5 de fevereiro de 2014

Resenha - Correr ou morrer

Livro: Correr ou morrer
Autor: James Dashner
Páginas: 426
Editora: Vergara & Riba
ISBN: 9788576832478
Sinopse: Ao acordar dentro de um escuro elevador em movimento, a única coisa que Thomas consegue lembrar é de seu nome. Sua memória está completamente apagada. Mas ele não está sozinho.
Quando a caixa metálica chega a seu destino e as portas se abrem, Thomas se vê rodeado por garotos que o acolhem e o apresentam à Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Assim como Thomas, nenhum deles sabe como foi parar ali, nem por quê. Sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Porém, um fato altera de forma radical a rotina do lugar - chega uma garota, a primeira enviada à Clareira. E mais surpreendente ainda é a mensagem que ela traz consigo.
Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.
-----------------------------------------------



  A Clareira é um lugar misterioso, com muros altos de pedra, um labirinto com paredes que se movem e verdugos que ficam por lá à noite. Neste lugar só moram garotos e a cada trinta dias chega um novo em uma caixa escura, sem se lembrar de nada, apenas do seu nome. Mas tudo muda com a chegada de uma garota, um aviso misterioso e acontecimentos que colocam em risco a vida dos clareanos. A partir deste momento atitudes desesperadas terão de ser tomadas e a vida como os garotos conheciam está prestes a mudar.

  É impossível tomar conhecimento da premissa deste livro e não ficar curiosa pelo enredo e premissa do mesmo. Nesse caso a sinopse me levou à loucura e me atormentou até que eu tivesse esse livro em mãos, lendo e tentando desvendar os mistérios do labirinto, da clareira e, até mesmo, de Thomas.
 
  Eu costumo dizer que sou a louca das distopias, mas há muito tempo uma não me agradava tanto! Há muito tempo eu não acho uma tão original e bem desenvolvida. A trama é maravilhosa, criativa e instigante. O leitor fica o livro todo querendo saber mais e mais, isso torna o ritmo da leitura frenético e nunca entediante! A cada página o autor consegue nos prender a trama e desenvolver de maneira satisfatória a premissa.
 
  Thomas é um protagonista maravilhoso de se acompanhar! Corajoso, determinado e valente. Apesar de ter todas essas características ele não pareceu, em momento nenhum, artificial ou forçado. Muito pelo contrário, eu senti algo de muito humano e real no personagem por toda a sua garra e determinação.
 
  Os personagens secundários são todos originais e, como Thomas, quase palpáveis. É incrível como o autor conseguiu associar características próprias a cada personagem de maneira que, nenhum deles me pareceu semelhante. São pessoas fortes, com defeitos e qualidades, unidas pela mesma motivação. Dentre os personagens secundários, os que mais se destacam são Chuck e Minho (pelo qual eu nutri uma pequena queda).
 
  O autor criou uma trama rica, cheia de mistérios e viciante. A parte mais bacana é que, apesar do livro ser uma série, ele respondeu a maioria das dúvidas apresentadas neste volume e ainda deu um bom gancho para a continuação! Tudo descrito no livro foi pensando nos mínimos detalhes e não é possível encontrar pontas soltas.
 
  A única coisa que me incomodou na trama foi o romance. Achei desnecessário e forçado, realmente acredito que foi o ponto fraco da trama, creio que a maioria dos leitores gosta de um bom romance, mas esse em especial tirou um pouco do foco do protagonista e, em dado momento, nem conseguia mais reconhecer o Thomas do começo do livro.
 
  A edição da Vergara & Riba está simples e bonita. Entretanto, o que mais me chamou a atenção foi, sem dúvidas, a capa. Ela é incrivelmente bonita e traduz de maneira excepcional a trama, atraindo a atenção de um leitor em potencial e despertando a curiosidade de nós que já iniciamos a leitura. Confesso que ao longo da leitura eu parava só para admirar a arte da capa e imaginar melhor a trama.
 
  A tradução foi feita de maneira excepcional! O tradutor foi criativo e criou termos como "trolho", "plong", "verdugos" entre outros que, no início, podem parecer confusos, mas que, com o tempo, já situam o leitor nesse mundo distópico.
 
  Correr ou morrer é uma obra excepcional, cheia de ação, mistérios e diferente de tudo o que você já leu! Esqueça as outras distopias,pois essa aqui vai te fazer perder noites de sono e injetar adrenalina no seu sangue!
 
 
  CAPAS PELO MUNDO: (mais aqui)
 
 
 
 

67 comentários:

  1. Oi Inês!
    Nossa, estou morta de vontade de ler essa série!
    Preciso muito mesmo desse livro!
    E sua resenha, todas as coisas maravilhosas que você falou sobre o livro só me deixou com mais vontade ainda, haha!
    Mas são tão carinhos, que vou ter que juntar uma grana pra poder comprar /:

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jéssica.
      Leia mesmo pois é muito boa! Nem são caros, quer dizer, estão na faixa dos R$ 26, mas comparando com outros livros os preços são até convenientes!
      Beijos.

      Excluir
    2. Onde você achou por 26 reais? :O

      Excluir
  2. Não conhecia o livro,
    mas ache bem interessante com uma premissa bem singular...
    Gosto tanto de romance, acho que não teria problemas com esse fato em particular, fiquei curiosa para descobrir o mistério.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Delmara.
      Também gosto de romance, mas esse me pareceu forçado. Na verdade, Thomas para mim é igual ao Harry: acho que não dá certo com ninguém. Ou pode ser que eu tenha ciúmes, vai saber! Mas o livro em si vale a pena.
      Beijos.

      Excluir
  3. Não conhecia o livro até agora, gostei bastante da premissa e de sua resenha sobre ele. A ultima distopia que li foi A esperança e pareço estar numa fase que não me interesso muito em ler esse gênero, mas espero um dia dar uma chance a esse livro ><

    Beijos
    http://mon-autre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jeniffer.
      Sério?! Acho esse um gênero tãão bacana =3.
      Beijos.

      Excluir
  4. Morrendo de vontade de ler esse livro, e sua resenha só melhorou isso rs
    Estou com ele na prateleira, acho que terei que passar na frente de outros! Por que você fez isso comigo? Hahaha

    Beijos


    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Soraya.
      Fico feliz por ter te deixado com vontade! E se você já tem o livro melhor ainda, hahaha.
      Beijos.

      Excluir
  5. Amei sua resenha, parabéns, e o livro? Meu Deus parece ser ótimo, adoro todo esse suspense e não saber o que esperar, parece que surpreende muito o leitor com as revelações no decorrer da leitura!
    Mal posso esperar para ler, volto pra te contar o que achei, mas tenho quase certeza, que vou amar!

    Beijos,
    Percepções Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fernanda.
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado.
      Leia mesmo e me diga o que achou, o livro é muito bom e acredito que todos deveriam ler. Eu até favoritei <3.
      Beijos.

      Excluir
  6. Oi flor, tudo bem?

    acho que muitas vezes quando o livro é de suspense, policial, etc o romance acaba ficando meio sem sentido. Senti isso quando li 72 horas para morrer, não sei se vc já leu, mas tb tive a impressão de ser algo forçado. Acredito que o mesmo tenha acontecido com vc né?
    Adorei a resenha.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kel.
      Tudo. E você? Senti isso também, quando o livro é voltado mais para a parte da ação o romance não faz muito sentido, rsrs.
      Beijos.

      Excluir
  7. Oi, não conhecia o livro, mas gostei muito da resenha e fiquei super curiosa para ler.

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Inês.
    Correr ou Morrer é o tipo de livro que tenho um enorme interesse, gostei de sua resenha, entendo o que você quis dizer quando achou o romance desnecessário na trama.
    Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá =).
      Pois leia, tenho certeza que não irá se arrepender!
      Beijos.

      Excluir
  9. Oiie, Inês.
    Achei muito legal a resenha, como eu te disse já ouvi falar de Maze Runner, mas é a primeira resenha sobre algum livro da série que leio e fiquei super instigado a ler o livro, parece ser muito bom mesmo. Mas me diz uma coisa, esse é o primeiro livro?
    Bom você escreve muito bem e sabe como cativar seu leitor, parabéns pela resenha, gostei muito!
    Beijos!

    leituraadentro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hendrio.
      Sim, este é o primeiro volume! Leia, acho que é um ótimo investimento =).
      Oown, muito obrigado pelos elogios, significam muito para mim!
      Beijos.

