Livro: Lis no peito
Autor: Jorge Miguel Marinho
Páginas: 180
Editora: Biruta
ISBN: 9788588159433
Este livro fala de amor entre jovens, da felicidade de adiar um primeiro beijo tendo a certeza de que ele vai acontecer, de delicadezas e violências que são tão presentes no mundo de quem quer se descobrir. Há um crime, imperdoável talvez, e o possível criminoso pede para um escritor amigo escrever a sua história porque ele mesmo não consegue entender se é culpado ou não. Precisa de outros olhos para ser condenado ou absolvido, sobre-tudo para continuar a viver. É aí que o leitor entra e, mesmo em silêncio, se vê responsável e seduzido para dar seu veredicto final. Clarice Lispector também está presente nessa trama...
Solicitei esse livro por ter lido a sinopse e achado a premissa curiosa. Logo no começo achei a leitura confusa, depois imergi nessa atmosfera sentimentalista e sensível da história.
Preciso dizer que esse não é um livro como qualquer outro, ele não possui narrativa linear e uma história que se possa considerar tradicional. A obra em si é mais um tributo à Clarice Lispector do que qualquer outra coisa, a autora está presente em cada centímetro do livro, até nas palavras utilizadas para construir a narrativa.
A trama é mais poética do que ficcional, o livro narra uma história singela que se desenrola sem muitos acontecimentos marcantes. Mesmo assim a leitura prende, até certo ponto, mais especificamente no meio, quando acho que o autor se perdeu em sua própria história. A partir desse momento achei as coisas muito banais, por mais que o tom de lirismo fosse forte, queria ver um pouco mais de foco nos acontecimentos em si e fatos mais marcantes.
A obra tem um conceito de certa forma complexo para um livro juvenil, o autor quis misturar personagens e acontecimentos de modo bastante peculiar e creio que o resultado final foi bom e ruim ao mesmo tempo. A narrativa é permeada de metáforas e figuras de linguagens, como disse, é um livro bastante poético, que divaga muito e possui um apelo sentimental muito grande.
Os personagens são interessantes, apesar de não terem muito destaque, uma vez que creio que a maior protagonista é a Clarice Lispector que, como disse, é a parte central do livro, que conecta tudo e acho que esse foi o erro do autor, tentar colocar a autora em cada fragmento da obra fez com que as coisas se perdessem um pouco.
A edição da editora está bem artística, como sempre. Eles sempre possuem um projeto gráfico bem interessante, que se conecta com a história de forma precisa, consegue complementar a parte ficcional e se torna um espetáculo para os olhos. Entretanto, dessa vez, confesso que não gostei da capa. Entendi bem sua finalidade e significado, mas a achei pouco atrativa e um pouco mal executada. Por dentro, entretanto, não tenho ressalvas. Com relação a revisão em si, percebi um pouco de relapso com as vírgulas em alguns momentos, só.
Em suma, Lis no Peito é um livro que possui lirismo exacerbado e elementos que são difíceis de serem encontrados em outras obras, mas preciso confessar que me decepcionei um pouco com a trama e achei que a falta de destaque e aprofundamento para os acontecimentos renderam uma nota mediana para a história. Creio que essa seria uma boa indicação para os amantes de Clarice Lispector, os demais não compreenderiam a obra em toda a sua extensão. Talvez por isso eu não a tenha apreciado com tanta intensidade.
QUOTES:
"Escrever para ela acontecia nas situações mais inesperadas e não escrever era como morrer por um instante, interrompendo o fluxo mais que necessário da respiração."
"Era frágil e perigoso viver, mas valia a pena existir."
"Por mais que necessitasse de uma atenção dos outros, se dava ao luxo de existir só por dentro."
"Viver é quase tudo que dorme e acorda nas vielas da alma e a gente momentaneamente se basta por sentir o mundo alojado no seu eu mais profundo."
"Acontece que Marco César era quase feliz e ser quase era e sempre tinha sido a sua tragédia maior."
CLASSIFICAÇÃO:
Muito interessante esse livro. Me apaixonei pela capa! Que capa incrível. A sinopse e a resenha são muito boas, mas não sei se eu leria. Parece muito confuso. Seria bom ler em um lugar deserto, no interior, no campo. Onde estaríamos sozinhos, dispostos a pensar e espantar o tédio de qualquer forma possível. Seria um local extremamente adequado para sentirmos a obra, não acha? Eu leria nessas condições e.e
ResponderExcluirBlog Decidindo-se \o/
Olá, Vinicius.
ExcluirEu confesso ter achado a capa muito abstrata e confusa, como o livro, não curti, rsrs. É mesmo um tanto misturado, talvez por isso não tenha dado muito certo.
Beijos.
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirAdorei a resenha. Porém, não fiquei muito interessada em ler.
Parece ser bom. E um dia mais velha eu possa querer ler!
Beijos.
sonhardevaneios.blogspot.com.br
Olá, eu gostei muito da resenha mas não faz parte do meu tipo. Eu achei as ideias misturadas, e até Clarice se mete na história? kkkk. Mas enfim, quem sabe em outro momento...
ResponderExcluirBeijos,
http://o-hyeah.blogspot.com.br/
Olá, Maya.
ExcluirDe fato, as ideias são msituradas, talvez o livro não tenha sido tão bom por isso.
Beijos.
Oi, tudo bem? Achei interessante a premissa, e com seu comentário sobre as referencias a Lispector; mas eu nunca li nada dela e mal conheço a sua obra então talvez a leitura acabaria não fluindo muito bem para mim.
ResponderExcluirBeijos
SIL | Estilhaçando Livros
Olá, Silvane.
ExcluirTambém não conheço muito suas obras, essa coisa toda faz com que o público do livro seja muito restrito, sinceramente.
Beijos.
Oi ...
ResponderExcluirNão conhecia o livro , mas , me encantei com a sinopse ...Quero muito ler !
Adoro quando os personagens são interessantes e bem construidos :)
Beijos
http://coisasdediane.blogspot.com.br/
Não conhecia esse livro, mas parece ser legal
ResponderExcluiralém de ser bem curtinho
acho que vou dar uma chance
Mil beijocas
⋙ ♥ Blog Livros com café
participe do concurso que está rolando lá no blog
Oi Gabi, tudo bem?
ResponderExcluirPor não conhecer muito do trabalho da Clarice Lispector e nem curtir tanto obras mais filosóficas durante a narrativa, acredito que esse título não entraria na minha lista.
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
Oi Inês!
ResponderExcluirConfesso que não sou uma grande fã da Clarice Lispector, seus livros me deixaram um tanto quanto traumatizada na época do vestibular, hehe. Por isso o livro não me pareceu muito interessante :/ Mas sua resenha está maravilhosa, como sempre!
Um beijão,
winterbird.com.br
Olá, Jéssica.
ExcluirNão conheço as obras da autora com muita profundidade, tenho uma vontade mediana de fazê-lo, mas fico feliz que tenha gostado da resenha.
Beijos.
Oi Inês
ResponderExcluirNão é o tipo de livro que me interesse, não leria. Mas gostei de saber mais sobre ele, interessante eles incorporarem tanto o estilo da Lispector no livro, mas é meio viajado tbm né? hahaha.
bjs
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirApesar de gostar de algumas coisa da Clarice Lispector, não é o tipo de livro que me agrada, ainda mais depois de você dizer que é um pouco confuso e se perde no meio do caminho. A ideia parece ser muito boa, mas não foi executada da maneira certa, não é?!
Parabéns pela resenha.
Beijos
Galáxia dos Desejos
Olá, Mari.
ExcluirA ideia é bacana, mas meio louca ao mesmo tempo e é destinada para um público bem restrito, confesso não ter gostado tanto.
Beijos.
Oi, Inês!
ResponderExcluirAchei interessante a premissa e a sua resenha, mas acho que precisa estar com a mente bem aberta para ler esse livro.
Bacana ser uma espécie de tributo à Clarice, mas não aprofundar muito e ter personagens sem tanto destaque me deixou meio com pé atrás.
Mas a capa é bem bonita mesmo, bem artística.
:)
Eu nem achava que era infanto juvenil, só percebi porque você falou, hehe.
Beijoooos
www.casosacasoselivros.com
Olá, Teca.
ExcluirSim, li com a mente aberta e dei essa nota, mas creio que outra pessoa poderia avaliar com menos estrelas ainda, rsrs. Não curti muito a capa, não, rsrs.
Beijos.
Oi! =)
ResponderExcluirDevo dizer que fiquei muito interessada por esse livro.
Adoro livros policiais, e essa capa ficou bem legal mesmo.
Adorei a sua resenha.
Mil Beijos,
Marinah | Meu Doce Apartamento - Literatura, Culinária, Caseirices e muito amor!
Acho que é meio idiota falar isso, mas esse não é meu tipo de leitura no momento.
ResponderExcluirConsiderando que eu tento explorar outros gêneros literários, não posso dizer que nunca leria. Mas acho que por enquanto não tenho muito interesse..
Beijos
www.ooutroladodaraposa.com.br
Oie, Gabriela! Tudo numa nice?!
ResponderExcluirAcho que não gosto muito de obras líricas, digo isso porque nunca li uma e porque eu detestava poesia na época da escola. Nem sei se é a mesmancoisa, mas enfim... Escrevi alguns poemas há algum tempo, mas não morro de amores por textos assim.
Não me senti atraída pela história. Fui ler a sinopse e meio que não entendi nada, mas tudo bem; sou meio lenta ás vezes!
Como também nunca li nada da Clarice creio que esse livro não seria bom para mim; a capa tampouco me atraiu!
Beijin...
Ótima resenha como sempre!!
http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br
Olá, Gabriela.
ExcluirTudo, e você?
A sinopse é confusa como o livro, um amontoado de ideias que parece não ter muita ligação, não se culpe, rsrs. Também não curti a capa, mas fico feliz que tenha gostado da resenha.
Beijos.
Oi, Inês! Tudo bem?
ResponderExcluirLi o comentário de cima e fiquei tipo "quem é Gabriela?" ~sou mto lerdo.
Enfim, achei a capa do livro legal, porém não me interessei tanto por ele.
Beijo
mundoemcartas.blogspot.com.br
Olá,
ResponderExcluirGostei da capa e da premissa mas não fiquei muito interessado em ler, não faz meu estilo :/.
Abraço!
Leitura Fora De Série
Oi, Inês, tudo bem?
ResponderExcluirAchei a ideia do livro bem interessante, mas não me interessei muito por ele. Acho que eu teria o mesmo "problema" que você quanto ao lirismo e etc...por isso eu passo.
Beijo
- Tamires
Blog Meu Epílogo | Instagram | Facebook