23 de janeiro de 2015

Resenha - Perdido Em Marte

"Há seis dias, o astronauta Mark Watney se tornou a décima sétima pessoa a pisar em Marte. E, provavelmente, será a primeira a morrer no planeta vermelho. Depois de uma forte tempestade de areia, a missão Ares 3 é abortada e a tripulação vai embora, certa de que Mark morreu em um terrível acidente. Ao despertar, ele se vê completamente sozinho, ferido e sem ter como avisar às pessoas na Terra que está vivo. E, mesmo que conseguisse se comunicar, seus mantimentos terminariam anos antes da chegada de um possível resgate. Ainda assim, Mark não está disposto a desistir. Munido de nada além de curiosidade e de suas habilidades de engenheiro e botânico e um senso de humor inabalável , ele embarca numa luta obstinada pela sobrevivência. Para isso, será o primeiro homem a plantar batatas em Marte e, usando uma genial mistura de cálculos e fita adesiva, vai elaborar um plano para entrar em contato com a Nasa e, quem sabe, sair vivo de lá."

 Eu confesso que pensei duas vezes antes de solicitar esse livro porque não é um gênero que eu costumo ler, mas confio no catálogo da editora e com o anúncio de uma adaptação a curiosidade falou mais alto. Não me arrependi. 

 A verdade é que esse é um livro de leitura lenta, por isso mesmo demorei mais do que o de costume para finalizar a obra. São muitos trechos que não são de fácil compreensão, às vezes é necessário ler mais de uma vez para entender e em outras vezes, mesmo lendo com bastante atenção, eu não entendi, sem falar na quantidade de partes técnicas e coisas do tipo que, por mais que o autor tenha tentado explicar e descomplicar, não consegui entender completamente.  Mas é importante lembrar que eu sou uma leiga no assunto e química nunca foi meu forte. Isso tornou a leitura um pouco mais lenta do que outros livros, mas não necessariamente entediante. É importante dizer também que essas partes foram importantes para tornar a trama ainda mais verossímil.  


 Essa parte do livro ser bastante real merece destaque, o homem ainda não foi para Marte, mas Andy escreveu de um jeito tão real, de uma forma em que tudo se encaixa e realmente não há pontas soltas que, eu tenho certeza que se um dia algum terráqueo pisar nesse planeta será exatamente da forma que o autor descreveu. Ele mostrou um vasto conhecimento sobre o que foi dito e tenho certeza que o trabalho de pesquisa para que o livro fosse escrito foi bastante vasto. 

 Preciso dizer que esse, definitivamente, não é um daqueles livros em que tudo dá certo. Só o fato do cara ter ficado no "planeta vermelho" sozinho já mostra como as coisas não serão uma maravilha. Tanta coisa dá errado que eu já ficava apreensiva esperando o próximo desastre, mas ao mesmo tempo ficava torcendo para que ele não acontecesse porque o protagonista é um cara tão bacana e carismático que fica difícil não criar uma empatia pelo cara e torcer pelo mesmo.

 Lembram o que eu falei sobre a leitura ser lenta e, por vezes, até complicada? Esse fato é balanceado pelo bom humor e sarcasmo dos diários de bordo do protagonista. Nossa, ri demais com as tiradas dele e olha que sou difícil para rir.


 Os personagens secundários também são interessante, mas são tantos que teve um momento que eu nem associava mais a história deles a seus respectivos nomes. Posso dizer que achei que alguns  tiveram pouca relevância para a trama central e poderiam ter sido deixados de fora.

 A edição da Arqueiro está ótima como sempre. Posso imaginar como a tradução desse livro deve ter sido difícil, mas ela estava impecável e não notei erros de revisão. A capa do livro é linda e a diagramação elegante.

 Em suma, Perdido em Marte é um livro bom, bastante realista e interessante de ser lido. Tirei uma estrela pelos motivos citados acima, mas foi uma leitura proveitosa.

Quotes:
"Os piores momentos da vida são precedidos por pequenas observações. O pequeno caroço na lateral do seu corpo que não estava lá antes. Voltar para casa para ficar com sua esposa e encontrar duas taças de vinho na pia. Todas as vezes que você ouve 'Interrompemos este programa...'" 
"Eu só queria que alguma coisa saísse como planejado, sabe?"
Livro: Perdido Em Marte
Autor: Andy Weir
Editora: Arqueiro
Páginas: 336
ISBN: 9788580413359


37 comentários:

  1. Olá, como vai?
    Sou fissurado em ficção científica e sou louco pra ler esse livro desde o lançamento, mas ainda não tive a oportunidade =/ Sempre vejo resenhas muito bacanas em relação à ele, inclusive a sua, e isso sempre me deixar ainda mais ansioso para ler. Como um grande fã de sci-fi, tenho certeza que vou amar ^^
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  2. Eu amo ficção científica e já de cara, confesso que gostei do livro por que Marte me instiga muito. E creio que o autor usou os mesmos dados e especulações que me interessam para tentar passar realidade ao livro. Desejando pra ontem! Tenha um final de semana abençoado, beijos.


    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Ooi,

    Acho que assim como você, eu teria um pouco de dificuldade por causa dos termos técnicos, não entendo nada de quimica e acho que isso acabaria me atrapalhando e me dispersando na leitura :(
    Gostei da sua resenha e de saber que o autor deixou tudo muito mais claro no livro. Gosto de livros que tem esse lado do sarcasmo, mas realmente não sei se leria :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana.
      Eu meio que me dispersei um pouco, rsrs. Química também não é meu forte, mas o resto funcionou muito bem.
      Beijos.

      Excluir
  4. Oi Inês, como vai?

    Foi ótimo ter lido a sua resenha, porque eu estava louco nesse livro, mas desconhecia algumas características neles que podem fazer com que eu me decepcione. Não sabia sobre o número de termos técnicos que o livro apresenta e fiquei um pouco desanimado com isso, porém ainda irei manter o livro nos desejados. Vamos ver... Beijos!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Inês!
    Tenho uma curiosidade gigantesca em ler esse livro, gostei da sua resenha, fique surpreso em saber que e uma leitura lenta.
    Enfim, espero gostar.
    Beijos
    Guilherme - http://leituraforadeserie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Oie Inês =)

    Eu curto bastante ficção científica, mas não ando no clima para leituras mais lentas no momento e livros do gênero sempre acabam tendo um desenvolvimento mais demorado mesmo.

    Confesso que ainda não estou muito convencida em ler esse livro, mas quem sabe mais para frente ^^

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Também estou vendo esse livro no catálogo da Arqueiro há um bom tempo e nunca me interessei pra solicitar. Sua resenha me fez ter vontade de ler meeeesmo.
    Me lembrou um pouco do filme Gravidade, mas lá era no espaço mesmo. Em Marte tudo fica mais interessante, especialmente pelo fato de o homem não ter chegado lá ainda.
    E sobre esses milhares de termos técnicos e quimicos, eu acho mais um ponto forte. Afinal é ótimo quando o livro nos acrescenta esse tipo de coisas.
    Obrigada pela indicação, vai ser uma ótima leitura!

    Beijos, Amanda
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  8. Apesar de gostar muito não tenho um número grande de ficções científicas na minha estante. Esse Perdido Em Marte me fez lembrar imediatamente do filme Gravidade (que é ótimo, por sinal) e a sua resenha me fez ter vontade de ler. É bom saber sobre o ritmo lento e sobre os termos científicos porque assim já sei o que esperar da leitura. Ótima resenha!

    Beijo,
    Naty.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Naty.
      Não são exatamente termos científicos, mas trechos mais complicados de serem lidos. Mas a obra, de maneira geral, é ótima. Ainda não vi Gravidade, mas curiosidade é que não falta.
      Beijos.

      Excluir
  9. Oi Gabi! Esse livro já era meu desejado, e depois de ler tua resenha desejo ele mais ainda. Sobre a química inserida no livro: eu gosto, sabe? mesmo que eu ão consiga entender nada. Como em O teorema de Katherine, que eu não entendia nada com nada daquela matemática toda, mas mesmo assim gostava. Enfim... quero muito ler este livro! Beijão!
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nunca li, parece ser bom até, apesar de não fazer muito o meu "estilo" de leitura kk Adorei o post, ficou ótimo!
    www.espacegirl.com

    ResponderExcluir
  11. Foi minha ultima leitura em 2014, e meu primeiro livro em inglês lido, amei tudo. E extramente simples o inglê do Andy Weir, me apaixonei. Já to querendo a adaptação pros cinemas!

    http://nerd-sedentario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Inês! Desde a primeira vez que vi esse livro circulando pela blogosfera que eu me interessei por ele! Ele parece ser muito legal e eu espero lê-lo logo! Ah, também fiquei sabendo que vão adaptá-lo para o cinema! Com certeza vem filmão por aí, né? Ótima resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony.
      Vai ser sim e vai ser um filme ótimo, é um desses livros que já tem A CARA de filme.
      Beijos.

      Excluir
  13. Bom saber que mesmo ao meio do sufoco, o personagem tira forças pro humor, isso também deve descontrair bastante a leitura. Acho que eu não gostaria muito por isso de as frases serem complexas e com muitas informações técnicas. Talvez seja aquele tipo de livro que cai bem como filme, né? Que daí dá até pra acompanhar melhor

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "O presente do meu grande amor", vem ver!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Carol.
      Confesso que isso também me incomodou, mas como filme vai ser incrível, com certeza. Imaginei tudinho <3.
      Beijos.

      Excluir
  14. Oi Inês,
    Sabe que quando vi o livro ser lançado tbm nao dei mta bola?? Só me chamou a atenção quando foi eleito como um dos melhores livros de 2014 na amazon americana.
    Apesar dos pontos negativos q vc destacou, ainda pretendo ler em breve.
    Abraço,
    Alê
    www.alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Olá! Fiquei sabendo da existência desse livro quando peguei um marcador do livro na livraria, mas nem dei muita bola. Só agora estou sabendo do que se trata a história, e fiquei bem interessada! Mas devo confessar que não sei se lerei, ainda mais que você apresentou as partes negativas dele que me desmotivou.

    Beijinhos,

    Bia - Blog Escrevendo Mundos

    ResponderExcluir
  16. Oi Gabi

    Esse livro parece ser muito interessante. Fiquei pensando em como deve ter sido complicado sobreviver numa atmosfera tão diferente da nossa e fiquei muito curiosa pra saber o que aconteceu com ele no final. As partes técnicas apesar de tornar o livro lento, embasamento para tornar tudo mais crivel e real. Fiquei com vontade de ler.

    Beijos
    mundo-de-papel1.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caline.
      Por isso mesmo que falei das partes técnicas, mas confirmei que foram necessárias para tornar tudo mais real, não questionei isso nem por um segundo. Leia mesmo, acho que iria gostar.
      Beijos.

      Excluir
  17. Gostaria de ler esse livro, fiquei muito curiosa!
    Obrigada pela dica!
    bjus
    http://www.elianedelacerda.com

    ResponderExcluir
  18. Oi Inês! Tudo ótimo?

    Já havia gostado da resenha que li sobre Perdido em Marte no blog Book Addict e com a sua reforcei mais ainda meu desejo de lê-lo. Ambas deram um destaque especial sobre a questão do autor reforçar a verossimilhança da história com detalhes de química, entre outros. Adoro quando isso acontece pois faz o leitor imergir mais e mais na trama.
    Outra elogio, adorei as fotos que tirou com o livro. A ambientação está perfeita!
    Finalizando, preciso ler a obra antes que a adaptação do Ridley (OMG!) Scott chegue aos cinemas.

    Beijos!

    (obs: removi meu coment acima pois saiu faltando metade do que escrevi)
    http://entretenilendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, George.
      Sim, foram partes fundamentais para tornar o livro mais real. Fico feliz que tenha gostado das fotos, tirei nesse lugar justamente com o intuito de combinar com o solo seco de Marte, só não é mais vermelho, mas...
      Beijos.

      Excluir
  19. Nossa, que sinopse incrível ! Me despertou muita curiosidade, apesar de eu também não me dar muito bem com termo técnicos. Comecei recentemente um livro que também se passa em Marte, o Fúria Vermelha do Pierce Brown, e estou gostando bastante. Exatamente por isso, esse livro me despertou interesse. Espero poder ler em breve ! Adorei a sua resenha,

    Beijos,
    Bia

    www.nasuaestanteblog.blogspot.com | @NaSuaEstante_

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Pela sinopse, me senti atraída pelo livro.
    Ainda não tinha visto resenha sobre esse livro.
    Entretanto, já ouvir falar, mas não senti interesse sobre.
    Confesso que quando começou a resenha, na parte do leitura lenta, eu não liguei muito, porém na parte do termo técnico eu fiquei meio em dúvida.
    Parece ser uma leitura legal, para quem entende um pouco do assunto retratado no livro. Aos demais, acho que ficariam um pouco sem entender algumas coisas, assim como você ficou.
    Beijos.

    http://www.leituradelua.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luana.
      Eu fiquei sem entender vários trechos mesmo, mas acabei começando a deixar passar e curtindo as partes que entendia de fato, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  21. Olá, Inês, tudo bem?
    A capa e a sua resenha me fizeram lembrar o filme "Gravidade" que por sinal eu achei muuuuito arrastado também e não gostei por esse motivo. O livro parece seguir a mesma linha e isso me desmotiva a lê-lo.

    Beijocas,
    Blog | Youtube | Instagram

    ResponderExcluir
  22. Agora fiquei com vontade de ler esse livro, amei sua resenha!
    beijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Olá, Inês!
    Eu não conhecia o livro e nem sabia que haveria uma adaptação (o.O), mas achei bem interessante. Eu não sou muito boa em química e física, mas acho tão interessante que gosto muito de ler sobre.
    Não curti muito a capa, mas o que posso fazer se ela representa tão bem o livro? Afinal é um astronauta perdido no planeta vermelho... kk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Anna.
      Jura que não curtiu a capa? Eu amei e achei linda demais <3.
      Beijos.

      Excluir
  24. Oláaa!!
    Não conhecia o livro mas fiquei bem curiosa. Eu gosto desse tipo de assunto, sempre quis astronauta. Sabe, sempre temos aqueles sonhos improváveis, esse é um dos meus...
    Não sou tão boa em química, mas, além disso, acho que eu me daria bem com o livro. Espero ler em breve!!
    Beijos!

    http://our-constellations.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá... tudo bem??

    Bom esse tipo de leitura não é meu forte... rs... não sei se teria coragem de lê-lo ainda mais depois dos pontos que você levantou de que teve que voltar algumas vezes para compreender... dependendo do enredo não me importo de fazer isso em um livro, mas ele tem que cativar para que eu o leia... talvez seja um livro bom para ler para sair da zona de conforto... não descartei totalmente... ainda mais porque é da editora arqueiro e gosto muito dos titulos deles... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Diana.
      Antes de solicitar também fiquei com receio, mas confio tanto no catálogo da editora que acabei solicitando e não me arrependo.
      Beijos.

      Excluir
  26. Oi Inês, tudo bem ???
    Fiquei tão feliz de ver essa resenha aqui no seu blog, você nem imagina o quanto !!! :D
    Eu tenho esse livro, ganhei de natal mas ainda não tive a oportunidade de ler, porém, apesar disso eu estou extremamente ansiosa pela leitura.
    Essa é a primeira resenha que eu leio desse livro, ainda não tinha visto ele pelos blogs literários, talvez seja novidade, talvez não seja todo mundo que tenha se interessado pelo livro, ou talvez eu que não tenha procurado direito, hehehe. Fico feliz de saber que gostou do livro, mal posso esperar para começar a leitura !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  27. Curto pacas ficção e esse parece bem interessante já que coloca um q de sobrevivência a temática, taí, esse quero ler.

    ResponderExcluir
  28. Inês eu estou completamente louco de vontade de ler esse livro, achei a sinopse simplesmente interessante e acredito que a história seja muito boa afinal vou deu 4 estrelas!! Espero conseguir ler ele em breve, sua resenha me deixou ainda mais curioso principalmente pelos termos técnicos vamos ver se quando eu ler vou ter a mesma reação que você! !

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric