Olá, pessoal. Aqui estou eu para fazer algo que sempre tive medo e pouca coragem: falar de clássicos. Sempre acho isso muito complicado, por isso mesmo nunca faço uma "resenha" comum, mas sim um post mais pessoal com minhas impressões. O clássico de hoje é A Revolução dos Bichos do George Orwell. Clique em LEIA MAIS para saber o que achei.
SINOPSE: Verdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, "A Revolução dos Bichos" é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista. De fato, são claras as referências: o despótico Napoleão seria Stálin, o banido Bola-de-Neve seria Trotsky, e os eventos políticos - expurgos, instituição de um estado policial, deturpação tendenciosa da História - mimetizam os que estavam em curso na União Soviética.Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução Dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. O próprio Orwell, adepto do socialismo e inimigo de qualquer forma de manipulação política, sentiu-se incomodado com a utilização de sua fábula como panfleto.
Eu sempre tive muita resistência com livros considerados clássicos, creio que isso deriva do fato desse nome remeter a obrigação e leitura por obrigação cria um bloqueio no meu cérebro, sabe? Mas eu comecei a analisar essas obras sob outra perspectiva, sem o preconceito habitual, e confesso estar encontrando no meio deles histórias incríveis, com críticas e conteúdo de qualidade. Então não vou me precipitar, mas posso dizer que talvez essas obras tenham, enfim, conquistado um lugar cativo no meu coração.
Enfim, A Revolução dos Bichos veio parar em minhas mãos por acaso, como acontece com a maioria dos livros considerados clássicos. Um primo meu chegou em casa comentando maravilhas sobre a história e eu disse que sempre nutri vontade de conhecê-la, dessa forma ele ofereceu o empréstimo e eu aceitei sem receios. Graças à Deus que o fiz!
A obra é uma fábula, coisa que sempre gostei, mas não lia algo do tipo há anos, até porque a maioria das histórias desse teor são infantis. Basicamente nós acompanhamos a revolução de animais que decidem que cansaram de ser explorados. Tudo dá "certo" e se cria o que seria uma vida harmônica e equitativa entre os animais, mas então tudo começa a desandar porque, obviamente, começam as hierarquias, a corrupção e toda deturpação de valores.
O livro é incrível por utilizar de simbolismo para criticar vários pontos da sociedade, ele foi criado em um contexto histórico, mas até hoje é pertinente e arrisco dizer que será ainda por muito tempo, se não para sempre. Várias coisas são alvo da lente crítica do autor, como a mídia, a corrupção, a deturpação de fatos, o fato de uma massa trabalhadora sustentar um governo oligárquico, a opressão, a ignorância e aceitação plena de certas coisas que nos são impostas... Enfim, tudo que eu citei nem chega perto de contemplar a gama de assuntos abordados. O livro possui uma magnitude estarrecedora, ler, conhecer e compreender a história é como abrir os olhos para o mundo, em sua forma mais crua e cruel.
São tantas coisas que são ditas nas entrelinhas, tantas afirmações subjetivas que creio ainda que não cheguei a captar todas as mensagens, por isso mesmo não hesitaria em fazer uma releitura, uma vez que sempre captamos novos detalhes da história quando o fazemos.
O número de páginas é mesmo pouco, a leitura flui, mas recomendo que se leia a obra aos poucos e com muita atenção, de um modo quase degustativo, para poder analisar e compreender tudo o que está sendo dito não somente no contexto da história ficcional, mas do mundo em que vivemos. Quando conhecemos a história é comum pensarmos que os animais são muito ingênuos, até burros se formos usar termos vulgares, mas se analisarmos bem é assim que agimos na maioria das vezes com relação a assuntos que realmente importam. Somos manipulados, até mesmo cegos diante das circunstâncias, por isso que nunca esqueço daquela frase que diz que "o pior cego é aquele que não quer ver". Pois bem, você pode sim abrir seus olhos, não somente em relação a esse livro, mas em relação ao mundo. Mas recomendo também que leia o livro, pois ele vai te ajudar nesse processo de amadurecimento político, crítico e social, além de te mostrar verdades ocultas por meio de simbolismos, fazendo uso das entrelinhas.
