14 de maio de 2014

Resenha [Especial] - Olympe de Gouges

 
Olá, pessoal. Tudo bem? Eu decidi fazer uma resenha toda especial para falar do livro Olympe de Gouges, afinal a obra em si é muito especial. Então eu decidi que a resenha que iria fazer para o livro aqui no blog seria incomum, um post bom o suficiente para fazer juz à obra. Vamos lá?! Clique em CONTINUE LENDO para ver o que eu preparei!

 Olympe de Gouges é um livro que me tirou da zona de conforto e me introduziu para uma época em que ainda existia a escravidão e as mulheres não tinham direitos.
 
 A obra é em forma de quadrinhos e nos leva em viagem pela história, onde a protagonista é Marie Gouze, mais conhecida como Olympe de Gouges. Fruto de uma relação extraconjugal de sua mãe e um marquês, Olympe é uma mulher com uma história de vida fascinante, que se mudou para Paris em uma época de efervescência cultural e usou a literatura para defender suas opiniões fortes e ideias revolucionárias.

 Acho fascinante ler livros que carregam uma história real e tem muito a acrescentar em nossa vida. A história nos transporta para uma época que já estudamos na escola e nos mostra na prática como era viver naqueles tempos.

 Vários fatos importantes são citados ao longo da narrativa, tanto que suas 487 páginas quase não são suficientes para descrever tudo o que acontece. A obra é bastante densa e carregada de informações, mas a leitura se torna leve pela forma que é contada (em quadrinhos).

 Olympe é uma mulher forte, decidida e que sabia lutar por seus ideais. Decididamente uma cidadã à frente de sua época.  Teve um estilo de vida que escandalizou os integrantes mais conservadores da sociedade, porém não deixava se abalar pelas críticas e opiniões alheias.

 Após ter se mudado para a França, Marie começou a adquirir amizades influentes e é nesse ponto da narrativa que os personagens mais conhecidos são inseridos. Personalidades como Rousseau, Benjamin Franklin, Voltaire, entre outros dão as caras e assumem grande importância para o decorrer da trama.

Os personagens secundários são muitos, mas não tem muita permanência na trama, afinal o grande destaque é a protagonista, o que é totalmente compreensível, afinal o livro fala de sua história de vida. Entretanto todos eles têm uma biografia ilustrada no final da obra, por ordem de aparecimento, para ser consultada a qualquer momento, inclusive por serem muitos e com nomes complicados, caso contrário teria sido impossível a compreensão do livro.

 A obra também tem uma cronologia com todos os fatos citados, inclusive alguns extras, o que ajuda muito na compreensão da história. Tudo é dividido por ano, para facilitar na hora de encontrar a informação necessária. Recomendo que tal cronologia seja consultada ao longo da trama, para um melhor entendimento, até porque, em dados momentos, os quadrinhos não são muito claros, além de serem resumidos.

Eu não tenho muita experiência com quadrinhos, mas posso dizer que fiquei encantada pela riqueza de detalhes dos desenhos e pelo traço da ilustradora. São muitos personagens e grande parte deles tem feições parecidas, mas mesmo assim nós somos capazes de diferenciá-los por um detalhe ou outro. Sem falar dos processos de envelhecimento que acompanhamos. Um trabalho fantástico!

 Em suma, Olympe de Gouges é um livro fascinante, com uma trama arrebatadora e que tem muito a acrescentar na vida de qualquer pessoa. A história de uma mulher brilhante e que muito contribuiu para a sociedade da época, sem dúvidas merece ser lido!
 
 
Edição: 1
Editora: Record
ISBN: 9788501401465
Ano: 2014
Páginas: 488
Tradutor: André Telles
 
 
~*~
 
 PLAYLIST
 
 
 Eu resolvi fazer uma pequena playlist com seis músicas que, em minha opinião, representam bastante a trama do livro. Basta dar play e curtir as músicas!
 

 
 
~*~
 
SOBRE OS AUTORES

 
 Catel Muller ilustrou mais de cinquenta livros. Nos quadrinhos, criou a série Lucie, com a escritora Véronique Grisseaux. Também coassinou, com De Metter, Le Sang dês Valentines, publicado pela Casterman e vencedor do Prêmio Angoulême, em 2005. (fonte)

 José-Louis Bocquet escreveu biografias dedicadas a Henri-Georges Clouzot, Georges Lautner e René Goscinny. Nos quadrinhos, José-Louis assinou uma dezena de álbuns com artistas como Serge Clerc, Arno, Max, Philippe Berthet, Francis Vallès, Andréas Geffe e Stanilas. (fonte)
 
Bom gente, é isso. Espero que tenham gostado do post.
Beijos e até a próxima.
 

36 comentários:

  1. Oi Inês, tudo bem?
    Nunca tinha visto esse livro antes e to encantada com a beleza dele! Achei muito legal você colocar as fotografias do livro.
    Gostei muito do enredo, adoro livros onde as personagens principais são mulheres fortes e não ficam de mimimi e apesar de não ter o costume de ler quadrinhos, acho que seria ótimo começar a ler esse tipo de livro pois quando eu era beeem mais novinha curtia ler mangás!

    O post ficou lindo, parabéns :)

    Beijos
    Débora - Clube das 6
    http://www.clubedas6.com.br/2014/05/a-culpa-e-das-estrelas-o-filme.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Débora.
      Assim que eu recebi também fiquei encantada com a beleza do livro, daí surgiu a ideia de fazer esse post todo especial pra falar da obra. Fico feliz que tenha gostado!
      Beijos.

      Excluir
  2. Oi Inês, tudo bem?
    Não leio muitos livros em quadrinhos, mas eu adoro. E bom que esse é literário utilizando-os. O que chama minha atenção é a história, digo, por se passar em um tempo como falaste, que estudamos na escola. Adoro livros assim. Além do fato da protagonista ser decida e forte, sem ficar se lamentando, ponto forte para o livro. Espero um dia poder lê-lo.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Caroline.
      É fascinante ler sobre coisas que já estudamos na prática, apenas fascinante!
      Protagonistas fortes é algo maravilhoso, impossível não simpatizar! Espero que você possa ler em breve também!
      Beijos.

      Excluir
  3. Olá!!!
    Nem conhecia esse livro acredita? Como pode?
    Mas só de ler seu post me apaixonei...quero demais tê-lo em mãos!! =)
    Parabéns!!

    Beijos, Bá.
    http://cafecomlivrosblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia esse livro, mas me pareceu bem interessante.
    Beijos
    http://www.coisadmulherzinha.com/

    ResponderExcluir
  5. Adoro história, achei muito legal!
    HQ's conseguem fazer isso de contar algo que seria muito denso ou pesado em um livro, de forma leve. Deve ser de fato interessante se tratando de uma época com tão poucos direitos femininos ver retratada uma personagem assim, fiquei até com uma pulguinha atras da orelha, quando eu tiver um tempinho darei um jeito de ler!

    www.livrologias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Que bacana, não conhecia o livro. Adoro quadrinhos, deve ser muito legal ler nessa forma.
    E é grossinho, ein? ;o
    Beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi! Tudo bem? Que post grande! Demorei um tempinho para ler tudo, mas agora que terminei sinto que valeu a pena. Não tinha visto nada sobre esse livro até agora e achei ele muito interessante, não gosto de história em geral (acho que a escola acabou me causando uma trauma com o negocio), acho meio entediante, só que a sua resenha me prendeu totalmente a vontade de ler o livro. Estou super curiosa! Beijos :)

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lara.
      O post ficou maior por conta das fotos, rsrs.
      Já eu gosto muito de história, acho super interessante! Mas o livro vale a pena, é uma história como qualquer outra.
      Beijos.

      Excluir
  8. Olá Inês! Tudo bem?
    Achei o livro muito lindo e pelo que você falou ele parece ser bem interessante... Confesso que não conhecia ele, mas espero que assim que puder comprar...
    Beijinhos
    T.P
    4 You Books

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Não conhecia esse livro, mas pela sua resenha parece fascinante mesmo!
    As ilustrações parecem ótimas e confio que a história também deva ser...
    Que vontade de ler...rs
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Nossa, que resenha ótima e tentadora! Não conhecia o livro, mas me deu super vontade de comprar, heheheh PRECISO PARAR de querer ler tudo ao mesmo tempo, senhor!!! Adorei o post!

    Beijos da Tabatha!
    www.naocontapraninguem.com
    www.youtube.com/blogncpn

    ResponderExcluir
  11. Gente, esse livro parece fascinante! Não sou muito de quadrinhos (na real sou sim, mas nunca cheguei a ler um ~livro~ lol), mas parece ser uma história realmente rica em detalhes e interessante pela abordagem histórica. Também, gostaria de te parabenizar pela resenha, falou de todos os pontos e realmente me deixou com vontade de ler (:

    Beijos, Vickawaii
    http://finding-neverland.zip.net

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vick.
      A história é mesmo rica em detalhes e a parte história é cheia de embasamento e muito bem feita. Obrigado, fico feliz que tenha gostado! Espero que tenha a oportunidade de ler em breve!
      Beijos.

      Excluir
  12. oi
    Eu não conhecia a obra, e nunca tive muito contato com livros - quadrinhos. Mas eu achei muito interessante, o traço realmente me parece muito bonito e detalhado e gostei da temática. Sempre fui apaixonada por história e tempos antigos e uma mulher a frente e essas figuras tão conhecidas e ilustres me deixaram curiosa
    vou colocar na minha lista de desejados
    ótima indicação como sempre ;)
    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
  13. Mais uma postagem feita com muito carinho por você, Inês! Coloquei "I Want To Break Free" para tocar e saí cantando!
    Engraçado, Marie Gouze me parece um nome familiar, mas eu nunca tinha ouvido falar nesse livro! E ele é bem do tipo que eu devoraria, ainda mais sendo quadrinhos!
    Parabéns pela postagem, está sensacional e as suas imagens também! <3
    Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tici.
      Ooown, fico feliz que tenha gostado, eu realmente fiz o post com muito carinho <3.
      Eu confesso que nunca tinha ouvido falar da Marie, mas me encantei com a obra.
      Muito obrigado <3.
      Beijos.

      Excluir
  14. Um livro que relata sobre história e é em HQ? Nossa, que diferente, ainda não tinha ouvido falar em livros assim, achei bem diferente, e me despertou bastante interesse! :3

    cartas-e-poesias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Oie, tudo bem? Estou passando para agradecer a visita!
    Não conhecia esse livro, mas pelas fotos da para perceber que a edição é maravilhosa.
    (Por ser da record deve ser caroooo!) Também gostei bastante da playlist; Adoro a musica Negra livre.
    Ótima quinta.
    Bruna Marie - WTF.

    ResponderExcluir
  16. Oi Inês, tudo bem?
    Ainda não conhecia esse livro e nem tenho o costume de ler quadrinhos, mas fiquei encantada pela obra.
    Apesar de ser uma história densa, o quadrinho deve facilitar na leitura e no entendimento da obra.
    Gostei bastante dessa resenha especial :)
    Beijos e boas leituras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patricia.
      Tudo, e você?
      Eu também não tenho o costume de ler quadrinhos, mas esse recurso deu um toque todo especial pra o livro. Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado <3.
      Beijos.

      Excluir
  17. Nossa, que máximo!! O livro é um quadrinho de época? Nunca tinha visto nada parecido. Parece ser muito interessante. E as ilustrações são lindas!! Babando aqui

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Tu sabe que já vi livros assim antes mas com não histórias deste gênero. Fico pensando se eu gostaria ou não, mas se o recebesse cm certeza leria porque é diferente e algo que nos tira do comodismo como você mesmo falou.

    Beijos

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  19. Oi, Gabi!
    Não conhecia o livro e fiquei apaixonada por ele. Que lindo! Adoro livros que base histórica porque amo as personalidades da História Mundial e Brasileira. Já anotei na lista de desejados e assim que der vou comprar e ler. Linda resenha, parabéns! :)

    Beijos,

    Rafa {Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafa.
      Eu também não conhecia antes de solicitar.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha curtido a resenha, creio que a obra vale a pena ser lida!
      Beijos.

      Excluir
  20. Caraca não pensei que esse livro seria assim, me chamou atenção agora. Ta na lista
    brubs
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Gostei da resenha Inês. Aprecio histórias com personagens à frente de seu tempo e nesse formato de HQ imagino que deve ser ainda mais interessante. Beijo!

    www.newsnessa.com

    ResponderExcluir
  22. Lindo livro.Gostei bastante da resenha. é bem expressiva!
    Beijos,

    http://milimetrosegundo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    não conhecia o livro, mas curti bastante sua resenha
    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  24. Fiquei encantado com a obra. O livro parece ser incrível e ainda é ilustrado. A premissa da obra também me ganhou. Vou querer ler, com certeza.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de Maio

    ResponderExcluir
  25. Nossa, que incrível. Adorei a sua resenha e fiquei curiosa... Acho que nunca me aventurei em um livro de quadrinhos, parece ser muito interessante! E assim como foi pra você, acho que essa história também me tiraria da minha zona de conforto. ;)

    O blog continnua lindo, Gabi. Parabéns!

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  26. Oi Gabi!
    Estava super curiosa para saber como esse livro era por dentro... Adorei as fotos!
    Quero ler para conhecer mais sobre a vida de Olympe.

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

  27. Uau não conhecia a obra, mas pelas ilustrações e ainda mais com um premio com certeza ganha espaço na minha whishlist!
    Adorei o enredo ainda mais com sua resenha detalhada.

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joi.
      Muito obrigado, fico feliz que tenha gostado da resenha!
      Beijos.

      Excluir
  28. Oi Inês!
    Não conhecia o livro nem a história da Marie, mas estou absolutamente encantada! Adoro livros históricos, mas nunca li nenhum em quadrinhos. Acho que a experiência vai ser muito legal!
    Adorei a playlist e as fotos ficaram lindas, parabéns!

    Bjs!
    http://nasquartasusamosrosa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Design by | SweetElectric