      Excluir
  10. Olá! Tirando essa parte do romance parece ser um ótimo livro (não gosto de romance). Parece ser o tipo de livro que se lê bem rápido, ainda mais nós, amantes de distopias! hahaha Com certeza irei ler em breve!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Patricia.
      É raro encontrar mulher que não gosta de romance, rsrs.
      Mas é um livro maravilhoso como distopia e vale a pena ser lido!
      Beijos.

      Excluir
  11. Vou ser sincera, não consegui ler o post todo, pois fiquei com medo :s por mais que tenha uma garota e parece ser romance, parece que dá medo >.< e eu sou mto medrosa, e o pior é que agora fiquei curiosa pra ler , mas só vou ler qnd chegar alguem em casa p eu não ficar sozinha. Enfim, vc vai me matar de curiosidade a manha toda. Amei seu blog
    To seguindo aqui flor, pode retribui?
    Blog: http://ingridegoes.blogspot.com.br/
    Fan page: http://goo.gl/hNmEGx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Maya.
      Não entendo o motivo de tanto medo, afinal, o livro nem é de terror e nem a resenha tem nada de assustador!
      Beijos.

      Excluir
  12. Oie!
    Nossa!!! Eu amo distopias também, rs e com a sua resenha a unica coisa que posso falar é: PRECISO LER ESSE LIVRO!
    Adorei a premissa, o jeito como você expôs os personagens, o enredo, tudo, tudo. Parece incrível e acho que vou correr pra comprar!
    Não conhecia o livro, mas fiquei muito interessada!
    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Ká Andrade
    http://teens-books.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ká.
      O livro é maravilhoso e a premissa mais ainda! Fico feliz por ter te convencido, pois esta era minha intenção! Haha, muito obrigado =3.
      Beijos.

      Excluir
  13. Oi, Inês!
    Sempre vejo pessoas falando muito bem dessa distopia e uma coisa que você disse de deixou com mais vontade ainda de ler: o autor explica as coisas! Não gosto muito de ler livros onde você fica no escuro, é muito angustiante hehe
    Com certeza está na minha lista para ler esse ano!

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rayssa.
      Verdade, é muito frustrante quando o leitor e as dúvidas dele são esquecidas, principalmente quando se tratam de séries. Pois leia mesmo, não irá se arrepender!
      Beijos.

      Excluir
  14. Olá!
    Conheci seu blog pelo Pedaço de mim que se foi, pois agora somos parceiros. Gostaria de saber se é possível uma parceria com você também, se sim, acessa e comenta no meu blog? Agradeço muito! Alias, ótimo blog e sua resenha me deixou realmente com vontade de ler esse livro, haha! ;D
    http://inestantevirtual.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Wesley.
      É claro que uma parceria é possível! Bem, obrigado. Fico feliz que tenha curtido a resenha.
      Beijos.

      Excluir
  15. Gostei da resenha, mas esse não é o tipo de livro que me atrai

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Angela.
      Te entendo, então acho melhor não forçar as coisas.
      Beijos.

      Excluir
  16. Olá Gabi.
    Adorei sua resenha, olha, amo distopias e se nunca havia lido algo tão bem assim, já sabe como me deixou não é?
    Foi uma pena este romance ter atrapalhado e tirado um pouco este foco... Mas acredito que nem perde a magia assim ^^

    Ótima resenha.
    Beijos
    De tudo um pouco da Thá

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamires.
      Fico feliz que tenha gostado! O romance foi sem graça, rsrs. Não gostei!
      Beijos.

      Excluir
  17. Adorei, Gabi!
    Fiquei bastante curioso para ler!
    Achei original a história, sério! =]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bruno.
      Senti sua falta! Você nunca mais tinha comentado por aqui, fiquei pensando que já nem acompanhava mais o blog!
      Fico feliz que tenha gostado, a história é super criativa, nunca vi nada igual! Leia pois o livro é muito bom e você não vai se arrepender!
      Beijos.

      Excluir
  18. oi
    eu já tinha lido a sinopse desse livro a algum tempo e tinha acho interessante, gostei ainda mais depois de ler a sua resenha, mesmo com essa parte do romance ser um pouco fraco. Sério, eu vou ter que parar de visitar o seu blog, pq vc só indica livros legais e eu não tenho dinheiro para comprar td! sabia q depois q eu li sua sinopse de Todo Dia eu fui correndo comprar? Eu só não faço o msm com esse pq n tenho mais dinheiro! kkkk

    tem postagem nova no meu blog
    espero sua visita
    bjs

    -TÍTULOS DE LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Juliana.
      Fico feliz que meu blog está te rendendo boas indicações de livros, hahaha. Mas menina, esse aí é baratinho, R$ 26! Corre e compra pois vale a pena, uma das melhores distopias que já li!
      Beijos.

      Excluir
  19. eu tentei ler mas não rolou,vou assistir o filme, fiz o mesmo com a hospedeira e deu certo.
    http://blogradioactive.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lilian.
      Sério que não conseguiu? Achei o livro tão bom. A Hospedeira a leitura só sai do lugar a partir da página 100, tem que ter raça para aguentar até lá, mas fora isso vale a pena.
      Beijos.

      Excluir
  20. Oi!
    Amei esse livro, to louco pra ler ja faz um tempinho, a trama parece ser bem interessante, estou ansioso pra fazer a leitura.
    :D
    Guilherme,
    http://leituraforadeserie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Gabi!
    Já li várias resenhas desse livro e todas com elogios e muito positivas, então tenho muita curiosidade e quero ler em breve. Gosto de distopias e acho que esse pode me agradar. A capa é muito bonita mesmo! :)

    Beijos,

    Rafa{Fascinada por Histórias}

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafaelle.
      A capa é linda e se você gosta de distopia, se joga!
      Beijos.

      Excluir
  22. Eu não tenho interesse em ler esse estilo de livro, nunca foi um gênero que me interessou, mas eu nunca digo não para uma tentativa e acho que se eu o pegasse, iria gostar. Já li distopias que gostei :3

    Beijos,
    Larissa♥

    - Vitamina de Pimenta -

    ResponderExcluir
  23. Oi Inês, tudo bom?
    Eu também sou a doida das distopias. Adoro!
    Não conhecia esse livro, mas é claro que já estou anotando na minha listinha do Skoob.
    Gosto quando os personagens são agradáveis e a história prende o leitor. O livro chamou minha atenção sem dúvida alguma.
    Beijos!
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Aline.
      Tudo. E você? AMO esse gênero com todas as minhas forças, rsrs.
      A premissa é muito bacana, impossível não ter vontade de ler!
      Beijos.

      Excluir
  24. Olá,
    Bom, adorei a resenha, como ainda estou entrando nesse mundo das distopias, ainda sou suspeito por tudo. Preciso ler essa série urgentemente, sabe, todos falam bem desse livro. Já me aventurei por outros mundos distopicos, como em Reiniciados, Never Sky e Legend, e com certeza esse será uma das minhas próximas distopias.

    Beijos, Rafael.

    livrosvsseries.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Rafael.
      Ainda não li as distopias citadas, mas tenho duas delas aqui em casa. Aposto que se você ler este livro vai amar!
      Beijos.

      Excluir
  25. Ótima resenha! :D Muito bom ler uma opinião positiva sobre o livro, eu fiquei meio em dúvida depois de ler uma crítica negativa, mas vi algumas positivas e estou mais confiante sobre o livro. :) E compreendo o problema do romance, às vezes fica tão artificial que o livro estaria melhor sem. x.x

    Beijos :D
    lui-lilymon.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luísa.
      Obrigado, fico feliz que tenha gostado! Nunca vi uma opinião negativa sobre o livro e realmente acredito que ele não merece!
      Beijos.

      Excluir
  26. OLHA, eu venho desejando esse livro IMENSAMENTE, e até agora não pude compra-lo. A premissa do livro parece ser muito boa, e estou me aventurando em distopias, o que me fez amar mais ainda. Eu tenho muita expectativa, e quero ler antes de lançar o filme, que se eu não me engane, sai esse ano. A capa, sem mais, é linda, o que chama a atenção do leitor. O livro parece ser bem viciante, com o mistério no ar, em saber por quê isso acontece. MUITO, MUITO ANSIOSO pela leitura ;)

    http://leitorespossessivos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      Sim, é um livro MUITO bacana, leia o quanto antes!
      Beijos.

      Excluir
  27. Às vezes acho incrível como as capas brasileiras conseguem ser melhores do que as demais. Como você bem disse, essa capa chama a atenção de todos, por isso desde o início tenho interesse no livro, principalmente conforme fui lendo resenhas tão positivas como a sua.
    Mas um detalhe interessante citado por você foi esse romance. Eu ainda quero entender porque quase todas as distopias possuem romances exagerados e dispensáveis. Mesmo pra quem gosta de romances esse detalhe pode atrapalhar, o que é uma pena.
    De qualquer forma, espero ter a oportunidade de ler o quanto antes (assim como eu acho que já disse em outra oportunidade rsrs). Sua resenha apenas aumentou meu interesse.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ricardo.
      Amo essa capa, mas pesquisando melhor parece que ela é a mesma da Espanhola. Pois é, virou quesito obrigatório em distopia, não gostei do romance neste livro em especial. Mas leia mesmo, super vale a pena!
      Beijos.

      Excluir
  28. Gabii oieee,
    Que bom que você resenhou esse livro. Vc mencionou ele tantas vezes no twitter e não vejo a hora de ler. Eu gostei muito da sua resenha. Distopia está ficando tão comum, e você falou tão bem da originalidade do livro, que quero muito ler. Antes do filme!

    Bjs bjs bjs Mih!
    Paradise Books || @ParadiseBooksBr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mih!
      Hahaha, eu e meus surtos no twitter. Mas foi por uma boa causa porque o livro é muito bom! Fico feliz que você tenha gostado da resenha e é claro que você precisa ler antes de ver o filme u.u!
      Beijos.

      Excluir
  29. Esse livro me chamou atenção primeiro pelo título, depois capa e sinopse!! Quero muito ler!!

    Beijinhos
    Mirelle - http://blog-belavida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. E a minha vontade de ler essa série só aumenta! Acho a premissa do livro muito interessante e pelo visto tem tido aprovação de grande parte dos leitores. Você não é a primeira pessoa que fala que o romance é o ponto fraco do livro, é uma pena que isso tenha acontecido. Adorei a resenha!

    Beijo,
    Naty - Just Books.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Naty =3.
      Eu realmente não curti o romance, mas o livro é TÃO bom que eu nem me importei muito com essa falta de química entre os dois, rsrs. Obrigado, fico feliz que tenha gostado.
      Beijos.

      Excluir
  31. Inês, maravilhoso o livro e resenha. Mais vontade ainda de ler!

    http://meuoutroladoescritora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  32. Oi!
    Eu quero MUITO MESMO ler essa série. É uma das que mais está me deixando curioso.
    Parece ser excelente mesmo. É uma pena que o romance não tenha sido bom. Eu realmente adoro romance, mas entendo quando, muitas vezes, ele meio que fica fora do contexto da trama. E acredito que realmente isso tenha acontecido.
    Em suma, espero não me decepcionar. Fico feliz que seja uma leitura viciante. Adoro quando isso acontece. Hehe
    Abraço!

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro.
      Recomendo que você leia o livro em questão o mais rápido possível, mesmo não gostando do romance esse é só um defeitinho do livro. Ele, de maneira geral, é muito bom!
      Beijos.

      Excluir
  33. Oiee ^^
    Acabei de ler Prova de fogo, segundo livro da série, e amei ♥
    Essa série é muito fod*, adooro!!! Também acho desnecessário aquele romancinho ali no meio, a história poderia ter sido muito melhor sem aquela Teresa no meio --' não fui com a cara dessa menina...
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Dryh.
      Também já li Prova de Fogo, é bem bacana, apesar de ter gostado mais do primeiro. Também não gostei de Teresa, NEM UM POUCO!
      Beijos.

      Excluir

Design by | SweetElectric