
    Ótima resenha, bjs!
    http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  47. Não conhecia a obra, mas só o título me chamou muito atenção.
    Livros do gênero me fascinam e ainda mais com sua avaliação tão positiva, foi para minha lista de desejados.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  48. Oie,
    Achei interessante a abordagem do tema da participação das mulheres no nazismo, realmente é que se ouve pouco falar. Me parece um livro forte, ao mesmo tempo intrigante e me deixou bastante curiosa. Não é meu tipo favorito de leitura, mas é bastante acrescentador. Talvez uma meta de leitura.
    Ótima resenha!!
    Beeijoo

    Grazy
    meusantidotos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  49. Adorei a resenha! O livro parece interessante, mas também parece pesado pra caramba. Nazismo sempre me desperta a curiosidade, mas a maioria dos livros e filmes que vi até agora me deixaram meio agoniada, é difícil acreditar que foi tudo real, que as pessoas podem ser cruéis dessa forma.

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  50. Olá Inês. Tudo bem?

    Adorei a resenha. Ler sobre o Nazismo é quase que obrigatório, pois precisamos conhecer o que aconteceu. Os horrores cometidos numa guerra tão estúpida. Há várias perspectivas, como você disse, e eu não conhecia essa. Tenho programado vários livros sobre o assunto para esse ano e esse será incluído.

    Em relação as mulheres você está correta quando diz "Nós temos uma imagem idealizada das mulheres como frágeis e mais "humanizadas"". Eu acredito que a mulher é o sexo forte, pois temos inúmeros exemplos por aí.

    Parabéns pela resenha.

    Wilson Brancaglioni
    www.estantedowilson.com.br

    ResponderExcluir
  51. Você escreve super bem menina, meus parabéns
    beijinhos


    http://becamefashionable.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric