"Toni é uma garota de 18 anos que vive em Milão com a família (e com um gato muito louco). Ela adoraria que a vida fosse como em um roteiro de cinema: tudo no lugar certo, na hora certa e com a pessoa certa. O problema é que no mundo real o roteiro é sempre inesperado e cheio de surpresas. E Toni e suas amigas, Clementina e Matilde, vão viver dias bem agitados. Quando Toni conhece Filippo, descobre o que quer dizer a expressão "amor à primeira vista", bem do jeitinho que só acontece nos filmes. E vai ser justamente no cenário caótico de um set de cinema que Toni viverá o seu momento de diva. Filippo é assistente de direção de um filme, então só resta a Toni - com Clementina e Matilde - participar das filmagens... E, em meio a atrizes neuróticas, figurinistas paranoicos e um diretor de cinema temperamental, ela terá a chance de escrever mais algumas linhas da sua história. Mas no cinema o que parece realidade é apenas ficção. Será assim com a paixão de Toni? Venha curtir essa história de amor (e algo mais) em um ensolarado verão italiano, pois o filme só espera você e sua turma para começar: luzes, câmera, e... ação!"
Esse é um livro juvenil diferente. Sabe todas aquelas fórmulas de romances adolescentes que estamos tão acostumadas? Pode esquecer isso, essa obra é diferente. O fato dele não seguir os clichês dos romances destinados para este público me causou um estranhamento no começo, afinal tudo que é novo causa certa resistência.
Isso logo nas primeiras páginas, mas depois que eu percebi que a qualidade desta obra está justamente no fato dela ser diferente das outras eu comecei a desencanar e me divertir com as maluquices de Toni.
O livro não foca no ensino médio, apesar da protagonista ainda estar inserida nele. A obra narra certos acontecimentos na vida de Toni que no começo me fizeram pensar que o livro não tinha um propósito definido, mas a partir do momento que percebi que se tratava de uma história de amor acabei relaxando.
Toni é engraçada, bem humorada e costuma sentir as coisas com uma intensidade impressionante, principalmente se tratando de suas paixões. A protagonista é como qualquer outra adolescente comum, em certos momentos eu comecei a me estressar com as atitudes da mesma, mas quando parei para refletir acabei descobrindo que faria as mesmas coisas na situação dela.
Os personagens secundários são muitos, muitos mesmo. Não têm muito destaque, o foco é mesmo a protagonista, porém me incomodou o fato de serem muitos nomes e personagens para gravar. Até o fim da leitura existiam personagens que eu ainda não tinha gravado os nomes.
O início da história é lento, existem momentos que a leitura se torna arrastada, pode ser que isso tenha acontecido pela resistência que citei no início da resenha, ou não.
A edição da Fundamento me impressionou! Não encontrei erros de tradução e revisão, a capa está lindíssima, condizente com a história e a edição em si está impecável. Confesso que terminei a leitura encantada. Ao longo da trama temos várias referências a cultura pop como artistas famosos, filmes e música que dão um toque mais descontraído e atual para a leitura.
Minha Vida Daria Um Filme é um livro que tem qualidades e defeitos, como vários outros, mas no fim das contas acabou se tornando uma leitura divertida e diferente, uma obra para quem gosta de juvenis, mas está cansada das fórmulas comumente usadas.
Quotes:
"O amor é um pontapé de coturno na boca. Nós mentimos a nós mesmos sobre o amor. Na verdade é uma fábula na qual queremos acreditar e que muitas vezes nos separa de nós mesmos para fazer com que nos dediquemos completamente a outro ser humano que, nove a cada dez vezes, não merece nada daquilo que nós damos."
"Eu tenho um talento extraordinário. É um pouco como saber desenhar ou cantar bem. O meu talento é deixar que me magoem. Aliás, às vezes parece que eu mesma luto com força para garantir a qualquer pessoa o direito de partir meu coração."
"É cruel, mas é assim mesmo, uma lei irrefutável, é preciso sofrer por amor porque, em contrapartida, é a coisa que nos faz sentir melhor no mundo."
Livro: Minha Vida Daria Um Filme
Autora: Simona Toma
Páginas: 252
Editora: Fundamento
ISBN: 9788539506446
Oi Inês, como vai?
ResponderExcluirSó o nome do livro já é algo que me chama a atenção. Eu adoro livros juvenis, então acho que posso gostar desse. Fiquei me perguntando o porquê de você ter achado o livro estranho, na verdade, fiquei bastante curiosa. Se eu tiver a oportunidade de lê-lo um dia, com toda a certeza o farei. Adorei a resenha!
Beijão, Tão doce e tão amarga.
Olá, Thamiris.
ExcluirEntão acho que é o livro para você, rsrs. Estamos tão acostumadas a ler livros de autoras americanas e esse a autora é de Milão, vai ver isso ajudou na estranheza que senti.
Beijos.
Olá Inês, tudo bem?
ResponderExcluirConfesso que apesar de ter ficado interessado no livro não tenho vontade de comprá-lo e ter na estante. Eu leria caso ganhasse de presente ou algo assim, ao contrário, não. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Oi, Inês!
ResponderExcluirPeraí, a protagonista do livro têm o mesmo no que eu? hahahaha Mas enfim... Costumo dizer isso direto "Minha Vida Daria Um Filme" e achei a sinopse do livro bem interessante! Ótima resenha!
http://tonylucasblog.blogspot.com.br/
Olá, Tony.
ExcluirPois é, a menina mesmo fala que esse é um nome incomum para uma mulher, rsrs. Eu não falo, mas às vezes penso que minha vida daria um filme, rsrs. Obrigado, fico feliz que tenha gostado.
Beijos.
oi
ResponderExcluirAcho que coisas diferentes sempre causam um estranhamento a principio, mas achei interessante e inovador, fora dos cliches! Vou procurar pra troca no skoob :3
tem postagem nova no mue blog
te espero por la
abraços
http://dudikobayashi.blogspot.com.br/
Achei a capa muito fofa e até me surpreendi quando você falou que não encontrou erros na edição da Fundamento, porque depois de A 5ª Onda, fiquei meia de pé atrás com a editora. Mas não fiquei com muita vontade de ler o livro, acho que não muito o meu estilo.
ResponderExcluirAdorei a resenha!
Bjs, Raquel.
morethanaworld.blogspot.com.br
Olá, Raquel.
ExcluirEu também tenho um pé atrás nesse quesito com a editora, mas essa edição me surpreendeu, nem encontrei erros.
Beijos.
Adorei o estilo do livro, parece ser bem legal! E o título é bem sugestivo, rsrsrs
ResponderExcluirhttp://detudoumpouco28.blogspot.com.br/
Oi Inês. Por mais que sua resenha seja muito convidativa, eu acho que não me interesso muito por esse gênero. Além de ser um livro juvenil, parece ser mais voltado para o publico feminino.
ResponderExcluirEnfim, mais fica ai a dica!
Abraços
www.booksever.blogspot.com
Adorei a capa do livro, gosto quando tem cores vivas, parece que chama mais a atenção de quem compra.
ResponderExcluirAdorei a resenha
Beijos
http://entrelinhaslivros.blogspot.com.br
Não conhecia esse livro, curiosa já para ler.
ResponderExcluirBjs
eternamente-princesa.blogspot.com.br
Oi Inês td bem?
ResponderExcluirAinda n cnhecia o livro e parece ser bem legal.. Ja coloquei na minha wishlist,
Forever a Bookaholic
Curta a página do blog
Não conhecia o livro nem a autora. Gostei bastante da trama, mas esses detalhes que vc falou (de se arrastar no começo, de ter muitos nomes de personagens pra guardar - e personagens sem destaque, ainda por cima) são coisas que me deixam com o pé atrás. Mas quem sabe um dia, né?!
ResponderExcluir=)
Suelen Mattos
______________
ROMANTIC GIRL
No final do seu post você me descreveu hein heheh Brincadeirinha, mas sou exatamente assim,
ResponderExcluiramo juvenis, mas acabei cansando um pouco das mesmas fórmulas sempre, achei o livro encantador, possui uma capa linda e a promessa de uma leitura divertida e diferente me atrai.
http://soubibliofila.blogspot.com.br/
Oie,
ResponderExcluirjá tinha visto outras resenhas deste livro e estou curiosa. Adoro Juvenis :D
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Olá Inês! :) Há quanto tempo não venho aqui.... rs.
ResponderExcluirEnfim, eu simplesmente odiei essa capa, sabia? rs. E o nome também, porque me lembrou muito a série da Paula Pimenta. Mas gosto muito de juvenis, então acho que a leitura pode me agradar... quem sabe, né? rs. Adorei a resenha! :)
Beijos,
Ana M.
www.vicioemlivros.com
Olá, Ana.
ExcluirTinha pensado exatamente o mesmo! Quer dizer, a capa eu gostei, e muito!, mas o título logo me lembrou o livro da Paula, a capa também.
Beijos.
Oie, Inês!
ResponderExcluirFiquei encantando com a capa desse livro, haha. Adoro capas alegres assim!
Mas te confesso que não senti o mesmo pela sinopse e sua resenha me confirmou que eu provavelmente não vou gamar tanto assim na história... :/
Mas, pelo que entendi, a leitura vale a pena pra se divertir, não? :D
Adorei sua opinião sobre o livro, e seu blog tbm!
Bjos,
La Vie de Lee
Oii
ResponderExcluirEsse gênero não um dos que mais gosto de ler, a história tem que ser muito bem escrita pra me prender.
Então só lendo mesmo pra saber se eu iria gostar mesmo!! haha
A capa pelo menos é linda
Beijos
Raíssa Martins - O Outro Lado da Raposa
Facebook
Twitter
Gosto muito de ler livros juvenis, são sempre bem leves e ótimo para passar o tempo. Confesso que me interessei pela história, mas não seria um livro que leria no momento, talvez mais para frente.
ResponderExcluirA capa é incrível mesmo e as edições da editora Fundamento sempre são excelentes!
Beijos!
http://borboletasliteraria.blogspot.com.br/
Gostei dessa capa!
ResponderExcluirGostei da sua resenha, ainda não conhecia o livro, até que deu vontade de lê-lo, parece divertido.
petalasdeliberdade.blogspot.com.br
Oii querida!!
ResponderExcluirO Nome me lembra do Fazendo meu filme hehe *-* Me apaixonei pela capa e sinopse, conhecia essa editora mas nunca li os livros, gostei bastante da resenha e também acho ruim de decorar monte de nomes dos personagens hehe ^_^
Fique com Deus! - Doce Literário <3
http://doceliterario.wordpress.com/