28 de janeiro de 2015

Como eu tiro fotos de livros

 Olá, pessoal. Hoje eu vim falar de algo que as pessoas andam me perguntando bastante: como eu tiro as fotos que uso para ilustrar as resenhas aqui do blog. Para saber mais sobre esse processo clique em LEIA MAIS.

Antes esse não era um recurso muito comum nos blogs literários, mas com o tempo foi se popularizando e hoje é só mais um atrativo para os leitores. É um assunto que divide opiniões: tem gente que gosta, tem gente que não gosta. 

 Eu confesso que aqui no blog as coisas aconteceram de forma diferente, eu não tomei essa decisão de incluir fotos nas resenhas sozinha (e recomendo que você também não o faça)! Antes eu fiz uma pesquisa no Facebook com os leitores do blog e a maioria respondeu que preferia as resenhas com foto! É claro que varia para cada blog, então antes de tomar essa decisão é sempre bom ouvir a opinião dos leitores. 

 Muita gente opta por pegar fotos tiradas por outras pessoas e colocar créditos, mas eu acredito que fica mais interessante quando é você que tira. Pensando nisso (e nas perguntas que ando recebendo) fiz esse post com dicas para você poder fazer isso no seu blog também. Lembrando que eu não sou profissional e, muito menos, expert no assunto.

COM QUAL APARELHO TIRO FOTO


 Eu não uso câmera profissional. A verdade é que ela é cara e, por mais que seja um investimento que vale a pena, eu não posso comprar no momento (percebam que falei NO MOMENTO, então pretendo adquirir uma). Para tirar as fotos eu uso a câmera do Iphone 5 que, sinceramente, nunca me decepcionou. A qualidade das fotos é sempre boa e dá para fazer algumas coisas diferentes com o foco. Claro que não é uma câmera profissional, mas me é muito útil. Isso só mostra que não precisa gastar muito para tirar fotos de qualidade.


CENÁRIO


 Muita gente tira as fotos dentro de casa, a verdade é que eu não gosto muito de fazer isso, até porque acho mais complicado da foto ficar realmente boa. Então eu sempre tento aproveitar as paisagens naturais porque as fotos ficam diferentes do óbvio e não se tornam repetitivas, já que eu sempre tento inovar. Claro que, para mim, isso é mais fácil porque eu moro em uma cidade do interior, com uma diversidade de paisagens naturais e coisas do tipo, mas não acho que seja impossível fazer algo assim em uma capital, sempre existem condomínios com área verde e etc. 


O EDITOR QUE USO


 O editor que uso é o PicMonkey! A boa notícia é que dá para usar online, então você não precisa ter um celular com sistema android ou IOS, apesar de já existir o aplicativo para ambos. Eu, particularmente, uso online mesmo porque acho mais prático e rápido, uma vez que já tenho que passar as fotos para o computador mesmo. Existe uma diversidade imensa de efeitos e é um editor bem fácil de ser usado. Vale deixar claro que alguns recursos são pagos, mas são minoria.

Bom gente, eu realmente espero ter ajudado com algumas dicas, se ficou alguma coisa que eu deixei de responder pode perguntar nos comentários, mas acho que o post ficou bem esclarecedor. Lembrando que todas as fotos desse post são originais do Memórias de Leitura!
Beijos e até a próxima =)

73 comentários:

  1. Não costumava usar fotos, nas minhas resenhas, mas percebi que elas dão uma melhor esparecida no texto, deixando ele mais leve e bonito.

    Nerd Sedentário - nerd-sedentario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu tirava as fts da minha resenha com meu celular até pouco tempo, confesso que a máquina faz diferença, mas depende muito mais do fotógrafo do que do aparelho.

    http://whoisllara.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      Concordo, depende mais do fotógrafo do que do aparelho, mas uma boa câmera faz a diferença, estou doidinha querendo uma!
      Beijos.

      Excluir
  3. Oie,
    bacana, minhas otos não ficam muito boas, não tenho muita paciência kkk

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  4. Adorei a postagem! Eu pessoalmente, dou mais credibilidade e acho bem mais interessante resenhas, do que quer que seja, com fotos. Amo suas fotos, acho que elas dão aquele tcham a postagem. E hoje encontramos câmera semi profissionais com qualidade incrível e preço acessível, vale a pena investir. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    http://paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Acho legal fotos nas resenhas, contanto que não seja em excesso.
    Adorei as dicas!
    beeijos
    http://masenstale.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oii
    Sempre tento inovar minhas fotos mas nunca consigo </3
    Suas dicas me ajudaram bastante, vou tentar mudar!
    Beijos
    estantedorefugio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oieeeeewwwwws, Inês. Tudo bem?
    AI MEU DEUS! SOCORRO, QUE LAYOUT LINDOOOOOOOO <33 Essa também é a mesma "base" que uso do meu blog, sabia? E foi um dos free's que mais gostei HUAAUAUA. Sério, adorei esse seu background <33 Vamos para a postagem... Nossa, super bacana <33 MINHA NOSSA EU NÃO SABIA QUE TU TINHA UM IPHONE5 E MUITO MENOS QUE VOCÊ TIRAVA FOTO COM ELE, SUA RYKAAAAAAAAAAAA HUAHAUHAUA. Assim, eu gosto muito de tirar umas fotos quando é resenha para mostrar ao leitor do blog a diagramação e também é sempre muito chamativa para que as pessoas se interessem pela postagem! Sim, cenário é bem bacana, mas em minha cidade não tem lá essas coisas, o máximo que posso tirar uma foto é no meu quintal, que até fica bacaninha HAUAHAUA ;) Mas estou apresentando sérios problemas com minha câmera, o visor dela quebrou </3 e fica meio difícil ver uma foto :/ O picmonkey é bem bacana, já o conhecia, mas gosto mais em usar o PhotoScape (tá, eu ainda não aprendi a baixar o PhotoShop HAUHAAUA). Adorei a postagem :)

    Beeeeijosssss!
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luan querido!
      MUITO OBRIGADO, nossa, fico super feliz que você tenha gostado, deu o maior trabalho (e estresse) pra ser finalizado, mas foi õ/. O Iphone não é meu, mas uso para tirar as fotos porque é melhor que a resolução da câmera do meu celular, então pode esquecer essa história de rica u.u! Eu tiro as fotos é no quintal mesmo, até porque não vou dar uma de louca na rua tirando foto de livro, era capaz de me internarem em um hospício. Não gosto desses programas que têm que baixar porque sobrecarregam muito o computador T.T
      Beijos.

      Excluir
  8. Oi Inês. Muito legal o post. Não conhecia o aplicativo e apesar de não usar fotos nas minhas resenhas, achei muito legal as dicas que deu.
    Beijos
    All My Life in Books - Aguardo sua visita!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Antes eu costumava pegar da internet mesmo, tinha preguiça, rs mas vendo que, cada vez mais blogueiros investiam em fotos de qualidade então resolvi começar a fotografar também. Eu uso meu celular mesmo, o Moto E e edito com o Aviary, e gosto dos resultados!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    Instagram @blogresenha

    ResponderExcluir
  10. Acho que as fotos nas resenhas ficam melhores, sim. Dão uma graça a mais no texto e sendo fora de casa ficam bem mais bonitas. Não sou muito de fazer isso, porque muitos livros que eu leio, eu recebo por e-book, então não dá. Mas os que eu tenho, ficam melhores com fotos minhas.

    beijos

    http://mundo-resrito.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. As fotos ficaram ótimas mesmo! E vc é privilegiada com as paisagens do interior. Já morei no interior (até meus 14 anos) e é mesmo um lugar mais lindo que o outro. Agora estou no RJ, que é lindo demais, mas aí depende do lugar que vc vai.....

    =)

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
  12. Oi, Inês Gabriela,

    Eu sou um pouco preguiçosa para fazer as fotos, passar para o computador, editar... mas acho muito legal quem faz. Um carinho e uma dedicação ao blog e seus leitores.

    Legal dividir essa ideia com os outros.

    Beijo!

    Miriam ♥ Livros, Bobagens e Guloseimas!

    ResponderExcluir
  13. Olá, Ines.

    Gostei muito das dicas, pois colocar fotos em resenhas é uma coisa que preciso melhorar muito..

    Abraços!!
    http://www.tudoonlinevirtual.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Costumo tirar fotos dentro de casa mesmo, mas estou começando a procurar locais próximos de minha residência com uma área verde mais bonitinha. Adorei as dicas. Super úteis.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
  15. Esse Pic sempre salva haha, amei a sua ideia de cenário para as fotos. Fica mt legal <3

    1001julietas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oii Inês, tudo bem?
    Sou apaixonada por fotografias, eu também tiro foto com livros para resenha, em cima da minha cama com objetos que tem haver com a história, edito no photoscape haha adorei o layout <3
    Fique com Deus!
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  17. Oi, Inês! Tudo bem? Primeiramente tenho que lhe parabenizar por esse layout novo: Está incrível! Adorei ele! :D Quanto ao post eu só tenho a dizer que amei ele! Eu sempre acho as fotos das suas resenhas muito bonitas e gostei de ver você compartilhando conosco o modo como tira e edita... Parabéns pela iniciativa! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tony =).
      Muito obrigado, fico mega feliz que tenha gostado do layout novo õ/. Obrigado também pelo comentário sobre minhas fotos, fico feliz que goste!
      Beijos.

      Excluir
  18. Oi! :)
    Seu blog está lindo, adorei o visual. Ainda não tinha visto e gostei muito mesmo *3*
    Muito bom você ter compartilhado conosco a forma como você fotografa. Suas fotos sempre saem lindas!
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dani.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado do novo visual do blog e das dicas, obrigado também pelo elogio em relação as fotos.
      Beijos.

      Excluir
  19. Eu também bato com meu iphone e estou super satisfeita, ele faz fotos lindas.
    :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  20. Eu sempre gostei de resenhas com foto do livro porque ai você pode ver como o livro é realmente. Antes eu pegava muita foto da Melina Souza, mas agora eu prefiro tirar as minhas próprias fotos. Também não tenho câmera profissional nem nada do tipo mas é uma coisa que eu quero já faz um tempão. Por enquanto o celular anda me salvando. :D

    Beijos!
    http://www.prateleiracolorida.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gostei muito de saber como você faz. Eu sempre coloco fotos nas minhas resenhas porque gosto do visual que na postagem. Qual não tenho o exemplar acabo pegando as fotos da internet, mas gosto mais de tirar minhas próprias fotos.

    http://blogquerida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Deixa eu te dizer: Estou APAIXONADA pelo seu layout, maravilhoso, sério, um dos mais lindos que já vi na blogsfera. Sobre o post, eu amo fotografia, infelizmente não tenha uma câmera para tirar, e você mostrou que nem é preciso uma super câmera, mas, infelizmente, nem o celular tenho, hahaha. Gostei das dicas, e estou guardando dinheiro para comprar um bom celular, e quem sabe, até uma câmera.
    P.S: Deixa eu dizer de novo que eu AMEI seu layout, sério, ta perfeito.
    Desfocando Ideias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Natalia.
      Muito obrigado, fico mega feliz que tenha gostado <3. Me matei pra fazer esse layout e seu comentário me deixou lisonjeada, muito obrigado mesmo! Eu também fiquei um tempo sem celular e a coisa ficou complicada, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  23. Great post
    would you like to follow each other ? I'll follow back after it

    Www.miharujulie.com

    ResponderExcluir
  24. Oii, Inês. Tudo bem?!
    Então, eu sempre coloco fotos nas minhas resenhas e nunca ninguém reclamou. E sempre uso fotos simples mesmo, tipo, tiro do meu celular, edito no computador. Não sei se ficam legais ou não, mas acredito que deixam a resenha mais interativa.
    Adorei o post e esse seu layout é muito lindo !!
    Beijo
    mundoemcartas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Markus.
      É mesmo a intenção que vale e se nós, blogueiros, estamos satisfeitos é o que realmente importa. Acho que precisamos agrada nós mesmos em primeiro lugar. Sobre o layout: muito obrigado <3.
      Beijos.

      Excluir
  25. Oi Gabi!
    Primeiro quero dizer que amei esse novo layout, ficou muito fofo. <333
    Apesar de eu ter uma câmera fotográfica boa e tal, não consigo tirar fotos bacanas. Sei lá, sempre que tento fazer um post com fotos percebo que não ficou legal e acabo desistindo. Acho que talvez mais para frente eu acabe tentando novamente, e aí quem sabe não saia algo legal. kkkkkk

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jessica.
      Muito obrigado, fico mega feliz que tenha gostado do layout!
      Acho que temos que agradar a nós mesmos em primeiro lugar e se você acha que não ficou legal é melhor mesmo tentar mais vezes. Mas é assim que a gente consegue!
      Beijos.

