
Autora: Bruna Vieira
Páginas: 224
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582350799
Sinopse: "Anita tem 30 anos e sua vida é muito diferente do que ela sonhou para si. Um dia, ao encontrar seu primeiro blog, escrito quando tinha 15 anos, algo inusitado acontece e tudo ao seu redor se transforma de repente. Com cabeça de adulto e corpo de adolescente, ela se vê novamente vivendo as aventuras de uma das épocas mais intensas da vida de qualquer pessoa: o ensino médio. Ao procurar modificar acontecimentos, ela começa a perceber que as consequências de suas atitudes nem sempre são como ela imagina, o que pode ser bem complicado. Em meio a amores impossíveis, amizades desfeitas e atritos familiares, Anita tentará escrever seu próprio final feliz em uma página misteriosa na internet."
-----------------------
De volta aos quinze conta a história de Anita, uma mulher de trinta anos com uma vida totalmente sem rumo, que descobre que pode voltar ao passado e reviver momentos da sua vida através da página de um blog que ela tinha aos quinze anos. Mas ao tentar modificar o passado ela começa a perceber as consequências no presente, isso tudo enquanto descobre estar vivendo uma nova paixão.
A premissa do livro é bem bacana e me lembrou muito a série televisiva Being Erica, essa sensação ocorreu não só ao ler a sinopse, mas também ao iniciar a leitura da trama e perceber situações e personagens muito parecidos aos do seriado.
Assim que começamos a ler o livro percebemos que se trata de uma autora inexperiente, que ainda tem muito para aprender e, por consequência disto, o livro deixa muito a desejar em alguns quesitos. As situações vividas pela personagem e o desenvolvimento da trama são um bom exemplo disso. A proposta do livro é muito boa e me deixou animada, mas o tema central não foi bem desenvolvido e, em certo momento, até mesmo pouco abordado na trama. Senti que o motivo principal que me fazia ler o livro não estava tão presente e, quando estava, não era de maneira satisfatória.
Anita, a protagonista, é uma mulher de trinta anos, mas suas atitudes não eram condizentes com sua idade e isso se tornava ainda mais perceptível nos momentos em que ela voltava no tempo e fazia coisas impensáveis para uma mulher de 30 anos. Até mesmo os diálogos dela provavam que sua idade era outra.
Em certos momentos eu senti que as coisas aconteciam rápido demais e se resolviam com a mesma rapidez e facilidade. Isso me causou uma sensação de irrealidade. Mesmo em meio as dificuldades, Anita conseguia viver situações que não batiam com sua realidade financeira e oportunidades surgiam com uma facilidade questionadora. Soluções para seus problemas caiam do céu, no mínimo estranho.
Os personagens secundários tiveram uma relação instantânea com a protagonista, relações, muitas vezes forçadas, que criavam raízes e bases do nada. Personagens extremamente bonitos e com um padrão de beleza acima da média.
Os capítulos do livro foram mal separados e em momentos onde deveriam haver pausas, finais de capítulos e coisas do tipo, a autora deu segmento a trama e as coisas pareceram desconexas pois de uma hora para outra o cenário mudava ou a protagonista mal tinha começado a dormir e já estava acordando. Faltaram descrições de personagens, esse tipo de coisa faz muita falta.
A autora quis colocar muitas frases de efeito ao longo de toda a narrativa do livro, o que acabou dando ao livro um efeito forçado e um clima de autoajuda desnecessário. Alguns diálogos também não pareceram nem um pouco naturais.
A edição do livro, por outro lado, está impecável. A capa é linda e por dentro continuamos tendo amostras do trabalho excepcional feito pela editora. Tudo muito fofo e caprichado.
Esta é uma obra que não indico pelos problemas já citados anteriormente e creio que a Bruna ainda precisa amadurecer muito como autora. Falta experiência e isso é perceptível ao leitor. Existem outras obras do gênero que recomendaria sem dúvidas, mas esta não é uma delas.
(não existem outras edições)
Oi Gabi!
ResponderExcluirEsse é um livro que não tenho vontade de ler e com todos esses defeitos e problemas citados na resenha definitivamente não vou ler. A história não me chama atenção e o texto me parece fraco coisa que me deixa frustrada. É tão chato quando a leitura nos decepciona né?
Mesmo assim, parabéns pela resenha! :)
Beijos,
Rafa{Fascinada por Histórias}
Olá, Rafaelle.
ExcluirEu também não recomendo, acho que a Bruna precisa aprender muito antes de se aventurar pela ficção novamente!
Beijos.
Oi Inês ! Muito legal teu blog. Amo livros e vou vir te visitar sempre.
ResponderExcluirBjos, Lú.
Olá, Luciana.
ExcluirMuito obrigado, fico feliz que tenha gostado e espero que continue visitando mesmo ^.^
Beijos.
Esse é um daqueles livros que não me chamam a atenção, rs. Mas parabéns pela resenha! ;D
ResponderExcluirhttp://inestantevirtual.blogspot.com/
Olá, Wesley.
ExcluirTambém não recomendo. Obrigado =).
Beijos.
Oi gabi, arrasou na resenha. Parabéns pela sinceridade, todas as suas opiniões foram muito bem embasadas e mesmo que eu ainda não tenha lido me senti concordando com você, rsrsrsrs.
ResponderExcluirNunca tive vontade nenhuma de ler esse livro e agora muito menos. Sua resenha não é a única negativa sobre ele.
Beijos
Caline - Mundo de Papel
Olá, Caline.
ExcluirObrigado, hahaha. Fico feliz que tenha gostado =). Também não recomendo =).
Beijos.
Que ótima resenha! Se você ficou impressionada porque a personagem não tem cabeça de 30, eu fiquei impressionada por você escrever de forma tão madura.
ResponderExcluirÉ uma pena que o livro não seja bom, pois ele realizaria minha fantasia de voltar a ter 15 anos e reviver tanta coisa... é sem dúvida a melhor época...
apenastrinta.blogspot.com.br
Olá.
ExcluirOoown, muito obrigado =). Hahah, não sabia sobre isso dos quinze, muito boa a informação!
Beijos.
OI Gabi, quero muito ler esse livro, espero poder gostar dele.
ResponderExcluirPena q não funcionou tanto com vc né? :D
http://luadesangue1.blogspot.com.br/
Olá, Thais.
ExcluirNão funcionou comigo, mas leia, quem sabe você não tem outra opinião?
Beijos.
Já li o Depois dos Quinze e realmente adorei. Tenho muita curiosidade em ler esse livro e descobrir o lado romancista da Bruna. Ótima resenha.
ResponderExcluircronicasdeumlunatico.blogspot.com
Olá, Tom.
ExcluirDepois dos quinze eu ainda não li, mas esse em especial não me agradou.
Beijos.
Já tinha ouvido falar desse livro antes, a temática é muito boa e dá para imaginar que a história é ótima. Acho que vou colocar na minha lista de leituras para ainda esse ano. Adorei a resenha.
ResponderExcluirterradefagulhas.blogspot.com
Olá, Michael.
ExcluirSério? Eu acabei de falar que não gostei do livro e não recomendo para ninguém, uau. Boa sorte.
Beijos.
Eu acho essa capa linda, mas já li muitas opiniões parecidas com a sua, o que não me anima nadinha a ler o livro...
ResponderExcluirBeijos, Entre Aspas
Olá, Carla.
ExcluirVerdade, a capa e o trabalho da editora são a melhor parte =).
Beijos.
Concordo com vc. Pra mim o maior problema do livro foi a protagonista e a relação idade x comportamento.
ResponderExcluirResolvi dar uma terceira chance para a autora e comprei o das borboletas. Gostei até! :) Acho que com o tempo a Bruna amadurecerá sua escrita!
Beijos!
Lygia - Brincando com Livros
Olá, Lygia.
ExcluirPara mim o livro teve muitos problemas, mas o maior deles foi a protagonista. Vou dar uma segunda chance a autora quando tiver oportunidade, quem sabe não mudo minha opinião também?!
Beijos.
Hum...adorei a sinceridade que colocou na sua resenha. Não tenho interesse emler esse livro e nem outro da autora.
ResponderExcluirBloody Kisses
Monólogo de Julieta
Olá, Paloma.
ExcluirObrigado, eu realmente não indico, rsrs.
Beijos.
Gostei muito da sua resenha, e a sinceridade. Não tenho vontade de ler nenhum desses livros da Bruna Vieira, os livros não me chamaram a atenção realmente, a não ser pelas capas que são belíssimas.
ResponderExcluirBeijos, Mands - Outbreaks.
Olá, Amanda.
ExcluirObrigado! As capas são todas muito lindas mesmo ^.^
Beijos.
Adorei a resenha, mas não sou muito afim de ler esse livro! Vi vários comentários "negativos" e meio que desanimei a ler. rsrs
ResponderExcluirBeijos
apenas-um-vicio.blogspot.com.br
Olá, Dessa.
ExcluirHahaha, sei bem como é, eu mesma não fui muito "positiva" na minha resenha.
Beijos.
Hmmm. O enredo me pareceu às avessas daquele filme, De Repente 30. Não sou fã da Bruna e também acho que ela tem que crescer como escritora.
ResponderExcluirLove, Nina.
http://ninaeuma.blogspot.com/
Olá, Nina.
ExcluirEu achei mais parecido com a série televisiva Being Erica.
Beijos.
Oi, Inês!
ResponderExcluirAh, achei que nunca fosse encontrar uma pessoa que não curtiu o livro. Só leio comentários extremamente elogiosos à Bruna Vieira e seus livros, e isso (mesmo eles sendo elogiosos) não me desperta atenção. Sou meio do contra, sabe?
Uma pena que o livro não tenha te agradado tanto.
Beijo,
Sofia - Lendo de Tudo
Olá, Sofia.
ExcluirSério?! Eu não li muitas resenhas sobre a obra, por isso nem posso opinar muito. Sei como é, acho que muitas vezes é o gosto de cada pessoa. Às vezes o livro é bem comentado, mas não faz teu estilo, ou não te agradou... Entendo perfeitamente!
Beijos.
Oie,
ResponderExcluirli este livro faz pouco tempo e concordo com você quanto a mtas coisas, como os cap mal estruturados.
É uma pena o livro não ir para frente.
bjos
http://blog.vanessasueroz.com.br
Olá, Vanessa.
ExcluirAcho que você, mais do que qualquer outra pessoa, entende que o livro tem muitos problemas. Afinal você mesma os escreve! Capítulos mal estruturados são o cúmulo, ela poderia ter tido pelo menos alguém dando dicas em relação a isso.
Beijos.
Oi!
ResponderExcluirNão acredito que o livro é tão ruim assim :O
Perdi o interesse em lê-lo...
Beijos
http://garotodelinhas.blogspot.com
Olá, Ítalo.
ExcluirInfelizmente eu não curti.
Beijos.
Oi, Inês!
ResponderExcluirA capa do livro é realmente bonita, mas a sinopse não me chamou a atenção. Senti como se fosse uma "versão em livro" do filme De Repente 30 (que eu adoro). Sua resenha foi ótima, com certeza vou evitar esse livro. =)
Beijos,
Priscilla
http://infinitasvidas.wordpress.com
Olá, Priscila.
ExcluirMuito obrigado! Bem, outra pessoa fez referência a esse mesmo filme. Eu realmente não curti a obra.
Beijos.
Oi Gabi! ^^
ResponderExcluirMeu sonho voltar aos meus 15 anos com a cabeça que tenho agora! (E sabendo coisas sobre o futuro, como que a empresa Google seria um grande sucesso.... hihi... com certeza eu compraria algumas ações!).
Que pena que a autora não conseguiu fazer a ideia fluir de forma esperada. A ideia era interessante e até difícil de ser trabalhada. Espero que a autora amadureça nos próximos trabalhos.
Beijusss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
Olá, Helaina.
ExcluirHahaha, adorei seu comentário =).
Sim, a ideia é muito interessante e difícil de ser trabalhada. Creio que por isso que a autora se atrapalhou, é seu primeiro trabalho em obras ficcionais, ela tinha que ter escolhido algo mais simples. Sem contar que faz parte de uma série =/. Mas enfim, com o tempo ela aprende e amadurece!
Beijos.
Acompanho o blog depois dos quinze, mas nunca tive a oportunidade de ler nenhum dos livros dela :/
ResponderExcluirTá rolando um sorteio incrível de um kit de produtos Mary Kay lá no blog, dá uma passada lá goo.gl/T5k70Q
Beijos.
www.duasvezesm.com
Olá, Natasha.
ExcluirTambém acompanho o blog, mas não curti a obra.
Beijos.
Pelo que você falou, o livro parece ser meio chatinho. Nunca me interessei no livro, mas a capa é bem bonita. A Bruna tem muito oque aprender como autora, ela é nova e oportunidades para ela aprimorar esse dom (ou não) é oque não falta.
ResponderExcluirAdorei a resenha,
bjs!
chuvasdioutono.blogspot.com
Olá, Jéssy.
ExcluirA leitura até flui, mas o livro em si tem muitos problemas que não poderia deixar passar e ficam martelando em seu cabeça durante a leitura. Sim, creio que ela ainda vai ter a oportunidade de amaurecer!
Beijos.
Falando sério, eu nunca fui chegada no blog da Bruna, e até agora (ainda mais depois da sua resenha) nenhum dos livros dela me chamou a atenção. As capas até que são bonitas, mas acho que tenho livros com histórias melhores para incluir na minha wishlist...
ResponderExcluirComo você disse, ela ainda precisa crescer como escritora, e quem sabe os livros não vão melhorando cada vez mais né?
Beijos!
Olá, Patricia.
ExcluirAcho que você está certíssima! Existem outros livros mais interessantes por aí e este é exatamente o motivo pelo qual este parece não ser tão bom. A capa é linda mesmo! Acho que ela ainda tem muito o que aprender e isso vai ser refletido na escrita!
Beijos.
Tenho vontade d eler o livro mas só pela capa lindinha que ele tem. Até uns dias atras eu não sabia quem era Bruna Vieira, ~~sou tão informada que olha, orgulho~~ e agora com sua resenha, pode ser que dê uma chance ou não, sei lá...Tão ruim quando a gente percebe que o autor não esta maduro na escrita eu desanimo total.
ResponderExcluirMas enfim...parabéns pela resenha, sincera e objetiva, continue assim :)
Brubs
contodeumlivro.blogspot.com.br
Olá, Brubs.
ExcluirObrigado, realmente não indico o livro, mas creio que a Bruna já está amadurecendo como escritora. Já lançou seu terceiro livro ^.^
Beijos.
Eu estava tentada a ler esse livro pela capa, que é muito bonita, mas a sua resenha me fez repensar a leitura. Não conheço muito a autora e nem os outros livros dela, e agora não sei se daria uma chance tão cedo.
ResponderExcluirBjs, @dnisin
www.seja-cult.com
Olá, Denise.
ExcluirA bruna é muito conhecida, principalmente por adolescentes e pessoas que tem blog, mas realmente acho que ela ainda tem muito para aprender. Mas a capa é de fato lindíssima!
Beijos.
Oi Inês,
ResponderExcluirVim logo ver sua resenha a respeito desse livro porque, todas as que eu li, destacam muitos pontos negativos. E um deles foi o mesmo que você mencionou, os diálogos não condizentes com a idade da protagonista. Esse é um livro que sinceramente, não tenho coragem de ler.
Beijos
Tão doce e tão amarga.