"Aos 18 anos, Angelina está prestes a viver o maior desafio de sua vida: sair de Petrópolis para estudar no Rio de Janeiro, deixando para trás os cuidados e a proteção de seus pais. Assim que se instala na república de estudantes e começa a assistir às aulas, a jovem percebe que as dificuldades serão muitas. Ela divide um quarto com uma colega desorganizada, uma frequentadora assídua de festas e chopadas que vive cercada de más companhias. Além disso, as condições das instalações da faculdade são precárias e os professores não parecem comprometidos. Angelina já está desanimando de sua nova vida quando esbarra no lindo Alderico – ou Rico –, um cara capaz de fazer qualquer garota perder o fôlego. O que ela não poderia imaginar era que Rico é seu professor de linguística e se interessaria por ela também. Deslumbrada com a descoberta da paixão e certa de que Rico é seu grande amor, Angelina se joga de cabeça nessa relação, ignorando todos os conselhos que recebera dos pais a vida inteira. Ao mesmo tempo ela começa a ter sonhos que não consegue entender: homens lhe oferecem objetos numa bandeja e, logo depois que Angelina aceita seus presentes, eles se transformam em feras e desaparecem numa floresta. Primeiro volume da série “Despertar”, A bandeja é um romance arrebatador que retrata os dramas e as provações pelos quais qualquer jovem passa quando se afasta de sua essência e deve trilhar de novo o caminho do amor verdadeiro e de Deus."
Primeiro preciso dizer que esse livro é diferente de tudo que imaginei que seria. A verdade é que nem eu sei bem o que esperava, mas decididamente não o que encontrei.
Esse ano a autora do livro surpreendeu todos quando divulgou que seu livro iria ter uma nova edição, dessa vez pela Arqueiro. Eu só posso dizer que entendo perfeitamente o motivo da editora ter apostado na Lycia, após ler o livro posso finalmente dizer que a obra é sensacional.
A trama foge dos clichês que a maioria dos romances seguem e tem uma mensagem lindíssima. A história já difere das outras por acontecer em uma faculdade, poucos livros nacionais atuais usam esse cenário como plano de fundo de suas histórias.
A autora inicia uma trama com maestria e já nos conquista desde o início do livro. Mas esse não é mais um romance comum, em vários momentos o mesmo fala sobre Deus de uma forma cativante. Não parece nada forçado , apenas uma mensagem que vai tocar o coração de vários leitores e foi parte essencial para tornar este livro tão especial.
Não costumo ler muitos livros que tratam sobre Deus ou mesmo que o incluam de forma tão importante na trama, nem sou o que pode se chamar de muito religiosa. Mas a obra me tocou verdadeiramente com suas mensagens e me emocionou em vários momentos. Uma coisa importante para ser destacada é que a autora fala sobre Deus, mas não impõe nenhuma religião. O que considero muito importante.
A protagonista, Angelina, é, acima de tudo, humana. Ela tem suas qualidades, mas também vários defeitos, o que aproxima ainda mais a personagem do leitor. Angelina erra muito, mas aprende com seus erros e amadurece demais ao longo da trama e isso foi uma das coisas que mais me encantou. O amadurecimento da protagonista, que não foi algo repentino, mas um processo longo e demorado que ensina muito até mesmo para o leitor.
Os personagens secundários também me encantaram por sua humanidade e personalidades únicas. O personagem que menos que cativou foi Dante, por ser justamente o contrário dos outros: perfeitinho demais. Essa característica é sempre um problema para mim.
Os envolvimentos amorosos da protagonista no livro são bem interessantes, mas preciso dizer que um em especial teve mais química que outro, em um primeiro momento.
A edição do livro está impecável, não existe outra palavra para descrevê-la. Não encontrei erros de revisão, a capa é linda demais e tem um significado todo especial para a história. A escrita da Lycia é envolvente e em momento nenhum se torna cansativa.
Em suma, A Bandeja foi um livro que me surpreendeu e ensinou muito. Recomendo sem restrições para todos, é uma história emocionante e que tem muito a ensinar para qualquer leitor. Comprem o livro e se emocionem com essa história de amor e fé.
Quotes:
"Há uma razão para que Ele tenha criado o tempo. Nós precisávamos de um lugar para enterrar os nossos erros do passado. O que te escraviza hoje, amanhã estará esquecido. Só decida ser livre."
"Ter expectativa de que outro ser humana é responsável por fazê-la feliz irá sempre te frustrar. Porque nenhum ser humano suporta tamanha responsabilidade."
"Todos queremos muitas coisas que são nocivas para nós, mas o fato de querer não significa que devemos tê-las."
" Estar com alguém errado é lembrar em dobro a falta que faz alguém certo."
"Aprendi que escolher o errado é sempre mais fácil; as coisas boas e permanentes nem sempre são as primeiras a aparecerem."
Livro: A Bandeja
Autora: Lycia Barros
Páginas: 240
Editora: Arqueiro
ISBN: 9788580412796
Oie. Sabe que de início eu fiquei empolgada com o livro, mas depois que vi que era meio que religioso, na verdade envolvia isso perdeu a graça. Não curto livros assim. E ainda mais que tem continuação. Depois que comecei a ler A Cabana e parei na metade, decidi que não leria mais.
ResponderExcluirBeijos
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Olá, Greice.
ExcluirA Cabana eu também não curti nem um pouco, mas esse eu achei diferente. De qualquer modo, acho que é bacana dar uma chance para outros livros do tipo antes de julgar.
Beijos.
Caramba, eu já tinha curiosidade para ler este livro, e agora só aumentou.
ResponderExcluirTão bom quando um livro nos surpreende tanto assim, e ainda mais sendo nacionais. Não quero dizer que livros nacionais são ruins, longe disso, leio bastante nacionais clássicos ou da atualidade e muitos me surpreende. Mas quero dizer, caramba, esse parece que realmente entrou na sua lista de favoritos e isso é tão bom quando acontece. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/
Olá, Renato.
ExcluirEntendi exatamente o que você quis dizer, também fiquei feliz ao ler algo nacional de tanta qualidade, rsrs.
Beijos.
Oi Inês, tudo bem?
ResponderExcluirAmei sua resenha, está ótima!
Lendo sua resenha eu me arrependo profundamente por não ter pedido esse livro de parceria para a arqueiro. Parece ser um livro maravilhoso e todo mundo que leu só fala bem sobre ele.
Em breve vou tentar solicitar ou comprar o livro, pois sua resenha me convenceu totalmente de que preciso ler esse livro.
Beijão :*
http://www.livrosesonhos.com/
Eu não tenho a menor vontade de ler esse livro, acho que é muito na pegada de Para Sempre, com todo essa plano de fundo religioso, e isso não faz nem um pouco meu estilo.
ResponderExcluirMas se você gostou e curtiu a leitura, é o que vale!!
Beijinhos
www.serleitora.com.br
Oi Inês :)
ResponderExcluirEsse livro não chama tanto a minha atenção, justamente pelo fundo religioso, mas não nego que a sua resenha me deixou curioso pela história. Beijos!
http://euvivolendo.blogspot.com.br/
Antes do livro ter ido para a Arqueiro eu já tinha lido a respeito. E até estava me programando para comprar com a autora um exemplar, e cheguei a ver a nova edição e me arrependo de não ter comprado logo...ksks
ResponderExcluirMas espero lê-lo em breve.
Abraços!!
http://macaliteraria.blogspot.com.br/
oiii! eu ouço td mundo falando mt bem desse livro. Tenho vontade de le-lo, mas me decepcionar. Embora a sua resenha tenha mudado isso um pouco. Adorei td o q vc disse, mas não sabia que a primeira versão era independente. E isso me desanimou um pouco. Não é preconceito. Jamais. Mas jah vi vários vídeos dela comentando de uma forma quase negativa sobre a auto publicação e saber q a primeira versão de seu livro, foi dessa forma, me deixou meio,,,, decepcionada. Afinal, não faz sentido neh? Mas tenho muita curiosidade de conhecer o livro. Mesmo assim. Adoro nacionais então... quem sabe algum dia?
ResponderExcluirBeijooos
http://profissao-escritor.blogspot.com.br/
Olá, Gih.
ExcluirNão tinha tomado conhecimento desses vídeos dela, porém agora fiquei curiosa. É bastante contraditório mesmo.
Beijos.
Não conhecia o livro,mas gostei bastante da sua resenha e fiquei curiosa demais para ler ele,em breve vou procurar ele para ler <3
ResponderExcluirBeijos
http://nadadecontodefadas.blogspot.com.br/
oi ^^
ResponderExcluirEu não conhecia esse livro! Achei super bacana o quanto o livro te surpreendeu, e me surpreendeu também que a autora tenha lançado de forma independente e ter conseguido um novo lançamento com uma editora - o que demonstra a qualidade e receptividade.
Eu confesso que tenho um certo pé atras com livros que tratam questões religiosas - mesmo que essa autora tenha falado de forma geral sobre deus e não imposto nenhuma religião especifica. Mas tudo o que você falou de forma de positivo desse livro me conquistou, fiquei curiosa para ler!
tem postagem nova no meu blog.
Espero sua visita
abraços
Hey Dudi!
Oi Gabi,
ResponderExcluirSempre fico com um pé atrás ao ler livros que falam sobre Deus, pois tenho o receio que de alguma forma o autor irá impor mesmo que sutilmente, uma religião. Fico feliz em saber que a história da Lycia é diferente.
Já tinha ouvido falar muito bem de suas obras, mas nunca havia parado para procurar mais. Fiquei bastante curiosa!
Quando a protagonista se desenvolve no decorrer do livro e os personagens são cativantes, ainda mais com a premissa que possui, o livro tem tudo para ser bom. Vou anotar a dica aqui e quando houver oportunidade, o lerei.
Beijos,
Ká Andrade
http://teens-books.blogspot.com.br/
Olá, Ká.
ExcluirEu também tenho esse receio.
Acho que é um livro muito bacana de ser lido, uma experiência bastante diferente.
Beijos.
Oi, Gabi, tudo bem?
ResponderExcluirNunca tinha visto esse livro, mas amei a sinopse e a sua resenha! Parabéns!
Beijos, Be
www.clubedas6.com,br
Olá, Inês! Já tinha visto esse livro, mas nunca tinha me interessado em saber mais sobre ele. Só vim ler a sinopse agora e parece interessante. Gostei muito da sua resenha, mas o livro não me chamou tanta atenção.. Beijos!
ResponderExcluirhttp://frases-perdidas.blogspot.com.br/
oie Inês
ResponderExcluirconheci a Lycia em um lançamento do livro dela, e fiquei encantada por todas as suas obras. Por incrível que pareça, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro, mas já estou com A bandeja aqui, e pretendo iniciar a leitura na segunda feira.
Acho bacana o romance ser diferente do que encontramos atualmente.
bjos
www.mybooklit.com
Olá, Jac.
ExcluirLeia mesmo! É um livro super bacana e já ter em casa é mais fácil ainda, rsrs.
Beijos.
Nunca ouvir falar dele. E confesso pra você que me interessei muito em ler. Nossa, é bem o tipo de livro que eu curto, sabe? Acho que se eu ler não vou me arrepender. Bjs :*
ResponderExcluirhttp://acucar-ou-adocante.blogspot.com.br/
To com vontade de ler, pra falar a verdade não curto muito esse tema mas como é nacional acho que vale ehuahe
ResponderExcluirXOXO
onthislastday.blogspot.com
Oi, Inês!
ResponderExcluirOk, eu estava bem receosa com esse livro, confesso. Não tinha a menor ideia do que esperar, mas fiquei muito tentada a lê-lo agora. É maravilhoso quando livros conseguem nos surpreender tão positivamente <3
Beijão
Eu desanimei um pouco ao saber que o livro tem essa pegada religiosa e tal. Não sou uma pessoa muito religiosa também mas vou ler esse livro porque parece ser ótimo e eu quero abrir a mente para novos gêneros literários.
ResponderExcluirBeijos.
http://minhasindecisoesblog.blogspot.com.br/
Eu meio que tenho um certo preconceito com livros de autores nacionais. Ainda mais livros que falam sobre Deus, pois pelas resenhas de alguns como A cabana, que por sinal tenho, mas nunca li, a história não costuma cativar o leitor. Bom saber que esse é diferente, mas ainda tenho um certo tipo de receio, mesmo assim vou arriscar a adicionar na lista de compras. Beijos
ResponderExcluirnandaacampoos.blogspot.com
Acho que não leria. Eu não gostei da capa, do nome e da sinopse - ou seja, quase nada. Eu poderia até dar uma chance em um futuro distante por ter Deus e lições de vida, mas de resto não chamou muito minha atenção.
ResponderExcluirÓtima resenha, você escreve muito bem Inês. Espero ver novas resenhas suas em breve ...
http://u-nshaken.blogspot.com.br
Olááá!
ResponderExcluirInes, não sei se irei gostar, não gosto de livros que abordam a temática religiosa em determinados pontos, como nos livros do sparks, que a procura da biblia para a salvação... para conforto... para ter alguma melhora na vida sabe?! eu gosto na pegada de livros que abordam conflitos religiosos, como em As Brumas de Avalon, mas essa pegada Deus... salvação... Despertar... não me convenço!
pode ser que esteja julgando errado, mas pelo que já li por ai... é essa a impressao que me deu!
Um beeijo Lara.
Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor
Parece ser um livro muito bom
ResponderExcluirLembro quando a Editora Arqueiro lançou esse livro
E eu gosto bastante de romances e esse me chamou bastante atenção
Já estou seguindo ;)
Beijos
http://pocketlibro.blogspot.com.br
Amei a resenha!
ResponderExcluirAdoro romance e esse me deixou curiosa!
Bjs
www.garotadebotas.com