      Excluir
  26. Oi, Gabi! Tudo bem?
    Faz um tempão que não passava por aqui também, sabe como é né, férias + viagem para um lugar sem internet é complicado >< Mas estou de volta e tenho que comentar sobre o layout que está lindooooo *-* Sério, está maravilhoso, eu realmente adorei!
    Sobre o post, eu adoro blogs que publicam suas próprias imagens dos livros, mas eu mesma não tenho o dom ou a paciência para fazer isso. Por outro lado entendo que um post ilustrado sempre é mais dinâmico, então eu tento colocar alguma coisa, seja uma fanart ou uma foto do autor com o seu livro no meio dos meus textos para dar um diferencial. Se um dia eu animar de sair fotografando, espero que as minhas imagens sejam tão lindas quanto as suas ;) hehe Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Entendo bem, férias + viagem é a combinação perfeita! Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado do layout, me matei pra fazer, rsrs. Se você acha que não é sua praia é bom não forçar, eu mesma ADORO tirar foto de livros. Mas adoro suas resenhas com fanart, gifs e etc, são sempre super interativas. E seu comentário sobre minhas fotos é muito amor, obrigado <33.
      Beijos.

      Excluir
  27. oiee
    adorei o layout do seu blog
    super clean e bonito
    e sobre o post eu tenho uma amiga que tem esse celular
    as fotos saem muito boas mesmo, parece que foi tirado com câmera
    vou baixar esse aplicativo
    bju

    http://karinapinheiro.com.br/objetos-vintage-para-decorar-o-quarto/

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    adorei as suas dicas. Não costumo muito colocar fotos dos livros nas resenhas, mas às vezes eu coloco. Não é algo que eu faça com frequência, mas acho que dá um toque especial a Resenha.

    Abraços,
    Rafael

    www.livrosvsseries.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Oi Inês. Adorei as dicas. Eu também faço as fotos, quando as faço, com o meu celular. Só que ele não tem uma resolução tão boa quanto o Iphone, mas dá para o gasto por enquanto. Também pretendo comprar uma camêra mais a diante tanto para fazer as fotos quanto os vídeos.
    Bjoks da Gica.

    Uma Leitora Aquariana

    ResponderExcluir
  30. Oi, tudo bem?
    Não costumo colocar fotos de livros nas minhas resenhas pois não sou muito boa com a máquina, mas adoro ler resenhas com fotos bonitinhas, confesso que gosto mais quando são tiradas dentro de casa, na estante ou com objetos bonitinhos, mas fotos ao ar livre são muito legais também!
    Não conhecia esse editor, parece ser bom!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  31. Oi Inês, tudo bem ???
    Antes de mais nada eu tenho que dizer que amei esse novo layout, tive uma ótima surpresa quando vim aqui no seu blog e vi tudo mudado. Foi amor a primeira vista, rsrsr. E aquela ilustração da logo, adorei, adorei, adorei !!!
    Gostei muito do seu post, adoro bater fotos então imagina o quanto eu gostei de conhecer um pouquinho sobre as fotos que você tira para as resenhas. Tenho que concordar contigo, a câmera do iPhone é muito boa, ela tira ótimas fotos e não vejo problema algum em usa-la. Sempre pensei que você utilizava uma câmera para as fotos, pois elas ficam realmente muito boas !!! :D

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ryoko.
      Muito obrigado, fico mega feliz que ele tenha tido uma boa aceitação por parte dos leitores! A ilustração é muito amor mesmo <3. Você não é a primeira pessoa que diz que achava que eu usava câmera, mas eu acho a do Iphone perfeita pra isso ^.^ (e pra gente com menos dinheiro que nem eu, rsrs).
      Beijos.

      Excluir
  32. Que legal! Também uso o PicMonkey para editar, mas comecei a pouco tempo, tô aprendendo a usá-lo ainda. hahaha


    Blog: http://pequeninabiblioteca.blogspot.com
    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCh4anKvrcHrzPnVv3XMhTig/videos

    ResponderExcluir
  33. Oii! Tudo bem?
    Olha só que bronca eu mereço levar: Diplomada em fotografia e MORRO de preguiça de tirar fotos dos livros que eu tenho quando faço a resenha. Quando eu não acho fotos decentes para creditar eu acabo fazendo isso, mas geralmente uso a minha câmera e ai preciso editar no Ps e etc etc etc, muito trabalho. :(
    Sem falar que por aqui não tem muitos cenários legais, eu preciso arrumar um canto no meu quarto só par isso. Acho que um mini estúdio só para os livros. KK

    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  34. Adorei as dicas, eu confesso que sou uma péssima fotógrafa.
    Confesso que realmente o post com resenha fica mais atrativo quando o próprio autor tira as fotos. Acho importante pensar numa foto bem feita, com detalhes bonitos para que fique agradável no post e combine.
    Também gosto do picmonkey!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. Olá; gostei do layout novo.
    Muito interessante seu post; felizmente, as câmeras dos celulares tem evoluído bastante, permitindo fotos ótimas, como as do seu blog. Esse editor acho que eu ainda não tinha usado.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mari.
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado! As câmeras dos celulares têm salvado muita gente, inclusive eu, rsrs. Obrigado pelo elogio sobre as fotos do blog. Experimenta o PicMonkey, é ótimo e cheio de efeitos bacanas.
      Beijos.

      Excluir
  36. Olá Inês,
    Bem interessante suas dicas, eu não costumo usar muitas fotos e as que tiro normalmente utilizo no insta e no face! vou dar uma bisbilhotada nesse app.

    Beijokas

    http://paraisodasideas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Eu tiro fotos com o PicMonkey e adoro também, principalmente porque ele tem uma enorme variedade de fontes e efeitos legais!

    Tem sorteio rolando no blog!
    Beijão, www.opinada.com

    ResponderExcluir
  38. Eu particularmente adoro ver fotos nas resenhas, dá um dinamismo a mais. Claro que não de forma extravagantes, porque assim fica um post muito grande. Mas tirando isso, de boa. Eu gostei bastante das suas dicas, porém apesar do meu celular ter um resolução bacana, aqui não tenho um local legal pra tirar fotos. Também não curto essas fotos praticamente iguais, tiradas sempre no mesmo lugar. rs
    PS: Aqui tá lindão!
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir
  39. Oii, tudo bom?
    Achei muito legal seu post, eu mesmo tinha várias duvidas sobre o assunto. Eu geralmente tiros as fotos dentro de casa mesmo, e quando estou com preguiça, uso fotos da internet mesmo kkkkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
  40. Oi Inês, adorei sua dica. Eu não conhecia esse aplicativo ainda, foi bom porque assim vou poder baixar e ver os efeitos dele. Suas fotos são sempre muito lindas!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com

    ResponderExcluir
  41. Oi Inês! Tudo bem?

    Adorei as dicas *-* vou tomar umas para aperfeiçoar as minhas fotos :3 principalmente a do cenário e do editor, acho que um bom cenário é tudo para a foto literária (que expressão estranha) sair bem elegante *-*

    Obrigado e também parabéns pelas dicas!

    Bjs e abs,

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  42. Oi, Gabi!
    Primeiramente, o layout está lindão, parabéns <3 (estou até agora procurando alguém pra fazer o meu, apesar da dor no coração <3 <3

    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ain, que legal. Meu comentário cortado >.<
      Enfim, adoro fotos em resenhas (desde que não em excesso, polui muito) e quando estão em boa qualidade então <3 Concordo contigo, a câmera do IPhone é muito amor *_* Acho as fotos particularmente interessantes quando os livros têm aspectos gráficos diferentes, ilustrações e coisa e tal.

      Beijão

      Excluir
  43. Seu post foi bem útil pra mim pois eu sempre gosto de ilustrar minhas postagens e infelizmente, assim como você, não possuo equipamentos adequados. Geralmente tiro com meu celular mesmo mas nunca edito. Irei experimentar esse aplicativo que você indicou. Abraços.

    Www.booksever.com.br

    ResponderExcluir
  44. Oi, Inês!
    Eu achei super úteis suas dicas e descrições. Tornou o post bastante útil.
    Eu, inclusive, vou baixar esse APP. Adoro editar minhas fotos. Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
  45. Óptimas dicas, vou usa-las futuramente. Sem dúvida, uma bela ajuda :)

    http://ummarderecordacoes.blogs.sapo.pt/

    ResponderExcluir
  46. Oie!
    Obrigada pelas dicas, e principalmente pelo editor PicMonkey! Eu não conhecia, e agora dá pra usar ele nas minhas fotos do blog. E o melhor é que não tem aquele trabalho chato de celular pro computador e computador pro celular e vice-versa. A vida é difícil pra quem não tem câmera :(
    Mas como você disse, eu concordo: ninguém precisa de uma câmera profissional pra tirar boas fotos.
    Beijos, Amanda!
    Expresso de Nárnia

    ResponderExcluir
  47. Primeiramente: Menina eu to pirando legal nesse layout! Fiquei uns 5 minutos olhando pra ele sem conseguir piscar DE TANTA LINDEZA! Esse fundo, a ilustração lá em cima. Tá tudo perfeito, maravilhoso. Sério. Só amor <3
    Sérioooo que você não usa câmera profissional? Suas fotos são tão lindas que eu jurava que era! Mas se bem que os celulares hoje em dia estão todos super multi funções. Acho que diversificar o lugar que tira fotos é muito legal mesmo, além de ser interessante colocar algo que remeta a história. Eu gosto muito quando a resenha vem acompanhada de fotos, acho que cria uma dinâmica diferente, além de o leitor conseguir visualizar melhor como é o livro que ele possivelmente vai adquirir!
    Ótimo post! Beijooos
    Debora
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Debora.
      Muito obrigado, eu já tinha te falado o trabalho que deu pra ele ficar pronto, mas o resultado final foi recompensador!
      Não uso câmera profissional, cadê dinheiro pra comprar uma? Rsrsrs. Obrigado pelo comentário sobre o post, fico feliz que tenha gostado.
      Beijos.

      Excluir
  48. Fotos são realmente um atrativo em resenhas. Até tentei fazer umas fotos uma vez, mas achei minhas imagens horrorosas e muito distante das fotos dignas de tumblr que encontramos por ai. E olha que o problema nem era cenário e sim eu, que não sei qual ângulo é o melhor. D:

    Blog | Paixonites Literárias Xx

    ResponderExcluir
  49. Adoro colocar fotos nas resenhas, acho que fica mais completo, e adorei as dicas, eu já usava o Pic Monkey, mas para outras coisas, nunca editei as fotos das resenhas :(, e realmente suas fotos são lindas, beijos Lost Words

    ResponderExcluir
  50. hehe adorei, suas fotos são lindas e achei interessante este editor.

    Beijo, beijo.

    omundodeaugusta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  51. Acontece que não tenho um iPhone :'( Fazer o que né.
    Gostei muito do novo layout, ficou show! A garota com a espada está tão fofo *-* Cê nem imagina o quanto gostei, rs.
    Beijos!!

    http://diario-noturno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Oiii Inês. Adorei as suas dicas. Eu estou tirando com minha câmera mesmo e ela não é uma maravilha, heheh. mas faz seu papel. mas vamos melhorando com o tempo também não é mesmo? Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  53. Oi Inês!

    Que bela e importante matéria! Como blogueiro iniciante sempre gosto de saber as técnicas que o pessoal usa na blogosfera. Eu comecei a colocar algumas fotos em minhas resenhas como uma forma de separar um pouco aquele texto corrido e também ser um alívio aos olhos na hora da leitura. Não perguntei a ninguém antes kkk!
    É sempre bom ter um cenário legal pra foto, mas infelizmente aqui é só concreto e parede sem graça. Por isso tenho vontade de comprar umas miniaturas pra usar de vez em quando. E uma câmera decente, até porque pretendo fazer videos também.

    Mas enfim, parabéns mais uma vez pelo blog e obrigado pelas dicas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  54. Oi Inês! Tudo legal?
    Adorei o post! Eu também uso o Iphone 5 para tirar fotos, e a camera tb nunca me decepcionou. Começarei a usar esse editor também! Beijos,
    http://entreeleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  55. Adoreiiii a dica.
    Não conhecia esse editor ainda.
    Muito obg linda.
    Beijos

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  56. Adoreiiiiii a dica...
    Não conhecia esse editor, mas agora vou começar usar.
    Muito obg linda.
    Parabéns

    Bjs

    http://colecoes-literarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  57. Olá Inês,

    Muito legal o post e as dicas são super válidas, as fotos ficaram ótimas....abraço.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  58. Uoooow adorei as dicas <3 Bato minhas fontes dentro da minha casa mesmo e geralmente usando meu papel de parede ou edredons que têm estampas lindas <3

    Bjokas
    Mar Paschoal
    www.LaGarota.com.br

    ResponderExcluir
  59. Adoreeeeei a dica do editor! Ainda não conhecia e to sempre procurando para poder editar as fotos quando falta um Photoshop. :P Pessoalmente, não tenho problemas com fotos de livro nas resenhas, desde que não estejam em excesso, e acho mais bonito quando a pessoa tira as próprias fotos - porque, né, fotos achadas na internet deixam tudo meio padronizado, não é legal.

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  60. Amei as dicas!
    Concordo que não é necessário uma câmera profissional para fazer boas fotos, mas a câmera do meu celular é horríveeeeeeeeeeeeel
    Mesmo assim vou procurar inovar no ambiente, afinal eu olho meu Instagram e as fotos sempre parecem iguais kkkkkkkkkkkk acho que não tenho muita imaginação :p
    E eu acostumei de um jeito com Photoscape que não consigo me habituar a outro, acredita? :/
    De qualquer forma, obrigada pela indicação de app

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric