6 de setembro de 2014

Resenha - Futilidade ou o Naufrágio do Titan

"Futilidade ou O Naufrágio do Titan conta como o maior navio do mundo naufragou, em sua primeira viagem, após bater em um iceberg, exatamente, como viria a acontecer com o malfadado Titanic. Quem poderia imaginar que uma novela do final do século XIX se tornaria célebre por ter praticamente previsto o maior acidente náutico de todos os tempos? Mais do que o livro que profeticamente previu o naufrágio do Titanic, Futilidade é a história de John Rowland, um ateu convicto que embarca como marinheiro no navio, e Myra Selfridge, uma jovem cristã que foi o grande amor de sua vida. Os problemas só aumentam quando um capitão trapaceiro tenta colocar tudo a perder. Myra e Rowland encarnam, assim, os conflitos científicos e religiosos da virada do século, quando a ciência, mais do que nunca, se sobrepôs à religião. Ao leitor, resta a dúvida: teria sido coincidência ou providência?"

 Provavelmente você deve estar pensando: "eu já vi isso em algum lugar...". Sim, essa história se parece muito com a do Titanic, famoso navio que colidiu com um iceberg, que a história inclusive deu origem ao filme com Leonardo DiCaprio. Mas acontece que a trama deste livro foi escrita em 1898 e a tragédia com o navio Titanic ocorreu em 1912, 14 anos após esta obra ser escrita. 

 Isso foi um fato que me deixou curiosíssima pela leitura, que até então eu nem fazia ideia da existência. É claro que é um fato interessante o autor escrever uma história tão parecida com um tragédia que chocou o mundo 14 anos mais tarde.



 O livro é curtinho, tem poucas páginas e conta uma história que envolve romance, navegação e religiosidade. Apesar do pequeno número de páginas esta não é uma leitura rápida. Vários termos técnicos sobre navegação são utilizados e certos trechos são de difícil compreensão. Não pela tradução ou algo do tipo, mas justamente pela linguagem da época que foi escrito.

 A questão da religiosidade é abordada em vários momentos pelo questionamento da existência de Deus, afinal o protagonista é ateu. 

 O protagonista, Rowland, é um homem desacreditado na vida. Com defeitos e fraquezas, ele consegue se superar e amadurecer muito ao longo da trama. Passa por situações peculiares e, muitas vezes, prova sua coragem. Temos um protagonista anti-herói, imperfeito, mas que, apesar das circunstâncias, toma mais atitudes mais acertadas que vários mocinhos.

 Os personagens secundários não aparecem com tanta recorrência, sendo que geralmente figuram apenas uma cena e não voltam a dar as caras. São personagens extremamente humanos, cheios de defeitos e egoístas. Aliás, o egoísmo é uma característica muito presente na maioria deles. Em vários momentos fica bem claro a forma que cada um ali só quer defender seus próprios interesses.


 O ritmo lento de leitura e a falta de aprofundamento dos fatos e personagens me fizeram tirar três estrelas da história. Sobre os termos técnicos que citei logo no começo é necessário salientar que o autor da obra era marinheiro e por isso conhecia muito desses assuntos, tanto que a maioria de seus romances se passa no mar. Para os leitores mais leigos no assunto, como eu, a compreensão desses termos não se torna complicada pelo fato da edição da Vermelho Marinho trazer notas de rodapés que ajudam o leitor nesse sentido.

 A parte mais bacana no enredo do livro foi, sem dúvidas, o final. Que dá margem a várias interpretações e conta com um duplo sentido muito bem humorado!

 Aliás, a edição da editora está impecável. A capa é linda, a tradução está perfeita e é notável a dedicação da Vermelho Marinho em trazer o melhor para seus leitores. Não encontrei erros de revisão e ainda contamos com pequenos esclarecimentos do tradutor ao final da obra. 

 Em suma, Futilidade ou o Naufrágio do Titan é um livro que sem dúvidas causa curiosidade nas pessoas por ter "previsto" a tragédia com o Titanic. Certos aspectos da obra poderiam ter sido mais desenvolvidos, mas a leitura, de forma geral, foi uma experiência interessante.

OBS: o autor escreveu outro livro que teria profetizado uma guerra nuclear náutica entre os EUA e o Japão antes dela ocorrer. Seria ele uma espécie de vidente? Fica a pergunta.

Livro: Futilidade ou o Naufrágio do Titan
Autor: Morgan Robertson
Páginas: 111
Editora: Vermelho Marinho
ISBN: 9788582650288


26 comentários:

  1. Adorei! Sou fascinada pela história do Titanic e já havia ouvido falar sobre um autor que "previra" o naufrágio, mas nunca vi nada mais que um nome ou dois. Com certeza comprarei esse livro, adorei a resenha!
    http://www.maquinade-escrever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gaby.
    Antes mesmo de ler sua resenha já tinha um,a vaga ideia de que se um dia eu parasse para ler este livro iria achar o mesmo maçante.
    Já havia visto a capa e sinopse na page da editora no face, e a ideia ainda continua a mesma, o livro não me chama atenção. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Karamba, depois que li sua resenha fiquei meio que de boca aberta aqui.
    Como pode um autor escrever um livro antes da tragédia acontecer né?
    Eu fiquei também curiosa, mas você disse que o livro tem muitos detalhes e eu simplesmente já não ia gostar, porque livros parados me dão sono (risos)
    Mas eu acho bastante interessante para quem tiver curiosidade de saber mais sobre a história do titanic e fazer alguma comparação com o que houve depois. Enfim...Muito interessante. Nem sei se existem biografia sobre o naufragio do Titanic, pois sinceramente eu pegaria para ler para saber da verdadeira história, pois deve ser bem interessante. Enfim...

    Olha parabens pela sua resenha.Ficou muito boa
    E me chamou muita atenção =]
    Já estou te seguindo linda
    Se cuida

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Silvana.
      É mesmo incrível a forma que o autor conseguiu prever esse acontecimento, nossa O.o
      Fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijos.

      Excluir
  4. Parece ser um livro maravilhoso,gosto das suas resenhas porque acabo sempre achando livros que me identifico.
    Beijos <3
    http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Apesar de ter achado a capa do livro meeega linda, acredito que não seja o tipo de leitura pra mim, já que navios, naufrágios e histórias a la Titanic não são lá as minhas favoritas ]:
    Mesmo assim, adorei a sua resenha. Meus parabéns! (:

    Um grande beijo, e um ótimo domingo! :*
    www.inconstantecontroversia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olááá!
    Ines! adorei a resenha!
    será ele um vidente?! Titanic plus guerra é muito para mim!
    preciso ler esse livro! Fiquei super curiosa! :)
    pena nao ter as explicações dos termos técnicos eu tambem vou me sentir um peixe fora dágua!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      O autor é quase um profeta, acho que vale ler o livro justamente pela curiosidade. Tem muitos termos técnicos mesmo, mas esqueci de esclarecer na resenha que eles sempre são explicados com notas de rodapé.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, Ines!

    Gostei da sua resenha e esta é a primeira vez que vejo algo sobre o livro.
    Espero ler e gostar e sei que ficarei perdida por causa dos termos, mas posso tentar rs

    Beijos
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá! Vi algumas pessoas falando desse livro na bienal e achei bem interessante, mas como odeio livros lentos, não sei se iria gostar dele.

    http://whoisllara.com

    ResponderExcluir
  9. oi
    eu achei interessante isso do autor pode ser vidente, escrevendo oq seriam livros proféticos, mas do livro em sí... acabei não ficando interessada.
    Eu passei aqui para dizer que marquei seu blog em uma tag! são perguntinhas para responder sobre livros! Indiquei seu blog pq na tag eu cito um livro que comprei quando li a resenha no seu blog :)
    vc pode acessar aqui: http://dudikobayashi.blogspot.com.br/2014/09/tag-redes-sociais.html

    bjinhus
    Dudi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dudi.
      Muito obrigado por ter se lembrado do blog, vou dar uma olhada na TAG!
      Beijos.

      Excluir
  10. Infelizmente não faz o meu tipo de leitura. Ainda mais por ser lento, ando fugindo de histórias assim...

    David - Leitor Compulsivo

    ResponderExcluir
  11. Oi, Inês! Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro e fiquei curiosa justamente por esse fato dele "prever" a tragédia do Titanic... De qualquer forma, só por ser ambientado em um lugar que não vemos com tanta frequência nos livros já é um fator interessante (e melhor ainda é saber que há notas de rodapé para o leitor não ficar perdido \õ/). É uma pena que o livro não desenvolva muito os personagens, isso acaba tirando um pouco a graça da trama :/ Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Sim, a ambientação é incrível, a obra por não se passar em um lugar previsível já ganha pontos. Acho que o fato do livro ser curtinho impediu que a obra fosse mais aprofundada e bem desenvolvida. Mas as notas de rodapé realmente ajudam muito.
      Beijos.

      Excluir
  12. Poxa, odeio narrativas lentas, então acho que não leria ele, ainda mais que a sua avaliação não foi nada positiva. MAS, amei a capa, se isso serve de consolo! HSUAHSUAHS

    Beijos,
    Caroline, do criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Inês, tudo bem?
    Adorei sua resenha! Achei a história desse livro bem interessante, a história dele é realmente muito parecida com a do Titanic e acredito que isso em algum momento deve ter feito o livro vender bastante.
    A capa está muito bonita e muito atrativa, gostei bastante dela.
    O ruim de livro muito curtos é justamente isso! O autor deixa de dar muitas informações e os personagens ficam muito superficiais.
    Tenho um livro aqui chamado o Lobo do Mar e imagino que assim como esse deve ser uma leitura um pouco arrastada devido aos vários termos náuticos que deve conter.

    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  14. Oi, minha Flor! Tudo bom?
    Desculpa a demora pra voltar, estou colocando os comentários em ordem e assim poder visitar mais seu cantinho, estava com saudades!
    Gostei muito da capa, apesar de ter aquele toque sombrio, acho que no fundo é isso que me atraiu bastante. De fato, será que o autor ficou assustado por ter criado uma história e algo trágico parecido ter acontecido? Acho que eu enlouqueceria! Livros de época é preciso ter paciência mesmo pra ler, eu tenho um que comecei e parei porque estava um pouco complicado e eu não estava entendendo. Imagina esse que envolve termos marítimos e tudo mais?
    É muito chato quando a história não é desenvolvida da maneira correta, imagina o que ele poderia ter conseguido, explorando um pouco mais com toda essa trama. Ainda estou com a pulga atrás da orelha pela obra ter sido criada antes do grande desastre.. Isso vai me tirar o sono. Ótima resenha, como sempre <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fê!
      Sim, já estava com saudade de suas visitas e comentários, mas sei bem como é estar sem tempo!
      Acho que o maior atrativo do livro é justamente o fato dele ter profetizado um acontecimento tão marcante, creio que a maioria das pessoas que se interessaram foram movidas por este fato.
      Beijos.

      Excluir
  15. Que capa linda, me apaixonei por ela! rsrsrs
    Não sabia da existência do livro e achei bem interessante; eu até gosto de livros com termos desconhecidos, aumenta nosso vocabulário.
    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. QUE LIIINDA ESSA CAPA! Mas nossa, que livro curtinho ein D: acho que ele só sonhou com um navio batendo num iceberg, e daí inventou uma história qualquer só pra poder dizer ao mundo o fato principal que ia acontecer hahahaha brincadeira. Não sei se eu gostaria de ler, ainda mais por esses termos técnicos, mas é realmente interessante esse autor escrever sobre assuntos tão sérios e que acabaram por coincidir com a realidade

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova de "O Doador de Memórias" no blog, vem conferir!

    ResponderExcluir
  17. Geente que interessante! Muito medo da coincidência, mas, e ai, é uma profetização mesmo???

    Beijos, Carol do Aquela Princesa

    ResponderExcluir
  18. Oie,
    não conhecia o livro, mas já gostei pela capa rsrsrs
    Pena que é tão curtinho

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi, Inês! Caramba, AMEI esse livro! Cada ponto que você levantava ao longo da resenha eu ia pensando "Ai meu deus, foda! Eu quero!". Adoro narrativas em que os personagens não são perfeitos, tem defeitos e qualidades (engraçado que tenho começado a perceber que a maioria dos clássicos contam com personagens assim) e o fato de ter previsto um acontecimento que marcou a história do mundo só atiça mais ainda a curiosidade! Também adorei o título do livro. Amei mesmo, com certeza vai ser um dos próximos a serem comprados com o meu dinheirinho suado hahaha

    Beijos e parabéns pela resenha, está ótima! ;)
    Um Metro e Meio de Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Babi.
      Sim, clássicos têm tantos pontos positivos, principalmente o fato da falta de estereótipos nos personagens e características mais humanas aos mesmos. Vejo que você se animou mesmo, fico feliz! Espero que goste da leitura.
      Beijos.

      Excluir
  20. Poxa, a ideia é legal, mas um livro fino ter um ritmo lento... não dá né??

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric