Autor: Chris Pavone
Páginas: 336
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580414462
Não existe no mundo uma única pessoa que possa comprovar tudo o que está nestas páginas. Mas há uma pessoa que pode chegar perto disso. Há outras pessoas que poderiam, se devidamente motivadas, confirmar certos fatos. Talvez este livro seja a motivação para essas testemunhas, um impulso para revelarem suas verdades, para comprovarem esta história. Mas o autor não é uma dessas possíveis testemunhas. Porque, se o que você está lendo for um livro concluído, impresso, encadernado e distribuído para o mundo, é quase certo que eu já esteja morto.
É raro eu resenhar um livro desse gênero aqui no blog e quem me conhece sabe muito bem disso, mas assim que vi esse lançamento e li a sinopse fiquei extremamente curiosa pela obra em todos os aspectos, então solicitei para a editora e não me arrependi dessa escolha nem por um segundo.
Eu costumava ler muitos livros de suspense e mistério quando mais nova, eram meus gêneros favoritos, em algum momento eu acabei parando de ler tais histórias e a obra do Pavone me relembrou o motivo de eu gostar tanto desse tipo de trama.
No começo a leitura é lenta, o livro possui muitos personagens com os quais nós ainda não familiarizamos e a narração é intercalada a todo momento, então nas primeiras páginas tudo é muito confuso. Esse artifício de criar muitos personagens pode ser um probleminha no começo, mas depois se revela uma grande sacada, pois é uma escolha que ocasiona uma das melhores coisas do livro: as vidas que aparentemente não parecem ter ligação sendo conectadas de uma maneira sensacional no final.
O livro não segue uma narrativa linear, ocorre sempre alteração de perspectiva, como são vários personagens eles possuem trechos em que a narração foca em cada um deles, então é tudo bastante fragmentado. Existe também, em certos momentos, uma desconstrução do tempo, o autor vai e volta cronologicamente, esse é outro fator que achei que poderia ter sido melhor alertado ao leitor, mas no fim das contas é perceptível quando isso acontece.
A história em si é muito bem escrita e delineada, temos sempre reviravoltas de tirar o fôlego e revelações inesperadas. Sem falar que o autor conseguiu criar uma trama complexa em que cada acontecimento está interligado e onde tudo é absolutamente imprevisível e instável.
O tema em si é muito interessante e o autor o aborda com todas as nuances possíveis, ele envolve várias questões, mergulha de cabeça no mundo editorial e em detalhes que eu provavelmente nunca saberia se não fosse o livro. Além de, claro, termos muito mais do que somente isso, de forma que o livro trata de muitos assuntos interessantes e pertinentes.
Quando se trata de personalidade e criação de um personagem eu realmente não tenho reclamações, como são muitas e variadas pessoas a coisa toda fica mais abrangente, não vou especificar, mas gostei de ver personagens com todo o tipo de inclinação, com personalidades bem reais, com defeitos e qualidades e todas essas coisas que os tornam essencialmente humanos.
A escrita do Chris é interessante e meticulosa, ele se atém a detalhes e possui uma narração bastante minuciosa, escrevendo além do óbvio e citando detalhes casuais. Claro que isso tudo torna a leitura um pouco mais lenta, mas é uma característica interessante de ser percebida. A edição está impecável, encontrei um ou dois errinhos de revisão, mas nada realmente alarmante e essa capa é linda. Sem falar que por dentro o livro continua nos ganhando visualmente. Realmente não tenho motivos para reclamar.
Em suma, O Manuscrito é um livro inteligente, bem escrito e totalmente imprevisível que realmente me conquistou. Uma dica que dou para todos os amantes de uma história boa, inteligente, bem escrita e cheia de ligações inesperadas. De fato, recomendo a história sem receios para qualquer pessoa. Espero mesmo que vocês leiam e tenham uma experiência tão boa quanto a minha.
QUOTES:
"É o que sempre digo: se outra pessoa pode escrever o livro, você não deve escrevê-lo. O primeiro passo é perguntar: qual é o único livro que só pode ser escrito por você?"
CLASSIFICAÇÃO:
Esse livro me lembra muito um que li nos meus primórdios da adolescência. Desde que li a sinopse, fiquei interessada.
ResponderExcluirEu também adoro um suspense mas, ultimamente ando lendo bem pouco e acho que esse livro vai uma boa volta para esse gênero que amo <3
Beijos
Balaio de Babados
Oie,
ResponderExcluirnossa não conhecia o livro, mas confesso que apesar de curtir sua resenha, acho que não iria gostar muito da leitura
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Oi, Inês.
ResponderExcluirA sinopse do livro é bem curiosa, livros assim geralmente me chamam atenção, gosto dessas descobertas ao longo da trama. Os demais pontos positivos acabam por não alterar muito meu interesse, então, haha.
Beijão
Olá, Sofia.
ExcluirO livro é bacana e a proposta dele é ótima e, além de tudo bem desenvolvida. O que é sensacional. Obviamente eu recomendo a leitura.
Beijos.
Que interessante esse livro. Primeiro pela resenha fui achando ele um pouco melancólico mas conforme fui lendo fiquei curiosa em conhece-lo melhor lendo.
ResponderExcluirBeijos, BLOG APENAS LEITE E PIMENTA
* aquele momento que você vê uma resenha, e já entra no site da saraiva pra ver se tem* hahaha. AMEI.
ResponderExcluirhttp://www.1001julietas.com
Olá Inês,
ResponderExcluirSe tem uma coisa que me atrai em livros é a inteligência deles. E acho que vou encontrar nesse livro.
Confesso que a principio não me interessei pelo livro/capa/sinopse, mas sua resenha me deixou levemente curiosa.
Vou adicionar o livro na minha listinha e aguardar para ter a oportunidade de ler.
Beijos
http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/
Olá, Bruna.
ExcluirEu também não tinha me interessado pelo livro ao ver a capa, mas fui fisgada ao ler a sinopse e não me arrependo de ter solicitado. É uma leitura que recomendo sem dúvidas.
Beijos.
Não é o tipo de livro que me faz ficar morrendo de vontade de ler, mas eu achei ele bem interessante e gostei muito da sua resenha. Poderia dar uma chance sim. *-*
ResponderExcluirMil Beijos!
http://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br/
Oi Inês querida;
ResponderExcluirQuando vi este livro entre os lançamentos da editora arqueiro fiquei muito curiosa, mas ainda bem que não
solicitei ele. Tive alguns descontentamentos literários esses dias, li um livro no mesmo estilo deste e infelizmente não consegui me prender a leitura, confesso que foi massante.
Mas como sou teimosa sem dúvida iria ler só pra ver rsrsrs
Beijos da Camila.
http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/
Olá, Camila.
ExcluirÀs vezes arriscamos e somos surpreendidas e às vezes somos decepcionadas, mas o importante é não ficar só na zona de conforto. Eu gostei desse livro achei muito bacana.
Beijos.
Oi Inês, tudo bem? :)
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar do livro e confesso que ele não teria me atraído pela capa! haha'
Faz bastante tempo que não embarco em um mistério - estou em uma época que só romances e YA conseguem me envolver, mas quando voltar a ler esse gênero com certeza vou lembrar da sua dica! *-*
Beijo!
♥ Letras Eternas
Olá, Inês. Tudo bem?
ResponderExcluirO Manuscrito me chamou atenção, desde que vi a capa. Sei que deveria parar de ficar escolhendo livros pela capa, mas às vezes não resisto. Seguindo sua resenha, acho que estou certo em ter curiosidade com a obra. Confesso que livros com escrita detalhada me irrita, mas depende muito do contexto.
Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Olá, Renato.
ExcluirA escrita detalhada pode ser um problema mesmo em questões de ritmo de leitura, a gente lê mais devagar a obra em si, mas o livro é muito bom. Acho que você iria gostar.
Beijos
Oi Inês!
ResponderExcluirAdorei sua resenha, o livro parece ser surpreendente! Eu não dava nada por ele, fiquei super curiosa para ler.
Beijos!
Cintia
http://www.theniceage.blogspot.com.br/
Eu achei a premissa o máximo! Sabe, também me incomodo com muitos personagens no começo, porque fico tentando decorar quem é quem até me habituar com todos.
ResponderExcluirA narrativa não linear então, é minha preferida!
Ótima dica!!
Beijos
Meu Meio Devaneio
Olá, Soraya.
ExcluirQuando li esse livro lembrei logo de você e acho que iria gostar muito da obra. A quantidade absurda de personagens nos confude e muito no início, mas depois nos acostumamos. Fico feliz que tenha gostado da dica.
Beijos.
Parece muito bom..gosto de um suspense.
ResponderExcluirBjim ...
blog Usei Hoje
Ooi, tudo bom??
ResponderExcluirJá fiquei curiosa para ler, adorei o quote. Se bem que eu não consigo ler livros que começam de uma maneira lenta ou são bem confusos. Sou lerda, preciso de tudo explicado HSUASU
Beijoos,
Sétima Onda Literária
Oi, Inês! Tudo bem? Eu adoro o gênero desse livro, então fiquei bem interessado em lê-lo! Saber que a obra é inteligente, bem escrita e totalmente imprevisível só faz com que minha vontade de ler "O Manuscrito" aumente ainda mais! Espero ler o livro em breve! :)
ResponderExcluirAbraço
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Olá, Tony.
ExcluirO livro é mesmo todas essas coisas e também incrível, leia mesmo se tiver oportunidade!
Beijos.
Não conheia o autor, mas parece que o estilo dele é bem rebuscado. Gostei da resenha.
ResponderExcluirBom final de semana!
http://www.jj-jovemjornalista.com/
Olá,
ExcluirÉ um pouco rebuscado mesmo, mas eu não tive problemas quanto a isso.
Beijos.
"É o que sempre digo: se outra pessoa pode escrever o livro, você não deve escrevê-lo. O primeiro passo é perguntar: qual é o único livro que só pode ser escrito por você?" Shoooow de bola esse quote! haha
ResponderExcluirFico curiosa com a história desse livro tbm! Vc não abordou muito na resenha, talvez pra não dar spoilers, mas achei as observações bem interessantes. Eu tbm comecei minha vida de leitora com livros como esse, e hoje em dia diminui um pouco. Essas fragmentações de narração e temporais do livro, dependendo do objetivo do autor no final e do encaixe que ele deu, poderiam ser relevadas.
Bjs
http://acolecionadoradehistorias.blogspot.com
Olá, Carol.
ExcluirTambém amei esse quote, se todos seguissem essa dica poderíamos evitar muitos conflitos, rsrs. Eu não costumo resumir a trama na resenha, apenas coloco a sinopse. Tanto porque não gosto, como porque acho que a sinopse já faz essa coisa toda de forma bem completa. Mas no caso desse ficou vago mesmo. Parece que a maioria de nós começou a ler livros assim e partiu para os romances, rsrs.
Beijos.
Helloo, Gabi! Tudo bem?! *-*
ResponderExcluirEu tenho um problema grave de ler sinopse. Não gosto muito porque às vezes descubro algumas coisas antes mesmo de ler o livro, ou então vejo coisas que preferia descobrir sozinha no decorrer da leitura. Gosto de ficar perplexa com fatos narrados. Ou seja, vejo a capa, dou uma olhada no autor, começo a ler e espero gostar da obra. (coisas de gente anormal kkkk)
Tinha pulado a sinopse desse também, mas depois que terminei de ler a resenha tive que conferir o porque de toda a sua empolgação com o livro. Realmente, fiquei intrigada e curiosa. Gosto de histórias rebuscadas,( leio o dicionário vez ou outra e gosto de aprender palavras novas) mas acho que nunca li um livro parecido ou nesse estilo. Gosto de imprevisibilidade e mais para frente talvez eu dê uma chance a essa obra.
A última frase da sinopse me fisgou e fiquei um pouco empolgada para conferir eheh...
Beijin...
http://piecesofalanagabriela.blogspot.com.br/
Olá, Alana.
ExcluirEntão também sou anormal, e muito. Não gosto de saber muito, leio as coisas por cima e parece que minha mente deleta tudo para eu ter uma leitura cheia de surpresas, o que é sempre uma experiência mais interessante. Esse livro é mesmo um pouco rebuscado, mas, pelo menos no meu caso, isso não diminuiu o ritmo de leitura. Espero que, se você ler, goste tanto quanto eu.
Beijos.
Oi Gabi, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que achei o tema meio nebuloso, não entendi direito sobre o que aborda lendo a sinopse. Porém, lendo a resenha, acho que seria um livro que pudesse me agradar. Gosto de mistérios solucionados no final e de histórias que se interligam!
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
Olá, Priscilla.
ExcluirA sinopse é mesmo meio vaga e as coisas ficam um pouco mais confusas por conta de eu não resumir o conteúdo do livro como muitos resenhistas, Mas é porque acho bacana a pessoa saber só o que está na sinopse e, às vezes, nem isso.
Beijos.
Oi Inês, tudo bem ???
ResponderExcluirAinda não tinha ouvido falar desse livro, ando um pouco por fora dos lançamentos e por esse motivo estou descobrindo livros maravilhosos para adicionar na minha listinha toda vez que entro em um site, ou leio uma resenha. Para você ter uma ideia da minha falta de atualização, esses dias mesmo eu estava reclamando que um dos livros que quero muito ler ainda não tinha chegado ao Brasil, mas logo descobri que ele já tinha sido lançado sim, eu que não sabia, rsrsrs.
Gostei muito da premissa do livro, é um livro que eu definitivamente leria, já está anotado na minha listinha. Adoro histórias com muitos personagens, bem detalhadas e que nos deixam um pouco confusos no começo, mas em seguida se mostram muito bem trabalhadas. Mal posso esperar para conhecer essa história !!!
Beijinhos
Hear the Bells
Olá, Ryoko.
ExcluirTudo, e você? Eu também não estou muito por dentro do mundo literáro e das novidades dele como antes, culpa da falta de tempo. A história é, sem dúvidas muito bem delineada e escrita. Creio que você iria gostar.
Beijos.
Oi Inês!!
ResponderExcluirJá tinha visto esse livro mas nunca parei pra ler a sinopse,apesar da capa ter me chamado bastante a atenção..
Fiquei curioso por alguns aspectos,principalmente por se tratar de uma narrativa bem minuciosa.
Gosto de detalhismo nas história kkkkkkkkkkk
Ah indiquei seu blog em uma tag :D
Beijos!!
http://livreirocultural.blogspot.com.br/2015/09/tag-amoodeio_26.html
Olá, Cláudio.
ExcluirEntão acho que nesse caso você iria gostar muito do livro, obrigada pela indicação. Vou ver =).
Beijos.
Oi, Inês.
ResponderExcluirCaramba, esse livro me prendeu desde o título.
O tema é muito interessante e eu adoro livros de suspense, mistério e aventura.
A escrita mais detalhada e lenta talvez não me agrade tanto, mas mesmo assim gostei da ideia do livro.
Abraços.
Diego || Diego Morais Viana
Oie.
ResponderExcluirJá vi muito sobre esse livro, mas agora que tive vontade de ler ele.
Espero conhecer a trama em breve, pois este está se tornando um dos gêneros que gosto muito de apreciar.
Beijos
http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br