Acho que nem preciso falar duas vezes que recomendo a obra, o livro é incrível e de suma importância para o mundo em vários aspectos. Não me surpreendo que certos governos tenham impedido a veiculação dos livros em seus países. Poderia dizer que a obra deveria ser leitura obrigatória, talvez devesse mesmo, mas sei que todo o prazer se vai quando fazemos coisas de maneira forçada. Por isso apenas peço que leiam, pelo seu próprio bem. Eu penso que esse é um daqueles livros escritos por um visionário e que, obviamente, pode mudar o mundo. São por obras assim que eu não deixo de acreditar que as coisas ainda têm jeito. Basta a gente abrir os olhos e sair de frete da TV, onde a maioria das coisas que passam são "verdades" deturpadas de uma mídia manipuladora. Tire a bunda do sofá, vá ler um livro e, quem sabe, tentar mudar as coisas. Talvez uma pessoa seja mesmo pouco, mas eu ainda acredito que ela pode fazer a diferença.
Livro: A Revolução dos Bichos
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Páginas: 152
ISBN: 9788535909555
CLASSIFICAÇÃO:
(+ meu selo de que esse livro faz diferença no mundo)
Eu adoro esse livro!!! Li ele na escola ano passado. Também tenho um sério problema com a leitura de clássicos, mas ultimamente isso vem mudando. Até Madame Bovary eu li, e amei <3
ResponderExcluirRecomendo o 1984, também do George, acho que vai gostar!!
Adorei o post!
Beijos
www.notavelleitura.blogspot.com
Olá, Isabele.
ExcluirTambém estou mudando meus conceitos em relação a livros clássicos, esse em especial me surpreendeu muito, eu adorei a leitura. Também comecei a ler clássicos de época que nunca pensei que faria e gostaria, preciso inclusive conhecer Madame Bovary. Fico feliz que tenha gostado do post <3.
Beijos.
Sua resenha está incrível!
ResponderExcluirEu li esse livro recentemente. Foi uma leitura extremamente agradável e mexeu bastante comigo.
Beijos
Blog Historiar
Eu também tenho meu pé atrás com clássicos, nem costumo ler muito, mas que bom que a aposta foi boa e o livro acabou te agradando! :D
ResponderExcluirxx Carol
http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
Tem resenha nova no blog de "Uma história de amor e TOC", vem conferir!
Oi Inês, tudo bem contigo ???
ResponderExcluirEu não sei se já comentei isso por aqui, mas sempre tive um carinho enorme pelos clássicos. Minha história com o gênero (se é que posso chamar assim) começou quando descobri as maravilhas do meu amado Shakespeare !!! Esse autor foi minha porta de entrada para os clássicos, sem ele, talvez não amasse tanto esses livros como amo hoje. Foi por causa de seus dramas trágicos que uma Ryokobel novinha (na época eu devia ter uns 13 14 anos) entendeu que nos livros "antigos" também existe muita magia e ensinamentos !!!
Ainda não tive a chance de ler A Revolução dos Bichos, mas é um livro que está na minha lista, e cedo ou tarde pretendo ler.
Adorei sua resenha, e adorei ver sua indicação do livro. Quem sabe se mais pessoas buscarem a leitura e pensarem na situação atual, nós não sejamos capazes de mudar a situação de nosso país e do mundo !!!
Beijinhos
Hear the Bells
Olá, Ryoko.
ExcluirAí está, nunca li Shakespeare, mas me apaixonei por ele lendo Apenas um Dia, que tem muitas referências ao autor. Desde então carrego uma vontade imensa de conhecer suas obras. É uma leitura bastante complexa e lenta, fico surpresa de você ter feito aos 13/14 anos. Sim, fiquei feliz em poder fazer essa recomendação e espero mesmo que mais pessoas se interessem.
Beijos.
Nunca me arrisquei a ler ele justamente por causa dessa pegada de fabula, quanto mais com esses animais falando. Confesso que ainda não consegui aceitar isso pra entrar de fato na história, e por isso pode ser que demore muito para que eu o leia, se vier a ler ele algum dia.
ResponderExcluirNoto o quanto a história em si vai muito além desse pequeno detalhe, mas mesmo assim não consigui ainda encontrar uma vontade de ler ele.
Beijos.
http://recolhendopalavras.blogspot.com.br/
Olá, Dany.
ExcluirAcho bem bacana e lúdico essa coisa toda de fábula, confesso ter gostado muito. Talvez, se você lesse, até superasse esse pequeno detalhe de se tratar de uma fábula, a indicação já foi feita...
Beijos.
Oi, Inês! Tudo bem? Ah, eu tenho muita vontade de ler esse livro! Gosto dessas verdades ditas nas entrelinhas! E gosto mais ainda que os protagonistas da obra são animais. Sem falar que o livro é curto, às vezes eu adoro ler um bom livro curto! :) Parabéns pela resenha!
ResponderExcluirAbraço
htttp://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Inês, como vai? :D
ResponderExcluirAdorei saber a sua opinião e ser um livro que agrega taaaanto assim :3
eu tenho uma edição antiga, BEEEEM antiga mesmo, acho que vou dar uma boa chance pra ela qualquer hora <3
E não vou ler ele rapidão, vou desgustar hehehe
aah menos mal então heheheh
obrigada :)
Um beijo!
Pâm - www.interruptedreamer.com
Olá, Pâm.
ExcluirDê mesmo uma chance, a obra é muito boa e nos faz refletir.
Beijos.
Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas achei incrível, fiquei com muito vontade de ler. Também acho que a mídia manipula muitas coisas! Meu irmão tem uns livros desse autor, vou indicar pra ele também.
ResponderExcluirUm grande beijo!!!
www.r-nuvens.blogspot.com
Oi Inês!
ResponderExcluirEu gosto de ler clássicos de vez em quando, eles sempre tem ótimas mensagens!
Eu já tinha vontade de ler outro livro desse autor, o 1984. Mas agora que sei do que se trata A Reovolução dos Bichos, com certeza leria tbm! Já deu pra ver que aborda temas bem interessantes ;)
Ps: Te marquei naquela Tag da Senhora, viu? haha, quero ver suas respostas!
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Olá, Carol.
ExcluirObrigada por ter me marcado na TAG, vou dar uma olhada. Eu também tenho vontade de ler 1984 desse mesmo autor, parece ser bem bacana.
Beijos.
Escrevi uma resenha recentemente sobre esse livro no meu blog. Que coicidência, rs. Muito bom livro. Excelente resenha!!
ResponderExcluirOlá, Bárbara.
ExcluirÉ mesmo coincidêcia, fico feliz que tenha gostado da resenha <3.
Beijos.
Oi Inês!
ResponderExcluirEu nunca li esse livro pelo mesmo motivo que você: clássicos remetem à leitura obrigatória e eu tenho um bloqueio no cerébro com isso.
Mas, todo mundo diz que é um livro muito bom. E eu vi seu selo que mudou faz a diferença do mundo. Realmente, esse livro é muito atemporal, se encaixa em qualquer época.
Beijos
Balaio de Babados
Olá, Luiza.
ExcluirÉ mesmo atemporal, acho que a leitura é descomplicada e iria te agradar, creio que deveria ser um livro, sem dúvidas, indicado pelas escolas.
Beijos.
Olá, gostei muito do blog! :D
ResponderExcluirTambém tenho um onde coloco minhas poesias. Poderia dar uma olhada?
http://wordsbyalonelyguy.blogspot.com.br
Esse é um clássico mesmo! Um livro bem crítico.
ResponderExcluirhttp://jj-jovemjornalista.blogspot.com.br/
Oi Inês,
ResponderExcluirQue bom que você aceitou o empréstimo e melhor, que gostou da leitura.
Quando li esse livro, há dois ou três anos atrás também me foi uma leitura transformadora. É um livro que eu indico a leitura sempensar duas vezes.
Concurso cultural Lavínia e a árvore dos tempos
Olá,
ExcluirÉ mesmo uma leitura bem renovadora e riquíssima, não me arrependi de ter lido.
Beijos.
Eu não temo os clássicos, adoro ler livros conceituados dessa forma, mas esse ainda não tive a oportunidade. Acho que tenho um aqui do mesmo autor que chama 1408 ou algo assim kkkkk
ResponderExcluirGostei da sua resenha.
www.vidacomplicada.com
Oi Inês, sofro desses mesmo problema de resistir aos clássicos, por que essa carga de obrigação e por me dar a impressão de ser chato e maçante. Curioso é que sempre ouvi falar bem da Revolução dos Bichos, como aquela obra que todos têm que ler. E vendo a sua resenha, tão entusiasmada, e sabendo de quanto você protelou, me anima e me deixa curiosa. Valeu pelo estímulo. Beijos, Mi
ResponderExcluirBlog Recanto da Mi
Olá, Mi.
ExcluirTambém tenho esse problema com clássicos, mas me surpreendi com esse, gostei mesmo e estou revendo meus conceitos com relação a esses livros rotulados dessa forma.
Beijos.
OIeeee. Olha eu quero muito ler este livro. Quando li sobre ele de início achava que era outra coisa bem nada a ver e aí quando comecei a ler resenhas fiquei muito surpresa. Acho que existem clássicos e clássicos e como este veio para criar algo de grande em nossa mente. Eu adoro suas fotos e como você deixa a cor delas.
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Olá, Greice.
ExcluirSim, é mesmo um livro clássico muito bom. Fico feliz que goste das fotos, eu edito com o PicMonkey ^.^
Beijos.
Oi Inês, tudo bom?
ResponderExcluirFiquei bastante, digamos, chocada com suas impressões. Também tenho um certo receio quando os livros são clássicos, sempre acabo achando que serão chatos. Mas é muito bom ver que você leu e achou tantas coisas nas entrelinhas que te fizeram pensar.
Se todas as pessoas do mundo lessem livros ao invés de assistir á TV, O mundo seria um lugar melhor.
Beijos, lendocomabianca.blogspot.com
Olá, Bianca.
ExcluirEstou em surpreendendo também com essa minha nova tendência de gostar de clássicos, foi uma leitura super bacana, dá uma chance também!
Beijos.
Tenho esse mesmo problema que você para com os clássicos, até porque li esse livro por obrigação mesmo. Mas, novamente como você, gostei muito e não me arrependi em nada.
ResponderExcluirO livro é ótimo justamente por esse simbolismo que você comentou e que pode ser bem reconhecido na sociedade em que vivemos.
Sua resenha está ótima, viu? Gostei do seu selo ali no final, de que vai fazer (já faz, na verdade) a diferença no mundo.
Beijos,
Bi.
- www.naogostodeunicornios.com
Oi Inês!
ResponderExcluirNão é só você que tem esse bloqueio com clássicos. Muita gente sofre do mesmo mal. Tem leitores ávidos que correm para longe do Machado de Assis por traumas de escola (e olha que Machado é ótimo! rsrs)
Sobre "A Revolução dos Bichos", sempre vejo milhares de elogios e adoro isso do simbolismo, de coisas ditas nas entrelinhas, mas não sinto aquela vontade de ler, sabe? Mas quero ler alguma coisa do autor em breve (provavelmente "1984")
Beijos,
alemdacontracapa.blogspot.com
Toda vez que vou na biblioteca da escola eu faço o meu ritual (não é nada ruim ein): Ver "O Senhor dos Anéis", "O Hobbit" e depois "Revolução dos Bichos", eu estou a muito tempo querendo pegar este livro para ler, fiquei super interessada nele e também é bom pois é pequeno e não vou precisar ficar um ano renovando!
ResponderExcluirSua resenha me ajudou muito, sério, eu sabia pouco sobre este livro e agora eu estou com mais vontade ainda de conhece-lo!
Bjs,
http://forestffairy.blogspot.com
Oi Inês!
ResponderExcluirNossa, que resenha. :)
Me sinto na obrigação de ler esse livro, principalmente nos tempos que estamos vivendo. Críticas à sociedade sempre são bem-vindas e acredito que muito necessárias para que possamos abrir nossos olhos para a verdade escondida.
Adorei sua resenha e vou anotar a dica!
Beijos,
http://versosenotas.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirAcho que esse livro deve ser mesmo degustado, como você disse. Já senti vontade de ler essa obra clássica, mas ainda não tive oportunidade, justamente porque tenho essa convicção de que exige mais atenção e envolvimento.
Ótimo! Ah, curti as fotos e esse estilo da postagem.
Beijos!
http://ymaia.blogspot.com.br/